Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações...

23
Coesão e coerência Coesão referencial

Transcript of Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações...

Page 1: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão e coerênciaCoesão referencial

Page 2: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão e coerênciaconceituando...

• Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas.

• O grande desafio na escrita é exatamente esse: como descobrir a melhor maneira de construir um texto a partir dos recursos que a língua nos oferece?

Page 3: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão e coerência

• O primeiro passo é atentar para o aspecto linguístico, formal, ou seja, os vocábulos que devem ser escolhidos para estabelecer as relações entre as ideias trabalhadas: COESÃO.

• O segundo passo é trabalhar a significação. A partir da coesão estabelecida entre as informações de um texto e das relações lógico-semânticas estabelecidas, o texto produz um resultado claro e coerente: COERÊNCIA.

Page 4: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coerência

• A falta de coerência fica evidente quando o leitor não é capaz de perceber de que modo as informações trazidas no textos se articulam. Em outras palavras, o leitor não consegue ver sentido ou relação entre essas informações. Quando avaliamos a coerência de um texto, estamos investigando os nexos estabelecidos entre as informações, argumentos, ideias, dados etc.

Page 5: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coerência

Para que o texto esteja coerente, devemos, então, garantir a lógica e a relação entre as ideias.

Page 6: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão

• A língua portuguesa dispõe de muitos mecanismos que são responsáveis pela construções de sentido dentro de um texto, entre orações ou até mesmo entre palavras.

• Esses mecanismos estabelecem dois tipos de coesão: referencial e sequencial.

Page 7: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão

• A coesão referencial permite, no texto, que o leitor identifique os referentes sobres os quais se fala no texto.

• A coesão sequencial é aquela que cria condições para que o discurso avance. Ex.: conjunções.

Page 8: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

Algumas palavras indicam se devemos(leitores) voltar atrás para recuperar algo que foi dito ou se devemos procurar alguma informação mais adiante.

Vejamos a seguir alguns tipos de mecanismos que estabelecem essas relações dentro de um texto.

Page 9: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

CATÁFORA

Nesse caso, é quando a referência dentro de um texto é feita a um elemento que ainda será apresentado no texto.

Page 10: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Exemplo:

Elas se foram...

É com pesar que, na edição passada, nos despedimos das nossas queridas capas sem manchetes. Elas nasceram há três anos, foram felizes, se reproduziram, cansaram e envelheceram. Morreram, coitadas. Ou melhor, nós as matamos.

Page 11: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

Nesse exemplo, o termo “Elas” adianta um referente que ainda não foi citado “capas sem manchetes”.

Page 12: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

ANÁFORA

Esse tipo de mecanismo ocorre quando a referência dentro de um texto é feita a um elemento que já foi apresentado anteriormente no texto. Esse tipo de mecanismo geralmente é feito por meio de pronomes(retomada pronominal).

Page 13: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Exemplo de retomada pronominal:

Page 14: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

• Nesse exemplo, o termo “ele” retoma “marido”; o termo “ela” retoma “esposa”.

• EXEMPLO DE RETOMADA ADVERBIAL

 «Ao longe, no alto mar, há ainda o exercício da pesca. Há lá homens. Não os vejo.» (Vergílio Ferreira, Até ao Fim)               O advérbio «lá» remete para a expressão «no alto mar», que surge antes no          discurso. Note-se que, no exemplo, ocorre ainda uma anáfora pronominal, visto          que o pronome «os» («Não os vejo.») retoma o antecedente «homens».

Page 15: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial• Outro exemplo de anáfora...

Page 16: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

• Nesse exemplo de anáfora, o pronome oblíquo “la” retoma o termo “preguiça”, citado no início da fala da personagem.

Page 17: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

SUBSTITUIÇÃO

Uma outra forma de retomada de elementos é a substituição(retomada lexical), nesse caso é feito o uso de um termo com valor coesivo para substituir um outro elemento do texto (hipônimos , hiperônimo, sinônimo...).

Page 18: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Exemplo de substituição:

Qual é o ar mais puro do mundo?

É o da Tasmânia, onde até um pequeno e irritadiço marsupial contribui para tornar esta ilha australiana um exemplo de preservação ambiental.

Eis uma das belas vantagens de se viver longe de tudo. A Tasmânia é o Estado mais meridional da Austrália, separado da terra dos cangurus por um estreito de 240 quilômetros. Ao sul desta pequena ilha da borda do mundo, nada além de vasto e gelado oceano que a separa da Antártica.

Page 19: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Outro exemplo de retomada lexical...

Temporada de orcas voadoras

Pobres orcas. Além de serem vítimas dos arpões de caçadores, recebem o desonroso apelido de baleias assassinas. A alcunha não se deve a uma (inexistente) fúria do mamífero contra banhistas de sunga, mas ao simples e natural hábito de se alimentar de cetáceos mais jovens. E, para ser exato, as orcas nem baleias são – pertencem à família dos golfinhos.[...]

Page 20: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

REPETIÇÃO OU REITERAÇÃO

A repetição é empregada para facilitar a manutenção da presença do referente no texto.

Nesse tipo de mecanismo, repete-se o termo a que se refere.

Page 21: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Exemplo:

“O verbo é a espinha dorsal de uma oração. Sem ele, não existe significação e, por conseqüência, comunicação.

Assim, o verbo torna-se indispensável para que se construa sentido.”

Page 22: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

ELIPSE

Esse tipo de mecanismo ocorre quando, em um texto, suprime-se um termo que já foi referido para que não se repita vocábulos. O importante nesse tipo de mecanismo é atentar se o termo referente pode ser identificado. Ou seja, a omissão da expressão deve ser recuperável pelo contexto.

Page 23: Coesão referencial. Escrever um texto exige de nós a capacidade de estabelecer relações lógico-semânticas entre as ideias apresentadas. O grande desafio.

Coesão referencial

• Exemplos de elipses:• O Luís foi à ópera, onde [ ] encontrou os amigos.• A final da Liga dos Campeões foi muito bem

disputada, ao contrário do que aconteceu na [ ]

anterior.Nos exemplos apresentados, os lugares onde as palavras foram omitidas estão assinalados pelos sinais [ ], que representam elipses. No primeiro exemplo (4), a palavra omitida é o pronome pessoal “ele” ou o nome próprio “Luís”; enquanto no segundo elidiu-se a palavra “final”.