Círculo Bíblico Lucas 10.25-37

3
LUCAS 10.25-37 10.25 Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: — Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? 10.26 Jesus respondeu: — O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? 10.27 O homem respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo”. 10.28 — A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá. 10.29 Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: — Mas quem é o meu próximo? 10.30 Jesus respondeu assim: — Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. 10.31 Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. 10.32 Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. 10.33 Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. 10.34 Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. 10.35 No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. 10.36 Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? 10.37 — Aquele que o socorreu! — respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma coisa. EXPLICAÇÃO Ao contrário dos discípulos interessados e “pouco estudados”, com quem Jesus teve contato até então, surge um Mestre da Lei. Este queria testar Jesus com uma pergunta sobre a vida eterna. A resposta

description

Comentário bíblico a respeiro do Evangelho de Lucas 10. 25-37

Transcript of Círculo Bíblico Lucas 10.25-37

LUCAS 10.25-37

10.25 Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?

10.26 Jesus respondeu: O que que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como que voc entende o que elas dizem?

10.27 O homem respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, com todo o corao, com toda a alma, com todas as foras e com toda a mente. E ame o seu prximo como voc ama a voc mesmo.

10.28 A sua resposta est certa! disse Jesus. Faa isso e voc viver.

10.29 Porm o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: Mas quem o meu prximo?

10.30 Jesus respondeu assim: Um homem estava descendo de Jerusalm para Jeric. No caminho alguns ladres o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto.

10.31 Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada.

10.32 Tambm um levita passou por ali. Olhou e tambm foi embora pelo outro lado da estrada.

10.33 Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou at ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele.

10.34 Ento chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu prprio animal e o levou para uma penso, onde cuidou dele.

10.35 No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da penso, dizendo: Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que voc gastar a mais com ele.

10.36 Ento Jesus perguntou ao mestre da Lei: Na sua opinio, qual desses trs foi o prximo do homem assaltado?

10.37 Aquele que o socorreu! respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: Pois v e faa a mesma coisa.

EXPLICAO

Ao contrrio dos discpulos interessados e pouco estudados, com quem Jesus teve contato at ento, surge um Mestre da Lei. Este queria testar Jesus com uma pergunta sobre a vida eterna. A resposta do Senhor, porm, pareceu simples demais ao Mestre da Lei - ele acreditava que no conseguiria cumprir o Duplo Mandamento do Amor ao Prximo porque a Lei no dizia claramente quem o prximo. Diante disto, Jesus conta esta parbola, mostrando como fcil encontrar o prximo quando existe o verdadeiro amor. Por outro lado, quando falta este amor, de nada adianta a mais correta explicao do termo quem o prximo.

Quando aquele entendido da lei testou Jesus com sua pergunta, no fundo, esperava obter uma resposta contraditria Lei de Moiss, para, a partir disto, acusar Jesus de no observar a Lei. Sua pergunta, portanto, brotou de uma fonte completamente diferente da do Jovem Rico. Por isso, o dilogo tambm tomou um curso completamente diferente, apesar de o contedo ser o mesmo.Este homem, acostumar a buscar sua salvao a partir da Lei de Moises, perguntou ao Senhor o que o ser humano teria de fazer para herdar a vida eterna. Se Jesus respondesse que no havia necessidade de uma realizao humana, ou se o Senhor apresentasse outras exigncias que as da lei, em ambos os casos teria sido acusado de traio, e aquele que levantou a pergunta teria alcanado o seu obvetivo.O entendido da lei deve ter ficado surpreso quando Jesus lhe falou da Lei, cujo professor e mentor era o prprio escriba. O que est escrito na lei, como voc entende isto? A resposta que o mestre da lei deu a Jesus retirada do Antigo Testamento, de Deuteronmio 6.5 e Levtico 19.18; mas tambm foi usada por Jesus em Mateus 22.37ss e Marcos 12.29s. Na passagem de Deuteronmio 6.5 fala-se de trs rgos fundamentais do ser humano: o corao, a alma e a fora. Lucas acrescenta, conforme a verso da Septuaginta, ainda com toda a tua mente. O corao, foco central da vida humana, precisa ser integralmente rendido a Deus. A alma, o eu, deve colocar-se de tal maneira a servio de Deus que todos os impulsos sejam guiados pelo Esprito de Deus. A fora ou a vontade deve estar s ordens de Deus. Por fim, Deus precisa poder contar inteiramente com o nossos entendimento e pensamento; nossa inteligncia.Uma vida de amor parte do corao, concretizando-se pelas trs formas de ao citadas. Assim, esses quatro elementos expressam a entrega total a Deus. O segundo dos maiores mandamentos na Lei, a saber, o amor ao prximo, somente pode ser cumprido se unido ao amor a Deus. Somente a pessoa dominada pelo amor a Deus est em condies de valorizar o prximo tanto quanto a sim mesmo.

Depois que o mestre da lei demonstrou seu conhecimento preciso da Lei, Jesus teve a possibilidade de oferecer-lhe uma importante resposta para a sua pergunta sobre o que devia ser feito para herdar a vida eterna. Ela foi dada com as palavras: Respondeste corretamente. Vai e faz o mesmo! A traduo ficou conhecida como a Verso dos Setenta, pois setenta e dois rabinos (seis de cada uma das doze tribos) trabalharam nela e, segundo a histria, teriam completado a traduo em setenta e dois dias.