Colmeia - Credenciais 2011

55

Transcript of Colmeia - Credenciais 2011

Page 1: Colmeia - Credenciais 2011
Page 2: Colmeia - Credenciais 2011

pensamos e desenvolvemos propriedades de marca para nossos clientes, criando e nutrindo audiências ao redor delas.

Page 3: Colmeia - Credenciais 2011

O “Pimboliche”nossa visão sobre a comunicação hoje em dia :)

Page 4: Colmeia - Credenciais 2011

Treino, técnica, preparação e...

Page 5: Colmeia - Credenciais 2011

strike?

Page 6: Colmeia - Credenciais 2011

strike, hoje em dia, é manter a bola em jogo,

pontuando do início ao fim.http://colmeia.tv/manifesto

Page 7: Colmeia - Credenciais 2011

somos uma empresa de conteúdo e entretenimento digital, um remix de criatividade e produção

Page 8: Colmeia - Credenciais 2011

e somos uma das empresas mais premiadas na propaganda brasileira.

(Cannes, OneShow, Clio, Wave, FWA, El Ojo, London Festivals, Yahoo Big Idea)

Page 9: Colmeia - Credenciais 2011

show and tell.(não vendemos powerpoint)

Page 10: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 11: Colmeia - Credenciais 2011

Brasileirão Petrobrasa energia de todas as torcidas

Page 12: Colmeia - Credenciais 2011
Page 13: Colmeia - Credenciais 2011

O campeonato brasileiro é o torneio principal para o esporte que é o número 1 do país e maior paixão nacional do brasileiro.

A Petrobras, grande parceira da ursaiada da colmeia, é a patrocinadora oficial do campeonato que inclusive nesse ano levou o nome de “Brasileirão Petrobras 2010”. Com isso veio a nossa demanda para um trabalho que duraria todo 2010. Seriam feitos mini documentários homenageando e mostrando a energia de cada uma das torcidas da Série A. Com isso foi escolhido um “torcedor símbolo” que por sua vez escolheu um parceiro, um verdadeiro privilegiado que viajaria junto com ele. Nascia assim a dupla Fabiano Tatu e Gabriel Godoy!

Pra quem gosta de futebol, conhecer a energia de todas as torcidas foi algo fenomenal. Era torcedor maluco, fanático, centrado, estressado, enfim, cada um da sua forma torcia com o mesmo grande amor pelo time do coração. Nesse trabalho, nós que conhecemos a todos pessoalmente, percebemos que um time de futebol pode ser tudo na vida de uma pessoa. É amor! Pra quem não entende como se pode gostar tanto de assistir a 22 pessoas correndo atrás de uma bola, esses documentários explicarão um pouco desse fenômeno.

Como resultados para esse trabalho, tivemos mais de 1 milhão de visualizações em nosso canal do YouTube, uma página para interação de todos lá no Facebook, e mais de 5 mil seguidores no Twitter onde além de todas as informações para o público, também aconteciam concursos envolvendo @todastorcidas valendo prêmios bacanudos, e com direito a uma parceria bem legal com o pessoal do @Lance_net.Quer parar de ler e ver como foi de fato? Então dê uma navegada no site do Brasileirão Petrobras e/ou no canal do YouTube e aproveitem. Ainda dá tempo de se emocionar com a Energia de Todas as Torcidas ;)

Brasileirão Petrobras A Energia de todas as torcidas

Page 14: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo brasileirão petrobras

http://www.brasileiraopetrobras.com.br/

Page 15: Colmeia - Credenciais 2011
Page 16: Colmeia - Credenciais 2011

Compactoo videocast de cultura da Petrobras

Page 17: Colmeia - Credenciais 2011
Page 18: Colmeia - Credenciais 2011

Acreditamos no novo. Curtimos as raízes. Apostamos na diversidade e no Brasil. Para nós, música também é energia. Já que a geração mp3 não tem fronteiras, queremos descobrir o Brasil pelos sons e compartilhar esse programa com você.

No lugar das velhas bolachinhas rodando na vitrola, arquivos de vídeo e áudio compartilhados nos meios digitais. Esta é a proposta do Compacto, o videocast de cultura da Petrobras, que registra, na sua primeira edição uma série de encontros de com artistas que estão fazendo a nova música popular brasileira.

O projeto apresenta 13 programetes, divididos em dois blocos de 10 minutos, publicados semanalmente aqui no blog. Cada episódio registra o encontro de dois nomes de diversas regiões e gêneros musicais brasileiros, que conversam e tocam músicas ao vivo.O projeto também conta com um canal no Twitter (twitter.com/sigacompacto) e no Youtube (youtube.com/vejacompacto).

Outra novidade é que os conteúdos do projeto estão registrados em Creative Commons, com permissão de uso não comercial com compartilhamento pela mesma licença.

O videocast Compacto reforça os atributos de diversidade e origem brasileira da Petrobras e trabalha a presença da marca nos meios digitais a partir da produção de conteúdos de entretenimento, seguindo tendência do setor. Conheça, veja, baixe, siga Compacto. Carregue Compacto no monitor, no celular, no fone de ouvido – ele é todo seu.

O Compacto é um trabalho que dá gosto: iniciativa corajosa da Petrobras, concepção e realização da colmeia

CompactoO videocast de cultura da Petrobras

Page 19: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo compacto petrobras

http://www.blogspetrobras.com.br/compacto/

Page 20: Colmeia - Credenciais 2011
Page 21: Colmeia - Credenciais 2011

+ +

Page 22: Colmeia - Credenciais 2011
Page 23: Colmeia - Credenciais 2011

Em parceria mais-do-que-especial com a Agência Click, colocamos um Fiat Punto T-jet de verdade dentro de um game. Interação em tempo real, ao vivo, realizada no quintal da casa do Big Brother Brasil.

A participação da colmeia nesse projeto aconteceu em duas frentes: fizemos a parte audiovisual, a partir do personagem Tony T (o chefe da equipe), e de outro lado, a sua “porção esotérica”: realizamos todo o projeto de telemetria necessário pra fazer com que um carro de verdade estivesse virtualmente representado, em tempo real, dentro do game. Hardware e software planejados, executados e testados com sangue, suor e lágrimas, ao vivo, no Big Brother Brasil, pra 40 milhões de pessoas.

Fiat T-RacerAgência Click

Page 24: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo fiat t-racer

http://vimeo.com/8744459

Page 25: Colmeia - Credenciais 2011
Page 26: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo fiat bravo

http://vimeo.com/22455538

Page 27: Colmeia - Credenciais 2011

+ +

Page 28: Colmeia - Credenciais 2011
Page 29: Colmeia - Credenciais 2011

Pense em War, jogo clássico de tabuleiro. Agora esqueça. Greenpeace WeAtheR é sim inspirado em War mas com novo paradigma de jogo. Ao invés de brincar de guerra e dominação mundial por horas a fio, um jogo colaborativo em que todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta em alguns minutos.

O inimigo comum são as mudanças climáticas e desastres naturais que assolam o planeta, cada dia mais. A idéia do diretor de criação da Almap, Sergio Mugnaini, era justamente provocar em jovens e adultos o pensamento sobre o que se pode fazer para ajudar o planeta. A colmeia abraçou o projeto e decidiu que era hora de chamar a campo Fabiano Onça, game designer brasileiro de primeira linha, pra trabalhar o conceito do jogo. O game colaborativo foi transformado em jogo de tabuleiro e, assim, modificado, adaptado e testado para se tornar um jogo online.

As equipes de interface, software, projetos, user experience e motion design da colmeia se dedicaram ao projeto por muito tempo. Fizemos umas dezenas de testes para chegar numa primeira versão desse jogo com regulagem de jogo interessante para gamers entusiastas e usuários menos experientes.

Com muito desenvolvimento, um bom estudo, criação e planejamento, Almap & Colmeia (com uma imensa colaboração de parceiros como Gabba e cromo.sonica) lançam um jogo on-line, de estratégia, e multiplayer. A energia necessária para a produção foi retirada de pizzas, café, cerveja e coca zero. Só usamos pixels reciclados.

Que tal aproveitar esta chance e ajudar a salvar o mundo, ao menos virtualmente? Torne-se um ciberativista do Greenpeace WeAtheR, um jogo em que o objetivo é salvar o mundo das crises ambientais. Crie estratégia com os outros jogadores e, juntos, colaborem para salvar o mundo. Você pode convidar seus amigos para uma partida. Afinal, cada partida pode ser disputada por 2, 3 ou 4 jogadores. Cada jogador enfrenta o desafio de salvar o planeta mas também pode olhar suas estatísticas individuais.

Só não valia esquecer de ler as regras, ok? Videogame não é coisa de criancinha! =)

Greenpeace WeAtheRPlay for the planet

Page 30: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo greenpeace weather

http://vimeo.com/9162575

Page 31: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 32: Colmeia - Credenciais 2011
Page 33: Colmeia - Credenciais 2011

É muito bom ver uma empresa de grande porte falar sobre um tema como sustentabilidade, de forma tão fácil e interessante, tema esse ainda tão pouco destrinchado na sociedade e na cabecinha de pessoas comuns.

Usar uma linguagem simples que fale da importância da sustentabilidade, o que ela é na prática e como deve ser praticada é um enorme desafio, ainda mais para uma instituição financeira que tem diversos perfis de públicos. Mais uma vez: “É fazer diferente”.

Motivados por “fazer diferente” fizemos nascer o projeto do Site de Itaú Sustentabilidade, resultado da parceria colmeia e Itaú, um relacionamento intenso mantido a base de muita inspiração e transpiração.

O site tem um conteúdo totalmente engajado em orientar e educar sobre o tema – diferente da maior parte das leituras que vemos por aí – e o que a colmeia fez foi usar a mesma ousadia, seguir a mesma linha na estratégia de construção da linguagem visual: fugimos dos elementos gráficos comumente utilizados para representar o tema sustentabilidade e que tendem a estabelecer estereótipos equivocados.

Notem que o carro chefe do site é a splash – a grande área animada da home.  O grande barato é que além de mostrar ações acontecendo por toda cidade, essa área funciona como porta de entrada para conteúdos aprofundados e práticos do dia a dia que apresentam o impacto dessas ações e o que estas representam em cadeia.

O site é todo fundamentado em usabilidade e acessibilidade além de ser um aplicativo experiência – integrando com redes sociais: Orkut, facebook, twitter e blogs. A melhor coisa do projeto: contribuímos aprendendo com um cliente parceiro em uma nova proposta fundamentada em “fazer diferente”, que fez e continuará fazendo a diferença na prática.

Itaú - Sustentabilidade

Page 34: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 35: Colmeia - Credenciais 2011
Page 36: Colmeia - Credenciais 2011

Esse é o título oficial do curso online sobre sustentabilidade do Grupo Santander Brasil protagonizado por um sujeito comum que passa a olhar pra vida cotidiana de um jeito diferente. Ou, parafraseando Woody Allen, tudo que você sempre quis saber sobre sustentabilidade mas tinha vergonha de perguntar.

O desafio nos foi proposto pelo Sandro Marques em setembro do ano passado e o primeiro capítulo foi ao ar em meados de abril. Para uma equipe acostumada a projetos com prazos sempre exíguos e com conteúdos com profundidade normalmente bem menor, foi uma grande mudança.

Partimos de uma pesquisa sobre o tema com 182 páginas para criar o roteiro que resultou em pouco mais de 17 minutos de narrativa audiovisual unindo stop-motion, animação em computação, fotografias, imagens de arquivos. O video do primeiro capítulo você confere no próximo slide.

Além disso, outros dois capítulos da história estão disponíveis para os usuários na versão logada. Onde o curso se aprofunda, entremeando narrativa audio-visual com uma segunda camada de conteúdo, formada por interatividade, que permite ao visitante testar os conhecimentos adquiridos. E, por fim, uma terceira camada, aprofunda o conteúdo oferecido com uma estrutura de wiki que aproveita uma parte do vasto material pesquisado para a criação do curso.

Grupo SantanderUm novo jeito de ver e agir no mundo

Page 37: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo santander banco real

http://sustentabilidade.bancoreal.com.br/cursos/cursocolmeia.aspx?ID=6

Page 38: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 39: Colmeia - Credenciais 2011
Page 40: Colmeia - Credenciais 2011

Tivemos a oportunidade de participar do Programa Acolher em 2010, um projeto com metas agressivas de engajamento e participação -, e que pretende reconhecer entre as consultoras da Natura pessoas que realizam ações sociais, promovendo educação e inspiração a todas.

Estamos aprendendo um bocado com a Natura, com a Ashoka e com um monte de gente que estamos conhecendo pelo país ao produzir o conteúdo em vídeo, texto e também gerenciar a comunidade do programa. No slide seguinte temos o videomanifesto do projeto.

NaturaPrograma Acolher

Page 41: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo movimento natura

http://www.youtube.com/watch?v=TWBnvuFMfuA

Page 42: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 43: Colmeia - Credenciais 2011
Page 44: Colmeia - Credenciais 2011

Não seria incrível se conseguíssemos levar as idéias mais brilhantes de uma ponta a outra do mundo sem a barreira da língua?

Pois a comunidade TED deu o primeiro passo nessa direção com um aplicativo online que permite com que todos os vídeos sejam traduzidos por qualquer pessoa em mais de 40 línguas. E adivinhem o Brasil já é o segundo país que mais traduz. Que tal sermos o primeiro?

No espírito de ‘idéias que valem se espalhar’, o TED criou um programa chamado TEDx.

O TEDx é um programa local, organizado de forma independente, que junta pessoas para compartilhar uma experiência nos moldes do TED. A colmeia é um dos patronos do TEDx São Paulo e TEDx Amazônia. Nosso evento é chamado TEDx, onde x=evento TED organizado de forma independente. No TEDx São Paulo, vídeos do TED e palestrantes ao vivo se combinarão para iniciar discussões profundas e conexões em grupo.

A conferência TED proporciona um guia geral para o programa TEDx, mas eventos individuais TEDx, incluindo o de São Paulo e Amazônia, são organizados de forma independente.

Provavelmente um dos maiores TEDx realizados no mundo rolou na Amazônia, no Hotel Ariaú. Ralamos muito para montar uma agenda global, dentro do tema Qualidade de Vida no Planeta. Foi incrível levar quase 400 pessoas pra Floresta.

TEDx São PauloTEDx Amazônia

Page 45: Colmeia - Credenciais 2011

vídeo ted são paulo

http://www.tedxsaopaulo.com.br/

Page 46: Colmeia - Credenciais 2011
Page 47: Colmeia - Credenciais 2011

+

Page 48: Colmeia - Credenciais 2011
Page 49: Colmeia - Credenciais 2011

A missa é um curso que juntou 3 empresas que são referências mundiais dentro da comunicação contemporânea: colmeia, cubocc e LiveAd. E associou tudo isso à tecnologia de educação da Perestroika, escola de atividades criativas que serve de plataforma para o conteúdo.

Encontro de gente que rala e vive de fazer comunicação de novas maneiras, com outros olhares, diferentes do tradicional, até mesmo do traDIGITAL. Um curso de comunicação que foi de setembro à dezembro de 2010, na sede da colmeia. Foi demais! Essa era a carinha do site...

A MissaUm curso de comunicação contemporânea

Page 50: Colmeia - Credenciais 2011

nossa cozinha...

Page 51: Colmeia - Credenciais 2011
Page 52: Colmeia - Credenciais 2011

ENGENHEIROS, GRAFITEIROS, ARQUITETOS, PROGRAMADORES, ATORES, FOTÓGRAFOS, GERENTES DE PROJETOS, PUBLICITÁRIOS, JORNALISTAS, ARTISTAS PLÁSTICOS, EDITORES, GAME DESIGNERS, BLOGUEIROS, TIPÓGRAFOS, PRODUTORES EXECUTIVOS, EDUCADORES, PLANEJADORES, DESIGNERS, ESPECIALISTAS EM REDE, FASHION DESIGNERS, ILUSTRADORES, ANIMADORES, MONTADORES, MOTION DESIGNERS, ASSISTENTES DE DIREÇÃO, FIGURINISTAS, FANZINEIROS, CURTA-METRAGISTAS, MÚSICOS, COZINHEIROS E MACUMBEIROS

40MALUCOS

Page 53: Colmeia - Credenciais 2011

pensamos e desenvolvemos propriedades de marca para nossos clientes, criando e nutrindo audiências ao redor delas.