CIDADES, de S. João de Deus, · ... , que de sua mulher terá tido também dois filhos ... entanto...

17
CIDADES, de S. João de Deus, de Montemor-o-Novo §1 1. Vivia na parte baixa de Montemor-o-Novo, no séc. XV, um casal de modesta mediania cujo nome desconhecemos, que terá tido dois filhos, cujos nomes nos são igualmente desconhecidos: 2 1 N..., que segue. 2 2 N..., que segue no §2. 2. N..., que de sua mulher terá tido também dois filhos: 3 1 André Cidade, que segue. 3 2 Brás Cidade, que é mencionado no processo de canonização de S. João de Deus. Morreu solteiro e sem geração. 3. André Cidade, que vivia na Rua Verde de Montemor-o-Novo, da sua fazenda, segundo o processo de canonização de S. João de Deus, seu filho. Sua mulher, de cujo nome nenhuma das 37 testemunhas ouvidas no referido processo de canonização se lembrava, é referida mais tardiamente como sendo Maria Fernandes ou Teresa Duarte 1 , o que não podemos confirmar. Parece no entanto certo que a mãe do Santo era irmã de um Afonso Duarte, homem honrado e de boa vida, que parece ser o tio com quem S. João de Deus se encontrou quando, já adulto, voltou a Montemor, que lhe deu notícia da morte de sua mãe e do ingresso de seu pai no convento franciscano de Xabregas, onde também já havia falecido. Depois de viúvo, André Cidade ingressou no Convento de S. Francisco de Xabregas, em Lisboa, onde viveu e morreu, com aura de santidade, por volta de 1520, segundo a Agiologia Lusitana, de Jorge Cardoso. Foi seu filho, ao que parece único 2 : 1 O Padre Fr. Juan de los Santos, na sua Cronologia Hospitalaria (Madrid, 1716) afirma que a mãe era de apelido Duarte. É João Ameal, in Santos Portugueses (Porto, 1957), onde faz referência à obra do Padre Francisco de Castro Historia de la vida y sanctas obras de Juan de Dios, y de la institucion de su orden, y principio de su Hospital (Granada, 1588), que aventa a hipótese de que a mãe do Santo se chamava Teresa Duarte, morta pouco depois de o filho ter abandonado a casa paterna com oito anos, e afirma que João Cidade voltou a Montemor já adulto e aí encontrou seu tio Afonso Duarte (irmão de Teresa), que lhe deu notícia da sua morte e do ingresso de seu pai no Convento de Xabregas. 2 O Padre Francisco de Castro afirma que os pais de S. João de Deus ficaram sem filhos após a sua partida e nenhuma testemunha do seu processo de canonização nem nenhum autor referem a existência de irmãos do Santo.

Transcript of CIDADES, de S. João de Deus, · ... , que de sua mulher terá tido também dois filhos ... entanto...

CIDADES,deS.JoãodeDeus,

deMontemor-o-Novo§1

1. Vivia na parte baixa de Montemor-o-Novo, no séc. XV, um casal demodesta

medianiacujonomedesconhecemos,queterátidodoisfilhos,cujosnomesnossãoigualmentedesconhecidos:

21 N...,quesegue. 22 N...,quesegueno§2.2. N...,quedesuamulherterátidotambémdoisfilhos: 31 AndréCidade,quesegue. 32 Brás Cidade, que émencionado no processo de canonização de S. João de

Deus.Morreusolteiroesemgeração.3. André Cidade, que vivia na Rua Verde de Montemor-o-Novo, da sua fazenda,

segundooprocessodecanonizaçãodeS.JoãodeDeus,seufilho. Sua mulher, de cujo nome nenhuma das 37 testemunhas ouvidas no referido

processo de canonização se lembrava, é referidamais tardiamente como sendoMaria Fernandes ouTeresa Duarte1, o que não podemos confirmar. Parece noentantocertoqueamãedoSantoerairmãdeumAfonsoDuarte,homemhonradoe de boa vida, que parece ser o tio com quem S. João de Deus se encontrouquando,jáadulto,voltouaMontemor,quelhedeunotíciadamortedesuamãeedo ingresso de seu pai no convento franciscano de Xabregas, onde também jáhaviafalecido.

Depoisdeviúvo,AndréCidadeingressounoConventodeS.FranciscodeXabregas,em Lisboa, onde viveu e morreu, com aura de santidade, por volta de 1520,segundoaAgiologiaLusitana,deJorgeCardoso.

Foiseufilho,aoquepareceúnico2:

1 OPadreFr.JuandelosSantos,nasuaCronologiaHospitalaria(Madrid,1716)afirmaqueamãeera

deapelidoDuarte.ÉJoãoAmeal,inSantosPortugueses(Porto,1957),ondefazreferênciaàobradoPadreFranciscodeCastroHistoriadelavidaysanctasobrasdeJuandeDios,ydelainstituciondesuorden,yprincipiodesuHospital(Granada,1588),queaventaahipótesedequeamãedoSantosechamavaTeresaDuarte,mortapoucodepoisdeofilhoterabandonadoacasapaternacom oito anos, e afirma que João Cidade voltou aMontemor já adulto e aí encontrou seu tioAfonsoDuarte (irmãodeTeresa),que lhedeunotíciadasuamorteedo ingressodeseupainoConventodeXabregas.

2 OPadreFranciscodeCastroafirmaqueospaisdeS.JoãodeDeusficaramsemfilhosapósasuapartida e nenhuma testemunhado seuprocessode canonizaçãonemnenhumautor referemaexistênciadeirmãosdoSanto.

4. JoãoCidade(S.JoãodeDeus),quesegue.4. JoãoCidade(S.JoãodeDeus),fundadordaOrdemHospitaláriadoseunome.

OtúmulodeS.JoãodeDeus

naBasílicadomesmonomeemGranada Nasceuem8.3.1495emMontemor-o-Novo, naRuaVerde3. Terá abandonado a

casapaternamuitonovo,comoitoanos,segundooPeFranciscodeCastro,easuavidatemsidoobjectodeinúmerosescritosenarraçõesaolongodosséculos,peloquenãomecompeteaquirelataroseunascimentoouasuamilagrosamortenemasuapiedosaesantavida,passadaaoserviçodeDeusedospobresedoentes.

MorreuemGranada,Espanha,em8.3.1550,nodiaemquecompletava55anosdeidade. Foi sepultado comohábitode S. Franciscoeo seu corpoé veneradonaIgrejadoseuConventodeGranada,paraondefoitrasladadoem28.11.1660.

Foi beatificado pelo Papa Urbano VIII em 21.9.1630 e santificado pelo PapaAlexandreVIIem16.10.1690.

EmMontemor,nolocalondeseencontravaacasaemquenasceu,foifundadooConventodoseunomeem1607.

§2

2. N...,do§1,tevedesuamulher:

3 Segundo a Tábua Genealógica dos Cidades de S. João de Deus, de que o Dr. Eugénio Cunha e

Freitas me deu uma cópia dactilografada, que tem a anotação de que foi escrita pelo PadreVitorino José e impressa em Lisboa em 1740 e que constitui um extracto da grande folhagenealógico-monográfica que se conserva na Biblioteca Nacional de Lisboa, encadernada comoutrospapéis,sobotítulode"MemóriasGenealógicas",elevaacota2523Vermelho-História.

3. AndréLourençoCidade,quesegue.3. AndréLourençoCidade,nascidoemMontemor-o-Novoporvoltade1530,queé

ditoprimoco-irmãodeAndréCidade,paideS.JoãodeDeus,nodepoimentofeitoporseufilhonoprocessodecanonizaçãodoSanto.MorreuemMontemor-o-Novoem27.7.1593.

CasoucomMargaridaÁlvares,dequemteveosseguintesfilhos: 41 AndréÁlvaresCidade,nascidoporvoltade1555.Foia8atestemunhaouvida

noprocessodebeatificaçãoecanonizaçãodeS.JoãodeDeus,em4.7.1625.Aídeclaratermaisoumenos70anosequeseupaifoiprimoco-irmãodopaidoSantoequeconheceraBrásCidade,seuirmão.SMN.

42 Manuel,baptizadoem5.6.1571. 43 MariaCidade,baptizadanaparóquiadeNossaSenhoradaviladeMontemor-

-o-Novoem10.8.1572(ou1573?),segundooslivrosdeassentosdamesma.SMN.

44 AntónioÁlvaresCidade,quesegue.4. AntónioÁlvaresCidade,baptizadonaparóquiadeNossaSenhoradeMontemor-

-o-Novoem27.11.1574. CasoucomFilipaDias,dequemteveosseguintestrêsfilhos: 51 LuísÁlvaresCidade,quesegue. 52 CatarinadaVeiga,quesegueno§3. 53 MariadaVeiga,quesegueno§4.5. Luís Álvares Cidade, baptizado na paróquia deNossa Senhora deMontemor-o-

-Novoem25.8.1596,sendopadrinhosoLdo.BelchiorVieiraeCatarinaGonçalves. Casounamesma Igreja,em28.1.1618,com Isabel Lopes,dequemteveasduas

filhasseguintes: 61 MariaCidade,quesegue. 62 FilipaCidade,casadacomJoãoVidigal4,dequemteve: 7. IsabelCidade,quepareceseraIsabelCidadequeaparecenoslivrosdas

DécimasdeMontemorem1700comomoradoranaRuadeD.Vasco. FoicasadacomFradiquedeAzevedodaRocha.SG.4 A família Vidigal, ao contrário da família Cidade, encontra-se já bastante documentada nesta

época.

6. Maria Cidade, queparece seraMariaCidadeque seencontra referenciadanoslivrosdasDécimasdeMontemorentre1699e1728comomoradoraprimeironaFrontaria do Rocio e depois no Terreiro e Rua da Porta do Sol e que eraproprietáriadeumacasaededuasvinhas,umaemValbom,outranaFilgueira.

Casou com José Ferreira Homem, natural de Montemor-o-Novo, irmão de umAntónioFerreiraHomem,alcaidedaviladeCabrela.

Filhos: 71 JoãoFerreiraCidade,quesegue. 72 ORev.Manuel Álvares Cidade, formadoemCânonespelaUniversidadede

Coimbra.FoiMestreemArtes,DoutoremTeologianaUniversidadedeÉvoraeCónegoPenitenciárionaSédamesmacidade.FoitambémProvisor,Vigário-GeraleJuizdasJustificaçõesdoArcebispadodeÉvora.Eramoradornascasasonde se encontra a Capela de S. Manços, enquanto que suas irmãs seencontramreferenciadasnoslivrosdasDécimasdeMontemorem1750comoproprietáriasdecasasnaPraçaVelha.

Foi dono de uma fortuna considerável, composta em grande parte deelevadas quantias em dinheiro que emprestava a juros. À sua morte, em1736, os seus bens foram avaliados em cerca de 50.000.000 réis, sendo oactivo líquido metade deste montante. Os bens mais importantes são umpomarnoribeirodeBenafecimavaliadoem1.200.000réis,umamoradadecasasgrandesnacidadedeÉvoraavaliadaem600.000réis,umoutropomarnoCarregal avaliado em570.000 réis e umabiblioteca que foi vendidapor70.000 réis. É ainda de salientar a quantia que tinha mutuada a juros adiversosdevedores,queseelevavaamaisde18.000.000réis.

Compartedestafortunainstituiudoismorgadios,quenomeounosnetosdeseuirmãoJoão,comaobrigaçãodousodoapelidoCidade,dosquaisseriamadministradoresprimeiroseuirmãoJoãoedepoissuafilhaSebastiana.

ORev.ManuelÁlvares Cidade foi ele prórpio administrador deuma capelasita na Igreja Matriz da vila de Serpa instituída por Vicente Fernandes eSanchaPires,querenunciouemseusobrinhoehomónimonº8adiante,filhodesuairmãJoana.

73 Helena da Purificação, religiosa no Convento das Jerónimas de Viana do

Alentejo. 74 MarianaCidade,quemorreudonzela. 75 JoanaLopesCidade,baptizadaem25.1.1654. Casou em S. Romão, termo de Montemor, em 15.4.1682, com João Dias,

lavradordaherdadedeCortapereiro,emSantaSusana,viúvo,baptizadoemSantaSusana, termodeAlcácer,em29.6.1644, filhodeSebastiãoDiasedeMariaOuguela(ouÂngela?),recebidosemSantaSusanaem2.8.1626,etodoselesviviamdesuasfazendaselavoira.

Filho:

8. ORev.ManuelÁlvaresCidade,nascidoemSantaSusanaebaptizadoemMontemor-o-Novoem6.1.1689.FoiMestreemArtesnaUniversidadedeÉvora,onde tambémcursouTeologia,eCónegoPenitenciárionaSédeÉvora, por renúncia de seu tio homónimo, que o dotou com umacapelania que possuia na Matriz de Serpa que rendia anualmente defrutos certos 24 ducados de ouro e de incertos mais ou menos 50,conformeconstadoseuprocessodegenerede1709existentenoADdeÉvora(maço58,nº1145).FoiFamiliardoSantoOfícioem9.5.1710(maço73,nº1437).

7. João Ferreira Cidade. Baptizado na Igreja Paroquial de N. Sra. do Bispo em

4.1.1660.EramoradornaRuadaCalçadaefoiváriasvezesvereadordaCâmaradeMontemor-o-Novoeadministradordosmorgadios instituídosemseusnetosporseuirmãooRev.DoutorManuelÁlvaresCidade.Noinventárioaqueseprocedeuem1736pelamortedeste,JoãoFerreiraCidadeétratadoporhomemnobreeumdosRepúblicosdestamesmaviladeMontemor-o-Novo.

Pelosbensquedeixouàsuamorteem1741,sabemosqueviviadefactoàleidanobreza,numascasasnobresaoTerreirodoCorro,avaliadasem290.000réis,queeram o segundo bem mais avultado da sua herança, sendo o primeiro umafazenda avaliada em 300.000 réis. Possuia ainda outra morada de casas noTerreirodoCorro,seisoutrasfazendas,quatroolivais,trêsvinhaseumferragial.Dorecheiodesuacasaconstamváriaspeçasimportantesevesteseumespadimquemostramasuaelevadacondição5.

Casouduasvezes:aprimeiracomTomásiadaConceição,filhadeJoãoCoelho;asegundacomsua2ªprimaBernardaMariaCidade,filhadeMariaCidadeedeseumaridoBrásDiasdaRosan°s6do§5.

Sabemosdasseguintesfilhas,sendoaprimeiradoprimeirocasamentoeaúnicaaatingiraidadeadulta:

81 SebastianaJosefaMariaCidade,quesegue. 82 Maria,baptizadaem1707.8. SebastianaJosefaMariaCidade,quenasceuemMontemorem1705. Aposiçãode seupai e a fortunade seu tiopermitiua suaunião comamelhor

nobreza local, pois casou6aos 14 anos na Igreja de S. João deDeus (Matriz) deMontemor-o-Novo em 13.3.1719 com Simão da Silva Laboreiro, Cavaleiro deCristo,proprietáriodoofíciodeEscrivãodaCâmaradaviladeMontemor-o-Novo,aí nascido e baptizado na respectiva Matriz a 10.11.1700. Foi mais tarde feitoFidalgodeCota-de-Armaspormercêde1731eCapitão-MordeMontemor. Erafilho de António da Silva Laboreiro, natural de Lisboa (S. Miguel de Alfama),tambémCavaleirodeCristo,Capitão-MoreEscrivãodaCâmaraMontemor-o-Novoeadministradordeváriascapelas,edesuamulherMariaJosefadaFonseca.Neto

5 O inventário completo é referido por Pedro Sameiro no seu trabalho atrás citado, onde é feita

umainteressanteapreciaçãodaevoluçãosocialdafamíliaCidadeentreoséc.XVIeoséc.XVIII.6 Seu pai dotou-a para este casamento com 5.000 cruzados e seu tio com 12.000 cruzadosmais

4.000embens.

paterno de SimãoMartins Laboreiro e de sua mulher Maria da Encarnação daSilva;netomaternodeInácioGomesdeMatamourosedesuamulherSebastianaMariadaFonseca.

Sebastiana JosefamorreuemMontemore foi sepultadana IgrejadeS. JoãodeDeusondecasara.

Teve de seumarido os seguintes quatro filhos, nos quais se extinguiu o uso doapelidoCidade,nãoobstanteacláusulaimpostanainstituiçãodosmorgadios:

91 António da Silva Laboreiro Cidade, sucessor do primeiro morgado dos

Cidades instituído por seu tio-avô o Rev. Doutor Manuel Álvares Cidade eposteriormente, por acordo com sua irmã Teresa, sucessor de ambos osmorgados. Nasceu em Montemor e foi baptizado na Igreja Matriz em22.7.1720.FoiproprietáriodoofíciodeEscrivãodaCâmaraquejáforadeseupaieavô,FamiliardoSantoOfícioeAlferesdeCavalaria.

Casou em Montemor-o-Novo em 5.9.1758 com, por certo sua prima, AnaCecília da Cunha Laboreiro de Andrade, filha de João da Cunha LoboLaboreiro,CCeFSO,edesuamulherFilipaAntóniaCorreiadeAndrade.

Tiveram,pelomenos: 10. SimãodaSilvaLaboreirodaFonseca,quenasceuemMontemor-o-Novo

e foibaptizadona IgrejadeN.Sra.doBispoem21.4.1768.FoiFidalgo-Cavaleiro da Casa Real, Capitão de Milícias e Vereador da Câmara deMontemor.AbraçouacausadeEl-ReiD.MiguelnasGuerrasLiberais.

Casou em Évora (S. Bartolomeu) em 13.11.1802 com Maria IsabelVilalobosdeVasconceloseNoronha,naturaldeTomar,masqueparecetersidobaptizadaemMontemorem2.10.1784(cf.LivroGenealógicodasFamíliasdestaCidadedePortalegre),filhadeJoséJoaquimdeVilaloboseVasconcelos,deAlterdoChão,FSOeSenhordoMorgadodoCarvalhal,edesuamulherMargaridaFranciscaTavaresdeNoronha;netapaternadeManueldeVilaloboseVasconcelosedesuamulher InêsMariaTavaresdeSousa;netamaternadeRodrigoJácomeReimondedeNoronha,FCR,CC, FSO, etc., e de sua mulher Maria Leonor Margarida Joaquina daCunhaTavares.

Forampais,pelomenos,dosdoisfilhosseguintes: 111 AntónioMariadaSilvaLaboreiro (ouAntónioMariaLaboreirode

Villa-LobosVasconceloseNoronha),nascidoemMontemor-o-Novo(N. Sra. do Bispo) em 18.1.1807 e aí falecido em 2.11.1858. FoiBacharel formadoemDireitoe Juiz,CC,CavaleirodaOrdemdeN.Sra.daConceiçãodeVilaViçosa,CapitãodoBatalhãodeVoluntáriosRealistasdeÉvoraeFCCRporalvaráde27.1.18267.

CasouemCasteloBranco(Sé)em8.3.1841comJoanaMargaridadeLencastreBarroseMenezes.CGconhecida.

7 MercêsdeD.JoãoVI,lv.21,fls.174v.

112 José Maria de Vilalobos e Vasconcelos Laboreiro, Moço-Fidalgo,nascidoemMontemor-o-Novoem11.4.1808.

92 CustódiodaSilvaLaboreiroCidade,queestudouemÉvora. 93 ManuelLaboreiroCidade. 94 Teresa Quitéria Laboreiro da Fonseca Cidade, sucessora do segundo

morgadodosCidadesinstituídoporseutio-avôoRev.DoutorManuelÁlvaresCidade.PorterdecididoprofessarnoConventodominicanodaSaudaçãoemMontemor,acordoucomseu irmãoAntónio,porescriturade22.4.1748,narenúnciaàsucessãodovínculo,comprometendo-seesteapagaroseudotedeprofessa.

§3

5. CatarinadaVeiga,filhadeAntónioÁlvaresCidadeedesuamulherFilipaDiasn°s4

do §2. Foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora de Montemor-o-Novo em1.12.1604,sendopadrinhoPaulodeGóis.

Aí casou em 20.8.1627 com Filipe Dias, tb. bp. emMontemor-o-Novo, filho deManuelDias(quefoia7atestemunhadoprocessodebeatificaçãoecanonizaçãodeS.JoãodeDeus,em4.7.1625)edesuamulherIsabelDias.

Tiveramduasfilhas: 61 MónicadasNeves,quesegue. 62 MariaCidade,casadacomVascoMartins,queforampaisde: 7. João Cidade, juiz em Coina, que parece ser o João Cidade que se

encontra mencionado nos livros das Décimas de Montemor em 1701comomoradornaRuadeS.Vicente.

6. MónicadasNeves,quenasceuemMontemor-o-Novoem16288. Casou na Matriz de Montemor-o-Novo em 22.1.16659 com Domingos Lopes

Pernão (ouFerrão, segundo João Cordovil eGeneall ouFernão, segundo PedroSameiro),dequemteveosseguintestrêsfilhos:

71 Francisco Lopes, nascido em Montemor-o-Novo, casado com Maria da

Ascensão. 72 MariadaVeiga,quesegue.

8 ÁrvoredeCostadosdeJoãoCordovilCardoso:http://cordovil.home.sapo.pt9 ibidem.

73 JosefaMaria,casadacomManuelVicente,dequemteve: 81 JacintaMariaCidade,casadaem1718comAntónioTeles,paisde: 9. Francisca 82 FranciscoXavier7. MariadaVeiga,quenasceuemMontemor-o-Novoem166610.CasoucomPaulo

Pereira,tb.naturaldeMontemor-o-Novo,quelhedeu: 81 JoãoPereiradaVeiga,nascidoemMontemor-o-Novo,casadocomCatarina

Rosa(oudaRosa),filhadeDomingosBanha,deÉvora(Sto.Antão). Filhas: 91 MariadaVeiga(ouMariaPereiraBanhadaVeigaCidade),nascidaem

26.10.1727efalecidaem16.2.1813. Casou com Domingos Rodrigues Dias, nascido em S. Domingos de

Freixomil, Guimarães, e falecido em Montemor-o-Novo em 1785, dequemteve:

101 O Capitão Isidoro Justino da Veiga Cidade, casado com Ana

CândidaPereiraRoza.CG. 102 TeresaGertrudes 103 LaureanadaVeiga 104 AnaLuísa,mãede: 11. JosédaVeiga 105 Vicente JoséPereiradaVeiga,quenasceuemÉvora(Sto.Antão)

em7.1.1750efaleceuemMontemorem17.1.1799.PossuiaumamoradadecasasàsPortasdoSol,diversosferragiais,trêsfazendasdevinhoediversosquinhõesdeoutrosbens.

Casou na Matriz de Montemor em 10.3.1773 com FranciscaFelizarda Teresa,bp.emMontemore falecidaem4.1.1828, filhadeManuelVicentedeMagalhãesedeMariaCustódia.

Paisde: 111 João Pereira da Veiga, bp. na Matriz de Montemor em

20.1.1774.

10 ibidem.

Casou na Matriz de Montemor em 27.6.1793 com AnaJoaquina, daí natural, filha de João Mendes e de MariaJoaquina.

Paisde: 12. Rita Custódia, bp. na Matriz de Montemor em

4.4.1798.Casada.CG. 112 Joana 113 RitaCustódiadaVeigaCidade,baptizadaemMontemorem

13.7.1789,casadanaMatrizdeNossaSenhoradoBispoem13.12.1805comLeonardoOnofreCoelhoPalhinha,lavrador,proprietário da herdade da Amoreira da Torre, bp. emMontemor em26.12.1757, filhodoCapitãoManuel CoelhoPalhinhaedesuamulherBrásiaMariaJoaquinaMartins.CGconhecida.

114 Frederico 115 Valentina 92 MarianaPereiradaVeiga 82 SórorInêsBaptistadaAscensão,ReligiosanoConventodasDominicanasde

NossaSenhoradaSaudaçãodeMontemor-o-Novo. 83 BrásiaMariaCidade,quesegue.8. BrásiaMariaCidade,quepareceternascidoem169411. Casou duas vezes: a primeira com João Dias, sapateiro, natural do Sardoal; a

segundacomAntónioGagoRaposo,tambémsapateiro,naturaldeÉvora. Filhosdoprimeirocasamento: 91 CecíliaTeresa(ouCecíliaMaria)Dias,quenasceuemMontemor-o-Novoem

1714. Casou com Salvador Pereira12, que ora é declarado como trabalhador, ora

comopessoaqueviviadassuasfazendasnoprocessodegeneredeseufilho.NasceuemMontemor-o-Novoem1714eerafilhodeDomingosFreireedeLuísaSaldanha.

Paisde,pelomenos: 101 ORev.Dr.ManuelPereiraCidade,bacharelpelaUniversidadedeÉvorae

tambémpeladeCoimbra,ondeseformouemCânones.FoiBeneficiado

11 ibidem.12 NascidoemAnciães,Coimbra,segundoJ.Cordovil,emAnsião,Leiria,segundoaGeneall.

da Basílica de Sta.Maria da Estrela de Lisboa,Ministro daNunciatura,Desembargador daRelação Eclesiástica de Lisboa, Procurador Fiscal daMitra, Ouvidor da Real Colegiada de Nossa Senhora da Conceição,CavaleiroProfessonaOrdemdeCristo (alvaráde23.5.1781)eCapelãodo Convento da Estrela com o foro de Capelão-Fidalgo. Morreu emLisboa(SantaIsabel),naRuadosMilagres,em5.2.1815.

102 Maria InáciaCidade.NasceuemÉvoraefoibaptizadanaSé13.7.1756,

sendo seu padrinho o Rev. Dr. Manuel Rodrigues Botão. Morreu em4.5.1836.

Casou em Évora (Sto. Antão) em 27.3.1787 com João dos ReisGuimarães,FCCR,CC,nascidoemS.JoãodaPonte,Guimarães,filhodeJoão Baptista de Freitas e de sua mulher Jerónima de Abreu, ambosnaturaisdeGuimarães.

Paisde,pelomenos: 111 Inácia Jacinta dos Reis Cidade,quenasceuemÉvora (Sto.Antão),

ondefoibaptizadaem28.12.1790.FoiseupadrinhoseutiooPeDr.ManuelPereiraCidade,comcujaprocuraçãotocouoPeDr.AntónioJosé de Almeida, quaternário da Santa Sé de Évora. Morreu emÉvoraem13.7.1855.

CasouemÉvora(Sto.Antão)em18.9.1809comJoaquimAntóniodeSousa Matos, FCR, nascido em S. Mateus de Bunheiro, Murtosa,Aveiro,em7.1.1775efalecidoemÉvora(Sto.Antão)em11.5.1841,filho de José Dias de Matos, natural de S. Pedro de Pardilhó,Estarreja, e de sua mulher Maria da Silva e Sousa, natural deBunheiro. Neto paterno deManuel Dias deMatos e deMaria deBastos; netomaterno deManuelMateus e de Catarina da Silva eSousa.

Paisdeoitofilhos: 121 MariaInocênciadeSousaMatos,ccJoãoPedroCarneiro. 122 HelenaMiquelinadeSousaMatos,c.1ºcomBernardoTeles

deMatos;c.2ºcomAntónioTelesdeMatos. 123 Antónia Maurícia de Sousa Matos, cc José Joaquim Piteira

Fernandes, filho de Joaquim José Fernandes, fundador doCírculo Eborense, e de sua mulher Ana Angélica TeodoraGalego Piteira, de Arraiolos; neto paterno de António JoséFernandesedeAnaJacintaRamalho;netomaternodoCapitãoJoséPiteiraVidigaledesuaprimeiramulherAngélicaTeodoraGalego..SG.

124 AnaAmáliadeSousaMatos,nascidaemÉvora(Sto.Antão)em

1.9.1821efalecidaemÉvora(Sé)em21.3.1891.

Casou em Évora, na Capela da Casa da Horta da Porta, em1.11.1842 com Miguel Piteira Fernandes, lavrador eproprietário,SenhordareferidaCasadaHortadaPorta,nascidoemÉvora(Sé)em12.2.1820eaífalecidoem25.3.1893,filhoeneto dos já referidos Joaquim José Fernandes e Ana AngélicaTeodoraGalegoPiteira.CGconhecida.

125 TeresadeJesusdeSousaMatos,quec.emÉvora(Sto.Antão)

em24.7.1845comManuelPeresRamires.CGconhecida. 126MarianaRaqueldeSousaMatos,quec.emÉvora(S.Mamede)

em2.10.1844comBaltazarPeresRamires.CGconhecida. 127 José Maria de Sousa Matos, FCCR, Presidente da Câmara

MunicipaldeÉvora,ComendadordaOrdemdeNossaSenhoradaConceiçãodeVilaViçosa,etc.,nascidoemÉvora(Sto.Antão)em24.12.1827eaífalecido(Sé)em3.9.1897.

Casou em 7.1.1854 comMaria Inácia Braamcamp Freire daRocha de Almeida Castelo Branco, natural de Santarém, filhado1ºBarãodeAlmeirim.CGconhecida.

128 MariadaGlóriadeSousaMatos.NasceuemÉvora(Sto.Antão)

em18.9.1830eaífaleceu(Sé)em21.5.1889. Casou em 17.9.1849 com o irmão de seus cunhados José

Joaquim e Miguel, Matias Piteira Fernandes, nascido em20.4.1822 e falecido ao que parece em8.7.1895, filho e netodosjáacimaindicadosJoaquimJoséFernandeseAnaAngélicaTeodoraGalegoPiteira.CGconhecida.

112 Ana Joaquina dosReis Cidade,bp.em24.10.1787,quecasou três

vezes:a1ªem1809comJoãoJoséEspada,falecidoem1822;a2ªemMaiode1822comJoaquimJosédeMoira,Tenente-CoroneldeMilícias; a 3ª em 1830 com o Dr. António Miguel da Silva Reis,médico.

Tevedo3ºcasamento: 12. João,bp.em1831. 92 Sebastião 93 MariadeJesus Filhosdosegundocasamento: 94 LuísGagoRaposo,quenasceuemMontemorem1725eaíviveuexercendoo

ofíciodeserralheiro.CG.

95 FranciscoPereiraRaposo 96 JoãoGagoRaposo 97 Jerónimo 98 JoséGagoRaposo 99 JerónimoGagoRaposo 910 Joaquim

§4

5. MariadaVeiga,filhadeAntónioÁlvaresCidadeedesuamulherFilipaDiasn°s4

do §2. Foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora de Montemor-o-Novo em5.9.1611.

CasounaMatrizdeNossaSenhoradoBispodeMontemor-o-Novo,em18.7.1640,comAntónioDiasPescoço(f.antesde11.5.1672),ferrador,irmãodeseucunhadoFilipeDiasecomoelefilhodeManuelDias,quefoia7atestemunhadoprocessodebeatificaçãoecanonizaçãodeS.JoãodeDeus,em4.7.1625,edesuamulherIsabelDias.

Tiveram: 61 ManuelDiasdaVeiga,quesegue. 62 OPadreFreiJoãodaExpectação,religiosodaOrdemHospitaleiradeS.João

deDeus. 63 MariaCidade,quesegueno§5. 64 O Reverendíssimo Padre Mestre Frei José de Santo Amaro, Geral da

CongregaçãodosEremitasdeS.PaulodaSerradeOssa,PregadordeEl-ReiD.PedroII.FoibaptizadonaMatrizdeN.Sra.doBispodeMontemor-o-Novoem2.4.1656comonomedeAmaro.

6. Manuel Dias da Veiga, Cavaleiro de Cristo, Capitão de Infantaria, Secretário do

Marquês dasMinas e Conde do Prado na Embaixada a Roma, OficialMaior daJunta do Comércio, Escrivão da Alfândega de Lisboa. Nasceu emMontemor-o--Novo(bpt.Sta.MariadoBispo1.1.1646).ViveuemLisboa,primeiroemS.Tiago,depoisnaRuadasMadres,noBairrodaEsperança.

Casouduasvezes:aprimeiraemLisboa(S.Tiago),em11.5.1672,comD.MarianaFerreira da Silva (ou da Vide), sendo testemunhas deste casamento oDesembargador Manuel Soares Caldeira, Pedro Mendes da Silva e Luís ÁlvaresReimão. D. Mariana nasceu em Lisboa, na Rua Direita de S. Brás (bp. S. Tiago

19.9.1655),eerafilhadePedroFerreiradaCosta,CC,CapitãodeInfantariadeumTerço da Armada nas guerras de D. Afonso VI, natural de Sacavém, e de suamulherGuiomarCardosodaSilva,naturaldeLisboa(Pena);netapaternadeAdãoVazFerreiraedeMariaFernandes,queviveramemSacavém;enetamaternadeFrancisco Cardoso, chamado o Capitão Cativo, por o ter sido dosMouros, queviveujuntoaSta.Luzia,edesuaprimeiramulherCatarinadaSilva.DelesfalonomeutextoFerreirasdaCosta,deSacavém.

CasousegundavezcomMariaMonteiro.SG. Cincofilhosdoprimeirocasamento: 71 FranciscodaVeigaCidade,CC.Tenhoindicaçãodequemorreuausente.Foi

casadocomAntóniaFreire,filhabastardadeAntónioMendesdeFrança,1/4de cristão-novo, rico Contratador dos Diamantes, a qual é por certo a D.AntóniaTeresa, viúvade FranciscodaVeigaCidade, quemorreuemLisboa(Ajuda), onde era moradora na Rua da Fábrica da Pólvora no lugar deAlcântara,em15.11.1769,sendosepultadanoConventodeNossaSenhoradoLivramento.

72 IsabelFerreiradaSilva(oudaVide),quesegue. 73 O Padre Mestre Frei João da Veiga, religioso da Ordem da Santíssima

Trindade, Qualificador do Santo Ofício, insigne pregador. Foi Lente deTeologiaEspeculativanoseuColégiodeCoimbraedepoisLentedePrimanoConventodeLisboa(Provisãode12.12.1721,HSOMaço153-2237).

74 OPadreFreiMarçaldaVeiga,carmelitadescalço. 75 OPadreFreiJosédaVeiga,religiosodaOrdemTerceira.7. IsabelFerreiradaSilva(oudaVide),nascidaemLisboaebp.emSantos-o-Velho

em5.12.1678.FoipadrinhoD.JoãodeSousa,filhodosMarquesesdasMinas. CasounamesmafreguesiadeSantos-o-Velhoem22.9.1697(testemunhasoRev.

João de Torres da Silveira, Prior de S. Silvestre doMinho?, e o Capitão José deAzambujaRibeiro,moradornaQuintadoPoçodeD.João,freg.deSantos-o-Velho)comRoqueCardosodaRocha,mercadornaRuaNova,emLisboa,quenasceuemLisboa (bp. S. Nicolau 25.8.1669). Era filho de Manuel Jácome da Rocha e deFranciscaMonteiroVieira.

Tiveramnovefilhos: 81 MariaTeresaLeonorCardosodaRochadaVeigaCidade,quesegue. 82 O Padre Frei Vicente Ferreira, nascido em 1720. Religioso da Santíssima

Trindade,PreladonosConventosdeLagoseSetúbal,MestredeNoviçosnaTrindade em Lisboa, em cuja ruína morreu no grande Terramoto, em1.11.1755,estandonoconfessionário,segundorelataJúliodeCastilhonasuaLisboaAntiga(BairroAlto,I,p.364).

83 Vicenta Micaela do Espírito Santo, religiosa dominicana no Convento doSalvadoremLisboaOriental.

84 MarianaMáximaQuerubina,religiosadominicananomesmoConvento. 85 OPadreMarçaldaVeiga,daCongregaçãodeS.FilipeNérideBraga. 86 AnaBernarda Januária,comosuas irmãs,religiosadominicananoConvento

doSalvador. 87 OPadreFreiJoãodeDeus,eremitaconventualdeS.PauloemLisboa. 88 PedroJosédaVeiga.SMN. 89 TeresaLudovinadeS.Miguel,tambémdominicananoConventodoSalvador.8. MariaTeresaLeonorCardosodaRochadaVeigaCidade,nascidaemLisboa,na

RuaNova,e bp.na IgrejadeN.Sra.daVitória,queaopresenteédeN. Sra.daConceiçãodaRuaNova,28.10.1698.ForampadrinhosFranciscoCardosodaRochaeD.MariaMonteiroVieira.

EramoradoranfreguesiadaEncarnaçãoquandocasounaErmidadeJoãoDantasPereira,na suaQuintadeSeteRios, em19.7.1719 (reg. emLisboaEncarnação,testemunhas JoãoDantasPereira,oDesembargador JoãoMendesdeAlmeidaeInáciodeAlmeidaJordão)comCaetanodeAndradePinto,FCCR,CPOC,MoçodaCâmaraeGuarda-RoupadeSM(AiodeD.José),EscrivãodosContosdoReinoeCasa,ProvedoreConservadordosmesmos, tesoureirodoouroedoprodutodopau-brasil, Tesoureiro-Geral do Tabaco, etc., então morador nas Mercês, quenasceuemLisboa(bp.Mercês25.6.1696,PºoCónegoJorgedeMelo).ErafilhodeManuel de Campos de Andrade, FCCR, CPOC, Guarda-Roupa de SM, e de suamulher Joana Maria Luísa Correia Pinto; neto paterno de João de Campos deAndrade,CFCR,ContadordoReino,etc.,naturaldeLisboa,edesuamulherMariadeAzevedo,tambémnaturaldeLisboa;netomaternodeAntónioTeixeiraPintoedesuamulherAnaLuísaCorreia.ErabisnetonavaroniadeJoãodeCampos,CFCR(Alvaráde12.11.1641),licenciadoemMedicina,CirurgiãodaRealCâmara,nascidoemS.MartinhodaÁrvore,Coimbra,porvoltade1583e falecidoemLisboaem23.8.1650,edesuaprimeiramulherJoanaFreiredeAndrade.

Tiveramdezfilhos: 91 Isabel Luísa Rita Albertina de Andrade, nascida em Lisboa (Mercês) em

8.3.1725. Casou nas Mercês em 21.10.1748 comMatias António de Sousa Banha

Lobato de Araújo, natural da freguesia da Pena, filho de Luís António deAraújoBanhaedesuamulherMariaLuísaAntóniaRaimunda.

92 AnaLuísaJoaquinadeAndrade,nascidaemLisboa(Mercês)em11.5.1727.

CasounasMercêsem11.8.1754comLuísAnastáciodaFonseca,naturaldeLisboa(S.Paulo),filhodeAntóniodaCostadaFonsecaedeAntóniaMariadeMiranda.

93 Maria,nascidanasMercêsa28.4.1729.Morreucriança. 94 Joaquina,nascidanasMercêsem26.5.1731. 95 Maria,nascidanasMercêsem15.5.1732. 96 José,nascidonasMercêsem19.9.1733,quesegue. 97 Gertrudes,nascidanasMercêsem16.4.1735. 98 LuísaClara,nascidanasMercêsem25.9.1736efalecidacom7anos,emcasa

deseuspais,naRuadaCruz,em7.6.1744. 99 CaetanaJoaquinadeSantoAlbertodeAndrade,nascidaemLisboa(Mercês)

em21.8.1740, falecidaem1.2.1778.Foram-lhefeitas inquirições(aprovadasem 11.4.1769) para o seu casamento, celebrado em Lisboa (Mercês) em26.3.1769, com o Desembargador Manuel Joaquim Bandeira, Fidalgo--Cavaleiro da Casa Real, Corregedor do Crime da Corte e Casa, CavaleiroProfessonaOrdemdeCristo,FamiliardoSantoOfício,etc.,nascidoemLisboa(S.Nicolau)em15.8.1729,conformetudoéditonomeutrabalhoBandeiras,deLisboa.

910 Inácia, nascida nas Mercês em 14.9.1743 e aí falecida com 9 meses em

17.6.1744.9. JoséCaetanoSérgiodeAndrade,primeiroadministradordovínculodaQuintado

Inferno, em Coina, CFCR (alvará de 12.1.1740) acrescentado a FC (alvará de20.11.1751),FSOem3.12.1752(maço67-1030),CavaleirodeCristo(23.3.1747),Moço da Câmara e Guarda-Roupa de SM. Nasceu em Lisboa (Mercês) em19.9.1733efaleceuem1804.

Casouduas vezes: aprimeiraemLisboa (Encarnação)em23.8.1756 comMariaMargaridaAntóniaSoaresdeAndrêa,alinascidaem10.6.1738,filhadeFranciscoXavier SoaresedeAuréliaRosadeAndrêa, SG; a segunda comHelena Rita deSeixaseAndrade,filhadeAntónioRebelodeAndradeedesuamulherFranciscadeAssiseSeixas,dequemteveosseguintesdoisfilhos:

101 Caetano José de Campos de Andrade, FCCR (Alvaráde2.5.1777), segundo

administradordovínculodaQuintadoInferno,etc.,nascidoem23.1.1769efalecidoem17.4.1821.

Casou em 28.4.1792 com Isabel Germana Jorge, nascida em 28.5.1771 efalecidaem23.1.1838,dequemteve,entreoutros:

111 João José de Andrade Pinto, nascido em 1793 e falecido em 1850.Sucedeu na Casa e ofícios de seu pai. Depois da proclamação daindependência do Brasil fixou-se naquele país, onde subsiste a suadescendência.

112 JoséCaetanodeAndradePinto,nascidoem1794efalecidoem1853.

Fixou-setambémnoBrasil,comnumerosadescendência. 113 CaetanoJoséCamposdeAndradePinto,n.2.9.1795,f.18.3.1868. Casou em 5.2.1814 comMaria Catarina Águeda Joana de Andrade

Calvet.CGemPortugal,referidanoAnuáriodaNobrezaII,p.463. 114 JoaquimJosédeAndradePinto,nascidoemLisboaem10.1.1812eaí

falecidoem26.1.1894. Casou em Lisboa, em 3.4.1856, com sua prima co-irmãMaria Júlia

LeopoldinadeAndradeCalvet,dequemtevegeraçãoedescendência,conformeoANII,p.466.

102 Maria Benedita de Seixas e Andrade, que casou em Lisboa (Mercês) em

3.9.1801comAntónioMariaJoséCalvet.CGconhecida.

§56. Maria Cidade, filhadeMariadaVeigan°5do§4edeseumaridoAntónioDias

Pescoço. Foi baptizada na Igreja Paroquial deN. Sra. do Bispo deMontemor-o--Novoem13.7.1652.

CasounamesmaIgrejadeN.Sra.doBispo,em9.4.1673,comBrásDiasdaRosa,oficialdeferrador,filhodeAndréVazedeHelenadaRosa.

Tiveramseisfilhos: 71 OReverendoJoãodaVeigaCidade,PriordaParoquialdeS.Mateus,notermo

deMontemor-o-Novo. Foi tambémComissário do SantoOfício, para o querecebeuprovisãoem10.7.1733(HSOMaço65-1219eIncompletasMaço14--78).ErajálicenciadoemTeologiaepregador,humPrefeitoParrocho.Éditoqueerahomemrico,queviviadesuasvinhas,farregial,epumarecazas,querendiam35.000reis,paraalémdarendadaIgreja,queorçavaem1713por7móiosdepão.FoibaptizadonaMatrizdeN.Sra.doBispoem21.3.1674.

72 O Reverendo Padre Frei Manuel da Trindade, religioso carmelita descalço,

quemorreucomboaopinião.DelefalaaCrónicadosCarmelitasDescalços. 73 O Reverendíssimo Padre Mestre Frei Francisco de Deus, Geral da

CongregaçãodosEremitasdeS.PaulodaSerradeOssa,QualificadordoSantoOfício(Prov.de15.10.1716,HSOMaço121-1821).FoibaptizadonaMatrizdeN.Sra.doBispoem11.12.1678.

74 BernardaMariaCidade,segundamulherdeseusegundoprimoJoãoFerreira

Cidade,filhodeMariaCidadeedeseumaridoJoséFerreiraHomemn°s6do§2.FoibaptizadanaMatrizdeN.Sra.doBispoem19.1.1685.

75 O Padre Frei José de Santa Teresa, eremita de S. Paulo. Foi baptizado na

MatrizdeN.Sra.doBispoem31.10.1688. 76 OPadreFreiAntóniodeSant'Ana,religiosodeS.FrancisconoConventodos

MissionáriosdeBrancanes,juntoaSetúbal,tendosidoColegialdaPurificaçãoem Évora, Reitor em Arraiolos e Prior de N. Sra. de Safira, no termo deMontemor-o-Novo.FoibaptizadonaMatrizdeMontemorem10.6.1694.

***