Como Os Estereótipos e Os Preconceitos Podem Gerar a Dissonância Cognitiva e Como

3
Como os estereótipos e os preconceitos podem gerar a dissonância cognitiva e como reduzi-la. A partir dessa teoria podemos entender que o indivíduo se comporta de acordo com suas percepções e não de acordo com a realidade. e um indivíduo já possui uma crença (ou dogma, ou conhecimento, etc.) prévia sobre determinado assunto e lhe é apresentada uma argumentação que vá contra essa tese prévia ou que demonstre alguma falta de lógica, ocorre a dissonância cognitiva. Hoje em nossa sociedade esteriotipada, a pessoa se sente pressionada e desconfortável, entrando em dissonância, adotando diferentes procedimentos e regras para tentar reduzi-la. Por ser desagradável, a pessoa em dissonância substitui sua atitude ou comportamento. REDUÇÃO: Por ser um sentimento desagradável, a dissonância motiva a pessoa a substituir a cognição, a atitude ou o comportamento dissonante. É como se fosse um ajuste automático em busca de se obter equilíbrio. O que fazemos para reduzir a dissonância cognitiva? 1. Podemos tentar substituir uma ou mais crenças, opiniões ou comportamentos que estejam envolvidos na dissonância; a) Mudança do Comportamento: 2. Podemos tentar adquirir novas informações ou crenças que irão aumentar a consonância (CONCORDÂNCIA) 3. Podemos tentar esquecer ou reduzir a importância daquelas cognições que mantêm a situação de dissonância Mudança do Ambiente: Vamos estudar alguns casos que trarão compreensão mais ampla. o preconceito é expressado continuamente não apenas pelas atitudes e práticas cotidianas das diversas comunidades, mas principalmente por meio da estrutura social que efetivamente exclui as populações sócio-historicamente discriminadas, estratificando de maneira desigual as classes, os grupos, as pessoas.

description

Como Os Estereótipos e Os Preconceitos Podem Gerar a Dissonância Cognitiva

Transcript of Como Os Estereótipos e Os Preconceitos Podem Gerar a Dissonância Cognitiva e Como

Como os esteretipos e os preconceitos podem gerar a dissonncia cognitiva e como reduzi-la.A partir dessa teoria podemos entender que o indivduo se comporta de acordo com suas percepes e no de acordo com a realidade.e um indivduo j possui uma crena (ou dogma, ou conhecimento, etc.) prvia sobre determinado assunto e lhe apresentada uma argumentao que v contra essa tese prvia ou que demonstre alguma falta de lgica, ocorre adissonnciacognitiva.Hoje em nossa sociedade esteriotipada, a pessoa se sente pressionada e desconfortvel, entrando em dissonncia, adotando diferentes procedimentos e regras para tentar reduzi-la.Por ser desagradvel, a pessoa em dissonncia substitui sua atitude ou comportamento.REDUO: Por ser um sentimento desagradvel, a dissonncia motiva a pessoa a substituir a cognio, a atitude ou o comportamento dissonante. como se fosse um ajuste automtico em busca de se obter equilbrio. O que fazemos para reduzir a dissonncia cognitiva?

1. Podemos tentar substituir uma ou mais crenas, opinies ou comportamentos que estejam envolvidos na dissonncia; a) Mudana do Comportamento:

2. Podemos tentar adquirir novas informaes ou crenas que iro aumentar a consonncia (CONCORDNCIA)

3. Podemos tentar esquecer ou reduzir a importncia daquelas cognies que mantm a situao de dissonnciaMudana do Ambiente:Vamos estudar alguns casos que traro compreenso mais ampla.o preconceito expressado continuamente no apenas pelas atitudes e prticas cotidianas das diversas comunidades, mas principalmente por meio da estrutura social que efetivamente exclui as populaes scio-historicamente discriminadas, estratificando de maneira desigual as classes, os grupos, as pessoas.

o preconceito , em sua essncia, uma atitudeEsteretipo a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situao.Preconceito uma atitude discriminatria que baseia conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados.No caso do preconceito, estamos enfatizando o aspecto afetivo dos trs componentes vistos, na aula anterior, sobre atitudes (componente afetivo, cognitivo e comportamental).Podemos entender esteretipo como as crenas e os atributos compartilhados sobre um grupo.No processo de socializao, o ser humano aprende a categorizar o mundo que o rodeia.estereotipar a Lei do menor esforoNs, seres humanos, temos uma tendncia de generalizar a partir de similaridades percebidas e dificilmente nos focamos no que diferente, j que ao nos basearmos no que comum conseguimos tomar decises mais rapidamente para poder atuar sem demora.Discriminao: Ao negativa injustificada ou at prejudicial que exercida contra os membros de um grupo vitima do prweconceito.

Nem todo preconceito se deriva em um ato discriminatrio. Mas quando fazemos referencia a esfera do comportamento, expresses verbas hostis, condutas agressivas que expresso crenas contra um grupo social, estamos invariavelmente falando de discriminao.

Dissonncia CognitivaE um estado psquico que consiste em um sentimento de desconforto como conseqncia entre o contedo que a pessoa acredita ser verdadeiro e aquilo que a pessoa sabe de fato que verdade. uma tenso inconfortvel que pode ou no ser gerada por dois pensamentos conflitantes, ou comportar-se de forma conflitante com suas crenas.Refere-se a idias conflitantes com as crenas pessoais.

Processo de tomada de decises para ajudar a reduzir