ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro...

16
www.rotary.pt Quinta-feira, 31 de Março de 2011 Ano II Nº 14 Assinatura 6Periocidade Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES

Transcript of ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro...

Page 1: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

www.rotary.pt

Quinta-feira,31 de Março de 2011

Ano IINº 14

Assinatura6€

PeriocidadeBimestral

DirectorA. Soares Carneiro

DESTAQUE p. 6

ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES

Page 2: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

2 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011

EditorialA. Soares CarneiroDirector

Ficha Técnica

Propriedade: Fundação Rotária Portuguesa NIF: 501129081 Morada: Rua João Machado, 100 - 3º, Salas 303/304, 3001-903 Coimbra; Edição: Gabinete de Comunicação e Imagem do Rotary em Portugal. Director: A. Soares Carneiro Design: Padrão Certo Paginação: O Progresso e Publicidade, Lda Redacção: Ana Lima e Valdemar Jorge Impressão: Diário do Minho Tiragem: 6000 exemplares Periodicidade: Bimestral Contactos: [email protected], Tels.: 239 823 145 / 239 834 348, Fax: 239 837 180. Depósito Legal: 290346/09 Publicação Periódica nº 125744.

Nota

Para que o Rotary em Acção passe a ser a voz de todos os rotários de Portugal, passam a ter à disposição o ende-reço electrónico [email protected], para onde podem enviar notícias dos clubes, eventos programados e todas as outras informações que desejarem. Este endereço passa a servir também para envio de conteúdos para a página oficial do Rotary em Portugal.

O direito

à retribuição do trabalho

A dignidade do ser humano é um bem absoluto. Daí que a todos tenha de ser reconhecido o direito a uma existência condigna, própria de um ser humano.

Vem isto a propósito do direito à retribuição do traba-lho, isto é, os trabalhadores têm direito a receber, como contrapartida do trabalho prestado, uma retribuição que lhes permita assegurar a sua dignidade pessoal e a da sua família.

Face a estes direitos temos muita dificuldade em aceitar que uma empresa ou uma Instituição possa ter salários em atraso. Sobretudo, não podemos aceitar que os ac-cionistas de uma dada empresa, que vivem confortavel-mente, com bons carros, casas cómodas, que almoçam e jantam em bons restaurantes, possam permitir que os trabalhadores das empresas que administram possam es-tar três, quatro ou cinco meses com salários em atraso. Pior do que isso: que os seus concidadãos suportem essa indignidade, esse atropelo à dignidade de qualquer ser humano que tem de pagar a sua casa, de se alimentar, de se deslocar, de pagar as despesas dos seus filhos, etc..

É verdade que sempre poderão afirmar que “a vida não é perfeita” e que as empresas, por vezes, passam por difi-culdades mas, das duas uma: se a situação é transitória os trabalhadores devem, prontamente, ser informados das dificuldades financeiras e os “patrões” devem partilhar, de forma evidente e real, as dificuldades; se a situação não tem solução à vista devem avisar-se os trabalhadores e pagar-se-lhes os salários vencidos até à data, comuni-cando que a partir daí não será possível assegurar a sua retribuição.

O que não pode acontecer – e infelizmente acontece – é ver-se este ou aquele administrador de uma empre-sa em dificuldades a adquirir, a título pessoal, uma nova viatura automóvel e a viver com algum luxo quando os seus trabalhadores vivem no abismo, sem dinheiro ou re-servas, para assegurar uma existência com o mínimo de dignidade.

A ética rotária não nos permite assistir a estas indignida-des e viver, confortavelmente, com elas. Se há um ser hu-mano com dificuldades, todos – em especial aqueles que, directa ou indirectamente, são responsáveis por aquelas – devem procurar minorar as mesmas e não tolerar com-portamentos que possam colocar em causa a dignidade de qualquer ser humano e muito menos daqueles que deram o seu esforço sem receberem, atempadamente, a sua retribuição.

Um País moderno, democrático, respeitador dos direitos do ser humano, não pode aceitar, mesmo num momen-to de crise, um tal estado de coisas e que empresários pouco conscientes vivam faustosamente quando os seus trabalhadores se debatem, dia após dia, pela sua sobrevi-vência e por manterem a sua dignidade de simples seres humanos.

Porto, Março de 2011

EDITORIAL

Actualmente, no Gana, rotários de 16 clubes locais estão a im-plementar um programa gigante para levar água limpa e sanea-mento a mais de 87 mil pessoas de 116 aldeias. Este é parte do US AID/Rotary International H2O Collaboration, para o qual A US AID contribui com um milhão de dólares, a Rotary Foundation 500

mil e os rotários de todo o mundo 500 mil. Por cada dólar entregue, a Rotary Foundation iguala com mais um e a US AID entrega mais dois dólares, transformando a sua doação de um dólar numa doação de quatro dólares.

O impacto é enorme: menos diar-reia, diminuição de morte infantil, melhor aproveitamento na escola.

Programa de abastecimento de água

Rotary Internacional apela a poio no Gana

Em cada edição o Rotary em Acção apresenta-lhe uma página oficial, blogue ou outro espaço na rede onde pode encontrar informação importante, consultar documentos, ficar a par de novidades do Rotary em Portugal e no estrangeiro, mas também ter acesso a bons projectos e a ideias eficazes.

Rotary na Rede

O Departamento de Admi-nistração do Plano Visão de Futuro da Rotary Foundation lembra que há vários recursos online onde os Clubes dos Dis-tritos piloto (de que é exemplo o Distrito 1970) podem aceder a várias informações importan-tes.

De acordo com os responsá-veis, a nova estrutura é simples, flexível e permite processamen-to on-line. Mais informações po-dem ser encontradas em www.

rotary.org/pt/futurevision.Mas há ainda muitos outros

recursos à disposição:- Seção do website do RI para

clubes (www.rotary.org/pt/fvclub)

e distritos (www.rotary.org/pt/fvdistrict)

- Boletim Plano Visão de Fu-turo

(www.rotary.org/pt/Mem-bers/RunningADistrict/Futu-reVisionPilotProgram/Pages/FutureVisionnewsletter.aspx),

enviado mensalmente por e-mail com novidades e exemplos de melhores práticas.

- Grupo do Plano Visão de Fu-turo no LinkedIn

(www.rotary.org/pt/Mem-bers/RunningADistrict/Future-VisionPilotProgram/Pages/Fu-tureVisionnewsletter.aspx), do qual qualquer clube de distrito piloto pode participar (é um óptimo meio de trocar ideias e encontrar parceiros para pro-jectos).

Plano Visão de Futuro: Toda a informação online

www.rotary.org/pt/futurevision

Page 3: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

3ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011 ACTUALIDADE

Biografias

Horácio de Britoem Acção

Horácio de Brito, rotário há mais de 20 anos, defende a amizade como um dos maio-res sentimentos do Homem. À defesa da amizade e do com-panheirismo associa-se uma carreira de 45 anos preenchida de trabalho e profissionalismo, o que faz do actual vogal do Conselho de Administração da FRP um dos rotários mais dedi-cados do seu Distrito.

Horácio de Brito tem 66 anos e nasceu em Lisboa. Actualmen-te está reformado, mas foi com apenas 14 anos que deu início a uma longa carreira na banca, que terminou com o cargo de director bancário. Pelo meio cumpriu ainda serviço militar na Guiné, onde permaneceu cerca de dois anos. É casado, tem dois filhos e duas netas.

A actividade social e a de-dicação aos outros sempre estiveram na sua vida, ten-do colaborado com várias instituições, nomeadamente a Liga dos Bombeiros Portu-gueses e os Bombeiros de Cascais, onde foi presidente durante cerca de 10 anos, sendo actualmente vogal do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.

Horácio de Brito chegou ao Rotary no final dos anos 80, ao Clube Cascais-Estoril. Foi presi-dente em 93-94, mas desem-penhou várias outras funções no Clube, assim como muitas outras no Distrito. Destaca três: Governador Adjunto com o Governador Francisco Mendes Fernandes; Governador Assis-tente com o Governador Artur Almeida e Silva; e Team Leader do grupo IGE em 2004-2005

(ano do centenário, sendo Governador António Conde), numa deslocação ao Brasil com uma equipa composta por pro-fissionais que hoje pertencem todos ao movimento. “Foi uma experiência extraordinária também porque, para além de representarmos o Rotary, fo-mos representar o país. Toda a preparação da deslocação, a responsabilidade de repre-sentarmos o Distrito e o Rotary em Portugal, foi uma das ex-periências mais importantes e mais curiosas da minha vida”, lembra Horácio de Brito.

Não esquece ainda o ano em que foi presidente do Clu-be: “Acho que qualquer rotá-rio, depois de ser presidente do Clube, sofre uma transfor-mação. O lema daquele ano rotário ‘Acredite no que faz, faça aquilo em que acredita’ é daquelas frases que nos vão fi-cando na vida e que ainda hoje repito”.

Nos últimos anos, tem o que considera ser um privilé-gio em Rotary, a oportunidade de servir na Fundação Rotária Portuguesa. Apesar de, no Clu-be, ter estado sempre ligado à Fundação, esta experiência tem sido muito gratificante: “A FRP reúne as capacidades dos rotários portugueses num pro-jecto comum de proporcionar aos jovens melhores condições de vida. Reconheço que nem sempre a Fundação é aprecia-da como desejaríamos, mas é de facto um espelho do que é Rotary em Portugal e tem uma grande capacidade de presta-ção de serviços dentro das co-munidades”.

Rádio RenascençaRotários querem erradicar poliomielite até 2012

Rotary na Imprensa

RostosConvenção Internacional de 2013 debate em Setúbal

As BeirasRotary Club reconhece o mérito e a excelência dos alunos do secundário

Rádio Clube de LamegoInaugurada Universidade Sénior do Peso da Régua

Notícias da TrofaRotary da Trofa entregou verbas à LPCC

Gazeta das CaldasRotários caldenses promovem iniciativa de apoio ao Banco Alimentar

Região SulAssociação Esperança e Paz recebe apoio dos rotários de Almancil

ReconquistaRotary promove exposição de angariação de fundos

O MiranteRotary Clube homenageou o Profissional do Ano

Viseu MaisRotary de Resende presta homenagem a Albino Brito de Matos

Diário de NotíciasCatarina Furtado mima crianças carenciadas de Olivais

Portal D’AveiroPresidente da Confederação Empresarial de Portugal em jantar do Rotary

Por todo o país, a imprensa local, regional e nacional reconhece o trabalho dos rotários em prol da comunidade. O Rotary em Acção dá agora a conhecer algumas das principais actividades do Rotary que fizeram notícia na comunicação social.

Page 4: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

4 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011

No dia 23 de Fevereiro o movi-mento rotário comemorou o seu 106º aniversário. Seis anos depois do centenário, o Rotary Interna-cional preparou um evento glo-bal que assinalou o aniversário e marcou o apoio à campanha de erradicação da poliomielite, uma das principais missões do Rotary no mundo.

O Rotary Internacional e a Sa-nofi Pasteur, uma das principais fornecedoras da vacina anti-pólio, uniram-se em prol da causa para tocar o sino de encerramento em quatro bolsas de valores na Euro-pa: Lisboa, Amesterdão, Bruxelas e Paris.

O presidente do Rotary Interna-cional, Ray Klinginsmith, tocou o sino de encerramento do dia na Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Representantes das duas orga-nizações estiveram presentes nas sessões de abertura em Lisboa, Amesterdão, Bruxelas e Paris, marcando a primeira vez em que o sino foi tocado em prol da mes-ma causa nos cinco locais.

Ainda na semana de 23 de Fe-vereiro, Rotary Clubs e Distritos rotários iluminaram ícones ar-quitectónicos do mundo inteiro, incluindo a Bolsa de Valores de Nova Iorque, com a mensagem “End Polio Now”, para divulgar a promessa do Rotary de acabar com a doença de uma vez por todas. A cantora Angélique Kid-jo, participante da campanha de consciencialização “Falta Só Isto”, esteve presente no evento.

Alguns dos locais escolhidos incluem a Fontana di Trevi em Roma, o edifício do Parlamento

em Haia, o estádio de futebol na Cidade do Cabo, um portão no Festival da Lanterna em Taiwan, o Castelo de Kanazawa no Ja-pão, o Planetário em Seul, o glo-bo do Mall of Asia nas Filipinas e a Mesquita em Haiderabade, Índia.

Os rotários da Grã-Bretanha e Irlanda venderam e plantaram 4,6 milhões de flores de açafrão em Outubro para que floresces-sem no período do aniversário do Rotary. O Rotary Club de Hitchin Tilehouse, Inglaterra, foi registado no Guinness como tendo o maior número de pessoas (636) a plan-tar flores em simultâneo.

106 anos de história

O Rotary começou como uma ideia há 106 anos atrás. Hoje é uma entidade que conta com mais de 1,2 milhões de rotários em mais de 200 países e áreas ge-ográficas.

O primeiro clube de prestação de serviços do mundo, o Rotary Club de Chicago, foi formado em 23 de Fevereiro de 1905 por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir num grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas da sua juventude.

À medida que a organização crescia, a sua missão expandiu-se além dos interesses profissionais e sociais de seus integrantes. Os rotários começaram a angariar re-cursos e a utilizar as suas habilida-des em benefício de comunidades necessitadas. O ideal da entidade está reflectido no seu lema, Dar

de Si Antes de Pensar em Si.Em 1945, 49 rotários serviram

em 29 delegações na conferência de fundação da ONU.

O Rotary ainda participa activa-mente das conferências da ONU, enviando observadores aos prin-cipais encontros e incluindo nas suas publicações tópicos em des-taque nas Nações Unidas.

Com a proximidade do sé-culo XXI, o Rotary dedicou-se a atender às necessidades de uma sociedade em constante mudança, expandindo os seus serviços de modo a destacar tó-picos de alta importância como a degradação do meio am-biente, analfabetismo, fome e crianças em situação de risco.

Programa Pólio Plus

A actuação do Rotary na luta contra a poliomielite teve início em 1979, quando a organização se comprometeu a adquirir e dis-tribuir doses de vacina para imu-nizar seis milhões de crianças nas Filipinas. Este foi o primeiro pro-jecto levado a cabo pelos rotários neste campo, e serviu para testar as suas capacidades de prestar serviços de grande amplitude na área da saúde pública. O sucesso alcançado possibilitou o planea-mento de um Programa mais am-bicioso do Rotary: Imunizar todas as crianças do mundo contra a poliomielite.

Após anos de árduo trabalho,

a erradicação está cada vez mais próxima. Falta um último esforço para acabar com ela de uma vez por todas. Só assim Rotary conse-guirá arrecadar US$ 200 milhões para equiparar parte dos US$ 355 milhões da doação da Fundação Bill e Melinda Gates. O total de US$ 555 milhões, será totalmente aplicado em campanhas de imu-nização nos países onde a pólio ainda se faz sentir e que são: Afe-ganistão, Índia, Nigéria e Paquis-tão. Enquanto a pólio continuar a ser uma ameaça para uma única criança, todas estarão em risco. O custo total das doses de vacina necessárias à imunização de uma criança é apenas de sessenta cen-tavos de dólar.

DESTAQUE

Rotary comemorou o seu 106º aniversário no dia 23 de Fevereiro

Sino rotário tocou nas bolsas de valores da Europa e de Nova Iorque

O Presidente Indicado de RI Sakuji Tanaka para o ano 2012-2013 este-ve em Lisboa entre os dias 9 e 13 de Março para conhecer a cidade que vai receber a Convenção Mundial de 2013, bem como os membros da Comissão Lo-cal da Convenção. O Presidente fez-se acompanhar do seu Aide e Past Direc-tor e Trustee T.D. Griley, e dois outros membros do staff de RI: L.J. Williams e Eiko Terao.

Durante a sua estadia, no dia 10 de Março assistiu à apresentação do tra-

balho da Comissão Local e foi recebido pelo embaixador do Japão na sua resi-dência. No dia 11 reuniu com o Presi-dente do Turismo de Portugal e com o Presidente da Câmara e visitou a FIL e o Atlântico. No dia 12 esteve presente no almoço de convívio com cerca de 120 Rotários Portugueses.

Já regressado ao Japão enviou uma mensagem onde se pode ler: “Muito agradeço a vossa calorosa recepção e estou certo que juntos teremos uma ex-celente Convenção em 2013”.

Convenção Mundial de 2013

Presidente indicado de Rotary Internacional esteve em Portugal

Page 5: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

5ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011 DESTAQUE

Nos dias 3, 4 e 5 de Junho a Covilhã recebe a XXVIII Conferência do Distri-to 1960, que terá como representante do Presidente de Rotary Internacional Gianni Jandolo, do Rotary na Itália. No primeiro dia da Conferência o Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício vai proporcionar uma palestra subordinada ao tema “Paz e Compreensão”. É de destacar a presença de Jorge Sampaio, que, no segundo dia, estará na Covilhã para falar sobre compreensão mundial.

Antes de ser plantada a Árvore da Amizade vão ainda ser debatidos temas como a Rotary Foundation, “Solidarie-dade e Rotary como sustentáculos de fraternidade e compreensão mundial” e “Cultura e Rotary no desenvolvimento da fraternidade e compreensão mun-dial”.

Armindo Carolino defende que “facil-mente se compreende a escolhe deste tema, pelo momento que vivemos a ní-

vel global, desde crises financeiras a cri-ses políticas, pelo que se passa no Mé-dio Oriente, Norte de África, Japão. Pelo menos durante três dias temos oportu-nidade de reflectir sobre a fraternidade e compreensão mundial”. O Governa-dor apela à participação de todos e lem-bra a Feira de Projectos: “Gostaríamos que a conferência fosse a festa final da nossa Governadoria. É o culminar de um ano de trabalho, de um ano de projec-tos e realizações, de um ano de alegria, e espero contar com delegados dos 86 clubes e assistentes do Distrito. Apelo a todos os clubes para a participação na Feira de Projectos. Levem à Covilhã a informação do que o Clube fez neste ano rotário. Tem dois objectivos: primei-ro, demonstrar que no Distrito 1970 os rotários trabalham e fortalecem as suas comunidades; segundo, mostrar infor-mação que incentive à realização de projectos”.

Em Maio e Junho realizam-se as anuais Conferências dos Distritos 1960 e 1970 em Portugal. Palco de importantes de-bates sobre os principais temas da actualidade, as conferências de 2011 não vão ser excepção, tendo ambas programas recheados de convidados experientes e de temas relevantes e actuais.

Nos dias 6, 7 e 8 de Maio Alcobaça recebe a 65ª Conferência do Distrito 1960, que terá como representante do Presidente de Rotary Internacional Antó-nio Halage, do Rotary no Brasil. Os três dias vão ser preenchidos por temas que dizem respeito ao desenvolvimento do Rotary e ao que pode o movimento re-presentar no desenvolvimento da paz e compreensão mundial. No primeiro dia Rui Rasquilho apresenta a cidade que acolhe a conferência com a palestra “Alcobaça, uma História do Mosteiro”. Destaque ainda para as intervenções de Marcelo Rebelo de Sousa (educação), António Arnault (saúde e cidadania) e de António Vitorino (a Europa no Mun-do).

Joaquim Esperança, Governador do

Distrito, acredita estar “ao alcance de todos nós, enquanto pessoas, que ‘De-senvolver Comunidades pela Paz e Com-preensão Mundial’, será o mais belo exemplo que podemos dar ao mundo, se todos em comunhão de ideias, parti-ciparmos para que isso aconteça”.

Mas deixa ainda algumas questões para que cada um pense no tema da conferência: “Já alguma vez pensou o que seria este mundo incrível em que vivemos, se nele existisse Paz e Com-preensão entre homens e mulheres de boa vontade, para servir a humanida-de, ou seja, todos os que carecem da nossa ajuda? Não seria viver num mun-do melhor? Não seria um verdadeiro paraíso? No meu entendimento, acho que sim”.

Com a presença de Jorge Sampaio, Marcelo Rebelo de Sousa, António Vitorino e António Arnault

Conferências Distritais debatem a paz e a compreensão mundial

Distrito 1960

Marcelo Rebelo de Sousa participa na Conferência em Alcobaça

Distrito 1970

Jorge Sampaio confirmou presença na Covilhã

Page 6: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

6 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011DESTAQUE

O Rotary homenageia em Abril sete pro-fissionais portugueses, de diferentes áreas de actividade, numa gala que se realiza no dia 2 de Abril, às 21h00, no Auditório Se-nhora da Boa Nova, em S. João do Estoril, Cascais.

Os prémios distribuem-se por diferentes áreas: António Barreto, Presidente da FFMS, recebe o prémio Rotary da Paz; Ana Louren-ço, da SIC Notícias, recebe o Prémio Rotary Comunicação Social; Eugénio da Fonseca, Presidente da Caritas Portuguesa, recebe o

prémio Rotary Solidariedade Social; Francisco Pinto Balsemão, Presidente do Grupo Impre-sa/SIC, recebe o prémio Rotary Empresário; José Tribolet, Presidente do INESC, recebe o prémio Rotary Carreira Profissional; e Rodrigo Martins, da Universidade Nova de Lisboa, re-

cebe o prémio Rotary Ciência e Tecnologia.A equipa dos Serviços Profissionais res-

ponsável pela Gala dos Prémios Rotary tem sido dirigida por Sebastião Pires do Rotary Club de Amadora e Domingos Rosário do Rotary Club Lisboa Olivais.

7 personalidades portuguesas homenageadas

Prémios Rotary distinguem Pinto Balsemão e António Barreto

Ana Lourenço - Prémio Rotary Comunicação Social- Edição da Noite - SIC NotíciasAna Lourenço fez o percurso das

rádios piratas antes de chegar à TSF. Seguiu-se a TVI, em tempos de muitas dificuldades e pouca audiência, depois a SIC Notícias, com outros meios e ou-tra forma de estar no jornalismo. Passou para a frente das câmaras e marcou a diferença pela serenidade. Voz calma, imagem sóbria, o sorriso certo. A Casa da Imprensa distinguiu-a como melhor apresentadora de televisão, prémio que compartilha com João Adelino Faria.

Eugénio da Fonseca - Prémio Rotary Solidariedade Social- Presidente da Caritas PortuguesaEugénio da Fonseca, Presidente da

Cáritas Portuguesa, foi condecorado em 2007, pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com a Ordem de Mérito Civil. Eugénio Fonseca foi recon-duzido nas funções de Presidente da Di-recção da Caritas Portuguesa.

O professor de Educação Moral e Reli-giosa Católica, que é também dirigente da CNIS, nasceu em Setúbal.

Francisco Pinto Balsemão - Prémio Rotary Empresário- Presidente do Grupo Impresa/SICLicenciado em Direito pela Faculdade

de Direito da Universidade de Lisboa, foi jornalista e dirigente político activo, até se dedicar à vida empresarial. É presidente e chief executive officer da holding Impresa e presidente do Conselho de Administra-ção da SIC, a primeira estação de televi-são privada em Portugal.

Após o 25 de Abril de 1974 seria um dos principais fundadores do Partido Po-pular Democrático, actual PSD. Após a morte de Francisco Sá Carneiro veio a ocupar o cargo de primeiro-ministro do VII Governo Constitucional (1981) e do VIII Governo Constitucional.

José Tribolet - Prémio Rotary Carreira Profissional-Presidente do INESCJosé Manuel Nunes Salvador Tribolet

é um professor catedrático do Departa-mento de Engenharia Informática (DEI) do IST. Actualmente, José Tribolet é o presidente da comissão executiva e do conselho de directores do INESC.

Rodrigo Martins - Prémio Rotary Ciência e Tecnologia-UNL-FCT-Departamento de Ciências

dos MateriaisReconhecido profissional da área das

ciências, tem desenvolvido projectores inovadores que levam a ciência portu-guesa além-fronteiras.

Paula Rego - Prémio Rotary Arte-Pintora. Casa das Histórias Paula RegoPaula Rego iniciou seus estudos no Co-

légio Integrado Monte Maior, em Carca-velos, seguindo para a St. Julian’s School, onde os professores cedo lhe reconhece-ram o talento para a pintura. Partiu para Londres, onde estudou na Slade School of Fine Art, até 1956.

Das distinções que recebeu, salienta o Prémio Celpa/Vieira da Silva de Consagra-ção e o Grande Prémio Soquil. Em Junho de 2010 recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau Dama Oficial, pela sua contribuição para as artes. A par de Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego é a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional, es-tando colocada entre os quatro maiores pintores vivos em Inglaterra.

PRÉMIOS ROTARY

Antonio Barreto - Prémio Rotary da Paz-Presidente da FFMS Cientista social e cronista português.

Estudou Direito na Universidade de Coimbra até 1963, ano da sua partida para a Suíça. Acabou por se licenciar em Sociologia, na Universidade de Genebra, em 1968. Foi assistente daquela Uni-versidade, até 1970, onde voltaria para se doutorar, em 1985. Foi professor de Sociologia nas Faculdades de Ciências Sociais e Humanas e de Direito da Uni-versidade Nova de Lisboa, tendo feito parte da Comissão Instaladora desta úl-tima. Foi também membro do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística. Em 2009 assumiu a presi-dência do Conselho de Administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde criou o portal de informação esta-tística Pordata.

Recebeu o Prémio Montaigne, atribuí-do pela Fundação Alfred Toepfer e pela Universidade de Tübingen, em 2004, e foi eleito membro Academia das Ciên-cias de Lisboa, em 2008.

Page 7: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

7ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011 ENTREVISTA

No mês de Março celebrou-se a Semana Mundial do Rotaract, evento que celebra a fundação do

primeiro Rotaract Club nos EUA em 1968. O Rotary em Acção foi ouvir os dois representantes Dis-

tritais dos jovens rotários, David Barata (D1960) e Sofi a Estebainha (D1970), para perceber como está

o movimento rotarac� sta em Por-tugal e quais as principais ac� vida-des desenvolvidas.

Entrevistas aos representantes distritais 2010-2011

SEMANA MUNDIAL DO ROTARACT

Qual a importância e como assina-lou no Distrito a Semana Mundial do Rotaract?

O distrito tem assinalado visivelmente imensas iniciativas no sentido de fazer jus-tiça aos seus compromissos de serviço à co-munidade, desenvolvimento de liderança e companheirismo. Não foi feita nenhuma proposta da Representadoria aos clubes neste sentido. No entanto, os clubes na sua autonomia desenvolveram actividades, como poderá ser verificado pelas iniciativas descritas em www.rotaract1960.org.

Como se encontra o Rotaract no Dis-

trito?O Rotaract encontra-se num processo

de re-identificação. com clubes que não conseguiram renovar o seu quadro social e têm de fechar, como aconteceu em al-guns casos. Os clubes que estão em me-lhor forma, crescem a cada dia, com mais membros e mais audazes actividades. Nes-te momento temos mais de 148 rotaractis-tas, em 14 clubes efectivos e 2 em forma-ção. Do Interact existem 20 membros em 3 clubes.

Que actividades destaca deste ano rotário no Rotaract?

Rotaract Portugal Trip 2010 - Esta

viagem tornou-nos mais internacionais, mais disponíveis para compreender ou-tras culturas e para considerar que a ami-zade e generosidade são valores comuns a todos os povos e culturas. Os sorrisos e o diálogo são o reflexo de que para a paz é apenas necessário ter a humil-dade de querer visitar e absorver com o coração o modo de vida daqueles que partilham outros lugares, outros ritmos, outros aromas.

Jantar Paul Harris - O grande fim deste evento sempre foi apoiar o programa Po-lio Plus de Rotary Internacional - lutando pela Erradicação da Polio - e neste campo o evento foi muito bem sucedido. Com o apoio de todos os nossos convidados e através dos seus donativos, o valor somado duplicou o conseguido no ano passado – 6.000USD, que servirão para vacinar cerca de 10.000 crianças.

Seminário “Intercâmbio Internacional de Jovens e Novas Gerações” - Este even-to de formação dos quadros do Rotaract juntou várias gerações (Interact, Rotaract e Rotary) tendo o mérito de contribuir para o aumento da coesão intergeracio-nal no Distrito 1960, e ser anfitrião de vários convidados para ouvir acerca dos programas de Rotary Internacional para os jovens.

Sofia Estebainha, Distrito 1970

“Os Clubes de Rotaract desenvolvem actividades pioneiras”

David Barata, Distrito 1960

“O Distrito tem assinalado imensas iniciativas”

Qual a importância e como assinalou no Distrito a Semana Mundial do Ro-taract?

Sendo o Rotaract um programa de Rota-ry e formado por jovens activos, dinâmicos, capazes e com verdadeiro espírito empre-endedor, sem duvida que esta Semana Mundial de Rotaract assume um papel de extrema importância.

Ao longo dessa semana e mesmo duran-te os restantes dias do mês de Março os Clubes de Rotaract desenvolvem activida-des/projecto pioneiros com intuito de se darem conhecer junto da comunidade em que estão inseridos.

É de destacar algumas dessas activida-des/projectos tais como: palestras, recolha de alimentos, entrega de cabazes e feiras de saúde.

Como se encontra o Rotaract no Dis-trito?

O distrito 1970 conta com 24 Clubs de Rotaract e um Club em formação. É de enaltecer o excelente trabalho desenvolvi-do pelos clubes ao longo deste ano Rotá-rio, mostrando assim que somos um mo-vimento de jovens dotados de dinamismo e capazes de levar a nossa missão até ao

fim - Fortalecer Comunidades, Unir Conti-nentes.

Este distrito é dotado de clubes unidos com grande espírito de companheirismo e com grande sentido de responsabilidade em cada missão que lhes é proposta.

Que actividades destaca deste ano rotário no Rotaract?

São inúmeras as actividades desenvolvi-das ao longo deste ano rotário pelos clubes de Rotaract, mas destacam-se as seguintes actividades:

- Fornecimento de equipamentos (mate-rial didáctico e escolar) para uma Biblioteca de um conjunto habitacional carenciado;

- Recolha de Alimentos durante a época natalícia e mesmo durante todo o ano ci-vil;

- Entrega de cabazes durante a época na-talícia e mesmo durante o ano civil;

- Recolha de Vestuário e de Brinquedos;

- Entrega de cadeiras de Rodas eléctricas e não eléctricas;

- Entrega moto eléctrica;- Realização de feiras da Saúde onde se

realizam diversos rastreios totalmente gra-tuitos à comunidade participante.

Page 8: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

8 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011FRP

A Fundação Rotária Portuguesa (FRP) co-memora o 52.º Aniversário no dia 16 de Abril, na Batalha, ocasião que serve ainda de pretexto para a realização da primeira As-sembleia de Representantes de 2011.

O encontro, que terá lugar no Hotel Villa Batalha, começa às 14h00, com a sessão de abertura, onde está prevista a intervenção do presidente do Conselho de Administra-ção, Frederico Nascimento, bem como dos Governadores dos Distritos 1960 e 1970, res-pectivamente Joaquim Esperança e Armindo Carolino.

Segue-se a tradicional entrega do Prémio dos Fundadores a 10 alunos, seleccionados por ou-

tros tantos clubes que foram sorteados no ano passado. Serão ainda entregues dois prémios escolares – Casal Melich e Teixeira Lopes – aos melhores bolseiros da FRP, um de cada distrito rotário (D1960 e D1970).

A Assembleia de Representantes, que co-meça às 16h00, tem como principais pontos da ordem de trabalhos a leitura, discussão e votação da Acta da sessão anterior; apresen-tação, discussão e votação do Relatório do Conselho de Administração, das Contas e do Relatório e Parecer da Comissão Revisora de Contas, relativos ao Exercício de 2010; ratifi-cação da nomeação de Maria Teresa Pereira Rosa Mayer para o exercício do cargo de Ad-

ministradora da FRP em substituição de Luís Carlos Araújo Delgado e eleição dos órgãos sociais para o ano rotário de 2011/2012.

Haverá ainda lugar a um espaço para de-bate de assuntos que a Assembleia queira colocar a discussão.

Os 12 estudantes premiadosO prémio dos Fundadores este ano é entre-

gue a 10 alunos sugeridos por outros tantos clubes sorteados em Abril de 2010, aquando da comemoração do 51.º Aniversário da FRP. Foram sorteados os clubes RC Carnaxide, RC Porto Portucale, RC Caldas da Rainha, RC Fá-tima, RC Albufeira, RC Porto de Mós, RC Por-

timão, RC Porto-Foz, RC Guimarães e RC Cas-telo Branco. Os prémios serão entregues aos estudantes Sara de Athouguia Filipe, Fabio Alves Ramunni, David José de Almeida Mou-rato, Ana Rute dos Santos Pereira, Andreia Sofia Silva Rodrigues, André Filipe dos Santos Jorge, Lilia Sofia Duarte de Almeida, Carolina Macedo dos Santos, Sandro Emmanuel Sal-gado Pinto e Inês Isabel Ventura Lucas.

Os prémios escolares Casal Melich e Teixeira Lopes que distiguem os dois melhores bolsei-ros da FRP – um de cada distrito rotário – são sugeridos pelo RC Ovar, para Paula Cristina Dias Ferradaz e pelo RC Machico Santa Cruz, para Sofia José Nunes Nóbrega.

Assembleia de Representantes e entrega do Prémio dos Fundadores

Fundação Rotária Portuguesa festeja 52.º Aniversário na Batalha

O Rotary Clube de Ermesinde é um dos clubes que integra a lista de 51 projectos apresentados a apreciação da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) em Setembro de 2010 e Fevereiro de 2011, no âmbito do novo regulamento de candidatura de apoio a projectos instituídos pela Fundação.

Do lote de projectos, alguns já concluídos ou em fase de conclusão, destacamos este mês o exemplo de empreendedorismo do RC Ermesinde que em Setembro de 2010 candidatou um projecto que visa a com-participação do custo de medicamentos a cidadãos debilitados e carenciados.

Após auscultar as instituições locais para aferir de que modo o clube poderia ajudar a comunidade surge a indicação da neces-sidade de ajudar famílias débeis economi-camente na aquisição de medicamentos. O clube candidatou o projecto que, como nos referiu José Puig, presidente do clube, decorrerá «durante todo o ano em curso» e tem por objectivo «a comparticipação do custo de medicamentos imprescindíveis a cidadãos mais debilitados e carenciados. Abrange habitantes das freguesias de Erme-sinde e Alfena, doentes e sem possibilidades económicas para o pagamento da parte não comparticipada pela Segurança Social do preço dos medicamentos de que carecem».

O projecto está no terreno há muito pou-co tempo «uma vez que tivemos de arti-cular os necessários procedimentos com as farmácias, com as instituições particulares de solidariedade social das freguesias de Ermesinde e Alfena e com os serviços de atendimento integrado das referidas fre-guesias», sustenta José Puig para acres-centar que «aprovado o respectivo regu-lamento, divulgados os formulários e as formas de comunicação entre as entidades envolvidas, definidas as funções de cada interveniente, o projecto entrou na fase de execução, sendo o seu balanço muito positivo, uma vez que vem cumprindo de forma irrepreensível os objectivos defini-dos, auxiliando um número já considerável de concidadãos».

Projecto anual orçamentado em 15 mil euros

Para concretizar esta acção o RC Erme-sinde rodeou-se de um conjunto de par-ceiros. O projecto com carácter anual foi orçamentado em 15 mil euros, com uma comparticipação da Fundação Rotária Por-tuguesa de 2.500 euros e fundos próprios do clube na ordem dos 1.500 euros. Pelo que «sem uma forte adesão dos cidadãos e empresas das duas freguesias o projec-to jamais poderia ser executado», explica José Puig que acrescenta «muitos têm de-monstrado, em boa verdade, que é nas crises mais duras que se vê a verdadeira dimensão dos Homens e que a palavra so-lidariedade tem mais sentido». Abraçaram também o projecto as «IPSS de Ermesinde e Alfena, que conhecem, como ninguém, as mais graves situações humanas e so-ciais, responsáveis pela primeira triagem dos casos que nos são apresentados». En-volveram-se ainda nesta iniciativa o «de-partamento de acção social da Câmara Municipal de Valongo, que desde o início nos auxiliou e demonstrou elevada sensibi-lidade relativamente às nossas propostas» e ainda serviços locais de atendimento in-tegrado, de coordenação que ajudaram «na selecção das candidaturas que nos são apresentadas».

Diminuição das comparticipaçõesda Segurança Social motivou projecto

«O motivo fundamental que determinou o RC Ermesinde à opção pelo projecto em referência resultou da diminuição das com-participações da Segurança Social na aqui-sição de diversos medicamentos, anunciada em meados de 2010», explica o presidente do clube.

A partir dessa altura percebeu-se que aquela medida, conjugada com crise só-cio-económica que se anunciava levaria a que muitos cidadãos «mormente os idosos

e, ou, vítimas de doenças crónicas, vissem fechar-se as portas duma vivência com os padrões mínimos de dignidade humana».

José Puig enfatiza ainda que o «agrava-mento da anunciada crise, nomeadamen-te face ao crescimento do desemprego para números alarmantes e à significativa redução das prestações sociais, confir-mou todos os receios, sendo notório um aumento do recurso ao nosso projecto e a urgência e gravidade de alguns casos, exigindo uma actuação imediata sob pena de graves danos na saúde de muitos seres humanos».

Actuação da Fundação representou um exemplo e um estímulo

Com a implementação deste projecto que ajuda famílias carenciadas a poderem adqui-rir medicamentos o RC Ermesinde considera que «se limitou a exercer as suas responsa-bilidades sociais, cumprindo um dos objec-tivos que apresentara para o presente ano rotário».

«Não podemos deixar de registar a exemplar compreensão que encontramos na Fundação Rotária Portuguesa, que com prontidão e sem excessivas e paralisantes burocracias nos apoiou com o subsídio so-

licitado. A actuação da Fundação represen-tou para o RC Ermesinde um exemplo e um estímulo que não desmereceremos.

Constitui nossa expectativa acudir a gra-ves carências de centenas de residentes nas freguesias de Ermesinde e Alfena que vivem no limiar da dignidade humana».

Projecto de candidatura prolonga-se durante 2011

Empreendedorismo do Clube de Ermesinde ajuda famílias carenciadas

Projectos apresentados em Fevereiro 2011

Total de projectos recepcionados: 28Ênfase Fome-Pobreza: 7Ênfase Alfabetização-Educação: 8Ênfase Promoção da Saúde: 13Clubes rotários envolvidos: 25Clubes com mais do que 1 projecto: 3Total dos apoios: 39.248,43 euros

Projectos apresentados em Setembro 2010

Total de projectos recepcionados: 23Ênfase Fome-Pobreza: 7Ênfase Alfabetização-Educação: 7Ênfase Promoção da Saúde: 9Clubes rotários envolvidos: 20Clubes com mais do que 1 projecto: 3Total dos apoios: 35.835,42

Page 9: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

9ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011

António Manuel Tostão Viana e Manuel Poças são, respectivamente, os presiden-tes do Rotary Club Seixal e o Rotary Club Valongo no ano rotário de 2010/2011. O Rotary em Acção dá continuidade às entre-vistas com os clubes e ouviu os dois rotários a propósito da relação que os clubes têm com a Fundação Rotária Portuguesa (FRP). Mas a conversa permitiu também auscultar a opinião sobre o trabalho desenvolvido pela fundação e a implementação do novo Regulamento para Candidatura a Projectos de Apoio da FRP.

António Manuel Viana: acções desenvolvidas têm cumprido os objectivos

O presidente do RC Seixal sobre o rela-cionamento que o clube tem tido ao longo dos anos com a FRP revela que ultimamen-te o clube «não tem recorrido à FRP, ape-nas tem honrado os seus compromissos e participado nas assembleias. Os projectos que o clube tem realizado têm sido concre-tizados com apoios locais».

Sobre o trabalho que a FRP tem desen-volvido António Manuel Viana frisa: «o RC Seixal tem acompanhado e analisado o tra-balho desenvolvido pela Fundação nas nos-sas reuniões semanais. Consideramos que as acções desenvolvidas têm tido êxito de acordo com os objectivos propostos».

Acrescenta ainda que está «claro que a Fundação é um organismo muito importan-te para a actividade dos Clubes. Mas deve-ria estar mais presente no nosso dia-a-dia, através de iniciativas nacionais e activas jun-tos dos clubes, para que não fique a ideia que a Fundação apenas serve para receber e gerir as nossas comparticipações».

Quanto à possibilidade do RC Seixal apro-veitar as facilidades do novo Regulamento

para as Candidatura aos Projectos de Apoio da FRP, António Manuel Viana sublinha que clube «está a passar por um processo de transição, com entrada de novos membros, com o objectivo de o tornar mais numero-so, activo e dinâmico. Estão a decorrer duas ou três acções que nos ocupam bastante tempo, nomeadamente a acção semanal de recolha de alimentos junto de uma gran-de superfície, com o respectivo transporte e distribuição dos alimentos junto da popula-ção mais carenciada do nosso concelho». E acrescenta que «temos equacionado nas nossas reuniões semanais recorrer a algum apoio junto da FRP, para dar respostas a alguns apoios que nos têm sido solicitados na área educativa».

Manuel Poças: clube estuda hipótese de candidatar projecto na área da saúde

O RC Valongo no ano rotário de

2010/2011 tem como presidente Manuel Poças que sobre a relação do clube com a FRP sustenta: «o relacionamento com o clube é normal, sendo que em termos de

projectos não temos sido apoiados porque também não os apresentamos. Há alguns anos atrás a FRP apoiou com uma bolsa, um estudante proposto pelo clube, que mais tarde veio a fazer parte do movimento rotário, ingressando no Rotaract».

Sobre o trabalho que a Fundação tem de-senvolvido ao longo dos anos o clube cons-tata que «é muito importante em todas as suas vertentes, como sejam, na cultura, na educação, nos prémios que atribui nas vá-rias áreas culturais e, muito importante, nas bolsas que atribui».

Questionado sobre como pode a Funda-ção ser o instrumento de acção dos clubes rotários portugueses o presidente do RC Valongo afirma: «incentivando-os a apre-sentar projectos de apoio às suas comu-nidades e servindo-se do jornal Rotary em Acção para comunicar e divulgar as várias acções em que está presente».

Sobre o novo Regulamento para Candidatu-ra a Projectos de Apoio Manuel da Silva Poças afirma que o clube «está a pensar apresentar um projecto na área da saúde, embora já te-nha terminado o prazo. Estamos a estudar a viabilidade desse projecto».

FRP

O Conselho de Administração da Funda-ção Rotária Portuguesa (FRP) na sua última reunião aprovou a prorrogação do prazo de candidatura de trabalhos à III Bolsa In-ternacional de Poesia ou prosa 2011, um prémio que visa «divulgar e apoiar a criati-vidade e o empreendorismo intelectual dos jovens de Língua Portuguesa».

A data limite de inscrições foi dilatada até 30 de Abril. Os trabalhos a concurso podem ser enviados até 30 de Maio e a data limite da devolução dos trabalhos, por parte da FRP, passa a ser o dia 30 de Junho.

Esta iniciativa que se destina a jovens es-tudantes de Língua Oficial Portuguesa com idade compreendida entre os 18 e os 30 anos decorre com a colaboração do Rotary Clube de Lisboa-Centro e com o patrocínio

da Junta de Freguesia de São Jorge de Ar-roios.

Com tema livre, a III Bolsa Internacional de Poesia ou Prosa 2011, visa galardoar os melhores trabalhos originais de Poesia ou Prosa apresentados a concurso – cada can-didato poderá concorrer com o máximo de um original.

Os trabalhos concorrentes devem ter um mínimo de 1 e um máximo de 20 páginas, no formato A4, dactilografado a dois espa-ços, em letra “Times New Roman”, tama-nho 12, devendo os originais ser enviados, em quatro exemplares, agrafados ou pre-sos por qualquer outro meio similar, assi-nados com pseudónimo, e enviados um subscrito com a indicação da morada, para a sede da Fundação Rotária Portuguesa, até ao dia 30 de Maio.

A Fundação Rotária Portuguesa, classi-ficada como Instituição Particular de So-lidariedade Social, encontra-se habilitada a receber os donativos provenientes da consignação de 0,5% do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), relativa ao ano de 2010.

Nos últimos anos – 2006, 2007, 2008 e 2010 –, foram inscritos a favor da Funda-ção 81.941,09 euros, valor entregue pelo Ministério das Finanças e que é transforma-do em apoios a jovens estudantes caren-ciados.

Recorde-se que no exercício referente a 2010, e devido à iniciativa e divulgação dos rotários, o Ministério das Finanças ins-creveu a favor da FRP, 38.565,00 euros, o maior valor registado até hoje. Em 2006, o valor recebido foi de 17.589,00 euros;

2007, 10.583,73 euros e 2008, 15.203,36 euros.

Esta doação não apresenta qualquer en-cargo para o contribuinte que, através da sua declaração de rendimentos, pode dis-ponibilizar 0,5% do imposto já liquidado pelo Estado para ajudar a Fundação Rotária Portuguesa.

Desta forma, não é necessário pagar mais imposto ou reaver menos dinheiro, no caso de haver lugar à restituição do impos-to cobrado, mas sim deslocar uma pequena parte do montante já suportado pelo con-tribuinte para a Instituição. Para o efeito, é apenas necessário preencher o quadro 9 do Anexo H ao Modelo 3 do IRS e indicar os dados da Fundação Rotária Portuguesa.

Apoie esta ideia. Divulgue-a junto de ou-tros rotários, amigos e familiares.

O Seixal é uma cidade portuguesa per-tencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, com cerca de 31 100 habitan-tes. É sede de um município com 93,58 km² de área, subdividido em 6 freguesias. Tem 175 837 habitantes (2008), o que o torna num dos oito concelhos com mais habitantes de Portugal. O município é li-mitado a este pelo município do Barreiro, a sul por Sesimbra, a oeste por Almada (com quem mantém uma forte afinidade) e a norte pelo estuário do Tejo, através do qual tem ligação a Lisboa. O concelho do Seixal possui um grande braço do Tejo, com o sapal de Corroios a oeste e o rio Judeu a leste. RC Seixal: 8 rotários.

À conversa com os clubes rotários de Seixal e Valongo

“Fundação é importante para o funcionamento dos clubes”

Valongo é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, Região Norte e subregião do Grande Porto, com cerca de 19 693 habitantes. É sede de um pequeno município no que concerne ao território com 75,13 km² de área, mas um dos maiores do país no que diz respeito à população, com mais de 97 138 habitantes (2008), subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia. O concelho foi cria-do em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após ter sido trans-ferida a Câmara Municipal, que estava em Alfena (mais precisamente na Co-diceira – centro da vila alfenense). RC Valongo: 14 rotários.

Faça um donativo para o NIF: 501129801

Ajudar a obra social da Fundação Rotária Portuguesa através da consignação de 0,5% do IRS

III Bolsa Internacional de Poesia ou Prosa 2011

FRP alarga prazo de candidatura

Page 10: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

10 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011DISTRITO 1960

Almancil International Rotary Club

Associação Esperança e Paz recebe máquina de secar industrial

Palestra em Mafra

No 24 de Fevereiro o Rotary Club de Mafra organizou a palestra “Des-cobrindo a 3ª Idade”. A convite do Grupo 1, “Velhos são os Trapos”, da Área de Projecto do 12º ano, dos alunos da Escola Secundária da Portela (Loures), realizou-se uma aula extraordinária que contou com a participa-ção do convidado especial do Rotary Clube de Mafra, José da Palma.

“Sons do Vinho” em Lisboa

Os Clubes Rotários Lisboa-Centennarium e Lisboa-Centro organizaram em conjunto a iniciativa “Sons do Vinho”, numa associação entre o vi-nho e música. O evento foi um sucesso, reunindo a presença de 200 visitantes.

Rotaract entrega equipamento

O Rotaract Club de Castelo Branco, em conjunto com o Interact, re-alizou uma visita à Obra de Santa Zita, que se traduziu na entrega de equipamento para a casa a que o clube se comprometeu a apoiar no início do ano.

1º Concurso de Poesia

O Rotary Club de Palmela vai entregar os prémios resultantes do 1º Concurso de Poesia organizado pelo Clube. A entrega de prémios de-corre no próximo dia 2 de Abril, às 16h00, na Biblioteca Municipal de Palmela.

Debate em Rio Maior

O Rotary Club de Rio marcou presença no debate escolar “Dicas sobre os perigos da internet para Pais, Alunos e Professores”. O rotário Pedro Vinagre abriu a sessão expondo através de um vídeo o fenómeno da Internet.

Palestra sobre saúde em Alcobaça

O Rotary Clube de Alcobaça realizou uma palestra sobre o tema “Pre-venção das Doenças Cardio-Vasculares”, tendo como orador o cardiolo-gista Ernesto Carvalho.

Palestra em Lisboa-Belém

O Rotary Clube de Lisboa – Belém organizou, no dia 23 de Fevereiro, pelas 21h30, no Hotel Vila Galé – Ópera, uma palestra com o Embai-xador João Brito Câmara, sobre o tema: “ As Vertentes da Carreira Diplomática”.

Palestra em Oeiras

No dia 28 de Fevereiro, o Rotary Club de Oeiras realizou uma palestra subordinada ao tema “Trabalho Comunitário em Rede Social”. A pales-trante convidada foi Rosa Maria Araújo, que foi durante vários anos Directora da Segurança Social do Centro Distrital de Lisboa.

Violência doméstica em debate

O Rotary Clube de Lisboa–Belém organizou um Jantar com Palestra, no dia 16 de Março, pelas 20h30, no Hotel Vila Galé – Ópera, sendo pa-lestrante Maria Alberta Vilela Buriti da Silva, sobre o tema: “A Violência Domestica na Sociedade Portuguesa”.

Palestra “End Polio Now”

O Rotary Club Cascais-Estoril organizou uma palestra conduzida por Armando Barreira, Presidente da Sub Comissão Pólio Plus da Comissão Distrital da Rotary Foundation sobre “End Polio Now”, que teve lugar na Sede do Clube.

Jornadas de Saúde Cascais 2011

Nos dias 26 e 27 de Março, das 10h às 19h, o Rotary Club Cascais-Estoril, em conjunto com o Lions Club Cascais-Cidadela, relizou as habi-tuais Jornadas de Saúde Cascais 2011.

“Rotary – Arte – Solidariedade III”

O Rotary Club Cascais-Estoril, em parceria com o Rotary Club Parede-Carcavelos organizou, pelo 3º ano consecutivo, a Exposição de Pintura, Escultura, Fotografia e Desenho, “Rotary – Arte – Solidariedade III”. A receita da exposição destina-se ao Projecto End Polio Now.

O Rotary Clube do Entroncamen-to organizou, no mês de Março, uma Gala de Solidariedade com a finalidade de recolher fundos para apoiar famílias carenciadas dos concelhos de Entroncamento, Vila Nova da Barquinha e da Golegã através das estruturas locais da Ca-ritas Diocesana de Santarém.

A gala consistiu num jantar servido no Restaurante “O Chur-rascão” seguindo-se a actuação musical de um grupo de instru-mentos do Chorall Phydélyus – “Quarteto Pydéllyus” e do grupo musical “Os Gringos”, que deste modo se associam a esta acção de solidariedade.

Esta acção de solidariedade contou ainda com o apoio da Câmara Municipal do Entronca-mento, das Juntas de Freguesia de S. João Batista, e de Nossa Senhora de Fátima, dos jornais Entroncamento Online e Noti-cias do Entroncamento, e da La-ser –Site.

O Rotary Club de Abrantes re-cebeu e organizou, em conjunto com a Governadoria do Distrito 1960, o¬ Seminário Distrital da Rotary Foundation 2010-2011.

O evento contou com a pre-sença do Governador do Distrito 1960, Joaquim Esperança, bem como de cerca de 70 partici-pantes, oriundos dos diferentes Clubes do Distrito, que foram saudados pelo Presidente do RC

Abrantes, Fernando Jorge Albu-querque.

Na fase inicial dos trabalhos a Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, Celeste Simão, abor-dou na sua intervenção o tema das “ONG e a sua intervenção na Sociedade Civil”, e os rotários Luís Soares Rodrigues e António Mendes apresentaram respecti-vamente os Programas de Bolsas Educacionais e Paz Mundial.

Foram também oradores Ma-nuel Rodrigues, Gonçalves Pe-reira e Armando Barreira, este último dando ênfase ao Progra-ma “End Pólio Now”.

O rotário José Manuel Cor-deiro, na sua palestra, deu a conhecer o relacionamento entre as doações e orçamento disponível pelas Governadorias ao longo dos anos no Sistema Share.

O Almancil International Rota-ry Club (AIRC) adquiriu uma má-quina de secar roupa industrial e doou-a à Associação Esperança e Paz, que dirige um centro de comunidade pequeno, mas im-portante, em Loulé.

O centro, que é composto numa base voluntária, está aberto todos os dias das 9h00 às 18h00 e ajuda pessoas idosas que têm poucas ou nenhumas posses. Os funcionários prestam um serviço que inclui fisiotera-

pia, utilização de casa de banho e almoço cozinhado para aque-les que precisam, incluindo tam-bém pessoas desabrigadas.

O secador complementa a la-vandaria tornando possível não só fazer a lavagem no centro, mas também para secá-la lá.

O AIRC já apoiou esta Associa-ção com algumas roupas e sapa-tos recolhidos em conjunto com o Supermercado Apolónia. Para roupas novas ou outras doações entre em contacto com o AIRC.

“Dê um pouco de Luz a olhos sem Esperança” é uma iniciativa promo-vida pelo Rotary Club da Amadora, que visa a recolha de óculos usados, os quais serão posteriormente reci-clados e transformados em novos óculos que terão como destinatários utentes em situação de carência económica.

Esta acção enquadra-se na activi-dade do Rotary Club da Amadora no sentido de apoiar aqueles que mais precisam. Paralelamente a esta, têm outra actividade, “Dê uma

tampa à Indiferença”, que é basea-da na recolha de tampas de diver-sos recipientes - garrafas de água, iogurtes, detergentes, entre outros. Com estas recolhas de tampinhas, o Rotary estabelece parcerias para a aquisição de cadeiras de rodas, ou outras ajudas técnicas necessárias.

Estas são acções que estão incluí-das no Plano de Acção da Comissão Social de Freguesia de São Brás, para que todos os parceiros se envolvam nas referidas iniciativas e apoiem o Rotary nestas recolhas.

Recolha de óculos usados em Almada

“Dê um pouco de Luz a olhos sem Esperança”

Distrito 1960

Seminário Distrital de Rotary Foundation em Abrantes

Apoiar famílias carenciadas

Gala de Solidariedade no Entroncamento

Page 11: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

11ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011 DISTRITO 1960

Clube de Olhão

Palestra sobre Convenção Mundial de Lisboa

Donativo na linha de Cascais

No dia em que Rotary Internacional comemorou o seu 106º aniversá-rio, os clubes rotários da linha de Cascais decidiram comemorar com a entrega de um donativo à Associação ACACIA, subsidiando a manuten-ção de 5 professores em Moçambique num projecto de Alfabetização.

“A Escola Hoje” em Sesimbra

No dia 21 de Março o Rotary Club de Sesimbra organizou uma pales-tra subordinada ao tema “A Escola Hoje”. O evento decorreu no Hotel do Mar e teve como palestrante Carlos Mendes Costa, licenciado em Fí-sica e Química/Ramo Educacional, e com pós-graduação em Engenharia Física, ramo Física Nuclear Aplicada.

Aniversário Peniche

No dia 24 de Fevereiro o Rotary Club de Peniche comemorou o seu 32º Aniversário em jantar festivo. O evento serviu também para come-morar o Aniversário de Rotary Internacional, 106 anos depois da forma-ção do Rotary Clube de Chicago por Paul P. Harris, a 23 de Fevereiro de 1905. Esta efeméride e a temática da “Compreensão Mundial” serviram de base à palestra proferida pelo Governador Assistente Boaventura Nogueira.

Estagiários por um dia

A Representadoria de Rotaract do Distrito pretende fornecer aos alu-nos do ensino Secundário ou Superior uma lista de vagas para estágios por um dia, numa empresa do sector privado ou público, onde serão acompanhados por um(a) rotário(a) ou rotaractista do Distrito 1960. As empresas participantes nesta iniciativa serão escolhidas de acordo com a disponibilidade dos rotários que nelas trabalham ou participam.

“Portugal Positivo” em Rio Maior

Candidatou-se o Rotary Club de Rio Maior à organização de um Workshop intitulado “Portugal Positivo”, destinado aos Distritos de Lei-ria e Santarém. O evento decorreu no Anfiteatro do Centro de Estágios da cidade.

Homenagem em Alcobaça

O Rotary Club de Alcobaça reconheceu o mérito profissional a José Jacinto Fernandes, Professor, natural de Monte Penedo, freguesia de Penhascoso, concelho de Mação. No mesmo dia o Clube admitiu três novos companheiros.

No dia 19 de Fevereiro o Rota-ry Club de Olhão contou com a presença do Governador Indicado 2012/2013 Luis Miguel Duarte que proferiu uma palestra sobre a “Con-venção Mundial de Lisboa 2012/13 …Unidos no Ideal Rotário”.

Os cerca de 55 rotários que esti-veram presentes tiveram a oportu-nidade de constatar, através da pa-lestra proferida, todo o dinamismo, inovação e empenho de um grupo de trabalho que tem elaborado silenciosamente um planeamento rigoroso para a concretização da mais importante acção do Rotary em Portugal.

É de realçar o seu apelo à presen-ça e participação de todos os Rotá-

rios nesta Convenção: “Precisamos de todos e de cada um de vós na Convenção, precisamos que estejam connosco, que estejam com o Rota-

ry, que estejam com Portugal, por-que juntos, unidos no ideal rotário, vamos fazer da Convenção de Lisboa a melhor Convenção de sempre.

Durante o mês de Fevereiro, o Rotary Club de Ponta Delga-da enviou para a Guiné-Bissau medicamentos disponibilizados através de farmácias da comu-nidade local. O Clube promoveu ainda, no dia 23 de fevereiro, a comemoração dos 106 anos de ROTARY, tendo sido evocada a sua fundação em 1905, bem como os ideais e fundamentos que levaram Paul Harris e os seus companheiros a iniciarem este movimento. Seguiu-se a Palestra intitulada “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - Contibuto Económico e Revolução Social e Empresarial”, proferida por Paulo Moniz, Pre-sidente da Associação Empre-

sarial das Telecomunicações de Portugal.

O Rotary Club de Ponta Delga-da e o Lions Club de S.Miguel, numa iniciativa conjunta, levaram

a efeito no passado dia 25 de Fe-vereiro, no Coliseu Micaelense, o “Baile de Solidariedade” para an-gariação de fundos revertendo a favor de causas sociais.

Rotários e Lions juntos na angariação de fundos

Clube de Ponta Delgada enviou medicamentos para a Guiné

O Rotary Clube de Abrantes, no desenvolvimento do seu pro-grama de acção para o ano ro-tário 2010/2011, realizou, entre os dias 7 e 16 do mês de Feve-reiro, o rastreio visual e auditivo a todos os alunos do 1º ano do ensino básico em todas as Esco-las dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal.

Cientes das necessidades dos alunos, e atendendo às preocu-

pações manifestadas pelas Esco-las e pelos Professores, iniciaram este ano, em simultâneo com o rastreio à visão, o rastreio à au-dição. Na dupla acção realizada foram rastreados 426 alunos, o que representa bem a envol-vência e a abrangência da acção que, para além dos alunos di-rectamente abrangidos, envolve também as suas famílias e toda a comunidade escolar.

Clube observou mais de 400 alunos

Rastreio visual e auditivo em Abrantes

Distrito 1960RYLA Ibérico em Abril

Este ano o Distrito 1960 organiza o o RYLA Ibérico, com os Clubes do IN-ROT 6 (RC de Castelo Branco, RC de Évora, RC de Portalegre, RC de Mérida, RC de Cáceres e RC de Badajoz) que terá lugar de 16 a 21 de Abril de 2011.

Através do link: http://rylaiberico2011d1960.blogspot.com/ ou no site do Distrito 1960, podem aceder a toda a informação necessária, bem como aos contactos de todos os intervenientes.

O RYLA é a iniciativa de treino do Rotary para os jovens. O programa pode ser oferecido a indivíduos entre 14 e 30 anos, porém, este ano o Distrito sugere que as idades sejam entre os 18 e 25 anos de idade.

Nos dias 6 a 8 de Maio o Rotaract Club de Alcobaça recebe a Con-ferência Distrital de Interact e Rotaract. O primeiro dia é de recepção e actividade de diversão nocturna, mas a manhã de Sábado vai ser totalmente preenchida por sessões de trabalho no Your Hotel & Spa. A seguir ao almoço a tarde é recheada de actividades no Parque dos Monges. O Domingo será preenchido com actividade social, passeio pedonal e almoço no Hotel. Para mais informações pode consultar o site www.conferencia1960alcobaca.blogspot.com.

Page 12: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

12 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011DISTRITO 1970

Homenageado fez doação a alunos

Clube de Caminha homenageou profissional e alunos

Palestra em Guimarães

O Rotary Club de Guimarães debatei o tema “Sessentas – inicio de

uma nova vida profissional?”, lançado por João Monteiro que se pronti-

ficou a dar o seu testemunho sobre o que é ser recém-reformado.

Programas da FRP em Barcelos

No dia 15 de Março, no Restaurante Bagoeira, o Rotary Club de Bar-

celos organizou um debate sobre Programas da Fundação Rotária, con-

vidando para o efeito Diamantino Gomes, Vice-Presidente do Conselho

de Administração da FRP.

Palestra sobre o amor na Feira

O Rotary Clube da Feira organizou um jantar com palestra sobre o

tema “O Amor na Poesia”, proferida por Sérgio Azeredo. O evento teve

lugar na Sala Vip do Europarque, no dia 14 de Março.

Homenagem em Vale de Cambra

O Padre Joaquim Valente Martingo foi homenageado pelo Rotary

Club de Vale de Cambra por todo o trabalho que tem desenvolvido no

concelho nas mais variadas vertentes, tendo sido agraciado com o título

Paul Harris.

Entrega de disfibrilhadores

O Rotary Club de Guimarães cumpriu mais um passo significativo do

seu programa denominado DAE/Rotary Club de Guimarães com a ce-

dência gratuita de mais desfibriladores externos automáticos a institui-

ções de Guimarães e com a assinatura dos protocolos de cedência e

utilização dos DAE.

Palestra em Gaia

O professor catedrático Luís Valente de Oliveira foi convidado do Rota-

ry Club de Vila Nova de Gaia. Odocente da FEUP e ex-ministro aproveitou

o momento para divulgar o vasto programa de comemorações do cente-

nário da Universidade do Porto, que se celebra este ano.

Homenagem em Coimbra-Olivais

O ilusionista Luís de Matos recebeu em Coimbra o prémio “Profissional

do Ano”, com que foi distinguido pelo Rotary Clube de Coimbra/Olivais.

“A extraordinária carreira do mágico” não é, no entanto, a única razão

que explica a decisão daquele clube rotário, de acordo com o presidente

Agostinho Almeida Santos, que sublinha “as qualidades humanas e de

cidadão” do homenageado.

Realizou-se em Fevereiro o II Festival de Vinho do Porto, orga-nizado pelos dois clubes de Vila Nova de Gaia. O sucesso desta iniciativa, que reuniu centenas de rotários de vários clubes do Distrito 1970, fez com que Ví-tor Canelas (RC V. N. de Gaia) e Cancela Moura (RC Gaia Sul) pensassem neste como um pro-grama alternativo à Convenção de Rotary Internacional que se realiza em Lisboa em 2013. O vice-presidente da Câmara Mu-nicipal de Gaia, Marco António Costa, aceitou de imediato o desafio.

O evento decorreu nas caves Taylor’s e incluiu uma visita e uma prova de vinhos, tendo sido presidido pelo Governador do Distrito 1970, Armindo Carolino.

O professor e historiador Helder Pacheco proferiu uma palestra subordinada ao tema “O Porto, o Douro e o Vinho do Porto” no novo The Yeatman Hotel.

O II Festival de Vinho do Porto contou ainda com a exposição “Arqueologia e Modernidade no Douro”, da colecção do Mu-seu do Douro, e um almoço de confraternização no restaurante Três Séculos, do grupo Taylor’s.

Estiveram presentes no even-

to os clubes de Castelo de Pai-va, Cinfães, Gondomar, Lame-go, Mirandela, Penafiel, Porto, Porto-Antas, Porto-Douro, Por-to- Oeste, Porto Portucale NG, Régua, Resende, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real, entre outros. Presentes estiveram também o director do Museu do Douro, Marques Pinto, e o presidente do IPTM (Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos), Jo-aquim Gonçalves.

O Rotary Club de Caminha homenageaou os melhores alu-nos do final do ensino obriga-tório de Caminha e Vila Praia de Âncora no ano lectivo tran-sacto, e um profissional de des-taque.

Procedeu-se à entrega de um diploma alusivo, uma medalha do Club e o anúncio da aber-tura de uma conta no Banco Santander Totta às jovens Ana Luís Gonçalves Vasconcelos e Ana Daniela Rodrigues Araújo

pelo brilhante desempenho no ano lectivo transacto, em ma-téria de aproveitamento esco-lar. João Alves esclareceu as premiadas acerca do processo de abertura da referida conta bancária de modo a poderem movimentar a quantia deposi-tada pelo R.C. de Caminha e pelo próprio Banco, parceiro na atribuição do prémio.

A escolha do profissional a homenagear pelo Clube recaiu em José Carlos Afonso Vila

Chã, pelo seu percurso de vida, acção enquanto empresário lo-cal, colaborador e benemérito de várias associações e colecti-vidades.

A sua história de vida, con-juntamente com sua mulher Maria da Piedade, foi resumida pelo rotário João Paulo Afonso. Como forma de agradecimento e demonstrando o seu altruís-mo o homenageado anunciou um donativo para cada aluno igual ao que iriam receber.

Clube Gaia Sul e Clube de V. N. de Gaia

II Festival de Vinho do Porto reuniu centenas de rotários em Gaia

Os membros do Rotary Kids de Estarreja deram inicio à campanha de recolha de rou-pas, livros e brinquedos para serem posteriormente ofereci-dos às crianças e jovens com mais necessidades. Os pontos de recolha escolhidos foram as escolas básicas de todo o

Concelho, sendo que todas as freguesias, sem excepção, con-tribuíram de forma abnegada com muitas oferendas para os mais necessitados. Para esta campanha deram uma grande ajuda as rotárias da Casa da Amizade, os sócios do Clube e os pais dos Kids.

“Kids” de Estarreja

recolhem bens

Page 13: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

13ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011 DISTRITO 1970

Palestra em Viana

Artur Santos Silva falou da Economia de Portugal

No Auditório da Biblioteca Municipal de Viana, teve lugar no passado dia 25 de Feverei-ro, uma Conferencia com Artur Santos Silva, que dissertou so-bre “As condições para o De-senvolvimento Sustentado da Economia Portuguesa”.

O palestrante, graças aos seus dons oratórios, conseguiu cativar a atenção do público que enchia a sala. Referiu a necessidade de maior produtivi-dade, para encurtar o enorme défice comercial do país, e re-feriu-se ao actual momento po-

lítico de incerteza que se vive no país. Apontou caminhos e soluções, mas foi claro em afir-mar a necessidade que Portu-gal tem de mudar de rumo de forma a credibilizar-se perante os mercados, face ao insusten-tável peso dos encargos da divi-da externa.

Artur Santos Silva referiu o facto de se sentir honrado em colaborar com o Rotary de Via-na, presidido por Eduardo Tei-xeira, por quem tem admiração e amizade, e pela importância do movimento a nível mundial.

Foram muitos os vianenses que participaram no debate, ca-bendo a Rui Teixeira, Presiden-te da Escola Superior de Viana, a apresentação das conclusões desta conferência, e realçou o papel importante do Rotary na realizações destes “debates” de grande interesse para todos os vianenses.

Por fim o Presidente Eduardo Teixeira, agradeceu ao e a to-dos os presentes, com a certe-za de que ficaram mais ricos de sabedoria.

Noite de Fados em Braga

3 mil euros para a cegueira evitável

No Restaurante Palace Club em Braga teve lugar, no dia 5 de Março, a 6ª Grande Noite Rotária de Fado, organizada por José Ro-cha e Carminho, do Rotary Club

de Esposende. Estiveram presen-tes 230 rotários e convidados de 36 Clubes, incluindo o Clube es-panhol de Ferrol.

O produto do convívio reverte a

favor do Projecto Cegueira Evitá-vel e totaliza três mil euros, sendo 1.750 provenientes do Jantar e 1.250 da venda de senhas desti-nadas ao sorteio de prémios.

O Rotary Club Porto Oeste vai reactivar um projecto an-tigo, desta vez com consultas de saúde natural na freguesia de Ramalde. Este é um projec-to realizado em conjunto pelo Clube, o IPN e a paróquia de Ramalde. No ano 2000 este

projecto materializou-se com o apetrechamento de um consul-tório médico na Casa Paroquial de Ramalde.

Esta nova iniciativa visa dar consultas de Saúde Natural - Medicina chinesa, à população carenciada da cidade.

A Casa da Amizade do Clube de Viana do Castelo organizou no dia 19 de Março o jantar solidário “Dê um passo contra a violência”, aberto a toda a comunidade vianense.

Os lucros deste evento rever-tem para a Construção da Casa Abrigo das Vitimas de Violência Doméstica do GAF - Gabinete Social de Atendimento à Familia.

No Hotel onde decorreu o Jan-tar, encontravam-se expostas, para venda, diversas obras doa-das por Artistas de Arte Contem-porânea. O evento contou ainda com a palestra do Presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parla-mentar do Conselho da Europa, Mendes Bota.

Jantar solidário

“Um passo contra a violência” em Viana

Clube Porto Oeste

Consultas gratuitas em Ramalde

O SP-Team, um grupo de amantes de UMM’s de Barce-los, organiza eventos todo-o-terreno e tem como princípios o fascínio pela UMM, o gosto pelo todo-o-terreno e o pra-zer do convívio. Até então os seus eventos foram a nível na-cional, e com carácter lúdico. Acharam que podiam ir mais longe - Marrocos - um país mítico para o todo-o-terreno, mas um país com carências a vários níveis. “As crianças do sul de Marrocos vivem em extremas dificuldades e carên-cias”, relato de um elemento do SP-Team, que nas várias ex-pedições em que já participou a este país, foi várias vezes confrontado com inúmeras di-ficuldades que as crianças do sul de Marrocos têm, princi-palmente na aquisição de ma-

terial escolar. Assim surgiu a ideia da “Expedição Humanitá-ria a Marrocos de UMM”, que se realizará de 1 a 12 de Abril de 2011, com uma caravana de 6 UMM´s que irão sair de Barcelos e percorrer cerca de 5.000 Kms (entre Portugal e Marrocos) com o objectivo de fazer sorrir estas crianças. É na ajuda às crianças que se irá fo-car a missão – contribuir com ajudas à escola da aldeia de M Hamid el Guizlane. Preten-dem levar material didáctico/escolar assim como vestuário, brinquedos, um parque infan-til (Baloiços, Escorregas, etc.) e todas as ajudas que consi-gam angariar. A apresentação da equipa desta expedição à comunicação social teve lugar dia 27 de Março no Largo da Porta Nova em Barcelos.

Com o apoio do Rotary Club de Barcelos

Expedição humanitária a Marrocos de UMM

Page 14: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

14 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011CLUBES

Exemplos de acção e empenho

Os Clubes em Acção

Ponta Delgada

Clube chave nos Açores

Resende

Clube activo no interior do país

O Rotary Club de Ponta Del-gada foi fundado em Setembro de 1978 a partir de um grupo de reflexão que se organizara três anos antes para debater as questões do desenvolvimen-to dos Açores e que se reunia, informalmente, de quinze em quinze dias, na residência de um dos elementos do grupo que juntava pessoas de diferen-tes idades e profissões, mas de prestigio na sociedade local.

Por iniciativa do líder do gru-po, que desde o início era o membro mais influente, nasceu a ideia de constituir o Rotary Club de Ponta Delgada, com o apoio do Rotary Club do Porto, que foi o clube padrinho.

Poderá dizer-se com toda a certeza, que muitos dos mem-bros fundadores do Rotary Club de Ponta Delgada foram elementos chaves na estrutura-ção dos órgãos de governo pró-prio da Região Autónoma dos Açores, sendo nestes primei-ros anos um verdadeiro “think tank” com forte influência na sociedade açoriana, politica,

económica e socialmente.Com as crescentes exigências

da governação dos Açores, o Rotary Club de Ponta Delgada, continuando a ser um pólo de debate das questões do desen-volvimento, ganhou maior evi-dência na área social e cívica, com vários programas e acções de apoio a jovens estudantes de grande valor pedagógico mas com escassos recursos econó-micos, a instituições de apoio à infância e aos idosos, facilitan-do a participação de jovens em várias iniciativas de liderança e aperfeiçoamento escolar e cí-vico e colaborando monetaria-mente com os vários programas de Rotary International.

As reuniões semanais, de al-moço, são frequentemente pre-enchidas com palestras proferi-das por elementos convidados, sobre temas do momento, sem-pre seguidas de debate. Desde o início, o Rotary Club de Ponta Delgada mantém prémios pecu-niários aos melhores alunos fi-nalistas das escolas secundárias de Ponta Delgada e ao finalista

mais bem classificado do curso de economia e gestão de empre-sas da Universidade dos Açores. O quadro social actualmente é constituído por 29 sócios. O Rotary Club de Ponta Delgada é ainda geminado com o Rotary Club de Fall River – EUA.

Este ano, o Clube deu início ao Projecto de Apoio ao Rota-ry Club da Guiné Bissau, com o envio de medicamentos e livros, assim como a um novo projecto de subsídio equivalente com o valor de 13.000,00 US Dólares, numa parceria com três clubes dos EUA, no sentido de dotar a Pediatria do HDES (Hospital do Divino Espírito Santo) de mobili-ário (cadeiras de descanso) e res-pectiva decoração de paredes.

Ao longo de 33 anos de exis-tência, o Clube é exemplo na quantidade e qualidade de pro-jectos realizados, dos quais se destacam mais dois subsídios equivalente: Equipamento de um ATL; e equipamento para uma casa de transição para crianças, adolescentes do Lar da Mãe de Deus.

O Rotary Club de Resende foi admitido em Rotary Internacional no dia 21 de Fevereiro de 2005. É um clube sediado num concelho pequeno, geograficamente situado no interior do norte do país, tornando-se uma mais valia para o Rotary em Portugal já que a maior parte dos clubes encontram-se no litoral do País. Assim, o Clube de Resende assume um papel importante na divulgação das acções que o Rotary desenvolve através dos seus 1 milhão e 200 mil voluntários e na realização de actividades dirigidas à comunidade local. O principal acontecimento que marcou a história do clube foi a abertura da Universidade Sénior de Resende no dia 9 de Outubro de 2010. Outro acontecimento que acreditam ter ficado na memó-ria de todos foi a realização da palestra intitulada “O Sofrimento e a Morte”, com a participação do Professor José Eduardo Pinto da Costa, Professora Maria José e Reverendo João Teixeira. Foi uma iniciativa organizada quando o clube apenas tinha alguns meses de existência e contou com a forte adesão da comunidade.

A Universidade Sénior conta com 33 alunos inscritos nas disci-plinas de Inglês, História, Informática, Hidroginástica, Ginástica, Saúde/Primeiros Socorros, Artes Decorativas, Culinária, Rendas e Bordados e Música. De referir ainda que temos cerca de 20 profes-sores inscritos para colaborarem connosco nas mais diversas áreas de ensino.

Outra acção importante que conseguiram realizar foi a criação do sítio na internet onde são divulgadas as actividades do Clube: www.rotaryresende.com.

O Clube tem desenvolvido algumas acções a nível local para an-gariação de receitas a favor de famílias carenciadas do concelho. Também atribuem bolsas de estudo e têm um banco de ajudas técnicas.

Neste momento o clube conta com 14 Companheiros. É um gru-po jovem, coeso e dinâmico que se envolve activamente em todas as iniciativas levadas a cabo pelo clube, dedicando-se afincadamen-te à causa rotária.

Resende é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 2 900 habitantes. É sede de um concelho com 122,71 km² de área e 12 370 habitan-tes (2001), subdividido em 15 freguesias. O concelho é limitado a norte pelos concelhos de Baião e Mesão Frio, a leste por Lame-go, a sul por Castro Daire e a oeste por Cinfães.

Ponta Delgada é uma cida-de portuguesa localizada na ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores. É sede de um município com 231,90 km² de área e 64 092 habitan-

tes (2008), subdividido em 24 freguesias. O município é limi-tado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa e tem costa no oceano Atlântico a norte, sul e oeste. É a capi-

tal administrativa do Governo Regional desde que os distritos foram extintos.

É o maior concelho e o que reúne a maior diversidade de equipamentos.

Ponta Delgada Resende

Page 15: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

15ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011

O número de trabalhos recepcionados para participação na II Bie-nal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) – II Bolsa Internacional de Pintura – 2011 supera a expectativa, revela Isabel de Carvalho Garcia, da organização do evento.

O certame dedicado às artes plásticas será inaugurado dia 30 de Abril, às 16h00, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, en-quadra-se nas comemorações do 52.º Aniversário da FRP, e tem a parceria do Rotary Club de Coimbra. Isabel de Carvalho Garcia que preside à comissão organizadora da II Bienal está optimista quanto ao sucesso da exposição que se realizará em Abril, em Coimbra. «Contamos neste momento com mais de uma centena de qua-dros», revela.

A past-presidente do RC Coimbra acrescenta: «dado que os par-ticipantes não podem exceder os 35 anos, e sendo esta uma ac-tividade em que se começa mais tardiamente do que nas outras, pensamos que as expectativas foram alcançadas».

A presidente da comissão organizadora da exposição sustenta ainda que «gostaríamos de poder contar com uma participação mais activa, especialmente dos artistas dos restantes estados inte-grantes da CPLP. Percebemos, no entanto, que há obstáculos que naturalmente terão de ser ultrapassados, a distância e a forma de chegar serão os mais pertinentes. Com a sedimentação da Bienal estamos convictos que conseguiremos atingir, no futuro, elevados índices de participação».

AGENDA

Abril

Mês da Revista de Rotary

Dia 1Aniversário do RC Ílhavo;Aniversário do RC Mangualde;

Dia 2Dia Internacional do Livro Infantil;

Dia 3Aniversário do RC Barcelos;Aniversário RC Cinfães;

Dia 4Dia Internacional de Alerta às Minas Terrestres e Assistência à Desmina-gem;Aniversário do RC Sintra;Aniversário do RC Monção;

Dia 5Aniversário do RC Angra do Heroísmo;

Dia 6Aniversário do RC Loulé;

Dia 7Dia Mundial da Saúde (OMS);Dia Internacional para Reflexão do Ge-nocídio de 1994 no Ruanda;

Dia 8Dia Internacional dos Ciganos;Aniversário do RC S. João da Madeira;Aniversário do RC Trancoso;

Dia 9Assembleia Distrital de Rotary;

Dia 10Aniversário do RC Parede-Carcavelos;Aniversário do RC Maia;Aniversário do RC Sever do Vouga;

Dia 11Aniversário do RC Lagoa-Algarve;

Dia 14RYLA’s - organização de três even-tos por ocasião das férias da Páscoa – Rotary Clube de Amarante, Rotary Clube da Figueira da Foz e Rotary Clube de Viana do Castelo (até dia 25);Aniversário do RC Portalegre;

Dia 16Dia Mundial da Voz;Ryla Ibérico – RC Évora, RC Castelo Branco, RC Portalegre, RC Estremoz, RC Mérida, RC Badajoz e RC Cáceres (até dia 21);Aniversário do RC Ponte de Lima;Reunião do Conselho de Administra-ção da FRP;

Dia 17Aniversário do RC Horta;Aniversário do RC Porto Santo;

Dia 18Dia Europeu dos Direitos dos Pacien-tes;

Dia 20Aniversário do RC Caldas da Rainha;Aniversário do RC Barcelos;

Dia 22Dia Internacional da Terra;

Dia 23Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor;

Dia 24Aniversário do RC Lisboa-Estrela;Aniversário do RC Porto de Mós;Aniversário do RC Póvoa do Lanho-so;

Dia 2537.º Aniversário do 25 de Abril;Dia Mundial da Malária e Dia Inter-nacional de Sensibilização da Alie-nação Parental;Aniversário do RC Marinha Gran-de;Aniversário do RC Régua;

Dia 26Aniversário do RC Oliveira do Bair-ro;

Dia 27Aniversário do RC Loures;

Dia 28Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho;

Dia 29Dia Europeu da Solidariedade e Cooperação entre Gerações e Dia Internacional da Dança;Aniversário do RC Valença;

Dia 30Seminário – Tema: Aqua nostra – Rotary Clube de Tondela.

Maio

Dia 1Dia Internacional do Trabalho;Dia Mundial de Combate ao Fumo;

Dia 3Dia Mundial da Liberdade de Im-prensa e Dia do Sol;

Dia 4Dia Internacional do Bombeiro;

Dia 5Dia Europeu da Igualdade Salarial;Aniversário do RC Cascais-Estoril;

Dia 665.ª Conferência do Distrito 1960 – RC Alcobaça;Conferência Distrital do Rotaract/Interact – RC Alcobaça;

Dia 765.ª Conferência do Distrito 1960 – RC Alcobaça;Conferência Distrital do Rotaract/Interact – RC Alcobaça;Aniversário do RC Castelo Branco;Aniversário do RC Oeiras;

Dia 8Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho;65.ª Conferência do Distrito 1960 – RC Alcobaça;Conferência Distrital do Rotaract/Interact – RC Alcobaça;Aniversário do RC Viseu;

Dia 9Dia Mundial das Aves e Dia da Eu-ropa;

Dia 10Aniversário do RC Seixal;Aniversário do RC Paredes;

Dia 11Aniversário do RC Gaia Sul;

Dia 12Dia Mundial do Enfermeiro;

Dia 13Dia Mundial da Hipertensão;Conferência Distrital de Rotaract e Interact – Rotaract Clube de Felguei-ras;

Dia 14Conferência Distrital de Rotaract e In-teract – Rotaract Clube de Felgueiras;

Dia 15Dia Internacional das Famílias;Conferência Distrital de Rotaract e Interact – Rotaract Clube de Felguei-ras;

Dia 17Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação;

Dia 18Dia Internacional dos Museus;

Dia 19Aniversário do RC Moita;Aniversário do RC Portela;

Dia 20Dia Europeu do Mar;Aniversário do RC Abrantes;

Dia 21Dia Mundial para a Diversidade Cul-tural e para o Diálogo e o Desenvol-vimento;Convenção do RI – Nova Orleans, Louisiana – EUA (até dia 25);Reunião do Conselho de Administra-ção da FRP;

Dia 22Dia Internacional da Biodiversidade;Aniversário do RC Portimão;Aniversário do RC Setúbal-Sado;

Dia 24Dia Europeu dos Parques Naturais;Aniversário do RC Lisboa-Belém;Aniversário do RC Mafra;

Dia 25Dia de África e Dia Mundial dos Vi-zinhos;Semana de Solidariedade com os Po-vos sem Governo Próprio;Aniversário do RC Olhão;Aniversário do RC Póvoa do Varzim;

Dia 27Aniversário do RC Caldas das Taipas;

Dia 28XXIII Festa dos Vinhos – Rotary Clube de Vila Verde;Aniversário do RC Porto Antas;

Dia 29Dia Nacional da Energia e Dia Inter-nacional das Forças de Manutenção da Paz das Nações Unidas;

Dia 30Aniversário do RC Almancil-Interna-cional;Aniversário do RC Odivelas;Aniversário do RC Bragança;

Dia 31Dia Mundial do Não-Fumador (OMS);Aniversário do RC Lisboa-Centenarium;Aniversário do RC Lisboa-Norte;Aniversário do RC Castelo de Paiva.

II Bienal Internacional de Pintura da FRP

Recepção de trabalhos supera expectativas

Clubes Porto-Douro e Cascais-Estoril

39º Campeonato Europeu de Golf em Portugal

Em 1995 o Rotary Clube do Porto-Douro em colaboração com o Rotary Clube de Cascais-Estoril realizou o Campeonato Europeu de Golfe Rotário e em 2002 o Campeonato Mundial, este também com o apoio do Rotary Clube de Sintra. Ambos os eventos foram muito participados e o sucesso alcançado não só deixou um lucro substancial aos Clubes organizadores como também passados bas-tantes anos, estes torneios continuam a ser lembrados, pelos que neles participam, como eventos de referência.

Fernando Oliveira está agora a organizar mais um Campeonato Europeu, tendo ficado agendado que em 2013, o 39º Campeona-to Europeu de Golfe Rotary terá lugar em Portugal de 18 a 21 de Junho.

A data foi fixada antecedendo a semana em que se realizará em Lisboa a Convenção Rotária Internacional (23 a 26 de Junho de 2013), facilitando assim aos rotários que se deslocam a Portugal participar nos dois eventos.

Foi já assinado um protocolo entre o IGFR e os clubes de Rotary Club do Porto-Douro e do Rotary Club de Cascais-Estoril para, em conjunto nomearem o Comité organizador do campeonato que terá lugar em campos de golf da zona Estoril – Cascais.

Page 16: ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS … accao/jornal_n14.pdf · Bimestral Director A. Soares Carneiro DESTAQUE p. 6 ROTARY HOMENAGEIA PROFISSIONAIS EXEMPLARES. MARÇO > ABRIL 2011 ROTARY

16 ROTARY EM ACÇÃOMARÇO > ABRIL 2011CLUBES

9 de Abril em Chaves

VII Encontro das Universidades Seniores de Rotary com Ministra da Cultura

No dia 9 de Abril Chaves recebe o VII Encontro das Universidades Senio-res de Rotary, evento que vai contar com a presença da Ministra da Cultu-ra, Gabriela Canavilhas.

O dia tem início às 9h15 com a recepção aos participantes no Ho-tel Aquae Flaviae, onde se segue a abertura oficial do evento. A partir das 10h30 serão apresentados os projectos de todas as Universidades, seguindo-se uma intervenção da Mi-nistra da Cultura.

Será ainda assinado o protocolo de cooperação entre a Empresa Munici-

pal de Gestão de Equipamentos do município de Chaves, o Clube rotário e o Distrito 1970, tendo em vista a concessão de descontos nos serviços de saúde prestados pelas termas de Chaves aos rotários, professores e alunos de todas as USR e cônjuges.

A partir das 12h00 as USR participan-tes vão desfilar pelas ruas da cidade. Do programa consta ainda, entre outras actividades, uma visita às instalações da USR de Chaves, Festival de Tunas.

Os encontros da USR têm vindo a ser a maior festa rotária a nível nacio-nal contando-se este ano com 800

participantes das 27 Universidades Seniores de Rotary existentes, para além da participação dos clubes rotá-rios, comissões instaladoras de novos projectos e dos convidados.

O Encontro será sobretudo um espa-ço de reflexão e de festa constando do programa um festival de tunas e outros grupos das Universidades Seniores.

Neste momento as USR contam com mais de 3000 alunos e 750 pro-fessores voluntários prestando anual-mente mais de 30 mil horas de for-mação. O projecto continua a crescer a olhos vistos.

Ray Klinginsmith, presidente do Rotary Internacio-nal, encontrou-se com o vice-presidente de Angola, e com o Ministro da Saúde, José Vandunem. A reunião incidiu sobre o compromisso de erradicar a pólio em Angola e no resto do mundo.

O encontro teve como base as últimas reuniões estratégicas para discutir a erradicação da pólio no país, incluindo a visita de Tony Lake, director executi-vo do Unicef, e Tachi Yamada, presidente do Global Health da Fundação Bill e Melinda Gates – ambas organizações que trabalham com o Rotary, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o Cen-tro Norte-Americanos de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) na Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Em Janeiro, o presidente Santos renovou o seu compromisso com a erradicação da polio e du-rante a visita de Klinginsmith, Santos iria confirmar o seu apoio e os planos para implementar uma nova estratégia para eliminar a doença.

Apesar do vírus selvagem da pólio ter sido inter-rompido no país anteriormente, 32 casos de pólio foram registrados em Angola em 2010 (em compa-ração a 29 casos registrados em 2009). Até ao mo-mento, nenhum caso foi registado em 2011. O mais recente foi um caso de pólio Tipo 1, registado em Luanda no dia 15 de Novembro. De 25 a 27 de Fe-vereiro estão programadas atividades de imunização contra a pólio em Luanda e Benguela, assim como em Bengo e Kwanza Norte.

Os próximos Dias Nacionais de Imunização, estão planeados para 11 de março e 8 de abril – quan-do todas as crianças menores de cinco anos serão imunizadas contra esta doença que pode ser fatal. “A erradicação da pólio é a maior prioridade do Ro-tary”, disse Klinginsmith. “Nós já doamos mais de US$1 bilião em fundos e fornecemos inúmeras ho-ras de trabalho voluntário para eliminar esta terrível doença”.

Reunião com Ray Klinginsmith

Presidente do Rotary e vice-Presidente de Angola juntos para o fim da Pólio

SABIA QUE LHE É POSSÍVEL DECIDIR O DESTINO DE PARTE DOS SEUS IMPOSTOS?O Estado permite que 0,5% do imposto liquidado reverta a favor de uma instituição de apoio social e humanitário.

Para isso, na sua declaração de IRS, basta preencher:

FUNDAÇÃO ROTÁRIA PORTUGUESA 5 0 1 1 2 9 0 8 1

Para mais informações consulte o nosso site: www.rotary.pt

CAMPO 902 QUADRO 9 ANEXO H