Cidades virtuais - URCA 2016

23
Cidades Virtuais Discentes: Ismael Martins Josyellen Mamede Ramoniele Silva

Transcript of Cidades virtuais - URCA 2016

Page 1: Cidades virtuais - URCA 2016

Cidades Virtuais

Discentes: Ismael MartinsJosyellen Mamede

Ramoniele Silva

Page 2: Cidades virtuais - URCA 2016

CIDADE INTELIGENTEO termo cidade inteligente (CI) tem

vários significados. Podem ser encontradas na literatura pelo menos cinco descrições do que seja uma cidade inteligente.

Page 3: Cidades virtuais - URCA 2016

Tóquio

Page 4: Cidades virtuais - URCA 2016

Uma CI muitas vezes é definida como uma reconstrução virtual de uma cidade, ou como uma cidade virtual (Droege, 1997). O termo já foi usado como um equivalente de cidade digital, cidade da informação, “cidade conectada”, telecidade, cidade baseada no conhecimento, comunidade eletrônica, espaço comunitário eletrônico etc., cobrindo uma ampla gama de aplicações eletrônicas e digitais, relacionadas ao espaço digital de cidades e comunidades.

Page 5: Cidades virtuais - URCA 2016

Um outro significado foi dado pela World Foundation for Smart Communities (ou "Fundação Mundial de Comunidades Inteligentes"), que associa cidades digitais ao crescimento inteligente, um tipo de desenvolvimento baseado nas tecnologias da informação e comunicação. "Uma Comunidade Inteligente é uma comunidade que fez um esforço consciente para usar a tecnologia da informação para transformar a vida e o trabalho dentro de seu território de forma significativa e fundamental, em vez de seguir uma forma incremental" (California Institute for Smart Communities, 2001). 

Page 6: Cidades virtuais - URCA 2016

Uma cidade inteligente também é definida como um território que traz sistemas inovativos e TIC dentro da mesma localidade. O Forúm de comunidades inteligentes (2006) desenvolveu uma lista de indicadores que criam um quadro conceitual para a compreensão de como as comunidades e regiões podem ganhar vantagem competitivas na economia de hoje, que pode ser chamada de Economia da Banda Larga.

Page 7: Cidades virtuais - URCA 2016

Na mesma linha, cidades inteligentes são aqueles territórios caracterizados pela alta capacidade de aprendizado e inovação, que já é embutida na criatividade de sua população, suas instituições de geração de conhecimento, e sua infraestrutura digital para comunicação e gestão do conhecimento. A característica distintiva de uma cidade inteligente é o grande desempenho no campo da inovação, pois a inovação e a solução de novos problemas são recursos distintivos da inteligência (Komninos).

Page 8: Cidades virtuais - URCA 2016
Page 9: Cidades virtuais - URCA 2016

AS TRÊS DIMENSÕES DAS CIDADES INTELIGENTES

As cidades inteligentes evoluem na direção de uma forte integração de todas dimensões da inteligência: humana, coletiva e artificial, disponíveis em uma cidade. Elas são construídas como aglomerados multidimensionais, combinando as três principais dimensões.

Page 10: Cidades virtuais - URCA 2016

Para se ter uma CI é necessário combinar:Oferta ampla de banda larga para empresas, prédios governamentais e

residências;Educação, treinamento e força de trabalho eficazes para

oferecer trabalho do conhecimento;Políticas e programas que promovam a democracia digital, reduzindo a

exclusão digital, para garantir que todos setores da sociedade e seus cidadãos se beneficiem da revolução da banda larga;

Inovação nos setores público e privado e iniciativas para criar agrupamentos econômicos e capital de risco para apoiar o desenvolvimento de novos negócios; e

Marketing do desenvolvimento econômico efetivo que alavanque a comunidade digital, para que ela atraia empregados e investidores talentosos.

Page 11: Cidades virtuais - URCA 2016
Page 12: Cidades virtuais - URCA 2016

CIBERCULTURAÉ uma nova maneira de

compreender as relações tecnológicas que se estabelecem na sociedade. Ela é um espaço de comunicação, uma migração do mundo real para o imaginário, que possibilita aos indivíduos uma gama infinita de criação e recriação do seu próprio espaço social.

Page 13: Cidades virtuais - URCA 2016

COMUNIDADE VIRTUAL

São espaços virtuais de comunicação e cooperação que se destinam ao debate de temas específicos por um conjunto de pessoas com interesses ou objetivos comuns.

Page 14: Cidades virtuais - URCA 2016

EDUCAÇÃO ONLINEPode ser definida como o

conjunto de ações de ensino-aprendizagem que são desenvolvidas através de meios telemáticos, como a Internet, a videoconferência e a teleconferência. A educação online nos traz questões pedagógicas específicas com desafios novos para a educação a distância e para a presencial.

Page 15: Cidades virtuais - URCA 2016

SONGDO

Songdo

Page 16: Cidades virtuais - URCA 2016

NEW SONGDONew Songdo é uma tentativa de colocar na prática o

conceito de Ubiquitous City (U-City), traduzido livremente como cidade ubíqua. Em outras palavras, um ambiente ubíquo pode ser usado facilmente, convenientemente e com segurança por qualquer pessoa a qualquer hora e em qualquer lugar. New Songdo é a cidade ubíqua mais avançada do mundo sendo construída do zero.

Page 17: Cidades virtuais - URCA 2016
Page 18: Cidades virtuais - URCA 2016

Songdo é considerada um exemplo de planejamento urbano sustentável. É uma ilha artificial localizada a 65 quilômetros de Seul, capital do país e ocupa um terreno de seis quilômetros quadrados a beira do Mar Amarelo. Em Songdo, a base de tudo é a educação, sempre buscando qualidade de vida. A cidade possui seis universidades internacionais, além de escolas publicas de qualidade.

Os moradores estão encantados com o desenvolvimento da cidade, que oferece estrutura viária, transporte público, comunicação e entretenimento.  Songdo também já abriga os escritórios de empresas importantes como Samsung.

Page 19: Cidades virtuais - URCA 2016

CURIOSIDADES:Songdo, planejada em torno de um parque central, que é duas

vezes maior que o Central Park de Nova Iorque, sua disposição permite que os moradores das áreas residências atravessem as áreas verdes para trabalhar no centro comercial.

As dez cidades promissoras e com grande capacidade de crescimento sustentável foram reconhecidas pela revista Forbes como as mais inteligentes do planeta em 2010. Para a Forbes, atualmente a inteligência em planejamento urbano é equivalente a possuir uma agenda “verde”, isto é, sustentável.

Page 20: Cidades virtuais - URCA 2016

As cidades mais inteligentes do mundo

1. Cingapura.2. Hong Kong. 3. Curitiba, Brasil.4. Monterrey, México. 5.Amsterdam, Holanda.6. Seattle, Washington.7. Houston, Texas.8. Charleston, Carolina do Sul. 9.Huntsville, Alabama.10. Calgary, Alberta, Canadá.

Page 21: Cidades virtuais - URCA 2016
Page 22: Cidades virtuais - URCA 2016

SUGESTÕES:http://regionaleurbana.blogspot.com.br/2014/09/cidades-mais-inteligentes-do-brasil-e.html

http://regionaleurbana.blogspot.com.br/2014/04/cidades-inteligentes.html

http://regionaleurbana.blogspot.com.br/2014/09/cidades-tecnologicas.html

http://regionaleurbana.blogspot.com.br/2014/02/vale-do-silicio-regioes-inteligentes.html

https://www.youtube.com/watch?v=8Nn5wM2dytEhttps://www.youtube.com/watch?v=NEM1APFzX04https://www.youtube.com/watch?v=JTpj0Rbn6AU

Page 23: Cidades virtuais - URCA 2016

Obrigado!