CIDADES CRIATIVAS ==> CRIATIPÉDIA

1
CRIATIPÉDIA Helga Tytlik Tucunaré Desenvolvimento Cultural e Criativo CIDADES CRIATIVAS [email protected]. br Cidades criativas apresentam 3 características essenciais: 1) INOVAÇÕES – capacidade de solucionar problemas e antecipar oportunidades das mais diversas ordens; 2) CONEXÕES – as mais diversas: entre pessoas e seus espaços e identidades; entre a história urbana, o contexto presente e uma estratégia futura; entre áreas da cidade; entre a cidade e o mundo; entre setores e agentes públicos, privados, da academia, da sociedade civil, em um pacto de governança concertada. 3) CULTURA – pelo que apresenta de mais intrinsecamente simbólico, pela identidade, pelos valores compartilhados; mas cultura também por seu impacto econômico e pela geração de um ambiente propício à eclosão da criatividade,do pensamento lateral, da ampliação do repertório, do olhar sob novos ângulos. A gestão de uma cidade criativa requer uma governança Fonte: CIDADES CRIATIVAS – Ana Carla Fonseca – SESI-SP editora

Transcript of CIDADES CRIATIVAS ==> CRIATIPÉDIA

Page 1: CIDADES CRIATIVAS ==> CRIATIPÉDIA

CRIATIPÉDIAH

elg

a T

ytl

ikTu

cuna

ré D

esen

volv

imen

to C

ultu

ral e

Cria

tivo

CIDADES CRIATIVAS

cont

ato@

tucu

nare

.art

.br

Cidades criativas apresentam 3 características essenciais:1) INOVAÇÕES – capacidade de solucionar problemas e antecipar

oportunidades das mais diversas ordens;2) CONEXÕES – as mais diversas: entre pessoas e seus espaços e identidades;

entre a história urbana, o contexto presente e uma estratégia futura; entre áreas da cidade; entre a cidade e o mundo; entre setores e agentes públicos, privados, da academia, da sociedade civil, em um pacto de governança concertada.

3) CULTURA – pelo que apresenta de mais intrinsecamente simbólico, pela identidade, pelos valores compartilhados; mas cultura também por seu impacto econômico e pela geração de um ambiente propício à eclosão da criatividade,do pensamento lateral, da ampliação do repertório, do olhar sob novos ângulos.

A gestão de uma cidade criativa requer uma governança de amplo espectro, com agendas convergentes entre governo, sociedade civil e empresariado.

Fonte: CIDADES CRIATIVAS – Ana Carla Fonseca – SESI-SP editora