Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do...

4
Mototaxistas de São Lourenço fazem denúncia contra irregularidades Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected] São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto de 2017 Circulação Diária ANO XXIV - Nº 1013 - R$ 2,00 Telefax: 35 3332-1008 Charreteiros participam de curso para retirar Carteira Municipal de Habilitação Os mototaxistas de São Lourenço es- tão preocupados com possíveis irregularida- des nos serviços, o que pode colocar em risco a segurança de alguns profissionais que exercem a ativi- dade no município. De acordo com a denúncia, um dos pontos de parada no centro da cida- de pode estar sendo ocupado por moto- taxistas cadastrados em outros locais devi- do ao grande fluxo de clientes nos horários de maior movimento no local. chamadas Reativação do Chafariz do Calçadão I página 3 Primeira etapa do Fenac seleciona quatro semifinalistas em São Lourenço página 3 Campanha “Eu Digo NÃO à Violência Doméstica” acontece este mês página 3 Fies divulga lista de candidatos pré- selecionados página 4 A implantação de chip para monitoramento dos animais teve início nesta segunda-feira Profissionais alegam ocupação imprópria em um ponto da cidade Agenda Cultural de São Lourenço Correio do Papagaio lança esta semana a Agenda Cultural de São Lourenço. A par- tir desta edição você encontrará, todas as terças-feiras na página 4 do jornal, a progra- mação dos eventos culturais da semana. Esta iniciativa busca aproximar cada vez mais os leitores do que acontece na cidade e fornecer informações para que possam se organizar e prestigiar as ações e artistas locais. Música ao vivo, intervenções artísticas, encontros regionais, ações beneficentes, shows e demais eventos serão divulgados. Para que seu evento chegue até nossos leitores, basta entrar em contato através do email: [email protected]. Charreteiros de São Lourenço participaram de um curso intensivo sobre regras de trânsi- to, na quinta-feira (27). Esta é uma das ações do processo de regu- lamentação do serviço de charretes no municí- pio. O p próximo passo para este processo é a chipagem dos cavalos que teve início nesta segunda-feira. A assessoria de co- municação da Prefeitu- ra Municipal afirma que praticamente todos os charreteiros participa- ram da aula. Eles rece- beram informações dos Agentes Municipais de Trânsito e fizeram uma prova para avaliação de conhecimento. O charreteiro Márcio Carlos Silvério esteve presente na reunião e conta que apesar de um pouco tumultuada devi- do à quantidade de pes- soas no espaço a reu- nião foi proveitosa. “O curso intensivo foi bom e a prova também foi bem tranquila, todos se saí- ram bem. A regularidade do nosso trabalho é mui- página 3 to importante. O chip já está sendo implantado e agora esperamos que a prefeitura cumpra com suas responsabilida- des”, conta.

Transcript of Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do...

Page 1: Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do excesso de partidos, a que ... São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas,

Mototaxistas de São Lourenço fazem denúncia contra irregularidades

Diretor Presidente: Márcio Muniz Fernandes [email protected]

São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto de 2017

Circulação Diária

ANO XXIV - Nº 1013 - R$ 2,00 Telefax: 35 3332-1008

Charreteiros participam de curso para retirar Carteira Municipal de Habilitação

Os mototaxistas de São Lourenço es-tão preocupados com possíveis irregularida-des nos serviços, o que pode colocar em risco a segurança de alguns profissionais que exercem a ativi-dade no município.

De acordo com a denúncia, um dos pontos de parada no centro da cida-de pode estar sendo ocupado por moto-taxistas cadastrados em outros locais devi-do ao grande fluxo de clientes nos horários de maior movimento no local.

chamadasReativação do Chafariz do Calçadão I

página 3

Primeira etapa do Fenac seleciona quatro semifinalistas em São Lourenço

página 3

Campanha “Eu Digo NÃO à Violência Doméstica” acontece este mês

página 3

Fies divulga lista de candidatos pré-selecionados

página 4

A implantação de chip para monitoramento dos animais teve início nesta segunda-feira

Profissionais alegam ocupação imprópria em um ponto da cidade

Agenda Cultural de

São LourençoCorreio do Papagaio lança esta semana

a Agenda Cultural de São Lourenço. A par-tir desta edição você encontrará, todas as terças-feiras na página 4 do jornal, a progra-mação dos eventos culturais da semana.

Esta iniciativa busca aproximar cada vez mais os leitores do que acontece na cidade e fornecer informações para que possam se organizar e prestigiar as ações e artistas locais.

Música ao vivo, intervenções artísticas, encontros regionais, ações beneficentes, shows e demais eventos serão divulgados. Para que seu evento chegue até nossos leitores, basta entrar em contato através do email: [email protected].

Charreteiros de São Lourenço participaram de um curso intensivo sobre regras de trânsi-to, na quinta-feira (27). Esta é uma das ações do processo de regu-lamentação do serviço de charretes no municí-pio. O p próximo passo para este processo é a chipagem dos cavalos que teve início nesta segunda-feira.

A assessoria de co-municação da Prefeitu-ra Municipal afirma que praticamente todos os charreteiros participa-

ram da aula. Eles rece-beram informações dos Agentes Municipais de Trânsito e fizeram uma prova para avaliação de conhecimento.

O charreteiro Márcio Carlos Silvério esteve presente na reunião e conta que apesar de um pouco tumultuada devi-do à quantidade de pes-soas no espaço a reu-nião foi proveitosa. “O curso intensivo foi bom e a prova também foi bem tranquila, todos se saí-ram bem. A regularidade do nosso trabalho é mui-

página 3

to importante. O chip já está sendo implantado

e agora esperamos que a prefeitura cumpra com

suas responsabilida-des”, conta.

Page 2: Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do excesso de partidos, a que ... São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas,

Correio do Papagaio :: Pág 2Terça-feira, 01 de agosto de 2017

a

Atos e Gerias

Opinião

* Pedro Cardoso

Algumas questões e ar-gumentos no Brasil são desmoralizados pela re-petição verborrágica sem uma correlação de fato entre a tese e a prática. Uma delas é a ladainha do excesso de partidos, a que algumas pessoas costu-mam se referir como meras “siglas partidárias”.

Que existe excesso, to-dos dizem; por que isso é ruim todos repetem que é por causa do exces-so. Quando explicam as razões, a argumentação enfraquece a defesa. O principal fundamento seria a confusão ideológica ge-rada nos cidadãos, além de os pequenos partidos venderem alguns minutos no horário de televisão nas campanhas eleitorais para as grandes agremiações.

Não existe prejuízo com excesso de ideologias por-que são poucos os filiados capazes de entender o significado de ideologia. Menos, ainda, são aqueles com capacidade de faze-rem uma associação entre sua posição ideológica e aquela adotada por um partido político.

Quanto à venda do tempo, também não se sustenta, pois se resol-veria se não houvesse os “receptadores”, numa dis-puta típica de um leilão.

Ainda nessa linha de distância entre filiados e partidos, muitos são filiados sem sequer terem conhe-cimento de que o são. Por isso, ainda é comum se detectar a duplicidade de fi-liação na Justiça Eleitoral.

Esses argumentos são insustentáveis, a não ser para bancar salários de “analistas políticos” e en-cher o peito de políticos sem outra coisa impor-tante para dizer. Mas não faltam razões que justifi-quem a insignificância dos partidos brasileiros.

Uma primeira seria a ausência de uma atuação política de fato. As agremia-ções partidárias limitam-se exclusivamente à escolha de candidatos a cargos ele-tivos. Não realizam nenhum trabalho de conscientização política nem de cidada-

nia. Entregam candidatos sem nenhuma capacidade de gestão, e cobram voto consciente do cidadão. Não é sem razão que a corrupção grassa de ponto a ponto deste país.

Os filiados servem ape-nas de número e não parti-cipam de atividade nenhu-ma. Quando são chama-dos a participar, limitam-se a legitimar escolhas já feitas pelos caciques. É assim com a escolha de todos os candidatos.

Além de não estimular a participação dos seus integrantes, os partidos são verdadeiros fantas-mas. Pouquíssimas pes-soas sabem como são estruturados, como se organizam, muito menos conhecem o endereço de um deles. Esse anonimato decorre, inclusive, da falta de cobertura da mídia, dos institutos de pesquisas, que só falam de partidos em época de eleição. In-daguem a alguém para que serve um partido.

Até mesmo os sítios dessas instituições não trazem nada de interesse coletivo. Os textos cons-tituem-se em autoelogios, ou críticas deliberadas aos adversários, num padrão “botequim de esquina”.

De um mal gigantesco nenhum brasileiro escapa: os partidos são sustenta-dos pelo Fundo Partidário, um repasse constitucional de dinheiro público a pes-soas jurídicas de direito privado. Essa transferência automática mereceria um questionamento sobre a sua constitucionalidade, já que não há um elo lógico entre os interesses de um partido com o interesse público ou coletivo.

Definitivamente, os parti-dos são ruins por seus pró-prios equívocos, por falta de atuação, por falta de cla-reza sobre os fins para que são constituídos. O Brasil não tem boas lembranças do bipartidarismo. Pelos argumentos utilizados, não faz a menor diferença de que eles sejam duzen-tos ou apenas dois.

* Pedro Cardoso da Costa é Bacharel em Direito e morador de In-terlagos/SP

Excesso de partidos

......................................................................O Jornal Correio do Papagaio é filiado ao SINDIJORI - Sindicato dos Proprie-tários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais.

.......................................................É expressamente proibida a reprodução integral ou parcial de quaisquer textos aqui publicados sem prévia autorização do Jornal Correio do Papagaio,

........................................................A Diretoria não se responsabiliza por conceitos, opiniões e pela coerência das matérias assinadas, que ficam então sob inteira responsabilidade de seus autores. ........................................................

Circulação em 33 cidades do Sul de MinasAiuruoca, Alagoa, Andrelândia, Arantina, Baependi, Bocaina de Minas, Bom Jar-dim de Minas, Campanha, Carmo de Minas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Liber-dade, Lambari, Minduri, Olímpo Noronha, Passa Quatro, Passa Vinte, Pouso Alto, Santa Rita de Jacutinga, São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas e Virgínia.

O Jornal Correio do Papagaio é uma publicação de:JCP Edições de Jornais e Eventos Ltda - CNPJ: 11.458.016/0001-69 - São Lourenço

R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207- Centro - São Lourenço-MG - Cep 37470-000Diretor-Presidente

Márcio Muniz FernandesJornalista

Júlio Simões - MTb 13.144/58/77Redação

Jefferson SantosMarina Ibba

Claudiane LandimDiagramação

Márcio Muniz e Paulo Fernando

Tiragem SemanalEdição Colorida 5.000 a 8.000

Edição P&B 1.000Impressão:

Edição ColoridaO Tempo Serviços Gráficos

31-2101.3807 Edição PB

Gráfica Novo Mundo35-3339.3333

Telefones: (35) 3332-1008 / 3331-6899 / 98895-6899E-mail: [email protected]

Portal: www.correiodopapagaio.com.br

Inscrições abertas para trabalho voluntário com refugiados

Prazo para estados e prefeituras parcelarem dívidas

termina nesta segunda (31)

Defesa do consumidor fiscaliza cobrança de bagagens

Saque do FGTS é prorrogado para pessoas enfermas e

reclusas em regime fechado

Prefeitura Municipal de Andrelândia

As candidaturas serão aceitas até 6 de agosto, e os aprovados devem iniciar as atividades no dia 14 do mesmo mês

Programa da previdência permite inclusão de débitos vencidos até 30 de abril e reforça arrecadação federal em R$ 6,91 bilhões

Procons verificam, nos principais aeroportos do País, se companhias informam passageiros sobre valor final do serviço

A Caixa divulgou regras para saques em casos especiais. Para os demais casos, prazo termina nesta segunda-feira (31)

O Comitê Nacional para os Refugiados (Co-nare) está selecionando voluntários para ajudar em atividades adminis-trativas. A colaboração inc lu i t ranscr ições de áudios de entrevistas dos solicitantes de refúgios, invest igações e d iag-nósticos dos aspectos geopolíticos de países de

Os pr incipais aero-portos do País recebem, nesta sexta-feira (28), a f iscalização de órgãos de defesa do consumi-dor, que verificam se as companhias aéreas estão respeitando os direitos dos passageiros com relação à cobrança de bagagem, que começou a ser prati-

A Caixa Econômica Federal divulgou, nesta segunda-feira (31), os ca-sos em que o prazo de saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será prorrogado até 31 de dezembro de 2018.

origem dos solicitantes.Entre os requis i tos

para o trabalho voluntário estão: ter conhecimen-to avançado em inglês, francês e/ou espanhol e ser graduado ou estudan-te de nível superior. Há preferência por univer-sitários e graduados em Direito, Relações Inter-nacionais, Ciências So-

ciais ou Políticas, Serviço Social e áreas correlatas. O interessado deve ser proativo, organizado e ter aptidão para ajudar pes-soas mais vulneráveis.

Para participar da se-leção de voluntários, os interessados devem enviar o currículo anexo para [email protected]. As candidaturas serão rece-

bidas até 6 de agosto.As atividades têm iní-

cio previsto para 14 de agosto e duração de três meses, com possibilidade de prorrogação do tem-po de serviço. Quem se comprometer com o vo-luntariado deve ter dispo-nibilidade de, pelo menos, 12 horas semanais.

O Ministério da Justi-

Estados, municípios e o Distrito Federal têm até esta segunda-feira (31) para par-celar as dívidas com a Previ-dência Social com desconto nas multas e nos juros. A expectativa é de que a arre-cadação federal alcance R$ 6,91 bilhões em 2017.

O Programa de Regu-larização de Débitos Pre-videnciários dos Estados e dos Municípios permite o parcelamento em até 200 meses. Para este ano, é per-mitida inclusão de débitos vencidos até 30 de abril.

A adesão ao programa deve ser formalizada em uma unidade da Receita Fe-deral do domicílio tributário

da prefeitura ou do estado.Débitos parcelados em

outros programas de refinan-ciamento poderão ser incluí-dos na nova renegociação.

RetiradaA exclusão do programa

ocorrerá nas seguintes situ-ações: falta de recolhimento da diferença não retida nos fundos de participação por três meses consecutivos ou alter-nados; falta de pagamento de uma parcela, estando pagas todas as demais; falta de apre-sentação das informações relativas ao demonstrativo de apuração da receita cor-rente líquida; ou não quitação integral do pagamento em

cada em 14 de março.A norma aumentou,

também, a franquia de ba-gagem de mão de 5 para 10 quilos. O passageiro que estiver com uma bagagem de mão superior a esse peso deverá despachar e pagar pelo volume. Confira aqui todas as regras sobre bagagens e outras informa-

ções úteis antes do voo.De acordo com a dire-

tora-geral do Procon-DF, Ivone Machado, a fisca-lização é para saber se as companhias estão in-formando os passageiros corretamente. “As pessoas estão pagando para des-pachar suas bagagens separadamente, o que

aumenta efetivamente o valor [da passagem]. A ação é para ver se eles estão sendo informados do valor real.”

Outro objetivo da fisca-lização é verificar a quali-dade do atendimento para passageiros preferenciais. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil

De acordo com a CEF, uma das exceções são trabalhadores que compro-varem ter doença que os impediram de ir às agên-cias. Há, também, os casos das pessoas reclusas em regime fechado.

Nos casos de enfer-

midade, a comprovação deverá ser feita exclusi-vamente nas agências da Caixa por meio da apresentação de atestado médico que justifique a impossibilidade de com-parecimento do titular da conta vinculada.

Para os casos de reclu-são em regime fechado, deverá ser apresentada certidão em nome do ti-tular da conta do FGTS obtida junto à Vara de Execução Penal, Vara de Execução Criminal, juízo responsável pelo decreto

ça e Segurança Pública emit irá cert i f icado das atividades exercidas pelo colaborador. Terá direito ao certificado o voluntário que cumprir o tempo míni-mo de prestação de servi-ços, sem interrupção.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

espécie em 2017.A medida provisória que

criou o programa de regulari-zação dos débitos foi assina-

da em maio, durante a aber-tura da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília. Uma portaria editada dias

depois ampliou a renegocia-ção para os estados.

Fonte: Portal Brasil, com in-formações da Agência Brasil

(OAB) e o Ministério Públi-co, a iniciativa teve como ponto de partida os aero-portos de São Paulo, após terem sido constatados que algumas normas não estão sendo cumpridas, como tempo excessivo no aten-dimento preferencial.

Fonte: Portal Brasil, com in-formações da Agência Brasil

da prisão, ou pela autori-dade da unidade prisional. Para os demais casos, o prazo de saque das contas inativas do FGTS não so-freu alteração e se encerra nesta segunda-feira (31).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa

EXTRATO DE AVISOProcesso n° 149/2017, Pregão

Presencial n° 060/2017.Objeto: Registro de preços

para eventuais e futuras aqui-sições de gêneros alimentícios, com a finalidade de atender as necessidades das Secretarias Municipais deste município. Entrega de Envelopes e Ses-são Pública dia 15/08/2017, Horário: 08:00 h para creden-

ciamento, entrega e abertura dos envelopes. Informações: (35)3325-1432 ou por E-mail: [email protected]. Pregoeira: Vânia C. S. Silva. Andrelândia-MG, 31/07/2017.

EXTRATO DE AVISOProcesso n° 151/2017, Pregão

Presencial n° 062/2017.Objeto: Contratação de em-

presa especializada na pres-

tação de serviço médico, na especialidade de cirurgia geral neste município. Entrega de Envelopes e Sessão Pública dia 14/08/2017, Horário: 13:00 h para credenciamento, entrega e abertura dos envelopes. Infor-mações: (35)3325-1432 ou por E-mail: [email protected]. Pregoeira: Vânia C. S. Silva. Andrelândia-MG, 31/07/2017.

ATOS OFICIAIS

Page 3: Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do excesso de partidos, a que ... São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas,

Correio do Papagaio :: Pág 3Terça-feira, 01 de agosto de 2017São Lourenço e Região

Reativação do Chafariz do Calçadão I

Campanha “Eu Digo NÃO à Violência Doméstica”

acontece este mês

Monumento turístico de São Lourenço volta a funcionar

Ações visam ampliar o debate sobre a violência doméstica sofrida por mulheres

Mototaxistas denunciam irregularidades no serviço

Primeira etapa do Fenac seleciona quatro semifinalistas

em São Lourenço

Os mototaxistas de São Lourenço estão preocupa-dos com possíveis irregu-laridades nos serviços, o que pode colocar em risco a segurança de alguns profissionais que exercem a atividade no município. A categoria reclama tam-bém da falta de apoio da prefeitura quanto aos problemas que margeiam o dia a dia da classe.

A denúncia recebida pelo Correio do Papagaio é a de que o Ponto 2, pró-ximo à Kaka Loterias na Av. Dr. Olavo Gomes Pinto, no centro da cidade, pode estar sendo ocupado por outros mototaxistas que não são fixos do local.

De acordo com a de-núncia, os mototaxistas do local estão em um ponto pr iv i legiado por atenderem alto número de pessoas quando com-parado com outros pontos no município. Devido ao grande fluxo de clientes nos horários de maior movimento, motociclistas que exercem a atividade nos demais pontos da ci-dade estariam ocupando o local a partir das 18h.

“As pessoas que estão fazendo isto querem im-plantar, de forma forçada, um sistema rotativo. Não há diálogo com eles. Já houve briga por causa dis-so. Hoje os mototaxistas

A primeira etapa clas-sificatória do Festival Na-cional da Canção, em São Lourenço, selecionou quatro semifinalistas que irão participar da compe-tição em Boa Esperança, berço do Festival. O públi-co compareceu em peso para conferir as apresen-tações que aconteceram nos dias 28 e 29 de julho, no estacionamento do Parque das Águas.

As composições sele-cionadas foram: “Ó meu grande amor”, de Victor Ramos (RJ); “A voz do meu coração”, com interpretação de Jonny Barbosa e João Correia (RJ); “O tempo e a vida”, interpretada por Rodrigo Régis e Tata Alves (SP); “Janainamente”, de Eudes Fraga (PA).

Todas as semifinalis-tas já garantiram no míni-mo R$ 2.500,00. Ao todo o 47º Festival Nacional da Canção vai distribuir

Foto:Arquivo

Foto:Arquivo/Correio do Papagaio

Um dos pontos em São Lourenço supostamente é ocupado de maneira imprópria

Festival movimentou o centro da cidade durante as duas noites de apresentações

Após 04 anos desativa-do, o chafariz do Calçadão de São Lourenço foi restau-rado e voltou a funcionar na noite de terça-feira, 25 de julho. Apesar de ser consi-derado um patrimônio por muitos são-lourencianos, o monumento não é regis-trado oficialmente como patrimônio municipal.

Em março deste ano, o Correio do Papagaio re-alizou uma entrevista com o secretário municipal de turismo e cultura, Alexandre Paiva Frade, sobre o monu-

mento. Na época, ainda não havia uma previsão para a reforma bem como o nome da empresa que a faria.

A assessoria de co-municação da prefeitura declarou então que o Ser-viço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi o órgão responsável pela restau-ração do chafariz, porém não informou qual o valor foi investido nesta ação. “Reformou os motores, lâmpadas e pequenas pe-ças para restauração. Tudo feito de acordo com o termo

de cooperação celebrado entre o SAAE e a Prefeitura no início do ano. A Secre-taria de Infraestrutura, em parceria, realizou a pintura”, relata a assessoria.

Na mesma entrevista, o secretário mencionou o plano de construir um palco fixo no local, para eventos. Sobre esta possibilidade, a assessoria declarou ape-nas que o projeto esta sen-do estudado pela Prefeitura Municipal através da das secretarias de Turismo e Cultura e de Infraestrutura.

Acontece, em São Lou-renço, durante todo o mês de agosto, a campanha “Eu Digo NÃO à Violência Doméstica”. O objetivo da campanha é tratar sobre a violência doméstica e a função social da Lei Maria da Penha, que no dia 7 de agosto completa 11 anos de sua aprovação.

Serão promovidos ao longo do mês, nas Unida-des Básicas de Saúde, en-contros para que as mulhe-res do município conheçam e entendam como funciona

a lei. A ideia é mobilizar a sociedade para mostrar que as políticas públicas se fazem necessárias, e que existem para assegurar a proteção das mulheres.

A proposta é ressaltar a importância da Lei, princi-palmente por compreender tão bem o que é a realidade da violência doméstica, que não se resume apenas em agressões físicas, mas en-volve também a violência psicológica e moral, que podem deixar nas mulheres marcas tão profundas quan-

to a agressão física.Além das questões re-

lativas à lei, abordadas nos encontros, Psicóloga da Saúde Mental de São Lou-renço, Esmeralda Paixão, irá participar tratando do tema “Relações Abusivas”.

A campanha é uma re-alização da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Centro de Re-ferência Especializado de Assistência Social (CRE-AS), com apoio da Secre-taria Municipal de Saúde de São Lourenço

Rodrigo Régis e Tata Alves com a canção “O tempo e a vida”

Eudes Fraga com a canção “Janainamente”

Chafariz voltou a funcionar na noite de terça-feira, 25 de julho

Ponto 2 pode ser alvo de possíveis irregularidades praticadas por mototaxistas

Victor Ramos com a canção “Ó meu grande amor”Jonny Barbosa e João Correia com a canção “A voz do meu coração”

200 mil reais em prêmios e o cobiçado troféu La-martine Babo.

A próxima cidade a rece-ber o Fenac será Extrema (4 e 5/8), em seguida São Thomé das Letras (11 e 12/8), Coqueiral (25 e 26/8) e Guapé (1 e 2/9). A grande final acontecerá no berço do festival, Boa Esperança, nos dias 7,8 e 9 de setembro.

Foto:Divulgação/Fenac

do Ponto 2 evitam perma-necer no local em horário de maior movimento para evitar problemas”, relata um dos denunciantes.

Mototaxistas dos de-mais pontos, que estariam praticando o informado, foram procurados pela reportagem e optaram por não se manifestar.

“Outra questão é a pre-feitura, que está omissa. Já pedimos para o respon-sável da SLtrans enviar policiais ao Ponto 2 para garantir a segurança dos mototaxistas fixos do local, mas não somos ouvidos”, informa outro mototaxista.

Questionada sobre o

porquê de não reunir a categoria para um possível acordo, a Prefeitura infor-mou que a SlTrans está a disposição para atender os mototaxistas, desde que eles entrem em contato com o órgão, seja através de requerimento ou pedido formal. O que não foi feito até a presente data.

Em relação a uma pos-sível solução, como o ponto rotativo, a adminis-tração municipal informou que a hipótese é inviável. “Estamos agindo de acor-do com o que a Lei prevê. A lei determina 7 pontos com 10 mototaxis em cada ponto, já descriminados na

cidade. Eles tem que ficar no ponto deles, indepen-dente do horário. Isso foi regulamentado na licitação que eles participaram, de acordo com a pontuação que cada um obteve no processo”, explica em um trecho da nota.

Atualmente 53 mototaxis-tas estão cadastrados para atuação nos pontos já deter-minados pelo município.

Por questões éticas e legais a identidade das fontes desta matéria foram preservadas. O Correio do Papagaio está aberto também para publicar ma-nifestações contrárias à denúncia apresentada.

Page 4: Circulação Diária São Lourenço, Terça-feira, 01 de agosto ... · Uma delas é a ladainha do excesso de partidos, a que ... São Sebastião do Rio Verde, São Vicente de Minas,

Terça-feira, 01 de agosto de 2017Pág 4 :: Correio do PapagaioGerais

a Receita

PiadasPregando na Praça

Um pastor estava pregando na praça pública dizendo:

- Sai demônio!E um bêbado responde:- Não sai não! A praça é pública!

Freiras pedindo donativosA campainha toca na casa de

um cara muito pão duro.Quando ele atende dá de cara

com duas freiras pedindo donativos.- Meu filho, nós somos irmãs de

cristo e ...

Ele interrompe e diz:- Nossa!! Como vocês estão

conservadas!

Casal namorando no sofáO casal estava namorando no

sofá da sala.A sogra, na cozinha fazendo co-

mida, resolve servir uns petiscos para o rapaz.

Ele se delicia e agradece a sogra:

- Minha sogrinha, esse bolinho de bacalhau está uma delícia!

Cruzadas

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSINANTE35-3332-1008 / 3331-6899

E-mail: [email protected]

fermento e reserve (prepare esse fermento uns 15 minutos antes de começar a preparar os secos)

Misture todas as farinhas e o sal (cuidados com as medidas) até ficar bem homogêneo

Abra um ninho nessa mistura de farinha, coloque o ovo, o fermento reservado e a água aos poucos, misture muito bem com uma colher

Por último coloque o azeite e misture bem, se ficar muito “liguento” acerte um pouco com farinha de trigo

Mas se a massa ficar muito seca acrescente um pouco mais de água, a massa tem que grudar um pouco na mão

Sove bem e deixe crescer por 1 hora

Repita mais uma vez o último processo, deixe crescer por mais 1 hora

Na terceira vez, sove bem a massa e já coloque em 2 formas previamente untadas com mantei-ga sem sal e farinha de trigo

Aqueça o forno por 10 minu-tos previamente e asse em fogo médio por mais ou menos 40 mi-nutos, mas acompanhe pois varia muito de forno para forno

Pão integral com linhaça e aveia

Ingredientes400 g de farinha de trigo

500 g de farinha integral50 g de aveia grossa50 g de farinha de linhaça ou semente1 colher sopa rasa de sal20 g de fermento fresco1 ovo50 ml de azeite de oliva650 ml de água filtrada ou mineral temperatura ambiente1 colher de sopa rasa de açúcarManteiga para untar

Modo do PreparoMisture 1/2 copo de água (dos

650 ml) morna com o açúcar e o

Fies divulga lista de candidatos pré-selecionados

Candidatos que fizeram ins-crição na chamada regular do Fundo de Financiamento Estu-dantil (Fies) para o segundo se-mestre de 2017 já podem conferir a lista de pré-selecionados.

Neste semestre, o Fies oferece 75 mil novas vagas àqueles que procuram um financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. Foram re-gistradas 224,2 mil inscrições.

Quem estiver na relação deve concluir a inscrição na página do SisFies entre 1º e 7 de agosto. Depois disso, é necessário validar informações junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da ins-tituição de ensino em até 10 dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

O selecionado também deve comparecer a um agente finan-ceiro do Fies em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação

das informações.Candidatos que não foram

selecionados já foram auto-maticamente incluídos na lista de espera. A convocação dos alunos que manifestarem in-teresse em participar da lista de espera ocorrerá de 1º de agosto a 3 de setembro. O período de inscrições para as vagas remanescentes começa em 11 de setembro.

Financiamento a juros zeroCom a oferta desta edição

do programa, o Fies atingiu 300 mil vagas abertas desde maio de 2016. A partir de 2018, o Novo Fies será dividido em três modalidades e vai garantir, ao todo, 310 mil vagas. Desse total, serão 100 mil a juros zero, volta-das para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Os recursos serão alo-cados da União, de fundos constitucionais regionais e de recursos o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além dos fundos regionais de desen-volvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Uma medida provisória foi enviada ao Congresso Nacional para garantir a alteração no modelo do Fies. O texto preza, principalmente, por evitar a descontinuidade do programa e riscos fiscais e operacionais, bem como garantir as medidas preparatórias para adesão dos bancos, constituir um novo fundo garantidor e criar novos sistemas de tecnologia da informação para a seleção e o financiamento.

Acesse a página do Fies Sele-ção para consultar a relação dos candidatos pré-selecionados.

Fonte: Portal Brasil, com in-formações do MEC e da Agência Brasil

Quem não foi selecionado já pode fazer inscrição na lista de espera. Serão 75 mil vagas para o segundo semestre de 2017

Publicado decreto que estabelece programação

financeira do Poder ExecutivoO decreto nº 9.113, publicado

nesta sexta-feira (28), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), dispõe sobre a programa-ção orçamentária e financeira do Poder Executivo. O texto define um contingenciamento de R$ 5,876 bilhões para o Poder Exe-cutivo e uma reserva para atendi-mento de demandas emergenciais no valor de R$ 2,25 bilhões.

Do valor total da reserva, R$ 92 milhões já foram utilizados para atender a demandas dos ministérios de Agricultura, Pecu-ária e Abastecimento, do Turismo e do Esporte. Com isso, a reserva resultante é de R$ 2,158 bilhões. A esse valor, devem ser somados R$ 27 milhões, remanescente de reserva já definida anteriormente pelo Decreto nº 9.062.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, entre as demandas emergenciais que deverão ser atendidas com o remanejamento dos recursos estão o fornecimento de água potável em ações de defesa civil de combate à seca, o funcionamento da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e

da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre outras.

Dyogo Oliveira explica que o contingenciamento é necessário para garantir o cumprimento da meta fiscal para 2017, de déficit de R$ 139 bilhões. “Uma postu-ra de leniência fiscal comprome-teria o crescimento econômico e estamos adotando essas

medidas para garantir a solidez fiscal do País”, afirmou.

Oliveira disse, também, que entre as receitas consideradas estão as que poderão ser obtidas com a devolução de precatórios não sacados há mais de dois anos (R$ 2,1 bilhões), com a reestrutu-ração das outorgas de aeroportos (R$ 2,5 bilhões) e com a conces-

são da Lotex (R$ 1 bilhão).Para o ministro, caso seja

possível concluir a avaliação sobre essas receitas, o governo poderá editar um decreto extem-porâneo para tratar da programa-ção orçamentária e financeira.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento

Texto define contingenciamento de R$ 5,876 bilhões e reserva para emergências no valor de R$ 2,25 bilhões

Quem foi pré-selecionado deve concluir inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies até 7 de agosto

Parte da reserva emergencial estabelecida pelo Decreto já foi utilizada para atender ministérios

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Gasoline Rock Bar

04/08 – Versão Contrária05/08 – Banda Três

Mineiroca Bar

Karaokê de 2ª a 5ª – 18h às 00h

Taberna do Paul

18/08 – Elton e Leandro19/08 – Banda RadioZara