Choque de civilização

10
Choque de Civilizações

description

Trabalho desenvolvido por alunos do terceiro ano do Ensino Médio da E.E. Dr. Carlos Augusto de Freitas Villalva Jr.

Transcript of Choque de civilização

Page 1: Choque de civilização

Choque de Civilizações

Page 2: Choque de civilização

INTRODUÇÃO

O trabalho que será apresentado a seguir tem como objetivo explorar as idéias de Samuel Huntington, a respeito do choque entre as civilizações e suas conseqüências no atual cenário mundial.

Page 3: Choque de civilização

Samuel Phillips Huntington nasceu em Nova Iorque. Cientista e Político Influente, tornou-se mundialmente conhecido por sua polêmica teoria:

Page 4: Choque de civilização

“CHOQUE DE CIVILIZAÇÕES”

Após a publicação de seu artigo em uma revista em 1993, gerou tanta polêmica que em 1996 foi lançado o livro onde sua tese foi ampliada.

Page 5: Choque de civilização

Choque de civilizações é uma teoria segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão as principais fontes de conflito no mundo pós-guerra fria.

Alguns teóricos e autores argumentavam que os direiros humanos, a democracia liberal e a economia capitalista de livre mercado se haviam tornado a única alternativa ideológica após o fim da Guerra Fria. Para Huntington, nesse mundo, os conflitos mais abrangentes, importantes e perigosos não se darão entre classes sociais, ricos e pobres, ou entre outros grupos definidos em termos econômicos, mas sim entre povos pertencentes a diferentes entidades culturais.

Page 6: Choque de civilização

Vermelho escuro: Civilização sínica ou chinesa - Seria civilização baseada principalmente na cultura da China e regiões.Vermelho: Civilização nipônicaou japonesa - Seria a civilização centrada na região do Japão, e única civilização com somente um país, possui cultura autônoma. Laranja: Civilização hindu- Seriam os países que tem o hinduísmo como religião predominante, como a índia.Amarelo: Civilização budista - Seria composta pelos países asiáticos na qual o budismo é a religião predominante.Verde: Civilização islâmica - Seria a civilização constituída pelos países que têm o Islã como religião predominante, e que por vezes falam a língua árabe. Localiza-se principalmente na península arábica e norte da África.

Azul escuro: Civilização Ocidental - Provavelmente seria a maior das civlizações, consiste nos países na América e na Europa ocidental, e outros países que têm o Cristianismo como religião predominante.Roxo: Civilização latino americana - Seria uma subdivisão da civilização ocidental, constituída pelos países independentes da América Latina que tem uma pequena distinção cultural e social.

Azul claro: Civilização ortodoxa - Seria a civilização de países que têm como religião predominante a doutrina ortodoxa do Cristianismo, constituída principalmente pela Rússia e pelo Leste Europeu.Marrom: Civilização subsaariana - Seria uma civilização relativamente grande, formada pelos países africanos localizados ao sul do deserto do Saara, predominamente cristãos.

Page 7: Choque de civilização

Se nos basearmos nesta teoria, veremos que vários eventos recentes evidenciam as imensas diferenças de valores e práticas do chamado mundo ocidental e do universo regido pelo Islã fundamentalista. O choque revela que, em determinados momentos, pessoas e culturas não reconhecem mais as crenças alheias e, em caso extremo, nem mesmo o direito de existência dos demais. No caso da intransigência islâmica, os choques são facilmente reconhecíveis em situações recentes, como o 11 de Setembro e os violentos protestos em países do Oriente Médio contra uma simples declaração do papa Bento XVI ou contra charges representando o profeta Maomé.

O que leva a isso? Em geral, o fundamentalismo torna-se um problema porque exige que seus seguidores vivam conforme suas leis rígidas. Essas normas devem ser seguidas à risca e aplicadas a todas as dimensões da vida. O problema é que o contato com fatos novos e com pessoas que carregam ideologias diferentes exigem transigência e flexibilidade.

As religiões promovem a separação em relação às demais religiões. É claro que as pessoas também se dividem em torno de crenças políticas e ideológicas. Mas, quando tratamos de crenças políticas, podemos ao menos discuti-las. Com a religião não é assim. Por definição, a religião é baseada na fé. Você apenas diz: "Eu acredito porque acredito". E logo surgem aqueles que acrescentam: "Se você acredita em algo diferente, então vou matá-lo".

Page 8: Choque de civilização

CONCLUSÃO

As civilizações Ocidental e Islâmica, seriam as únicas com intenções de expansão e pretensões universalistas e por isso encontram-se constantemente em confrontos e disputas culturais, políticas e ideológicas.

Huntington sustenta que a história da humanidade seria a história dos choques de civilizações que estaria ainda longe de terminar.

Porém, com a globalização hoje podemos encontrar hindus, confucionistas, ortodoxos, etc. em praticamente todos os países do mundo. De fato, embora as concentrações geográficas sejam evidentes, as civilizações são maiores e mais complicadas do que isso. Em verdade estão espalhadas pelo mundo todo de maneira ideológica e histórica não respeitando muito fronteiras nacionais.

Page 9: Choque de civilização

INTEGRANTES

Aline Pereira dos Santos Nº 01Deborah Januario Alves Nº 13Lucas Ramilo Nº 28Wellington dos Reis Nº 39William Tad Nº 40

Page 10: Choque de civilização

http://pt.wikipedia.org/wiki/Choque_de_civiliza%C3%A7%C3%B5es

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/choque_civilizacoes/perguntas_respostas.html

http://professorttavares.blogspot.com/2011/05/vamos-entender-islamismo-e-terrorismo.html

http://www.editoras.com/objetiva/130-6.htm

http://colegioparthenon.blogspot.com/2010/08/roteiro-de-estudos-de-geografia.html

http://www.rascunho.net/critica.php?id=1515

BIBLIOGRAFIA