Como uma plataforma de integração de dados pode ajudar as ...

22
WHITE PAPER O poder da plataforma Como uma plataforma de integração de dados pode ajudar as organizações de TI a reduzir custos, melhorar a eficiência e proporcionar uma mais-valia ao negócio

Transcript of Como uma plataforma de integração de dados pode ajudar as ...

W H I T E P A P E R

O poder da plataformaComo uma plataforma de integração de dados pode ajudar

as organizações de TI a reduzir custos, melhorar a eficiência e proporcionar uma mais-valia ao negócio

Este documento contém informações confidenciais, exclusivas e segredos comerciais (“Informações confidenciais”) da Informatica Corporation, não podendo ser copiado, distribuído, duplicado ou reproduzido de qualquer outra forma, sob qualquer pretexto, sem a devida autorização por escrito da Informatica.

Embora tenham sido empregados todos os esforços para assegurar que as informações contidas neste documento estão exactas e completas, poderão existir erros tipográficos ou imprecisões técnicas. A Informatica não aceita qualquer responsabilidade por nenhum tipo de perda resultante do uso das informações aqui contidas. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem prévia notificação.

A incorporação, em quaisquer das novas versões ou actualizações dos produtos de software da Informatica, dos atributos do produto aqui descritos – bem como a época de lançamento de tais versões ou actualizações – fica a critério exclusivo da Informatica.

Protegido por uma ou mais das seguintes patentes dos Estados Unidos: 6.032.158, 5.794.246, 6.014.670, 6.339.775, 6.044.374, 6.208.990, 6.208.990, 6.850.947, 6.895.471 ou pelas seguintes patentes pendentes dos Estados Unidos: 09/644.280, 10/966.046, 10/727.700.

Esta edição foi publicada em Maio de 2009.

1O poder da plataforma

White Paper

ÍndiceResumo executivo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2

A “Panela de Pressão” de TI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3

A “maneira antiga” já não funciona . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5

A nova realidade económica exige uma nova abordagem . . . . . . . . . . . . . . 6

Reduzir custos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7

Funcionar com maior eficiência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

Maximizar a importância da tecnologia actual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

A plataforma ideal de integração de dados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .10

Abrangente. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Unificada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12

Aberta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14

Rentável . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 15

A plataforma da Informatica em acção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .16

Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .18

2

Resumo executivoPara sobreviverem à actual crise económica e saírem mais fortes, as empresas devem direccionar-se para os dados. Precisam de tratar os dados empresariais como um activo que podem potenciar para suportar decisões estratégicas e operacionais. Ao direccionarem-se para os dados, as empresas podem funcionar de maneira mais eficiente, gerir melhor os riscos, melhorar a assistência aos clientes, tomar decisões mais inteligentes e manter os custos reduzidos.

As organizações de TI desempenham um papel essencial nesta evolução. As empresas pretendem que as suas equipas de TI forneçam dados completos, consistentes, precisos e actuais quando e onde for necessário. Os dados fazem mais do que alimentar as iniciativas fundamentais que mantêm os serviços mínimos em tempos difíceis. Os dados sustentam a empresa para o desenvolvimento e sucesso no futuro quando as condições melhorarem.

Contudo, as TI enfrentam desafios exigentes nestes tempos difíceis. Como pode a sua organização de TI beneficiar melhor dos recursos disponíveis, tanto a nível humano como tecnológico? Como pode acelerar a implementação perante uma restrição cada vez maior do orçamento relativamente a cada projecto? Como pode a sua equipa permanecer flexível e reactiva perante as necessidades das alterações empresariais?

Em suma, como pode fazer mais (mais projectos) por menos (menos dinheiro, menos recursos e em menos tempo)?

Para responder a estes desafios, a sua organização de TI precisa de atingir três objectivos:

1. Reduzir custos

2. Funcionar com maior eficiência

3. Maximizar a importância da tecnologia existente

Para o fazer, a sua organização de TI necessita de uma plataforma de integração de dados abrangente, unificada, aberta e rentável.

Este white paper explica como essa plataforma de integração de dados pode posicionar a sua organização de TI para apoiar as actuais necessidades empresariais e preparar para as necessidades futuras.

White Paper

3O poder da plataforma

A “Panela de Pressão” de TIAs actuais opções das empresas irão determinar como irão reagir perante as actuais adversidades económicas. Os executivos de todos os tipos de empresas estão a contemplar:

Globalizar-se• . Como pode a minha empresa diversificar-se em diferentes países para reduzir a dependência relativamente a qualquer economia?

Obter quota de mercado• . Como pode a minha empresa aumentar as aquisições para expandir a respectiva posição?

Permanecer em actividade• . Como pode a minha empresa reduzir as despesas para vencer a concorrência?

Pôr a “casa em ordem”• . Como pode a minha empresa estar em conformidade com as regulamentações da indústria e governamentais, tanto actuais como futuras?

Há inúmeras decisões a tomar. Porém, o sucesso de cada imperativo empresarial depende de um factor: dados precisos, holísticos e obtidos atempadamente. E é aqui que entram as TI. As empresas esperam que as respectivas organizações de TI forneçam os dados necessários à sua actividade, quando e como deles necessitem.

Falar é fácil; difícil é colocar isto em prática. Os dados estão dispersos pela empresa; em aplicações, bases de dados e em ambientes de trabalho em PDF, folhas de cálculo Excel e documentos Word. Além disso, estão alojados fora da firewall empresarial, em aplicações “ocultas” com software como um serviço (SaaS) e fornecedores de outsourcing de processos empresariais (BPO) e com parceiros comerciais.

As organizações de TI estão a sentir a pressão. Tal como indicado na Figura 1, cada imperativo empresarial desenvolve uma nova iniciativa de TI. Cada nova iniciativa de TI cria um novo projecto de TI. E cada projecto de TI exige dados, acesso aos dados, movimentação e consolidação de dados, bem como um conhecimento essencial da qualidade dos dados.

Figura 1. Cada imperativo empresarial cria uma nova iniciativa de TI que, por sua vez, gera um novo projecto de integração de dados de TI.

4

E deste modo nasce um novo desafio de integração de dados com cada projecto de TI:

Quando as empresas procuram melhorar a sua tomada de decisões e os relatórios sobre •conformidade com as regulamentações, as organizações de TI devem obter informações a partir de diversas fontes a nível da empresa para desenvolver um armazém de dados que possa proporcionar informações sobre a actividade e relatórios sobre as regulamentações.

Quando as empresas se concentram na modernização da sua actividade, as organizações de TI •frequentemente têm de rejeitar aplicações e sistemas antigos. Isto significa um arquivo seguro de dados entre estas aplicações e/ou a migração de dados do sistema antigo para o novo.

As fusões, aquisições e alineações de património exigem um suporte de TI massivo. Os dados •contabilísticos gerais necessitam de ser consolidados para cumprir os novos requisitos dos relatórios reguladores. O planeamento de recursos empresariais (ERP) e os sistemas financeiros podem ser removidos, outros necessitam de ser mantidos e alguns podem ser fundidos. Os dados de clientes devem ser consolidados numa única vista para manter os níveis de serviço. Os serviços de outsourcing podem ser mantidos ou eliminados e as cadeias de fornecimento podem ser combinadas para direccionar eficiências de escala.

Para atrair e manter os clientes, as empresas têm de concentrar-se para compreender melhor •os clientes. O melhoramento da assistência aos clientes, a satisfação e as taxas de cross-sell e up-sell requer uma única perspectiva do cliente. Para proporcionar esta perspectiva única, as organizações de TI necessitam de criar um hub de dados de clientes, consolidando, sincronizando e gerindo os dados de clientes a partir de diferentes aplicações e sistemas.

Quando as empresas subcontratam funções não críticas para reduzir custos e aumentar a •eficiência operacional, as organizações de TI devem sincronizar dados entre sistemas on-premise e off-premise, tais como sistemas de processamento de ordem interna e financeiros com um sistema de CRM (customer relationship management, gestão de relação com clientes), tais como o Salesforce.

Quando as empresas procuram maximizar a importância das respectivas cadeias de •fornecimento, as organizações de TI devem potenciar as normas industriais relevantes para mover e integrar dados, de forma contínua, entre parceiros comerciais .

“À medida que o inventário de

projectos de integração de dados

diferentes se vai acumulando,

a empresa tem de suportar

permanentemente o custo de

manutenção dessas integrações,

uma vez que as definições de origem

de dados e as exigências mudam,

sem capacidade para potenciar

ferramentas comuns, definições de

dados ou técnicas.”

— Carl Olofson,

White Paper da IDC patrocinado pela

Informatica, Maximizing Opportunity

and Minimizing Risk Through Integrated

Data Management: Strategies for Success in

Uncertain Times,

Doc # 217393

Abril de 2009

White Paper

5O poder da plataforma

A “maneira antiga” já não funcionaAs abordagens tradicionais de integração de dados são inadequadas. Não têm capacidade para lidar com a complexidade dos actuais ambientes de TI, nem conseguem ajustar-se para lidar com a diversidade de iniciativas que as TI têm de executar.

As soluções pontuais disseminadas que ligam centenas (ou milhares) de aplicações apenas separam os dados operacionais e bloqueiam-nos em aplicações compartimentadas, tais como ERP e CRM.

As abordagens centradas em aplicações relativamente a integração de dados não têm em consideração todos os dados empresariais. Por exemplo, não conseguem lidar com dados de planeamento, que normalmente são guardados em folhas de cálculo Excel e não são guardadas em aplicações de bases de dados do departamento. Nem têm capacidade para lidar com os dados existentes fora da empresa com fornecedores BPO ou SaaS nem para processar dados partilhados com parceiros comerciais.

As abordagens de integração de dados de codificação manual também não funcionam. A codificação manual requer tempo e mão-de-obra. Está também sujeita a erros. À medida que as TI tentam gerir um maior volume de dados e mais formatos de dados, a codificação manual resulta frequentemente numa maior complexidade, tal como indicado na Figura 2. Aumenta os custos de manutenção e diminui a eficiência das TI.

E no que respeita à qualidade dos dados? As abordagens de integração de dados tradicionais não podem garantir que todos os dados — dados de cliente, dados de material e activos, dados financeiros — são completas, consistentes, precisas e actuais, independentemente do local onde se encontram.

Se a sua organização de TI continuar a adoptar uma abordagem tradicional de integração de dados — em silos, por departamento, por aplicações ou por bases de dados — você terá de despender mais tempo e dinheiro a gerir a complexidade e a “manter-se em alerta”, em vez de lidar com novos imperativos empresariais.

Figura 2. As abordagens de integração de dados de codificação manual aumentam a complexidade, custos de manutenção e riscos.

6

A nova realidade económica exige uma nova abordagemAs organizações de TI necessitam uma nova abordagem robusta para a integração de dados que permita:

Integrar todos os silos de dados on-premise dentro da empresa, incluindo dados não estruturados •

Integrar dados off-premise em aplicações e sistemas de cálculo ocultos•

Trocar dados de forma contínua, de negócio para negócio, com parceiros comerciais•

Garantir a qualidade de todos os dados•

Gerir rentavelmente o ciclo de duração da aplicação•

Mas quando as empresas solicitam às respectivas organizações de TI para lidar com um maior número de projectos de integração de dados, entram num ciclo vicioso em termos financeiros. Se não estão a reduzir activamente os orçamentos de TI, estão certamente a examiná-los mais rigorosamente. As empresas estão a diminuir os ciclos de compra de TI para concluir as devidas diligências adicionais. Estão a aumentar o tempo de implementação para avaliar o custo total de propriedade (TCO) e analisar o potencial retorno de investimento (ROI). E estão à procura, de maneira activa, de maneiras de controlar custos e eliminar redundâncias.

Presa entre duas forças opostas, a sua organização de TI necessita de aumentar o ROI e reduzir ao mesmo tempo o TCO. Há três maneiras de fazê-lo:

1. Aumentar a eficiência operacional

2. Potenciar os investimentos tecnológicos existentes

3. Reduzir os custos de desenvolvimento e implementação, bem como as operações e a manutenção

As organizações de TI podem realizar todas estas acções, em simultâneo, com uma plataforma de integração de dados. Tal como indicado na Figura 3, uma plataforma de integração de dados é um conjunto abrangente de tecnologias que permite aceder, descobrir, limpar, integrar e fornecer dados a toda a empresa.

Figura 3. Uma plataforma de integração de dados funciona como infra-estrutura tecnológica para suportar qualquer tipo de projecto de integração de dados com quaisquer tipos de dados.

White Paper

7O poder da plataforma

Uma plataforma de integração de dados suporta todos os tipos de projectos de integração de dados, tais como:

Armazenamento de dados•

Migração de dados•

Gestão de dados de teste•

Arquivamento de dados•

Consolidação de dados•

Gestão de dados-mestre•

Sincronização de dados•

Troca de dados B2B•

Vamos agora examinar como uma plataforma de integração de dados pode ajudar a sua organização de TI a:

Reduzir custos•

Funcionar com maior eficiência•

Potenciar os seus actuais investimentos tecnológicos•

Reduzir custosOs actuais orçamentos de TI examinados criteriosamente tornam os custos uma questão essencial. As abordagens de integração individuais, tais como a codificação manual ou as soluções pontuais, podem parecer inicialmente rentáveis, mas o respectivo suporte implica mais custos e tempo. Alterar uma simples aplicação ou um sistema causa rupturas em vários pontos de integração, criando resultados pouco fiáveis que requerem verificações cruzadas adicionais e limpeza manual.

Pelo contrário, uma plataforma de integração de dados diminui consideravelmente o tempo e os recursos necessários para o desenvolvimento, manutenção e administração. As ferramentas fáceis de utilizar, baseadas em funções e os activos de desenvolvimento reutilizáveis aumentam a produtividade e reduzem o tempo de implementação. As metodologias codificadas eliminam a variação para obter resultados mais precisos. A elevada escalabilidade e a fácil administração simplificam a manutenção e as actualizações. Isto permite reduzir os custos de TI, tanto a curto como a longo prazo.

“As organizações verificam cada

vez mais que as abordagens não

coordenadas e reactivas que

têm utilizado nos últimos anos

constituem impedimentos ao

progresso para responderem

às pressões dos negócios e ao

excesso de informações que

afecta negativamente a eficiência

operacional. A falta de ferramentas

integradas restringe a capacidade

das organizações de responder

eficazmente aos requisitos

empresariais em mudança.”

Gartner Inc.,

Previsões da Gartner para 2009:

Technology Changes Will Shape the Future of

Data Management and Integration,

Ed Thoo, et al, 12 de Dezembro de 2008

8

MUDE SIMPLESMENTE DE “MANTER-SE EM ALERTA” PARA O DESENvOLvIMENTO DE NOvOS PROjECTOS

Uma plataforma de integração de dados pode ajudar a sua organização de TI a reduzir custos a ponto de mudar um simples estado de “alerta” para o desenvolvimento de novos projectos.

Vejamos um exemplo.

O seu departamento de TI apercebeu-se da redução de custos de uma plataforma de integração de dados graças à facilidade de utilização e administração, conectividade pré-concebida, lógica e regras reutilizáveis, escalabilidade e desempenho e actualizações contínuas. Tem finalmente ao seu dispor os recursos e orçamento necessários para lançar a aplicação crítica única que lhe foi pedida para concluir durante os últimos seis meses.

Depara-se com três questões fundamentais:

1. Como pode transferir os dados de que necessita do sistema antigo para o novo e garantir que transfere apenas os dados úteis, correctos e válidos pretendidos pelo negócio?

2. Como pode verificar se o sistema está configurado correctamente e a funcionar antes de verificar que ocorreu uma falha na transferência?

3. Como pode garantir que a sua aplicação não desaparece com o tempo, fazendo com que tenha de adquirir mais armazenamento principal, licenças de bases de dados e processadores mais potentes para manter o sistema a funcionar com eficiência?

A sua plataforma de integração de dados é a sua “solução mágica”.

Em primeiro lugar, tem de definir correctamente quais são os dados importantes para transferir e movê-los da aplicação antiga para a nova. Com uma plataforma de integração de dados poderá identificar as estruturas de dados novas e antigas e criar rapidamente mapeamentos no novo sistema. Pode utilizar estes mapeamentos de maneira contínua porque, provavelmente, pretende inserir e retirar dados rapidamente do novo sistema.

Em segundo lugar, tem de testar e configurar as aplicações. Com uma plataforma de integração de dados poderá seleccionar apenas os dados empresariais mais relevantes, de modo a replicar e actualizar rapidamente os dados de produção específicos às suas necessidades. Em comparação com a criação de uma cópia de sistema completo/base de dados, esta abordagem reduz consideravelmente a quantidade de tempo, esforço e espaço em disco necessária.

Por último, quando a aplicação estiver totalmente operacional a funcionar, tem de mover os dados inactivos da nova aplicação para um arquivo seguro, mantendo assim a aplicação crítica para a missão a um nível estável em termos de armazenamento, licenças de base de dados e desempenho. Com uma plataforma de integração de dados, pode identificar e mover dados inactivos para um formato on-line ou off-line para uma retenção a longo prazo e aceder facilmente a dados arquivados sempre que necessário.

White Paper

9O poder da plataforma

Funcionar com maior eficiênciaÀ medida que as empresas tornam cada vez mais a gestão de dados uma questão empresarial em vez de um simples problema de TI, minimizar a complexidade de várias ferramentas, conjuntos de capacidades e fornecedores torna-se cada vez mais essencial para a produtividade. Muitas organizações de TI necessitam de aprender esta importante lição. As organizações tentam trabalhar em vários projectos de integração de dados, mas abordam cada um numa base ad hoc. Com diferentes ferramentas e metodologias para cada projecto e sem capacidade para potenciar o que foi desenvolvido ou aprendido em projectos anteriores, os resultados são frequentemente muito dispendiosos, complicados, redundantes e não fiáveis.

Uma plataforma de integração de dados ajuda as organizações de TI a funcionar com maior eficiência, aumentando a produtividade. Uma plataforma impede que as TI tenham de “reinventar a roda” para cada projecto. Em vez disso, as TI podem partilhar metodologia, tecnologia e activos, tais como lógica e metadados, em todos os projectos.

Se uniformizar práticas de integração de dados numa plataforma e criar um Integration Competency Center (ICC) ou um Centro de Excelência, pode conseguir poupanças significativas na aplicação de integração e no tempo e custos de desenvolvimento da interface de dados e nos custos de manutenção.

A integração de dados também envolve muitas funções diferentes — desde administradores de dados e analistas empresariais a arquitectos de dados e programadores de IT — cada um com diferentes tarefas para fazer e diferentes capacidades para aplicar. As necessidades empresariais e de TI necessitam de funcionar em conjunto para responder com maior eficiência e rentabilidade às necessidades empresariais em constante mudança.

Uma plataforma de integração de dados unificada permite às TI e à empresa colaborar com maior eficiência. Uma plataforma fornece conjuntos de ferramentas que partilham uma perspectiva e sentimento comum e foram concebidos para trabalhar de forma contínua com outras ferramentas em vários projectos. Estas ferramentas são dimensionadas para cada função, para que cada cargo possa concentrar-se nas respectivas áreas de especialização e desenvolver as respectivas capacidades com maior rapidez. Cada pessoa envolvida na integração de dados despende menos tempo na aprendizagem da plataforma, dispondo assim de mais tempo para trabalhar com ela.

Maximizar a importância da tecnologia actualNo actual ambiente económico, cada investimento tecnológico está sob intenso escrutínio. As organizações de TI necessitam de tirar o máximo partido da tecnologia de que dispõem actualmente. Com uma plataforma de integração de dados, as organizações de TI podem continuar a usar aplicações e sistemas antigos, evitando ao mesmo tempo as despesas e o risco de “rasgar e substituir”.

Além disso, uma plataforma de integração de dados permite às equipas de TI reutilizar activos de um projecto para outro, reduzindo assim o TCO, bem como as despesas de formação de pessoal e o desenvolvimento das respectivas capacidades. A aplicação dos mesmos processos e metodologias em múltiplos projectos permite às empresas começar em pequena escala, por exemplo, com um único projecto de armazenamento de dados, e crescer facilmente conforme necessário. Para começar, as TI têm apenas de adoptar as ferramentas específicas de integração de dados necessárias para o projecto em questão. Em seguida, à medida que surgem novos projectos, as TI podem, de maneira rápida e rentável, adoptá-los tirando partido do motor comum da plataforma, interface do utilizador e dos metadados, bem como da disponibilidade imediata dos utilizadores com formação.

“A melhor abordagem de prática

é estabelecer ferramentas e

procedimentos uniformizados

definidos e organizados por um grupo

de coordenação pelo qual, nalguns

casos, é responsável e noutros casos

implementa projectos de integração

de dados ao mesmo tempo que

recolhe os modelos e transformações

resultantes num único repositório de

metadados através de uma ferramenta

principal de integração de dados.

Esse grupo denomina-se por vezes

centro de excelência (COE) para

integração de dados e também

é conhecido como Integration

Competency Center (ICC).”

— Carl Olofson,

White Paper da IDC patrocinado pela

Informatica, Maximizing Opportunity and

Minimizing Risk Through Integrated Data

Management: Strategies for Success in Uncertain

Times,Doc # 217393

Abril de 2009

10

A plataforma ideal de integração de dadosUma plataforma de integração de dados deve resolver o problema de fragmentação de dados a nível empresarial para permitir que as decisões sobre negócios baseados nos dados sejam tomadas mais rapidamente e que as operações de negócios sejam mais eficientes e eficazes. Deve servir de base tecnológica da empresa, proporcionando uma abordagem gerida para a integração de dados.

Para cumprir estes requisitos, uma plataforma de integração de dados deve incluir quatro aspectos: abrangente, unificada, aberta e rentável.

AbrangenteA plataforma ideal de integração de dados deve incluir um conjunto abrangente de capacidades que permitam à sua organização de TI fornecer dados nos quais a empresa possa confiar, quando e onde for necessário. Com um conjunto de capacidades abrangentes de integração de dados ao seu dispor, a sua organização de TI pode ser muito mais produtiva.

Suportar o ciclo de vida completo da integração de dados

Uma plataforma de integração de dados deve suportar os cinco passos principais no ciclo de vida da integração de dados: aceder, descobrir, limpar, integrar e fornecer (consulte a Figura 4).

Passo 1: Aceder• . A maioria das organizações tem dados em inúmeros locais, não apenas na empresa, mas também para além das firewalls empresariais, residentes em parceiros comerciais ou “ocultos” com fornecedores SaaS. Todos os dados devem estar acessíveis, independentemente da origem ou estrutura. Os dados devem ser extraídos a partir de sistemas mainframe ocultos, bem como bases de dados relacionais, aplicações, XML, mensagens e mesmo documentos tais como folhas de cálculo.

Passo 2: Descobrir• . As origens de dados, em especial as desconhecidas ou indevidamente documentadas, devem ser descritas para compreender o respectivo conteúdo e estrutura. Os padrões e regras implícitos nos dados devem ser demonstrados. Os possíveis problemas relacionados com a qualidade dos dados devem ser assinalados.

Passo 3: Limpar• . Os dados devem ser limpos de modo a garantir a qualidade, precisão e plenitude. Os erros ou omissões devem ser resolvidos. Os padrões de dados devem ser reforçados e os valores validados. Devem ser eliminadas entradas de dados duplicadas.

Figura 4. A Plataforma da Informatica automatiza por completo os cinco passos do ciclo de vida da integração de dados.

“A Informatica está a desempenhar

um papel essencial no aumento da

eficiência. Visto que demorou cerca

de um mês a processar e apresentar

as informações de relatório, agora

podemos atingi-lo dentro de cerca

de quatro horas.”

— Chuck F. Shelton

Gestor de Programas de TI dos Serviços

Financeiros,

Florida Turnpike Enterprise

White Paper

11O poder da plataforma

Passo 4: Integrar• . Para manter uma perspectiva consistente dos dados em todos os sistemas, os dados devem ser integrados e transformados para reconciliar discrepâncias no modo como os diferentes sistemas definem e estruturam diversos elementos de dados. Por exemplo, os sistemas financeiros e de mercado podem ter definições de negócios e formatos de dados totalmente diferentes no que respeita a “rentabilidade do cliente” e estas diferenças requerem uma resolução.

Passo 5: Fornecer• . Os dados adequados devem ser fornecidos no formato adequado e na altura certa a todas as aplicações e utilizadores que delas necessitem. O fornecimento de dados pode variar entre um elemento ou registo de dados para suportar uma operação empresarial em tempo-real ou milhões de registos para análise de tendências e relatório empresarial. Os dados devem estar tanto disponíveis como seguros para entrega.

Além disso, uma plataforma de integração deve:

Auditar, gerir e monitorizar• . Os administradores de dados e de TI necessitam de colaborar para auditar, gerir e monitorizar dados. As métricas chave, tais como a qualidade de dados, são constantemente avaliadas tendo em vista um melhoramento contínuo com o tempo. O objectivo é registar o progresso dos atributos dos dados principais e sinalizar novos problemas relacionados com a resolução e melhoramento contínuo depois dos dados serem inseridos no respectivo ciclo de vida da integração.

Definir, conceber e desenvolver• . Os analistas empresariais, arquitectos de dados e programadores de TI necessitam de um potente conjunto de ferramentas para ajudá-los a participar na definição, concepção e desenvolvimento de regras e processos de integração de dados. Uma plataforma de integração de dados deve incluir um conjunto comum de ferramentas integradas que garanta a participação de todas as pessoas em conjunto de maneira eficaz.

Permitir qualquer projecto de integração de dados

Uma plataforma de integração de dados deve ser robusta, flexível e escalável o suficiente para tratar qualquer projecto de integração de dados, incluindo:

Armazenamento de dados•

Migração de dados•

Gestão e arquivo de dados de teste•

Consolidação de dados•

Gestão de dados-mestre•

Sincronização de dados•

B2B data exchange•

A sua organização de TI pode controlar vários tipos de projectos de integração de dados em simultâneo, desde um projecto de armazenamento de dados de um departamento até um projecto de migração de dados a nível mundial. A sua equipa tem de começar em pequena escala com um tipo de projecto e depois reutilizar as mesmas capacidades e activos, activados pelos metadados partilhados, para os projectos que se seguirem.

Além disso, um plataforma de integração de dados tem de saber lidar tanto com integração de dados analíticos (relatórios e análise) como com integração de dados operacionais (processos empresariais relacionados com a execução de operações).

“A Plataforma de Integração de

Dados da Informatica permite

à GfK France lidar com um

fluxo constante de documentos

de escritório. . . [atingir] uma

produtividade superior de

75 por cento.”

— Fabrice Benaut

Director dos Sistemas de Informação e Produção

da GfK Retail and Technology Services, França

12

Fornecimento de dados em qualquer latência

Dependendo da aplicação e da utilização, há uma vasta gama de períodos e requisitos de latência para integração de dados. Alguns projectos requerem a integração mensal ou semanal de dados; outros requerem dados integrados e disponíveis em segundos. Além disso, as organizações de TI necessitam de flexibilidade para alterarem os requisitos de latência sem terem de reestruturar toda a infra-estrutura.

Tal como indicado na Figura 5, a plataforma ideal de integração de dados deve proporcionar apoio em toda a gama de latência, fornecendo dados fiáveis sempre que forem necessários por utilizadores ou aplicações, quer seja em tempo-real, em batch ou por alteração da captura de dados (CDC).

UnificadaUma única plataforma de integração de dados, unificada, simplifica consideravelmente a duração dos seus recursos de TI. Quando tiver todas as capacidades de integração de dados necessárias para toda a empresa a partir de um único fornecedor, maximiza a produtividade com a colaboração baseada em funções, metadados partilhados e um motor de tempo de execução simples e unificado.

Figura 5. A Plataforma da Informatica fornece dados atempadamente à empresa.

White Paper

13O poder da plataforma

Colaboração baseada em funções

Os projectos de integração de dados envolvem tanto TI como empresários em várias funções. Todos têm diferentes tarefas para realizar e todos contribuem com diferentes capacidades. Cada função necessita de um conjunto diferente de ferramentas especificamente concebidas para o efeito. Simultaneamente, os membros da equipa do projecto devem trabalhar em conjunto, partilhar artefactos e tarefas, para aumentar a produtividade entre as equipas e garantir que as TI e negócios estão em sintonia.

Tal como indicado na Figura 6, a plataforma ideal de integração de dados fornece ferramentas para funções específicas, especificamente concebidas para as capacidades e tarefas de cada pessoa. Estas ferramentas específicas de funções partilham interfaces consistentes. Têm uma perspectiva comum e estão integrados entre si. Como resultado, são fáceis de aprender e fáceis de utilizar. Os membros da equipa podem começar a utilizar rapidamente e manterem a produtividade reutilizando os activos em vários projectos de integração de dados diferentes.

Metadados partilhados

Uma plataforma de integração de dados deve fornecer metadados partilhados. Cada ferramenta na plataforma deve ter capacidade para aceder a metadados relevantes sobre a localização dos dados, bem como as regras e lógica empresariais que lhe estão associadas. Com os metadados partilhados, qualquer pessoa pode trabalhar no mesmo assunto. Um analista e um programador podem trabalhar com diferentes tipos de metadados ou visualizar os mesmos metadados de maneira diferente e mesmo assim colaborar de maneira eficaz. Os metadados permanecem consistentes e cada utilizador pode facilmente ver o impacto de potenciais alterações.

Motor de tempo de execução unificado

A parte central da plataforma de integração de dados é um motor de tempo de execução. Os produtos individuais que compõem a plataforma devem ser executados no mesmo motor, o que simplifica a implementação, administração e a manutenção. Um único motor garante actualizações mais fáceis em várias versões.

A plataforma deve ser concebida para implementações a nível empresarial, com escalabilidade, disponibilidade e segurança comprovadas, para que possa apostar o seu negócio na plataforma.

Figura 6. A Plataforma da Informatica maximiza a produtividade ao fornecer um conjunto unificado mas específico de ferramentas de integração de dados que foram concebidas para maximizar a colaboração entre as TI e a parte empresarial.

14

AbertaUma plataforma de integração de dados aberta e neutra foi concebida para funcionar com tudo—hardware, software, padrões tecnológicos — no seu ambiente de TI actual, bem como qualquer aplicação que adicione de futuro. Uma plataforma aberta pode proteger a sua empresa dos riscos associados ao bloqueio de fornecedores.

Aceder a dados de qualquer origem

A maioria das organizações armazena dados em centenas de formatos diferentes: aplicações empresariais, bases de dados, ficheiros simples, filas de mensagens, folhas de cálculo e outros documentos. Tal como indicado na Figura 7, uma plataforma de integração de dados deve poder lidar com qualquer tipo de dados ou formato, incluindo dados estruturados e não estruturados, bem como todos os tipos de dados principais (por exemplo, dados de clientes, de produtos e financeiros), seja qual for a origem.

Os dados estão cada vez mais a mover-se para além das firewalls empresariais e para “locais ocultos”. O cloud computing tornou-se mais acessível, sendo cada vez maior o número de empresas que dependem dos fornecedores SaaS de recursos humanos e aplicações CRM. Uma plataforma de integração de dados deve poder aceder a dados existentes fora da empresa. Isto inclui dados que podem ser provenientes de várias entidades empresariais e podem ser disseminados para diferentes locais ou países.

Mitigar os riscos

O cenário das TI está a mudar. Isto causa uma sensação de incerteza. As organizações de TI necessitam de uma estratégia para mitigar o risco associado a esta alteração. Necessita de uma plataforma de integração de dados que suporte todos os padrões tecnológicos actuais, desde sistemas operativos a bases de dados. Deve ser aberta, de modo a garantir que funciona com todas as ferramentas actuais e futuras. Isto inclui todas as diferentes aplicações e fontes de dados na sua empresa, bem como nas ocultas ou nos seus parceiros.

Figura 7. A Plataforma da Informatica está aberta a todos os dados, tanto on-premise como ocultos.

“A Informatica ajudou-nos a

controlar os riscos: risco de perda de

clientes, de custos descontrolados,

de perda de vantagem estratégica,

tudo isto ao desbloquear os nossos

valiosos dados operacionais e torná-

los disponíveis através da empresa.”

— Jeff McIntyre

Vice-presidente Assistente das

Technology Services,

BNSF

White Paper

15O poder da plataforma

RentávelUma plataforma de integração de dados rentável fornece o mais baixo custo total de propriedade (TCO) e proporciona o retorno de investimento (ROI) mais rápido e elevado. Estes factores são especialmente importantes no actual cenário económico agressivo, em que cada investimento tecnológico, actual e futuro, é examinado minuciosamente no que respeita à sua capacidade para ajudar a organização de TI e o respectivo negócio:

Reduzir custos•

Funcionar com maior eficiência•

Melhorar a eficiência com rapidez•

Reduzir o TCO

Uma plataforma de integração de dados deve proporcionar ferramentas de fácil utilização e escalabilidade e desempenho comprovados que reduzam despesas imediatas, a manutenção contínua e os custos de administração, bem como forneçam uma eficiência imediata. As empresas podem implementar a plataforma num projecto de integração de dados específico e depois alargá-lo a projectos adicionais sem despender dinheiro noutras ferramentas ou formação. Em suma, uma plataforma de integração de dados permite à sua organização de TI fazer mais por menos.

ROI mais rápido

Atingir um rápido retorno do investimento numa plataforma de integração de dados depende da sua capacidade de instalação e implementação rápidas. Necessita aumentar os seus recursos de TI.

Há três vezes mais programadores a conhecerem a Informatica do que qualquer outro software de integração de dados no mercado. Como resultado, é mais fácil encontrar recursos de qualidade e económicos da Informatica que o podem ajudar a realizar os seus projectos. A Rede Técnica da Informatica apoia estes programadores através de uma comunidade on-line colaborativa que inclui fóruns de debate on-line para o intercâmbio de informações interactivas, partilha de recursos e comunicação aberta entre os membros e a Informatica. É uma rede activa, com mais de 46 000 membros a nível mundial.

Outra maneira de acelerar o ROI é criar um Integration Competency Center que suporte mais iniciativas de integração a nível da empresa. Um ICC é um serviço de TI partilhado concebido para proporcionar às pessoas, processos e tecnologia para apoiar todos os tipos de iniciativas de integração a nível da organização.

1 Forrester Consulting, The Total Economic Impact of the Informatica Platform and Integration Competency Centers: Multicompany Analysis, solicitado em nome da Informatica, Abril de 2009.

CRIAR O BUSINESS CASE PARA INvESTIMENTO NA PLATAFORMA DE INTEGRAçãO DE DADOS DA INFORMATICA

No artigo “The Total Economic Impact™ of the Informatica Platform and Integration Competency Centers Multicompany Analysis”, um estudo solicitado e realizado em nome da Informatica, em Abril de 2009,1 a Forrester Consulting empregou a rigorosa metodologia de impacto económico total para entrevistar sete empresas que tenham uniformizado as respectivas práticas de integração de dados na Plataforma da Informatica e criado um Integration Competency Center ou um Centro de Excelência.

O estudo concluiu que estes sete clientes da Informatica:

Tiveram benefícios de custo totais de • 5,5 milhões de dólares—4,2 milhões de dólares em benefícios de TI e 1,3 milhões de dólares em linha com benefícios empresariais—num período de cinco anos

Maior produtividade dos programadores em • 30 a 50 por cento ao substituir a codificação manual e melhorar as eficiências operacionais no ambiente de integração de dados

Planear um ROI de • 88 por cento após três anos, com um ponto de nivelamento 18 meses apenas depois da implementação

16

A plataforma da Informatica em acçãoVamos agora examinar como a Plataforma da Informatica ajudou quatro empresas de várias áreas de indústria e geografia a aumentar a eficiência operacional, maximizar os respectivos investimentos tecnológicos e reduzir custos.

T. Rowe Price, a empresa de gestão de investimento global, tem mais de 334 mil milhões de dólares em activos numa ampla gama de fundos mútuos. À medida que a indústria financeira se torna mais complexa, competitiva e com uma regulação mais apertada, a empresa necessita de uma gestão mais eficiente de um maior número de dados.

Para melhorar a assistência aos clientes, garantir um ambiente de TI consistente e conformidade com as regulações de data governance, T. Rowe Price decidiu criar um ICC apoiado pela Plataforma da Informatica. A empresa desenvolveu padrões, políticas de segurança e uma metodologia de libertação, e depois criou um programa de administração de dados para obter participantes tanto a nível empresarial como das TI. Começando pelo armazenamento de dados, a empresa expandiu gradualmente a utilização da Plataforma da Informatica a outros projectos de integração.

Como resultado, T. Rowe Price atingiu os seguintes resultados:

1. Maior eficiência dos recursos humanos . A equipa de TI conseguiu aceitar 12 projectos de integração de dados em simultâneo no primeiro ano. O número de projectos em simultâneo aumentou para 60 no quinto ano.

2. Investimento de tecnologia maximizado . A uniformização de processos e procedimentos para facilitar a reutilização resultou no dobro de lucros cumulativos e na redução de custos em relação ao custo da própria equipa de ICC.

3. Menos custos . T. Rowe Price começou a ter noção dos lucros líquidos em relação aos custos no segundo ano de utilização da Plataforma da Informatica e obteve lucros significativos durante cinco anos. A maioria das poupanças proveio da redução de custos de novo desenvolvimento, manutenção de código contínuo e análise de impacto

A Duke Energy fundiu-se com um concorrente em 2006 para se tornar numa das maiores sociedades fornecedoras de electricidade nos EUA, com mais de 4 milhões de clientes nas Carolinas, Kentucky, Ohio e Indiana. Como resultado da fusão, a empresa de serviços públicos necessitou consolidar vários conjuntos de dados dispersos e diferentes. Também

necessitou de garantir que tinha as informações empresariais consistentes, precisas e obtidas atempadamente, necessárias para executar as suas operações com o máximo de eficiência.

A Duke Energy adoptou a Plataforma da Informatica para criar melhores práticas, reduzir custos e acelerar a colocação no mercado. Ao eliminar interfaces ponto-a-ponto (poin-to-point protocol) e criar uma arquitectura de gestão de dados integrados, a empresa concluiu a fusão sem sobressaltos e preparou o caminho para futuras aquisições planeadas.

A confiança na Plataforma da Informatica permitiu à Duke Energy:

1. Melhorar a eficiência operacional. Com uma única plataforma de integração de dados que permite remover dados de gestão e relatórios a partir dos sistemas transaccionais da empresa, a Duke Energy pode fornecer aos gestores uma perspectiva de muitos tipos de dados de elevado nível e mais rápida. Permite também concluir mais projectos: 31 revistos e 8 implementados apenas nos primeiros seis meses de implementação.

2. Maximizar o investimento tecnológico. Uma vez que a Plataforma da Informatica foi concebida para funcionar com uma gama abrangente de sistemas de origem, a Duke Energy pode facilmente ser dimensionada para integrar dados de futuras fusões, sem interromper os relatórios empresariais.

3. Menos custos. A Duke Energy irá poupar 1,5 milhões de dólares anualmente em termos de consolidação, centralização e redução de custos operacionais. Também prevê uma poupança adicional de 3 milhões de dólares em custos de funcionamento e manutenção nos próximos dois anos e projectos que irão concluir a próxima aquisição de fusão, cujo custo será menos de metade da aquisição anterior.

White Paper

17O poder da plataforma

A KPN é uma empresa de 19,5 mil milhões de dólares que fornece serviços de telefone, Internet e televisão na Europa Ocidental, essencialmente nos Países Baixos, Alemanha e Bélgica. A empresa de comunicações pretende fornecer um serviço único a mais de 35 milhões

de clientes, mas com dados de clientes de vários tipos armazenados em mais de 50 aplicações diferentes, os representantes de vendas e de serviço ao cliente nem sempre sabiam com quem estavam a falar, não procuravam ajudá-los nem que serviços adicionais deviam oferecer-lhe.

A KPN, para melhorar os serviços aos clientes e aumentar a eficiência operacional, decidiu integrar todos os dados de clientes em várias unidades empresariais e sistemas diferentes em termos funcionais. A KPN, um cliente de longa data da Informatica, escolheu adoptar a Plataforma da Informatica para limpar, sincronizar e carregar todos os dados principais na nova solução CRM.

Graças ao apoio da Informatica, os empregados da KPN dispõem agora de uma perspectiva única, abrangente e actualizada da relação com cada cliente. Como resultado, a empresa está a atingir os seguintes objectivos:

1. Maior eficiência. O acesso rápido a dados precisos em tempo-real no call center, os representantes de assistência ao cliente gastam menos 10 por cento de tempo em cada chamada, mas conseguem uma venda cruzada e up-sell mais eficaz, com um aumento de produtividade de 5 por cento e, em média, um rendimento adicional de 5 por cento por utilizador.

2. Maior ROI tecnológico. Uma vez que a KPN já utilizava a Plataforma da Informatica noutro departamento da organização, bastou alargar a plataforma a este novo projecto. A KPN concluiu facilmente a implementação de CRM a tempo e dentro do orçamento para um rápido tempo de valor.

3. Custos reduzidos. O acesso em tempo-real a dados pormenorizados do cliente tem permitido à KPN reduzir anualmente os custos dos clientes em 10 por cento. Além disso, o melhoramento e a automatização da qualidade dos dados reduziu os custos de manutenção de TI.

18

ConclusãoAs empresas que conseguem atravessar períodos de desaceleração económica são aquelas capacitadas a detectar e reagir a mudanças. São as empresas que conseguem agir rapidamente e tirar proveito das oportunidades criadas por alterações na concorrência, no mercado e na economia.

Elas precisam de dados. Dos dados certos. No tempo certo. Com qualidade inquestionável. Segundo a Gartner, “O uso estratégico das informações determina a capacidade de uma empresa competir e vencer”.2

Essas empresas dependerão muito da ajuda do departamento de TI. As TI desempenham um papel essencial para ajudarem as respectivas empresas a tornarem-se direccionadas para os dados. Uma plataforma de integração de dados abrangente, unificada, aberta e rentável permite às TI estar à altura das circunstâncias. Proporciona uma base sólida para um acesso mais eficiente, eficaz e económico aos dados. Mantém o impulso vital do fluxo de dados fiável e obtido atempadamente. Além disso, permite às organizações de TI apoiar a empresa em tempos difíceis, bem como fortalecer o negócio, torná-lo mais ágil e competitivo quando a economia recuperar.

A Plataforma da Informatica pode ajudar a sua empresa a tornar-se direccionada para os dados, permitindo à sua organização de TI:

Aceder, descobrir, limpar, integrar e fornecer dados fiáveis e obtidos atempadamente à •empresa alargada—quaisquer dados, em qualquer lugar e em qualquer altura

Apoiar todas as funções envolvidas no processo de integração de dados•

Lidar com todos os tipos de projectos de integração de dados e de qualidade dos dados •

Trabalhar com todos os sistemas e processos de que dispõe actualmente ou que pode vir a ter •no futuro

A Plataforma da Informatica tem sido comprovada em milhares de implementações reais para ajudar as organizações de TI a reduzir custos, melhorar a eficiência e a fornecer uma mais-valia ao negócio.

2 Gartner Inc., Previsões da Gartner 2009: Technology Changes Will Shape the Future of Data Management and Integration, Ed Thoo, et al, 12 de Dezembro de 2008.

White Paper

19O poder da plataforma

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a plataforma da Informatica. Visite-nos em www.informatica.com/pt ou telefone para o +351 21 352 71 33.

SOBRE A INFORMATICA

A Informatica Corporation é líder independente no fornecimento de software e serviços de integração de dados empresariais. Ao utilizar serviços e soluções da Informatica, as empresas podem aceder, descobrir, limpar, integrar e fornecer dados nos sistemas empresariais de modo a reduzir custos e complexidade, garantir consistência e fortalecer o negócio. Mais de 3 600 empresas de todo o mundo dependem da Informatica para as suas necessidades de integração de dados empresariais end-to-end.

W H I T E P A P E R

Informatica em Portugal: Rua Carlos Testa 1, 4B, 1050-046 LisboaTelefone: +351 21 352 71 33, Fax: +351 21 352 71 43. www.informatica.com/pt

Sede central mundial: 100 Cardinal Way, Redwood City, CA 94063 (Estados Unidos da América)Telefone: + (1) 650.385.5000.Fax:650.385.5500. Número gratuito nos Estados Unidos: 1.800.653.9871 www.informatica.com

Sucursais da Informatica: Alemanha • Austrália • Bélgica • Brasil • Canadá • China • Coreia • Espanha • Estados Unidos • França • Irlanda • Japão • Países Baixos • Portugal • Reino Unido • Singapura • Suiça

© 2009 Informatica Corporation. Todos os direitos reservados. Impresso em Portugal Informatica, o seu respectivo logótipo e The Data Integration Company são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da Informatica Corporation nos Estados Unidos e em várias jurisdições em todo o Mundo. Todos os outros nomes de empresas e de produtos são nomes comerciais ou marcas comerciais registadas pelos respectivos proprietários. 6959PT (20/05/09)