Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é...

19

Transcript of Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é...

Page 1: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 2: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 3: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 4: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 5: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. • Perceber que Jesus era popular junto dos Seus ouvintes porque sabia como contar uma boa história.

Page 6: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

1º PASSOCompreender que

histórias e ilustrações são frequentemente o

meio pelo qual a verdade é

comunicada.

Page 7: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• As histórias são eficazes na medida em que despertam os nossos sentimentos naturais de empatia com a justiça, a misericórdia, o amor e a correção.• Natã fez David sentir a injustiça do seu pecado ao lhe contar a história de outrem.

Page 8: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Não é fácil ouvir. Naturalmente não temos facilidade em fazê-lo. Principalmente ouvir sobre como estamos distantes em compreender o Reino de Deus. Ao lermos este texto temos a impressão de que a compreensão do Reino de Deus reside na capacidade de cada um em ouvir.

Page 9: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Por outro lado, percebemos que a capacidade em ouvir (entender) as parábolas de Jesus é-nos dada por Deus.• Podemos ficar felizes por Jesus nos ofertar essa capacidade mas, por outro lado, quando percebemos as verdades contidas nas parábolas, se persistirmos nos nossos pecados estamos em problemas (João 9:41).

Page 10: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

2º PASSOPerceber que Jesus

era popular junto dos Seus ouvintes

porque sabia como contar uma boa

história.

Page 11: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

Uma boa história envolve as pessoas em mais do que um nível. •Ao identificar-se com o semeador pode querer dizer, por exemplo, que tentamos fazer o máximo com recursos limitados; que somos criteriosos na forma como espalhamos ou “semeamos”. •Ao identificar-se com a semente significa que temos consciência do ambiente em que estamos inseridos; que sabemos quais são os desafios de estar “plantados” onde as condições são perigosas para a nossa vida espiritual.

Page 12: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

•Ao identificar-se com o solo quer dizer que compreendemos a nossa condição espiritual e tentamos, com a ajuda de Deus, melhorar as condições naturais do nosso coração – empedernido, cheio de ervas daninhas, muito percorrido e bem calcado – para o tornarmos mais propício a ser um terreno fértil e que dá fruto para o Reino de Deus.

Page 13: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Jesus deixou a cada um dos Seus ouvintes a oportunidade de preencher os espaços em branco; não lhes disse como terminou a história nem o que cada pessoa devia pensar a respeito dela.• Uma boa história, parábola, ou analogia, nem sempre conclui de forma bem rematada a sua situação narrativa, elas são abertas à interpretação.

Page 14: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 15: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.
Page 16: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Desejo conhecer mais as parábolas que Jesus contou.

• Desejo compreendê-las.

Page 17: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

• Já se tentou expressar sobre algo e sentiu que não foi ouvido?

•Esforçar-se para ouvir o outro é necessário para que se possam conhecer profundamente. Tem ouvido Deus?

Page 18: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

Que princípio bíblico da lição podemos usar

hoje?

Page 19: Compreender que histórias e ilustrações são frequentemente o meio pelo qual a verdade é comunicada. Perceber que Jesus era popular junto dos Seus.

As parábolas apresentam-nos verdades sobre o Reino de Deus.

1. Conhecê-las mais profundamente.2. Dedicar tempo para percebê-las.

Falta de tempo para ouvi-las ou lê-las.

Durante a próxima semana, vou ler uma parábola e pedir a Deus para poder ouvir o que Ele me quer dizer através dela.