CLC DR 2 Urbanismo e Mobilidade Questionário

2

Click here to load reader

Transcript of CLC DR 2 Urbanismo e Mobilidade Questionário

Page 1: CLC DR 2 Urbanismo e Mobilidade Questionário

CLCDR 2

Urbanismo e MobilidadeQuestionário

• Do seu ponto de vista que possiveis novos empregos pode gerar este novo tipo de turismo?

Dependendo de qual a actividade de turismo rural que se quer explorar e qual o tipo de alojamento, existe uma grande variedade de actividades relacionadas. Começando talvez pelas infra-estruturas a cargo das autarquias, nos acessos principais e secundários, na água e luz, saneamentos, nos pontos de turismo com a inclusão da Instância ou Pousada, nos roteiros turísticos e nos meios de comunicação social. Incluso na própria actividade rural, e a cargo das entidades exploradoras, são necessárias muitas pessoas para fazer com que toda a “máquina fique bem oleada e em bom funcionamento”. Desde camareiros, cozinheiros, barmens, operadores de limpezas, guias turísticos, motoristas, tarefeiros ou estafetas, contabilistas, recepcionistas. Se as instalações possuírem Spas, Piscinas, Saunas ou Solários, Esteticistas, Cabeleireiros, Ginásio, entre outros, serão necessários os respectivos funcionários-técnicos. • Acha que este tipo de turismo tem vindo a ser valorizado convenientemente pelas autarquias locais?

Justifique a sua resposta.

Nos últimos anos parece que em algumas regiões do país tem havido uma vontade de melhorar este tipo de turismo. Como tem tido mais procura, não só por Portugueses mas também cidadãos estrangeiros, é de todo o interesse das autarquias locais, proporcionarem melhores condições para a sua divulgação e prática, pois certamente que dai advirão lucros para os cofres autárquicos.

• A formação profissional em Portugal estará preparada para dar resposta a este tipo de cliente?

Portugal está a dar os primeiros passos nesta formação, pois parece que o futuro do nosso país vai passar pelo que temos para oferecer, que será unicamente turismo. Contudo acho que já vai havendo profissionais qualificados que fizeram formação em escolas de turismo, só que no fim das formações muitas das vezes são canalizados para grandes centros urbanos e grandes cadeias de hotéis, que como se sabe ficam longes das províncias e do interior do país.

• O que entende por turísmo rural? Já alguma vez frequentou este tipo de turismo?

Turismo rural, é fazer turismo em ambientes longe dos centros urbanos das grandes cidades, num ambiente rural, que podem ter actividades de lazer realizadas em ambiente rural, englobando algumas modalidades, como, turismo rural, pesca, caça, desporto, caminhadas, escaladas, entre outras actividades exercidas ao ar livre.Não nunca fiz turismo rural, muito embora faça alguns períodos de férias na província em casa de familiares e amigos.

Fernando Sá Gestão de Redes

Page 2: CLC DR 2 Urbanismo e Mobilidade Questionário

• Existe uma cada vez maior procura de turismo cultural. Quais serão as pessoas que procuraram este tipo de turismo e com que intuito?

Poderão ser pessoas comuns como qualquer um de nós completamente desconhecidas ou pessoas conhecidas do grande público, que pretendem o anonimato e refugiam-se nestes pequenos e acolhedores pontos de descanso, no final de um ciclo de trabalho, exactamente para descansarem longe dos afazeres constantes da vida quotidiana da cidade ou aproveitarem as condições climáticas que o nosso país oferece que são fantásticas, e ficarem a conhecer um pouco mais da nossa história, dos hábitos gastronómicos e culturais de uma determinada região do nosso país.

• Poderá este tipo de turismo ajudar a reabilitar as nossas terras do interior? Indique possíveis formas.

Sim. Sabemos que as autarquias locais e principalmente do interior, do norte ao sul do país, lutam com dificuldades de tesouraria, e este tipo de actividades turísticas, proporcionam mais entrada de dinheiro para a região, através do turismo, com o pagamento das taxas municipais para a laboração destes estabelecimentos, mesmo com o consumo efectuado pelos visitantes em toda a região. Quanto maior for o numero de turistas, mais investimento é gerado e mais dinheiro é realizado.

Fernando Sá Gestão de Redes