Comece e conclua as reuniões na hora certa

4

Click here to load reader

Transcript of Comece e conclua as reuniões na hora certa

Page 1: Comece e conclua as reuniões na hora certa

km-4/91

Comece e conclua as reuniões na hora certa

1 Todas as reuniões congregacionais incluindo as reuniões para o serviço de campo, devem começar e ser concluídas na hora certa. Por quê? A pontualidade reflete ordem e mostra consideração por todos os que comparecem e participam nas reuniões. (Ecl. 3:17b; 1 Cor. 14:33) Podemos mostrar nossa preocupação aderindo às seguintes orientações para garantir que as reuniões comecem e sejam concluídas na hora certa.

2 Devemos sempre nos esforçar a chegar ao Salão do Reino cedo o bastante para conversar com outros, para cuidar de assuntos necessários e para participar no cântico e na oração inicial. Em geral, concedem-se cinco minutos para o cântico e a oração. Os que representam a congregação em oração devem ter em mente o propósito da reunião e deixar que isto se reflita em suas expressões nas orações inicial e final. Tais orações não precisam ser longas.

3 Reunião Pública. Os discursos públicos limitam-se a 45 minutos. Quando se passa do tempo concedido, o Estudo de A Sentinela fica afetado. As duas reuniões, incluindo cânticos e orações, devem ser concluídas em duas horas. Os oradores públicos devem aderir ao esquema de tempo indicado no esboço da Sociedade e não devem incluir assuntos alheios ao discurso, tais como cumprimentos. Se o orador não estiver familiarizado com a localização do Salão do Reino, deve pedir à congregação que o convidou que lhe forneça orientações e o tempo aproximado de viagem.

4 Estudo da “Sentinela”: Reserva-se uma hora para o Estudo da Sentinela, abrangendo a leitura de todos os parágrafos e a consideração das perguntas de recapitulação. Os comentários introdutórios do dirigente, breves e apropriados, devem despertar interesse e conduzir à lição. Seus comentários e observações durante o estudo devem ser limitados. Dividir a matéria conforme o tempo evitará que o dirigente dedique muito tempo a metade da lição e daí tenha de passar às pressas pelo restante.

5 Escola do Ministério Teocrático: Trata-se duma reunião de 45 minutos de duração. Embora o discurso de instrução e os destaques da leitura da Bíblia não sejam interrompidos quando vence o tempo, os irmãos designados a estas partes devem manter-se no tempo que lhes é concedido. Se não fizerem isto, devem receber conselhos em particular. Os conselhos e os comentários do superintendente da escola também devem manter-se no tempo prescrito. Poupa-se tempo se todos os estudantes sentam-se perto do palco e se cada um conclui prontamente o seu discurso quando vence o tempo. — Veja o Programa da Escola do Ministério Teocrático Para 1991.

6 Reunião de Serviço: Esta também é uma reunião de 45 minutos de duração. Incluindo a Escola do Ministério Teocrático, cânticos e orações, o inteiro programa não deve passar de uma hora e quarenta e cinco minutos. Os irmãos que participam na Reunião de Serviço devem aderir ao tempo concedido. Partes a serem apresentadas por perguntas e respostas precisam apenas de uma breve introdução. Não há necessidade de extensas informações introdutórias. As demonstrações devem ser bem ensaiadas, e os participantes devem estar prontos e a postos para que se faça bom uso do tempo concedido.

7 Estudo de Livro de Congregação: É uma reunião de uma hora, incluindo as orações inicial e final. Todos os parágrafos devem ser lidos. Para certificar-se de que a reunião termine na hora certa, o dirigente divide a matéria para não precisar correr no final da lição ou terminá-la cedo demais. O dirigente precisa ser discernidor no que diz respeito a quanto tempo cabe a cada parágrafo. Os pontos principais devem ser claramente entendidos. A arte de ensino do dirigente o habilitará a enfrentar qualquer desafio neste respeito. — Tito 1:9.

8 Reuniões Para o Serviço de Campo: Não devem passar de 15 minutos, incluindo as designações de território e a oração final. Os que saem ao serviço de campo desejam iniciar suas atividades o mais depressa possível. O dirigente iniciará a reunião na hora certa, não esperando até que um grupo maior esteja presente. Além disso, assim que as designações de território sejam feitas e a reunião seja concluída com oração, o grupo pode ir prontamente para o campo. Isto é especialmente importante para os pioneiros que talvez estejam presentes.

Page 2: Comece e conclua as reuniões na hora certa

9 Todos nos beneficiamos de reuniões que começam e terminam na hora certa. Isto é especialmente apreciado por aqueles cujo cônjuge descrente os espera em casa em determinada hora. Ao fazerem arranjos de transporte para ir e voltar das reuniões ou ao marcarem a hora em que estarão de volta a casa, os que são de famílias divididas farão bem em levar em conta o tempo que precisam antes e depois das reuniões para associação, para retirar publicações e assim por diante. Inquestionavelmente, começar e concluir as reuniões na hora certa contribui para que façamos as coisas “decentemente e por arranjo”. — 1 Cor. 14:40.

km-10/2008

Nova programação de reuniões de congregação

1 Na semana de 21 de abril de 2008, foi dado um emocionante anúncio nas congregações do mundo inteiro. Dizia: “A partir de janeiro de 2009, o Estudo de Livro de Congregação será realizado junto com a Escola do Ministério Teocrático e a Reunião de Serviço. O nome do Estudo de Livro de Congregação será mudado para Estudo Bíblico de Congregação.”

2 Programação para essa reunião semanal: A duração dessa reunião, incluindo os cânticos e as orações, será de 1 hora e 45 minutos. Começará com um cântico e uma oração (5 min), seguidos do Estudo Bíblico de Congregação (25 min). A Escola do Ministério Teocrático (30 min) será realizada logo em seguida. Depois haverá um cântico (5 min), como transição para a Reunião de Serviço (35 min). A reunião será concluída com um cântico e uma oração (5 min). Para ajudá-lo a se preparar para essa reunião, a programação do Estudo Bíblico de Congregação, da Escola do Ministério Teocrático e da Reunião de Serviço será publicada todo mês em Nosso Ministério do Reino.

3 Estudo Bíblico de Congregação: Essa reunião será realizada do mesmo modo que o Estudo de A Sentinela. Não será necessário começar com uma recapitulação dos pontos do estudo da semana anterior. Em vez disso, a reunião deve ter apenas uma breve introdução. Assim, haverá tempo suficiente para que todos os presentes dêem breves comentários. O superintendente presidente supervisionará a designação dos anciãos que dirigirão o estudo para que haja um rodízio de um ancião diferente a cada semana.

4 Reunião de Serviço: A Reunião de Serviço continuará a ser realizada da mesma forma que hoje, porém com partes mais curtas. Em geral, os anúncios terão a duração de cinco minutos. Esse tempo deve ser suficiente para a leitura de anúncios essenciais e de determinadas cartas do Escritório. Anúncios sobre a programação de serviço de campo, limpeza, relatórios financeiros e cartas costumeiramente enviadas pelo Escritório não precisarão ser lidos da tribuna, mas ficarão à disposição dos irmãos no quadro de anúncios. Aqueles que receberem designações de partes na reunião deverão se preparar bem, cumpri-las dentro do tempo designado e seguir as instruções fornecidas.

5 Visita do superintendente de circuito: Não haverá mudanças na programação semanal do superintendente de circuito. Na terça-feira, a Escola do Ministério Teocrático e a Reunião de Serviço serão realizadas normalmente, com um cântico em seguida. Daí, o superintendente de circuito fará um discurso de 30 minutos. Assim como ocorre hoje, o Estudo Bíblico de Congregação será realizado numa outra noite durante a semana da visita. Em seguida, haverá um cântico e o discurso de serviço do superintendente de circuito. A reunião será concluída com cântico e oração.

6 Reuniões para o Serviço de Campo: O corpo de anciãos designará superintendentes de grupo para cuidar dos grupos de serviço de campo e para pastorear os membros dos seus respectivos grupos. Quando for necessário que um servo ministerial desempenhe esse papel, ele será chamado de “servo de grupo”.

7 Conforme vimos, teremos oportunidade de tirar proveito de um banquete espiritual instrutivo e edificante, que nos ajudará a ser pregadores e instrutores eficientes, treinados para um ministério mais produtivo. — Efé. 4:13, 14; 2 Tim. 3:17.

Page 3: Comece e conclua as reuniões na hora certa

8 Preparar a matéria para essas reuniões nos ajudará a nos concentrar nos pontos principais destacados em cada uma delas. Poderemos dar comentários, contribuindo para um excelente intercâmbio de encorajamento. (Rom. 1:11, 12; Heb. 10:24) Nosso objetivo é tornar ‘nosso progresso manifesto’ por ‘manejar corretamente a palavra da verdade’. — 1 Tim. 4:15; 2 Tim. 2:15.

9 Ficamos muito contentes com essa mudança significativa em nossas reuniões congregacionais. Que continuemos tirando proveito das orientações fornecidas pelo “escravo fiel e discreto”. Assim, ficaremos bem achegados ao nosso Grande Pastor à medida que ele nos prepara para a grande “tribulação”, agora tão perto. — Mat. 24:21, 45; Heb. 13:20, 21; Rev. 7:14.