Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

8
Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07

description

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação. Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007 Rio de Janeiro, outubro/07. Dados do Artigo. Número: 319 Título: Improved Transmission Line Protection During Cascading Events - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Page 1: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Cigré/Brasil

CE B5 – Proteção e Automação

Seminário Interno de Preparação para o Colóquio de Madri 2007

Rio de Janeiro, outubro/07

Page 2: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Dados do Artigo

• Número: 319

• Título: Improved Transmission Line Protection During Cascading Events

• Autoria: M. Kezunovic, C. Pang (Texas A&M University)

• País: USA

Page 3: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Objetivo

Apresentar um novo esquema de proteção de linhas de transmissão para aplicação durante eventos em cascata, fazendo uso de informações sistêmicas e locais para avaliar automaticamente (“on-line”) possíveis atuações de relés de proteção de linhas de transmissão.

Page 4: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Destaques

• A Análise de Segurança da Rede com base nos Índices de Vulnerabilidade e Margem, a Análise Topológica da Rede e o método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente, permitem “prever” prováveis linhas em sobrecarga.

• Impedâncias aparentes são calculadas e comparadas com ajustes de relés de distância. Quanto menor a margem, maior a probabilidade de um determinado relé operar em condições de sobrecarga.

• A probabilidade de operação de um relé devido a sobrecarga combinada com a análise de segurança (LTs vulneráveis) permite a previsão de possíveis atuações indevidas.

• Ações adequadas podem ser tomadas pelos operadores de sistema para prevenir desligamentos em cascata.

Page 5: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Dúvidas

- Cálculo dos Índices de Vulnerabilidade (Vulnerability Index–VI) e Índice de Margem (Margin Index–MI)

- Método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente (Equivalent Parallel Path Approximation–EPPA)

- “Ações adequadas podem ser tomadas pelos Operadores de Sistema para prevenir desligamentos em cascata”

- Se as ferramentas de análise são acionadas apenas após a contingência de uma linha ou roda de forma contínua.

Page 6: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Conclusões

O artigo apresenta um novo esquema de proteção aplicado a LTs durante eventos em cascata, baseado em interações entre ferramentas de monitoração sistêmica e local.

Os meios para análise “on-line” das performances de relés de proteção são discutidos.

As ferramentas de análise da segurança estática do SEP, baseadas nos Índices de Vulnerabilidade e Margem, identificam as LTs e condições vulneráveis.

O método da Aproximação do Caminho Paralelo Equivalente, baseado na técnica de processamento topológico, identifica possíveis LTs em sobrecarga.

Com as informações de vulnerabilidade e segurança, ferramentas de monitoração local são ativadas para avaliar as performances de relés e enviar os resultados para o Sistema de Análise Central.

Ações corretivas para minimizar atuações indesejáveis ou incorretas de relés serão tomadas, caso necessário.

Page 7: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Respostas às questões do REP

• Número da questão: 19

• Questão: Considering power security analysis to System Protection Schemes, are there any practical experiences, especially with automatic commands for grid re-configuration to prevent further cascading outages, which may be reported?

Page 8: Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação

Respostas às questões do REP

Resposta: Encontra-se em desenvolvimento na CHESF, uma interface entre o SCADA (SAGE1) e o CAPE2, que possui em seu banco de dados, modelos matemáticos acurados de todos os relés de proteção utilizados no sistema CHESF. Trata-se de uma rotina para extrair do SCADA em intervalos de tempo pré-determinados (a cada 5 minutos), as grandezas que afetam os relés de proteção, tais como tensões nos barramentos e fluxos nas linhas de transmissão e transformadores. Essas informações alimentarão diretamente o CAPE, simulando-se o Sistema de Proteção com dados reais, tendo em vista que as informações provenientes do SCADA retratam o comportamento do Sistema Elétrico naquele instante. Uma vez avaliado o Sistema de Proteção, quaisquer violações das condições pré-estabelecidas para os limites de proteção, por. ex., margem de segurança entre a impedância de carga e ajustes de 2a/3a zonas, serão apontadas automaticamente para a Operação do Sistema e Setor de Proteção. Pretende-se ainda agregar ao sistema de análise uma série de casos de contingências obtidas dos módulos Estimador de Estado e Análise de Contingências do SAGE/EMS.

1 - Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica-CEPEL, Brasil2 - Computer-Aided Protection Engineering System, Electrocon International Inc., USA