Cola_Vulk_(BRA).pdf

7

Click here to load reader

Transcript of Cola_Vulk_(BRA).pdf

Page 1: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 1/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

35.0.26

* 1 Identificação da substância/mistura e da sociedade/empresa

· Identificador do produto

· Nome comercial: Cola Vulk / Cola Vulk Multiuso / Cola Vulk Multiuso Rendiplus· Utilização da substância / da preparação

Cola utilizada na colagem de compostos de borracha não vulcanizada no processo de reforma e conserto depneus

· Identificação do fornecedor da ficha de dados de segurança· Fabricante/fornecedor:

Borrachas Vipal S/ARua Buarque de Macedo 365Nova Prata - RS95320-000

· Entidade para obtenção de informações adicionais: Meio Ambiente· Número de telefone de emergência: (54)3242-1666

* 2 Composição/informação sobre os componentes

· Caracterização química: Misturas· Descrição: Adesivo à base de solvente alifático/naftênico, borracha natural, cargas e aditivos para borracha· Substâncias perigosas:

1333-86-4 negro de fumo Self-heat. 2, H252 50-100%120-78-5 dissulfureto de di(2-benzotiazolilo) Skin Sens. 1, H317 ≤ 2,5%

nafta (petróleo), tratada (swetened) Asp. Tox. 1, H304 2,5-10%· Avisos adicionais: Nafta de baixo ponto de ebulição (Nota P, -R45, <0,1% benzeno)

* 3 Identificação dos perigos

· Classificação da substância ou mistura

GHS02 chama

Water-react. 1 H260 Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente.

GHS07

Acute Tox. 4 H302 Nocivo por ingestão.

· Elementos do rótulo· Elementos de rotulagem do GHS

O produto classificou-se e está etiquetado em conformidade com o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS).· Pictogramas de perigo

GHS02 GHS07

· Palavra-sinal Perigo( continuação na página 2 )

BR

Page 2: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 2/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 1 )

35.0.26

· Frases de perigoH260 Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente.H302 Nocivo por ingestão.

· Frases de prudênciaP231+P232 Manusear em atmosfera de gás inerte. Manter ao abrigo da humidade.P260 Não respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis.P280 Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial.P301+P310 EM CASO DE INGESTÃO: contacte imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO

ANTIVENENOS ou um médico.P361 Despir/retirar imediatamente toda a roupa contaminada.P501 Eliminar o conteúdo/recipiente de acordo com a legislação local/regional/nacional/internacional.

· Método de classificação:· Classificação NFPA (escala 0 - 4)

22

0Saúde = 2Inflamabilidade = 2Reactividade = 0

· Classificação HMIS (escala 0 - 4)

HEALTH

FIRE

REACTIVITY

2

2

0

Saúde = 2Inflamabilidade = 2Reactividade = 0

* 4 Primeiros socorros

· Em caso de inalação: Pode provocar irritação das vias aéreas superiores com tosse úmida.· Em caso de contacto com a pele: Irritação e ressecamento.· Em caso de contacto com os olhos: Irritação com lacrimejamento e congestão.· Em caso de ingestão: Pode causar lesões gástricas graves.

* 5 Medidas de combate a incêndios

· Meios adequados de extinção:Usar extintores de pó químico seco (PQS), espuma química ou CO2. Usar esguicho de neblina de água pararesfriar adjacências

· Meios de extinção que não devam ser utilizados por razões de segurança: Água sobre as chamas.· Perigos especiais decorrentes da substância ou mistura

Formação de gases tóxicos devido a aquecimento ou em caso de incêndio.· Equipamento especial de protecção: Usar uma máscara de respiração independente do ar ambiente.

6 Medidas a tomar em caso de fugas acidentais

· Precauções individuais, equipamento de protecção e procedimentos de emergênciaUsar equipamento de protecção. Manter as pessoas desprotegidas afastadas.

· Precauções a nível ambiental: Evitar que penetre na canalização / águas superficiais / águas subterrâneas.· Métodos e materiais de confinamento e limpeza:

Recolher com produtos que absorvam líquidos (areia, seixos, absorventes universais, serradura ).Eliminar residualmente as substâncias contaminadas como um resíduo segundo o Ponto 13.Assegurar uma ventilação adequada.Não limpar com água ou produtos de limpeza aquosos.

( continuação na página 3 ) BR

Page 3: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 3/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 2 )

35.0.26

· Remissão para outras secçõesPara informações sobre uma manipulação segura, ver o capítulo 7.Para informações referentes ao equipamento de protecção individual, ver o capítulo 8.Para informações referentes à eliminação residual, ver o capítulo 13.

* 7 Manuseamento e armazenagem

· Manuseamento:· Precauções para um manuseamento seguro

Assegurar uma boa ventilação / exaustão no local de trabalho.Abrir e manusear o recipiente com cuidadoEvitar a formação de aerossóis.

· Precauções para prevenir incêndios e explosões:Manter afastado de fontes de ignição - não fumar.Proteger contra descargas electrostáticas.Manter uma máscara de respiração sempre preparada.

· Armazenagem:· Requisitos para espaços ou contentores para armazenagem: Armazenar num local fresco.· Avisos para armazenagem conjunta: Não necessário.· Outros avisos sobre as condições de armazenagem:

Manter o recipiente hermeticamente fechado.Armazenar em recipientes bem fechados, em local fresco e seco.

· Utilizações finais específicasCola utilizada na colagem de compsotos de borracha não vulcanizada no processo de reforma e conserto depneus.

* 8 Controlo da exposição/protecção individual

· Indicações adicionais para concepção de instalações técnicas: Não existem outras informações, ver ponto 7.· Componentes cujo valor do limite de exposição no local de trabalho deve ser monitorizado: Nafta Solvente· Indicações adicionais: Foram utilizadas como base as listas válidas à data da elaboração.· Equipamento de protecção individual:· Medidas gerais de protecção e higiene:

Manter afastado de alimentos, bebidas e forragens.Despir imediatamente a roupa contaminada e embebida.Lavar as mãos antes das pausas e no fim do trabalho.Guardar o vestuário de protecção separadamente.

· Protecção respiratória:Utilizar uma máscara respiratória se a exposição for reduzida ou durante um curto espaço de tempo; se esta formais prolongada ou mais intensa, utilizar uma máscara respiratória independente do ar ambiente.

· Protecção das mãos:

Luvas de protecção

O material das luvas tem de ser impermeável e resistente ao produto / à substância / preparação.Uma vez que não foram realizados testes nesta área, não podemos recomendar um determinado tipo de materialpara as luvas que seja adequado para o produto / a preparação / a mistura de químicos.Escolher o material das luvas tendo em consideração a durabilidade, a permeabilidade e a degradação.

· Material das luvas( continuação na página 4 )

BR

Page 4: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 4/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 3 )

35.0.26

A escolha das luvas mais adequadas não depende apenas do material, mas também de outras característicasqualitativas e varia de fabricante para fabricante. O facto de o produto ser composto por uma variedade demateriais leva a que não seja possível prever a duração dos mesmos e, consequentemente, das luvas, sendo assimnecessário proceder a uma verificação antes da sua utilização.

· Tempo de penetração no material das luvasDeve informar-se sobre a validade exacta das suas luvas junto do fabricante e respeitá-la.

· Protecção dos olhos:

Óculos de protecção totalmente fechados

* 9 Propriedades físicas e químicas

· Informações gerais· Aspecto:

Forma: LíquidoCor: Conforme a designação do produto

· Odor: Característico

· Mudança do estado:Ponto / intervalo de fusão: Não classificado.Ponto / intervalo de ebulição: 52 a 128°C

· Ponto de inflamação: -7°C

· Auto-inflamabilidade: O produto não é auto-inflamável.

· Perigos de explosão: O produto não corre o risco de explosão.

· Limites de explosão:Inferior: 1 Vol %Superior: 6 Vol %

· Pressão de vapor em 50°C: 54,7 kPa

· Densidade em 20°C: 0,70 a 0,74 g/cm³

· Solubilidade em / miscibilidade comágua: Insolúvel.

· Viscosidade:Dinâmico em 20°C: 10 a 600 mPas

· Percentagem de solvente:Solventes orgânicos: 10 %

Percentagem de substâncias sólidas: 90 %· Outras informações Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.

10 Estabilidade e reactividade

· Decomposição térmica / condições a evitar: Não existe decomposição se usado de acordo com as especificações.· Materiais incompatíveis: Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.· Produtos de decomposição perigosos: Não se conhecem produtos de decomposição perigosos.

BR

( continuação na página 5 )

Page 5: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 5/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 4 )

35.0.26

* 11 Informação toxicológica

· Toxicidade aguda:· Valores LD/LC50 relevantes para a classificação:

por via oral LD50 500 mg/kg (mouse)por via dérmica LD50 345 mg/kg (mouse)

· Efeito de irritabilidade primário:· sobre a pele: Irritante.· sobre os olhos: Efeito irritante.· sensibilização: Efeito sensibilizante.

* 12 Informação ecológica

· Toxicidade aquática: Tóxico para organismos aquáticos acima de 4700 mg / litro.· Persistência e degradabilidade não facilmente biodegradável· Comportamento em sistemas ambientais:· Potencial de bioacumulação Não existe mais nenhuma informação relevante disponível.· Outras indicações: Ver outras propriedades físico-químicas na rubrica 9.· Outras indicações ecológicas:· Indicações gerais:

Classe de perigo para a água 3 (D) (auto-classificação): muito perigoso para a águaNão deixar chegar às águas subterrâneas, aos cursos de água nem à canalização, nem em pequenas quantidades.Perigo de poluição da água potável mesmo se forem derramadas quantidades muito pequenas no subsolo.

* 13 Considerações relativas à eliminação

· Métodos de tratamento de resíduos· Recomendação: Não se pode eliminar juntamente com o lixo doméstico. Não permita que chegue à canalização.· Número de código dos resíduos:

Código do Resíduo Descrição08 04 09 (*) Resíduos de colas ou vedantes contendo solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas.15 01 01 Embalagens de papel e cartão.15 01 10 (*) Embalagens contendo ou contaminadas por resíduos de substâncias perigosas.(*) Resíduos considerados perigosos

· Catálogo europeu de resíduos08 04 09* resíduos de colas ou vedantes, contendo solventes orgânicos ou outras substâncias perigosas

· Embalagens contaminadas:· Recomendação: Eliminação residual conforme o regulamento dos serviços públicos.

* 14 Informações relativas ao transporte

· Nº UN· ADR, IMDG, IATA 1133

· Designação oficial de transporte da ONU· ADR 1133 ADESIVOS, contendo líquido inflamável· IMDG, IATA ADHESIVES, containing flammable liquid

( continuação na página 6 ) BR

Page 6: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 6/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 5 )

35.0.26

· Classes de perigo para efeitos de transporte

· ADR

· Classe 3 Líquidos inflamáveis· Rótulo 3

· IMDG, IATA

· Class 3 Flammable liquids.· Label 3

· Tipo de embalagem· ADR, IMDG, IATA II

· Perigos para o ambiente: O produto contém matérias perigosas para o ambiente:óxido de zinco

· Poluente das águas: Não

· Precauções especiais para o utilizador Atenção: Líquidos inflamáveis· Nº Kemler: 33· Nº EMS: F-E,S-D

· Transporte a granel em conformidade com o anexo IIda Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC Não aplicável.

· Transporte/outras informações:

· ADR· Quantidades Limitadas (LQ) 5L· Categoria de transporte 3

· UN "Model Regulation": UN1133, ADESIVOS,contendo líquido inflamável, 3, II

* 15 Informação sobre regulamentação

· Elementos de rotulagem do GHSO produto classificou-se e está etiquetado em conformidade com o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS).

· Pictogramas de perigo

GHS02 GHS07

· Palavra-sinal Perigo· Frases de perigo

H260 Em contacto com a água liberta gases que se podem inflamar espontaneamente.H302 Nocivo por ingestão.

( continuação na página 7 ) BR

Page 7: Cola_Vulk_(BRA).pdf

página: 7/7

Ficha de dados de segurançaEm conformidade com ABNT NBR 14725-4

data da impressão 10.10.2012 Revisão: 10.10.2012Número da versão 40

( continuação da página 6 )

35.0.26

· Frases de prudênciaP231+P232 Manusear em atmosfera de gás inerte. Manter ao abrigo da humidade.P260 Não respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis.P280 Usar luvas de protecção/vestuário de protecção/protecção ocular/protecção facial.P301+P310 EM CASO DE INGESTÃO: contacte imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO

ANTIVENENOS ou um médico.P361 Despir/retirar imediatamente toda a roupa contaminada.P501 Eliminar o conteúdo/recipiente de acordo com a legislação local/regional/nacional/internacional.

* 16 Outras informaçõesAs informações fornecidas baseiam-se no estado actual dos nossos conhecimentos, embora não representem umagarantia das propriedades do produto e não fundamentam uma relação contratual.

· Frases relevantesH252 Susceptível de auto-aquecimento em grandes quantidades: risco de inflamação.H304 Pode ser mortal por ingestão e penetração nas vias respiratórias.H317 Pode provocar uma reacção alérgica cutânea.

· Recomendações quanto à formação profissionalO usuário deste diluente deve ser esclarecido para manter o local do uso sempre bem ventilado

· Utilizações e restrições recomendadasPara correta aplicação, consultar ficha técnica do produto.Cola utilizada na colagem de compsotos de borracha não vulcanizada no processo de reforma e conserto depneus.

· Departamento que elaborou a ficha de segurança: Departamento de Meio Ambiente· Contacto Glauco Rafaele Bao· Abreviaturas e acrónimos:

ADR: Accord européen sur le transport des marchandises dangereuses par Route (European Agreement concerning the InternationalCarriage of Dangerous Goods by Road)IMDG: International Maritime Code for Dangerous GoodsIATA: International Air Transport AssociationNFPA: National Fire Protection Association (USA)HMIS: Hazardous Materials Identification System (USA)LC50: Lethal concentration, 50 percentLD50: Lethal dose, 50 percent

· * Dados alterados em comparação à versão anterior BR