compar-ilhados · nas salas de aula Danças, ... (vida prática), outra criança escolheu a...

4
Nesta edição: Informativo do Collegium Foco / Ano I - Nº 3 - Julho de 2018 Educação . Desafio Superação Acontece 4 Comunidade escolar prestigia festa junina O Método Montessori nas salas de aula Danças, brincadeiras e comidas típicas no “arraiá” Colégio prepara homenagem aos pais 2 3

Transcript of compar-ilhados · nas salas de aula Danças, ... (vida prática), outra criança escolheu a...

Nesta edição:

Informativo do Collegium Foco / Ano I - Nº 3 - Julho de 2018

Educação . Desafio SuperaçãoAcontece

4

Comunidade escolar prestigia festa junina

O Método Montessori nas salas de aula

Danças, brincadeiras e comidas típicas no “arraiá”

Colégio prepara homenagem

aos pais2 3

2

o Collegium Foco o ensino em sala das séries iniciais é desenvolvido com recursos de materiais sensoriais, de Mate-

mática, raciocínio lógico, leitura e coor-denação motora (que inclui vida prática, atenção e cuidado com o meio ambiente).

A professora polivalente Tereza Maria Cunha Alves Barreto esclarece que o tra-balho é pessoal, as crianças elegem o que querem fazer (há desenhos com as opções) e os mais novos são ajudados na escolha pela professora. “O ideal é que fa-ça um pouco de cada atividade para ser mais produtivo”, defende.

“São disciplinados, pois lembro que pre-cisam cooperar com o grupo, porque cada qual está fazendo algo diferente em sala: atividade de Matemática, banho em boneca (vida prática), outra criança escolheu a leitura...”

O interesse do aluno é respeitado na escolha da atividade e a professora controla o tempo de acordo com a faixa etária da criança e em razão da concentra-

ção exigida pela tarefa.

“Eu trabalho no sentido de ser um desafio (a aula), não fácil e nem difícil para o aluno. Com carinho, afeto e respeito ao estágio em que a criança está”, afirma. “A todo instante tenho que lembrá-los que errar faz parte do processo e é minha função ajudá-los”.

N

Método Montessori: liberdade ao educando para aprender e realizar

Perguntamos à profa. Tereza Maria Cunha Alves Barreto (foto), profissional com mais de 40 anos de experiência no método de ensino deixado pela médica e educadora Maria Montessori, qual a maior contribuição do ensino Montessori ao educando.

As afirmações estão destacadas ao longo do texto e são carregadas de entusiasmo e emoção!

A criança se sente segura porque a aprendizagem se dá passo a

passo, no ritmo dela

Cada criança no seu ritmo, fazendo o que pode ser feito

Há também os momentos de normaliza-ção, presente no método Montessori, para que se acalmem, busquem tranquilidade e o “eu” interior após uma atividade de mais agito. Nas turmas maiores, a normalização se dá em grupos com auxílio de música e histórias em que os alunos constroem a narrativa, por exemplo.

E, o mais importante, deixa a criança estimulada, feliz e animada.

Esse é o nosso maior ganho!

Propicia autonomia, amor, respeito e acolhimento. A criança

se sente valorizada

EditorialProjetos

compar-ilhadoshegou a hora da fogueira, é noite de São João...

Ah! Como são esperados o mês de junho e suas deliciosas festas caipiras, com as tradicionais quadrilhas, jogos e brincadeiras infantis, o divertido correio elegante... Tem também pastel, pipoca, bolos, doces, cachorro quente, chur-rasco, morango com chocolate e maçã do amor! Nesta edição, registramos o “arraiá” do colégio, uma festa animada e recheada de boas recordações! Confira!!

Convidamos também à leitura da matéria sobre o ensino Montessori e sua contribuição para o processo de apren-dizagem dos alunos. Desta vez contamos um pouquinho sobre a dinâmica das salas das turmas menores.

Agosto vem aí e a escola já se prepara para a confraternização pelo Dia dos Pais. Bastante aguardado pelos educan-dos, o momento representa mais uma rica oportunidade de interação entre o aluno, a família e a escola.

Dentre tantas atividades de estudo, o segundo semestre reserva a Mostra Montessoriana, um prazeroso momento para conhecer as ricas produções dos educandos e compartilhar o seu aprendizado.

Boa leitura!

A Direção

C

Método Montessori

3

antigo Clube Tamoyo, no bairro Cerâmica, foi mais uma vez o local escolhido para receber professores, colaboradores, alunos e seus familiares na tradicional festa junina da escola.

Preparado com muito carinho pela equipe docente e a direção, o “arraiá” foi realizado no dia 23 de junho e contou com a presença de cerca de 300 pessoas, que desfrutaram momentos de alegria e confraternização nas várias atividades programadas para a data.

Ao logo de toda a festa, crianças e adultos puderam brincar nas barracas de pescaria, boca do palhaço e frango na panela.

Também não faltaram o aguardado bingo (com a distribuição de prêmios, como bolas de futebol e fones de ouvido alusivos à Copa do Mundo, artigos de cama, mesa e banho, e eletroportáteis diversos, como ferro de passar e processador de alimentos) e as ensaiadas coreografias de alunos e professores, nas quadrilhas que relembram as antigas festas do campo, comemorando Santo Antônio, São Pedro e São João.

Pais de alunos e familiares também escolheram seus pares para dançar e brincar no evento.

A festa reservou ainda a demonstração de produtos de maquiagem, cuidados com a pele e fragrâncias da marca Mary

Kay e da escola de programação de games, parceria do Collegium Foco, Happy Code.

O

O sucesso do “arraiá“

A estudante Sara Coelho, do 2º ano do Ensino

Fundamental, foi a ganhadora de um celular

Motorola MotoG5S, entregue pela escola em

sorteio de rifa

4

Acontece é uma publicação mensal do Collegium Foco Coordenação editorial: Kleber Lacerda e Fabiana Lacerda (Direção) * Produção: Livro de Giz Jornalista Resp.: Elaine Herrerias (MTb 27.344) [email protected] Fotos: arquivo / Pixabay * Impressão: Casa do Gráfico Tiragem: 500 exemplares

Collegium Foco Rua Paraíba, 442 - B. Centro

São Caetano do Sul - SP Tels. (11) 3565-6544 / 3565-6553

www.colegiofoco.com.br [email protected]

Colégio oferece plano de descontos para matrículas antecipadas

ara as rematrículas visando ao ano letivo de 2019, o Collegium Foco disponibiliza opções de planos para pagamento:

1ª fase - de 16 de julho a 20 de agosto de 2018 (exclusivo para alunos já matriculados): desconto de 6% (para pagamento à vista) e de 4% (em até 3 parcelas) no valor da mensalidade de janeiro de 2019.

* Obs.: Serão concedidos descontos especiais para as rematrículas efetuadas nes te per íodo ; garant i a da vaga ; parcelamento em até 6 vezes sem juros com a inclusão dos valores de mensalidade de janeiro/2019, rematrícula, material didático e taxas de materiais.

2ª fase - de 21 de agosto a 10 de outubro de 2018 (para alunos que já estudam na escola e novos alunos): desconto de 3% (para pagamento à vista) e de 2% (em até 3 parcelas) no valor da mensalidade de janeiro de 2019.

P

MATRÍCULAS2019

- aulas de inglês na grade

curricular

- professores capacitados

- material próprio da rede

Cursos extras

Parceria com Cel.Lep

- robótica*

- programação de games,

- judô, street dance, teatro e

- educação financeira

* Metodologia da Zoom Educação

Tecnológica

Dia dos Pais

O início das aulas do 2º semestre será no dia 1º de agosto para todas as

turmas. Feliz retorno!

Agenda

* Obs.: Neste período serão considerados novos valores de descontos da tabela (que inclui a taxa de rematrícula e a mensalidade de Janeiro/2019); o parcelamento não poderá ultrapassar o limite de 90 dias após o início das aulas; a partir desta data, a instituição se reserva o direito de preencher o número de alunos em sala até chegar ao total definido pelas regras do Método Montessori.

3ª fase - de 11 de outubro a 31 de dezembro de 2018 (para alunos que já estudam na escola e novos alunos)

* Obs.: Neste período serão considerados novos valores de descontos da tabela; não serão concedidos descontos para a taxa de rematrícula e a mensalidade de Janeiro/2019; o parcelamento não poderá ultrapassar o limite de 60 dias após o início das aulas.

A rematrícula refere-se à reserva de vaga, pagamento das taxas de materiais e material didático apostilado Universitário.

O Dia dos Pais está chegando e o Collegium Foco prepara uma bonita

homenagem. No dia 11 de agosto, das 11h às 16 horas, nas dependências do S.E.R.

Alvi Celeste, os pais participarão com os alunos de um campeonato de pebolim,

com direito a troféu!

A confraternização, que conta também receber os demais familiares dos

educandos, reserva ainda um animado e delicioso churrasco. Os interessados em participar devem garantir a inscrição na

Secretaria da escola até o dia 8 de agosto.

Quando? Dia 11 de agosto Onde? S.E.R. Alvi Celeste

Endereço: Rua Domênico Botan, 91 B. Oswaldo Cruz - São Caetano do Sul

A que horas? Das 11h às 16 horasQuem participa: Alunos e familiares

Inscrições: até 8 de agosto

Volta àsaulas!

1º de agosto

TOME NOTA