Charles Perrault

2
CHARLES PERRAULT Charles Perrault nasceu em 1628 em Paris e morreu em 1703. Quinto filho de Pierre Perrault e Paquette Le Clerc oriunda alta burguesia, completou seus estudos sozinho, por ter se desentendido com um professor. Dá início aos seus estudos em 1637, no colégio de Bauvais , que viria a concluir aos quinze anos, tendo demonstrado um certo talento para as línguas mortas. Seu irmão Claude Perrault tornou-se um arquiteto. Em 1643 ingressa no curso de direito e, em 1651, com vinte e três anos, consegue o seu diploma, tornando-se advogado. Em 1654, Perrault torna-se funcionário junto do seu irmão mais velho Pierre, cobrador geral do reino e, depois de ter publicado uma série de odes dedicadas ao rei, torna-se assistente de Colbert , o famoso conselheiro de Luís XIV. Em 1665 passou a ser superintendente das obras públicas do reino e, dois anos mais tarde, ordena a construção do Observatório Real, de acordo com as plantas do seu irmão Claude. Em 1671 foi eleito para a Academia Francesa de Letras e no dia da sua inauguração permitiu ao público presenciar a cerimónia, privilégio continuado ainda nos nossos dias. No ano seguinte, não só é nomeado chanceler da Academia, como contrai matrimónio com Marie Guichon. Do casamento nasceram quatro filhos: Charles Samuel, Charles, Pierre Darmancour e uma menina cujo o nome não se sabe, porque não há documentos ao seu respeito. Após seis anos de casamento, sua noiva morreu de varíola. Em 1695, aos 62 anos, perdeu seu posto como secretário. Idoso, resolveu registrar as histórias que ouvia de sua mãe e nos salões parisienses. O livro, publicado em 11 de janeiro de 1697, quando contava quase 70 anos, recebeu o nome de Histórias ou contos do tempo passado com moralidades , mas também era chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando, afinal, conhecido como "Contos da mamãe gansa". A publicação rompeu os limites literários da época e alcançou públicos de todos os cantos do planeta, além de marcar um novo gênero da literatura, o s contos de fadas . Foi, ao fazer isto, o primeiro a dar acabamento literário a esses tipos de histórias, antes apenas contadas entre as damas dos salões parisienses. ALGUMAS OBRAS : "(Chapeuzinho Vermelho)" "(A Bela Adormecida") "(O Pequeno Polegar)" "(le petit poucet)" "(Cinderela)" "(Barba Azul]" ("La Barbe-Bleue") "(O Gato de Botas)" ("Le Maître Chat ou Le Chat Botté") "(As Fadas)" ("Les Fées") "(Henrique, o Topetudo ("Riquet à la Houppe")

description

trab efp

Transcript of Charles Perrault

CHARLES PERRAULT

CHARLES PERRAULT

Charles Perrault nasceu em 1628 em Paris e morreu em 1703. Quinto filho de Pierre Perrault e Paquette Le Clerc oriunda alta burguesia, completou seus estudos sozinho, por ter se desentendido com um professor.D incio aos seus estudos em 1637, no colgio deBauvais, que viria a concluir aos quinze anos, tendo demonstrado um certo talento para as lnguas mortas. Seu irmoClaude Perraulttornou-se um arquiteto. Em 1643 ingressa no curso de direitoe, em 1651, com vinte e trs anos, consegue o seu diploma, tornando-se advogado.

Em 1654, Perrault torna-se funcionrio junto do seu irmo mais velho Pierre, cobrador geral do reino e, depois de ter publicado uma srie de odes dedicadas ao rei, torna-se assistente de Colbert, o famoso conselheiro de Lus XIV. Em 1665 passou a ser superintendente das obras pblicas do reino e, dois anos mais tarde, ordena a construo do Observatrio Real, de acordo com as plantas do seu irmo Claude. Em 1671 foi eleito para a Academia Francesa de Letrase no dia da sua inaugurao permitiu ao pblico presenciar a cerimnia, privilgio continuado ainda nos nossos dias. No ano seguinte, no s nomeado chanceler da Academia, como contrai matrimnio comDo casamento nasceram quatro filhos: Charles Samuel, Charles, Pierre Darmancour e uma menina cujo o nome no se sabe, porque no h documentos ao seu respeito. Aps seis anos de casamento, sua noiva morreu de varola.

Em 1695, aos 62 anos, perdeu seu posto como secretrio. Idoso, resolveu registrar as histrias que ouvia de sua me e nos sales parisienses. O livro, publicado em 11 de janeiro de 1697, quando contava quase 70 anos, recebeu o nome deHistrias ou contos do tempo passado com moralidades, mas tambm era chamado de "Contos da Velha" e "Contos da Cegonha", ficando, afinal, conhecido como "Contos da mame gansa". A publicao rompeu os limites literrios da poca e alcanou pblicos de todos os cantos do planeta, alm de marcar um novo gnero da literatura, os contos de fadas. Foi, ao fazer isto, o primeiro a dar acabamento literrio a esses tipos de histrias, antes apenas contadas entre as damas dos sales parisienses.

ALGUMAS OBRAS:

"(Chapeuzinho Vermelho)"

"(A Bela Adormecida")

"(O Pequeno Polegar)" "(le petit poucet)"

"(Cinderela)"

"(Barba Azul]" ("La Barbe-Bleue")

"(O Gato de Botas)" ("Le Matre Chat ou Le Chat Bott")

"(As Fadas)" ("Les Fes")

"(Henrique, o Topetudo ("Riquet la Houppe")