Classificação das necessidades

14
CLASSIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES

Transcript of Classificação das necessidades

Page 1: Classificação das necessidades

CLASSIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES

Page 2: Classificação das necessidades

Podemos classificar as necessidades quanto:

- À sua importância

- Ao seu custo

- Ao facto de vivermos em colectividade

Page 3: Classificação das necessidades

As pessoas satisfazem em primeiro lugar asnecessidades ligadas à sua sobrevivência(alimentação, saúde, habitação, …) e sódepois aquelas que se relacionam com a suaqualidade de vida (transporte, vestuário ecultura) e que não apresentam a mesmaurgência na sua satisfação que as primeiras.

Page 4: Classificação das necessidades

Quanto à importância as necessidades são:

Primárias

Secundárias

Terciárias

Page 5: Classificação das necessidades

Necessidades Primárias: (o que éindispensável) são as necessidades que énecessário satisfazer com prioridade, queasseguram a sobrevivência do ser humano.(alimentação, saúde, vestuário e habitação).

Page 6: Classificação das necessidades

Necessidades Secundárias: (o que énecessário) são aquelas que não ameaçam deimediato a vida das pessoas, relacionam-secom a qualidade de vida, são necessárias masnão são indispensáveis. (transporte e cultura– ler um livro, ouvir um CD, ir ao cinema).

Page 7: Classificação das necessidades

Necessidades Terciárias (ou de Luxo): (o queé supérfluo) a sua satisfação pode serconsiderada dispensável, estão associadas àideia de luxo.

Ex: roupa de alta costura, perfumes caros,automóveis de gama alta, bens alimentaresde grande requinte.

Page 8: Classificação das necessidades

Esta classificação é relativa tanto no tempo como no espaço.

A Educação e a Instrução eram vistas comonecessidades secundárias, mas hoje sãoabsolutamente indispensáveis à sobrevivênciado ser humano.

Igualmente, indivíduos que ocupam elevadasposições sociais têm necessidades derepresentação que, para eles, são fundamentais,enquanto, para categorias sociais mais baixas,são consideradas necessidades terciárias oudispensáveis.

Page 9: Classificação das necessidades

Quanto ao Custo as necessidades são:

Não Económicas: são as necessidades emque não é necessário despender qualquerquantidade de moeda ou de outra riquezapara a satisfazer.

Ex: respiração – o ar não tem custos (recurso ilimitado).

Page 10: Classificação das necessidades

Económicas: são as necessidades em que épreciso despender moeda ou outra riqueza,ou ainda a trabalhar para a obter. Sãorelativas a bens escassos.

Ex: alimentação.

Page 11: Classificação das necessidades

Quanto à Vida em Colectividade:

Cada indivíduo sente necessidades próprias,dada a natureza subjectiva de cada um. Maspelo facto de vivermos em conjunto comoutros indivíduos, as necessidades e osanseios dos grupos em que nos encontramosintegrados reflectem-se em nós.

Por exemplo, podemos reflectir necessidadesdo grupo socioprofissional, do bairro, doconcelho, do país, em que estamosintegrados.

Page 12: Classificação das necessidades

Necessidades Individuais: são aquelas quedizem respeito à própria pessoa,independentemente de viver emcolectividade (ex: alimentação).

Necessidades Colectivas: são aquelas queatingem toda a comunidade e resultam davida social (ex: necessidade de transporte,segurança, justiça, comunicação, etc).

Page 13: Classificação das necessidades

Bens de Consumo Colectivos: são aquelesque satisfazem as necessidades colectivas.Têm a particularidade de não serem divisíveise o seu custo de produção não pode serimputado a um indivíduo em particular.

Ex: defesa nacional, iluminação pública eeducação pública.

Page 14: Classificação das necessidades

Actividade: - Explica porque razão aclassificação das necessidades, de acordocom a sua importância, é uma classificaçãorelativa.

Praia / Livraria: Com base nestes doisexemplos, distingue necessidadeseconómicas de necessidades nãoeconómicas.

Dá quatro exemplos de necessidadescolectivas.