Como Fazer Arte Final.docx

3
Como Fazer Arte Final Embora este tipo de processo atualmente é pouco utilizado, é possível que alguém ache que é inútil, na realidade, a descrição dos passos seguintes na confecção do diapositivo manual, ou seja da arte final manual, mas serve exatamente para ver o quanto evoluiu em poucos anos o processo da serigrafia num todo, é claro que você vai fazer sua arte no computador ou tirar cópias de alguma coisa, mas saber como era feito e que ainda pode ser feito da mesma forma pode ser interessante em muitos aspectos. Caso ache que não lhe interessa, pule esta parte, mas permita-me matar um pouco da minha saudade desses tempos, e descrever para quem possa estar interessado. Lembrando que os materiais citados nesta seção só serão necessários se for tomado ao pé da letra, isto é, fazer manualmente sua arte final. Para começar, uma boa mesa de desenho, que é composta de um tampo, que pode ser fixo ou regulável na altura, e de uma estrutura denominada cavalete. A mesa pode ser toda em madeira ou ter o cavalete em metal. Com a mesa podemos fazer nosso diapositivo de duas maneiras diferentes: Tiramos uma cópia ampliada ou reduzida do desenho ou logotipo que queremos gravar, colocamos um pedaço de vegetal ou poliéster em cima desta cópia fixa com o auxílio de fita durex outro tipo de fita, de preferência, fita transparente. Depois basta ligar a luz da mesa de desenho para que você enxergue bem a cópia e com o auxílio de uma caneta nanquim, poderá copiá-la, obtendo a sua arte final através de outro desenho.

Transcript of Como Fazer Arte Final.docx

Como Fazer Arte FinalEmbora este tipo de processo atualmente pouco utilizado, possvel que algum ache que intil, na realidade, a descrio dos passos seguintes na confeco do diapositivo manual, ou seja da arte final manual, mas serve exatamente para ver o quanto evoluiu em poucos anos o processo da serigrafia num todo, claro que voc vai fazer sua arte no computador ou tirar cpias de alguma coisa, mas saber como era feito e que ainda pode ser feito da mesma forma pode ser interessante em muitos aspectos.Caso ache que no lhe interessa, pule esta parte, mas permita-me matar um pouco da minha saudade desses tempos, e descrever para quem possa estar interessado.Lembrando que os materiais citados nesta seo s sero necessrios se for tomado ao p da letra, isto , fazer manualmente sua arte final.Para comear, uma boa mesa de desenho, que composta de um tampo, que pode ser fixo ou regulvel na altura, e de uma estrutura denominada cavalete.A mesa pode ser toda em madeira ou ter o cavalete em metal.

Com a mesa podemos fazer nosso diapositivo de duas maneiras diferentes:Tiramos uma cpia ampliada ou reduzida do desenho ou logotipo que queremos gravar, colocamos um pedao de vegetal ou polister em cima desta cpia fixa com o auxlio de fita durex outro tipo de fita, de preferncia, fita transparente.

Depois basta ligar a luz da mesa de desenho para que voc enxergue bem a cpia e com o auxlio de uma caneta nanquim, poder copi-la, obtendo a sua arte final atravs de outro desenho.

Existe outra maneira de obter o diapositivo, basta fazer uma cpia (em xerox) de boa qualidade, bem preta e sem serrilhas, e passar vaselina ou leo mineral no lado de trs da folha, isso far com que a cpia fique transparente permitindo que a luz ultrapasse no momento da gravao.O fato de sugerir que seja passado o produto no lado de trs da cpia serve para evitar que passando na frente, o produto venha a borrar a tinta usada pela copiadora, uma grande vantagem nesse processo a rapidez na confeco da arte-final, s que para fazer dessa maneira, preciso que tenhamos um bom original para assim conseguirmos uma boa cpia.Uma desvantagem, que provavelmente, poderemos utilizar essa arte apenas uma vez, pois sendo de papel, ela se retorcer toda hora na gravao devido ao calor das lmpadas.Um detalhe importante que ao passar o leo ou vaselina, deve-se colocar a folha no meio de algum jornal para retirar o excesso, apertando o jornal suavemente. bom ter em mos alguns materiais a fim de obter um bom desenho, o qual poder ser usado num diapositivo na gravao da tela, entre eles o transferidor, a seguir, mais alguns que podero ser necessrios, caso resolva fazer os desenhos para arte final manualmente.A caneta nanquim composta basicamente de trs partes: pena, reservatrio de tinta e corpo.A parte que chamamos na realidade tem a pena propriamente dita (que um filete metlico por onde a tinta escorre e marca o papel) dentro dela o que aparece por fora um invlucro de plstico.

Entre a pena e o reservatrio de tinta existe uma pea de unio, o corpo da caneta tambm um invlucro, e a tampa que protege a ponta da caneta.

Tinta preta bastante lquida, empregada em toda linha de desenhos: publicidade, arquitetura e ilustraes trao.O nanquim uma nica tinta que abastece as canetas de desenho, podendo ser usado para pintura com pincel ou para ilustrar com penas especiais.