Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no...

24
, 09/04/2018 Edição 7994 - Ano XLI Sai Parcianello e entra Bulgarelli na Cultura PÁGINA 07 Declarações do IR em Cascavel chegam a 15 mil PÁGINA 11 Atlético bate o Coxa e conquista o Paranaense 2018 PÁGINA 22 Com indicativo de greve aprovado desde a semana passada, os trabalhadores responsá- veis pelo serviço de coleta de lixo, varrição e roçadas prometem cruzar os braços a partir de amanhã, caso suas reivindicações não sejam aceitas. Eles aguardam uma contrapro- posta até às 15h30 de hoje. O plano de saúde, aprovado na convenção coletiva de trabalho, e que não está sendo cumprido, é a principal reivindicação. z Pág. 06 Coleta do lixo pode ser suspensa amanhã RASTREAMENTO Desde a semana passada a Sanepar está realizando uma pesquisa, que irá durar 12 meses, para identificar vazamentos na rede de distribuição de água de Cascavel. Um aparelho que detecta vazamentos está sendo utilizado para rastrear os pontos problemáticos. z Pág. 08 RASTREAMENTO Desde a semana passada a Sanepar está realizando uma pesquisa, que irá durar 12 meses, para identificar vazamentos na rede de distribuição de água de Cascavel. Um aparelho que detecta vazamentos está sendo utilizado para rastrear os pontos problemáticos. z Pág. 08

Transcript of Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no...

Page 1: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

, 09/04/2018Edição 7994 - Ano XLI

Sai Parcianello eentra Bulgarellina Cultura

PÁGINA

07Declarações doIR em Cascavelchegam a 15 mil

PÁGINA

11Atlético bate oCoxa e conquistao Paranaense 2018

PÁGINA

22

Com indicativo de greve aprovado desde a semana passada, os trabalhadores responsá-veis pelo serviço de coleta de lixo, varrição e roçadas prometem cruzar os braços a partirde amanhã, caso suas reivindicações não sejam aceitas. Eles aguardam uma contrapro-

posta até às 15h30 de hoje. O plano de saúde, aprovado na convenção coletiva detrabalho, e que não está sendo cumprido, é a principal reivindicação.

Pág. 06

Coleta do lixo podeser suspensa amanhã

RASTREAMENTODesde a semana passada a Sanepar está

realizando uma pesquisa, que irá durar 12meses, para identificar vazamentos na rede dedistribuição de água de Cascavel. Um aparelhoque detecta vazamentos está sendo utilizado

para rastrear os pontos problemáticos. Pág. 08

RASTREAMENTODesde a semana passada a Sanepar está

realizando uma pesquisa, que irá durar 12meses, para identificar vazamentos na rede dedistribuição de água de Cascavel. Um aparelhoque detecta vazamentos está sendo utilizado

para rastrear os pontos problemáticos. Pág. 08

Page 2: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

ESPORTE 21CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

A rodada da segunda fase daDivisão de Acesso que ocorreuneste domingo (8) terminou comempate entre as equipes do Cas-cavel Clube Recreativo e do Inde-pendente. O jogo, no Estádio doPinhão, em São José dos Pinhais,terminou com placar de 1 a 1.

O Independente marcou primei-ro, aos 30 minutos da primeira eta-pa, com gol de Luciano. Já no iníciodo segundo tempo, Louback marcapara o CCR, em cobrança de pênal-ti a favor do time cascavelense.

CCR volta com empateNo sábado (7), duas partidas marcaram o início da segunda rodada daDivisão de Acesso. No Germano Kruger, Sosa e Cleyton marcaram doisgols para o Operário, que venceu o Batel, em Ponta Grossa.Em outro jogo, o PSTC enfrentou o Iraty no Estádio Ubirajara de Medeiros,em Cornélio Procópio. Patrick marcou o gol da vitória para o PSTC.O domingo também foi de disputa entre Paranavaí e Rolândia,que empataram em 1 a 1, em jogo no EstádioWaldemiro Wagner, em Paranavaí.

Sub-19 começaem 28 de abrilDepois de algumas alterações

de datas, o Depar tamento deCompetições da Federação Para-naense de Futebol divulgou o re-gulamento e a tabela do Campeo-nato Paranaense de Futebol Sub-19. As disputas da primeira fasecomeçam em 28 de abril. O elen-co do Futebol Clube Cascavel estáno grupo A e estreia jogando con-tra o Foz do Iguaçu, às 15h30, noEstádio ABC, em Foz.

O time é preparado desde oinício de março pelo técnico Ro-mildo Santo Rosa, que é parana-ense, mas, como jogador, atuouem 18 clubes dentro e fora doBrasil e, como técnico e auxiliar,também já adquiriu bastante ex-periência. “Trabalhei muito noestado de Goiás, onde conseguitrês acessos para a primeira di-visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com issodentro de campo com os meni-nos do FC”, diz Rosa.

No Centro de Treinamento, amovimentação tem sido intensa.Novos contratados estão em uma

fase de entrosamento com os joga-dores que já vestiam a camisa doclube cascavelense. O meia-atacan-te Robinho, natural de Curitiba, quejá atuou no elenco profissional doFC Cascavel, agora está atuando nacategoria Sub-19.

Algumas peças pontuais ainda estão em fase de contratação,mas a maior parte do grupo já está alinhado. “Já no ano passadocomeçamos uma reestruturação para que não tenhamos que re-montar o time toda vez. Agora estamos fazendo uma remontagemcompleta do elenco com atletas nascidos em 1999 e 2000”, ex-plica o gerente de futebol, Gustavo Caiche.

Outros resultados

ASSESSORIA

Pontuais

AprimoramentoNo ano passado, o FC Cascavelconquistou o vice-campeonato noCampeonato Paranaense Sub-19e a expectativa, neste ano, éaprimorar esse desempenho. “Reparamos que esta é umaequipe muito técnica, que temjogadores de frente muitorápidos”, pontua o técnico.

Page 3: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

ESPORTE22 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

O domingo (8) foi de grandes clás-sicos nas finais dos campeonatosestaduais. No Paranaense, Atlético-PR e Coritiba se enfrentaram na Are-na da Baixada. O título ficou com oFuracão, que venceu o Coxa por 2 a0. O Rubro-negro termina o campeo-nato também como dono da melhorcampanha do Estadual.

Depois da derrota de 1 a 0 noprimeiro jogo, o Atlético-PR fez o quea sua torcida esperava dentro daArena da Baixada, dominando ojogo e abrindo o placar com BrunoGuimarães ainda no primeiro tem-po. O segundo tempo foi com Eder-son, aplicando placar necessáriopara garantir a taça.

Furacão campeão!

No embalo e na empolgação do torcedor desde a chegada aoMineirão, o Cruzeiro conseguiu o que precisava para voltar a sercampeão após três edições de Campeonato Mineiro: vencer o Atlé-tico-MG por dois gols de diferença. Com um tento no início de cadatempo, a equipe triunfou por 2 a 0, no Mineirão, e levantou seu 37ºtroféu de campeão mineiro.

Os gols foram marcados por Arrascaeta (o 6º dele em clássi-cos), após passe de Edilson, que voltara ao time titular. Na segun-da etapa, após cruzamento na área, Thiago Neves também deixouo dele, sendo mais uma vez decisivo, assim como havia sido nafinal da Copa do Brasil do ano passado. O Cruzeiro não vencia oEstadual desde 2014. É o segundo título de Mano Menezes à fren-te do clube mineiro.

Com o título, o Atlético-PR vol-ta a equilibrar as decisões entreos dois times. Ambos têm novecampeonatos no 18º confrontoentre os times em uma final deParanaense.

DESAPONTOUKleber foi a surpresa do Coritibapara o jogo. Depois de serecuperar de uma nova lesão, elefoi escalado novamente, maspouco fez no jogo. Pouco ritmoe também sem conseguir recebera bola, foi figurante na partida esó não foi substituído pelanecessidade de tirar Iago Dias,que também voltava de lesão.

EDERSON marcou o gol que deu o título ao Atlético-PR

ALBARI ROSA

Festa no MineirãoVitória do Glorioso!Com pênalti não marcado, sofrimento até oúltimo minuto e dois heróis estrangeiros, oBotafogo despachou o Vasco nestedomingo, no Maracanã, e se sagroucampeão carioca. Joel Carli, aos 49minutos do segundo tempo, garantiu o 1 a0 no tempo normal e levou a decisão paraos pênaltis. Aí, um roteiro que o torcedoralvinegro já se acostumou se repetiu:Gatito Fernandéz garantiu o troféu aodefender as cobranças de Werley eHenrique. O Botafogo volta a ser campeãocarioca depois de cinco anos e agoraacumula 21 títulos da competição. Com34, o Flamengo é o maior vencedor,seguido por Fluminense (31) e Vasco (24).

ÓTIMA FASEÉderson marcou o gol que deu otítulo para o Atlético-PR econfirmou sua ótima fase noParanaense. O atacante atleticanomarcou nove gols durante ocampeonato e ficou isolado na tabelada artilharia. O segundo artilheiro foiAlex Fraga, com cinco gols.

Sul-Americana e Série BCom a equipe principal, o Atlético-PR joga contra o Newell´s

Old Boys, pela Sul-Americana, na Baixada, nesta quarta (11). Otime campeão paranaense deve ser separado com jogadores Sub-23 participando das categorias de base, enquanto alguns podem

ir para a equipe que segue a temporada. O Coritiba se prepara agora para a estreia na Série B, no

sábado (14), contra o Sampaio Corrêa.

Page 4: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

ESPORTE 23CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Deu Timão

O grito que estava entalado na garganta agoraecoa no Rio Grande do Sul. Oito anos depois,o Gauchão volta a ser tricolor. O Grêmio fezvaler os 4 a 0 do primeiro jogo da final, naArena, segurou o Brasil e venceu por 3 a 0 natarde de ontem, no Bento Freitas, para confirmaro 37º título estadual da história. Os gols forammarcados por Cícero, Alisson e Léo Moura. Ataça erguida em Pelotas é a quarta do clube emum período de 16 meses.Grande maestro do ciclo virtuoso do Grêmiodesde o final de 2016, Renato Gaúcho enfimganhou o título que ele dizia faltar em seucurrículo. Depois de dar ao Tricolor a Copa doBrasil de 2016, a Libertadores de 2017, aRecopa e agora o Gauchão em 2018. Enroladoem uma bandeira do clube na festa, mais uma vezfoi jogado pelos jogadores para o alto.

WESLEY SANTOS

Foram quase 20 anos sem umafinal de Campeonato Paulista entre Co-rinthians e Palmeiras. E pela primeiravez na história houve uma virada: o Ti-mão, que havia perdido o primeiro jogoem casa, venceu o segundo fora por 1a 0 e levou a decisão para os pênaltis,quando brilhou a estrela de Cássio no-vamente (ele já havia sido o destaquenas semifinais contra o São Paulo). Ogoleiro pegou as cobranças dos dois me-lhores jogadores do Palmeiras (Dudu eLucas Lima), dando o título para oTimão.O Corinthians chegou a seu 29ºtitulo, ampliando sua dinastia estadual.

Com o gol de Rodriguinho logo noinício, o Corinthians se fechou com duaslinhas de quatro. O Palmeiras encon-trou dificuldade para furar a defesa alvi-negra. Lucas Lima praticamente nãoapareceu para jogar, assim como Willi-an, aberto na esquerda. Só Dudu cha-mava a responsabilidade, pela direita.No segundo tempo, o Palmeiras voltoumelhor, com Keno no lugar de Willian,e, assim, passou a ter jogadas tambémpela esquerda. Virou ataque contra de-fesa. Mas o Corinthians soube segurara vitória.

MARCOS RIBO

CONFUSÃOO jogo foi marcado por muita confusão por conta da arbitragem. Oárbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcou pênalti de Ralfem Dudu aos 26 minutos do segundo tempo. No lance, o volantedo Corinthians toca primeiro a bola, mandando-a para escanteio.Depois de muita reclamação dos corintianos, o quarto árbitroAdriano de Assis Miranda chamou o juiz para dar sua opinião. Naleitura labial, é facilmente identificável: “Pegou primeiro a bola. Masa decisão é sua”. Marcelo Aparecido, então, decidiu voltar atrás nadecisão, para revolta dos palmeirenses. A paralisação foi de seteminutos no total.

Page 5: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL08 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

As redes de distribuição de águade Cascavel estão passando pornovas vistorias a fim de identificarpossíveis vazamentos. Além dasmanutenções preventivas e daspesquisas permanentes, a Sane-par contratou uma empresa paraintensificar os trabalhos nas tubu-lações que transportam a água emtodas as regiões da cidade. A novafrente de combate a vazamentosiniciou na semana passada e con-tinuará ao longo de um ano.

A gerente regional da Sanepar RitaIvone Camana explica que o trabalhodeve reduzir o desperdício de águade Cascavel. “Além do contrato comessa empresa, as equipes própriasda Sanepar vão manter o monitora-mento e as vistorias, garantindo apesquisa em 100% do sistema deabastecimento”, destaca Rita.

Os técnicos utilizam equipamen-tos de geofone para fazer a escutasubterrânea para identificar os ruídosque podem determinar o local exatoonde a rede rompeu. O conserto érealizado imediatamente pelas equi-pes de manutenção da empresa.

Vistoriana redede água

Quando há vazamento, a água emite um som característico que pode seridentificado pelo aparelho denominado geofone. Este aparelho é semelhante aoestetoscópio utilizado pelos médicos. Enquanto um técnico caminha pela rua como geofone, “ouvindo” a rede de água, os outros membros da equipe utilizamequipamento mais simples (stick), para ouvir todos os cavaletes das residências,sem a necessidade de entrar no imóvel.

Os técnicos percorrem as ruas para realizar aescuta subterrânea, conferem os cavaletes, apressão da rede e fazem sondagens nascalçadas e ruas com pequenas perfurações, afim de identificar a umidade do solo,quando há suspeita de vazamento.Formulários ajudam a registrar o tipo devazamento e de material da tubulaçãorompida, além das características e situaçãodo hidrômetro. Os locais dos vazamentossão sinalizados com setas como referênciapara a equipe de consertos.Por causa do barulho, que interfere naescuta, a pesquisa poderá ser realizadatambém à noite, quando o movimentode pessoas e de veículos é menor.

Durante os 12 meses de pes-quisa, serão vistoriados osmais de 1,3 milhão de metrosde redes e as 95,8 mil ligaçõesde água em todas as regiões dacidade. “Com essa ação, inten-sificamos a investigação de va-zamentos ocultos, quando aágua não aparece sobre as cal-çadas e nas ruas, e de irregula-ridades nas ligações de água”,afirma a gerente.

DIVULGAÇÃO

Identificação

E scuta

Como é feitoAs equipes da empresa contratada– Ercon Engenharia Ltda – utilizamuniforme e crachá de identificação edois veículos brancos com logo ecom a identificação “À Serviço daSanepar – Pesquisa de Vazamento”(Gol placa CFY8161 e Fiat UnoBranco placa AZP0241).

TÉCNICOS percorrem as ruas pararealizar a escuta subterrânea

Page 6: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL 09CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

email [email protected][email protected]

2º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL5º TABELIONATO DE NOTAS

Av. Brasil 8065 – Centro – CEP 85801-002 - CASCAVEL – PR - FONE/FAX 45-3224-5420

HABILITAÇÃO DE CASAMENTOApresentaram neste Oficio os documentos de habilitação para casamento, nos

termos do artigo 1525, Incisos, I,II,III, IV e V do Código Civil Brasileiro.

Cascavel, 09 de abril de 2018

ELIZABETE VERSORIOficial Designada

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

1- João Filipe Rodrigues Ávila e Talita Ferreira de Almeida2- Valdair Souza de Moura e Bruna Rafaella Aparecida Ferreira Lejanoski3- Vicente Henrique Prato e Shayane Fernanda da Cruz4- Douglas Pimenta e Andréia Cordeiro dos Santos5- Everaldo dos Santos e Ana Paula Alves dos Santos6- Daniel Moises Bandeira e Dayane Pereira de Freitas7- Gilvani Baumgarten e Lediane Ferreira Netto8- Vanderlei dos Santos e Luana da Silva9- Marcos Paulo do Nascimento e Rosete Terezinha Kolben10- Wesley Fernandes de Oliveira e Eliane Oliveira de Souza11- Ezionir José Soares e Jaci Aparecida da Silva

Para facilitar a vida dos contri-buintes de Cascavel, a Prefeituramontou ontem um quiosque na Ave-nida Brasil durante o período dasatividades de recreação e lazer doDomingão do Calçadão, que acon-tece todos os domingos.

Uma equipe da Secretaria deFinanças foi disponibilizada paraatender aos contribuintes com dú-vidas sobre o Imposto Predial e Ter-ritorial Urbano (IPTU). O atendimen-to aconteceu das 15h às 17h emfrente ao Hotel Copas Verdes.

As demais atividades do Domin-gão na Avenida Brasil, no entanto,começaram às 14h. Nesse períodoo trecho entre Carlos Gomes e Setede Setembro fica fechado à circula-ção de veículos e aberto aos cida-dãos para atividades recreativas.

Maria Aparecida Rodrigues apro-veitou a folga do domingo para pro-curar o quiosque no calçadão e tirarnovo boleto do IPTU para o pagamen-to. Ela foi a primeira pessoa a seratendida no local na tarde de onteme gostou da ideia do atendimentoaos domingos. Maria, que mora noConjunto Julieta Bueno, disse quedurante a semana o marido traba-lha e ela não tem como procurar aPrefeitura. Como ele estava de fol-ga, na tarde de ontem ambos foramaté o Domingão do Calçadão.

Quiosque do impostoR$ 48 MILHÕES

A meta para este ano é de arrecadarR$ 48 milhões com o imposto

municipal, superando as expectativasdo ano passado, que efetivamentearrecadou a meta prevista, que erade R$ 44 milhões. “A comunidade

reconhece e entende que este é umrecursos que entra para o Município

para dar suporte significativo àimplementação de políticas públicas

importantes para a população”,afirma o secretário de Finanças,

Renato Segalla. Por lei, a arrecadaçãocom IPTU é voltada à Educação

(25%), Saúde (15%) e o restante paraas demais prioridades elencadas peloMunicípio, como segurança pública e

obras, por exemplo.

Contribuintesaproveitaram o

domingo para tirardúvidas sobre o IPTU

BIO

DO

NE

Page 7: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL10 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Catuaí sem datapara a retomada

A retomada das obras do Catu-aí Shopping Cascavel foi autoriza-da em junho de 2016, após análi-se dos embargos pelo Tribunal Re-gional Federal da 4ª Região (TRF4).Porém, quase dois anos depois ocenário continua o mesmo e semprevisão de mudanças.

Ocorre que no canteiro de obraspróximo à região do Lago, tapumestentam esconder as ações do tem-po em parte da construção, aban-donada há anos, depois de deter-minações judiciais que embarga-ram o empreendimento, principal-mente relacionadas a problemasambientais, denunciados por

ONGs. Não há sinal de frentes detrabalho, muito menos data paraque a obra seja finalizada.

A diretoria do grupo BR Malls,que se pronuncia somente por meiode notas oficiais, garante que asobras serão retomadas assim quea comercialização dos espaçosatingir 80%. Neste momento, já fo-ram comercializados 2/3 da áreabruta locável, com oito lojas-ânco-ras e outras marcas locais, nacio-nais e importadas, algo que repre-senta em torno de 65%. O grupo,porém, não especifica até quandoseguem estas negociações.

Reportagem: Marina Kessler Foto: Aílton Santos

RELANÇAMENTOEm maio de 2017, representantesdo grupo BR Malls se reuniramcom o prefeito Leonaldo Paranhospara anunciar o retorno dascomercializações dos espaços noCatuaí. Já em agosto do mesmoano, também na prefeitura,afirmaram que em breve haveria orelançamento do projeto doshopping, assim como adivulgação da data de entrega daobra. Oito meses depois nada foiinformado e a conclusão doempreendimento ainda geradúvidas.

MESMO com autorização da Justiça, obras do Catuaí não avançam

Page 8: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL 11CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

A menos de um mês para o en-cerramento do prazo para decla-rar o imposto de renda, 15.050cascavelenses entregaram a de-claração à Receita Federal.

Entre os 94 municípios da Dele-gacia da Receita Federal de Casca-vel, a expectativa é receber214.619 declarações até a data li-mite, quase 2% a mais do que o

15 mil declarações na Receitaregistrado no ano passado, quan-do 211.031 contribuintes fizerama declaração. Os números parciaisde toda a regional, no entanto, nãoforam informados pela Receita.

O balanço parcial traz ainda osnúmeros do Paraná. Das 1,8 mi-lhão de declarações esperadas,foram recebidas 467 mil até o iní-cio da tarde de sexta-feira (6).

NACIONALA expectativa é de que 28,8milhões de contribuintes entreguema declaração até 30 de abril. Atéagora, 8,2 milhões de brasileirosjá acertaram as contas com o Leão,o que representa 30% do totalde declarações.Quem não fizer a declaração ouentregá-la fora do prazo estásujeito ao pagamento de multa de,no mínimo, R$ 165,74. O valormáximo corresponde a 20% doimposto devido.

RESTITUIÇÕESA Receita Federal já divulgou asdatas dos lotes de restituição doImposto de Renda Pessoa Física2018, ano-base 2017. Oprimeiro deles ocorre em 15 dejunho. Os demais serão realizadosem 16 de julho; 15 de agosto; 17de setembro; 15 de outubro; 16de novembro e 17 de dezembro.

Declarações devemser entregues até

30 de abril Reportagem: Marina Kessler

Foto: Arquivo Hoje News

Page 9: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL12 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018 LOCAL 13CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Moradores do Bairro SantaCruz em Cascavel já perderam anoção do tempo que o salão co-munitário que fica na Rua Apalai-as deixou de ser utilizado.

Os aspectos observados portodos os lados da estrutura, noentanto, revelam o descaso como espaço público. O matagaltoma conta ao redor do salãocomunitário. Há muito lixo eparedes, vidros e portas foramdestruídos.

O antigo barracão hoje temservido apenas para moradia deJoão Gonçalves, de 50 anos. Sem

ter onde morar, ele se submete aprecariedade do salão para nãodormir a céu aberto.

“Sofri um acidente de trabalhoao cair de um andaime e tive umagrave lesão da coluna. Sinto mui-ta dor e não consigo mais traba-lhar”, afirma ao dizer que hoje so-brevive sem nenhuma renda.

A presença dele de certa for-ma tem inibido a chegada depessoas que aproveitavam o es-paço para consumo de droga.“Já me desentendi com váriasdelas e as expulsei daqui”, dizGonçalves.

Adilson Pucini mora há 18 anos em frente ao salão comunitário. Ele reconheceque o espaço faz falta à comunidade, mas considera que a revitalização daantiga estrutura não é a melhor alternativa.“Não consigo entender porque a capela mortuária foi construída ao lado dosalão. Dificilmente será possível usá-lo para festas e outras atividades emrespeito aos sepultamentos”, argumenta o morador ao lembrar que motoristaspara terem acesso ao estacionamento da capela precisam passar pelo terrenodo salão comunitário.

SAÚDETerezinha Celestino Ribeiro mora na Rua Apalaias eenfrenta dificuldades sempre quando necessita deatendimento médico.“Embora a gente não precise enfrentar fila demadrugada, só conseguimos consultas depois deum mês de espera”, diz ela.Por conta de um problema no fígado ela disse quebuscou ajuda para fazer um exame e que nemmesmo remédios para a pressão alta consegueretirar na unidade básica de saúde. “Eles só liberamcom a receita médica, e por isso precisamosurgente de mais médicos para agilizar oatendimento”.Adilson Pucini também sugere ao município umaatenção maior em relação à saúde. “As duas UPAsficam do outro lado da cidade. Estamosaguardando a unidade da Tancredo iniciarconsultas para adultos, mas não sabemos quandoisso irá ocorrer”.

CONQUISTAS DAANTIGA GESTÃOPor mais de dois anos, ValdecirDuarte da Silva atuou comopresidente da Associação deMoradores do Bairro Santa Cruz.No último sábado uma nova diretoriafoi eleita.Ele cita que durante o tempo degestão defendeu as principaisreivindicações da comunidade eobteve conquistas.“Em várias ruas onde havia muitosacidentes conseguimos a instalaçãode quebra-molas e isso melhorou otrânsito”, afirma.Sobre a reforma do salão comunitáriopresidente disse que conversas foraminiciadas na última gestão, mas que oatual prefeito garantiu melhorias.

Tito MuffatoPara que a revitalização na principalavenida do bairro também fosserealizada, o então presidente relataque houve muitos esforços.“Tivemos diversas reuniões naprefeitura e hoje a obra quecertamente trará muitas melhorias éuma realidade”, cita.Em relação à segurança, Silvacomenta que a união de empresáriosdo Santa Cruz também permitiu opatrulhamento pelas ruas.“Diante dos altos índices decriminalidade não poderíamos ficarsem o apoio de viaturas e comomuitas delas precisavam demanutenção, conseguimos arrecadarrecursos”, explica.

Dever cumpridoSilva encerra o mandato à frente daassociação de moradores satisfeitocom o trabalho e destaca ainda entreos projetos a escolinha de futebolque alcançou bons resultados. “Ocampo ficou por muito tempoparado e hoje temos 84 alunosinscritos. As aulas são gratuitas e aassociação repassa uma contribuiçãoao professor”, comemora.“Corri atrás de tudo o que pude e oimportante é cada presidentelutar pelo melhor da comunidade”,enfatiza.

Impasse

EXPECTATIVA dos moradores é de que osalão seja reformado

MATAGAL toma conta aoredor da estruturaabandonada

OBRAS de revitalização sãoesperadas para melhorias no

bairro

Reportagem: Romulo Grigoli Fotos: Fábio Donegá

As reivindicações doBairro Santa Cruz

As reivindicações doBairro Santa Cruz

Page 10: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

LOCAL12 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018 LOCAL 13CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Moradores do Bairro SantaCruz em Cascavel já perderam anoção do tempo que o salão co-munitário que fica na Rua Apalai-as deixou de ser utilizado.

Os aspectos observados portodos os lados da estrutura, noentanto, revelam o descaso como espaço público. O matagaltoma conta ao redor do salãocomunitário. Há muito lixo eparedes, vidros e portas foramdestruídos.

O antigo barracão hoje temservido apenas para moradia deJoão Gonçalves, de 50 anos. Sem

ter onde morar, ele se submete aprecariedade do salão para nãodormir a céu aberto.

“Sofri um acidente de trabalhoao cair de um andaime e tive umagrave lesão da coluna. Sinto mui-ta dor e não consigo mais traba-lhar”, afirma ao dizer que hoje so-brevive sem nenhuma renda.

A presença dele de certa for-ma tem inibido a chegada depessoas que aproveitavam o es-paço para consumo de droga.“Já me desentendi com váriasdelas e as expulsei daqui”, dizGonçalves.

Adilson Pucini mora há 18 anos em frente ao salão comunitário. Ele reconheceque o espaço faz falta à comunidade, mas considera que a revitalização daantiga estrutura não é a melhor alternativa.“Não consigo entender porque a capela mortuária foi construída ao lado dosalão. Dificilmente será possível usá-lo para festas e outras atividades emrespeito aos sepultamentos”, argumenta o morador ao lembrar que motoristaspara terem acesso ao estacionamento da capela precisam passar pelo terrenodo salão comunitário.

SAÚDETerezinha Celestino Ribeiro mora na Rua Apalaias eenfrenta dificuldades sempre quando necessita deatendimento médico.“Embora a gente não precise enfrentar fila demadrugada, só conseguimos consultas depois deum mês de espera”, diz ela.Por conta de um problema no fígado ela disse quebuscou ajuda para fazer um exame e que nemmesmo remédios para a pressão alta consegueretirar na unidade básica de saúde. “Eles só liberamcom a receita médica, e por isso precisamosurgente de mais médicos para agilizar oatendimento”.Adilson Pucini também sugere ao município umaatenção maior em relação à saúde. “As duas UPAsficam do outro lado da cidade. Estamosaguardando a unidade da Tancredo iniciarconsultas para adultos, mas não sabemos quandoisso irá ocorrer”.

CONQUISTAS DAANTIGA GESTÃOPor mais de dois anos, ValdecirDuarte da Silva atuou comopresidente da Associação deMoradores do Bairro Santa Cruz.No último sábado uma nova diretoriafoi eleita.Ele cita que durante o tempo degestão defendeu as principaisreivindicações da comunidade eobteve conquistas.“Em várias ruas onde havia muitosacidentes conseguimos a instalaçãode quebra-molas e isso melhorou otrânsito”, afirma.Sobre a reforma do salão comunitáriopresidente disse que conversas foraminiciadas na última gestão, mas que oatual prefeito garantiu melhorias.

Tito MuffatoPara que a revitalização na principalavenida do bairro também fosserealizada, o então presidente relataque houve muitos esforços.“Tivemos diversas reuniões naprefeitura e hoje a obra quecertamente trará muitas melhorias éuma realidade”, cita.Em relação à segurança, Silvacomenta que a união de empresáriosdo Santa Cruz também permitiu opatrulhamento pelas ruas.“Diante dos altos índices decriminalidade não poderíamos ficarsem o apoio de viaturas e comomuitas delas precisavam demanutenção, conseguimos arrecadarrecursos”, explica.

Dever cumpridoSilva encerra o mandato à frente daassociação de moradores satisfeitocom o trabalho e destaca ainda entreos projetos a escolinha de futebolque alcançou bons resultados. “Ocampo ficou por muito tempoparado e hoje temos 84 alunosinscritos. As aulas são gratuitas e aassociação repassa uma contribuiçãoao professor”, comemora.“Corri atrás de tudo o que pude e oimportante é cada presidentelutar pelo melhor da comunidade”,enfatiza.

Impasse

EXPECTATIVA dos moradores é de que osalão seja reformado

MATAGAL toma conta aoredor da estruturaabandonada

OBRAS de revitalização sãoesperadas para melhorias no

bairro

Reportagem: Romulo Grigoli Fotos: Fábio Donegá

As reivindicações doBairro Santa Cruz

As reivindicações doBairro Santa Cruz

Page 11: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

14 de dezembro de 195505 de abril de 2018

ILDO REBELLATO

OBITUÁRIO14 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Lembranças

Paixão pelo automobilismo

Em decorrência de um câncer, Ildo Rebellato faleceu no úl-timo dia 05 de abril.Amigos que o acompanharam na trajetóriado automobilismo prestaram a última homenagem no sepul-tamento no Cemitério Central e vestidos com o macacão es-pecífico das corridas se despediram dele. Ildo deixa a esposaMichele Zanini Rebellato e três filhos.

Ildo Rebellato foi piloto e sedestacou na década de 80 em com-petições na Fórmula Ford e HotDodge. Filho de Genuíno e Zenai-de, nasceu em Jaborá, Santa Ca-tarina, e ainda criança chegou àregião oeste do Paraná onde mo-rou em Céu Azul e Cascavel.

O amor pelo esporte teve iní-cio ainda na adolescência e mes-mo com o passar do tempo e já

Amizade eadmiração

Ao longo da vida fez inúmerasamizades e conquistou a

admiração e o respeito dedirigentes de instituições

ligadas ao automobilismo e depessoas que compartilhavam

do mesmo hobby.“Foi um grande batalhador

pelo automobilismo deCascavel e Paraná. Obrigado

por sua dedicação aoautomobilismo”, relata Pietro

Tebaldi que recentementehavia publicado pelas redes

sociais um vídeo relembrando atradicional prova Cascavel de

Ouro de 1986.“Era uma pessoa para toda

obra. Sempre estava disposto atrabalhar pelo automobilismo”,

destaca o atual presidente daACC, Orlei Silva.

FOTO

S:

AR

QU

IVO

PE

SS

OA

L

longe das pistas ele ganhou notorieda-de por fazer parte da ACC (AutomóveisClube Cascavel) como presidente eoutros cargos da diretoria.

Atualmente era vice tesoureiro daACC e também conselheiro do TuiutiEsporte Clube.Ele se formou em Di-reito e também se dedicou às ativi-dades na agricultura. Casado, foi paide três filhos, dois deles do primeirocasamento.

Maria Angélica Rebellato Linhares guarda a lembrança do irmãocomo uma pessoa serena, de bem com a vida. “Tinha um bom hu-mor e a humildade como marcas. Nunca vi o Ildo em um momentoexplosivo. Era um homem muito bom e que gostava da vida”.

Page 12: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍCIA 19CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

VIOLÊNCIA EM NÚMEROSHomicídios 12Latrocínios 00Confrontos 01Mortes no trânsito 11

Uma briga de casal resultou emum homem de 47 anos atingido porfacadas desferidas pela esposa natarde de ontem na Rua Limoeiro,no Jardim Melissa em Cascavel.

A mulher teria dito à políciaque estava sendo agredida pelomarido e que, ao se defender,acabou atingindo-o no peito.

Ele foi atendido por socorris-tas e pelo médico do Siate e en-caminhado em estado grave aoHospital Universitário, em Casca-vel apesar de estar consciente econversando com os atendentesdurante os primeiros socorros.

A mulher teria dito ainda aospoliciais que as brigas são frequen-tes entre ambos. Ela foi encaminha-da à 15ª Subdivisão Policial de Cas-cavel e ele deverá ser ouvido as-sim que deixar a casa hospitalar.

Dois feridos a facadas

O esfaqueamento de ontem àtarde foi o segundo deste fim desemana. Vale destacar que somen-te nos últimos dois meses a facatem sido um dos principais meiospara tentativas e até mesmo a prá-tica de homicídios com pelo menos

quatro mortos por estes ferimen-tos neste período.

O primeiro caso deste fim de se-mana foi registrado na noite de sex-ta-feira quando socorristas do Siateforam chamados à Rua Jacarepaguá,no Bairro Interlagos, em Cascavel.

Eles atenderem já no BairroMorumbi um jovem que foi feridopor quatro facadas. Apesar de tersido ferido em outro bairro, ele sóconseguiu pedir ajuda distante dolocal onde o crime aconteceu.

O jovem também foi levado aoHospital Universitário e seu quadroera considerado grave.

A Delegacia de Homicídios pas-sou a investigar e no sábado pren-deu um suspeito de ser o autor datentativa de homicídio.

O jovem de 18 anos disse quematou para se defender, depois de tersido ameaçado de morte pela vítima.

BRIGA de casal termina com homem gravemente ferido no Melissa

FÁB

IO D

ON

EG

Á

EM ESTADO GRAVE

PRIMEIRO caso do fim de semana também teveo autor identificado. Estado de vítima é grave

BIO

DO

NE

Page 13: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍCIA20 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Giro daViolência

O Siate atendeu ainda na ma-drugada de sábado um homemferido depois de sofrer um capo-tamento. O fato foi registrado naAvenida Tito Muffato, no BairroSanta Cruz, em Cascavel.

O que chama a atenção é que ojovem disse não ter visto que a viapassa por obras e que ao acessar

Criança atropeladaUm garoto de sete anos foi atropeladoontem à tarde no Conjunto Abelha, emCascavel. Ele estava brincando comamigos na Rua Padre Paulo Englertquando foi atingido pelo carro onde umdos pneus passou por cima de seu pé. Omotorista fugiu sem prestar socorro. OSiate fez os primeiros socorros eencaminhou o menino à UPA.Não viu a obra

na Tito Mufattoa avenida próxima à universidadeperdeu o controle da direção e aca-bou capotando.

A Strada conduzida pelo rapazficou parcialmente destruída. Já eleteve um ferimento no supercílio esofreu uma contusão na face, foilevado ao Hospital São Lucas semrisco à vida.

Uma jovem ficou ferida em outro capotamento no início do fim de semana. Ofato foi na Avenida Brasil com a Rua João de Mattos, no Bairro Coqueiral.Segundo relato de populares, o Fiat Mobi seguia na Avenida Brasil quando foi atingidopelo Fiat Uno que seguia na Transversal. Com o impacto o Fiat Mobi acaboucapotando. A jovem teve contusão na cabeça, escoriação em uma das mãos edizia não lembrar do acidente . Ela foi atendida pela equipe do Siate e levada àUPA Brasília. O motorista do Mobi e os ocupantes do Fiat Uno não sofreram ferimentos.

FÁBIO DONEGÁ

STRADA FICOU aprcialmentedestruída. Jovem teve ferimentos leves

Uma mulher foi vítima deatropelamento em Cascavel neste fimde semana. O fato foi registrado noBairro Interlagos, na esquina da RuaZandvoort com Nivelles. Ela atravessara rua quando foi atingida pelo carro.O condutor disse que sua visão foiatrapalhada pelo sol do fim da tarde. Amulher teve ferimentos moderados efoi levada à UPA Veneza.

Mulher atropeladaFÁBIO DONEGÁ

FÁBIO DONEGÁ

Page 14: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍTICA 03CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Novo secretárioO músico Ricardo Bulgarelli (On The Rocks e ex-Ecos daTribo) foi anunciado oficialmente como novo secretáriode Cultura e Esportes de Cascavel. Ele substituiu WalterParcianello, que deixou o cargo para concorrer a umavaga na Assembleia Legislativa do Paraná. O anúnciooficial foi feito ontem durante o Festival de Cinema.

Foi tardeSobram críticas ao agora ex-governador Beto Richa(PSDB). “Foi ruim noprimeiro mandato e piorainda no segundo”, repetiuMárcio Pacheco (PPL),deputado estadualcandidato à reeleição. Osetor do agronegócioamarga um desagrado maior:não vieram investimentosesperados. Fichas apostadasagora em Cida.

Na CâmaraEm discussão hoje doisprojetos de lei que apenasalteram o texto doConselho Municipal dosDireitos da Criança e doAdolescente. Osrepresentantes

governamentais passam aser os secretáriosmunicipais – medida queatende a uma cobrança doEstado. Outra propostatrata da mudança delicitações por meio depregão e sistema de registrode preços.

OficialPublicado em Diário Oficial,agora o servidor só realizaráhora extra com autorizaçãodo prefeito LeonaldoParanhos . O gastoexcessivo com horas extrasdeu abertura a uma CPI naCâmara. Semana passadaforam ouvidos motoristasda Saúde. Um deles tinhamais de duas mil horasextras no mês – seis horasextras ao dia.

BALANÇA, MAS NÃO CAI

Giro PolíticoGiro Polí[email protected]

Conselho Municipal de Saúde aprovou as adequações doantigo Hospital Santa Catarina para instalação da UPA Brasília.

Hoje 19h o general da 15° Brigada de InfantariaMecanizada, Marcos de Sá Affonso da Costa, recebehomenagem na Câmara.

Os nomeados em cargos comissionados estão aguardandouma posição da nova governadora Cida Borghetti (PP).Em Cascavel a expectativa é grande pela 10ª Regional deSaúde, com saída de Miroslau Bailak. Por enquanto,Núcleos Regionais permanecem como estão. Mas tudopode mudar: hoje haverá uma reunião em Curitiba paratratar desse assunto.

Aborto naCâmara

Reportagem: Josimar Bagatoli

DIA MUNICIPALOutro fator para a implantação do Dia Municipal Contra oAborto é a consequência social do ato. “O aborto ilegal matauma mulher a cada dois dias no Brasil, na maioria das vezes feitode forma clandestina, expondo um grave caso de saúde públicano Brasil, sendo que muitas mulheres acabam no serviço públicode saúde, onde são negligenciadas, julgadas e condenadas,contribuindo para que o número de mortes seja alto”.

Hoje a tribuna da Câ-mara de Vereadores traza tona um tema polêmico:o aborto. Encaminhadopelo vereador Alécio Espí-nola (PSC), o projeto insti-tuí o Dia Municipal deConscientização Contra oAborto - tanto pelos Pode-res Públicos constituídoscomo pela iniciativa priva-da – sempre em 15 demaio de cada ano. A ses-são começa às 9h30.

O texto não trata da le-galidade, mas da moralida-de do assunto – atrelandomuitas vezes a defesa dasaúde da mulher ao con-ceito de religião. Tanto queo dia não foi escolhido poracaso: em 15 de maio co-memora-se também o DiaInternacional da Família.“O tema já foi debatidopela Câmara em outrasocasiões e o propósito éo mesmo: o favorecimen-to a vida”, diz o vereador.

Entre os itens de tesecontra o aborto, Aléciopontua: provocação damorte sem direito de de-fesa; consequênciasquando são realizados

sem o acompanhamentomédico; elevado grau deprobabilidade de possí-veis efeitos negativos as-sociados à prática aborti-va, como o câncer demama, a dor fetal, a sín-drome pós-abortiva, alémde problemas mentaisocasionados.

No Brasil, o aborto élegal quando pode salvara vida da mãe, quando agravidez é resultado deestupro e quando o feto éanencefálico. O vereadoralega que por falta de in-formação “mulheres aca-bam cometendo crimespensando se tratar deuma situação comum”.

Como defesa da dis-cussão do assunto, Alecioaponta que “A grandemaioria dos paranaensesentende que a vida huma-na é inegociável e tirá-laé inaceitável, sendo queo aborto ilegal em qual-quer momento da gesta-ção, após a concepção,não deve ser autorizadopor se tratar de um assas-sinato em potencial”.

Page 15: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍTICA04 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018 POLÍTICA 05CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Após um trabalho intenso fei-to nos bastidores do CongressoNacional e até do Palácio do Pla-nalto, produtores rurais e em-presários de pequeno porte ti-veram uma grande vitória nessasemana, com a derrubada dosvetos às medidas provisóriasque instituem o programa de re-parcelamento de dívidas do Fun-rural e das micros e pequenasempresas. “Não tenho dúvidasde que a decisão do CongressoNacional vai auxiliar muita gen-te”, afirma o deputado federalAlfredo Kaefer, que par ticipou

O drama do FunruralO PRR (Programa de Regularização Tributária

Rural) foi instituído a partir da Lei 13.606/18 paradébitos acumulados com o Funrural (Fundo de

Assistência ao Trabalhador Rural). A proposta veioao encontro da necessidade de ajudar os

produtores rurais a saldar dívidas acumuladasdurante dois anos, enquanto se discutia na Justiçaa constitucionalidade da cobrança do fundo, quehavia ficado extinto por cerca de dez anos. Em

2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) consideroulegal a cobrança. “Com essa decisão, o governo

decidiu reconhecer uma dívida que ninguém sabese existe de fato”, critica Alfredo Kaefer. Diante

disso, o governo criou um programa deparcelamento, contudo, vetou 23 dispositivos da

lei, dificultando a adesão dos produtores.Movido pela importância do assunto, o deputadoKaefer questionava especialmente os vetos sobreo parcelamento da dívida dos adquirentes pessoa

jurídica com desconto de 100% nas multas ejuros; o aproveitamento do prejuízo fiscal paraabatimento do total da dívida; e, ainda, a não

tributação da redução do passivo total. Otrabalho então era derrubar esses vetos e

garantir que os produtores pudessem firmar umparcelamento dentro das suas condições

financeiras. Entenda como ficou:

Quanto à MP do Refis da Micro-empresa, aprovada em dezembrode 2017 pelo Congresso, o traba-lho foi ainda mais intenso. Issoporque o presidente Michel Temerhavia vetado integralmente a medi-da que criava o programa de refi-nanciamento das dívidas das mi-cros e das pequenas empresas.“Vamos trabalhar para derrubaresse veto no Congresso Nacionale ajudar as 550 mil micros e pe-quenas empresas a renegociaremos R$ 20 bilhões que devem paraa Receita Federal. A cobrança des-sas dívidas inviabiliza as atividadesde uma grande parcela dessasempresas”, garantiu o deputadoAlfredo Kaefer desde então. Issoporque o deputado foi um dos ide-alizadores do projeto, ciente danecessidade dele para todo o País.

Essa semana, a boa notícia: oCongresso conseguiu derrubar oveto e o Refis entra em vigor. “AReceita Federal já havia até inti-mado as pequenas empresas de-vedoras para regularizarem suassituações. Sem condições de pa-gar, elas passariam a ser tributa-das pelo regime do lucro presu-mido, cuja carga tributária é maispesada”, lembra Kaefer. Caso nãohouvesse a vitória, mais de 1,5milhão de empregos estariam emrisco no País.

O programa concede descontosde juros, multas e encargos com o

Refis do Funrural e do Simples Nacional:alívio e salvação no campo e na cidade

ativamente desse movimento jun-to de outros parlamentares.

Os vetos prejudicavam dois dosmais importantes segmentos pro-dutivos. O Funrural, que voltou a sercobrado após anos consideradoinconstitucional e que pegou a mai-oria dos produtores rurais despre-venidos, e os micros e pequenosempresários, que corriam o riscode fechar as portas.

Isso porque as duas medidasprovisórias foram elaboradas, dis-cutidas e trabalhadas para aten-der à situação específica de am-bos os casos. No campo, trata-se

de uma dívida que chegou de sur-presa após decisão do STF. Na ci-dade, atinge mais de 550 mil em-presas que ficaram inadimplentescom o Fisco devido à grave criseeconômica, com ameaça de fecha-mento de pelo menos 1,5 milhãode postos de trabalho.

Sem os vetos, agora os progra-mas de refinanciamento dão maisfôlego e oferecem condições de pla-nejamento de longo prazo, permitin-do que as dívidas sejam pagas en-quanto as empresas se reequili-bram financeiramente com a reto-mada do crescimento econômico.

objetivo de facilitar e parcelar o pa-gamento dos débitos de micros epequenas empresas, desde que 5%do valor total seja pago em espé-cie, sem desconto, em até cincoparcelas mensais. O restante dadívida poderia ser pago em até 15

anos. A adesão incluía débitosvencidos até novembro de 2017.

Quem já aderiu a outro pro-grama de refinanciamento e seenquadra no novo Refis podesolicitar a renegociação. Vejacomo fica:

REFIS DA MICROEMPRESA

Page 16: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍTICA04 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018 POLÍTICA 05CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Após um trabalho intenso fei-to nos bastidores do CongressoNacional e até do Palácio do Pla-nalto, produtores rurais e em-presários de pequeno porte ti-veram uma grande vitória nessasemana, com a derrubada dosvetos às medidas provisóriasque instituem o programa de re-parcelamento de dívidas do Fun-rural e das micros e pequenasempresas. “Não tenho dúvidasde que a decisão do CongressoNacional vai auxiliar muita gen-te”, afirma o deputado federalAlfredo Kaefer, que par ticipou

O drama do FunruralO PRR (Programa de Regularização Tributária

Rural) foi instituído a partir da Lei 13.606/18 paradébitos acumulados com o Funrural (Fundo de

Assistência ao Trabalhador Rural). A proposta veioao encontro da necessidade de ajudar os

produtores rurais a saldar dívidas acumuladasdurante dois anos, enquanto se discutia na Justiçaa constitucionalidade da cobrança do fundo, quehavia ficado extinto por cerca de dez anos. Em

2016, o STF (Supremo Tribunal Federal) consideroulegal a cobrança. “Com essa decisão, o governo

decidiu reconhecer uma dívida que ninguém sabese existe de fato”, critica Alfredo Kaefer. Diante

disso, o governo criou um programa deparcelamento, contudo, vetou 23 dispositivos da

lei, dificultando a adesão dos produtores.Movido pela importância do assunto, o deputadoKaefer questionava especialmente os vetos sobreo parcelamento da dívida dos adquirentes pessoa

jurídica com desconto de 100% nas multas ejuros; o aproveitamento do prejuízo fiscal paraabatimento do total da dívida; e, ainda, a não

tributação da redução do passivo total. Otrabalho então era derrubar esses vetos e

garantir que os produtores pudessem firmar umparcelamento dentro das suas condições

financeiras. Entenda como ficou:

Quanto à MP do Refis da Micro-empresa, aprovada em dezembrode 2017 pelo Congresso, o traba-lho foi ainda mais intenso. Issoporque o presidente Michel Temerhavia vetado integralmente a medi-da que criava o programa de refi-nanciamento das dívidas das mi-cros e das pequenas empresas.“Vamos trabalhar para derrubaresse veto no Congresso Nacionale ajudar as 550 mil micros e pe-quenas empresas a renegociaremos R$ 20 bilhões que devem paraa Receita Federal. A cobrança des-sas dívidas inviabiliza as atividadesde uma grande parcela dessasempresas”, garantiu o deputadoAlfredo Kaefer desde então. Issoporque o deputado foi um dos ide-alizadores do projeto, ciente danecessidade dele para todo o País.

Essa semana, a boa notícia: oCongresso conseguiu derrubar oveto e o Refis entra em vigor. “AReceita Federal já havia até inti-mado as pequenas empresas de-vedoras para regularizarem suassituações. Sem condições de pa-gar, elas passariam a ser tributa-das pelo regime do lucro presu-mido, cuja carga tributária é maispesada”, lembra Kaefer. Caso nãohouvesse a vitória, mais de 1,5milhão de empregos estariam emrisco no País.

O programa concede descontosde juros, multas e encargos com o

Refis do Funrural e do Simples Nacional:alívio e salvação no campo e na cidade

ativamente desse movimento jun-to de outros parlamentares.

Os vetos prejudicavam dois dosmais importantes segmentos pro-dutivos. O Funrural, que voltou a sercobrado após anos consideradoinconstitucional e que pegou a mai-oria dos produtores rurais despre-venidos, e os micros e pequenosempresários, que corriam o riscode fechar as portas.

Isso porque as duas medidasprovisórias foram elaboradas, dis-cutidas e trabalhadas para aten-der à situação específica de am-bos os casos. No campo, trata-se

de uma dívida que chegou de sur-presa após decisão do STF. Na ci-dade, atinge mais de 550 mil em-presas que ficaram inadimplentescom o Fisco devido à grave criseeconômica, com ameaça de fecha-mento de pelo menos 1,5 milhãode postos de trabalho.

Sem os vetos, agora os progra-mas de refinanciamento dão maisfôlego e oferecem condições de pla-nejamento de longo prazo, permitin-do que as dívidas sejam pagas en-quanto as empresas se reequili-bram financeiramente com a reto-mada do crescimento econômico.

objetivo de facilitar e parcelar o pa-gamento dos débitos de micros epequenas empresas, desde que 5%do valor total seja pago em espé-cie, sem desconto, em até cincoparcelas mensais. O restante dadívida poderia ser pago em até 15

anos. A adesão incluía débitosvencidos até novembro de 2017.

Quem já aderiu a outro pro-grama de refinanciamento e seenquadra no novo Refis podesolicitar a renegociação. Vejacomo fica:

REFIS DA MICROEMPRESA

Page 17: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍTICA06 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Os serviços de coleta de lixo,varrição e roçadas devem ser sus-pensos a par tir de amanhã emCascavel. O indicativo de greveestá aprovado desde a semanapassada pelos membros do Sie-maco (Sindicato dos Empregadosem Empresas de Prestação deServiços de Asseio, Conservaçãoe Limpeza Urbana).

O prazo para uma contrapro-posta encerra hoje, às 15h30,quando os trabalhadores aguar-dam um posicionamento do empre-sário Olides Berticelli, sócio pro-prietário da Empresa OT Ambien-tal Serviços e Construções Ltda.

A empresa – alvo de uma açãono Ministério Público – ganhouuma licitação de R$ 207 milhões

Coleta do lixo suspensapara o serviço de coleta do lixopor 60 meses em Cascavel, oque totaliza um gasto de R$ 2,9milhões por mês. A investigaçãoainda em andamento apura dire-cionamento no certame, pelo ex-prefeito, Edgar Bueno, ex-secre-tários Luiz Carlos Marcon (Meio

Ambiente) e Alisson Ramos daLuz (Administração), além dosservidores Elmo Rowe Júnior, Syl-vio Taddeu de Carvalho Torres eHenrique Wichoski Koupaka, queparticiparam da comissão de li-citação, e da própria OT Ambien-tal Construções e Serviços Ltda.

Reportagem: Josimar Bagatoli Foto: Fábio Donegá

ESTADO DE GREVE aprovado e serviçospodem ser interrompidos a partir de amanhã

Sem condiçõesCom quase três milhões de reais depositados mensalmente, a empresa alegaque não tem condições financeiras para arcar com as despesas. Entre asreivindicações desde ano dos 300 empregados da empresa estão: aumentoreal de 1,9% (R$ 23 sobre o salário de R$ 1.256), Plano de Saúde eque os caminhões só saem do pátio se estiver com três coletores no mínimo.“Muitas vezes saiam apenas dois coletores para percorrer o mesmo trecho,quando a equipe está completa. Além disso, quando algum servidor sefere, a empresa o leva para a UPA [Unidade de Pronto-Atendimento] edesconta o dia de trabalho do salário”, diz Angela.

Plano de saúdeEmbora esteja entre as condicionantes do último certame – realizado noapagar das luzes da gestão de Bueno em 2016 – a empresa não vemhonrando o pagamento do plano de saúde. “Queremos que a empresacumpra a convenção coletiva de trabalho. O Plano de Saúde está noacordo. Antes de ser realizada a licitação eles garantiram que pagariam.Ganharam o processo, mas não cumpriram o prometido perante oMinistério Público e o Ministério Público do Trabalho”, diz Angela Mariade Oliveira, presidente do Siemaco.

Page 18: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

POLÍTICA 07CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Walter pede exoneração

Reportagem: Josimar Bagatoli Foto: Arquivo

Antes do prazo final de desincom-patibilização, no sábado, Walter Par-cianello pediu exoneração da Secre-taria de Cultura e Esportes de Casca-vel para ficar a disposição do PMDB –sigla que pretende se lançar candida-to a deputado estadual. Ele é o se-gundo a deixar a administração deLeonaldo Paranhos (PSC) para apos-tar nas eleições deste ano.

O primeiro foi Jorge Lange, vice-prefeito e ex-secretário de Obras,agora pré-candidato a deputadoestadual pelo PSD. “Pedi a exone-ração devido uma convocação daExecutiva Nacional para que tivés-semos candidatos nas 20 maiorescidades do Paraná. Ficarei a dispo-sição do MDB. A decisão teve oapoio do prefeito Paranhos, masainda preciso me reunir com elepara repassar o andamento da pas-ta”, diz Parcianello.

Terminou também no sábado operíodo para troca de partidos paraquem pretende disputar uma vagacomo presidente, governador, depu-tado federal, deputado estadual e se-nador. Com esse troca-troca político

e a saída de alguns nomes de cargospúblicos, a política estadual toma umpouco mais de definição – emborasegunda-feira muitos partidos estejamreunidos para definir quem mesmodisputará esse pleito. É o caso de Wal-ter que seguiu a uma recomendaçãodo MDB nacional para que seja lança-do o maior número possível de can-didatos nos estados afim de garantiruma cadeira na Assembleia Legislati-va e no Congresso Nacional.

ALIANÇAPOLÍTICAUma aliança entre MDB começa atomar corpo: Osmar Dias (PDT)passaria a ter apoio do partido eem troca Roberto Requião abririamão da candidatura ao governo doEstado. Requião tentaria a reeleiçãoao Senado. Osmar – irmão deAlvaro Dias (PV) teve aval doPDT Nacional para apoiar o irmãoque é pré-candidato a Presidênciada República. Ainda falta definirquem seria o vice do candidato aogoverno do Paraná. “Aguardaremossemana que vem se esse quadro vaise confirmar. Se Osmar mudar issoaté a convenção, Requião serácandidato ao governo peloPMDB”, diz Parcianello.

Walter Parcianelloficou apenas trêsmeses à frente daCultura e Esportes

Foram três meses de Parcianello a frente do Esporte e Cultura deCascavel. No balanço administrativo, ele destaca a reforma do Ginásioda Neva – em andamento; a licitação para reforma do Ginásio SérgioMauro Festugatto; a licitação da pista de atletismo, que englobará ins-talação de vestiários e adequação da iluminação e a instalação do Com-plexo Esportivo na zona norte – com reforma da piscina térmica, no-vos campos, pista de caminhada e brinquedos as crianças.

Reformas e obras

Page 19: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

RADAR02 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

LULA ESTÁ PRESO: NÃO HÁMOTIVOS PARA COMEMORAR

NOTAS

Uma publicação de Jornal Oparana S/A - CNPJ: 21.819.026/0001-36Matriz - Jornal Oparana S/A: CNPJ: 21.819.026/0002-17 Filial

Rua Pernambuco, 1600 - Centro - CEP 85.810.021 Cascavel-PR Fone/Fax: (45) 3321-1000

Direção GeralClarice Roman

Editor-chefeLuiz Carlos da Cruz

[email protected]

DiretorJadir Zimmermann

[email protected]

FALE [email protected] • WhatsApp: (45) 99975-1047

[email protected][email protected]. jho je .com.br

“Eu não os perdoopor ter passado

para a sociedade aideia de que eusou um ladrão”.

(Envie sua opinião com até1.200 caracteres para [email protected])

A solenidadefestiva daCaciopar quemarcou a possedo jovem líderempresarial AlciRotta Junior nocomando daentidade.

O pouco tempoque WalterParcianello dedicouà Secretaria deCultura e Esporte eestá de saída paraser candidato adeputado.

Luiz Inácio Lula daSilva, momentos antes

de ser preso pela PolíciaFederal.

PREVISÃO DO TEMPOCascavel

29Segunda

Curitiba

18 27Terça

27Segunda

23Terça

16

Fases da lua

Font

e: S

imep

ar

1516

NOVA15/04 - 22h59

CRESCENTE22/04 - 18h46

CHEIA29/04 - 21h59

MINGUANTE08/04 - 04h17

Parcialmentenublado com

poucas nuvens

Parcialmentenublado com

poucas nuvens

Parcialmentenublado commuitas nuvens

Parcialmentenublado com

poucas nuvens

O dia 7 de abril não é uma data a ser comemoradaem nosso País, apesar de milhares de pessoas teremsoltado rojões por todo o Brasil. A prisão de Lula é umdos fatos mais tristes da história recente da RepúblicaFederativa do Brasil. É triste porque estamos vendo umapessoa que um dia o País inteiro depositou a esperançaem seus atos para a nação evoluir, nos decepcionar. OBrasil foi traído! Não imaginávamos que por trás daqueleoperário até então com um currículo espetacular estavauma máscara que mais tarde cairia e mancharia definiti-vamente sua biografia.

Não, Lula não é inocente! O caso do tríplex de Guaru-já é só a ponta do iceberg gélido da corrupção que seinstitucionalizou no Brasil após o governo petista. É cla-ro que os corruptos já vinham de governos anteriores,tanto dos civis como dos militares, mas seus atos nuncaforam tão escancarados quanto nos últimos 12 anos.

É deprimente ver um ex-presidente da República – omais alto e digno cargo de um servidor público – ser escol-tado pela polícia porque se tornou um criminoso. Sim, lu-tamos tanto para que a Justiça deixasse de ser seletiva ecomeçasse a colocar atrás das grades os poderosos.Estamos vendo isso, é um alento, um avanço sem prece-dentes, mas é triste! Há quanto tempo esse País é saque-ado por pessoas que deveriam defendê-lo? Desde 1.500.

A prisão é necessária? Sem dúvida, mas não é mo-tivo de comemoração. Outras prisões são necessáriaspara sarar a chaga da corrupção em nosso País. Esteano é eleitoral e precisamos analisar bem aqueles quedaremos nosso aval para nos representar. Não bastaser honesto, é preciso ser íntegro. Um homem honestonem sempre será íntegro, mas uma pessoa íntegra sem-pre será honesta.

EstratégicoA governadora CidaBorghetti reiterou juntoao presidente daRepública, MichelTemer, a necessidade deobras fundamentais paramelhorar ainfraestrutura de Foz doIguaçu, o segundoprincipal destinointernacional do Brasil.Entre elas, estão aconstrução da segundaponte ligando Foz aoParaguai, a ampliação doaeroporto da cidade e aduplicação da BR-469.

DIVULGAÇÃO

MudançaO Palácio do Planaltoconfirmou ontem que oministro da Secretaria-Geral da Presidência,Moreira Franco, vaiassumir a pasta de Minase Energia, que estavavaga com a saída deFernando Coelho Filho,candidato à reeleiçãopara deputado federalem Pernambuco.Moreira Franco tambémé secretário-executivodo Programa deParcerias eInvestimentos (PPI).

Page 20: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

[email protected]

SOCIAL18 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Felicidades!

José Cunha da Silva, que comemorouidade nova recentemente

Liane Marcus Dias, Paulo HenriqueMelo, Luana Socci, Matheus Santos

Dias, Mário Jorge Focci, PauloAlexandre Fontes e Luís Pedro Orso.

Nada é mais poderoso do que umaidéia que chegou no tempo certo.

Victor Hugo

Café com ArtistaDia 13 de abril tem o Café com Artista,

promovido pela Manja CozinhaSaudável. O evento vai reunir o

universo da música, iconografias,indústria musical, música e linguagem,sociedade e sons. A animação fica porconta de Thiago Ueda, de São Paulo e

José Antônio Boldrin, de Curitiba.Será às 15h, na Rua Castro Alves, 1664.

Bazar de brinquedosDia 15 de abril tem o Bazar de

Brinquedos. Parte da renda serárevertida à Escola de Futsal do Bairro

Cancelli. Será das 13h às 17h, nagaragem do número 4468, Rua

Visconde do Rio Branco. Osbrinquedos custam de R$ 1 a R$ 60,entre eles bonecos, quebra-cabeça,

carrinhos, pistas de Hot Wheels, Lego,livros, jogos da memória e brinquedos

pedagógicos.

Dia de feiraAmanhã tem feirinha do produtor naAssociação de Moradores do Bairro

Pioneiros Catarinense, das 14h às 20h.Produtos fresquinhos, sem agrotóxicos,

frutas, verduras, mudas de árvorese muito mais.

XadrezTodas as terças e sextas-feirastem treinamento de xadrez.

As aulas ocorrem na Sala do Clubede Xadrez, no Centro Esportivo

Ciro Nardi, das 9h às 11h30 e das14h às 17h30. Mais informações

pelos telefones(45) 3902-1348e 3902-1346.

Toda bela e feliz, ALINEROCKENBACH,fotografada por Vera eGrasi Fotografias

Page 21: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

ESPORTE24 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

Os quatro primeiros jogos dasoitavas de final do Campeonato Mu-nicipal de Futebol Amador foramrealizados ontem.

Nas partidas disputadas nestefim de semana no Campo do SãoCristóvão, D’Napolli FC / RobertoDiesel venceu o Maximus / Big FCpor 4 a 0. O Operário Atlético Clubetambém se sagrou campeão e se-gue para a próxima rodada, depoisde fechar o placar em 8 a 0 contra otime da Associação de MoradoresJardim Maria Luiza / CSW.

Já no Estádio Ninho da Cobra,Jada, meninos do Jauri marcaramdois gols em partida contra o 200ano FC, que diminuiu com um gol.A última partida do dia, entre Es-paço Bier /S.E Bichados e Ponte

Amador vai para as quartas

Preta Cascavel terminou com pla-car de 5 a 1 para o Espaço Bier.

O restante dos jogos ocorrem nopróximo fim de semana.

FÁBIO DONEGÁ

Page 22: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

Leão

Hoje, vai ser mais fácil correr atrás dosseus projetos profissionais. Vale a penase concentrar no trabalho e mostrarjogo de cintura para lidar com impre-vistos. Cor: preto.

VARIEDADES 15CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

PALAVRAS CRUZADAS

SOLUÇÃO ANTERIOR

horóscopoÁ

ries

Com a atenção voltada para as finan-ças, você tem boas chances de au-mentar seus bens materiais. Mas teráque se esforçar bastante e economi-zar mais. Cor: cinza.

Tour

o Confie no lado sedutor e envolventedo seu signo para seduzir ou reacen-der a paixão com o seu amor. Cor:amarelo

Gêm

eos No trabalho, é um bom momento para

esconder seus interesses e manter pes-soas invejosas à distância. Se soubermanobrar nos bastidores, terá maischance de subir na carreira. Cor: rosa.

Cân

cer Projetos ambiciosos estão em destaque

e você não vai se contentar com pouco.Sonhe alto e mostre seu lado mais ousa-do. Nos estudos, pode contar com oapoio e a ajuda dos amigos. Cor: gelo.

Vir

gem Bom dia para sonhar mais alto e cor-

rer alguns riscos. Você não vai se inti-midar com desafios e, se juntar forçascom os colegas, o resultado será me-lhor do que espera. Cor: vermelho.

Libr

a

Prepare-se para algumas mudanças,especialmente no trabalho. Quemanda pensando em trocar de empre-go pode dar o primeiro passo agora.Cor: dourado.

Esc

orpi

ão Os astros estimulam as parcerias, por-tanto, aproxime-se de pessoas quepodem ser úteis no trabalho. Talveztenha que encarar rivalidade ou com-petição. Cor: prata.

Sagi

tári

o Talvez tenha que ralar dobrado, masvai conseguir o resultado que deseja.Pode faltar pique na vida a dois, masfaça um esforço e não deixe de ajudaro seu amor. Cor: turquesa.

Capr

icór

nio Otimismo e um bom papo podem abrir

muitas portas, portanto, mantenha oalto-astral! Passeio romântico tem tudopara animar a vida a dois. Cor: bege.

Aqu

ário

Sua atenção se volta para a família e osassuntos domésticos. Coloque as contasde casa na ponta do lápis e deixe tudoem ordem. Mas pode conseguir ajudafinanceira de um parente. Cor: amarelo.

Pei

xes Resolver assuntos fora do local do tra-

balho ou que exijam deslocamentos emuito diálogo será uma boa. Abra ocoração e declare seu amor à cara-metade. Cor: azul.

Page 23: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

N o velasVARIEDADES16 HOJE NEWS, 09 DE ABRIL DE 2018

* Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

• REDE GLOBO • ORGULHO E PAIXÃO

• REDE GLOBO

• RECORD

MALHAÇÃOIsadora descobre que seu convite

para o evento beneficente foi um enga-no. Amanda revela a Kavaco que temuma doença. Talíssia, Hugo e Marli fa-lam sobre as religiões de matriz africa-na. Isadora ofende Eduardo. Os alunospedem para conhecer Simone, mãe deTalíssia. Alex e Flora desconfiam daproximidade entre Gabriela e Rafael.

DEUS SALVE O REIAfonso descobre que Elói os traiu.

Cássio protege Afonso, que conseguefugir com Amália e Levi. Lucíola alertaCatarina sobre Diana. Rodolfo ofereceuma recompensa a quem trouxer Afon-so e Amália ao castelo. Cássio e Tiagosão condenados à prisão. Pedro contaa Martinho e Constância que eles fo-

Ema, Elisabeta e Jane planejam suaviagem a São Paulo. Uirapuru pede Ma-riana em namoro e Felisberto afirma queficará de olho no rapaz. Camilo e Julie-ta visitam Darcy no hospital. Agatha seinsinua para Brandão. Aurélio ameaçatirar o carro de Ema, que se apressacom seu plano de viajar sem a permis-são do pai. Darcy confessa sua paixãopor Elisabeta e Camilo incentiva o ami-go a lutar pela amada. Fani é hostil comErnesto. Elisabeta e Jane convencemFelisberto e Ofélia a deixá-las viajar paraSão Paulo com Ema. Jorge convidaAmélia para almoçar. Cecília se decep-ciona ao descobrir que Rômulo nãocontou sobre o noivado deles para Ti-búrcio. Elisabeta conta a Ernesto queirá a São Paulo. Ema pede que Lucci-no seja seu motorista em sua viagem.Susana descobre que Elisabeta e Janeirão viajar e decide ir para São Paulo.

ram traídos por Elói e Virgílio. Afonsoimprovisa um abrigo pra ele, Amália eLevi. Selena diz a Romero que Tiago éinocente. Catarina consagra Virgíliocomo nobre.

DO OUTRO LADO DO PARAÍSOaetana despista Gael sobre sua

conversa com Mariano. Gael afirma aLeandra que ama Clara. Patrick ficadesolado com a separação de Clara.Fabiana sugere a Renato que propo-nham um novo acordo à rival. Samuelsente saudades de Cido. Clara desa-bafa com Beth sobre sua situação comPatrick. Beth garante a Clara que con-seguirá salvar Adriana. Henrique cobraque Jô faça o teste de compatibilidadecom Adriana. Gael acredita que temuma chance de reatar com Clara. Adri-ana conforta Patrick. Amaro marca suaoperação, custeada por Gael. Bruno

exige que Nádia peça perdão a Raquelpelas ofensas do passado. Melissa eDiego decidem se casar novamente.Raquel perdoa Nádia.

CARINHA DE ANJOCassandra manda um áudio para

Bruna dizendo que odeia Estefânia eprecisa se fazer de boa moça agora.Dulce Maria escuta Cassandra. Cecíliainterrompe e chama as duas para al-moçarem. Dulce diz que precisa con-tar algo para Cecília. Ribeiro conta paraPeixoto que está em um aplicativo denamoro. Dulce alfineta Cassandra du-rante o almoço, mas ninguém percebeas indiretas. Juju começa a planejar suafesta de aniversário. A vlogueira não querconvidar muitas pessoas. Dulce Mariadecide escrever uma carta para Vitorcontando que Cassandra odeia Estefâ-nia. Cassandra chega no quarto da ca-rinha de anjo.

CORAÇÃO INDOMÁVELKarim diz a Mohammed que está

seguro sobre a compra do cassino.Otávio aconselha Eduardo a casar secom Aracely. Doris diz ao governadorque Otávio pedirá a ele sua mão emcasamento e ele terá que concedê-la.Doris diz ao governador que é capaz derenunciar o amor que sente por Otáviose o pai não se casar com Maria Ales-sandra. Na Ilha dourada, Aracely diz aTeobaldo que ela e Eduardo são noi-vos. Doris diz a Isabel que chamará aimprensa para informa-los sobre seucompromisso com Otávio e que se ca-sarão o mais rápido possível.

APOCALIPSEDébora vê Ariela chegando com

Luca e tem uma crise de ciúmes. Ri-cardo aparece e chama a atenção daprópria mãe. O vilão dá novas instru-ções à Ariela. Na redação do telejornal,Arthur, Bárbara e Celeste falam sobreo casamento de Ricardo e Isabela. Cé-sar e Guto se tratam com carinho. Ozi-el e Gideon discute as tradições dacerimônia.

• SBT

Darcy confessa suapaixão por Elisabeta

DIVULGAÇÃO

Page 24: Coleta do lixo pode ser suspensa amanhãjhoje.com.br/wp-content/uploads/2019/03/09... · visão no campeonato goiano. Es-pero poder contribuir com isso dentro de campo com os meni-nos

CRIANÇA 17CASCAVEL, 09 DE ABRIL DE 2018

Marco Antônio, xodó dos pais Gabrielle Graeff e Victor Scur

Beatriz Dochwat Genguini é pura fofura. O registro é de Vera e Grasi Fotografias

MICHELLE GALVÃO

Toda meiga, a linda Mariana Galvão de Oliveira, que apagouvelinhas recentemente. O registro é de Michelle GalvãoA mamãe Cris e a filha Brendha, à espera do irmão.

VERA E GRASI

Vamos colorir odesenho?

[email protected]

QUER VER SEU FILHO OU FILHAAQUI NA COLUNA?

ENVIE UMA FOTO PARA: