Comissão Nacional Do ENUDS - 2º Pré

4
XII Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - ENUDS II Pré-ENUDS Comissão Nacional Relatoria da reunião Niterói/RJ, 17 de agosto de 2014 Tema: a prática social do ENUDS Discussões iniciais: a CO apresentou tudo que já foi organizado até o momento e sanou dúvidas gerais dos demais coletivos e pessoas presentes. Foi ressaltado e ficou claro para todas as pessoas que as atividades estavam sendo encaminhadas, mas que precisávamos considerar a excepcionalidade da conjuntura, posto que o encontro teve sua sede modificada recentemente, alterando todo o curso da organização inicial. Foi informado que a Reitoria da UFERSA, em diálogo com a CO, se disponibilizou para apoiar em tudo que fosse possível. A CO apresentou a proposta do Curso de Coordenadoras, que será realizado entre os dias 09 e 11 de dezembro, às vésperas do encontro. O curso consiste em um espaço para ambientar e emponderar as pessoas que atuarão como caciques das tribos que serão formadas no 1º dia de encontro. O objetivo é viabilizar a formação das tribos e o desenvolvimento das atividades destas. O total de vagas é de 40. A CO pensará uma política de incentivo para essas pessoas. Mesas: Ficou deliberado que tiraremos apenas os perfis das pessoas que comporão as mesas e que na próxima reunião online indicaremos os nomes e faremos a seleção dentre os apresentados. A composição das mesas se dará da seguinte maneira: 3 conferencistas e 1 provocadora. Deve ser garantido que uma das pessoas seja enudiana. A CN priorizará pessoas trans quando da composição das mesas. a. Movimentos sociais e transversalidade eou interseccionalidade das opressões. Perfil 1: Movimento social e sindical Perfil 2: Movimento campesino (local) Perfil 3: Movimento feminista e de negritude

Transcript of Comissão Nacional Do ENUDS - 2º Pré

Page 1: Comissão Nacional Do ENUDS - 2º Pré

XII Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual - ENUDSII Pré-ENUDS

Comissão Nacional

Relatoria da reunião Niterói/RJ, 17 de agosto de 2014

Tema: a prática social do ENUDS

Discussões iniciais: a CO apresentou tudo que já foi organizado até o momento e sanou dúvidas gerais dos demais coletivos e pessoas presentes. Foi ressaltado e ficou claro para todas as pessoas que as atividades estavam sendo encaminhadas, mas que precisávamos considerar a excepcionalidade da conjuntura, posto que o encontro teve sua sede modificada recentemente, alterando todo o curso da organização inicial. Foi informado que a Reitoria da UFERSA, em diálogo com a CO, se disponibilizou para apoiar em tudo que fosse possível.

A CO apresentou a proposta do Curso de Coordenadoras, que será realizado entre os dias 09 e 11 de dezembro, às vésperas do encontro. O curso consiste em um espaço para ambientar e emponderar as pessoas que atuarão como caciques das tribos que serão formadas no 1º dia de encontro. O objetivo é viabilizar a formação das tribos e o desenvolvimento das atividades destas. O total de vagas é de 40. A CO pensará uma política de incentivo para essas pessoas.

Mesas: Ficou deliberado que tiraremos apenas os perfis das pessoas que comporão as mesas e que na próxima reunião online indicaremos os nomes e faremos a seleção dentre os apresentados. A composição das mesas se dará da seguinte maneira: 3 conferencistas e 1 provocadora. Deve ser garantido que uma das pessoas seja enudiana. A CN priorizará pessoas trans quando da composição das mesas.

a. Movimentos sociais e transversalidade eou interseccionalidade das opressões.Perfil 1: Movimento social e sindicalPerfil 2: Movimento campesino (local)Perfil 3: Movimento feminista e de negritude

b. Direitos Humanos e políticas públicas para LGBTs.Perfil 1: Perfil acadêmico para provocar a conceituação de direitos humanosPerfil 2: Movimento social relacionado à saúde lésbicaPerfil 3: Direitos LGBTs no sistema prisional

c. Prática fechativa: tire seu discurso do caminho que eu quero passar com a minha luta.Perfil 1: Ativismo de sofáPerfil 2: TransfeminismoPerfil 3: Coletivo/pessoa artístico, intervencionista, performance.

Comissão de mulheres:

O espaço autorganizado das mulheres deste 2º Pré-Niterói indicou as seguintes atividades:

Page 2: Comissão Nacional Do ENUDS - 2º Pré

As mulheres que compõem a CO pensarão uma maneira de viabilizar reuniões com as outras mulheres que compõem a CN e as que tiverem interesse, para construírem a carta que apresentará a Comissão para as pessoas do encontro.

As meninas ficaram de repassar para a CO os demais encaminhamentos.

Inscrição: a CO fará o levantamento da estrutura disponibilizada pela Universidade para que a CN possa deliberar sobre o teto de inscrições.

Isenções: a CN deliberou que haverá 52 isenções, de modo que o quê ficou estabelecido no 1º pré (Fortaleza) seja mantido - isenções para pessoas trans. Sendo assim, serão isentas as pessoas trans e caso haja vagas remanescentes, estas serão distribuídas entre os Estados da Federação Brasileira, de modo que o maior número de Estados sejam contemplados. Caso não haja vagas suficientes para contemplar igualmente os Estados, aquelas serão distribuídas por meio de sorteio, obedecendo ao critério de contemplar o maior número de entes federados.

Logo: a arte será apresentada para que a CN delibere.

Patrocínio: as possiblidades de patrocínio privado serão apresentadas para a CN, que deliberará sobre a aceitação ou não.

Avaliador fake: avaliadores para darem notas aleatórias para os trabalhos. Fica mantida a proposta.

GTs e GDs: foi alvo de discussão a quantidade de temáticas para os GDs e GTs, posto que muitos eixos podem esvaziar os espaços de discussão, porém todos os elencados no 1º pré não têm como ser convertidos através da síntese de dois ou mais. Neste sentido, optou-se apenas por juntá-los em blocos, de modo que os eixos permanecem inalterados e suas apresentações se darão em um espaço comum. Foram acrescentados dois eixos, os de número 15 e 16.

Bloco 1: temas 1 e 2

Tema 1: Educação LGBT nas escolas.

Tema 2: Ensino, pesquisa e extensão LGBT nas universidades.

Bloco 2: temas 6 e 7

Tema 6: Cidades e LGBTs.

Tema 7: Cultura LGBT.

Bloco 3: temas 13 e 4

Tema 4: Movimentos Sociais.

Tema 13: Diretos Humanos e Políticas Públicas para LGBTs.

Bloco 4: tema 3

Tema 3: Saúde LGBT.

Page 3: Comissão Nacional Do ENUDS - 2º Pré

Bloco 5: temas 14 e 12

Tema 12: Família e Patriarcado.

Tema 14: Relações não-monogâmicas e Monogamia.

Bloco 6: temas 9 e 10

Tema 9: Identidades LGBT e Padronizações.

Tema 10: Resistência dos Corpos.

Bloco 7: tema 5

Tema 5: Transversalidade e/ou interseccionalidade das opressões.

Bloco 8: tema 11

Tema 11: Feminismos e Lesbianidades.

Bloco 9: tema 15

Tema 15: Sexualidade da pessoa com necessidades especiais

Bloco 10: temas 8 e 16

Tema 8: transfeminismo.

Tema 16: transmasculinidade, travestilidade, transgêneridade, transexualidade.

A CO fica responsável pelo envio desta relatoria e convocação da próxima reunião online, logo sejam encaminhadas as pendências urgentes (contato com o Poder Público, orçamento final, inscrições, site).