COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos...

16
CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Daliane Luiz Lyliane Medeiros Natal/RN 2018 COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO

Transcript of COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos...

Page 1: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DO AMOR DIVINO COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES

ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Daliane Luiz

Lyliane Medeiros

Natal/RN 2018

COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO

Page 2: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

2

COMO PARTICIPAR

MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3

Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/biblioteca/1192/acompanhem-a-vida-escolar-dos-seus-filhos-cartilha-para-pais/

E ainda...

Acompanhe as atividades diárias do seu filho no Colégio através do Diário On-line (Área Acadêmica) e do Aplicativo ActiveSoft.

Conheça o Calendário Letivo, a Proposta Pedagógica, as Normas Disciplinares, o Sistema de Avaliação e o Regimento Escolar (Direitos e Deveres do Pessoal Discente, Medidas Educativas, Orientações Gerais) que constam na Agenda escolar.

Page 3: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

3

O que é o ensino fundamental Séries iniciais – 1º ao 5º ano

As séries iniciais do Ensino Fundamental compõem a etapa da Educação Básica que têm como objetivos:

Desenvolver e aperfeiçoar as habilidades de leitura e escrita.

Ampliar os conhecimentos científicos e lógico-matemáticos a partir de situações do cotidiano (situações-problema).

Reconhecer a importância de atitudes de respeito, valorização e cuidado com o meio e com as pessoas.

Despertar a necessidade de integração, aceitação, participação, responsabilidade.

Incentivar o colocar-se no lugar do outro para a convivência em grupo e possibilitar a construção de sujeitos que saibam respeitar seus direitos e que tenham consciência de seus deveres, para que possam exercer plenamente sua cidadania.

Page 4: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

4

Momentos do ensino fundamental Séries iniciais – 1º ao 5º ano

As séries iniciais do Ensino Fundamental têm rotina e procedimentos

próprios, que respeitam o desenvolvimento de cada faixa etária e a organização didática necessária ao processo de ensino-aprendizagem.

Horários A assiduidade e a pontualidade são muito importantes para criar em

nossas crianças a responsabilidade e o compromisso fundamentais para a vida pessoal e para a futura vida profissional.

Atrasos

O atraso é uma eventualidade e não uma norma social aceitável. Os

atrasos são registrados na ficha individual do trimestre, junto ao profissional da Disciplina Adriana Melo.

O aluno terá tolerância de até 10 minutos após o toque de início das aulas para entrar em sala. Se sua chegada ocorrer após esse tempo, terá de aguardar a entrada na sala de aula para o segundo horário. Em cada mês, só poderá receber até três registros. Além destes, deverá retornar para casa.

Page 5: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

5

Saída antecipada ou com outros Quando houver a necessidade da criança ter sua saída antecipada ou

na companhia de outros responsáveis não informados, os pais devem registrar a autorização na Agenda Escolar e assinar.

Não havendo qualquer tipo de autorização, a criança não será liberada. Lembramos que não realizamos liberação via contato telefônico.

uniformes O uso do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos em

todas as atividades pedagógicas. Ele oportuniza o reconhecimento da criança e contribui para sua segurança, além de promover integração e igualdade no ambiente escolar.

Os uniformes podem ser adquiridos no quiosque Comercial Neves, ao lado do estacionamento exclusivo da Equipe Gestora e Serviços.

Para evitarmos problemas com uniformes trocados com outras crianças ou perdidos, todas as peças devem ser identificadas com nome completo do aluno (bordado ou com tinta à prova d’água).

As crianças devem usar tênis nas cores branca, azul, cinza ou preta e meias brancas. Em caso de machucado no pé, será permitido o calçado mais adequado para a situação, exceto chinelos.

“Achados e perdidos” / mochileiro O Colégio não pode se responsabilizar por uniformes, materiais e

objetos esquecidos, extraviados ou perdidos, mas se empenha em ajudar a encontrá-los, tendo o local dos “achados e perdidos” o mochileiro, no Prédio do CENIC.

Doenças e medicações A infância é uma fase bastante susceptível a doenças. Por isso, não

poderemos permitir a permanência de criança portadoras de moléstias infecto contagiosas no Colégio. Em caso de suspeita, entraremos em contato com os responsáveis. Da mesma forma, como faremos com as crianças que apresentarem febre ou dor durante o período de permanência na escola.

Page 6: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

6

Caso nosso aluno necessite tomar alguma medicação, solicitamos aos responsáveis para trazê-la seguramente embalada, identificada e acompanhada de receita médica com as orientações para administrá-la. Sem isso, de forma alguma o Colégio ministrará medicação.

Se o aluno precisar se afastar das aulas por problemas de saúde, deverá apresentar atestado médico para justificativa das faltas.

Senhores Pais, sempre verifiquem as cabeças dos seus filhos, a fim de monitorar a higiene do couro cabeludo e evitar epidemias ou surtos de piolhos e lêndeas na escola.

lanche O Projeto Pedagógico do Colégio prevê o trabalho de incentivo a

alimentação saudável para a criação de hábitos alimentares que favoreçam o desenvolvimento das crianças.

Nesse sentido, recomendamos que o lanche contenha alimentos nutritivos e saudáveis, como frutas e sucos naturais, evitando o consumo de refrigerantes, industrializados e excesso de doces. Além dessa refeição vir de casa, também pode ser comprada na lanchonete da escola.

http://comidanarede.com.br/sugestoes-lanches-saudaveis/

Page 7: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

7

aniversário O sentido da comemoração na escola é a confraternização em grupo,

tendo como orientações:

Com agendamento prévio junto à Recepção – não haverá custos.

Durante o intervalo.

Lanche especial com os colegas da turma.

No espaço reservado para o momento – Recanto da Amizade.

Os pais do aniversariante podem oferecer salgados (de preferência sem fritura), sucos, bolo, docinhos, lancheiras, lembrancinhas etc.

Não serão permitidos painéis ou itens que precisem ser fixados na parede, assim como balões de ar.

No dia da comemoração, todos os alunos, inclusive o aniversariante, devem usar o uniforme completo e participarão normalmente das aulas.

Familiares mais próximos também poderão participar desse momento.

Qualquer festividade realizada fora da escola é de total

responsabilidade de seus promotores. Neste caso, a distribuição dos convites só será permitida na escola se for para a totalidade dos alunos da turma, sendo enviado pela Agenda Escolar, e quando o evento não coincidir com o horário e eventos escolares.

Page 8: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

8

atendimentos Direção, Coordenação, Orientação Educacional,

Psicologia Escolar e Professores estarão à disposição dos Pais sempre que necessário, desde que haja agendamento com antecedência.

O Colégio também solicitará horário com os Pais quando considerar pertinente.

Se houver necessidade de falar diretamente com os professores, solicitamos que não o façam durante o período de aulas ou após o toque de entrada, pois este é um momento importante de acolhida aos alunos, quando a atenção é dedicada às crianças.

Atividades de casa As atividades de casa

são diárias e têm a importante função de reforçar o aprendizado e desenvolver o senso de responsabilidade e autonomia, através das ações de lembrar das discussões das aulas, cuidar da atividade, estudar para realizá-la, entregar ao professor com capricho e no prazo combinado e ter ajuda apenas quando não conseguir sozinho.

Page 9: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

9

INCENTIVO À HABILIDADE DE ESTUDO E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS

A participação efetiva dos pais no processo de aprendizagem

dos filhos facilita a prática pedagógica dos professores. Família e Escola são responsáveis pela inserção da criança no contexto

social, contribuindo para que consiga alcançar o conhecimento com autonomia e acompanhar as mudanças sociais, tecnológicas e econômicas.

A família, especialmente os pais, ocupa um importante papel na mudança do comportamento dos filhos. Ela intervém no desenvolvimento humano do indivíduo, na relação com o meio natural e social.

Estudar é uma atividade diária, que exige dedicação e muito empenho. A organização de uma rotina de estudo deve começar desde que a criança inicia sua vida escolar. A relação com o conhecimento é construída na parceria com os adultos e depende, em grande parte, da relação que estes estabelecem com o conhecimento.

Adultos que compartilham com a criança a leitura de um livro,

comentam informações de jornais ou revistas, expõem ideias sobre um tema de interesse, conversam sobre ideias e sentimentos acerca de um filme, por exemplo, sem dúvida, fazem toda a diferença no seu desenvolvimento.

É importante que a criança perceba que os adultos de sua casa se interessam pelo que ela está aprendendo na escola.

“Não se pode educar eficientemente se os pais e professores se desconhecem,

se a educação escolar estiver isolada da educação familiar”.

Suenens

Page 10: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

10

O estudo em casa deve permitir a criança desenvolver a sua autonomia para aprender. Os adultos ajudarão para isto, na medida em que permitam as crianças experimentarem aquilo que conseguem fazer sozinhas, e, só então, receberem a ajuda necessária. Assim, conquistam a segurança para poder caminhar com as próprias pernas. Autonomia e segurança só se conquista através da participação do outro, do elogio que se recebe, da credibilidade confiada.

É importante que a criança tenha em casa materiais (livros diversos,

revistas, gibis, jogos de estratégias e desafiadores etc.) para que vivencie situações de leitura, direcionada e espontânea.

A aprendizagem não se efetiva pela repetição mecânica e descontextualizada, mas sim pelo significado que atribuímos ao conteúdo estudado, pela capacidade adquirida para poder compreendê-lo, pelo seu uso nas situações de vida, pelo envolvimento que podemos ter com o objeto de estudo. O hábito de estudo, ou melhor, o gosto pelo estudo é adquirido quando o aluno experimenta o desejo de conhecer e o que isto lhe traz de crescimento pessoal.

O desejo espanta a apatia e faz buscar, pesquisar, trabalhar, até que se consiga o conhecimento desejado e se experimenta a satisfação por aprender.

Page 11: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

11

DICAS IMPORTANTES

Tornar explícitos os deveres e os direitos dos filhos

Deixar claro para a criança seus direitos e deveres, explicando que seus direitos são conquistados à medida que cumpre seus deveres. Alguns direitos são adquiridos, em geral, após o cumprimento de alguns deveres ou sob certas condições. No caso de não se cumprir um dever, não se pode usufruir o direito relacionado.

Por exemplo: a criança pode ter como dever fazer suas tarefas escolares. Depois disso, terá direito de ligar a TV. Se não cumpre seu dever, não pode usufruir o direito. Se os pais estabelecem essas normas e exigem seu cumprimento incondicional (nunca poderá ver TV sem antes ter feito as tarefas escolares), observarão que a criança apresentará comportamento responsável.

À medida em que a criança cresce é importante que ela possa participar do estabelecimento dessas regras, o que contribui para desenvolvimento de sua responsabilidade.

Page 12: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

12

Organizar rotina de estudo com horários estabelecidos

É importante que os horários da criança sejam bem organizados e que

sua rotina de estudos seja respeitada. Cada tipo de atividade deve ter um horário, sabendo que a criança renderá mais se estudar antes de se cansar com outras atividades.

É importante que os horários estejam claramente estabelecidos: hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz grande e colorido em geral é uma boa estratégia.

Uma questão relevante na definição dos horários é que os pais demonstrem que os estudos são uma das atividades prioritárias e o tempo para tal condição deve ser respeitado. A realização das atividades escolares deve vir sempre em primeiro lugar para evitar que a criança a adie para quando estiver cansada. Entretanto, os pais devem permitir que a criança também faça o que gosta (brincar, divertir-se com o computador, praticar esporte etc.), mas tais atividades devem ser deixadas para depois da realização das tarefas escolares (a questão dos direitos e deveres).

Sempre que possível, deve-se incentivar a convivência familiar durante as refeições, as atividades escolares, ao assistir à TV etc. Esses momentos passados juntos devem ser prazerosos. Ficar fisicamente próximo à criança durante seus momentos de estudo em casa (seja para auxiliá-la nas tarefas ou para apoiá-la) contribui para que o horário de estudos seja agradável e não solitário.

As crianças aprendem muito rapidamente observando os adultos. Se os pais estabelecem também uma rotina para si, deixam-na exposta (em um cartaz, por exemplo) e a cumprem, poderão ajudar seus filhos servindo como modelo de responsabilidade e autocontrole. Além disso, crianças que veem seus pais lendo ou realizando atividades similares às atividades escolares (ler, escrever, estudar etc.) aprendem que essas são valorizadas pela família e passam a valorizá-las também.

Page 13: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

13

Acompanhe seu filho em suas atividades É importante que os pais acompanhem os filhos em suas tarefas, mas

sem criar um clima de pressão ou cobrança, mas de incentivo e valorização pelo que ele faz. Se for ajudar, é importante que não fale ou faça por ele, mas apenas ajude com questionamentos, discutindo e aprofundando o que está sendo estudado.

Incentive a autonomia de seu filho sem deixar de cuidar dele

O incentivo à independência é importante para que a criança se torne

uma pessoa responsável mais tarde. Essa independência deve ser fornecida aos poucos, equilibrando proteção e autonomia.

As antagônicas atitudes de superproteção e de permissiva independência podem prejudicar o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Ela deve aprender a ser independente, mas sem se sentir abandonada. Para isso, os pais devem conciliar o supervisionar com o conceder independência gradativa ao filho.

Organize em casa um espaço para estudo Organize um ambiente sossegado para os

momentos de estudo evitando barulho e movimento que atrapalham a concentração.

Selecione materiais que seu filho precisará: livros, dicionários, revistas para pesquisa, entre outros, e deixe disponível para ele.

Page 14: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

14

Cumpra também com seus deveres A criança aprende muito mais vendo do que ouvindo. Se os pais

cobram que ela cumpra regras, compromissos e deveres, mas ele próprio não cumpre, dificilmente a criança o fará. Os exemplos mais eficazes são apresentados através de atos e não de palavras. Os pais podem instruir e/ou funcionar como modelos. A criança vai fazer o que você faz e não o que você diz.

Converse com seu filho É importante que os pais se mostrem dispostos a ouvir e ENTENDER

o filho. Isso ajuda a encontrar a solução para a maioria dos problemas. Os pais devem estar disponíveis para que a criança tenha liberdade e

vontade de procurá-los para conversar e esclarecer dúvidas. Os pais devem aproveitar esses momentos para também se expressar, contar sobre sua rotina e sua vida, e devem considerar apenas os assuntos de interesse e de capacidade de compreensão da criança. Assuntos de adultos devem ser discutidos com adultos.

Tenha interesse pelas coisas que seu filho faz na escola

Tenha interesse pelas coisas que o filho faz na escola, seja nas provas,

apresentações de trabalhos, atividades esportivas ou artísticas. Os pais devem demonstrar interesse pelas atividades da criança não

apenas quando as coisas não dão certo (notas baixas, brigas com os colegas, isolamento etc.). Devem participar de reuniões e atividades comemorativas que a escola organiza, demonstrando que valoriza o seu mundo acadêmico.

É preciso que a escola e a família sejam parceiras; a escola pouco pode fazer sem o auxílio e a participação direta dos pais. Educar não se reduz à transmissão de conteúdos; educar é preparar para a vida, para seus desafios e para a realização pessoal.

Page 15: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

15

Incentive o brincar

Uma criança que brinca tem melhor qualidade de vida, menos estresse e, consequentemente, melhor rendimento. O dia a dia da criança não deve ser transformado num fazer contínuo. Deve haver períodos para brincar livremente e espaço para descontrair e relaxar. O brincar também favorece o bom desempenho escolar (aquisição de habilidades), melhora a concentração e a autoconfiança. A criança que brinca tem menos problemas educacionais e emocionais (Bomtempo, 1997; Soares, 2002).

Apresente nível de exigência compatível com o desempenho da criança

Geralmente os pais ficam ansiosos para que o filho tenha um bom

desempenho na escola e cumpra suas expectativas. Porém, altos níveis de exigência podem gerar um grau elevado de frustração e um índice maior de desistência e de perda de interesse. Não se deve pensar só em resultados quantitativos, mas em autoestima, em autoconfiança, em relacionamento interpessoal, em capacidade de relaxar, em momentos para brincar.

Page 16: COMO CONTRIBUIR NA VIDA ESCOLAR DO SEU FILHO · COMO PARTICIPAR MEC - Acompanhem a vida escolar dos seus filhos (cartilha para pais) – Pág. 3 ... organização didática necessária

16

Referências bibliográficas ZOEGA, M. R. S; SOUZA, S. R; MARINHO, M.L. (2004). Envolvimento dos pais: incentivo a habilidade de estudo em crianças. Campinas: Estudos em Psicologia. BOTOMÉ, Sílvio Paulo; KUBO, Olga Mitsue. Ensino-Aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Florianópolis, SC. Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, Universidade Estadual de Londrina. Rod. Celso Garcia Cid – PR445, km 380, Campus Universitário, 86051-990, Londrina, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.R.Z. SOARES.