COMPREENSÃO E PAZ MUNDIAL - Home - Rotary 4610 · E o Rotary Inter-nacional com sua dinâmica e...

24
Carta Mensal Distrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 08 | Fevereiro 2015 PROJETOS Meditação nas Escolas. COMPREENSÃO E PAZ MUNDIAL Página 09 Subsídios da Fundação Rotaria SAIBA MAIS INCLUSÃO SOCIAL Oportunidade para crianças e jovens artistas. Página 10 Página 14

Transcript of COMPREENSÃO E PAZ MUNDIAL - Home - Rotary 4610 · E o Rotary Inter-nacional com sua dinâmica e...

Carta MensalDistrito 4610 | São Paulo - Brasil - Edição 08 | Fevereiro 2015

PROJETOSMeditação nas Escolas.

COMPREENSÃO E PAZ MUNDIALPágina 09

Subsídios da Fundação RotariaSaiba maiS

INCLUSÃO SOCIALOportunidade para crianças e jovens artistas.Página 10 Página 14

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/20152

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 33

04

EXPEDIENTE

Comissão Distrital de Imagem Públicaaparecido Rodrigues de Souza - RC de JandiraEunice Farias Rossoni - RCSP Bom RetiroStylianis moyssiadis - RCSP Bom RetiroZilda bum Calencautcy - RCSP Bom RetiroSérgio de Castro - RCSP Sumaré

Projeto Gráfico: Spar Comunicação (www.spar.com.br)

Diagramação: Daniel Henrique

Revisão: Luciana Dinis

EDITORIAL: Mande notícias do seu clube

091012

O Distrito 4610 conta com meios de comunicação que atualizam os clubes sobre o que acontece no mundo rotário. Através de seu site, Boletim Informativo Semanal (BIS) e Carta Mensal, publica avisos e matérias e divulga campanhas e atividades dos clubes. São relatos de acontecimentos realizados pelos clubes em benefício à comunidade ou do programa de intercâmbio de jovens.

Para participar envie um email com texto em Word (anexado), com nome completo do seu clube, data e local em que foram realizadas as ações noticiadas, para [email protected]. É preciso enviar o nome completo da entidade beneficiada (se for o caso), com um breve relato sobre o projeto ou ação, explicando sua importância junto à comunidade. Além disso, incluir os nomes dos parceiros (se for o caso), e foto digital (em alta resolução, anexada ao email como arquivo). As fotos tiradas de celulares precisam ter no mínimo 3MPx. Para foto de grupo de até seis pessoas, mencione nome e sobrenome de cada um, da esquerda para a direita. A notícia não poderá ultrapassar 20 linhas de texto. Informe nome e telefone de contato do remetente no caso de dúvida.

Sobre o uso e a publicação de textos e imagens: O clube colaborador deve aceitar e se responsabilizar pela autoria e originalidade do material enviado, bem como pela autorização de terceiros citados ou constantes nas fotos. Para melhor leitura, a equipe de comunicação dá-se o direito de condensar ou adaptar textos e imagens a serem publicadas bem como de não publicar todas as notícias recebidas, por motivo de espaço ou interesse da notícia.

Estamos esperando para ver seu clube dando o que falar!

Rotary InternationalDistrito 4610

av. Higienópolis, 996 - 5º andar - sala [email protected] +55 (11) 3667-7479

Governador 2014-15 do Distrito 4610ivo Nascimento | Rotary Club de São Paulo

Presidente 2014-15 Rotary international Gary C. K. Huang | Rotary Club de Taipei, Taiwan, Distrito 3480

Diretor 2013-16 Rotary internationalCélia Giay | Rotary Club arrecifes, argentina, Distrito 4825

MENSAgENS Presidente, Diretora RI, Governador e Primeira Dama.

08MATéRIA DE CAPA Mês da Compreensão e Paz Mundial

INCLUSÃO SOCIALProjeto Fabricando Arte

INTERCâMbIOBuscando a Paz e a Compreensão Mundial

Os textos e artigos são de responsabilidade de seus autores.Os demais são de responsábilidade da redação do D. 4610.

PROJETOS Meditação nas Escolas

RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA

1416

EVENTOS MARCANTESEventos importantes marcaram o mês

1718

FUNDAÇÃO ROTARIASubsídios da Fundação Rotária

kIDSACTOs Associados mais jovens da família Rotária

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/20154

MEnsaGEM DO PREsIDEntE RI

Gary C. K. HuangPresidente 2014-15 C omo Presidente do Rotary,

é meu trabalho incentivar e inspirar os rotarianos de

todo o mundo, e escutar o que eles têm a dizer. Quer se trate de um projeto bem sucedido ou de um desafio, de uma nova ideia ou de um Rotary Day, quero sempre ouvir o que os rotarianos estão pensando, fazendo e planejando. Em minhas viagens, sempre peço para meus anfitriões me falarem sobre o que está indo bem em seus clubes, o que eles gostariam de melhorar e de que maneira o RI pode apoiá-los.

As suas respostas são sempre interessantes e frequentemente surpreendentes. De vez em quando faço uma sugestão ou dou uma ideia, e outras vezes consigo estabelecer uma conexão que irá ajudar no progresso de um projeto, voltando para Evanston, com ideias para nos ajudar a tomar as decisões certas. No entanto, o que eu mais valorizo em nossas conversas são as histórias que ouço e, que em conjunto, contam a história do Rotary.

Em Atlanta, participei de um evento de reconhecimento a professores e ouvi várias histórias sobre o dom da alfabetização e como ela transforma vidas. Em Istambul, assisti a uma corrida de cadeira de rodas e aprendi sobre o trabalho de rotarianos turcos para melhorar a vida das

pessoas com deficiência. Em Lima, conversei com um ex-rotaractiano cuja vida foi transformada quando ele foi convidado a se juntar a um Rotary Club 20 anos depois de ter deixado nossa Organização.

Algumas histórias me fizeram rir e outras chorar, sempre me lembrando de que a nossa vida é a que mais se transforma quando servimos ao próximo. Quando ouço essas histórias, me pergunto: Quantas outras vidas poderíamos transformar se tivéssemos mais associados? E quantas outras pessoas se associariam se compartilhássemos adequadamen-te nossas histórias?

Neste ano rotário, peço que compartilhem suas histórias rotárias com seus amigos, nas redes sociais e em nosso website. São essas histórias pessoais que nos inspiram, motivam outras pessoas a se juntarem a nós e iluminam nosso serviço enquanto Fazemos o Rotary Brilhar.

Quantasvidas poderíamostransformarse tivéssemos mais associados?

HISTÓRIASROTÁRIASCompartilhe a sua experiência com o Mundo...

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 55

MEnsaGEM Da DIREtORa DO RI

A comemoração do aniversário do Rotary em 23 de fevereiro reúne rotarianos, clubes e

distritos para celebrar a rica trajetória da mais antiga organização mundial de serviços. Uma história que já permitiu levar projetos de ajuda e progresso, bem como mensagens e ações de paz a mais de 200 países e regiões geográficas no mundo todo.

A presença do Rotary no mundo contemporâneo, tem sido extre-mamente valiosa. Hoje ele é uma formidável fundação investindo milhões de dólares em projetos humanitários, com milhares de jovens recebendo bolsas de estudo para melhorar a vida, programas de intercâmbio com grandes benefícios comunitários, uma campanha global para erradicar a poliomielite da face da Terra e milhões de integrantes da Família Rotária servindo e elevando a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, fevereiro – mês da paz e compreensão mundial em nosso calendário – é o momento propício para difundir a vocação pacífica do Rotary, presente em cada uma das atividades e projetos que realizamos, e que promove sem fronteira geográfica, o ideal transmitido por Paul Harris. Um pensador argentino, José Ingenieros, declarou: “Quando ouvimos a voz do coração, pátria é a Terra; quando prevalece o interesse político, pátria é o Estado;

mas quando o ideal fala, pátria é toda a humanidade”. Por isso, a cada dia os rotarianos tra-balham para construir a paz.

Nosso Presidente Gary Huang ressaltou que “em tempos de mudança, há que se construir moinhos de vento, não muros”. Portanto, colaboremos para que nossos Rotary Clubs possam tran-sitar o caminho que os levará daquilo que são para o que devem ser, despertando o compromisso de aumentar o quadro associativo, empreender novos projetos de serviço, ampliar a visibilidade da Fun-dação Rotária e construir uma forte imagem do Rotary.

Estou convencida de que para que o Rotary sobreviva com maior vigor, ele deve ser uma organiza-ção de qualidade, com líderes que tenham altos parâmetros éticos e um grande espírito de serviço para motivar por meio do exemplo. Melhores líderes nos ajudarão a ter melhores clubes, os quais, por sua vez, formarão um Rotary cada vez melhor.

Que a celebração deste 110˚ aniversário nos inspire a cumprir nossa responsabilidade como rotarianos e permita a cada clube ser uma sólida base para fazer o Rotary brilhar e construir um futuro digno de nossa história e trajetória.

Célia GiayDiretora do Rotary

International

É o momento propício para

difundir a vocação

pacífica do Rotary.

UmA HISTÓRIA DE 110 AnOS DE SERvIçO

“Uma coisa é continuar a história, outra é repeti-la.” Jacinto Benavente

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/20156

MEnsaGEM DO GOVERnaDOR

Ivo nascimentoGovernador

Existe dentro de nós uma força poderosa e sublime nas suas manifestações que chamamos

de solidariedade humana. Esta mesma força nos ajuda a superar frustrações, adversidades e elevar nossa existência, também a nos for-talecer e buscar novos caminhos.

A solidariedade humana, tocada pelo condão de sentimentos nobres e altruístas que se apre-sentam em momentos de aflição, quando a dor e o desespero afligem parcelas da humanidade, desper-ta magnífica e espontaneamen-te na ânsia de auxílio ao próximo, envolvendo todas as criaturas, sejam pobres ou ricas, de diferentes credos ou cores, num desejo intenso de servir ao seu semelhante.

Neste momento instável de tantas dúvidas que vivemos, o Rotary con-tinua o seu cominho de sempre, preconizando a paz e a boa vonta-de, proporcionando a todos uma enorme esperança e certeza de feli-cidade, através de sua ação vigorosa em todos os campos da atividade humana.

Temos plena certeza dessas verda-des, pois enquanto existir o amor e o mistério do Criador, seja Ele chamado Deus, Alá, Jeová ou Brah-ma, os homens sempre se ajoelha-rão, prostrados e convictos ante o pensamento e as verdades do seu

Superior que acreditam plenamente existir.

A caminhada dos rotarianos deve ser plena de grandeza moral que exige coragem, energia e espírito de sacrifício, e como uma orquestra sinfônica afinadíssima, o Rotary res-ponde em cada nota dessa sinfonia, a um pedido ou uma súplica com uma solução, oferecendo uma dádi-va que atenua e adocica a partitura.

Não obstante, os delitos e ameaça de conflitos, que infelizmente acon-tecem, o Rotary executa sua sinfonia majestosa, construindo um mundo cada vez melhor e como árvore fron-dosa, cujas raízes se aprofundam na terra com soberania, esparge sua seiva tonificante com enorme vita-lidade.

Ainda temos muito a realizar neste ano rotário, para que encontremos entre todos nós, companheiros de tantas jornadas, a compreensão que nos leva a viver em paz, a tão alme-jada paz mundial e decisivamente “Fazer o Rotary Brilhar.”

A SOLIDARIEDADE HUmAnAAinda temos muito a realizar neste ano rotário.

Envolvendo todas as criaturas, num desejo intenso de servir ao seu semelhante.

Estimados (as) Companheiros,

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 77

MEnsaGEM Da PRIMEIRa DaMa

w

Queridos amigos e amigas,temos com nossos pro-jetos, trabalhos sociais e

atividades assistenciais junto às comunidades, uma grande oportunidade de buscar o bem estar, a paz e a harmonia entre todos nós que convivemos fra-ternalmente em nosso Distrito.Temos plena consciência que a Compreensão, tema deste mês em Rotary, começa na certeza de que o ser humano, desde o nas-cimento, necessita de cuidados. Compreender um ao outro, compreender a si mesmo, as belezas da vida ou suas adversidades nos fazem buscar, dentro de nós, atitudes de boa vontade, respeito e muito amor. Se houver compreensão, aceitação e paz interior, todos os relaciona-mentos serão mais fáceis e produ-tivos.

Na organização dos eventos que estamos constantemente realizan-do, vemos a grande necessidade de vivermos essas atitudes men-cionadas acima, para que o resulta-do seja verdadeiramente positivo e traga harmonia e paz entre todos os participantes. E o Rotary Inter-nacional com sua dinâmica e dis-ciplina mundial, facilita a vivência da Compreensão e da Paz entre os povos.

Teremos nos próximos meses importantes eventos que estão necessitando de nossas adesões urgentes para que se obtenha re-

sultados satisfatórios em todos os sentidos: aquisição de novos co-nhecimentos, muito companhei-rismo e conscientização da gran-deza do nosso envolvimento em Rotary.

Nos referimos à Conferencia Distrital, em Águas de Lindóia e à Convenção Internacional do Rotary, no Brasil, que será em São Paulo. Na Conferência teremos oportunidade de convivência intensa para coroarmos o trabalho realizado neste ano tão especial que vivemos para “Fazer o Rotary Brilhar”. Já pensaram como vai ser bom estarmos juntos e nos con-fraternizarmos com muita alegria e felicidade!

Na Convenção teremos a visão do Mundo Rotário Internacional numa convivência com participantes do mundo todo, numa multiplicidade de culturas, com suas vestimentas típicas, modos de agir e possibi-lidade de troca de experiências, projetos e confraternização em ambientes especialmente pre-parados, como p.ex. a House of Friendship, um espaço de lazer, companheirismo, lojas e comidas típicas onde vocês estarão parti-cipando e vivendo um mundo de Rotary. Não percam essas oportu-nidades! Façam logo suas inscri-ções e estaremos juntos engran-decendo nossos Clubes, nosso Distrito 4610 e acima de tudo o nosso viver em Rotary!!!

COnSCIEnTIzAçãO DA gRAnDEzA DO nOSSO EnvOLvImEnTO Em ROTARyMensagem aos companheiros(as), cônjuges, voluntários(as) das atividades de todo os Clubes do Distrito 4610 de RI.

A paz e a

harmoniaentre todos

nós.

Zilpha Carvalho nascimento

Primeira Dama

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/20158

FunDaçãO ROtaRIa

Programas e projetos rotários de maior significância e alcance não dispensam o uso de recursos financeiros. Tal foi a conclusão dos administradores do Rotary Interna-tional quando instituíram em 1917, 12 anos após sua fundação em 1905, o Fundo

de dotações, que se converteu posteriormente em fundos da Fundação Rotária. Recursos acumulados permitiram não só sustentabilidade da Organização, como a implementa-ção de programas educacionais e humanitários que formam a base da atividade rotária e subsidiaram milhares de projetos de pequeno e grande porte. O Programa Polio Plus destaca-se como importante marco da ação rotária. O fluxograma abaixo exemplifica como os recursos provenientes dos rotarianos são destinados aos programas e projetos, na cronologia correspondente.

SUbSíDIOS DA fUnDAçãO ROTÁRIA

A partir do ano rotário 2013-14, em linha com a sua Missão de Fazer o Bem no Mundo, a Fundação Rotária implantouem todos os Distritos do RI o Plano Visão de Futuro, testado previamente em 100 distritos pilotos por 3 anos rotários, fruto de um Planejamento Estratégico que visava melhor eficácia na utilização dos recursos para atender somente necessidades mundiais prioritárias (Áreas de Enfoque para Subsídios Globais) e racionalizar atividades de liberação de subsídios em projetos sustentáveis e de grande impacto, buscando eficiente controle dos gastos realizados. Com esse plano, os Governadores de Distrito passaram a contar com maior nível de uso discricionário do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) chegando a 50% para Subsídios Distritais.

A Fundação Rotária passou a exigir plena responsabilidade dos Clubes no controle financeiro das verbas de subsídio e na correta utilização das mesmas. Os Clubes somente estarão Qualificados para receber subsídios da FR se formalizarem sua responsabilidade perante o Distrito mediante o Memorando de Entendimento (MDE), documento assinado pelos Presidentes eleitos e em exercício, referendado por todos os membros do Clube, com validade para cada ano rotário.

Exemplos de projetos realizados no Distrito 4610: Subsídio Global (Global Grant): GG1326371 - US$ 106,180 - Banco de Leite Humano na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Área de Enfoque: Saúde Materno-Infantil. Patrocinador Local: RCSP Barra Funda em parceria com RCSP Pacaembu, Ipiranga (D. 4420) e Sudeste (D. 4420). Parceiro Internacional: RC Bella Vista - Distrito 4855 (Argentina). Subsídio Distrital: R$5.278,00 – Doação de móveis e equipamentos para cozinha e administração do asilo “Lar dos Velhinhos”. Patrocinador: RC de Registro, que completou a verba de subsídio com R$4.739,00, totalizando um projeto de R$10.017,00. Os Termos e Condições para Subsídios Distritais e Globais da FR podem ser obtidos no site www.rotary.org.

Paulo Eduardo GrimaldiRCSP Memorial da América Latina Pres. da Subcomissão Distrital da Fundação Rotária

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 99

CaPa

fEvEREIRO mêS Da ComPREENSão E PaZ muNDiaL

O dicionário Houaiss nos informa que:Compreensão – sub.fem. - ato ou efeito de compreender; faculdade de entender, de

perceber o significado de algo. Sinônimo - sapiência sabedoria; percepção; consciência. Solidariedade – sub.fem. - identidade de sentimentos, de ideias, de doutrinas.

Em uma crônica publicada no livro Cadeira de Balanço (1966) Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) imagina um mundo no qual o Natal se prolongasse pelos 365 dias do ano. Nesse contexto, os habitantes se desejariam felicidades “ininterrupta-mente, de manhã à noite, de uma rua a outra, de continente a continente” e todos os bens “seriam repartidos entre nossos irmãos, isto é, com todos os viventes e elementos da terra, água, ar e alma”. A noção de que era norteada pela solidariedade seria sinônimo do 25 de Dezembro que diz muito sobre o extraordinário alcance do cristianismo e sua doutrina de amor ao próximo. E este espírito não se restringe aos que professam a fé cristã, envolve também as demais pessoas que professam outras crenças. Entendemos essa solidariedade como um dever moral.

“A solidariedade nasce da compreensão da fragilidade do ser humano, da carência inerente à condição humana. É ela que nos conecta como humanidade. Somos absolutamente iguais na fragilidade, independentemente do sexo, da etnia e da religião” acredita o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista. Como vemos, ser solidário, praticar o bem, não é uma questão tão somente religiosa, é antes de tudo humana. Nos primórdios da filosofia o tema já era insinuado. “É preciso ou ser bom ou imitar quem

o é”, ensinava Demócrito de Abdera (c.460-370 a.C). O ateniense Platão (c.428-347 a.C) também se debruçou sobre o assunto, em A República (380a.C): “A ideia do bem é a mais elevada das ciências e é para ela que a justiça e as outras virtudes se tornam úteis e valiosas”, escreveu ele.

A solidariedade e a compreensão se desenvolvem e começam na intimidade de cada um, na família, na vida profissional e social e quando consolidada, se estende ao mundo que nos cerca. Quanto mais habitual, mais interação, paz e harmonia.

O mês de fevereiro é dedicado à reflexão de cada um dos rotarianos para avaliar o quanto temos nos dedicado para realizar o ideal de Rotary. O Rotary International é e tem sido um excelente veículo para construir a paz mundial e cabe a cada de um de nós, nos envolver e multiplicar os esforços para ampliar essas ações na prática diária, intra ou extra fronteiras.

Em breve, De 6 a 9 de junho, São Paulo estará recebendo rotarianos do Brasil e do mundo – Convenção In-ternacional de Rotary International - e será uma oportunidade excelente para ampliar nosso conhecimento, relacionamento profissional e companheirismo, visando construir o bem estar dos povos através de projetos sólidos que promovam e beneficiem os mais necessitados. Homens fracos acreditam na sorte. Homens fortes acreditam em causa e efeito. Tenha em mente que ajudamos a construir a compreensão e a solidariedade entre os povos desde que a tenhamos no coração e na mente. Portanto, depende de cada um de nós!

Clóvis Prada - Governador 2006-07

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201510

A arte como principal ferramenta para promover a mudança na vida de jovens das periferias, esse é o lema do “Fabricando Arte”, que o Distrito 4610

de Rotary International adotou. Trata-se de um Projeto de inclusão social por meio da arte-educação, que leva aulas de pintura em tela para jovens e adolescentes, em situação de risco social, tirando-os das ruas e proporcionando ambientes de criação na própria escola, de forma a incentivar seus dons artísticos.

“Este projeto que foi utilizado pelo Distrito 4610 de Rotary International dá espaço para que jovens despertem para o mundo artístico, desenvolvendo suas habilidades e um novo modo de ver e ser, o que certamente refletirá de forma positiva nas comunidades nas quais ele está inse-rido. Por meio das artes plásticas podemos participar do processo de transformação e crescimento dos adolescentes de nosso país” diz Kelly Freitas, da GC Cultural e Coordenadora do Projeto.

Cerca de 350 jovens com idade entre 10 e 17 anos, du-rante os meses de setembro à dezembro, tiveram no contra turno do horário escolar, aulas de técnicas de pintura (gravura/tela), história da arte e sobre temas transversais como ética, cidadania, desenvolvimento sustentável e aproveitamento de recursos naturais. A temática FEITO EM MEU PAÍS permeou todo o trabalho e serviu de inspiração artística. Todo o material necessário, telas, tinta, pincéis, incluindo cartilha, bem como o treinamento do arte-educador e a capacitação necessária para a realização das oficinas, foram fornecidos pela GC Cultural, com o apoio do Rotary Club de cada Região do Distrito 4610, que também doou os tabletes premiando os jovens que fizeram as melhores obras do ano.

Seis Diretorias de Ensino ajudaram a eleger as escolas

PROJETO fAbRICAnDO ARTE O Distrito 4610 de Rotary International proporciona oportunidade para que crianças e jovens artistas da Região Metropolitana de São Paulo sejam revelados por meio de projeto de inclusão pela arte.

InCLusãO sOCIaL

que receberiam o “Fabricando Arte” e cada instituição nomeou um professor voluntário que foi peça chave para a implementação das atividades e motivação dos jovens. Mais que aulas de pintura, as aulas proporcio-naram uma integração ainda maior entre alunos e professores. “Estou orgulhoso de nossos alunos. Pude aprender e com partilhar muito com eles. Obri-gado e espero que 2015 possamos realizar outra edição do Fabricando Arte. As orientações trouxeram atividades bem detalhadas, a escola aderiu e os alunos se empenharam. “ Arialdo Poles - Professor do Projeto.

Após meses de atividades artísticas, cada jovem escolheu seu melhor trabalho para fazer parte de um concurso que elegeu os melhores trabalhos de 2014. Cada escola teve um aluno destaque, que além ser reconhecido por professores e colegas, tiveram suas obras expostas para pais e comunidade, e ganharam como prêmio um Tablet. Aluno vencedor e seu respectivo professor foram premiados, um incentivo a mais para estimular o talento e a dedicação de todos.

O processo foi iniciado no ano de 2013 e viabilizado em 2014, contemplando as cidades de Taboão da Serra, Itapevi, Carapicuíba, Itapecerica da Serra, Osasco, Vargem Grande Paulista, Barueri, São Paulo, Registro, e Ilha Comprida, com muito proveito para os envolvidos.

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 1111

InCLusãO sOCIaL

Para 2015, a GC Cultural está em busca de novos parceiros para manter as atividades nas escolas que já receberam o projeto e ampliar para novas escolas e outras cidades da região e conta com o apoio do Distrito 4610 de Rotary International. “Esse Projeto consegue extrair dos jovens seus mais profundos sentimentos com relação ao meio e ao mundo em que vivem, criando neles, mais uma opção de lazer, vida ou até de trabalho. Como a Arte não tem limites, ela amplia os horizontes de quem a pratica.” Dr. João Del Bianco Neto - Engº - Representante do Rotary Clube Registro que acompanhou o Projeto.

Mais sobre o “Fabricando Arte”: Um dos projetos mais inovadores de arte educação do país, tem como principal objetivo promover a cidadania e incentivar a cultura entre crianças e adolescentes em situação de exclusão de risco social. Já ocorre desde 2005 e já passou mais de 25 cidades em 10 diferentes estados brasileiros, transformando a realidade de mais de 7000 jovens. Quer saber como apoiar? Entre

DIRETORIA DE ENSINO

CARAPICUÍBA

CARAPICUÍBA

ITAPEVI

ITAPEVI

CENTRO

ITAPECERICA DA SERRA

TABOÃO DA SERRA

TABOÃO DA SERRA

REGISTRO

NOME DA ESCOLA

EE VICTÓRIO FORNASARO

EE ANA MACIEIRA

EE NESTOR DE CAMARGO

EE VILMAR SOARES DA SILVA

EE PROF MAURO DE OLIVEIRA

EE PROF ABRAHÃO DE MORAES

EE DEP HEITOR C. ALENCAR FURTADO

EE ESCRITOR JORGE AMADO

EE HIROSHI SAkANO

FABRICANDO ARTE EM NUMEROS

• 4 MESES DE TRABALHO;

• 350 ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA GRANDE SÃO PAULO E SP FORAM ATENDIDOS;

• 9 ESCOLAS;

• 6 DIRETORIAS;

• 9 CIDADES;

• 2 COORDENADORES DE REGIÃO;

• 10 PROFESSORES VOLUNTÁRIOS.

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201512

IntERCâMbIO

O trabalho voluntário entre os homens e mulheres rotarianos para atingir o objetivo do Rotary Youth Exchange Program-RYEP-, a paz e a compreensão

mundial entre os homens de Boa Vontade tem sido mara-vilhoso. Nosso Distrito 4610 continua, a cada ano, melho-rando e dando bons exemplos destas ações!

Em 20 de janeiro, nossa Coordenadora de Área, Maria Te-resa Franco do Rotary Club de São Paulo Moema esteve no Aeroporto juntamente com a Monica Guiseline, família hospedeira da Lucy, para a recepção das jovens inbounds Lucy Gipson e Emily da Austrália. Monica Guiseline, a mãe hospedeira da jovem Lucy, hospedou Emily em sua resi-dência na Granja Viana e no dia seguinte a acompanhou até o aeroporto de Congonhas para a jovem seguir viagem a seu distrito em Londrina.

Em 24 de janeiro o Secretário e Coordenador de área Mar-celo Lima do Rotary Club de São Paulo Morumbi e o Oficial de Intercâmbio e Coordenador de Área, Antonio Ribeiro Junior do Rotary Club de São Paulo Caxingui, foram até o aeroporto de Guarulhos recepcionar as jovens Jessica Gray e Autumn Punga e também o casal de Chairs Jerry e Karen

Cowper da Nova Zelândia. O companheiro José Reinaldo Carrascossa do Rotary Club de São Paulo Caxingui ficou encarregado de hospedar as jovens em sua residência e levá-las no dia seguinte ao aeroporto de Congonhas para seguirem viagem aos seus distritos em Maringá e Florianó-polis. Marcelo Lima do Rotary Club de São Paulo Morumbi se encarregou de levar o casal Jerry e Karen até o hotel que iriam passar a noite e acompanhá- los no dia seguinte até o aeroporto de Guarulhos novamente.

No dia 2 de fevereiro a equipe do Rotary Youth Exchan-ge Program- RYEP 4610 esteve presente ao Aeroporto de Guarulhos para a recepcionar o grupo de jovens inbounds da Austrália e Timor Leste, assim como o casal de Chair Ge-orge e Carol Weston do Distrito 9700, que viajou com eles até o Brasil. Estiveram presentes a Diretora de Outbounds Eliana das Graça Maia, do Rotary Club de Jandira, a Oficial de Inter-câmbio Debora Chiavone, do Rotary Club de São Paulo Parque Continental, para dar as boas vindas ao grupo de jovens e ao casal Chair George e Carol Weston que vieram acompanhando os jovens.

bUSCAnDO A PAz E A COmPREEnSãO mUnDIALTrabalho Voluntário e de Boa Vontade no Rotary Youth Exchange Program - RYEP 4610

Nossos estudantes Inbounds 2015 começaram a chegar!

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 1313

IntERCâMbIO

As inbounds Guoda Garsvaite (Lituânia) e Laura de Vries (Holanda) estiveram no aeroporto para desejar um bom intercâmbio aos novos intercambistas de nosso Distrito 4610, Matt Owen da Austrália, hospedado pelo Rotary Club de São Paulo Parque Continental e Reinier Reinaldo Jois Pereira do Timor Leste, pelo Rotary Club de Iguape.

A Diretora de Outbounds Eliana Maia se encarregou de hospedar os jovens em sua residência em Jandira e acom-panhá-los no dia seguinte ao Aeroporto de Congonhas para seguirem viagem para seus distritos em Londrina e Belo Horizonte. O Casal de CHAIR George e Carol permaneceram em São Paulo até o dia 05 de fevereiro e foram recepcionados e hospedados pela nossa Coordenadora de Relatórios de In-bounds e atual Presidente do Rotary Club de Jandira, Linda Smith e seu esposo David Smith. Eles aproveitaram um dia de sua estada para conhecer os projetos que o clube de-senvolve. Participaram de reunião ordinária do Rotary Club de Jandira que nesse dia recebeu um especialista que falou sobre a crise energética e hídrica no país. Na véspera da partida, o casal de Chair esteve na casa da família anfitriã do Matt Owen, Silvia e Paulo e foram recepcionados pelo casal e seus dois filhos Renato e Marcelo, este embarcou no dia 21 de fevereiro para Austrália Distrito 9700, onde permanecerá por um ano em seu intercâmbio, sendo sua primeira família o Chair George e Carol Weston. Compa-receram ao jantar, o Presidente do Clube hospedeiro, Ro-tary Club de São Paulo Parque Continental, Álvaro Fonseca e sua esposa e a oficial de Intercâmbio Debora Chiavone.

Nossa mensagem este mês é de gratidão a todos que participaram, executando esse planejamento de início de ano com tanta responsabilidade. Vocês proporcionaram momentos inesquecíveis para estes jovens, contribuindo para que eles tivessem alegria e felicidade em sua

chegada a um país estranho, mas amigo e hospitaleiro!Desta maneira, a cada dia, fortalecemos mais nossos laços de amizade, companheirismo com Distritos mundo afora! Companheirismo, mola mestra do Rotary, medida certa do nosso programa de intercâmbio! E nosso trabalho volun-tário de boa vontade, onde doamos horas e horas, dias e dias, finais de semana, buscando cada vez mais a Paz e a Compreensão Mundial!Obrigada equipe!

Por Ligeia StivaninRotary Club de Cotia Granja Viana

Governadora 2011-12Chairperson 4610

Rotary International

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201514

O projeto “Meditação Nas Escolas” é uma parceria do RC Santana de Parnaíba Centro Histórico, o Templo Zulai de Cotia e a Secretaria de Educação

do Município de Santana de Parnaíba, com a proposta de aplicação da técnica de meditação em sala de aula, por 01 minuto, em alunos do Fundamental I e II e por 03 minutos em alunos do Ensino Médio, devendo-se adequar o tempo de permanência da prática à idade dos alunos.

A técnica será aplicada diariamente antes do início das atividades escolares, visando a melhoria das condições de ensino de modo geral. Os professores serão treinados por mestras habilitadas na técnica de meditação.

“Eu avalio esta ação como uma prestação de serviço humanitário nas escolas com reflexos positivos para a sociedade como um todo. Trata-se de iniciativa introdutora de uma cultura de não violência e de valorização da pessoa que objetiva melhoria tanto no aproveitamento escolar como no relacionamento entre alunos e professores, estendendo-se para a família e para a sociedade. Acredito que para haver uma mudança na sociedade atual, ela tem que começar pela mente e pelo comportamento das crianças e jovens,

PROJETO“mEDITAçãO nAS ESCOLAS”

PROJEtOs

Projeto fundado pelo Rotary Club Santana de Parnaíba Cento Histórico tem conquistado adeptos.

agregando valores como auto estima, assertividade e paz.” (Virginia de Moraes Teixeira – Presidente 2014-15).

CONCEITOA meditação é uma técnica milenar de relaxamento e foca na respiração com resultados positivos. Contamos com o apoio do Governador do Distrito 4610 do Rotary International, Ivo Nascimento e sua esposa Zilpha, que também são orientadores da “ESCOLA DE PAIS DO BRASIL”.

Sugere-se o acompanhamento de material (links no YOU TUBE /meditação nas escolas) para melhor esclarecer sobre os benefícios da técnica de meditação em escolas.

COMO SE ENCONTRA A ADESÃO AO PROJETOIniciamos o projeto na Escola Castanheiras – Unidade Tamboré, em 21/11/2014, com a prática de medi-tação para os alunos do Ensino Médio, em fase pré vestibular, com o objetivo de prepará-los para os exames da FUVEST e UNICAMP.

Na sequência, apresentamos o projeto para a Rede de Ensino do Município de Santana de Parnaíba na

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 1515

PROJEtOs

Confraternização de Diretores de Escola que aconteceu no Espaço Ecolândia em Araçariguama, em 22/12/2014, onde foi feita uma dinâmica de meditação pela Vice- Abadessa Cheh Xean e pela Mestra Miao You do Templo Zulai e contamos com a participação do Governador Ivo Nascimento do Rotary – Distrito 4610, membros do RC Santana de Parnaíba Centro Histórico e do RC Barueri Alphaville, do Secretário de Educação Prof. Jailton A. Rodrigues, dos Supervisores de Ensino Jane Porcino e Jose Gonçalves Soares Neto, Diretores de Educação, Assistentes e Coordenadores Pedagógicos.

Afinal, por determinação do Secretário de Educação do Município de Santana de Parnaíba, iniciaremos o pro-jeto piloto de “Meditação nas Escolas” no Colégio Ulysses Guimarães no ano letivo de 2015. Vários rotarianos do clube e voluntários participam do desenvolvimento e implantação do projeto.

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201516

O KidsAct é um clube com os associados mais jovens da família rotária, apoiados pelo Rotary Clube. É um jeito diferente de proporcionar a crianças de 7

a 12 anos, o desenvolvimento da cidadania, conscientizan-do-os sobre a realidade que pode estar distante daquela que elas estão acostumadas.

O trabalho do KidsAct traz características especiais que vão além do trabalho propriamente dito, pois ele amplia a visão de mundo das crianças, constrói autoestima, desenvolve habilidades de liderança e introduz os jovens ao serviço na comunidade impulsionando-os ao espírito de servir, além disso, globaliza o interesse e a possibilidade de atuar e modificar o cenário onde estão inseridas.

O impulso para o “servir”, desenvolve a força, o conhe-cimento, o entusiasmo e determinação para fazer do seu mundo um lugar melhor para viver. A criatividade para a atuação não tem limite, ela está onde “o céu é o limite”.

O kidsAct Alphaville foi fundado durante a Visita Oficial do Governador Ivo Nascimento ao RC de Barueri Alphaville contando com forte companheirismo e presença maciça de cônjuges e convidados e é composto por uma diretoria que conta com:

• Presidente: Bruna Petrelli Franchini• Secretária: Mariana Pinheiro Doro• Diretor Financeiro: Fernando Guerra Boni• Diretor de Protocolo: Alexandre C. Campoli Junior

KIDSACT: OS ASSOCIADOS mAIS JOvEnS DA fAmíLIA ROTÁRIA

KIDsaCt

Suas reuniões acontecem no Bourbon Alphaville Business Hotel, localizado na Alameda Cauaxi, 223 Alphaville Barueri toda a terceira quinta-feira de cada mês.

O seu projeto principal até esta data é a panfletagem em escolas da região sobre a conscientização do uso da água.

Promoveu uma festa do sorvete com intuito de oferecer ao público não rotário um evento informal onde as crianças possam se divertir e aprender sobre nós, e com o objetivo de angariar fundos para os projetos sociais:

• Projeto - Fazendo arte com os Idosos;• Projeto de Conscientização do uso da água;• Projeto para o Dia das crianças;• Projeto voltado ao Meio ambiente.

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 1717

RELatÓRIO DE FREQuÊnCIa

ENTRaDa DE aSSoCIaDoS :

BaIXa DE aSSoCIaDoS :

RC de Barueri 03/06/81 15 15 0 4 45,00 188,89 12,59RC de Barueri Alphaville 19/03/86 41 43 2 5 55,00 600,00 13,95RC de Barueri Tamboré 24/04/02 20 21 1 3 74,39 653,70 31,13RC de Carapicuiba 25/04/88 18 18 - 4 88,00 571,43 31,75RC de Carapicuiba Fazendinha 16/03/10 15 12 (3) 2 79,00 190,48 15,87RC de Cotia 27/05/71 15 0 (15) 0 0,00 500,00 500,00RC de Cotia Caucaia do Alto 29/04/98 19 18 (1) 3 70,00 261,90 14,55RC de Cotia Granja Viana 03/06/92 17 19 2 2 34,00 171,88 9,05RC de Cotia Granja Viana Empresarial 16/05/07 30 25 (5) 4 58,00 47,62 1,90RC de Cotia Mulheres Empreendedoras 27/04/12 10 14 4 3 33,00 71,43 5,10RC de Embu 29/05/72 10 15 5 4 64,00 214,29 14,29RC de Iguape 13/04/68 17 15 (2) 5 78,00 2.952,40 196,83RC de Ilha Comprida 05/09/01 13 13 - 4 77,00 238,10 18,32RC de Itapecerica da Serra 05/06/69 22 11 (11) 4 60,00 95,24 8,66RC de Itapevi 22/05/03 16 19 3 4 88,00 1.984,13 104,43RC de Jandira 18/12/03 13 13 - 2 73,00 512,26 39,40RC de Juquitiba 13/03/02 12 13 1 5 83,00 0,00RC de Osasco 22/05/59 37 44 7 2 65,00 288,10 6,55RC de Osasco Quitaúna 30/06/92 15 18 3 4 63,00 0,00RC de Pariquera-Açu Imigrantes 23/09/13 18 17 - 4 71,00 357,14 21,01RC de Pirapora do Bom Jesus 03/02/10 4 0 (4) 0 0,00 0,00 0,00RC de Registro 28/04/65 30 35 5 3 64,00 642,86 18,37RC de Registro Ouro 22/09/93 33 35 2 3 64,00 1.238,11 35,37RC de Santana de P. Aldeia Serra 30/06/98 15 18 3 5 56,00 119,05 6,61RC de Santana de P. Centro Histórico 04/05/06 10 12 2 5 71,00 176,63 14,72RC de São Paulo 13/02/24 97 95 (2) 3 51,00 2.314,94 24,37RCSP Alto da Lapa 25/11/03 21 21 - 5 88,00 71,43 3,40RCSP Alto de Pinheiros 20/12/74 24 23 (1) 5 60,00 5.185,37 225,45RCSP Armando de Arruda Pereira 02/12/10 16 14 (2) 3 85,00 309,52 22,11RCSP Avenida Paulista 16/10/91 20 18 - 4 67,00 1.023,82 56,88RCSP Barra Funda 28/09/67 33 34 1 3 81,00 2.549,34 74,98RCSP Bela Vista Bixiga 10/08/11 9 10 1 2 50,00 70,85 7,09RCSP Bom Retiro 23/04/67 21 17 (4) 3 53,00 95,24 5,60RCSP Brooklin 04/04/63 12 13 1 3 48,00 0,00RCSP Butantã 22/01/92 14 14 - 2 81,00 142,86 10,20RCSP Campo Limpo 06/03/02 11 9 (2) 3 59,09 700,00 77,78RCSP Caxingui 30/06/73 9 10 1 3 80,00 190,48 19,05RCSP Jabaquara 20/01/88 8 7 (1) 4 73,00 190,48 27,21RCSP Jaguaré 27/03/69 39 35 (4) 4 67,00 599,34 17,12RCSP Jardim América 06/01/69 16 14 (2) 4 60,00 23,81 1,70RCSP Jardim das Bandeiras 29/09/69 20 18 (2) 4 70,00 261,91 14,55RCSP Lapa 05/05/93 44 44 - 4 48,00 269,85 6,13RCSP Memorial da América Latina 06/04/94 23 24 1 3 65,00 1.071,43 44,64RCSP Moema 31/07/96 10 13 3 4 67,00 142,86 10,99RCSP Morumbi 12/11/81 14 10 (4) 3 83,00 47,62 4,76RCSP Oeste 21/07/53 14 20 6 3 72,00 627,00 31,35RCSP Pacaembu 05/06/89 22 22 - 4 73,00 71,43 3,25RCSP Parque Continental 12/10/94 18 16 (2) 4 78,90 190,48 11,91RCSP Pinheiros 07/05/64 18 17 0 4 72,00 70,05 4,12RCSP Sé 22/05/02 18 18 - 3 80,00 0,00RCSP Sumaré 11/06/71 22 21 (1) 3 79,00 179,37 8,54RCSP Vila Nova Conceição 30/06/08 10 10 - 4 85,00 0,00RC de Taboão da Serra 02/02/67 11 14 3 4 79,00 0,00RC de Taboão da Serra Pirajuçara 04/03/92 23 18 (5) 5 83,00 208,34 11,57RC de Vargem Grande Paulista 01/05/02 8 8 - 4 65,00 0,00

Total de Associados

30/06/14 31/12/14RealizadoPer Capita

US$

Realizado2014-15 US$

Fundação RotáriaClubes Admissão

em RIAumento ou perda Nú

mer

o re

uniõ

es Freqüência %

RC de Itapevi – Fernando Eduardo LimaRC de Itapevi – Silvana PereiraRCSP Barra Funda – Aloisio da Silva Bueno

RC de Barueri Tamboré – Luciano Martins FreitasRC de Barueri Tamboré – Suzi Spitaletti RC de Carapicuíba – Francinei RibeiroRC de Carapicuíba – Fabio MacedoRC de Carapicuíba – Vasco da Gama JuniorRC de Osasco Quitaúna – Andrea Caridá Golmia

RC de Santana de Parnaíba Centro Histórico – Deise MalvaRC de Santana de Parnaíba Centro Histórico – Sueli A. N. SepulcreRC de Santana de Parnaíba Centro Histórico – Rita de Cássia C. SantosRC de Taboão da Serra Pirajuçara – Hilmann Carlos Henrique AlbrechtRC de Taboão da Serra Pirajuçara – Roberto Aparecido GrilloRC de Taboão da Serra Pirajuçara – Rosemeire de Campos GrilloRC de São Paulo – Carlos Eduardo MotaRCSP Alto da Lapa – José Francisco Sales RizziRCSP Parque Continental – Altieris de CarvalhoRCSP Parque Continental – Ademir Donizete Lopes RCSP Parque Continental – Luiza Marillac da CostaRCSP Pinheiros – Clausio Elmano de Oliveira

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201518

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO

Encontro de Companheirismo.

Embarque do Navio Costa Favolosa. Festa a bordo do Favolosa.

Companheirismo Gala Night. Companheirismo no Rotary Club de Buenos Aires.

COmPAnHEIRISmO: Distritos 4430 e 4610 no Navio Costa Favolosa

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 1919

A visita do Presidente Gary Huang, aconteceu no dia11 de fevereiro no Edifício Rotary. O Distrito 4610 esteve empenhado em acolher o Presidente

em sua importante passagem pelo país e a recepção foi calorosa junto com os Distritos 4420 e 4430.

Houve dois encontros, às 19 horas, no Teatro do Colégio Rio Branco, quando ao lado do Chair e Cochairs da Convenção de São Paulo, José Alfredo Pretoni, Carlos Gueiros, Mário Cesar Martins de Camargo e José Luiz Toro da Silva foi feito um minucioso relato das providências que estão sendo implementadas para que tudo tenha o sucesso esperado pelo mundo rotário.

O Governador Ivo Nascimento teve decisiva participa-ção, através da experiência adquirida ao longo do tempo pelos clubes do Distrito e pelo clube anfitrião, Rotary Club de São Paulo, que mais uma vez tem essa enorme responsabilidade. Gary preocupa-se com as inscrições à Convenção, esperando que o mais breve possível e até 31 de março o número de inscritos esteja à altura do prestígio do rotarismo brasileiro.

Zilpha, sempre atuante e preparada, recepcionou a esposa do Presidente, Corina, assistindo-a com muito carinho e atenção.

vISITA ImPORTAnTEPresidente do RI visita Edifício Rotary com Governadores Brasileiros 2014-15

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO POR SERGIO DE CASTRO - zOnA 22A E 23A

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201520

As fotos mostram um pouco da valiosa reunião e tam-bém a recepção feita pelo Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, em seu Gabinete no Centro de São Paulo e pelo

Governador Geraldo Alckmin, no Palácio do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, quando consolidaram o apoio do Município e do Estado à grande Convenção de São Paulo.

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 2121

Em Sessão Solene, no dia 25 de fevereiro, no Salão Nobre do Palácio Anchieta, o Vereador Gilson Barreto, repe-tindo o que acontece desde 1984, fez acontecer esse

momento grandioso para o Rotary em nossa Cidade. Em dia de uma chuva excepcional sobre a Cidade, foi apresentado os trabalhos da Fundação de Rotarianos de São Paulo, através de seu Presidente Nahid Chicani.

Os Governadores dos 3 Distritos da Cidade participaram, sendo que o Governador Ivo Nascimento mostrou a pujança do Rotary em nossa Cidade e no país.

Também falou sobre a história do evento, um dos seus iniciadores, Governador Antonio José da Costa, do antigo Distrito 461.

O Vereador Gilson Barreto fez homenagem à Sra. Zilpha Nascimento. O Diretor de R.I., José Alfredo Pretoni, Chair da Convenção de São Paulo, ocupando a tribuna, fez uma pormenorizada informação sobre o significado desta grande homenagem e também sobre a Convenção de São Paulo informando também que a Câmara Municipal houve por bem conceder o Título de Cidadão Paulistano e Medalha Anchieta ao ilustre Presidente de R.I., Gary Huang, cuja entrega será oportunamente anunciada.

O Mestre de Cerimônias Rodolpho Barbosa, hoje um brilhante rotariano, com origens na juventude rotária, agradeceu a presença de todos, convidando também para o coquetel que foi servido pelo Restaurante Escola da Câmara. Em grande estilo o Vereador Gilson Barreto encerrou a sessão.

DIA DO ROTARyComemorado no Parlamento Paulistano

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201522

No Edifício Rotary, dia 26 de fevereiro, o Ro-tary Club São Paulo Sumaré, promo-veu ainda uma vez, este evento de gran-

de tradição no Distrito 4610 e rotarismo brasileiro. Evento oficial do Distrito, teve o apoio do Governador Ivo Nascimento e dos clubes que estiveram representados pe-los seus presidentes, merecendo grande destaque neste evento que marca o aniversário do Rotary e enaltece os es-forços do Rotary em prol da compreensão e paz mundial. A reunião foi aberta pelo Presidente Marcelo Nelken que pediu à companheira Izabel A. Vito Lopes para a reflexão, mensagem inicial e a saudação ao Pavilhão Nacional e de-mais bandeiras dos países amigos, afixados na Panóplia. Maria Lúcia G. Strazzeri, ex-presidente do clube, fez a direção do protocolo, sempre impecável, nas reu-niões do Rotary Club São Paulo Sumaré. Presença de Governadores e rotarianos de muitos clubes, senho-ras, jovens e convidados, consolidando assim esta his-tórica ação rotária iniciada no ano rotário 1978-79. O Presidente Marcelo, após consignar, com suas palavras, a grande honra em poder presidir a reunião e enaltecer o Rotary em sua luta permanente para contribuir com a saúde, educação e a paz no mundo inteiro, convidou o

Governador 1997-98 e Diretor de Rotary International, José Antonio Figueiredo Antiório para falar sobre o sig-nificado deste grande evento, segundo ele “um dos mais importantes do Distrito 4610”. Em sequência foi conce-dida a palavra ao Governador Ivo Nascimento, que ao lado de sua esposa Zilpha tem percorrido o prestigioso Distrito 4610, tendo afirmado a sua enorme satisfação em constatar, ainda uma vez, a importância do evento.

O Governador Nelson Weingrill fez a apresentação do ora-dor, especialmente convidado para falar sobre a Paz Mun-dial, Desembargador Dr. Eduardo Cortez de Freitas Gou-veia. Em seu formoso e atual pronunciamento destacou a importância do Rotary com efetivação de milhares de projetos em prol da paz e do alto conceito que há muito tempo o Rotary conquistou. Citou com grande emoção ter estudado no Colégio Rio Branco, onde adquiriu a “se-mente de sua formação”, e por isso será sempre grato, este sentimento de gratidão que deve “acompanhar sempre a nossa vida, como um dever inalienável de cada cidadão”.O Coordenador do evento, ex-Governador Willy Gross está de parabéns pelo trabalho realizado. Victório Faé Neto, ex-presidente do clube é um dos lide-res de amplo reconhecimento do Distrito, fez a apresentação do relatório final da reunião, agradecendo a participação e apoio de todos.

REUnIãO InTERCLUbESWaldis Dellamanha

Desembargador Dr. Eduardo Cortez de Freitas Gouveia visita a Fundação de Rotarianos de São Paulo.

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO

FEVEREIRO/2015 | Carta Mensal • 008 2323

Mesa da Presidência e mesa com os Presidentes dos Clubes que participaram da reunião.

Houve ainda a comemoração à Paz e Compreensão Mundial e parabéns rotário aos aniversariantes, Diretor Antiório, o orador, Desembargador Dr. Eduardo Cortez de Freitas Gouveia, Sylvia Passarelli, Flor - Secretária do Distrito, Lourival Bogolenta, Sérgio de Castro e Luiz Gabriel (Guga).

EVEntOs MaRCantEs DE FEVEREIRO

Transferência de Reunião, presença maciça do Companheiros do RC de Osasco, clube parceiro há 36 anos.

Carta Mensal • 008| FEVEREIRO/201524

A Secretaria do Distrito 4610 poderá ajudá-lo em sua inscrição através dotelefone (11) 3667-7479 ou pelo email [email protected]

DE 06 A 09 DE JUNHO

EVENTO NO BRASIL FARÁO ROTARY BRILHAR.

106ª CONVENÇÃO DOROTARY INTERNACIONAL