Como fazer um fichamento

2
Como fazer um fichamento? Para que serve o fichamento? - Para registrar suas leituras; - Para classificar suas leituras; - Para facilitar o resgate de suas leituras; - Para construção de bibliografia e referências bibliográficas. O que eu posso fichar? Funciona melhor para textos, mas - de outro modo - pode ser aplicado a imagens, vídeos e todo conteúdo que você desejar classificar como referência de seu percurso de estudo. Como começar? Abra um arquivo e faça um cabeçalho, contendo as seguintes informações: - Título (do documento, vídeo, etc) - Autor(a) - Cidade, editora e ano de publicação (caso texto). * Se já quiser fazer de acordo com as normas bibliográficas, consulte normas no site da ABNT: http://www.abnt.org.br/ Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2008. Como fazer? Leia o texto uma vez, fazendo marcações. Ou leia uma vez e depois leia novamente fazendo marcações, se tiver tempo. Em seguida, monte um quadro com as seguintes questões: - Uma breve apresentação do texto (para que você possa lembrar dele sempre que ler apenas esta descrição); - Qual o objetivo do autor? - Quais os principais conceitos e noções trabalhados no texto? Caso esteja lendo para uma pesquisa ou trabalho específico, anote: - Principais contribuições para a pesquisa / o trabalho.

description

Uma forma de fazer leituras e fichamentos. Ajuda na classificação de leituras acadêmicas.

Transcript of Como fazer um fichamento

Como fazer um fichamento?

Para que serve o fichamento?

- Para registrar suas leituras; - Para classificar suas leituras; - Para facilitar o resgate de suas leituras; - Para construção de bibliografia e referências bibliográficas.

O que eu posso fichar?

Funciona melhor para textos, mas - de outro modo - pode ser aplicado a imagens, vídeos e todo conteúdo que você desejar classificar como referência de seu percurso de estudo.

Como começar?

Abra um arquivo e faça um cabeçalho, contendo as seguintes informações: - Título (do documento, vídeo, etc) - Autor(a) - Cidade, editora e ano de publicação (caso texto).

* Se já quiser fazer de acordo com as normas bibliográficas, consulte normas no site da ABNT: http://www.abnt.org.br/

Exemplo: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2008.

Como fazer?

Leia o texto uma vez, fazendo marcações. Ou leia uma vez e depois leia novamente fazendo marcações, se tiver tempo.

Em seguida, monte um quadro com as seguintes questões:

- Uma breve apresentação do texto (para que você possa lembrar dele sempre que ler apenas esta descrição); - Qual o objetivo do autor?

- Quais os principais conceitos e noções trabalhados no texto?

Caso esteja lendo para uma pesquisa ou trabalho específico, anote: - Principais contribuições para a pesquisa / o trabalho.

Exemplo: Apresentação: o autor apresenta a noção de economia da cultura, que seria o olhar sobre as “condições em que são produzidos os consumidores” e as condições sociais da constituição do modo de apropriação legítimo. Objetivo: compreender o gosto não como algo natural, mas como produto da socialização. Conceitos: construção do gosto; noção de habitus e legitimidade. Contribuições: construção do gosto; legitimidade dominante e legitimidade dominada.

Fichando páginas

Em geral, em textos acadêmicos, você vai precisar citar as obras com anos de publicação e páginas em que a citação está presente. Deste modo, pode ser útil tomar nota das citações e das páginas correspondentes.

Exemplo: Página 45: citação sobre representação. “A obra só é plenamente justificada (...) se a coisa representada tiver merecido tal representação e se a função de representação estiver subordinada a uma função mais elevada, como a de exaltar, fixando-a, uma realidade digna de ser eternizada”.

As indicações de páginas também podem dar conta dos conceitos e noções.

Exemplo: Página 42: o autor apresenta a noção de condições sociais de possibilidades e

fundamenta a sua concepção de classe.