COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado...

10

Transcript of COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado...

Page 1: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e
Page 2: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

CHANCE ÚNICAEm capitais, o PT só tem chance no Recife,com Marília Arraes – ela sofre persegui-ção dos próprios correligionários, que namoita fazem campanha para João Cam-pos (PSB).

DECIDINDOO presidente Jair Bolsonaro diz a próximosque decide até fim de 2021 em qual legendavai se filiar para disputar a reeleição. Patrio-ta e Republicanos estão à mesa.

2022 LOGO ALIJá Luciano Bivar tem conversado com o pre-sidente da Câmara, Rodrigo Maia – em espe-cial em SP, para não chamar atenção. Estãoafinados para coalizão PSL-DEM.

HIGHLANDER TROPICALNazareno Souza Martins, o Gibe (Republica-nos), eleito prefeito da pequena São Paulode Olivença (AM), entrou na mira da Justiçaeleitoral. Por ter apresentado documentosupostamente falso de conclusão de ensinomédio. Investigam se o ofício é de outra pes-soa. O curioso – pode ser erro de digitação –é que Gibe é um senhorzinho ‘secular’ e sau-dável. Pelo documento, concluiu o ensinono ano de 1877.

RENOVAÇÃO REPETIDAMuitos candidatos conhecidos não conse-guiram renovar os mandatos para a Câma-ra do Recife, que manteve o percentual derenovação da Casa em 42%, repetindo2016. Os dados são do TRE de Pernambu-

co. É quase a metade das 39 vagas.

PERONISMO NA TVAqui no Brasil ia dar confusão, mas na Ar-gentina, conta leitor da Coluna que mora lá,onde o peronismo sempre esteve em alta, TVestatal veiculou especial de 10 anos sobre amorte do ex-presidente Nestor Kirchner –marido da atual vice-presidente, Cristina.

BLACK O QUÊ?Pesquisa da carioca Zoox Smart Data com9.037 pessoas no terminal de balsas e ônibusde Niterói – a turma do vaivém para o Centrodo Rio – revelou que 59% não esperam a Bla-ck Friday para comprar produtos ou serviçoscom descontos, nesta sexta. E 55% acham quea promoção nas lojas é lorota.

DESESPERO EM CASADonos de imóveis financiados por constru-toras e inquilinos que têm nos contratos oIGP-M como índice de cálculo de reajusteestão desesperados. Com a inflação subin-do quieta e forte, tem gente que já viu aparcela mensal do imóvel próprio crescerR$ 1 mil.

LABORATÓRIO O&GMais de 600 universitários irão participarda Rio Oil & Gas gratuitamente, de 1 e 3 dedezembro. A organização do evento fechouuma parceria com as principais universida-des do país responsáveis por capacitar amão de obra para o setor de O&G - dentreelas UFRJ, UFF, PUC RJ, FDC, UNICAMP,UFPE, UFPEL, UFERSA e Unibp.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

Diante de qualquer questão na vida, dizem osmestres e sábios, não importa exatamente o quefazem conosco, e sim como nós reagimos ao quefazem. Longe de conformismo, isso tem a vercom um modo de viver, colocando tudo sob pers-pectivas, relativizando os fatos. Isso ajuda a acei-tar o que a realidade apresenta com mais natura-lidade e leveza, criando mais condições de perce-ber a solução, em vez de ficar alimentando oproblema ou de dar vazão a sentimentos comoraiva e rejeição, que tiram o ser humano do pru-mo e só pioram tudo.

Quando o desafio da humanidade neste momen-to é enfrentar uma doença altamente transmissí-vel e cuja letalidade tem variáveis como estadogeral dos infectados, condições de higiene, acessoà saúde e tratamento, como a Covid-19, difícil nãoconsiderar que o comportamento humano tantopode ser parte do problema quanto da solução.

Ainda não há vacina. Por ora, sobram discussõesp o l í t i c a s , f a k e n e w s , p o s s i b i l i d a d e d ejudicialização da imunização em massa, debatessobre propriedade intelectual das pesquisas emcurso. Além de negacionismo, desconfiança, into-lerância, ignorância, perda de tempo e o individua-lismo se sobrepondo à necessidade coletiva.

Enquanto não há vacina confiável ou tratamen-to eficaz contra o novo coronavírus, o uso de más-cara é até aqui o mais apregoado “mecanismo” dedefesa contra um mal que já ceifou milhões devidas mundo adentro. Muito mais do que gostaría-mos de enterrar. Bem mais do que somos capazesde suportar.

Tem-se hoje fácil acesso à informação e, com faci-lidade, vê-se o cenário no Brasil e fora. E a todoinstante vozes competentes, como a dos médicosque estão na linha de combate à Covid em hospi-tais, fazem apelos para proteção maior de todoscom o simples uso da máscara, mantendo o distan-ciamento e evitando aglomerações.

Quem ignora, por qualquer motivo, tem coopera-do para uma solução ou minimização dos já tãodolorosos efeitos colaterais da pandemia ou é par-te do problema?

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Muito dinheiro para pouco

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Fechadas as urnas do 1º turno, pode-se constatar até o momento que o PSL e o PT – donosdas maiores bancadas federais e dos mais gordos fundos eleitorais – são os derrotadosdas eleições municipais. Das mais de 5 mil cidades, o PSL elegeu 90 prefeitos, e o PT, 179 –despencou na tabela do Poder e não aparece nem entre os dez maiores partidos muníci-pes para 2021. Apesar de Jair Bolsonaro ter se desfiliado do PSL, há muitos bolsonaristasna legenda, que tentaram a sorte na urna com discurso do presidente. Na outra ponta, docentro-esquerda, vê-se a derrocada do petismo associado à imagem de Lula da Silva,condenado por corrupção, e o estrago que a Operação Lava Jato causou na sigla.

Qual ladovocê escolhe:problema ousolução?

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

PRETO NO

BRANCOPenalidades

mais severas

Montes Claros

Na formação das novas comissões da Câmarade Montes Claros, em janeiro, quando será elei-ta a nova mesa diretora, o Cidadania, que ele-geuquatro vereadores, terá prioridadena esco-lha. É que a ordem da indicação é através donúmero de integrantes da bancada. OMDB, PSL,PSD e PT, que elegeram dois vereadores cada,participam do primeiro sorteio para saber a se-quência da indicação. Por fim, o Solidariedade,Rede, PDT, PSC, PV, PP, PTB, Podemos, Republica-nos, PC do B e Patriota, que conseguiram elegerapenas um vereador, vão para o último sorteiopara saber o restante da ordem da indicação.

Cidade AdministrativaA nova sede da Prefeitura de Montes Claros,

denominada de Cidade Administrativa, que foiidealizadapelo ex-prefeitoRuyMuniz e concreti-zadapelo atual prefeito, Humberto Souto, já ini-ciou a transferência de alguns setores. No localjá funciona o almoxarifado e a Secretaria deDefesa Social. Nesta semana, começou a trans-ferência da Secretaria de Desenvolvimento So-cial para o local. A próxima fase será a transfe-rência para o local das secretarias de Saúde ede Educação.

Valcir da AdemocOsdeficientes deMontes Claros, tambémdeno-

minados de especiais, perdem importante repre-sentatividade na Câmara de Vereadores. A derro-ta nas urnas do vereador Valcir da Ademoc (PTB)enfraquece um trabalho já consolidado. A repre-sentatividadenaquela Casapassa a ser do verea-dorRodrigoCadeirante. Vale lembrarqueasprin-cipais conquistas, nos últimos anos, para as pes-soas especiais e suas entidades foram chancela-dasporValcir,quecertamentecontinuaráotraba-lho, mas sem a autoridade que o cargo de verea-dor permite.

Perpetuação no poderAfirmar que a corrupção no Brasil é endêmica é

uma forma de generalizar o comportamento dasociedade comoum todo. Sabemos que, na práti-ca, a soluçãodoproblemapassapormoralizaçãoe reformulação dos poderes. Um exemplo claro épermitir quepolíticos façamdocargoumaprofis-são, criando raízesnopoder. É evidentequeoúni-co culpado passa a ser o eleitor, cujo compromis-so é pessoal e não coletivo.

Interferência na eleiçãoNa disputa pela presidência da Câmara de

MontesClaros, opensamento tantodos vereado-res como dos concorrentes é de que o prefeitoHumberto Souto não irá interferir no processo.Na prática, sabemos que o posicionamento deneutralidade é uma missão impossível. A exem-plo das disputas anteriores, o chefe do Executi-vo nãomanifesta abertamente,mas através dosauxiliares próximos manda recado e aponta onome de sua preferência. Mesmo todos concor-rentes sendo aliados, o direcionamento seráapresentado.

Quem insistir em realizar eventos fora dasregras sanitárias pode ir para a prisão

u

Comissões

Márcia Vieira

Repórter

Os casos de Covid-19aumentam em todo oEstado na mesma pro-porção em que festas ereuniões clandestinassão realizadas, provo-cando aglomerações.Em Montes Claros, es-se tipo de evento é ca-da vez mais comum.Noúltimo fim de sema-na, em vários pontosda cidade foi flagradaa reunião de pessoas.Os casos chegaram àsredes sociais e a Guar-da Municipal e a Polí-cia Militar entraramem campo para disper-sar a aglomeração.

O organizador deuma das festas, quereuniu 500 pessoas emum sítio no bairro Jar-dim Primavera, foi de-tido e levado para a de-legacia. Ele só foi libe-rado após pagar fian-ça de R$ 7,5 mil e assi-nar um Termo Cir-cunstanciado de Ocor-rência (TCO). Vai res-ponder criminalmen-te pelo ato.

Esse tipo de procedi-mento será o adotadoa partir de agora, se-gundo a Guard Munici-pal de Montes Claros.Quem descumprir asregras do decreto sani-tário terá que respon-der criminalmentepor isso. A fiscalizaçãoserá intensificada nacidade, em função doaumento de casos e deocupação de leitos.

Desde o início dapandemia, esta é a pri-meira vez em que ocor-re uma detenção pordescumprimento dasmedidas sanitárias.“No âmbito criminal,não houve novidade.Continua prevalecen-do a infração penal deinfringir medida sani-tária preventiva, des-de que o evento des-

cumpra os limites estabe-lecidos pela autoridadesanitária. Eu entendoque, em virtude do au-mento de leitos ocupa-dos, houve a retomada dafiscalização municipal”,disse o delegado Regio-nal, Jurandir Rodrigues.

REGRAS

DESRESPEITADAS

O cerco será fechadoporque as autoridadesconstataram o aumentodo descumprimento dasregras de isolamento edistanciamento, apesardo crescimento de casosconfirmados na cidade.

Na edição da últimaquarta-feira, O NORTEmostrou como andarsem a máscara está setornando comum em

Montes Claros. A cidadejá soma 12.690 casosc o n f i r m a d o s , 3 8 0 amais em uma semana, e203 mortes.

Os últimos dados apon-tam para uma ocupaçãode 78% de leitos clínicoscom pacientes suspeitose/ou confirmados paraCovid e 67% de ocupaçãodos leitos em UTIs adul-to nos hospitais de Mon-tes Claros.

MAIS VIGÍLIA

“O que temos feito é au-mentar a fiscalização emrazão da preocupaçãocom uma segunda ondada Covid-19. Os proprie-tários de bares que estive-rem infringindo os decre-tos restritivos são, a prin-cípio, notificados. Se

reincidentes, são multa-dos, e se persistirem nasinfrações, terão o estabe-lecimento fechado caute-larmente por dez dias,prorrogáveis por maisdez”, alertou o secretárioAnderson Chaves, res-ponsável pela GuardaMunicipal.

O advogado Nestor Ro-drigues pontua que o arti-go 268 do Código Penalabarca essa situação e aaplicabilidade da lei ten-de a coibir as ações. “Oque não é permitido éproibido. A finalidade dalei é atingir a quem nãotem discernimento entreo que é permitido e o queé proibido, constituindoaquilo que chamamos denormas dogmáticas. O de-creto, após ser editado pe-lo governo, deve ser res-peitado de todas as for-mas. Com a realidade des-se novo normal, a lei po-de ser utilizada pelas au-toridades sanitárias e po-liciais, lembrando que aautoridade sanitária temtambém o poder de polí-cia, regulado pelo DireitoAdministrativo, que fazcom que eles possamcumprir outras medidasque estejam transcritasno decreto”, explicou. Jornalista, articulista, analista político e empresarial

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

Aldeci Xavier

[email protected]

DESRESPEITO-Fiscalização fez vários flagrantes de festas no fimde semana

No caso de flagrante deprofissionais de saúde agindo emdesacordo com as regrassanitárias, a punição é maispesada: a pena de prisão de ummês a um ano, válida para ocidadão comum, é acrescidaem um terço

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

Vendas de bicicletas disparamdurante a pandemia em MOC

Economia

Alta demanda gera lista de espera para manutenção, peças e aquisição damagrela, adotada como atividade física e de lazer

u

DEVENTOEMPOPA-RicardoNobre, daRCBike, diz quevendasmais que dobraramneste ano

Leonardo Queiroz

Repórter

A pandemia provoca-da pelo novo corona-vírus acelerou o merca-dodebicicletaseacessó-rios em Montes Claros.Sem academias e clu-bes, fechados por mui-to tempo e reabertos háalguns meses, mas comvárias restrições, a op-çãofoibuscarpelasma-grelasparamanteraati-vidade física em dia.Além disso, há tambémprocura das bikes paratrabalho, em função doaumento da demandapor delivery.

A busca é intensa etem gerado até lista deespera para compra doequipamento, manu-tenção e acessórios. Afalta de peças tem sidogrande,comumademo-ra significativa parachegadapelos Correios.

Com a maior procu-ra, os preços subiram,exigindo investimentomaiordequemqueren-trar para essa trupe. Aalta do dólar nos últi-mosmesestambémim-pactou nos valores: até20% mais salgados.

Há 44 anos no merca-do, a loja RC Bike, noCentro de Montes Cla-ros, tem mantido umalista de espera desde ocomeço da pandemia.

O proprietário, Ricar-do Lúcio de CarvalhoNobre, afirma que asvendasmaisquedobra-ram neste ano. “Devidoao fechamento de qua-se todos os setores no

início da pandemia, comoas academias, bares, clu-bes, restaurantes, a procu-ra pela bicicleta teve umaumento bem significati-vo. Em comparação aoano de 2019, pode-se dizerque mais que dobrou. Al-gorealmentesurreal”,ava-lia Ricardo.

Segundo ele, as peçassão encontradas com difi-culdade. “Mesmo as quecompramos uma certaquantidade, têm chegadoem número significativa-mente menor”, diz. Ricar-do lembra que, desde o co-meço da loja, há 44 anos,trabalha com o serviço dedelivery, uma forma demanter a interação comos clientes.

TODAS AS IDADES

“A procura tem sido pa-ra pessoas de todas as ida-des. Temos senhoras nafaixa dos 77 anos subin-do a serra com muitatranquilidade, cada umno seu ritmo. E as crian-ças também, a partir de 9anos, já nos acompa-nham em alguns circui-tos”, fala Ricardo.

Adepto do ciclismo pa-ra deslocamento e tam-bém como esporte, Ricar-do deixa uma dica. “A bi-cicleta, por si só, já lhep r o p o r c i o n au m ainteração com as pessoase com a natureza. Tudoque você fizer de bom pa-ra seu corpo, vai te deixarde bem com a vida”.

NOVO CICLISTA

Um dos novatos nas ati-vidades com a magrela,Maycon Roberto Santos,de 46 anos, adquiriu a bi-cicleta durante a pande-mia. “Foi mais difícil com-prar a minha bicicleta du-rante a pandemia pela al-ta procura no mercado.Por ser iniciante, tinhadúvidas quanto a valorese peças mais adequadas.Todo o processo foi feitopor meio de um amigoque me ajudou a escolhertudo e ainda a comprardentro do preço. Foi sor-te ter comprado uma bici-cleta boa e com preçobom para ingressar nes-se esporte que estou gos-tando bastante”, explica.

Para Maycon, a uniãoentre os ciclistas é muitointeressante. “Todos seajudam e têm um cuida-do muito grande com omeio ambiente. Estoumuito feliz e vou dar seg-mento, porque é algo queestá me fazendo bem,mais feliz e mais saudá-vel”, pontua.

20%

LEONARDO QUEIROZ

aumento médio no preço dasbicicletas neste ano em função da

grande procura e pela alta do dólar

“Mesmo as(peças) quecompramosuma certaquantidade,têm chegadoem númerosignificativa-mente menor”

Ricardo Nobre

Dono da RC Bike

4 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

Decisãoprevêmulta e anuência de aposentados epensionistas nos empréstimosu

Juiz barra consignado não pedido

Economia

DESRESPEITO – Elen Prates: “Essa prática, além de ser lesiva aos hipervulneráveis, é caracterizada

como uma conduta criminosa”

Marciano Menezes

DoHoje emDia

Aposentadosepensio-nistas conseguiram naJustiça outra importan-te vitória para barrar a“indústria” do créditoconsignado no país. Ojuiz Eduardo Veloso La-go, da 25ª Vara Cível daComarca de Belo Hori-zonte,determinouqueobanco virtual C6 Bank –Ficsa S/A pare de conce-derempréstimosconsig-nados sem a prévia soli-citação do consumidor,sob pena de multa de R$50milporcada casoquecaracterizeodescumpri-mento da decisão, quevale para todo o Brasil.

Aaçãofoipropostape-loInstitutodeDefesaCo-letiva(IDC)epelaFunda-ção Procon de Uberaba,do Triângulo Mineiro.Emsuadecisão,omagis-trado determina tam-bém que a instituição sópode fazer o emprésti-mo consignado com aexpressaautorizaçãodoconsumidor, manifesta-daatravésdeinstrumen-to escrito, devidamenteassinado, ou por meioeletrônicocomusodese-nha personalíssima. Elevedoutambémacontra-taçãoportelefoneouou-tros meios disponíveisno mercado.

A diretora-executivado IDC, Elen Prates deSouza, conta que o va-lorsimplesmenteerade-positado na conta deaposentados e pensio-nistas a título de em-préstimo,sendodescon-tado mensalmente dobenefício do INSS.

“A instituição deposi-ta sem que a pessoa te-nha solicitado. O valorcai na conta e o descon-to de 30% fica atrelado

ao benefício”, conta, lem-brando que esse tipo de be-nesse pode ser considera-docomoamostragrátis,co-moprevêoCódigodeDefe-sa do Consumidor (CDC), eque o aposentado ou pen-sionista não deveria pagarpor isso.

Em recente decisão, umdesembargador do Tribu-naldeJustiçadoPiauíconsi-derou que os depósitos fei-tos na conta de aposenta-dos sem que haja solicita-ção equivalem a doação.

Elen Prates conta que emuma busca superficial nainternetnossitesdo“Recla-me Aqui” e no “consumi-dor. gov.br” foram identifi-cadosmaisde6milqueixasde depósitos irregularescontra o C6 Bank.

“Háum‘surto’dedepósi-tossendorealizadosemto-do o território nacionals e m a r e q u i s i ç ã o o uaquiescência dos consu-midores. Essa prática,

além de ser muito lesivaaos hipervulneráveis, quena maioria das vezes sãopessoasidosas,é caracteri-zada como uma condutacriminosa”, garante ElenPrates. Ela lembra tam-bém que o Código de Defe-sa do Consumidor (CDC)

considera prática abusiva“prevalecer-se da fraque-zaouignorânciadoconsu-midor, tendo em vista suaidade,saúde,conhecimen-to ou condição social, pa-ra impingir-lhe seus pro-dutos ou serviços”.

De acordo com a presi-

dente do IDC, Lilian Salga-do, a maioria dos casos é deaposentados e idosos. “Osbancos continuam infrin-gindo a legislação publica-dapelo INSSem16demaiode 2008. A Instrução Nor-mativanº39proíbequeem-préstimos consignados pa-raaposentadosepensionis-tas sejam autorizados semsolicitação”.

R$ 17 MIL NA CONTA

O aposentado AntônioSérgio de Oliveira Almei-da teve R$ 17 mil deposita-dos na sua conta, sem quetenha solicitado. “Não têmrespeito nenhum. Tenhomais de mil ligações blo-queadas. Esses dias liga-ram para o telefone do ne-to da minha mulher meprocurando”, conta.

Por orientação da advo-gada, ele transferiu o di-nheiro para a poupança ejáingressounaJustiçacon-traainstituiçãofinanceira.

Recentes decisões daJustiça já barraram tam-bémoutras instituições fi-nanceiras de realizar asoperações denominadas“Tele Saque”.

O OUTRO LADO

Por meio da assessoriade imprensa, o C6 infor-mou que não faz venda di-retadeconsignado.“Oban-co descadastra o corres-pondentebancário,parcei-ro na oferta, em qualquersituação de não conformi-dade. Os casos com recla-mações são resolvidossempre sem prejuízo aocliente. O banco adota asmelhores práticas do mer-cado nos contratos. Alémdisso, o C6 Bank está dan-do um passo a mais e vali-dando os contratos pormeio de reconhecimentofacial, para garantir querealmentefoi o cliente quefeza contratação”,esclare-ceu a instituição.

6contra a instituição

foram levantadas pelo IDC emapenas dois sites de defesa

do consumidor

MAURÍCIO VIEIRA/JORNAL HOJE EM DIA

mil reclamações

De acordo como IDC, osconsumidoresque sesentiremlesados devemfazer asreclamaçõesnoconsumidor.gov.br,vinculado aoMinistérioda Justiça

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

E POR FALAR EMPREVIDÊNCIA...

União pela doaçãode sangue no país

Saúde

HOMENAGEM-AFundaçãoHemominas realizará diversas atividades nas 22

unidades no Estado, dentre elas a deMontes Claros

Campanha inédita reúne todos os hemocentrosbrasileiros até o próximo sábado

Mesmo no atual cenário de pandemia a ní-vel mundial, o Instituo Nacional do SeguroSocial (INSS) tem se dedicado a promover revi-são em benefícios outrora concedidos. O iní-cio da revisão se dá através de notificaçãopor meio de cartas enviadas para o endereçodos beneficiários que estejam gozando deseus respectivos benefícios. Estima-se quedesde setembro até o corrente mês, 1,7 mi-lhão de segurados tenham sido notificadospor meio de cartas.De acordo comnota emitida pelo INSS, a revi-

são administrativa possui intuito de reavaliara documentação responsável por comprovar oefetivo direito ao benefício. Cabe salientarque a revisão não será limitada a apenas deter-minada espécie de benefício.Após receberem notificação pormeio de car-

ta, os beneficiários deverão promover a apre-sentação de toda documentação exigida. É im-portante frisar que a notificação não deve serignorada, visto que a não apresentação da do-cumentação dentro do prazo estipulado pode-rá ocasionar cessação do benefício. O envio dadocumentação será realizado através do ca-nal digital de comunicação do Instituto Nacio-nal da Segurança Social, o MEU INSS DIGITAL.Na hipótese de segurados que encontrem di-

ficuldades para acessar o sistema e procedercom envio da documentação, o ideal é procu-rar um profissional qualificado e de sua con-fiança, tudo para não perder o prazo e ter seubenefício suspenso.

u

INSS realiza revisãoem benefícios

Advogado especialista em direito previdenciário

Da Redação*

Hemocentros de todoo país realizam, até opróximo sábado (28),uma campanha de in-centivo à causa da doa-ção voluntária de san-gue.Aaçãoinédita,como tema “Somos todos domesmosangue”,temco-mo objetivo destacar aimportância desse ges-to, sobretudo durante apandemia, período emque houve queda de até50% no número de doa-ções em algumas re-giões do Brasil.

A estratégia ocorreem homenagem ao DiaNacional do Doador deSangue, comemoradohoje. Em nível nacional,destaque para o CristoRedentor, no Rio de Ja-neiro, escolhido parasimbolizaracampanha.Omonumentoreceberáuma bolsa de sangue eserá iluminado na corvermelha, representan-do todos os hemocen-trosparticipantesquelu-tam diariamente paramanter seus estoquesem níveis adequados.

Em Minas Gerais, aFundação Hemominasrealizará diversas ativi-dades nas 22 unidadesno Estado, dentre elas adeMontes Claros. Alémda distribuição de brin-des, lanches especiais ediplomação de doado-res, a instituição home-nageará os doadorescomclipemusical,apre-sentaçõesartísticas,dis-tribuição de lembran-ças doadas por vários

parceiros, além de uma li-ve comemorativa com apresidente da Hemomi-nas, Júnia Cioffi, e o secre-tário de Estado de Saúde(SES-MG), Carlos EduardoAmaral, com participaçãode doadores.

Outra homenagem aosdoadoresseráprestadape-lo médico e cantor líricoAlexandre Carvalho, tria-gistanaunidadedaHemo-minasnoHJK,eavencedo-ra do The Voice Brasil2017, Samantha Ayara,quegravaramumvídeoin-terpretando a música ThePrayer, uma oração emforma de canção.

ARTISTASA Hemominas também

convocou um time de ar-tistas mineiros, que acei-taram participar esponta-neamente da mobiliza-ção como embaixadoresda causa. São eles: CarlosNunes , Celso Adolfo ,Cláudio Venturini, Fer-nando Ângelo, FernandaTakai, Júlia Rocha, Ricar-do Nazar, Saulo Laranjei-ra e Telo Borges.

Eles gravaram vídeosque serão exibidos aolongo da semana, para-benizando os doadorese convocando a popula-ção a doar.

DOAÇÕESSegundo o Ministério

da Saúde, 1,8% da popula-ção doa sangue de forma

regular. Esse número ficaum pouco abaixo dos 2%ideaisdefinidospelaOrga-nização Pan-Americanade Saúde (Opas), mas bematrás dos 5% registradosem países da Europa. Asdoaçõesconstantessãoes-senciais para os estoquesde plaquetas, que ajudamnocontroledesangramen-tos e são usadas em trata-mentos contra o câncer,por exemplo.

Com o objetivo de orga-nizar o fluxo de atendi-mento, evitando aglome-rações para que as doa-ções de sangue ocorramdaformamais segurapos-sível, a Fundação Hemo-minas orienta a popula-ção para que agende suasdoações on-line ou peloMGapp - Cidadão. Em ca-so de não comparecimen-to, solicita-se cancelar oagendamento para dispo-nibilizar o horário a ou-tro candidato.

Para mais informações,acesse www.hemominas.mg.gov.br.*Com Agência Minas

ALDAIR GOMES/AGÊNCIA MINAS/DIVULGAÇÃO

João Paulo Vieira Xavier

[email protected]

Segundo o Ministério da Saúde,1,8% da população doa sangue deforma regular. Esse número ficaum pouco abaixo dos 2% ideaisdefinidos pela Opas, mas bematrás dos 5% registradosem países da Europa

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

6 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

Governo ainda sem datapara o 13º dos servidores

Política

Zema afirmou que privatização da Codemig é fundamental para finançasu

CONTAS- “Temos nos empenhado aomáximopara que omaior valor, amaior

proporção do salário, venha a ser pago o quanto antes”, disse Zema

Anderson Rocha

Do Hoje em Dia

O governador de Mi-nas Gerais, Romeu Ze-ma (Novo), afirmou,na manhã de ontem,que ainda não tem da-ta definidapara o paga-mento do 13º saláriodos servidores públi-cos estaduais.

“Temosnosempenha-do ao máximo para queo maior valor, a maiorproporção do salário,venha a ser pago oquanto antes, mas ain-da não temos uma defi-nição”,declarou,emen-trevista à rádio Itatiaia.

Em relação à escalade pagamento do mês

de dezembro, Zema infor-mouque ocronograma se-rá divulgado até a próxi-ma segunda-feira (30).

PRIVATIZAÇÃOO governador defendeu

a privatização da Compa-nhia de DesenvolvimentoEconômico de Minas Ge-rais (Codemig), assuntoque está em pauta na As-sembleia Legislativa(AL-M G ) , c o m o f o r m a d eapoioàtentativadeestabi-lização das finanças mi-neiras, incluindo o paga-mento do 13º.

REFORMAS“Semasreformas,oEsta-

do de Minas não é viávelfinanceiramente. Tem

queficarclaroisso.Jáapro-vamosaReformadaPrevi-dência,masoefeitodelase-rá daqui a cinco, dez anos.A curto prazo o efeito é

muitopequeno”,disse.Olí-der do Executivo estadualressaltou que espera queos deputados sejam sensí-veis a essa questão.

Questionado se o Estadoterá condições de pagar o13º mesmo sem a priva-tização da empresa, Zemaafirmou que desejaria pa-

gar 100%, mas que não po-de fazer compromisso.

“Seria muita pretensãominha dizer isso. Vamoster reunião com a Secreta-ria da Fazenda para dar-mos um cenário de comoserá feito o pagamento.Mas, nesse momento, eunão posso assumir essecompromisso”, afirmou.

Zema também pediucompreensão aos minei-ros.“Temgentequefala:‘vo-cêjáestáhádoisanosenãofez’. Mas é igual a alguémque ganha R$ 3 mil e deveR$ 200 mil. Ele não conse-gue pagar a dívida dele emdois, três, em quatro anos,mas estamos caminhandoparasanarasituaçãodoEs-tado, sim”, declarou.

GIL LEONARDI/IMPRENSA MG

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

A força criativa deJaqueline Pereira

Cultura

Bailarina montes-clarense é a convidada do Cultive.com deste domingou

ANOVIÇAREBELDE -Umdos espetáculos criados por Jaqueline Pereira, em2019

Adriana Queiroz

Repórter

Bailarina, coreógrafae professora de dançaque tem uma históriaque se confunde com achegadadobaletaMon-tes Claros. Jaqueline Pe-reira fez parte da pri-meira turma do profes-sor Joaquim Ribeiro,que vinha de Belo Hori-zonte uma vez por se-manapara dar aulasnoConservatório Esta-dual de Música Loren-zo Fernandez (Celf), em1974.Todaapaixãoede-dicação à dança destamontes-clarense, hojecom 57 anos, estarãonestedomingonoCulti-ve.com, série on-lineapresentada no canaldo YouTube.

Jaqueline, que cres-ceu junto com BereniceChaves, produtora cul-tural da série on-line,conta que elas faziamparte da trupe feliz darua Barão do Rio Bran-co, no Centro da cidade,composta por criançaseadolescentesqueestu-davammúsicaedança.

“A arte nos foi apre-sentadanainfânciaefo-mos muito sensíveis aela. Depois de adultas,definimos nossos seg-mentos. Há mais de umano, através do Cultive,ela me convidou paracoreografar uma músi-cado YuriPopoff paraoshow‘De Paris a Minas’,aqui em Montes Claros.Este acontecimento nosfez reaproximar. Aquiestounovamentefazen-

do parte de mais uma pro-dução orquestrada porela”, conta Jaqueline.

A dançarina lembra quecada aula no Celf era espe-radacom toda a expectati-vaqueas“coisas”dainfân-ciamerecem.A meninade9 anos decidiu, então, queaquele era o seu caminhoe nunca mais parou de fa-zeraula.Eacaboufazendoda dança a sua vida. A pro-fessora Ymma Martins,com quem Jaqueline estu-dou na adolescência, emMontes Claros, tambémajudou na construção dabailarina.

PROFISSIONALIZAÇÃO“Mais tarde um pouco,

no início da década de1980, fui para Belo Hori-

zonte me profissionali-zar, estudando com pro-fessores renomados, co-mo Betina Bellomo, Joa-quim Ribeiro novamente,Pedro Pederneiras, den-

tre outros”, conta.Foi neste tempo que a

dançasetornousuaprofis-são. Registrada pelo Sated-MG como bailarina profis-sional, começou a jornada

deserintegrantedegruposde dança. Mas, quando secasou e retornou a MontesClaros, não podendo maissairpelomundocomadan-ça, decidiu continuar seuofício criando o Studio deBallet Jaqueline Pereira.

Daí, para a produção degrandesespetáculosinfan-tis e adultos, foi um pulo.Um dos mais marcantesfoi “Pessoa”, um trabalhode dança contemporânearealizado em 2011. “Traba-lharGuimarãesRosaeLis-pector é se inspirar neles,na necessidade de falar denós mesmos, dançar o serhumano, transcender anossa mais pura essência.E o que estes dois grandesescritores nos revelam emseus livros. Me identifi-

quei com vários contos eme veio uma vontadeenorme de transportá-los,transformá-los em dança,trazê-los para mim mes-ma”, conta.

E foram muitos ao lon-go da carreira. Ano a ano,uma novidade. Só mesmouma pandemia, com to-dos os impedimentos queela traz, para fazer comque seus espetáculos dei-xassem a cena. Apesar dosentraves, pois para eladança é também olho noolho, sentir o outro, a difi-culdade também a provo-ca e a faz se reinventar. OCultive é uma das formasencontradas para levar adança, além da pandemia.

“E já estamos fazendo is-so. Muitas vezes, mesmoatravés da tela, nós troca-mos incansavelmente in-formações e emoções. Te-mos que trabalhar em do-bro, pois o ser humano es-tá pedindo socorro! E a ar-tetemo poderdesocorrer,transformando-nosemse-res melhores. Espero queo Cultive.com seja maisuma fonte poderosa depropagar a arte! Agora,mais do que nunca, esta-mos dependendo dela pa-ra uma vida mais sensí-vel”, acredita.

No Cultive ela esperamostrar não apenas umpouco da sua história,mas como a arte pode serimportante no momentopelo qual passa a humani-dade. Por isso, ela convidaa todos para conferirem asua participação neste do-mingo e dos muitos ou-tros artistas que participa-rão do projeto.

MAIS TRABALHO - “O ser humano está pedindo

socorro! E a arte temopoder de socorrer”

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

8 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

Nova missão para Zagou

Henrique André

@henriqueandre

Completamenteafeta-do pela Covid-19, o Atlé-tico, mais uma vez, ten-tará se manter na lide-rança do CampeonatoBrasileiro com dores decabeça para o interinoLeandroZago,quesubs-tituiu o infectado JorgeSampaoli.

Após perder para oAthletico-PR, em casa, eempatarfora com oCea-rá, o jovem treinador te-rá pela frente o vice-lan-terna Botafogo, no Gi-

gante da Pampulha.O grande problema está

no meio de campo. SemJair, Allan e Alan Franco,infectados, e Dylan Borre-ro suspenso, Zago terá queencontrar peças para im-provisar ou, novamente,recorrer à base.

Outro grande desfal-queestánalateral-esquer-da. Titular absoluto, Ara-na levou o terceiro cartãoamarelo contra o Vozão et a m b é m n ã o p o d e r áatuar nesta quarta-feira(25). O jogo está marcadopara as 21h30 e será váli-do pela 23ª rodada da

competição mais impor-tante do país.

BOTAFOGO

Enfrentando a maior cri-se de sua história, o Botafo-goviveu,navésperadodue-loemBH,oclimapesadodoprocessoqueelegeráonovopresidente do clube, esteque assumirá o rombo fi-nanceiro existente em Ge-neral Severiano.

Vice-lanterna, com ape-nas 20 pontos conquista-dos – o Galo tem 39 –, os ca-riocas chegam abalados àcapital mineira.

Sem o técnico argentino

Ramón Díaz, que passoupor um processo cirúrgi-co,otimedaEstrelaSolitá-ria seguirá sob comandodo interino Emiliano Díaz(filho do comandante).

Para encarar o Atlético,os cariocas não terão o pe-ruanoLecaros,ocolombia-no Angulo e Kelvin – ostrês por lesão. Gatito estásuspenso por ter chutadoo aparelho do VAR; Cíceroestá afastado por questõesdisciplinares.

O volante Zé Welisson,emprestado pelo Atlético,não pode atuar por ques-tões contratuais.

Data:

25 de novembroHorário:

21h30Local:

MineirãoArbitragem:

Savio PereiraSampaio, auxiliadopor Daniel Henriqueda Silva e JoséReinaldo Nascimento;todos do DistritoFederal.VAR:

Pablo RamonGonçalves (RN)Transmissão:

Globo, Première,Sportv.

u A FICHA DO JOGO

Esportes

Botafogo

Atlético

Commais desfalques, interino encara oBotafogoe tentamanter Atlético no topo

X

Rafael; Talison, IgorRabello, Bueno e JuniorAlonso; Nathan, Calebe(Wesley) e Zaracho;Savarino (Marrony),Sasha e Keno. Técnico:Técnico: Leandro Zago(interino)

VÁRIOSDESFALQUES -Leandro Zago temquemontarumquebra-cabeçasparamontar o timeque enfrentará oBotafogohoje

PEDRO SOUZA/ATLÉTICO

Os dois timesentram emcampo sem ocomando dostreinadorestitulares:Sampaolicom Covide RamónDíaz serecuperandode umacirurgia

Cavalieri; Kevin,Marcelo Benevenuto,Kanu e Victor Luis; CaioAlexandre, Honda,Bruno Nazário, EberBessa e Kalou;Matheus Babi Técnico:Emiliano Díaz (auxiliar)

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA...2020/11/25  · Anderson Chaves, res-ponsável pela Guarda Municipal. O advogado Nestor Ro-driguespontuaqueoarti-go 268 do Código Penal abarca essa situação e

Emocionante! Uma verda-deira realização o primeiroaniversário da princesinhaMelina!Foiumanoincrívelpa-raospapaise familiares, comincontáveis descobertas, mi-lhares de sorrisos, muito de-senvolvimento e um coraçãotransbordando amor! Impos-sível deixar essa data passarem branco, mas, infelizmen-te,devidoaomomentoquees-tamos vivendo, a comemora-ção teve que ser readaptada,apenas 15 pessoas estiverampresentes,mas toda família eamigos se uniram em pensa-

mentoemuito amor. Para es-se dia especial, a residênciada família recebeu uma lindadecoraçãoexecutadaporRo-berthCostaDêCor,comarran-jos florais de Cezar Costa. Odelicioso bolo foi assinadoporGiancarlo–Cakeliciacon-feitaria, doces Sweet JabburGourmet by Sandra Jabbur,doces Modelados Ana Erica(Ateliê tudopordoce)eperso-nalizados da Clareira Artes.Foiumdia lindo,demuitaale-griaediversão.Parabéns,Me-lina! Que sua vida seja reple-ta de muito amor.

O primeiro aninhode Melina

Comopapai, o servidor públicoDiego de

Araújo Ferraz Basto

AmadrinhaRaquel Araújo comamamãe eMelina

ComavovóMaria LúciaMendesRodrigues

Opadrinho FernandoLenteAndrade, a vovó

Nilvânia Lelis Araújo, os papais Ana Luíza e

Diego comMelina

A charmosa aniversarianteMelina

Melina comamamãe, a advogadaAna

LuizaMendesRodrigues

Comos primosArtur, Luis Felipe e João

Lourenço

Comos papais e os primosGabriel e João

Lourenço

Ruth [email protected] Jabbur

FOTOS ANASTÁSIA DOVGAL

10 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 25DENOVEMBRODE2020 onorte.net