Como ler tablatura

2
Aprenda a ler partitura que é a linguagem atual dos músicos profissionais. A Tablatura O sistema de escrita musical atual (pauta de 5 linhas ou pentagrama) vem sendo usado desde o século IX. Já a tablatura, que é um sistema de notação que utiliza letras, algarismos ou outros sinais, usada por vários guitarristas e violonistas atuais foi amplamente empregada durante a Renascença(*) (séc. XVI) na notação de músicas para alaúde. Em nossos primeiros exercícios recorreremos a notação em tablatura por se tratar de um sistema bastante simples. Esclarecemos porém, que ela é empregada somente para músicas executadas no violão ou guitarra. Assim, se encontrarmos uma partitura de teclado ou canto, não teremos como decifrá-la. Uma das características marcantes da guitarra e do violão é a possibilidade de tocarmos a mesma nota em vários lugares do braço do instrumento. Como a tablatura não indica as notas musicais, o guitarrista/violonísta fica “preso” à digitação escolhida por quem escreveu a música. Como Funciona a Tablatura As cordas da guitarra ou do violão são contadas da mais fina para a mais grossa. A tablatura usa um diagrama de 6 linhas paralelas onde cada linha representa uma corda do instrumento. Não existe na tablatura uma convenção que estabeleça qual é a primeira ou qual é a segunda linha. Por isso é comum ocorrerem confusões no momento de relacionarmos as linhas da tablatura às cordas do instrumento. Para evitar essas confusões basta colocarmos o violão/guitarra deitado, paralelo à tablatura como aparece na figura. Podemos observar que a linha de cima da tablatura corresponde à corda do instrumento enquanto a linha de baixo corresponde à 6ª corda.

description

 

Transcript of Como ler tablatura

Page 1: Como ler tablatura

Aprenda a ler partitura que é a linguagem atual dos músicos profissionais.

A Tablatura

O sistema de escrita musical atual (pauta de 5 linhas ou pentagrama) vem sendo usado desde o século IX. Já a tablatura, que é um sistema de notação que utiliza letras, algarismos ou outros sinais, usada por vários guitarristas e violonistas atuais foi amplamente empregada durante a Renascença(*) (séc. XVI) na notação de músicas para alaúde. Em nossos primeiros exercícios recorreremos a notação em tablatura por se tratar de um sistema bastante simples. Esclarecemos porém, que ela é empregada somente para músicas executadas no violão ou guitarra. Assim, se encontrarmos uma partitura de teclado ou canto, não teremos como decifrá-la. Uma das características marcantes da guitarra e do violão é a possibilidade de tocarmos a mesma nota em vários lugares do braço do instrumento. Como a tablatura não indica as notas musicais, o guitarrista/violonísta fica “preso” à digitação escolhida por quem escreveu a música.

Como Funciona a Tablatura

As cordas da guitarra ou do violão são contadas da mais fina para a mais grossa. A tablatura usa um diagrama de 6 linhas paralelas onde cada linha representa uma corda do instrumento. Não existe na tablatura uma convenção que estabeleça qual é a primeira ou qual é a segunda linha. Por isso é comum ocorrerem confusões no momento de relacionarmos as linhas da tablatura às cordas do instrumento.

Para evitar essas confusões basta colocarmos o violão/guitarra deitado, paralelo à tablatura como aparece na figura.

Podemos observar que a linha de cima da tablatura corresponde à 1ª corda do instrumento enquanto a linha de baixo corresponde à 6ª corda.

Page 2: Como ler tablatura

Quando escrevemos um zero (0) na linha de baixo da tablatura isso significa que devemos tocar a 6ª corda solta.

Se o zero encontra-se na 3ª linha (de cima para baixo) isso quer dizer que teremos que tocar a 3ª corda solta.

Nos primeiros exercícios não usaremos cordas presas, ou seja, pressionadas com os dedos da Mão Esquerda (veja A Mão Esquerda e a Tablatura). Por este motivo não apresentaremos o significado dos números que são comuns em notação de tablatura. Somente usaremos o número zero (0) significando corda solta.

Para Saber Mais

Dicionário Grove de Música – Editora ZAHAR (14)

_______________________

* - Termo aplicado, na história da música ocidental, à época que se estende aproximadamente de 1430 a 1600. O termo refere-se ao objetivo de intelectuais e artistas da época em repudiar a era anterior (a Idade Média) e restaurar os ideais filosóficos e artísticos da Antigüidade clássica.