Chás, ervas e infusões

23
Como preparar chás Comumente se chama de chá a qualquer tipo de infusão feita com água e plantas, mas os preparos diferem e vamos ver agora como se preparam os diferentes tipos de plantas: INFUSÃO: Serve para o preparo das partes mais delicadas de uma planta: frutos, flores e folhas. É preparada utilizando-se água fervida e despejando-se sobre a planta, deixando a vasilha tampada por cerca de dez minutos. MACERAÇÃO: A maceração impede que os minerais e outros nutrientes da planta sejam desperdiçados, já que não há contato da planta com água fervente. O preparo é feito com a planta picada e colocada de molho na água fria durante vinte e quatro horas, depois é coada. DECOCÇÃO: Neste método, as partes rígidas da planta, como caule, raiz ou casca são fervidas junto com a água em fogo brando por alguns minutos. Após a fervura, tira-se do fogo, deixando a vasilha tampada em repouso por alguns minutos e depois coar. INALAÇÕES: As enfermidades respiratórias costumam ser tratadas com o vapor da fervura de certas ervas, como folhas de eucalipto, por exemplo. O preparo é simples, ferve-se a erva na água e coloca-se em recipiente fechado para conservar o vapor. Utilizando-se um funil de papel, inala-se o vapor. COMPRESSAS: As compressas são a aplicação de um preparo medicinal com um pedaço de pano limpo ou compressas de gaze compradas na farmácia, sobre um ferimento ou lesão. O preparo é feito cozinhando-se as ervas até que se obtenha um líquido bem concentrado (fica 3 ou 4 vezes mais forte do que o chá). O pano deve ser mergulhado nesse preparo, levemente torcido e aplicado na pele, no local machucado. Tratamentos:  Chá de Alho O alho é um tempero presente no dia-a-dia das pessoas, pois dá gosto às comidas e possui diversas propriedades que beneficiam a saúde humana. Pelo menos é nisso que se acredita

Transcript of Chás, ervas e infusões

Page 1: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 1/23

Como preparar chás 

Comumente se chama de chá a qualquer tipo de infusão feita com água e plantas, mas os

preparos diferem e vamos ver agora como se preparam os diferentes tipos de plantas:

INFUSÃO:

Serve para o preparo das partes mais delicadas de uma planta: frutos, flores e folhas. É

preparada utilizando-se água fervida e despejando-se sobre a planta, deixando a vasilha

tampada por cerca de dez minutos.

MACERAÇÃO:

A maceração impede que os minerais e outros nutrientes da planta sejam desperdiçados, já

que não há contato da planta com água fervente.

O preparo é feito com a planta picada e colocada de molho na água fria durante vinte e quatrohoras, depois é coada.

DECOCÇÃO:

Neste método, as partes rígidas da planta, como caule, raiz ou casca são fervidas junto com a

água em fogo brando por alguns minutos. Após a fervura, tira-se do fogo, deixando a vasilha

tampada em repouso por alguns minutos e depois coar.

INALAÇÕES:

As enfermidades respiratórias costumam ser tratadas com o vapor da fervura de certas ervas,

como folhas de eucalipto, por exemplo.

O preparo é simples, ferve-se a erva na água e coloca-se em recipiente fechado para conservar

o vapor. Utilizando-se um funil de papel, inala-se o vapor.

COMPRESSAS:

As compressas são a aplicação de um preparo medicinal com um pedaço de pano limpo ou

compressas de gaze compradas na farmácia, sobre um ferimento ou lesão.

O preparo é feito cozinhando-se as ervas até que se obtenha um líquido bem concentrado (fica

3 ou 4 vezes mais forte do que o chá). O pano deve ser mergulhado nesse preparo, levemente

torcido e aplicado na pele, no local machucado.

Tratamentos: 

Chá de Alho

O alho é um tempero presente no dia-a-dia das pessoas, pois dá gosto às comidas e possuidiversas propriedades que  beneficiam  a saúde humana. Pelo menos é nisso que se acredita

Page 2: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 2/23

desde a antiguidade. E não sem motivos: É provado que ele realmente possui propriedadesterapêuticas. Descobriu-se também que alguns tratamentos utilizando alho ajudam a prevenirdoenças como o cancro, problemas no coração, infeções patogénicas, entre outras. Entre oscomponentes do alho que mais se destacam por serem benéficos estão a aliina, dialil, sufeto ealicina (são os mesmos que provocam o cheiro do alho e possuem efeito antibiótico).

O que o alho tem de melhor

  Selénio: Combate os radicais livres, por ser antioxidante.  Ajoeno: É anti-inflamatório e evita a formação de coágulos.  Quercitrina: Possui efeito antialérgico.  Saponinas: Ajudam na prevenção dos diversos tipos de câncer.  Ácidos fenólicos: Possui efeito anti bactericida e antiviral (atua contra vírus e

bactérias).

Além de consumir o alho junto com a comida diariamente, os chás de alho também são ótimos

para a saúde. Aprenda alguns tratamentos utilizando este ingrediente que tanto ajuda.(Lembre-se de que as propriedades benéficas do alho simplesmente somem quando ele é fritoe também que a consulta médica é essencial antes de qualquer tratamento).

Tratamentos naturais com chá de alho

  Chá de alho contra problemas intestinais: Para este, são precisos quatro alhos e umachávena de leite. Primeiro, amasse os quatro dentes de alho e adicione o leite porcima deles. Depois, ferva por quinze minutos e deixe arrefecer durante toda a noite.Ao amanhecer, tome a chávena toda em jejum. Realize este procedimento até osproblemas intestinais permanecerem.

  Chá terapêutico e que previne doenças: Com a água a ponto de ferver, amasse umdente de alho e coloque os dois em uma xícara. Depois, acrescente uma colher de mele adicione água. Espere por, no máximo, cinco minutos e tome a xícara toda. Lembre-se de fazer isso apenas antes de dormir.

  Chá contra pressão alta: Amasse um dente e o acrescente à meia xícara de água. Deixeferver por três minutos e aguarde enquanto esfria. Depois coe e beba tudo. A cadadoze horas realize o procedimento.

  Água de alho contra a febre: Coloque dois dentes de alho amassados em um copo deágua. Deixe por seis horas, coe e realize o procedimento mais duas vezes ao dia.Cápsulas de alho também ajudam a baixar a febre.

  Contra zumbido nos ouvidos: Consuma, diariamente, um dente de alho estando cru.

  Contra o colesterol: Corte um dente de alho roxo, ainda com casca e o coloque em umcopo com água. Depois de duas horas, tome parte dessa água e novamente encha ocopo. Durante o dia, realize o procedimento de duas em duas horas.

Dica final

O alho não é indicado para quem tiver úlceras ou problemas estomacais mais sérios. Tambémnão é indicado para grávidas, recém nascidos e mães que estão no período de amamentação.Para pessoas que não se enquadram nestes quesitos, os tratamentos utilizando alho sãoótimos e eficazes, porém, devem ser feitos da maneira certa, pois em doses muito elevadaspodem provocar dores de cabeça, nos rins, no estomago, febre e tonturas.

Page 3: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 3/23

Ban-Chá, uma versão mais saborosa do Chá Verde

Conheça os benefícios do chá das folhas da Camellia Sinensis

Uma lenda conta que o imperador Shen Nung descansava em baixo de uma árvore no

momento em que algumas folhinhas caíram dentro de um pote, em que seus servos ferviamágua para beber. Shen Nung teria sido atraído pelo cheiro, provando o líquido e se viciandopelo gosto. Essa lenda, provavelmente não verdadeira, conta a história de como teria nascidoo  chá verde, dando uma origem romântica ao aparecimento dessa bebida usufruída pelomundo inteiro.

O Ban-chá (pronunciado Ban-tiá), tem origem nas folhas Camellia Sinensis que tenhampermanecido no pé no mínimo três anos, pois só assim elas conquistam valor terapêutico.Além dos seus poderes de cura, este chá alcaliniza o sangue e possui alto teor de sais minerais,como o cálcio.

Quais as diferenças entre o Chá verde e o Ban-chá?

Apesar de serem provenientes da mesma planta, esses dois possuem suas diferenças. O cháverde é feito com folhas mais atuais e tenras, portanto, é mais amargo. O Ban-chá é produzidoatravés de folhas que permanecem no pé, possuindo folhas mais grossas e fibrosas, incluindoaté o talo. Este chá possui menos cafeína, o que dá a ele um sabor mais fraco. Os dois, porém,possuem as mesmas propriedades terapêuticas.

Como fazê-lo

Primeiro, colocar três colheres de sopa de erva para um litro de água. Quando a água tiver

fervendo, desligar o fogo. Depois, tapar e deixar o líquido abafado no máximo, 15 minutos. Porfim, coar e beber. Tomar quatro a seis vezes ao dia, de preferência após as refeições, pois ochá auxilia na digestão (Pode ser tomado em qualquer horário do dia).

Alguns benefícios do Ban-chá

  O chá possui efeito tonificante, diurético, analgésico e ajuda na coagulação do sangue.   Pode ser usado como um antibiótico (contra bactérias).  Possui efeito antioxidante, protegendo contra problemas cardiovasculares e alguns

tipos de cancro.  Ajuda no controle do colesterol alto e da hipertensão.   Previne cáries.  Possui substâncias que neutralizam as bactérias que provocam a formação da acne.   Ajuda na cura de distúrbios intestinais.  Ajuda na aceleração do metabolismo, queimando assim, gorduras corporais e

ajudando a emagrecer.  Limpa e equilibra peles oleosas, por conter tanino (substância com propriedade

antisséptica e adstringente).

Chá de Barba de milho trata infeção urinária e distúrbio cardíaco 

O chá desta parte do milho ajuda até a emagrecer!

Page 4: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 4/23

O milho é, sem dúvida, um dos alimentos mais nutritivos que existem. A utilização dele naalimentação humana é bastante abrangente, partindo do fato de ser um ingrediente usado nafabricação de biscoitos e até na fabricação de chá medicinal. A barba de milho, é uma partedeste cereal do qual se pode fazer um chá natural, usado no tratamento para problemas comoinfeção urinária ou no controle da tensão alta.

A barba de milho é indicada em que situações?

  Desintoxicação do sangue  Cura de infeção nos rins  Em caso de cistite ou dores ao urinar  Cura de distúrbios cardíacos

Além de ajudar na cura de todos esses problemas, o chá de barba de milho ajuda a emagrecer(o que mostra que ele é riquíssimo em benefícios para a saúde), pois alivia a  retenção delíquidos, que é um dos fatores que mais causam inchaço. Existem algumas contraindicações

para este chá natural, assim como podem existir efeitos colaterais. Para pessoas comdificuldade em urinar, em favor da inflamação da próstata, é preciso evitar a infusão da barbade milho, pois ela pode aumentar a sensação de dor.

Como fazer o chá

Primeiro, os ingredientes. São necessários cinco gramas de barba de milho (deve-se utilizar osestigmas secos), cinco gramas de zimbro, cinco gramas de alteia e setecentos e cinquenta mlde água. Depois de preparar todos os ingredientes, ferver a água e despejar sobre as ervas,deixando tudo em infusão no máximo cinco minutos. Dividir em quatro porções e deixararrefecendo por dez minutos antes de tomar a primeira porção e tomar ao longo do dia. É

importante guardar o chá na geladeira num recipiente fechado (pode ser uma garrafa).

É preciso lembrar de ter cuidado na hora de utilizar esta infusão, assim como qualquer produtonatural. Mesmo sendo produtos medicinais, dependendo do organismo, podem possuir efeitosdiversos se usados de maneira errada. O ideal é sempre consultar um especialista antes dequalquer tratamento. 

Chá da casca de Maçã

A maçã está entre os três maiores acontecimentos revolucionários na história da humanidade.

A princípio, a maçã do pecado que Eva comeu e, por isso, foi banida do paraíso. A segunda vezque essa fruta aparece é quando se deixa cair na cabeça de um dos maiores génios da física,Isaac Newton, fazendo-o criar a teoria da gravidade. Por último, a maçã ilustra uma das marcasde tecnologia mais famosas de todo o mundo, a Apple. Mas a maçã quando simplesmentecomo fruta, além de ser deliciosa traz vários benefícios à nossa saúde, principalmenteconsumida com a casca. A sua polpa é suculenta e cheia de potássio, ele ajuda a eliminar osódio que circula em excesso no nosso organismo e elimina os líquidos retidos.

Propriedades e benefícios da casca

  A casca da maçã ajuda no emagrecimento, devido à pectina que evita a absorção de

gorduras;  Mantém bons os níveis de colesterol; 

Page 5: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 5/23

  Devido às fibras, tem eficiente efeito laxativo e ajuda na digestão;  Contém ácido ursólico, que controla o açúcar no sangue e reduz os níveis de gordura

no corpo;  Diminui o risco de ter ataques cardíacos ou derrames cerebrais;  Previne o cancro; 

É cheia de antioxidantes, que ajudarão a retardar o envelhecimento das células;

Chá de casca de maçã e canela

Com o chá da casca de maçãs é possível adquirir todos os benefícios mencionadosanteriormente. A sua preparação é simples e o gosto delicioso!

Ingredientes:

  Casca de 2 maçãs nacionais (bem lavadas)  6 Chávenas de chá de água

  2 Pedaços de canela em pau  Açúcar ou mel

Modo de preparação:

Coloque as cascas e a canela numa panela com as seis chávenas de água para ferver. Assimque levantar fervura, desligue o fogo, tape a panela e deixe descansar por 10 minutos parapoder coar. Adicione açúcar ou mel para adoçar, prefira a segunda opção, pois é maissaudável. Espere arrefecer ou tome morno.

Receita: Bolo de casca de maçã

Ingredientes:

  Cascas de 2 maçãs  2 Colheres de sopa de açúcar  1 Colher de sopa de canela em pó  1 Colher de sopa de fermento em pó  2 Chávenas de chá de farinha de trigo  2 Chávenas de chá de açúcar  1 Chávenas de chá de óleo  3 Ovos

Modo de preparação:

Bata num liquidificador os três ovos, o açúcar e a casca da maçã. Depois de batidos, junte afarinha de trigo e o fermento em pó à mistura. Pique as maçãs, as polpas, e misture com duascolheres de sopa de açúcar, juntamente com a canela em pó. Essa mistura deverá se juntaràquela que está no liquidificador e os demais ingredientes. Bata mais uma vez até obter umamassa lisa e homogénea. Distribua a massa numa forma untada com manteiga e polvilhadacom canela e açúcar. Deixe assar em forno médio já preaquecido. Ao desenformar, coloquemais canela e açúcar por cima, então é só servir a sobremesa.

Page 6: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 6/23

 

Calêndula em forma de Chá, Leite e Cataplasma 

De origem da Europa Meridional, a calêndula é também chamada de calêndula-hortense ou

maravilhas-dos-jardins. É uma planta que tem de 30 a 50 cm de altura, com folhas verdes ecaule carnudo coberto por pelos finos e glândulas, com belas flores de um laranja de cor viva.Essa planta é muito cultivada nas zonas temperadas do planeta e seu chá é indicado notratamento de úlceras gastroduodenais, abscesso do estomago, afeções nervosas, artrose eoutros problemas de saúde, sendo apenas contraindicada para as gestantes.

Propriedades da calêndula

  Antisséptica e cicatrizante  Previne o escorbuto  É antiabortiva, antiespasmódica e anti oftálmica

  É bastante excitante  De uso interno e externo  É fonte de iodo orgânico  Bom para contusões e frieiras  Calmante  Bactericida  Trata a acne, alergias e assaduras  Indicada para fungos, foliculite, feridas e manchas na pele  Etc.

Chá, leite e cataplasma – Aprenda a fazer!

Chá 

- Coloque as flores em infusão num litro de água a ferver. Deixe apurar por 10 minutos, abafe ebeba 1 chávena duas vezes ao dia. Para gargarejos utilize o chá frio.

Leite 

- Misture uma colher de chá das folhas de calêndula a uma colher de chá de potentilha e umacolher de chá de folhas de alquemila. Aqueça a mistura numa chávena de leite e deixe eminfusão por 5 minutos. Coe e adoce com mel, juntamente com um pouco de canela se desejar.

Esse leite é bastante eficaz no alívio das dores menstruais.

Cataplasma 

- Coloque uma chávena de água a ferver sobre duas colheres de sopa de flores de calêndula edeixe em infusão por 10 minutos. Mergulhe um pano na infusão e envolva-o na zona ferida.Cubra a cataplasma com uma toalha e deixe ficar até o pano arrefecer. Repita o processovárias vezes ao dia.

Page 7: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 7/23

Chá de Damiana atua contra problemas como impotência e infertilidade 

Com origem na América Central  – principalmente no México  – a Damiana é um arbusto deporte pequeno e que possui flores bastante aromáticas e frutos semelhantes ao figo.Comenta-se que há um óleo presente no arbusto que o deixa com um odor que lembra o da

camomila, ou da Cannabis sativa.

Os povos nativos da América Central costumavam fazer um chá das folhas de Damiana etomá-lo misturado com açúcar para melhorar a potência sexual. A verdade é que essa plantatem maravilhosos poderes sobre os problemas sexuais, podendo além de estimular os desejoscorrigir problemas hormonais e de outros tipos que atrapalham as relações.

E o melhor de tudo é que com poucos dias de uso a erva já começa a fazer o efeito desejado ecombater os sintomas e doenças aos quais ela é indicada. Há relatos de que em dois dias ela jámelhora consideravelmente o quadro da pessoa que a está consumindo.

Propriedades das folhas de Damiana

  É afrodisíaco   Trata doenças sexuais como impotência e infertilidade  Controla a constipação  Ajuda no combate à tosse, asma, cistite, bronquite e rinite  Combate a depressão  Ajuda na reposição de hormonas na menopausa  Combate inflamações na próstata  Ajuda a controlar a diarreia  Controla a doença de Parkinson

  Controla a doença de Lou Gehrig  Combate a frigidez feminina e faz a vagina produzir mais lubrificante natural  Controla incontinência urinária  Controla a taxa de diabete  Alivia dores de cabeça e no estomago  Corrige alterações do fluxo menstrual  Ajuda no tratamento de infeções e doenças venéreas  Corrige problemas de visão  Melhora o funcionamento dos rins e da vesícula  Combate o reumatismo  Ajuda a controlar os nervos

Cuidado!

Mulheres grávidas ou pessoas que sofrem de hipoglicemia ou estão a amamentar não podemconsumir a erva. E também não se deve consumir a Damiana com outras drogas de teorestimulante como o café, o guaraná e a cola.

O consumo deve ser feito descontinuamente e em períodos curtos, caso contrário pode seacumular no organismo e seu excesso pode causar taquicardia, insónia, ansiedade e podedeixar o intestino irritado.

Page 8: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 8/23

Preparando o chá de Damiana

1.  Ferva um litro de água;2.  Após fervida, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de sopa de folhas de Damiana

secas;

3.  Abafe e espere ficar morno;4.  Coe antes de beber;5.  Tome duas ou três chávenas por dia, com o chá morno.

Chá de Carqueja serve para emagrecer e tem outros benefícios 

A infusão desta planta ajuda a emagrecer e tem muitos outros benefícios para saúde.

Conhecida por ser uma planta amargosa, mas que contém propriedades emagrecedoras, acarqueja produz um dos chás mais indicados pela ANVISA na hora de tratar da saúde. Sendo

melhor produzida em locais húmidos e com luz solar direta, a planta pertencente à famíliaAsteraceae que tem o nome científico de Baccharis trimea, pode se reproduzir por meio desementes ou mudas e seu cultivo é mais evidente nas regiões tropicais da América Latina e aplanta pode chegar a medir até dois metros de altura. No Brasil a carqueja tem vários nomes,tais como: amargosa, bacanta, bacárida, cacaia-amarga, cuchi-cuchi, três-espigas, vassouraentre outros.

Propriedades e benefícios

  Auxilia no trato da anemia e cálculos renais  Desobstrui o fígado  Trata do intestino e estomago  Cura inflamações urinárias  Previne a lepra  Ajuda no controle da hemorragia  Possui em sua composição flavonoides, pectinas, vitaminas, óleos essenciais e latonas.  É indicada no tratamento de gripe, gota, asma etc.  Tem poder diurético e depurativo  Ajuda no controle da diabetes  Beneficia a eliminação de vermes  Reumatismo, Doença de Chagas, hipertensão e  obesidade também são amenizados

com a carqueja.

  Etc.

Contraindicações

Grávidas, lactantes, crianças e pessoas que têm pressão baixa e hipoglicemia não devemingerir a planta sem orientação médica. Evite o uso com medicamentos de hipertensão ediabetes. Ao perceber alguma mudança repentina devido ao uso da carqueja no dia-a-dia,procure um médico imediatamente.

Um chá repleto de benefícios

Diurético e com um gosto amargo, o chá da carqueja é indicado para vários casos, como azia, sinusite, doenças da pele, problemas no fígado, dores de garganta etc. O chá também pode ser

Page 9: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 9/23

utilizado como decocção nas partes afetadas. Essa infusão é feita com as hastes da plantainseridas em água. É indicado consumir cinco chávenas por dia, mas compressas e gargarejostambém podem ser feitos em casos de inflamações na garganta ou superficiais. A seguir,aprenda a preparar corretamente o chá de carqueja:

Ingredientes:

- 2,5 Gramas, ou duas colheres e meia de chá, das partes aéreas da carqueja (hastes)- 150 Mililitros, ou uma xícara de chá, de água filtrada

Como preparar:

Para fazer a infusão basta colocar a água para ferver e quando ela atingir o ponto de fervuradesligue o fogo e acrescente os 2,5 gramas da planta. Abafe o chá por alguns minutos e beba,pode ser morno ou frio. Para adoçar, prefira o mel. 

Chá de Baunilha, muito gostoso e combate até Alzheimer

Especiaria utilizada principalmente como aromatizante nos quatro cantos do mundo, abaunilha foi encontrada no México, e já era utilizada pelos antigos povos nativos  – principalmente os aztecas  – antes mesmo de Cristóvão Colombo chegar à América e decidirlevar o sabor e o aroma únicos da baunilha para a Europa.

Por muito tempo tentou-se cultivar a vagem de Vanila, orquídea de onde a baunilha é extraída,em lugares diferentes de sua terra natal, mas todas as tentativas foram fracassadas. Estaplanta rara e especial não conseguiu se adaptar aos climas diferentes do calor equatorial da

América Central. Somente no ano de 1837 foi que conseguiram desenvolver uma técnica depolinização artificial da orquídea Vanila, podendo assim difundir a planta para os outros países.

Propriedades da baunilha

De uns tempos pra cá a baunilha veio chamando a atenção não só das donas de casa queapreciavam o seu sabor e aroma no preparo de pratos especiais, mas também dos cientistasque estão descobrindo várias propriedades medicinais desta especiaria.

Entre as várias propriedades está o fator antioxidante, que acaba retardando oenvelhecimento das células. Entre as células que a baunilha retarda o envelhecimento estão os

neurónios, que estão presentes no nosso sistema nervoso e são responsáveis por comandartodas as ações do cérebro, inclusive a memória. Sendo assim, o consumo da baunilha podeajudar a prevenir doenças como Alzheimer.

Outras propriedades da baunilha

  Combate a insónia  Diminui a ansiedade  Ameniza a depressão  Melhora o funcionamento digestivo  Trata as lesões estomacais  Intervém no crescimento de células cancerígenas

Page 10: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 10/23

Receita de chá de baunilha

Ingredientes:

  1 Colher de chá de essência de baunilha

  1 Colher de sopa de chá preto  1 Chávena de água  Açúcar a gosto

Como fazer:

1.  Ferva a água;2.  Desligue o fogo e acrescente o chá preto;3.  Tape e deixe em infusão por três minutos;4.  Acrescente a baunilha e misture;5.  Adoce com a quantidade de açúcar que você preferir;

6.  Beba duas vezes ao dia.

Muitas vezes o gosto que a baunilha deixa no chá faz com que a adição de açúcar não sejanecessária. Então prove primeiro para ver se você realmente prefere adocicá-lo.

E para quem não deseja consumir o chá como remédio natural, e sim apenas para apreciar osabor excêntrico da bebida, ele fica ótimo servido no chá da tarde acompanhado de biscoitos,e pode ficar muito saboroso também se for servido com um pouco de creme de leite.

Erva-cidreira – Suas Propriedades 

A erva-cidreira (melissa officinalis) também é chamada de melissa e seu nome éconstantemente atribuído a outra erva medicinal muito usada: o capim-limão! 

Esta é da família da hortelã, inclusive as folhas são parecidas, porém as folhas da erva-cidreirasão maiores. Possui uma grande lista de propriedades benéficas à saúde, mas, talvez, a maisconhecida seja a de calmante, sendo muito usada para garantir uma boa noite de sono.

Veja a lista de propriedades e indicações da erva-cidreira

  Analgésica,  Antimicrobiana,  Antiespasmódica,  Antialérgica,  Cicatrizante;  Antinevrálgica,  Adstringente,  Anti-inflamatória,  Antisséptica,  Tónico;  Sedativo;  Relaxante,  Propriedades aromáticas,  Calmante,

Page 11: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 11/23

  Catarros,  Circulação,  Tosse,  Indicada em casos de problemas gástricos: arrotos, cólicas, flatulência, gases,  Age contra celulite,  

Limpa e cicatriza a pele: com acne, revigora, oleosidade.  Acaba com a ansiedade, dor de cabeça, crise nervosa, depressão, epilepsia, dores nos

olhos, enxaquecas, melancolia, fadiga, insónia, problemas menstruais, nervosismo.

Algumas aplicações do seu chá

Na culinária e na cosmética, essa erva é muito utilizada, assim como em licores, já que possuiaroma especial e peculiar, que, em temperos de aves, saladas e peixes também causa bomefeito. São usadas as folhas frescas, já que as secas não possuem sabor ou aroma tão intensos.

Uma indicação excelente de uma receita do chá de erva-cidreira é para ajudar quem deseja

abandonar de vez o terrível hábito de fumar! 

- Ferva um litro de água e acrescente após desligar o fogo, 30g de folhas e flores de erva-cidreira e deixe abafado por doze minutos, depois coe e adicione limão ao tomar o chá. Deveser bebida uma chávena pequena, três vezes ao dia, acrescentando-se gotas de limão na horade tomar.

Lembrando que não adianta apenas tomar chá para largar o vício, o primeiro e maisimportante passo é querer muito! O chá certamente ajudará, mas a força de vontade deve sero ingrediente fundamental!

Chá de Camomila 

A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivomaior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outrasutilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedadescalmantes e digestivas.

Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e asua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedadessejam mantidas. Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos

caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular eaumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colagenio;tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa detonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamaçõesgengivais e dores de dente. 

Benefícios e tratamentos

Se você quer tratar certos males do dia a dia de forma natural e barata, saiba que o chá dacamomila pode ajudar em casos de:

  Má digestão,  Sedativo,

Page 12: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 12/23

  Protetor térmico da pele,  Conjuntivite (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa no

mesmo),  Dores musculares,  Stress, 

Insónia (é comum à venda de travesseiros e máscaras para dormir com essência decamomila),  Diarreia,  Inflamações urinárias e gripes.

Mulheres, mães e bebés

Sendo um forte relaxante muscular, a infusão dessa erva pode ser utilizada para sanarsintomas de cólicas menstruais  que afetam mulheres em seus períodos férteis, causandoenjoos, vômitos e dores de cabeça. O chá de camomila é um agente relaxante desses sintomas,aliviando a tensão menstrual e uterina.

As mães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebés, também utilizada noperíodo do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida. Sendo umcalmante natural, o chá pode ser usado para controlar as emoções das crianças, em especialas hiperativas.

Uma curiosidade sobre o chá, é que este pode ser banalmente usado em cabelos, com intuitode deixá-los mais claros, atuando nos pigmentos do cabelo e deixando-o em tonalidade loura.É comum encontrar no mercado de cosméticos produtos para os cabelos, tendo a camomilacomo ingrediente principal.

Contraindicação

  Pessoas com rinite alérgica;  Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode

aumentar a risco de hemorragia;  Mulheres gestantes.

Capim-santo: benefícios à saúde (da planta e do chá) 

Essa erva medicinal é uma das mais usadas, para diversas aplicações e é chamada por

diferentes nomes, como por exemplo: capim-limão, santo capim, falsa-erva-cidreira, grama-cidreira, chá-do-gabão, cidrilho, chá-de-príncipe, capim-de-estrada, capim-de-cheiro, citronela-de-java, cheiroso, marinho, dentre outros inúmeros nomes. Comumente há confusão dessaplanta com a erva-cidreira, que também é conhecida por melissa.

Usos dessa erva

O capim-santo tem aplicações tão variadas quanto os muitos nomes que recebe! Tem usomedicinal, cosmético e culinário, sendo suas folhas tenras usadas em saladas, em pratostípicos vietnamitas e tailandeses, assim como em sopas, carnes de frango e peixe. As folhasmaiores, como são muito fibrosas, não são consumidas, apenas as mais tenras e jovens. Além

disso, o óleo essencial é acrescentado às receitas de doces, pudins, assados, carnes e a outrosóleos.

Page 13: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 13/23

Propriedades medicinais e benefícios

No uso medicinal, o capim-santo é especialmente usado no combate a vermes, como osnematoides e seu óleo essencial age contra bactérias. Além disso, cinco de seus componentesinibem a coagulação sanguínea.

Ele é bastante usado popularmente em forma de cataplasmas para tratar as dores de artrite eem banhos para aliviar os músculos doloridos.

O óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes esabões, desodorizantes, loções, especialmente as loções para peles oleosas, etc. Também éacrescentado a óleos de massagem e usado para aliviar dores nas costas, tendinites e doresreumáticas, além disso, quando diluído, o óleo serve para tratamento de pé-de-atleta.

Aplicações tradicionais

  Deslocamentos;  Diarreia;  Cólicas;  Artrite;  Dores nas costas, cabeça e estomago;   Febre;  Gases intestinais;   Parasitas (vermes);  Reumatismo;  Tendinite;  Oleosidade da pele; 

  Calmante;  Baixar a pressão arterial;  Trata a insónia;   Problemas de pele.

Essa planta é especialmente usada para preparar chás e infusões que servem paratratamentos de nervosismo, insónia e para casos de hipertensão, já que a planta ajuda adiminuir a pressão arterial. Também trata as tosses, como expetorante.

Erva-de-São-João 

A erva-de-são-joão (hypericum perforatum) também é chamada de: 

  Milfurada,  Ibitipoca,  Hipérico-verdadeiro,  Hipericão.

O hipérico é um arbusto com uma grande quantidade de flores amareladas, muito bonitas, quecontém alta concentração de hipericina, pseudohipericinas e xantona que influenciam osneurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a dopamina e reduzem a atividade

adrenérgica que é elevada em casos de depressão. Por isso, tornou-se conhecida por suaspropriedades calmantes e antidepressivas, sendo especialmente usada nesses casos com

Page 14: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 14/23

excelentes resultados, principalmente porque os medicamentos antidepressivos costumamcausar efeitos colaterais, assim, uma infusão natural sempre é mais interessante! Mas, seráque essa planta não oferece nenhum efeito adverso?

Efeitos colaterais da erva-de-são-joão

Segundo algumas pesquisas, ela pode sim, causar algumas reações, como a fotossensibilidadeem pessoas de peles claras e sensíveis, o que deixa como uma queimadura de sol na pele, alémdisso, alguns outros sintomas comuns a pessoas que fazem uso constante da erva: boca seca,irritações estomacais, tontura e cansaço puderam ser observados. Por isso, se a pessoapretende fazer uso das infusões ou de medicamentos preparados à base do extrato da planta,é bom ter cautela. As gestantes também não podem utilizá-lo, assim como mulheres quefazem uso de anticoncepcionais, além disso, o uso em excesso pode causar infertilidade.

Outras indicações

Mas, o uso moderado da erva também pode ser usado em casos de dificuldades respiratórias eaté para ajudar as menstruações atrasadas a descerem, além de outras indicações, como:

  Adstringente,  Anti-inflamatória,  Antimicrobiana,  Antidiarreica,  Antisséptico,  Antidepressivo,  Anti irritante,  Possui propriedades aromáticas,

  Calmante,  Indicado no tratamento da acne,  Caspa,  Possui poder de cicatrização,  Sedativo,  Vermífugo,  Indicado no tratamento de seborreia,  Indicado no tratamento de problemas pulmonares,  Urinários,  De gota,  Musculares,

  De diarreia crónica,  Digestivos,  De hemorroidas,  Acalma o stress,  Depressão leve e moderada,  A insónia  O nervosismo.

Como fazer seu chá

- Ferva uma chávena de água e acrescente 1 colher de sobremesa de erva-de-são-joão,

deixando repousar tapada por alguns minutos. Pode-se beber de três a quatro chávenas aodia. Essa infusão é indicada para qualquer dos problemas a serem tratados pela erva.

Page 15: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 15/23

Tratamentos naturais contra insônia

Falta de sono 

A insónia atormenta a vida de muita gente e quando não é tratada com devidos cuidados

poderá trazer consequências sérias. São muitos os fatores emocionais que provocam osdistúrbios da insónia, como a hipertensão arterial, febre e indigestão.

Outro mau hábito que acarreta a falta de sono é o de comer próximo à hora de deitar, pois oestomago cheio transtorna o sono.

Alimentos estimulantes, como café, chá- preto, guaraná, chimarrão, etc., também excitam oorganismo e produzem a insónia.

Especialistas afirmam que remédios vendidos contra a insónia provocam dependência, edepois de algum tempo de uso não fazem mais efeito, por isso o tratamento natural vem

apresentando bons resultados no combate a este problema.

Livrar-se das noites mal dormidas pode ser o grande alívio para muita gente. As sugestões detratamentos abaixo podem ajudar a combater a insónia.

Tratamentos naturais contra insónia

  Alface (sedativo natural) - Antes de deitar, fazer um suco puro de talo de alface (baterno liquidificador com um pouquinho de água e coar)

  Alho - Amassar 2 dentes de alho e deixá-los de molho em um copo de água durante 6horas. (Coar, e tomar uma xícara uma hora antes de deitar).

  Cebola - Tomar uma xícara do caldo da cebola cozida, morno, uma hora antes dedeitar.

  Maracujá - Tomar um copo do suco de maracujá adoçado com mel, à noite.  Maçã - Comer uma maçã à noite, provoca um sono tranquilo.

Saiba mais… 

Alimentos naturais promovem a desintoxicação do organismo e favorecem o relaxamento.

Chá de cebola

A cebola é rica em vitaminas, contém muitos sais minerais, como: fósforo, enxofre, silicatos,ferro, cálcio, sódio, magnésio, iodo, flúor, etc. Por isso, tem diversas propriedades benéficas àsaúde, sendo seu uso diário preventivo de várias doenças e incómodos.

Veja algumas das muitas aplicações da cebola

  É EXPECTORANTE: eficiente, eliminando catarro, tosse, rouquidão e mucosidades;  A cebola também é ANTIINFLAMATÓRIA, serve no tratamento de úlceras e

inflamações de qualquer tipo, tratando problemas de pele, cérebro, garganta, ossos,estômago, rins e intestinos;

  Também é DIGESTIVA e abre o apetite e regulariza as funções do estomago; 

Page 16: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 16/23

  Tem poderes DIURÉTICOS E DEPURATIVOS, eliminando toxinas e também evitando aretenção de líquidos;

  Contém muitas vitaminas, inclusive a vitamina C, o que a torna ANTIOXIDANTE, sendoum dos alimentos da longevidade e prevenindo o envelhecimento precoce das células;

  É DEPURATIVA, reduz o colesterol ruim das artérias.

A cebola, além do uso na culinária, onde serve de tempero à grande quantidade de comidas,saladas, etc., também pode ser empregada como cataplasma, nos casos de feridas abertas esupurantes, assim como em picadas de animais venenosos, como cobras ou aranhas.

O suco da cebola pode ser aplicado externamente até no couro cabeludo para tratamento decaspa e de queda de cabelos, além de ser antibacteriano potente, portanto, cura, tantoexternamente quanto internamente, já que a cebola consumida crua, protege  de diversasdoenças infecciosas, protege o sistema cardiovascular, evitando enfartes e derrames, retardao envelhecimento de células em geral, beneficiando todo o organismo de modo geral!

Nos casos de diabetes, a cebola é um excelente auxiliar no tratamento, já que possui umasubstância que é parecida com o hormônio insulina! Ademais, como tem efeito depurativo,limpa o sangue e elimina as toxinas.

Quando associada ao limão e ao alho, outros dois alimentos funcionais e anti-inflamatórios,torna-se um poderoso remédio preventivo de diversas moléstias!

Seu chá possui os mesmos benefícios do vegetal cru?

O chá de cebola, assim como o suco, tem poderes curativos e anti-inflamatórios, sendoespecialmente usado em casos de tosse, inflamações de garganta, catarros e quaisquer outras

doenças relacionadas às vias respiratórias. Também contribui para a prevenção de outrasdoenças, como as relacionadas ao aumento do colesterol e ajuda a evitar a retenção delíquidos, por causa da alta concentração de potássio.

Como fazer este chá

Esta infusão pode ser preparada com pedaços do vegetal ou ainda, com as cascas. Veja as duasformas de preparação e escolha a melhor, os efeitos de ambas são os mesmos!

CHÁ DE CEBOLA:

- Ferver pedaços do vegetal numa chávena de água, coar e adoçar com mel. Beber morno, atétrês vezes ao dia.

Ou

CHÁ DE CASCAS DO VEGETAL:

- Retirar as cascas externas da cebola, ferver junto com uma chávena de água por dezminutos, coar e adoçar com mel. Beber até três chávenas ao dia.

Page 17: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 17/23

 

Tomate previne cancro e controla a diabetes 

Apesar de ser coloquialmente chamado de verdura, o tomate é uma fruta altamente cultivadae consumida no mundo inteiro. Contendo apenas 21 calorias a cada 100 gramas, o tomate é

uma das frutas com menor índice calórico.

94% da sua composição é de água, o restante são vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), folatos,potássio, ferro, magnésio e fósforo. Além de outras substâncias importantíssimas para nós,como fibra vegetal que além de ser laxante ajuda a reduzir o colesterol.

Prevenção do câncer de próstata

Frutos são quaisquer estruturas das Angiospermas que contém sementes, assim, Tomates sãofrutos e não legumes, pois contém sementes. Esta fruta vermelha é um dos alimentos maisricos em licopeno, substância que impede a oxidação das células da próstata, e seu

crescimento anormal. Portanto, todo homem deveria comer tomate diariamente e aproveitaras suas propriedades anticancerígenas.

Mas é importante lembrar que o licopeno é mais presente no tomate vermelho que no verde,e também que ele é mais bem absorvido pelo corpo quando comemos o tomate frito oucozido, e acompanhado de um pouco de azeite. Ou até mesmo o molho de tomate pode sermais nutritivo que ele cru.

Atenção mulheres: Apesar de ter nutrientes mais focados na proteção da próstata, o tomatetambém é um ótimo alimento preventivo do cancro de mama.

Outros benefícios que o tomate pode trazer à sua vida

  Alcaliniza o sangue  Facilita o trabalho dos rins  Previne infarto e outros transtornos na circulação arterial  Estimula o sistema imunológico  Previne todo tipo de câncer do aparelho digestivo (boca, esôfago, cólon, reto)  Age como um anti-inflamatório natural  Beneficia controlando o colesterol  Reduz as crises de enxaqueca  Beneficia a saúde do pâncreas  Beneficia o controlo da diabetes

Tratamento de doenças

Graças a suas propriedades anti-inflamatórias o tomate serve como remédio caseiro paratratar as patologias que envolvem inflamação, como a amigdalite por exemplo, que se trata deuma inflamação nas amígdalas. Basta fazer gargarejo 3 vezes ao dia com sumo de tomateverde, e também fazer cataplasmas quentes no pescoço utilizando tomate cozido misturadocom um pouquinho de azeite. 

Por ser considerado alcalinizador, o tomate ajuda também a combater o excesso de ácido

úrico, tornando-se assim excelente para pessoas que têm reumatismo. É só fazer um sumo detomate com salsa e tomar 4 vezes por semana que os alívios serão percetíveis.

Page 18: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 18/23

Aprenda a fazer molho de tomate

Essa receita é um ótimo acompanhamento para macarrão ou filé à parmegiana, e deixa atémesmo o cachorro quente mais saboroso.

Ingredientes

  2 Kg de tomate maduro  6 Colheres de sopa de azeite  2 Dentes de alho  1 Cebola pequena  Folhas de manjericão a gosto  Sal a gosto  1 Pitada de cominho

Modo de preparar:

1.  Coloque no fogo o tomate cortado ao meio e sem as sementes, deixe até amolecer2.  Triture os tomates3.  Refogue no azeite a cebola picada e o alho amassado4.  Adicione o tomate processado e o cominho5.  Cozinhe por 15 minutos em fogo baixo6.  Coloque o sal e as folhas de manjericão

Tratamento para o excesso de ácido úrico no sangue 

A hiperuricemia, ou excesso de ácido úrico no sangue é causada por algumas disfunçõesorgânicas, que ocasionam sua retenção no sangue e tecidos.

A presença do ácido úrico no sangue é normal, ele é gerado através da quebra de moléculas deproteínas dos alimentos ingeridos. Parte dele é excretada pelos rins e intestinos, a não serquando a pessoa tem dificuldade em eliminá-lo ou o produz em excesso, aí podem ocorrerconsequências, como a gota e até cálculos renais. 

Quais as causas do aumento de ácido úrico no sangue?

Existem alguns defeitos genéticos que podem prejudicar a ação de uma enzima necessária

para a excreção do ácido úrico, por isso, os níveis desse ácido aumentam. Mas não apenas isso,alguns outros fatores podem também contribuir para esse aumento:

  Algumas doenças renais;  Leucemia;  Anemia hemolítica;  Consumo de álcool, principalmente a cerveja;  Dietas rígidas demais ou jejuns prolongados;  Ingestão excessiva de alimentos ácidos;  Uso de diuréticos e anti-inflamatórios;  Dietas ricas em alimentos ricos em purinas (substâncias que fazem parte das

proteínas).

Page 19: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 19/23

O excesso de ácido úrico no sangue pode ter como sintomas reações características na pele, como comichão, descamações, bolha, vermelhidão e até feridas. As micoses, assim como asfrieiras, podem se complicar com o aumento dos níveis desse ácido.

Quais as consequências?

Uma das principais consequências é o surgimento da gota, uma doença hereditária, onde oácido úrico se deposita nos tecidos das articulações e pode até mesmo destruí-los. Isso nãosignifica que todas as pessoas que tem excesso de ácido úrico terão esse problema, que atingemais os homens do que as mulheres, mas, se houver a predisposição genética, um dossintomas iniciais da gota são as dores nas articulações, por isso, é bom ficar atento! Essa dor,que surge principalmente no dedão do pé, pode se estender aos joelhos, cotovelos, mãos eombros.

O ácido úrico também pode se acumular em cristais nos rins e esses cristais formam osterríveis cálculos renais, ou pedras. Além disso, estudos mostraram que o ácido é capaz de

aumentar em 3,5 vezes os riscos de um adulto ter calcificações nas artérias do coração, umpotencial 10 a 12 vezes maior de acontecer um enfarte e morte súbita.

Como é o tratamento?

Embora não exista cura para esse problema, apesar de alguns medicamentos para seremusados fora das crises em casos mais graves, pode-se controlar os níveis, especialmente comcuidados para evitar os fatores agravantes ou desencadeantes do quadro de hiperuricemia.Além disso, em casos graves, há medicamentos específicos, que são usados fora dos períodosde crises.

Quem já sofre de gota deve evitar o consumo das bebidas alcoólicas, em especial a cerveja,que contém maior quantidade de purina do que as outras. As bebidas colaboram para aformação de cristais de ácido úrico, que entram nas articulações.

Alimentos podem e quais não devem ser consumidos

ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:

  Peixes e frutos do mar, como: sardinha, ovas de peixe, camarão, salmão, bacalhau,ostra, truta, marisco.

  Aves, como: peru e ganso.  Carnes: miúdos (fígado, coração, rim, língua, vitela, bacon, cabrito, carneiro)  Bebidas alcoólicas.

A ingestão de gorduras deve ser evitada também, mas cuidado com as carnes magras, já quesão as maiores fontes de purinas e ácido úrico!

Alguns grãos secos, como o feijão, ervilha, lentilhas e grão-de-bico, devem ser esquecidos poralguns dias e depois voltar à dieta gradativamente. Também inicialmente, devem ser evitadosos espargos, espinafre, champignon e couve-flor, fermento biológico e a levedura de cerveja, opão consumido não deve ser fresco, nem quente, de preferência deve ser “dormido” e até

torrado.

Page 20: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 20/23

Após a dieta ser regulada por alguns dias, ainda há alguns remédios naturais que se podemfazer uso:

  Faça um sumo com pepino, cenoura e beterraba e tome, preferencialmente, em jejum.  Amasse dois dentes de alho e deixe-os repousando num copo de água por seis horas.

Coe e tome três vezes ao dia ou tome duas cápsulas de alho, duas vezes ao dia.  Substitua um pequeno-almoço por semana pela ingestão de melancia, durante

algumas semanas. A água contida na melancia ajuda a excretar o ácido úrico e limpa osfiltros renais.

  Prepare uma infusão com 3 colheres de sopa de chapéu-de-couro e malva misturadosnum litro de água a ferver. Este chá deve ser bebido de duas a três chávenas ao dia,durante a primeira semana.

  Prepare, na segunda semana, uma infusão com os chás de hortelã e bardanamisturados, usando 3 colheres de sopa para 1 litro de água. Beba de duas a trêschávenas ao dia.

  Durante a terceira semana, o chá a ser preparado é uma mistura de salsaparrilha e

dente-de-leão. Nas mesmas quantidades dos anteriores.  Na quarta semana, deve-se tornar a fazer a infusão da primeira semana. Deve-se

alternar sucessivamente por dois meses.

Pare de fumar cigarro usando tratamentos naturais

Largar o terrível vício que acaba com a sua saúde é possível com a ajuda de métodos naturais!

Atualmente, o vício  que antes era visto como um certo “charme” é encarado com toda a

seriedade que merece, afinal, seus malefícios para a saúde já foram mais do que comprovadose surgiram leis de proibição importantes sobre fumar em lugares de uso comum. A verdade éque não existe o menor charme ou bom gosto em poluir o organismo com mais de 4000substâncias tóxicas.

Os danos causados pelo vício do cigarro são conhecidos, mas não custarelembrarmos alguns

  Dióxido de carbono e monóxido de carbono chegam ao pulmão  e o monóxido decarbono no sangue, aos poucos, vai reduzindo a resistência física;

  O tabaco eleva a pressão arterial, aumentando o risco de enfartes;

  O monóxido de carbono, juntamente com a nicotina, aumenta muito a possibilidadede se contrair diabetes e cancro do pulmão;

  O sistema imunológico é afetado e as defesas contra doenças ficam reduzidas;  O cérebro sofre danos e aumentam o estresse e a falta de memória nos fumantes;

O vício acontece porque a nicotina liberta neurotransmissores que causam a sensação debem-estar, como a dopamina, por isso, ao parar de fumar, o viciado tem sintomas fortes deabstinência, como dores de cabeça, depressão, ansiedade, insónia e stress alto.

Abandonar essa terrível dependência é tarefa para pessoas determinadas, que realmentedesejam mudar de postura com relação à sua vida, pessoas que estão dispostas a não mais

danificarem sua saúde com substâncias tão nocivas e, principalmente, que se propõe a passarpor um período de sofrimento real até que se torne suportável ficar sem fumar. Como vemos,

Page 21: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 21/23

a principal medida para quem quer abandonar de uma vez por todas o vício, é a própriavontade (sincera e firme) de mudar! E para isso, nem sempre os auxílios profissionais, ou deremédios e chicletes serão necessários. Basta que se aprenda a utilizar o que dispomos emremédios naturais e através de medidas simples, que desvinculem o cigarro dos hábitosdiários. Isto porque há plantas com poder de limpar o pulmão, livrando-o de substâncias

cancerígenas, outras são calmantes naturais, muito úteis para ajudar na abstinência, entreoutras.

Conheça algumas plantas e suas propriedades benéficas no tratamentoantitabagismo

  A kava kava  ( piper methysticum) é uma espécie de Valium (remédio antidepressivo),pois resolve o problema de depressão e alterações de humor causados pelaabstinência. Mas atenção, como possui certa toxicidade, deve ser usada commoderação;

  A valeriana é outra erva calmante, relaxa as tensões dos músculos e faz ótimo efeito

na hora de dormir, ajudando a combater a insónia de quem ainda está sob efeito daabstinência;

  Maracujá também é utilizado para a insónia, mas pode ser consumido para combater aansiedade durante o dia;

  A artemísia (artemísia vulgaris), que também é bastante conhecida como Erva-de-São-João, é usada como antidepressivo natural eficiente e, estudos recentes mostram quetem o poder de dar sensação de tranquilidade, acabando com o stress de ex-fumadores, já que aumenta os níveis de dopamina no cérebro;

  Quando a pessoa resolve parar de fumar e simplesmente interrompe o tabagismo, istoé, não fuma mais, os efeitos são muito fortes, especialmente nos primeiros dias,quando a abstinência aparece em todos os momentos, o que, frequentemente, leva o

viciado a desistir e voltar ao vício. As toxinas do cigarro permanecem por alguns diasainda no organismo, por isso, é essencial que o ex-fumador beba muita água, paradesintoxicar. Assim também, na dieta é importante acrescentar frutas e sumosdesintoxicantes, como a maçã, o abacaxi, a laranja, o limão, etc.

  Caminhe! Sim, faça caminhadas ao ar livre, mentalizando coisas boas e felizes, planos esonhos, não precisa ser muito longa a distância, afinal, provavelmente, um fumadornem aguentaria ir muito longe! Mas vá oxigenando e desintoxicando o seu corpo aospoucos!

  Use técnicas para desvincular o costume de acender um cigarro, principalmente nosprimeiros dias! O fumador tem por hábito acender um cigarro em ocasiões específicas,como por exemplo, ao acabar de comer, ou acompanhando uma cervejinha, um

cafezinho, etc. Na verdade, o cigarro é quase um acompanhante fixo do dependente!Por isso, é importante montar uma espécie de “programa” para quebrar esse (mau)

hábito de usar o cigarro como acompanhamento. Por exemplo: quando resolver pararde fumar, já se esquematize no sentido de fazer as coisas de modo diferente, sem ocigarro. Como ao acabar uma refeição, não vá sentar-se no local onde costumava, comseu cigarro, vá fazer algo, de preferência que ocupe as mãos e a mente. Que tal lavaros pratos? Se essa não for uma opção aceitável para você, escolha alguma coisa quepossa fazer para se distrair daquele momento. E assim também em outros em que ocigarro costumava ser o seu objetivo, mude o foco! Talvez, nos primeiros dias, sejanecessário evitar saídas com os amigos fumadores, pois, são grandes as chances de um“copo” inocente levá-lo de volta à estaca zero!

 Falando em “estaca zero”, as técnicas naturais costumam funcionar perfeitamente seassociadas à força de vontade, mas, se por acaso acontecer uma recaída, se fumar

Page 22: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 22/23

novamente no meio do tratamento, não se frustre e abandone o plano, isso podeacontecer, é normal. Só que, geralmente, quando acontece, a pessoa acaba sedesmotivando e dececionada consigo mesma, usa essa pequena fraqueza para voltarao vício. Lembre-se: você estará lutando contra um dos vícios mais fortes e difíceis deabandonar, então não seja tão drástico, pois, não é o ideal, mas “escorregar” uma ou

duas vezes não é o fim do mundo! Seja forte e otimista! Queira acima de tudomelhorar sua saúde! Depois de alguns dias sem os efeitos nocivos do cigarro, ao subira primeira escada, ou caminhar uma distância um pouco maior, você sentirá osbenefícios ao respirar sem dificuldade e aí, todo o esforço terá valido a pena!

Para que serve a kava kava?

Esta planta, originária do sul do Pacífico, pertence à família das pimentas e é muito usada hámais de 3 mil anos pelos nativos de ilhas polinésias e da Malásia, em cerimónias religiosas e notratamento de doenças, devido ao seu efeito sedativo. Durante rituais, o efeito relaxante da  

kava kava era interpretado como uma espécie de transe.

Indicações de uso

Atualmente, a planta vem sendo muito utilizada nos casos de nervosismo, ansiedade equalquer outro que envolva o sistema nervoso, como angústias, agitação, ansiedade einsónia. É considerada um ansiolítico natural e suas propriedades também servem comorelaxante muscular, em casos de tensão.

Os efeitos ansiolíticos da kava kava vêm sendo estudados e comparados aos medicamentosbenzodiazepínicos, como o Valium, Lexotan, etc., só que a kava kava apresenta vantagens, já

que não oferece efeitos colaterais como estes medicamentos, tais como sonolência ediminuição das atividades mentais.

Como é usada a kava kava?

São as partes das raízes e caule abaixo da terra que são utilizados para fazer extratos, bebidas,cápsulas, tabletes e soluções tópicas.

Contraindicações

Apesar dos estudos garantirem as propriedades da planta quanto a essas aplicações, seu uso

também tem contraindicações, já que a planta, se usada de forma contínua ou em excesso,tem efeitos nocivos sobre o fígado, o que causa icterícia (“amarelão”), poden do ocasionartambém a insuficiência hepática, o que pode até levar à morte. Além disso, a planta não podeser utilizada por gestantes ou lactantes, nem por quem sofre com Mal de Parkinson, já que seuefeito nesses casos interagem com os medicamentos usados para o tratamento da doença.Também tem sido associada a casos de distonia, movimentos musculares involuntários ouespasmos musculares.

Por isso, o uso da kava kava deve ser indicado e controlado por médico e a venda apenas comreceita, como qualquer outro ansiolítico. Os cuidados ao usar esse medicamento incluemaqueles tomados ao utilizarem-se outros medicamentos calmantes, tais como: não operar

máquinas ou dirigir quando fizer uso da kava kava.

Page 23: Chás, ervas e infusões

7/29/2019 Chás, ervas e infusões

http://slidepdf.com/reader/full/chas-ervas-e-infusoes 23/23