COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral...

10

Transcript of COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral...

Page 1: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes
Page 2: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

TEM QUE APOIARO senador Humberto Costa (PT) e sua trupe no Reci-fe estão num beco sem saída, mesmo com mais de400 cargos doados pelas gestões do PSB.

JOGADA ELEITORALÉ pule de dez que o PDT de Marta Rocha vai apoiarEduardo Paes no Rio de Janeiro no segundo turno.Marta, aliás, foi jogada de Carlos Lupi para puxarvotos anti-Crivella.

MÃO FORTEO famoso ex-senador Mão Santa (DEM), conhecidopor seus longos discursos na tribuna, foi reeleitoprefeito de Parnaíba, no Piauí, com expressiva vota-ção (68%).

FÔLEGO DE MENINOEm Muriaé (MG) foi eleito o candidato mais idosodo país. José Braz (Progressistas), de 94 anos, ven-ceu a disputa contra Grego, o atual prefeito. Braz jágovernou a cidade por duas vezes.

CIBER EMBROMATIONO presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barro-so, enrolou o brasileiro com discurso elegante aoseu jeito. Mas não foi ataque hacker que paralisou adivulgação dos resultados das eleições no portal doTSE. Foram os servidores sobrecarregados mesmo,porque ele decidiu desta vez centralizar a apuraçãoem Brasília. Ataque hacker tem toda eleição, e aforte equipe de TI da Corte sempre blinda o sistema.

FAMA NÃO AJUDAOs famosos Kid Bengala, Marcelinho Carioca,Maurren Maggi e Diego Hypolito, ex-atletas – comexceção do primeiro, ator pornô – não consegui-ram vagas nas Câmaras.

VAZIO CULTURALOs recifenses reclamam que a cidade vem se

transformando numa capital sem memória, semcultura. Teatros fechados, espaços culturais fo-ram embora (Santander, Correios), e museu fe-chado (Mispe).

DAS CINZASCoadjuvante em todas campanhas eleitorais emque participou, o publicitário pernambucano Mar-celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes(PDT), irmão de Cid e Ciro.

CADÊ VOCÊS?Clientes do Banco do Brasil têm dado com a carano vidro da porta giratória em todo o país. Váriasagências estão sem atendimento presencial noscaixas. Gerentes informam que a maioria dos fun-cionários dos caixas estão na faixa etária de riscopara contaminação de Covid-19. Procurada, a as-sessoria do BB não respondeu.

PRA GRINGO VER...O programa de retomada do Turismo no Brasil,apresentando com pompas no Palácio do Planal-to, parece uma ‘viagem’, para gringo ver, e só. Umempresário do setor de mídia e eventos procuroua Embratur e o MTur com tudo pronto para trazerjornalistas de sete países para uma press-trip. To-dos com passaporte na mão. Há 15 dias ninguém oresponde. E ele pediu apenas o apoio logístico.Mas desistiu.

SEM BICASA Petrobras passou a integrar o sistema de inte-ligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro, paracombate a furtos de combustíveis em dutos,dando agilidade na elucidação de inquéritos. Jáhouve a prisão do líder da maior quadrilha emperfuração e retirada de combustível de oleodu-tos, que deu prejuízos de R$ 33,4 milhões para apetroleira.

COLUNA ESPLANADA

Opinião

A pressão pela abertura do comércio após meses fe-chadoemfunçãodapandemiapelonovocoronavírusfoi muito grande em todo o Estado. Comerciantes nãocansavam de pedir que as prefeituras flexibilizassemo funcionamento, que iriam seguir todas as regras sa-nitárias contra a Covid-19. Muitos não aguentaram efecharam as portas. Outros se reinventaram para so-breviver durante o período de fechamento.

Entrar nas lojas ou em qualquer estabelecimen-to, só com uso de máscaras e de álcool em gel. Nasruas a regra é usar a máscara, orientação que viroulei em várias cidades, inclusive em Montes Claros.Mas o que muitos temiam está acontecendo. De-pois de meses com comércio aberto, a populaçãoestá baixando a guarda.

Bares têm ficado cheios, sem o devido respeito aodistanciamento. Sem contar que é preciso tirar a más-cara para beber e comernesses locais. Pelas ruas, éfácil flagrar pessoas sem amáscara, proteção funda-mental para elas e para opróximo. Há famílias quenão abrem mão das reu-niões, regadas a bebidas,comidas e muitos abraços.

Sem contar que muitospegaramaestradanosúlti-mos feriados para daraquela “espairecida” bási-ca e aliviar o estresse. O re-sultado de tudo isso? A ta-xa de transmissão voltou asubir em Montes Claros,emBeloHorizonteeemvá-rias outras cidades do país.

Mas, e agora? Como vai ficar? Estão todos prontospara viver um lockdown novamente? Porque essa se-rá a consequência mais óbvia se os números da doen-ça continuarem a subir. Em Montes Claros não há fol-ga na ocupação de leitos dos hospitais, tanto clínicosquanto de UTI, que possa levar os moradores a acha-rem que já podem viver como antes da pandemia.

Ainda estamos em meio a uma pandemia, comuma segunda onda avassaladora na Europa e quepode chegar aqui se todos não fizerem a sua parte.Além de vermos o comércio fechar as portas nova-mente, podemos vivenciar, de forma muito maisdolorosa, a perda de entes queridos. Bora refletir emudar as atitudes?

EDITORIAL

Em Montes Claros

não há folga na

ocupação de leitos

dos hospitais que

possa levar os

moradores a

acharem que já

podem viver como

antes da

pandemia

[email protected]

LEANDRO MAZZINI

Cenários pós-urna

ComWalmor Parente e Equipe DF, SP e Nordeste

Juliana Brizola e Brizola Neto, netos do saudoso Caudilho, perderam a eleição para vereador emPorto Alegre e no Rio de Janeiro, respectivamente. O PCdoB foi derrotado em Olinda, que controla hámuitos anos, reduto da esquerda intelectual da grande Recife. E na capital, os primos João Campos(PSB) e Marília Arraes (PT) racharam a militância, passaram empatados. Em Goiás, o governadorRonaldo Caiado mostrou sua força, e elegeu seis prefeitos do DEM no Entorno do DF. O PTB deRoberto Jefferson, com fundo eleitoral bem menor, elegeu mais prefeitos que o PT no país. O governa-dor Flávio Dino (PCdoB) viu seu candidato perder em Imperatriz, maior cidade do interior do Mara-nhão. E em Lauro de Freitas (BA), onde Lula da Silva está morando, o PT venceu a prefeitura.

Qual a suaescolha?

DE MINAS

O NORTE

EXPEDIENTE

O JORNAL QUE ESCREVE O QUE VOCÊ GOSTARIA DE DIZER

www.onorte.net

Uma publicação da Indyugraf

CNPJ 41.833.591/0001-65

Gerente Administrativo: Jota Dias

(38) 98838-5604

[email protected]

Editora: Janaina Fonseca

Coordenação de redação:Adriana Queiroz

(38) 98428-9079

Departamento Comercial:Rodrigo Cheiricatti

(31) 3236-8001(31) 98884-6999

(38) 3221-7215

[email protected]

Relacionamento com o assinante:(31) 3236-8033

As criações intelectuais publicadas neste exemplar não podem

ser utilizadas, reproduzidas, estocadas em banco de dados ou

processo similar em qualquer forma ou meio mecânico,

eletrônico, microfilmagem, fotocópia, gravação etc, sem

autorização escrita dos titulares dos direitos autorais. Os textos

das colunas assinadas não refletem, necessariamente, a opinião

do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Fale com a redação: [email protected]

Telefone: (38) 3221-7215

Endereço:Rua Justino Câmara, 03 - CentroMontes Claros/MG - f/jornalonorte

2 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 3: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

PRETO NOBRANCOAgropecuária

mineira emfranca expansão

Economia

Antesdopleitoeleitoral, comentei nesteespaçodanecessidadedeospartidosdeesquerda,emespecialoPT, reveremseusconceitosde formaapermitir vol-tar ao cenário político em pé de igualdade com asgrandesagremiações.Oresultadodaseleiçõesdoúl-timo dia 15 mostrou este retrato de forma clara emtodoopaís.Aesquerdaencolheu,diminuindoonúme-rodeprefeitoseleitos.NoNortedeMinas,estequadroficoubemevidente.

BR-251 pede socorroTodos os dias estamos assistindo à divulgação de

acidentesgraves naBR-251, na suamaioria comvíti-mafatal,e,mesmoassim,nemogovernofederalnemoestadualsemanifestamsobreoproblema.Jáosnos-sosdeputadosapenas apresentampedidos tímidos,comoformadedarsatisfaçãoàpopulação.Éprecisoatitudemaisrígidaparamostraraogovernoqueestenãopodecontinuaragindocomnegligência,simples-mentevirandoascostasparaograveproblema.

Dividindo o boloA dúvida dos envolvidos nas campanhas políticas,

emMontesClaros, de reeleiçãodoprefeitoHumbertoSouto(Cidadania),édecomoficaráaformaçãodono-vosecretariado.Antesmesmodapossedoseleitos, jáestamosassistindoàchoradeiraeaosobeedescenasescalasdaprefeitura,apesardaausênciadochefedoExecutivo. A tentativanesteprimeiromomentoéodeacomodar ou tentar emplacar suplentes de vereado-resaliados.Aconversadebastidoreséqueemrelaçãoaoresultadodaeleição,ganharammasnãovãolevar,jáquenãohouvesequerconversaparaaderiraogru-po,alémdosburacos já estaremtodosocupados.

Surpresa no resultadoFugindodetodasasleituraseperspectivasdosana-

listaspolíticos,aeleiçãoemMontesClaroscaminhousentido contrário a todos os prognósticos anuncia-dos.Nemmesmopesquisasdeconsumointernocon-seguiram detectar a movimentação na disputa pro-porcional. Para se ter ideia, somente 14 vereadoresforameleitosdiretamentedentrodoquocienteeleito-ral,queficouemtornode8.700.SomenteoCidadania,Rede,PSL,MDB,PSD,PT,PDT,PVeRepublicanosatingi-ramo índice.

Beneficiados pela LeiSe a nova regra eleitoral tivesse mantido o fim da

coligaçãonaproporcional,masretiradodotextoodi-reitodepartidosquenãofizeramoquocienteeleitoral,participardadistribuiçãodasobra,emMontesClaros,novepartidosqueconseguiramrepresentaçãonaCâ-mara, estariam fora. O resultado final mostrou quenem o PTB, Patriota, PP, Podemos, Solidariedade, PCdoBePSCatingiramavotaçãoexigidade8,7milvotos.

Eleição para presidenteCommenos de uma semana após a eleição, os ve-

readoreseleitosporMontesClarosjáiniciaramarticu-lação visando a formação de chapa na disputa peladireção daquela Casa. Até agora, três nomes já seapresentaramcomocandidatoapresidente. A infor-maçãoquevemdoterceiroandardaprefeituraéadequeoExecutivonãovai interferir noprocesso.

Valor Bruto da Produção (VBP) é estimado emR$ 91 bi, alta de 23% em relação ao ano anterior

u

Eleição e a esquerda

Da Redação*

O indicador que re-presenta uma estimati-va da geração de rendano meio rural, o ValorB r u to d a P r o d u ç ão(VBP), divulgado men-salmente pelo Ministé-rio da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimen-to (Mapa), deve alcan-çarR$91bilhõesemMi-nas Gerais em 2020. Ototal representa umcrescimento de 23% emrelaçãoao ano passado.A participação do Esta-do é de 10,7% em rela-ção ao Valor Bruto daProdução nacional.

O superintendentede Inovação e Econo-mia Agropecuária, Car-losEduardoBovo,expli-ca que o resultado posi-tivo é fruto de uma con-junção de fatores. “Umdos aspectos que in-fluenciam é que Minasvem apresentando, nosúltimosanos,umcresci-mento expressivo emsua produção e, tam-bém, da produtividade,conseguindo produzirmuito mais em umamesma área. O aumen-to na demanda por ali-mentos, tanto no mer-cado interno quanto noexterno, muito impul-sionado pela pande-mia,tambémacaboues-timulando a exporta-ção dealguns produtos,como carne, soja e mi-lho.Issosemfalarnava-riação da taxa do dólar,queestáfavorávelaoco-mércio exterior”.

Ele também destacaqueosnúmerosbastan-te positivos estimulama continuidade desseritmo de crescimento.“O agricultor manteveoritmodeproduçãodu-

rante toda a pandemia e,com esse cenário de ummercado favorável, há umestímulo para que conti-nuem investindo no au-mento da produção”.

DESTAQUES

As lavouras, que repre-sentam 63,5% de todo o fa-turamento do Estado, fo-ram o segmento da agro-pecuáriamineira que teveo maior crescimento emrelação ao ano passado. Éesperado um incrementode 24,2%, alcançando R$57,8 bilhões.

O café, que representasozinho 34,2% do fatura-mento agrícola mineiroem 2020, foi destaque noVBP mineiro, devendo al-cançar R$ 19,8 bilhões,comaumento de51,2%. Se-gundo levantamentos do

IBGE, a safra de café arábi-ca em Minas deve crescercerca de 32,6%, alcançan-do 32,8 milhões de sacas. Aprevisão de safra recordeocorre devido ao ano debienalidade positiva e aoclima favorável.

Já a soja, que é segundomaior destaque do Estado,teve um aumento de 54%no VBP, devendo alcançaruma receita de R$ 12,2 bi-lhões. Houve um cresci-mentode19,2%novolumeproduzido do grão, che-gando a 6,2 milhões de to-neladas. Além disso, o pre-ço da soja segue elevadono mercado interno, devi-do ao aumento da deman-da internacional.

Outrosprodutosqueaju-daram a alavancar o VBPda agropecuária mineiraforam o milho (29,9%), fei-

jão (12,6%), trigo (52,9%),mandioca (8,1%), amen-doim (75 ,9%) , laranja(0,4%) e arroz (0,3%).

PECUÁRIA

Háumaprevisãodecres-cimento de 20,9% tam-bém no VBP da pecuária,com uma receita estimadadeR$33,2bilhões.Nestese-tor,destacaram-se osbovi-nos (+23 ,6%) , os ovos(+7,6%) e o leite (+6,3).

O expressivo aumentono VBP das carnes bovinasse explica pela demanda,que continua aquecida, epelos preços no mercadointerno, que tiveram no-vos recordes em outubro.

No caso dos ovos, a ele-vação no VBP é justificadapela menor disponibilida-de do produto no merca-do, consequência das al-tas temperaturas registra-das nas principais regiõesprodutoras.

O leite também regis-trou altas nos preços emoutubro. O preço médiodo litro recebido pelo pro-dutor foi de R$ 2,16, umcrescimento de 0,10%.*Com Agência Minas Jornalista, articulista, analista político e empresarial

SEAPA/DIVULGAÇÃO

Aldeci Xavier

[email protected]

EMALTA-Minasocupaa4ªposiçãono rankingnacional dovalordeprodução

Conforme dados do Centro deEstudos Avançados em EconomiaAplicada (Cepea), a média depreços da carne bovina no mêschegou a R$ 264,65 a arroba, altade 6,5% em relação a setembro

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 3

Page 4: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

Números da Covid voltam a crescer

Saúde

Relaxamento dos cuidados pode ser a causa de aumento do número decasos em MOC, Minas e no país: muitos abandonaram a máscara

u

Márcia Vieira

Repórter

Bares cheios, pessoasandando pelas ruassem máscara, viagense festas familiares.Uma lista de atitudesda população que podeestar contribuindo pa-ra o aumento de casosde Covid-19 em todo opaís. E em Montes Cla-rosnãoédiferente.Aci-dade soma 12.310 casosc o n f i r m a d o s e 2 0 2mortes, segundo dadosdivulgados até o fim datarde de segunda-feira.Somente nos últimosdois meses, a média decasos por dia mais quedobrou, mesma rela-ção para o número deóbitos.

Até 15 de setembro, omunicípio tinha 7.157casos, número que pu-lou para 9.882 em 15 deoutubro, chegando aosatuais 12.310. Portanto,foram 5.153 confirma-ções a mais emdois me-ses, o que equivale a42% do total de casos,desdeoiníciodapande-mia, em março. A mé-dia diária saltou de39,76 – até setembro –para 85,8 entre setem-bro e novembro.

O número de óbitostambém segue a mes-ma tendência. Pulou de110,em 15 de setembro,para 152 em outubro,chegando aos atuais202. São 92 mortes amaisnesses dois meses,o que equivale a 45,5%do total, desde o inícioda pandemia. A médiadiária de pessoas queperderam a vida porcausa do coronavírussaltou de 0,61, de março

a setembro, para1,53 entresetembro e novembro.

RELAXAMENTO“Há um nítido relaxa-

mento em várias ativida-des, que poderá corrobo-rarcom o aumentodos ca-sos”, avalia o professorGustavo Cepolini, coorde-nador do curso de Geogra-fia da Unimontes, que fazum trabalho de mapea-mento da evolução da Co-vid no Norte de Minas.

Em Montes Claros, o ní-vel de ocupação hospita-larcolocaacidadeemesta-do de alerta, com 82% dosleitosclínicos com pacien-te. Já os de UTI adulto es-tão na faixa verde, com64%deocupação.Mas,emrecenteentrevista,asecre-tária Municipal de Saúde,Dulce Pimenta, chegou a

dizer que leitos para a Co-videstariamsendodescre-denciados na cidade .Além disso, o hospital decampanha montado naUPA Chiquinho Guima-rães foi desativado.

“A desativação dos leitospode representar risco, jáquemuitascidadesdoNor-te de Minas não possuemUTI”, pontua Cepolini. Se-gundo ele, apenas MontesClaros corresponde a 45%dototaldeóbitosnaregião– que está em 444. São 200vidas ceifadas, apesar dehaver uma aparente esta-bilidade nos dados”, diz oprofessor.

SUBNOTIFICAÇÃOSegundo o acompanha-

mento da Unimontes, osdados compilados atéagosto demonstraram

que o pico da pandemiahavia sido postergado naregião.Porém,apreocupa-ç ã o q u e h a v i a c o m asubnotificação persiste.

“Éumacoisaqueidentifi-camos, que falamos seria-mente e que ainda ocorre.Omontantepodeseraté33vezesmaior.Temumacor-relação muito forte dasubnotificação, bem comodos casos assintomáticos.Essa geografia da pande-mia revela desigualdadena distribuição do serviçodesaúde e fazendo a corre-lação número de respira-dores por habitante é as-sustador. Alguns municí-piossequertinhamrespira-dores.Essecenáriomudouum pouco com as doaçõeseinvestimentos.Algunsca-sos de forma tardia, masmudou o mapeamento”,

declarou o professor.

MAPEAMENTOO primeiro registro da

doença na região foi emabril. De lá para cá, alunosdo curso vêm acompa-nhando o cenário da pan-demiaparapermitirsobre-tudo que a população te-nha acesso a informaçõesconfiáveis.

Entre a primeira sema-na de abril e o último diade maio, 34 dos 89 municí-pios do Norte de Minaspossuíam casos confirma-dos da Covid-19. Agora, to-dos já registraram confir-mações da doença.

Para a médica infectolo-gista Cláudia Biscotto, apopulação tem que terconsciênciadequeomun-do ainda está diante deuma pandemia e que os

cuidados continuam sen-do necessários. “Se as pes-soas relaxarem, pode teruma segunda onda quevai comprometer todos osbenefícios de flexibiliza-ção que tivemos até ago-ra”, afirma.CAPITAL

Em Belo Horizonte, oatendimento a pacientescom suspeita de Covid-19na rede pública registraum aumento gradual, aolongo de um mês. De 17 deoutubro a 14 de novembro,aponta boletim epidemio-lógico divulgado pela Pre-feitura de Belo Horizontenesta segunda-feira (16), acurva da doença voltou asubir na cidade. A taxa detransmissão do novo coro-navírus, que era de 0,99 háuma semana, tambémavançou, para 1,13.

Evolução da Covid em MOCVeja salto dos números nos últimos dois meses

CASOS

MORTES

15/9 15/10 16/11

15/9 15/10 16/11

5.153CASOS A MAIS

DESDE SETEMBRO

42%DO TOTAL DE CASOS

DO TOTAL DE CASOS

7.157 9.882 12.310

92MORTES A MAISEM DOIS MESES

45,54%110 152 202

4 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 5: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

ESPAÇO DOEMPREENDEDOR

Mais de 80 milainda sem cadastrono Bolsa Merenda

Educação

BENEFÍCIO -Destinado a famílias nas faixas de pobreza e extremapobreza que

tenhamestudantematriculado na rede estadual

Estado realiza busca ativa por quem ainda nãorecebeu o benefício: prazo termina dia 25

u

As famílias devem secadastrar no PagSeguro.Para isso, é necessáriobaixar o aplicativo emum smartphone.Passo a passo:Baixe o app Pagbank(Android e iOS)Informe os dadoscadastraisCrie uma senhaEnvie uma foto do RG ouCNH do titular da contae uma selfie segurando odocumento (imagenslegíveis para validação).

No mundo V.I.C.A. (Volátil, Incerto, Complexo eAmbíguo) em que vivemos, só sobrevivem em umambiente de negócios aqueles que estiveremdis-postos a aprender, desaprender e reaprender asregras de como empreender. Novos competido-res,convergênciadeestratégiason/off-lineemu-danças no comportamento dos consumidoressão fatores que tendem a minar a relação entreempresas e clientes.Assim, inovar passa a ser um valor incontor-

nável para as empresas que buscam desenvolvervantagenscompetitivasesustentáveis. Eesseno-vo contexto requer delas a capacidade de atuali-zar suas definições de como fazer negócios.Atualmente, montar uma empresa começa pe-

los seguintes fatores:-Foconocliente: Sejapara iniciarumnegócioou

inovarnomesmonegócio, a atençãodoempreen-dedorprecisa estarnocliente. Ideias sóse susten-tam quando resolvem uma dor ou problema real.O cliente é o centro das relações, mas ele mudaseus comportamentos diante das tendências e damoda.Atençãocomassoft skillsqueaproximamemelhoram o relacionamento deve ser o foco dasestratégias dos negócios inovadores.-Prototipar, testar e validar:Apartir daverifica-

çãodeumadorouumproblemavividopelo clien-te, é preciso experimentar se aquilo é o que elerealmente necessita. Só uma observação sincerae honesta, que se baseia no princípio de que umaideiaprecisaserdesejada, replicávele financeira-mente viável, faz comque ela seja realmente umasolução. Uma solução inovadora precisa ampliara empatia com o cliente, descobrir o real proble-maoudor, idealizar uma solução viável e, a partirdaí, ser prototipada, testada e validada.- Modelo de negócio enxuto: As empresas estão

em busca de ummodelo repetível, escalável e lu-crativo. O desafio para as empresas é ter capaci-dade de se ressignificar e adaptar seu modelo àsnecessidades do mercado. Minimizar o ciclo dedesenvolvimento do negócio, apoiando a experi-mentação do maior número de ideias de formarápida é igualmente necessário. Tudo isso envol-ve um esforço feito internamente, que não tomemuitotempoerecursos,ouseja, sejaomenosone-roso possível.Inovar não émais uma opção, é uma obrigação

para quem quer se manter no mercado.

Como

cadastrar

Obrigação de inovar

u SAIBA MAIS

Luiz Augusto Barros

Do Hoje em Dia

Nada menos que 83mil famílias com direi-to ao Bolsa Merendaainda não se cadastra-ram para receber o be-nefício. O prazo paraa inscrição terminadaqui a uma semana,em 25 de novembro. Ocadastro é feito poraplicativo.

AiniciativadoEstadopaga R$ 50 por mês pa-raestudantesdaredees-tadualdeensinocujafa-mília esteja inscrita noCadÚnico. O programafoi criado para durarquatro meses, a partirde abril, mas ampliadopor mais dois. Todas asparcelas devidas serãoquitadas integralmen-te aos que realizarem ainscrição.

De acordo com a Se-cretaria de Estado deDesenvolvimento So-cial (Sedese), trabalhostêmsidofeitosnatenta-tiva de localizar essaspessoas. Mensagens detexto foram encami-nhadas alertando so-bre o benefício.

A Sedese enviou, nosdias 4 e 5 de novembro,SMS a 51.883 famíliasde baixa renda, avisan-do que eram benefi-ciárias do programa einformando o aplicati-vo para ter acesso aoBolsa Merenda.

Outramensagemfoi en-caminhada a 56.397 famí-lias de extrema pobrezaque receberam o cartãona primeira fase do pro-grama. Elas devem res-ponderoSMS,omaisrápi-do possível, confirmandoo CPF, para que o paga-mento seja feito nova-mente pelo cartão.

SEM MERENDA

Oprogramatemoobjeti-vo de reduzir os impactosda paralisação das aulaspresenciais nas escolas darede estadual de ensino,devidoàpandemiapeloco-ronavírus.

Parater acesso, é precisoestar incluído na faixa de

extrema pobreza, em quea renda per capita não ul-trapasse R$ 89 mensais,ouem situação depobreza(atéR$178),alémdainscri-ção no Cadastro Único.

Quem já se cadastrou,mas não conseguiu aces-sar o Bolsa Merenda,tem até hoje para enviaro questionamento. A soli-citação pode ser feita pe-lo telefone 155 ou [email protected].

O programa tem comopúblico-alvo 470.029 alu-nos, sendo 115.369 na faixadapobrezae354.660naex-trema pobreza. O governodo Estado já desembolsoumais de R$ 90 milhões. Analista do Sebrae Minas

LETÍCIA TEXEIRA/PMSCS/DIVULGAÇÃO

Pedro Viana

a melhor notícia está no arsintonize 104.9

música, informação e entrevistas

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 5

Page 6: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

Reality Universitáriodá bolsas de até 90%

Educação

Funorte abriu as inscrições para quem quiser participar do processo deseleção e garantir uma vaga no ensino superior de forma criativa

u

GRATUITAS - Inscrições devemser feitas até 30 de novembro, no site da Funorte

Da Redação

Chegou o momentodetornarfamosososeutalento e o seu conheci-mento. O Centro Uni-v e r s i t á r i oF u n o r t eabriuasinscriçõesparao Reality UniversitárioMentes Brilhantes, quetem como objetivo sele-cionar talentos quequeiram fazer um cur-so superior.

Para se inscrever, osinteressados deverãoler o edital e preenchero formulário que se en-c o n t r a n o l i n k h t -tp://realityuniversita-rio.com.br/funorte/.

As inscrições são gra-tuitas e deverão ser rea-lizadasaté30denovem-bro. O Reality é direcio-nado a todas as pessoasinteressadas em cursaro ensino superior, quetenhamoensinomédiocompleto ou que vãoconcluí-lo até fevereirode 2021, conforme a le-gislação em vigor.

A seleção ocorreráem duas fases, de acor-do com as regras pres-critas no edital de cadagraduação. Uma ban-caexaminadoradepro-fessores de cada cursofaráa avaliação docan-didato, levando emconsideração algunscritérios, como desen-voltura, criatividade,linguagem adequada eoriginalidade.

A divulgação do re-sultado da 1ª fase seráem 7 de dezembro. Já a

segunda fase será de 8 a 11de dezembro.

COMO FUNCIONA

Dentre as exigênciasprevistas nos editais emambas as fases, os candi-

datos deverão atentar-separa a especificidade decada curso. Aquele candi-dato que queira enviarseu talento para o cursode Educação Física, faráum vídeo e simulará uma

aula de dois minutos.Já o interessado em cur-

sar Biomedicina , porexemplo, enviará vídeoexemplificando algumaárea do curso revelando omotivopeloqualdesejafa-

zer esta graduação.Outro exemplo de crité-

rio está no edital do cursode Estética e Cosmética.Os futuros acadêmicos fa-rão processo de transfor-mação em uma pessoa,

mostrando qual a vesti-menta, maquiagem e pen-teado ideal para dois tiposde ocasiões diferentes.

A graduação de Gastro-nomia, por sua vez, solici-ta ao candidato que crieuma ideia de um novo ne-gócio no setor, que tenhaimpacto nos aspectos deempreendedorismo,cons-ciênciaambiental,respon-sabilidade social e inclu-são, agricultura familiar,valorização de pequenosprodutores locais e cená-rio pós-pandemia.

Os interessados em cur-sar Arquitetura deverãocapturarumaimagem/de-s e n h o d e e d i f i c a ç ã oArquitetônicaouUrbanís-ticadesua cidade,buscan-do seu melhor ângulo pa-ra demonstrar o valor daArquitetura e Urbanismopara a cidade.

REDE

As informações comple-tas poderão ser encontra-das nos respectivos edi-tais. OProjeto Reality Uni-versitárioMentesBrilhan-tes contempla diversoscursos da rede de ensinoFunorte, dentre eles: Ad-ministração, Biomedici-na, Arquitetura eUrbanis-mo, Educação Física, En-fermagem,EngenhariaCi-vil, Estética e Cosmética,Jornalismo, Farmácia,Gastronomia, MedicinaVeterinária, Nutrição, Pe-dagogia e Psicologia.

As Faculdades FunorteJanaúba, Funorte JanuáriaeFacFunam Pirapora tam-bém estão participando.

FUNORTE/DIVULGAÇÃO

6 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 7: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

IMA faz inquéritosoroepidemiológico

Agronegócio

Objetivo é estimar cobertura imunitária por campanha contra febre aftosau

VACINAÇÃO-Minaspossui reconhecimento internacional de zona livredeaftosa

Da Redação*

O Instituto Mineirode Agropecuária (IMA)coletou amostras desangue em 485 bovinosde 97 propriedades ru-rais do Estado para in-quérito soroepidemio-lógico.Oestudotemob-jetivo de estimar o per-centual de coberturaimunitária alcançadopelascampanhasdeva-cinaçãocontrafebre af-tosa realizadas em Mi-nas Gerais.

A análise faz partede compromissos decertificação sanitáriafirmados com merca-dos importadores, par-ticularmente com a

União Europeia (UE). Omaterial coletado estásendo encaminhado pa-ra análise no Laborató-rio Federal de DefesaAgropecuária (LFDA) doMinistério da Agricultu-ra, Pecuária e Abasteci-mento (Mapa).

Médico veterinário doIMA e coordenador esta-dual do Programa deErradicação e Prevençãoda Febre Aftosa, NatanaelLamas Dias explica que oestudo foi estruturado pa-ra avaliar, por meio deamostragem, a coberturaimunitária utilizando an-ticorpos contra os soroti-pos O e A do vírus da febreaftosa na população bovi-na vacinada.

“As propriedades foramselecionadas por amostra-gemaleatória,consideran-doaprobabilidadepropor-cional ao tamanho do re-banho. O quantitativo de

cincoanimaisporproprie-dade foi escolhido de ma-neira que se pudesse atin-girosparâmetrosestatísti-cos”, informa.

A colheita das amostras

foi feita em outubro, antesdasegunda etapa anual dacampanha contra a febreaftosa, que teve início em1º de novembro. As infor-mações foram apuradas

por médicos veterináriosdo IMA, em entrevistascom os proprietários dasfazendas ou responsáveispelos animais.

Na primeira etapa anualda campanha contra a fe-bre aftosa, realizada entremaio e julho no Estado, oíndice de cobertura daimunização de bovinos ebubalinos fechou em 97%,de acordo com as declara-ções enviadas ao IMA pormais de 350 mil produto-res rurais. Vale lembrarque, nesse caso, são consi-deradas todas as proprie-dades cadastradas noIMA, cujos rebanhos so-mam cerca de 23 milhõesde animais.

*Com Agência Minas

IMA/DIVULGAÇÃO

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 7

Page 8: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

Academia Feminina de Letras fecha o ano reconhecendo os nomes locaisu

Dia de homenagensCultura

PELASLETRAS -GlorinhaMameluque recebe a placa Yvonne Silveira dasmãos de TerezinhaCampos

Adriana Queiroz

Repórter

E m u m a m b i e n t ecom número reduzidodepessoasdevidoàpan-demia, a Academia Fe-minina de Letras deMontes Claros (AFL-MC) celebrou o desfe-cho do ano acadêmicocom momentos festi-vos, reunindo nomesconhecidos da literatu-ra local.

“Culminamos nossasatividades pendentesdevido ao isolamentosocial, que nos impediudecertaformaarealiza-çãodasmesmas.Home-nageamos o vencedordo Concurso de Trovas,Dário Cotrim, lança-mos a nossa Antologia“Elas por Elas” e fomosaté a residência da con-freira Glorinha Mame-luque, a quem homena-geamos pela sua contri-buiçãonaculturanorte-mineira, entregando-lhe a placa Yvonne Sil-veira”, diz a presidente,Terezinha Campos.

A entrega do troféu eo diploma ao poeta/es-critorDárioTeixeiraCo-trim,vencedordoICon-curso de Trovas da Aca-demia Feminina de Le-tras de Montes Claros,aconteceu na sede do

Instituto Histórico e Geo-gráfico, localizado no Cor-redor Cultural.

CONFRADES

Foi uma reunião sim-ples, em virtude da pande-mia, mas muito animadapela realização do eventoem que o vencedor rece-beu o carinho e o reconhe-cimentodeseusconfradesdas letras e da história.

Dário Teixeira Cotrimagradeceu e externou a to-dos os presentes a sua ale-gria por mais uma con-quista emconcurso de tro-vas. A trova vencedora,com o tema “Esperança”, éa seguinte: O Vento queveio um dia/E trouxe tan-ta lembrança/É o mesmo– que ironia/Levou-me adoce esperança!

Disse-nos, na oportuni-dade, que ele foi o vence-dordoI ConcursoInterna-cional de Sonetos “Sebas-tião Benfica Milagre”, ver-são 2005, da Academia Di-vinopolitana de Letras, deDivinópolis, no Centro-OestedeMinas, dentre ou-tros certames literários.

“A AFL veio trazer o tro-féu para minha pessoa. Fi-quei classificado em pri-meiro lugar no Concursode Trovas dessa academiae estou muito feliz e querocompartilhar essa alegriacom todos os associados

do Instituto Histórico eGeográfico”.

Um dos incentivadoresdoconcurso detrovasfoiopresidentedaUniãoBrasi-leira de Trovadores (UBT)em Minas Gerais, ArlindoTadeu Hagen, responsá-vel pela nomeação daatualdelegadadaUBT-De-legacia de Montes Claros.

“Espero, de coração, quedepois deste concurso mu-nicipal, Montes Claros seincorpore à geografia datrova mineira e nacional.Para isso, conto com oapoio da delegada da UBT,Terezinha Campos”, conta.

ELAS POR ELAS

Na oportunidade, foi

lançada pela AcademiaFeminina de Letras a An-tologia “Elas por Elas”,uma coletânea de textosescritos pelas acadêmi-cas da referida academiaem homenagem a escrito-ras brasileiras.

“São mulheres que nosinspiraram e nos inspi-ram emnossatrajetória li-terária, assim como cele-bramos Clarice Lispectorno ano de seu centenáriode nascimento. É uma an-tologia digna de nossoapreço e deve ser lida portodos e pelas mulheresem especial, para enten-dermos uma vez mais ovalor da escrita e da leitu-ra para a libertação femi-

nina”, diz Terezinha.

PLACA YVONNE

SILVEIRA

Do Instituto Histórico eGeográfico, o grupo se-guiu para a residência dapresidente da AcademiaMontes-clarense de Letras(AML), Glorinha Mamelu-que,queemocionadaagra-deceu a homenagem. “Es-teano, paraminha surpre-sa, fui escolhida para rece-ber a placa Yvonne Silvei-raqueaAcademiaFemini-nadeLetrasdeMontesCla-ros concede a cada ano auma mulher por sua con-tribuição à cultura deMontes Claros. É umagrande honra”, diz.

DIVULGAÇÃO

O Vento queveio um dia/Etrouxe tantalembrança/É omesmo – queironia/Levou-me a doceesperança!

Dário Teixeira

Cotrim

Vencedor do I Concurso de

Trovas da Academia

Feminina de Letras de

Montes Claros

8 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 onorte.net

Page 9: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

PG J V E D GF GC S %

Liderança duplau

Alexandre Simões

@oalexsimoes

Com quase três me-ses de atraso, pois adata original da parti-da, válida pela sextar o d a d a , e r a 2 9 d eagosto, Atlético e Ath-letico-PR jogam hoje,às 19h, no Mineirão.O confronto foi adia-do por causa da finaldo Campeonato Mi-neiro, em que o Galoficou com o título der-rotando o Tombense.

Como returno às vés-peras da sua terceirarodada, a 22ª no geral,o jogo entre Galo e Fu-racão é decisivo para adefinição de quem se-rá o campeão simbóli-co da primeira metadeda Série A 2020.

Apesar de simbólico,vencer o turno não dei-xa de ser um trunfo pa-ra levantar a taça. Emdez das 14 edições daSérie A por pontos cor-ridos, com 20 clubes,numa história inicia-da em 2006, quem ter-

minou a 19ª rodada nafrente foi o campeão.

Atualmente, o líder doturno é o Internacional,com 35 pontos e dez vitó-rias. Se vencer o Athleti-co-PR, o Atlético toma aprimeira posição do Colo-rado, pois chega à mes-ma pontuação, mas com11 vitórias.

Aí , o t ime de JorgeSampaoli terá de espe-rar o São Paulo, quetem 30 pontos, cumpriros seus três jogos adia-dos do turno.

Na próxima quarta-fei-ra, o Tricolor encara oCeará, no Castelão, em jo-go adiado da 16ª rodada.

Em 3 de dezembro, en-frenta o Goiás, na Serri-nha, pela primeira roda-da, em partida adiadapor causa do grande nú-mero de casos de Co-vid-19 no time goiano.

Dia 9, o Tricolor tira oasterisco da frente do seunome na classificação re-cebendo o Botafogo, noMorumbi.

Vencendo pelo menosdois desses três jogos, o

São Paulo chega aos 36pontos e terá a melhorcampanha do turno.

Se marcar menos queseis pontos, o Atlético se-rá o campeão simbólicodo turno do Brasileirão.

GERAL

Além de assumir a pon-ta da classificação do tur-no, e passar a secar o SãoPaulo para ser o melhor ti-me da primeira etapa daSérieA,venceroAthletico-PR é fundamental para oGalo na briga pelo título.

O time de Sampaoli jáocupa a ponta databela declassificação e pode abrirainda mais vantagemcom os três pontos.

Se vencer o Furacão, oGalo chega aos mesmos 21jogos de Internacional eFlamengo e coloca cincopontos sobre eles.

Abre a mesma vanta-gem em relação ao SãoPaulo, que terá três jogosa menos, o que significanove pontos em disputa.

Sem dúvida, o Atléticox Athletico-PR de hoje édecisivo.

PG = pontos ganhos; J = jogos; V = vitórias; E = empates; D = derrotas; GF = gols a favor;

GS = gols sofridos; SG = saldo de gols; % = aproveitamento

1º ATLÉTICO 38 20 12 2 6 37 24 13 63

2º INTERNACIONAL 36 21 10 6 5 32 20 12 57

3º SÃO PAULO 36 18 10 6 2 29 17 12 67

4º FLAMENGO 36 21 10 6 5 34 30 4 57

5º PALMEIRAS 34 20 9 7 4 28 20 8 57

6º SANTOS 34 21 9 7 5 30 24 6 54

7º GRÊMIO 33 20 8 9 3 26 19 7 55

8º FLUMINENSE 32 21 9 5 7 29 24 5 51

9º BAHIA 28 21 8 4 9 28 30 -2 44

10º SPORT 25 21 7 4 10 19 28 -9 40

11º CORINTHIANS 25 21 6 7 8 24 29 -5 40

12º FORTALEZA 24 20 6 6 8 20 19 1 40

13º CEARÁ 24 20 6 6 8 25 30 -5 40

14º ATLÉTICO-GO 24 21 5 9 7 19 27 -8 38

15º BRAGANTINO 23 21 5 8 8 25 28 -3 37

16º VASCO 22 19 6 4 9 22 26 -4 39

17º ATHLÉTICO-PR 22 20 6 4 10 16 21 -5 37

18º CORITIBA 20 21 5 5 11 19 28 -9 32

19º BOTAFOGO 20 20 3 11 6 20 25 -5 33

20º GOIÁS 12 19 2 6 11 21 34 -13 21

CLASSIFICAÇÃO

BRASILEIRO SÉRIE A

HORÁRIO: 19h.LOCAL:Mineirão.ARBITRAGEM:

Dyorgines JosePadovani de Andrade,auxiliado por Fabianoda Silva Ramires eKatiuscia BergerMendonça, todos doEspírito Santos.VAR: José CláudioRocha Filho (SP).TRANSMISSÃO: Nãoterá

u A FICHA DO JOGO

Esportes

Athlético PR

Atlético MG

Galoencara Furacãopela pontado turnoepara abrir frente na tabela

X

Everson; Guga, Réver,Igor Rabello eGuilherme Arana; Allan,Jair e Matías Zaracho(Nathan); Vargas, Kenoe Eduardo Sasha.Técnico: a definir

Santos; Erick, ThiagoHeleno, PedroHenrique e Abner;Wellington, Christian eLéo Cittadini; Nikão,Reinaldo e RenatoKayzer.Técnico: Paulo Autuori

ComparaçãoOS VENCEDORES DO TURNO DA SÉRIE A E O CAMPEÃO BRASILEIRO

2006 2007

38 39

PONTO

S GAN

HOS

NO TURNO

CB

CT

2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019

41 39 38 37 43 40 43 40 36 47 41 42

São Paulo São Paulo

São Paulo São Paulo

São Paulo Flamengo Fluminense FluminenseCorinthians Cruzeiro Cruzeiro Corinthians Palmeiras PalmeirasCorinthians Flamengo

Grêmio Internacional Fluminense Corinthians Atlético Cruzeiro Cruzeiro Corinthians CorinthiansPalmeiras São Paulo Flamengo

FONTE: CBF

onorte.net MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 9

Page 10: COLUNA ESPLANADA - O Norte/menu/...celo Rios transferiu-se de mala e cuia para a cida-de de Sobral (CE), e conseguiu reeleger Ivo Gomes (PDT), irmão de Cid e Ciro. CADÊ VOCÊS? Clientes

É commuita alegria que re-gistro nesta coluna o casa-mento domeuquerido sobri-nho Bernardo Jabbur, netomuito amado da minha sau-dosa irmã Lucy Jabbur. O ca-samento aconteceu na cida-de de Aracaju (SE), onde a fa-mília reside há vários anos.Foi uma cerimônia linda e in-timista. A noiva Raíssa en-trou radiante pela nave daIgreja Coração Imaculadode Maria, em um elegantevestido assinado pelo Ate-lier Silvana Costa e belíssi-mamaquiagemde Sérgio Ri-beiro. A linda decoração fi-

cou a cargo de Camila Mace-do. Após a cerimônia, os noi-vos e familiares seguirampa-ra um jantar na área gour-met da residência dos noi-vos. O menu foi cuidadosa-mente preparado pelo Bu-ffet Onnu Lounge. O cerimo-nial Maria Antonieta coorde-nou tudo com perfeição. Pa-ra uma romântica e inesque-cível lua demel, Raíssa e Ber-nardo embarcaram paraBento Gonçalves e Grama-do, no Sul do país. Desejo aocasal toda fel ic idade domundo! Confiram fotos deRafael Borgatto.

Omaravilhoso enlace de Raíssa e Bernardo Jabbur

Selando a união comumromântico beijo

Osnoivos comos pagens JoãoVictor Jabbur e

Liz Ramos

Famíliadonoivo:oirmãoRicardoJabburJr.eGisele

Jabbur,RicardoJabbur,paidonoivo,noivaRaissa,João

VictorJabbur,noivoBernardo,mãedonoivo,Celina

Jabbur, irmãMoniqueJabbureoesposoRodrigoCardoso

Como celebrante padreVittorioRossato

Coma família da noiva: a irmãGrazielly

Moraes, o irmão Jorge Pinto, noivos, pais da

noiva Iracema Salustino e Jorge Pinto

Anotável felicidade dos noivos

Osnoivos Bernardo Jabbur eRaíssa

Ruth [email protected] Jabbur

10 MONTESCLAROS,QUARTA-FEIRA, 18DENOVEMBRODE2020 onorte.net