Circuito Fump junho 2010

4
Ilustração Bruna Caldeira I LINTERCÂMBIO INTERNACIONALL Estudantes contemplados com programa da Fump falam da experiência de estudar fora PÁG. 02 I LAUXÍLIO TRANSPORTEL Benefício já atende 1.220 estudantes; agendamento para solicitar a bolsa é feito por telefone PÁG. 04 I LSAIBA COMO ACESSAR OS PROGRAMAS DA FUMPL Tudo começa com a análise socioeconômica. O procedimento é bem mais simples do que muitos imaginam PÁG. 03 Informativo Institucional #50 junho 2010

description

Jornal Circuito Fump junho 2010

Transcript of Circuito Fump junho 2010

Page 1: Circuito Fump junho 2010

Ilustração Bruna Caldeira

i lintercâmbio internacionall

Estudantes contemplados com programa da Fump falam da experiência de estudar fora Pág. 02

i lauxílio transportel

Benefício já atende 1.220 estudantes; agendamento para solicitar a bolsa é feito por telefone Pág. 04

i lsaiba como acessar os programas da FumplTudo começa com a análise socioeconômica. O procedimento é bem mais simples do que muitos imaginam Pág. 03

Informativo Institucional

#50

junho2010

Page 2: Circuito Fump junho 2010

02 www.fump.ufmg.br

viajar para o exterior, conhecer outras culturas, vivenciar novas experiências, fazer ami-zades. O intercâmbio é um investimento e tanto não só para o desenvolvimento acadêmi-co quanto para a carreira profissional e a vida pessoal. Quem passa por essa experiência sabe o quanto ela é proveitosa e transformadora.

Esse é o caso da estudante do 7º período de Ciências Sociais, Raquel Nascimento Gabriel, 29 anos, que viu seu sonho de estudar no exterior se tornar possível graças ao Programa de Apoio a Intercâmbio Internacional da Fump (leia mais no box abaixo).

“Sem o apoio que recebi, eu certamente nem mesmo teria chegado a Confins. Não vi alunos brasileiros sem condições financeiras conseguirem uma assistência desse nível, mesmo aqueles que disputaram bolsas de bancos privados cujos valores não chegam sequer perto do mon-tante que foi disponibilizado pela Fump para esta empreitada”, ressalta Raquel que viajou em meados de setembro de 2009 para a Grã-Bretanha. O destino foi a Universidade de Leeds.

A escolha pela Inglaterra, cuja língua materna é o inglês, foi estratégica. “Estudar inglês em um país que tem como base essa língua é diferente de fazê-lo em outro país, como por exemplo a Holanda que fala inglês mas tem como língua principal o holandês”, compara.

Além de aprimorar o inglês, Raquel vislumbrava a oportunidade de conciliar estudo com o trabalho num país estrangeiro, o que acabou não se concretizando. “Não foi possível. Creio que a crise econômica mundial diminuiu bastante a contratação de mão de obra em atividades nas quais eu poderia me encaixar como atendente ou garçonete, por exemplo. A cidade de Leeds também é composta por um terço de estudantes, o que acirra a concorrência”, justifica.

A estudante conta que a convivência com pessoas de várias nacionalidades, segundo ela eram 130 na universidade, foi um dos aspectos mais marcantes e desafiadores da viagem. “Apesar de estar minimamente capacitada para o entendimento do inglês, os contatos mais duradouros que tive mostraram-me o tamanho do problema da comunicação, espe-cialmente em se tratando de pessoas que se comunicam em uma segunda língua. Esse fato foi um dos mais marcantes na minha experiência”, revela.

Raquel conta ainda que a viagem serviu para ampliar os horizontes e conhecer a cultura de vários lugares. “O ‘estar lá’ ampliou meu horizonte de possibilidades, principalmente através da arte e cultura locais que são amplamente divulgadas e de fácil acesso”, observa.

Questionada sobre a importância dos conhecimentos adquiridos na viagem para sua tra-jetória acadêmica e o seu futuro profissional, a bem-humorada Raquel responde parodian-do uma famosa propaganda de um cartão de crédito: “Isso não tem preço”!

i lintercâmbio internacionall

OPOrtunidade de crescimentO acadêmicO, PrOfissiOnal e PessOal

Raquel fez intercâmbio na Inglaterra em 2009. Na foto, a estudante tendo ao fundo a London Eye, a monumental roda gigante panorâmica, conside- rada um dos cartões postais da capital inglesa

/ Programa de Apoio a Intercâmbio InternacionalO Programa de Apoio a Intercâmbio Internacional é mantido com recursos da Fump em

parceria com a UFMG e a Fundep. Para ter acesso ao programa, é preciso ser aprovado na seleção anual feita pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e ser estudante classifi-cado socioeconomicamente pela Fump.

Segundo a coordenadora de Apoio Pedagógico da Fump, Jacqueline Caldeira Guerra, o recurso disponibilizado varia de acordo com o período de permanência, a cotação da moeda do país de destino, as condições oferecidas pela universidade anfitriã, o custo de vida na cidade onde o estudante vai ficar e as possibilidades de o aluno reunir parte do di-nheiro que precisa para a viagem. O programa complementa o que o estudante conseguiu economizar para cobrir os gastos básicos (passagem aérea, seguro saúde, hospedagem, alimentação) e, quando for o caso, também os custos com a documentação.

Mais informações no site www.fump.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409 8404/3409 8405.

Foto

Déb

orah

Gur

gel

conheça a história e o que mudou na vida de quem já participou de um intercâmbio e qual é a expectativa de quem vai sair do país para estudar fora

quando ingressou no curso de Psicolo-gia da UFMG, o estudante Gabriel Almeida Assumpção, 23 anos, nem imaginava que um dia pudesse passar pela experiência do intercâmbio. “Não considerava possível pela questão financeira. Depois fiquei sabendo do programa da Fump, o que me deu nova perspectiva. A Fundação me proporcionou uma chance que eu não teria de outra forma”, conta o aluno que está no 11º período. Gabriel tentou a seleção uma única vez e conseguiu a bolsa. “Foi ótimo! Fiquei contente pela notícia e orgulhoso pelo meu esforço. Era muito concorrido e só havia duas vagas”.

O estudante vai viajar no início de agosto para a cidade de Austin, capital do Texas (EUA), onde fica a University of Texas at Austin (Utexas). Segundo ele, os prepara-tivos para a viagem já estão bem adianta-dos. “Como consegui auxílio da Fump, pude adiantar bem os planos, fazer orçamentos etc. Está tudo bem encaminhado, felizmen-te. Contei com ajuda de uma amiga que fez intercâmbio na UTexas semestre passado, o que me ajudou muito”, afirma.

Sobre a escolha pelos Estados Unidos, Gabriel justifica que tem um bom domínio do inglês e sempre teve curiosidade de conhecer o país. “Mas quero aperfeiçoar as habilidades de pronúncia e de escrita no idioma. A universidade é excelente e possui acervo bibliográfico invejável”, elogia.

O estudante acredita que o intercâmbio é “vital” para sua formação acadêmica. “O con-tato com disciplinas ligadas a temas que me interessam – desenvolvimento moral e religião, por exemplo, será de grande importância para minha formação. Além disso, uma experiência de intercâmbio permite fazer muitos contatos importantes com gente no exterior”, conclui.

malas prontas e “pé na estrada”

Foto

Arq

uivo

pes

soal

Gabriel vive a expectativa da

viagem para os Estados Unidos.Preparativos já

estão adiantados

Page 3: Circuito Fump junho 2010

03 Informativo Institucional

i lpasso a passol

cOmO acessar Os PrOgramas da fumP

Infográfico

Bru

na C

alde

ira

nesta edição, esclarecemos, de forma simples e objetiva, os procedimentos para acessar os diversos programas de assistência estudantil que a Fump oferece aos alunos da UFMG.

Todo o processo começa com o preenchimento do questionário socioeco-nômico disponível no portal da Fump (www.fump.ufmg.br). O procedimento é mais fácil do que muitos pensam. Acompanhe a seguir os passos para solicitar a análise socioeco-nômica:

01 ser estudante da ufmg

A Fump é voltada exclusivamente para a assistência aos estudan-tes da UFMG regularmente matriculados e frequentes nos cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação.

02 questionário socioeconômico

A solicitação da análise socioeconômica deve ser feita pelo estudante, a partir do preenchimento do questionário disponível no portal da Fump (www.fump.ufmg.br). Todas as informações, como escolaridade, renda e bens dos membros do núcleo fa-miliar, devem ser fornecidas com total vera-cidade. Os estudantes podem preencher o questionário em qualquer época do ano.

03 reunir documentos

Após o preenchimento do questionário, a Fump enviará para o e-mail do estudante uma lista específica dos documentos que devem ser reunidos, de acordo com as informações regis-tradas. Exemplo: se o estudante responder que os pais são divorciados, na lista será solicitada a certidão de casamento com averbação de di-vórcio e o comprovante de pensão alimentícia.

04 levar documentos à fump

Os estudantes devem levar os documen-tos solicitados na sede da Fundação ou na unidade do campus Pampulha (ao lado do Restaurante Universitário Setorial II) ou na Coordenadoria Montes Claros no Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

05 triagem

Um funcionário da Fump confere se o

estudante está com todos os documentos solicitados, faz o protocolo e encaminha a documentação para análise socioeconômica.

06 análise

Cada indicador social, econômico e cul-tural é pontuado e tem um peso. Por meio dessa análise metodológica, é definido o nível de classificação do estudante.

07 entrevista

Se houver qualquer dúvida em relação aos dados informados pelo estudante, ele será chamado para uma entrevista com um assistente social. Em alguns casos é realiza-da também visita domiciliar.

08 resultado

O estudante recebe, por e-mail, o resultado de sua análise socioeconômica. Os alunos que, no conjunto dos indicado-res sociais, econômicos e culturais de seu contexto familiar, não conseguem satisfazer suas necessidades sociais básicas e comple-mentares podem ser classificados em:

nível i Estudantes que apresentam grande dificuldade em satisfazer suas ne-

cessidades básicas (alimentação, transpor-te, material escolar e moradia).

nível ii Estudantes que apre-sentam nível de dificuldade

intermediária na satisfação de suas necessidades básicas

(alimentação, transpor-te, material escolar e

moradia). nível iii Estudan-

tes que necessitam de apoio para amenizar alguns impedimentos ao bom desempenho acadêmico.

São considera-dos não classifica-dos os estudantes que, no conjunto de indicadores sociais, econômicos

e culturais de seu contexto familiar,

conseguem satisfa-zer suas necessidades

sociais básicas.

09 reunião informativa

Os estudantes classificados socioeconomicamente nos níveis

I, II e III são orientados a participar de uma reunião informativa em que são deta-lhados os procedimentos para ter acesso aos programas oferecidos pela Fump.

10 solicitar benefícios

Mesmo após o resultado da classificação socioeconômica, o estudante precisa mani-festar o seu interesse realizando inscrição para acessar os programas.

11 tentar outra vez

O estudante que já passou por análise socio-econômica e não foi classificado pode solicitar nova análise caso ocorra alguma alteração em seu contexto familiar. O aluno não precisa pre-encher novo questionário, já que seus dados estão registrados no sistema. Nesse caso, ele deve entrar em contato com a Fump para mar-car uma entrevista com um assistente social.

12 renovação

Por um período de, no máximo, dois anos, os estudantes assistidos devem renovar a análise socioeconômica. Com um mês de ante-cedência é enviado para os estudantes e-mail com as orientações para esse procedimento. É importante que os alunos atendam a convo-cação no prazo estipulado para não prejudicar o acesso aos programas. Caso não recebam o e-mail, os estudantes devem procurar a Fump.

Page 4: Circuito Fump junho 2010

Presidente prof seme gebara neto · Superintendente paulo roberto manso · Assessora de Comunicação maria do rosário rangel · Jornalista responsável

déborah gurgel (mg05360Jp) · Revisão maria do rosário rangel e déborah gurgel · Projeto gráfico e diagramação bruna caldeira · Tiragem 10.000 ·

fundação universitária mendes Pimentel (31) 3409 8464 · [email protected] · Edifício Acaiaca · Av Afonso Pena 867, 21º andar, Centro · CEP 30130-

002 · Belo Horizonte · MG · Brasil · assessoria de comunicação social (31) 3409 8461 · [email protected]

www.fump.ufmg.br

Informativo Institucional04

este ano a Fump disponibilizou 55 bolsas, no valor de R$ 400,00, para os estudantes assistidos interessados em participar do 42º Festival de Inverno da UFMG. Os alunos puderam solicitar as bolsas no período de 24 de maio a 8 de junho no portal da Fundação.

A coordenadora de Apoio Pedagógico da Fump, Jacqueline Caldeira Guerra, explica que a Fump investe na participação dos estudantes no Festival por se tratar de um importante evento acadêmico, científico e cultural. “O Festival de Inverno da UFMG é considerado uma das maiores ativida-des extensionistas do país em expressão e poder de inovação nas artes, além de exercer um papel de integração entre a Universidade e a sociedade. Viabilizar a participação dos estudantes assistidos pela Fump no evento é uma forma de equalizar oportunidades e possibilitar uma rica troca de experiências”, salienta.

saiba mais - O Programa de Apoio ao Festival de Inverno atende estudantes classificados socioeconomicamente pela Fundação nos níveis I, II e III e que estejam regularmente matriculados e frequentes nos cursos presenciais de graduação, pós-graduação e no curso de Formação de Ator do Teatro Universitário.

O objetivo é auxiliar os estudantes no pagamento de despesas básicas (hospe-dagem, alimentação, passagem e inscrição nas oficinas) que são indispensáveis à efetiva participação no Festival.

/sobre o Festival de Inverno

O 42º Festival de Inverno da UFMG será realizado de 20 a 29 de julho, na cidade de Diamantina. Esta edição traz como tema “Projeções – Capturas e processos”.

O evento é coordenado pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG.

Mais informações e programação no site: www.ufmg.br/festival

implantado recentemente pela Fump para ajudar os estudantes a custearem as despesas com o deslocamento para a UFMG, o Programa Bolsa Auxílio Transporte já atende 1.220 alunos. O valor da bolsa é R$ 100 por mês. O programa é dirigido aos estudantes classificados socioecono-micamente nos níveis I e II e que estejam cursando sua primeira graduação em cursos presenciais.

Para ter acesso à bolsa, o estudante de Belo Horizonte precisa fazer o agendamento pelos números (31) 3409-8400 (sede) ou 3409-3970 (campus Pampulha) e compare-cer à reunião realizada pelos assistentes so-ciais da Fump. Há disponibilidade de agenda semanalmente nos períodos da manhã (9 às 10 horas) e da tarde (14 às 15 horas).

No caso dos alunos de Montes Claros, o agendamento é realizado na unidade da Fump no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), que fica na Av. Universitária, 1.000, Bloco B, Bairro Universitário. Tel: (38) 3213-9867.

atenção - Os alunos que residem nas moradias universitárias de Belo Horizonte e estudam no campus Pampulha não podem acessar a bolsa pois já utilizam o transporte coletivo gratuito para o campus. No entan-to, os alunos das moradias que estudam em unidades localizadas fora do campus Pampulha podem acessar o programa. Os estudantes do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros também podem acessar o benefício desde que não residam na moradia universitária.

i lbolsa auxílio transportel

programa beneficia 1.220 estudantes

a Fump lançou em maio a revista comemorativa dos seus 80 anos. A publicação traz reportagens que contam a trajetória da Instituição no campo da assistência estudantil e revelam as perspectivas e os desafios para os próximos anos.

Na seção intitulada “Linha do Tempo”, os leitores poderão conferir passo a passo a histó-ria da Fump e a evolução da Instituição ao longo das décadas.

A revista traz ainda uma série de matérias que contam a história de vida de estudantes assistidos pela Fump. Os textos revelam o impacto da assistência na vida de bolsistas e ex-bolsistas sob os aspectos acadêmico, econômico e social.

Para finalizar, os leitores poderão conhecer com mais detalhes os programas e benefícios oferecidos pela Instituição e como eles são importantes para o desenvolvimento acadêmi-co de milhares de estudantes da UFMG.

i l80 anosl

fump lança revista comemorativa

i lFestival de invernol

bOlsas incentivam ParticiPaçãOdOs estudantes nO eventO

Capa da publicação que conta a trajetória da Instituição

#50

expediente