Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA...

12
Desde 2008 | correiocarioca.com.br | Ano VIII | Nº 94 | novembro de 2015 Mundo evangélico com estilo. Lanches práticos. Culinária Pág. 5 Foto: divulgação da Cia de Teatro Contemporâneo Moda Pág. 3 O que esperar de um curso de atores hoje? A Cia. de Teatro Contemporâneo possui teatro, forma talentos, promove campeonatos e ainda faz troca de experiências internacionais. Pág 4 e 7 Atualize-se! Sexualidade Pág. 9 Um mundo que abre! Cachaças com “desconto”. Cidade Pág. 10 Teatro Pág. 12 A história das Olimpíadas. Esporte Pág. 10 TEATRO INTERNACIONAL TEATRO INTERNACIONAL

Transcript of Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA...

Page 1: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

Desde 2008 | correiocarioca.com.br | Ano VIII | Nº 94 | novembro de 2015

Mundo evangélico com estilo.

Lanches práticos.

Culinária Pág. 5Foto: divulgação da Cia de Teatro Contemporâneo Moda Pág. 3

O que esperar de um curso de atores hoje? A Cia. de Teatro Contemporâneo possui teatro, forma talentos, promove campeonatos e ainda faz troca de experiências internacionais. Pág 4 e 7

Atualize-se!

Sexualidade Pág. 9

Um mundo que abre!

Cachaças com “desconto”.

Cidade Pág. 10 Teatro Pág. 12

A história das Olimpíadas.

Esporte Pág. 10

TEATRO INTERNACIONALTEATRO INTERNACIONAL

Page 2: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA2 CORREIO CARIOCA

Informe PublicitárioATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

Page 3: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

3ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

TERCEIRA IDADEMUNDO EVANGÉLICO COM ESTILO

CURIOSIDADES

O problema que mais acomete as pessoas nes-ta faixa etária é a doença periodontal (aquela em que os dentes vão se abalando por causa do tártaro ou outros fatores) que provoca o uso das famosas próteses (dentaduras, pererecas, ou como queiram chamá-las). É aí que começa o problema, pois pró-tese nunca será dente.

Muitas vezes, nesse momento, a pessoa resiste e pede para manter um trabalho que não tem mais jeito (exemplo: uma ponte fixa, que não pode ser mantida com os dentes abalados). Então, recomen-da-se fazer uma prótese inteira que, às vezes, ma-chuca sendo necessário ajustá-la. Quando são pro-visórias e colocadas logo após a extração do dente não ficam muito justas, já que a gengiva vai “mur-chando”, e conseqüentemente a dentadura “afrou-xando”. Para resolver este empecilho é importante aguardar algum tempo até que a prótese definitiva possa ser colocada.

Por isso tudo eu digo que é necessário ter “pa-ciência de monge”, pois perder dentes não é coisa fácil. As pessoas ficam angustiadas, deprimidas e irritadas. Mas como é preciso banir esta doença da boca deve existir o esforço de aceitar e tentar acos-tumar-se à mudança.

Quando está muito difícil eu indico o implan-te dentário, que dependendo da saúde do paciente, pode ser feito.

Espero que esta coluna ajude a esclarecer suas dúvidas e peço: tenham paciência, pois esta é uma fase difícil na vida do ser humano.

Beijos,Dra. Renata Pescadinha

Nesta matéria do mês de novembro, você irá conhecer as principais novidades de roupas e acessórios para as mulheres cristãs ficarem cada vez mais fashion.

A moda evangélica vem se destacando no mundo por apresentar peças discretas, comportadas e ainda por propor-cionar o bem estar, mas com muita feminilidade. Peças com tecidos leves e refrescantes, garantem conforto para os dias quentes. A palheta de cores procura incorporar a mesma le-veza, através de tons suaves como amarelo, verde, rosa, azul, branco, lilás e florais. A saia midi é uma boa opção. Por apre-sentar um comprimento discreto, essa tendência surgiu nos anos 60, mas agora aparece num corte mais moderno e ro-mântico, deixando levemente a cintura marcada, apresentan-do um look sexy sem parecer vulgar.

O vestido floral aprece em vários comprimentos: os curtos realçam as pernas. Para as mocinhas discretas, a calça legging é uma boa escolha, acompanhado de uma sandália rasteiri-nha, de salto baixo ou tênis. Já os longos, destacam-se pelo caimento amplo, podendo se usar tanto de dia como à noite.

A consultora de moda e estilista Bruna Lioncio relata que o slip dress, o famoso vestido camisola contraposto com peças de peso, é uma boa opção, pois com sobreposição cai muito bem. Eles aparecem com tecidos leves, como seda, em cores bem fresh.

As bermudas e calças ganham modelagens amplas, com estilo evasê, de corte reto, com ou sem bolso. Com tecidos nobres, e versáteis, as bermudas podem ser usadas em am-bientes informais, mas também em eventos mais sofisticados, situações na qual peças em couro, jacquard ou mesmo paetê são melhores alternativas. Na hora de montar a produção, o importante é se sentir segura e confiante, mas acima de tudo é estar em paz com o mundo e consigo.

Por Eliz FrançaContato: [email protected] e 97961-0456.

O PAÍS DOS FERIADOS

No mundo todo existe feriado, como o dia 1º de maio, Dia do Trabalho, único feriado não religioso comemorado em todo o mundo. Mas dizem que no Brasil há feriados demais, o que provoca alvoroço, com muitos a favor e outros contra. Veja algumas curiosidades relacionadas aos feriados.

CARNAVAL NÃO É FERIADO

Você sabia disso? Em diversos países, incluindo o Brasil, existem alguns dias chamados de feriados móveis, que o são por dependerem da Páscoa, que é celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do hemisfério Norte. Assim, a Páscoa pode variar a cada ano. E como alguns feriados contam dias a partir da páscoa, estes passam a ser móveis no calendário, como a Sexta-Feira Santa e Corpus Christi.

Já o badalado carnaval não é um feriado obrigatório como se pensa. Na verdade, apesar de parar praticamente o Brasil inteiro, ele é facultativo, pois não existe nenhuma lei que institui oficialmente o feriado de carnaval. Portanto, se o seu chefe exigir que você trabalhe no Carnaval, não adianta reclamar. Ele pode ser chato, é bem verdade, mas a lei está do lado dele.

CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Ho-menageia-se nessa data a memória do líder negro Zumbi dos Palmares. Não é feriado nacional oficial essa data, mas ela é festejada em centenas de municípios brasileiros. Curiosamente, uma das cidades que não é parada no Dia da Consciência Negra é Salvador, a capital com maior por-centagem de negros do país.

Page 4: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA4 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

O QUE SE ESPERA DE UM CURSO DE ATOR HOJE?

O que se espera de um curso de ator hoje? Que tenha bons professores e bom ensino? Convênios no exterior e proporcione oportunidades aos seus alunos?

Visitamos essa semana a Sede da Cia. de Teatro

A Companhia de Teatro Contemporâneo é praticamente completa. Possui sede própria, teatro, forma talentos, promove peças e campeonatos e ainda contribui

para a globalização teatral, com troca de experiência internacional.

CONTINUA NA PÁGINA 7

Contemporâneo. Um lugar aconchegante e cheio de histórias pela parede. Conversando com os coordena-dores Dinho Valladares e Aline Bourseau ficamos sa-bendo que já passaram mais de cinco mil pessoas que exercitaram os seus talentos e tiveram a possibilidade de viver outras experiências. Segundo eles, o curso transforma a pessoa que passa por lá e os torna um in-dividuo melhor.

Mas além disso tudo ainda tem mais! A Cia. está abrindo agora sua nova vertente, uma produtora de ví-deo, e devem estrear sua primeira produção, totalmente feita pelo Curso Profissionalizante de Ator, com atores profissionais já formados pelo curso. Um feito diferen-ciado para um curso.

Mas vocês acham que eles param por ai? Ainda em

Foto: divulgação da Cia de Teatro Contemporâneo

Page 5: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

5ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

PIZZA PRÁTICAIngredientes massa: 1 copo grande de leite morno, 2 table-tes de fermento de pão, 100 gramas de margarina, 3 colhe-res (sopa) de óleo, 1 ovo inteiro, 1 colher (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de sal e farinha de trigo o quanto precisar.Modo de fazer massa: coloque todos os ingredientes numa bacia com exceção da farinha. Logo depois vá colocando a farinha, aos poucos, até a massa soltar das mãos e da bacia. Trabalhe bem a massa, delicadamente, deixando-a descan-sar, coberta com um pano, por mais ou menos 45 minutos.Observação: não é preciso untar as formas.Recheios: a gosto, salgados ou doces.

TORTA DE PRESUNTO Ingredientes massa: 3 tabletes de manteiga com sal e 1 qui-lo de farinha de trigo.Modo de fazer massa: amasse os ingredientes com as mãos até chegar ao ponto de empadão. Forre um tabuleiro com a massa bem esticada e reserve. Ingredientes recheio: 1 lata de creme de leite gelado e sem soro, 4 gemas, 4 claras e 250 gramas de presunto picado.Modo de fazer recheio: bata as 4 claras em neve e misture aos outros ingredientes mexendo bem até tudo ficar bem envolvido.Coloque então o recheio por cima da massa que está no ta-buleiro e leve para assar em forno médio.

PIZZA DE PÃO Ingredientes: 1 pão de forma, 4 tomates, azeite, orégano, sal e 300 gramas de mussarela.Modo de fazer: unte um tabuleiro e coloque as fatias de pão bem juntas, preenchendo todos os espaços. Regue as fatias com azeite, por cima coloque os tomates cortados em fatias, salpique um pouco de sal em cada uma das rodelas de to-mate, regue com mais azeites e cubra tudo com a quantida-de de orégano a gosto. Leve ao forno para assar até derreter a mussarela.

SALVE VIDAS. DOE SANGUE!

Page 6: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA6 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

Page 7: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

7ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

O teatro te espera na pág 12!

novembro vão receber um grupo de teatro de improviso IMPROKANDI, da Suíça. Também vão apresentar no CCBB, dentro da Mostra Estudantil, uma das peças de formatura do curso desse ano, O RINOCERONTE, de Ionesco, que ganhou prêmio de melhor figurino, melhor cenário e teve a indicação de melhor atriz coadjuvante para AMANDA BOUGLEUX (aluna do curso), no Fes-tival de teatro do Rio de Janeiro. Também, a partir de 2016, vai abrir um núcleo de dublagem dentro do curso. E você acha que para por aí? Estão preparando uma ex-cursão para Santiago do Chile, para a disputa do Festi-val Estudantil de Improvisação; em janeiro, vão estrear duas peças de formatura do curso, ASSIM É SE LHE PARECE, do Pirandello, e LULU, de Frank Wedekind.

Acha que acabou? Pois ainda tem uma das maiores tradições da Cia. de Teatro Contemporâneo, a peça in-fantil OS PIRATINHAS E A PRINCESA DO CARIBE! Isso tudo sem deixar de citar o conhecido CAMPEO-NATO CARIOCA DE IMPROVISAÇÃO. Todas essas atividades diferenciadas é que nos fizeram colocá-los na capa do nosso jornal, afinal, qual cidade possui uma companhia de teatro tão completa assim? Há cidades, no Brasil e exterior, morrendo de inveja.

Sede da Cia de Teatro Contemporâneo – Rua Conde de Irajá 253. Tel: 2537-5204 | www.ciadeteatrocontem-poraneo.com.br.

TEATRO ATÉ NO EXTERIORFoto: divulgação da Cia de Teatro Contemporâneo

Page 8: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA8 ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

Page 9: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

9ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

ATUALIZE-SE!

Abrimos espaço para tirar dúvidas. Caso tenha alguma, envie email para [email protected] e

aguarde a publicação. Sigilo absoluto. Drª Ana Paula Veiga - Sexóloga

Tel: 2567-9181/ 7949-7233.

GOSTA DE VIAJAR? VEJA A PÁGINA 12!

Sexo no Cativeiro, de Esther Perel, fala sobre quanto a intimidade é nociva aos relacionamentos. Pensemos na lei da oferta e da procura: quando a oferta é infinita, o seu valor cai. A autora afirma que o erotismo precisa de uma distân-

dade em nome do amor. Quando a intimidade é sinônimo de fusão, não é a falta, mas o excesso da proximidade, que impede o desejo.

Quando dois vira um, não há ninguém com quem se cia, um espaço entre o eu e o outro. Mas lembremos que sexo e afeto se colocam em esfera e impor-tância distintas e nos puxam para lados contrários.

Sem perceber, casais sacrificaram a paixão em nome da estabilidade. Contri-bui para isso as pró-prias dinâmicas de um relacionamento que não colaboram muito para o sexo. Aquilo que é fonte de conflito fora da cama, poder, controle, vulnerabilidade, é desejável se expe-rimentado através do corpo e erotizado. Como separar algo que está tão misturado? Mais. Como esperar que o nosso relacionamento nos proteja dos perigos do mundo se o amor é intrinsicamente instável? Criamos artifícios para isso: co-locamos limites, impomos regras e criamos previsibilidades.

A mesma base do conhecido que traz a paz doméstica, orquestra o tédio. E muito disso se dá pelo fato de que gos-tamos de neutralizar a complexidade do outro em nome da nossa segurança. Estreitamos nosso parceiro, ignoramos partes essenciais para colocarmos ordem na casa. Também nos reduzimos, abrimos mão de blocos da nossa personali-

ligar e onde não se tem nada para esconder, não há nada a procurar: esse é o lema do desejo, que está mais interessado em onde pode estar do que onde este-ve. A paixão está intimamente ligada ao nível de incer-teza que você está

disposto a tolerar. Assim, tolerar a própria individualidade é fundamental para manter o desejo do lado de dentro da relação. Não esqueçamos que o fogo também precisa de oxigênio para se alimentar.

Page 10: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

correiocarioca.com.brANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br CORREIO CARIOCA10 CORREIO CARIOCA

EDIFÍCIO OPEN (Prédio Comercial)Rua 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel.

TEMPERO CASEIRORua Jorge Rudge, 12 – Vila Isabel. Tel. 3872-1594.

CONDOMÍNIO VARANDAS DA VILARua 28 de Setembro, 86 – Vila Isabel

JULIO’S COIFFEURAv. 28 de Setembro, 134 – Vila Isabel. Tel. 2568-4995.

SALÃO TOP VILARua Sousa Franco, 386 A – Vila Isabel. Tel. 2577-4252.

CONDOMÍNIO VILA SPACE CENTERRua Sousa Franco, 425 - Vila Isabel. Tel. 3879-0728

PADARIA VILLAS GARDENAv. 28 de Setembro, 253/255 – Vila Isabel. 2234-7734

VILA SHOPPING – GALERIA 226Av. 28 de Setembro, 226- Vila Isabel.

ÓTICA APOLOAv. 28 de setembro, 258 lj D – Vila Isabel. Tel. 2576-0726.

OFFICE PHOTOCOPY TRADER. Teodoro da Silva, 507 A – Vila Isabel. Tel. 2576-3099.

VILA TRADE CENTERRua 28 de setembro, 389 – Vila Isabel.

VILA TRADE SQUARER. Barão de São Francisco, 373 - Vila Isabel. 3879-5600.

CENTRO EMPRESARIAL THE OFFICER. Visconde de Santa Isabel, 20 – Vila Isabel. Tel. 3879-5570

CONDOMÍNIO VILA TRADE OFFICER. Barão de São Francisco, 322 – Vila Isabel. 2576-4624.

PARCEIROS DO CORREIO CARIOCAPegue seu exemplar nestes pontos e consuma seus serviços. Eles são recomendados pelo Correio Carioca e contribuem com o bairro.

SEBO LIVROS EREVISTA – NOVOS E USADOSRua Luís Barbosa, 14 – Vila Isabel. Tel. 2298-9297.

LOJA EDUARDO - MERCEARIARua Vega, 16, loja 02 – Tijolinho – Vila Isabel. 2578-7555

GALERIA SAN REMORua Barão de Mesquita, 891 – Andaraí. Tel. 2238-3986.

NUTRIDEAL TORTASRua Uruguai, 151 – Andaraí. Tel. 2208-4908.

CRIE FABRIKR. Barão de Mesquita, 663, lj 18 – Andaraí. Tel. 3507-7689.

ENCANTO DOS ORIXÁSRua Farias Brito, 8, loja C – Grajaú. Tel. 2571-4566.

GRAJAÚ TÊNIS CLUBEAv. Engenheiro Richard, 83 – Grajaú. Tel. 2577-2365.MUNDO VERDE GRAJAÚRua Barão de Mesquita, 1061 – Grajaú. Tel. 2258-7065.

LOTERIA DO MATHEUSRua Barão de Mesquita, 948 – Grajaú. Tel. 2571-9852.

RENASCER LOTERIASPraça Edmundo Rêgo – Grajaú. Tel. 2571-3713.ANTUNES LOTERIASRua Uruguai, 329 – Tijuca. Tel. 2575-9453.

DISK KI-SOPARua Desembargador Izidro, 49 B – Tijuca. Tel. 3684-1211.

LABORATÓRIO RICHETRua Pinto de Figueiredo, 55 lj A – Tijuca. Tel. 3184-3000.

LIVRARIA ELDORADORua Conde de Bonfim, 383, lj B – Tijuca. Tel. 2569-4747.LOTERIA CHIANELLORua General Roca, 894 – Tijuca. Tel. 2568-0384.

VILA CENTER SHOPPING Rua Silva Pinto, 49.

MARINA’S ADVANCED – INSTITUTO DE BELEZARua Conde de Bonfim, 746 lj A – Tijuca. Tel. 2278-3809.

HOSPITAL DOS ÓCULOSR. Conde de Bonfim, 310, lojas C e D - Tijuca. 2234-0265

CENTRO COMERCIAL SAENS PEÑAR. Conde de Bonfim, 310 - Tijuca 2568-5993

EDIFÍCIO SAENS PENA MEDICAL CENTERRua Conde de Bonfim, 255 – Tijuca. Tel. 2196-0255GALERIA THOR

Rua Conde de Bonfim, 142 - lj 13– Tijuca.

ESPAÇO DAS ARTES DE A a ZRua Araújo Pena, 88 – Tijuca. Tel. 3872-3735

DENTISTA MONIQUERua Major Ávila, 455 / lj G – Tijuca. Tel. 3474-4757

ESTRELUZRua Santo Afonso, 153 / lj A – Tijuca. 3359-5305

CRECHE E ESCOLA PEQUENO POLEGARRua Carvalho Alvim, 653 – Tijuca. Tel. 3172-3003.

CONSULTÓRIO DENTÁRIO DR. RAFAELRua Costa Pereira, 3 – Tijuca. 3904-4844.

ELETRICISTA JAIRTv. Soledad, 32 - Maracanã. 3149-8988 / 99553-2777.

AULAS PARTICULARES R. Maxwell, 202 - Vila Isabel. Tel: 2572-7510 / 9133-0406

IMANTADO DIGITALR. São Francisco Xavier, 228 B Tijuca. Tel. 2179-8236

ATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!

HISTÓRIA DAS OLIMPÍADASQuando as antigas cidades-estado da Grécia começa-

ram a realizar eventos esportivos documentados, corria o ano de 776 a.C. Porém, muito antes disso os cidadãos gre-gos já realizavam variadas disputas esportivas em honra a Zeus, seu deus máximo, e como forma de exercitar os corpos e melhorar a saúde de seus praticantes.

Nesses tempos remotos, a Grécia não era um país uni-ficado como é nos dias de hoje. Suas muitas cidades-esta-do viviam travando batalhas. Porém, durante a realização dos jogos olímpicos uma trégua era estabelecida e cida-dãos de vários pontos da Grécia podiam ir até a cidade de Olímpia para competir.

As primeiras olimpíadas foram realizadas com várias modalidades de atletismo, como corrida, arremesso de disco e salto em distância, além de outras, como a tradi-cional luta e até mesmo com corrida de cavalos. Estabe-leceu-se, à época, que os jogos seriam disputados a cada quatro anos.

Os últimos jogos olímpicos da antiguidade foram re-alizados no ano 392 d.C., quando a Grécia, sob domínio romano teve que acatar a decisão do imperador Teodósio I, que, convertido ao cristianismo, proibiu qualquer adora-ção a outros deuses e festas pagãs, incluindo a olimpíada.

Depois de o espírito olímpico ter adormecido por aproximadamente 1500 anos, sob influência do francês Pierre de Coubertin, as competições voltaram a ser rea-lizadas em 1896. O local escolhido para as disputas não poderia ser outro senão Atenas, capital da Grécia. Contu-do, na modernidade, como forma de integração, os jogos foram abertos a todas as nações do planeta.

CACHAÇA É TEMA DE FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO

Consagrado como importante produto cultural do Brasil, a cachaça foi tema, em meados de outubro, do Fórum Perma-nente de Desenvolvimento Estratégico do Estado - Jornalista Roberto Marinho, realizado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Além de debate sobre incentivos fiscais a produtores da bebida, a primeira-dama do Estado, Maria Lucia Horta Jar-dim, apresentou o projeto do Museu da Cachaça, que deve-rá apresentar a cariocas e visitantes o potencial histórico do produto.

O evento, coordenado pelo deputado estadual Paulo Ra-mos, contou ainda com a participação de fabricantes e dis-tribuidores de rótulos fluminenses, representantes de órgãos parceiros, entre os quais Sebrae e Inmetro, e do secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, que destacou a força do produto no incremento da atividade turística do Estado, sendo responsável por atrair visitantes nacionais internacionais.

“A cachaça é um produto de alta qualidade e que precisa ser trabalhado assim como o Rio Grande do Sul atuou com o roteiro dos Vinhedos que, juntamente com Gramado, recebe, hoje, o mesmo número de turistas que nós. A secretaria de estado de Turismo está à disposição para acelerarmos o pro-cesso de roteiros para as regiões produtoras e colaborar para uma divulgação especifica do produto”, destaca o secretário.

Nilo Sergio disse ainda que marcará uma reunião com os representantes dos hotéis de 3 a 5 estrelas do Rio de Janeiro para que os produtores da cachaça possam, através de pales-tras, entender a importância da cachaça não só industrializa-da, como também artesanal. A questão da isenção do IPTU e taxa de emissão do alvará de microcervejarias, conquistada

pelos produtores de cerveja do município de Nova Friburgo, foi outro ponto destacado pelo secretário.

“A conquista dos cervejeiros de Nova Friburgo tem que ser comemorada. É uma mostra do reconhecimento do produto como acelerador de desenvolvimento econômico e turístico para a região. É importante que os gestores dos municípios produtores de cachaça reconheçam nessa ação um importante estímulo para o crescimento da produção da cachaça”, explica.

A presidente da Apacerj – Associação dos Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro, Kátia Espírito Santo, destacou que a cachaça é protegida como indicação geográfi-ca, ou seja, ela só pode ser produzida no Brasil.

“É o primeiro destilado da América. Apesar de nossa produção corresponder a 0,6% da nacional, temos um papel destacado na exportação. 14% do que fabricamos é enviado para fora do Brasil.

Responsável por 8% do volume nacional de exportação do produto, Rio de Janeiro discute impac-tos econômicos e desenvolvimento da cachaça como atrativo turístico

Page 11: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

11ANUNCIAR: 3681-5302correiocarioca.com.brCORREIO CARIOCA

AULAS

CONTABILIDADE

SOM, IMAGEM E INFO

RELIGIÃO E ESOTERISMO

DIREITO

LIVRO

SAÚDE

GUIA DE PRODUTOS E SERVIÇOS

GRÁFICAS E PAPELARIAS

GASTRONOMIA

ESTÉTICA

SEGURANÇA

REFORMAS

Page 12: Cidade Pág. 12 Cachaças com Um mundo TEATRO … · CONTRADIÇÃO NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA Curioso mesmo é o que ocorre na merecida homena-gem de 20 de novembro, Dia da Consciência

ANUNCIAR: 3681-5302 correiocarioca.com.br12 CORREIO CARIOCAATENÇÃO! O JORNAL NÃO TEM VENDEDOR EXTERNO!Informe Publicitário

TEATRO – UM MUNDO QUE ABRE

A Cia. de Teatro Contemporâneo (CTC) realmente faz a diferença quando a questão é comprometimento com a qualidade e des-ta forma abre oportunidades únicas para aqueles que fazem essa escolha de vida.

Agora, em novembro, a CTC lançará a sua primeira web série baseada na peça Quando a Libido Ataca! Uma divertida co-média de costumes que trata de encontros e desencontros de casal. O primeiro capí-tulo conta a história de Sonaira, uma moça “encalhada”que quer arranjar um namorado a qualquer custo. A web série é uma pro-dução do curso profissionalizante de for-mação de ator que cada vez mais promove projetos e abre oportunidades para seus alu-nos e ex-alunos. A web série está recebendo um tratamento profissional e contou com a direção de Dinho Valladares e a edição de Luciano Martins.

O maior compromisso da CTC é a for-mação do ator/artista criador e, como tal, as oportunidades de intercâmbios que a CTC promove são inúmeras. Por isso, em no-

vembro, acontece o Festival Internacional de Improv, que já está na sua 5ª edição, e tere-mos a honra de receber grandes companhias internacionais, como os IMPROVKANDY, da Suíça, e LOS PELAFUSTANES, de Cór-doba, Argentina, que participarão do Campe-onato Internacional de Improvisação e ainda apresentarão seus espetáculos próprios da Cia. Será um grande evento que comportará ofici-na, mesa redonda de discussão e espetáculos, tudo de responsabilidade da Cia. de Teatro Contemporâneo, que não conta com nenhum patrocínio. O Festival acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro e a programação estará disponível no site www.ciadetreatrocontem-poraneo e na página do Facebook. Festival Internacional de Improvisação.

Sobre o curso profissionalizante de for-mação de ator, as inscrições para 2016 já começaram. Não perca tempo! Se você quer realmente uma formação que valha à pena e comprometida, entre no site ou ligue para 21 25375204 / 21 31725201 e se informe. São apenas 20 vagas por turma.

CIDP BUSCA MULHERES PARA AVALIAR EFICÁCIA DE HIDRATANTE

Por Dayanne Jadjiski, da CIDP

O CIDP (Centro Internacional de Pesquisas Farmacêuticas, na sigla em francês) realizará neste mês de novem-bro uma pesquisa para avaliar um hidra-tante facial e corporal. A pesquisa tem duração de 56 dias e os participantes fa-rão três avaliações com dermatologista durante esse período.

Podem participar deste estudo mu-lheres de 18 a 60 anos, que tenham pele mista ou oleosa com tendência a cravo ou espinha. Elas também precisam ter pele branca ou morena clara e devem aceitar não aplicar cosméticos no rosto que possam interferir na avaliação da pesquisa, como base ou pó, por exem-plo. Maquiagem para lábios e olhos é permitida.

Os interessados em participar devem

Interessadas em participar podem se inscrever durante este mês.Foto: Google Images

comparecer ao centro de pesquisas em uma terça-feira para realizarem o cadas-tro e avaliação com a dermatologista. O atendimento será realizado das 9h30 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2222-0480, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo Facebook: www.facebook.com.br/CIDPBrasil. Pela participação na pesquisa, os voluntários receberão um ressarcimento de R$ 90,00.

CIDP - O CIDP é centro de pesquisas especializado em dermatologia e realiza testes clínicos com diversos cosméticos, como protetores solares, hidratantes, desodorantes, cremes antirrugas, ma-quiagem e produtos para cabelos. Com sede nas Ilhas Maurício, na Ásia, o cen-tro também conta com filiais na Índia, Romênia, Singapura e no Brasil, especi-ficamente no Rio de Janeiro.

Informe Publicitário