Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

6
Aluna: Marina Krummenauer - Computação Gráfica 2012/2 Computação Gráfica aplicada ao Cinema A computação gráfica e o cinema nem sempre estiveram ligados um ao outro. Mas conforme a tecnologia foi avançando a vida das pessoas, e trazendo mais facilidades nas produções cinematográficas e criando efeitos que se tornariam difíceis de reproduzir na vida real. Para entendermos melhor usaremos Filme: Avatar como base, para analisarmos como funciona a Computação Gráfica no cinema, e como foi aplicada a computação gráfica. O Filme Avatar, é um filme que tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica. Na produção do filme foi combinada a ação real 3D e efeitos fotorealisticos gerados em computador criando personagens e paisagens de outro mundo. Para a produção do filme foram utilizadas as ferramentas: Autodesk Digital Entertainment Creation (DEC) tools: ajudam os cineastas, desenvolvedores de jogos, criadores de conteúdos de televisão e agências de publicidade criar entretenimento inovador, diferenciado e resolver os desafios de produção complexos. Alavancar produção comprovada ferramentas criativos fluxos de trabalho de dados abertos, e os padrões da indústria para realizar a sua visão criativa mais rápida e eficiente. Autodesk Maya Software: Maya é um programa de modelagem 3D, animação e efeitos especiais desenvolvido pela Alias utilizado na industria de cinema e de televisão, tal como no desenvolvimento de jogos de computador e de consoles. O Maya surgiu de três outros softwares, o Wavefront Advanced Visualizer (na Califórnia), Thomson Digital Image (TDI) Explore (na França) e Alias Power Animator (no Canadá). Se desenvolveu um novo processo de produção de movimento imagem para criar o inovador épico de ficção científica,

description

Computaçao grafica aplicada ao cinema.trabalho focado no filme avatar

Transcript of Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

Page 1: Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

Aluna: Marina Krummenauer - Computação Gráfica 2012/2

Computação Gráfica aplicada ao Cinema

A computação gráfica e o cinema nem sempre estiveram ligados um ao outro. Mas conforme a tecnologia foi avançando a vida das pessoas, e trazendo mais facilidades nas produções cinematográficas e criando efeitos que se tornariam difíceis de reproduzir na vida real. Para entendermos melhor usaremos Filme: Avatar como base, para analisarmos como funciona a Computação Gráfica no cinema, e como foi aplicada a computação gráfica.

O Filme Avatar, é um filme que tem 40% de suas cenas gravadas com atores reais e 60% criadas em Computação Gráfica. Na produção do filme foi combinada a ação real 3D e efeitos fotorealisticos gerados em computador criando personagens e paisagens de outro mundo.

Para a produção do filme foram utilizadas as ferramentas:

Autodesk Digital Entertainment Creation (DEC) tools: ajudam os cineastas, desenvolvedores de jogos, criadores de conteúdos de televisão e agências de publicidade criar entretenimento inovador, diferenciado e resolver os desafios de produção complexos. Alavancar produção comprovada ferramentas criativos fluxos de trabalho de dados abertos, e os padrões da indústria para realizar a sua visão criativa mais rápida e eficiente.

Autodesk Maya Software: Maya é um programa de modelagem 3D, animação e efeitos especiais desenvolvido pela Alias utilizado na industria de cinema e de televisão, tal como no desenvolvimento de jogos de computador e de consoles. O Maya surgiu de três outros softwares, o Wavefront Advanced Visualizer (na Califórnia), Thomson Digital Image (TDI) Explore (na França) e Alias Power Animator (no Canadá).Se desenvolveu um novo processo de produção de movimento imagem para criar o inovador épico de ficção científica, Avatar . Eles combinaram 3D live action e computação gráfica, foto-real de efeitos visuais para definir uma envolvente história de heroísmo contra uma palete de paisagens extraterrestres.

Conforme declaração do designer de criaturas, Neville Page, quando foi iniciada a criação do Avatar com James Cameron, ele não queria que usasse nenhum software, apenas papel e lápis, por que software especial não permitia que experimentasse muito rápido, mas assim que tiveram ideias que pareciam sólidas, ai se começa usar software como o ZBRUSH, para continuar os esboços e continuar desenvolver formas.

O ZBRUSH é um software de modelagem tridimensional usado em filmes, e animações. Ele é conhecido por sua simplicidade, e por ser voltado ao leigo, já que até mesmo este pode obter excelentes resultados. Criado inicialmente para fins ilustrativos, o ZBrush começa a chamar a atenção e abrir os olhos de desenvolvedores de games e animações 3D.ZBrush é uma ferramenta de escultura digital que combina modelagem 3D/2.5D, texturização e pintura. Ele usa uma tecnologia proprietária "pixol"( o Pixol, que fora criado pela Pixologic, é uma unidade de medida mínima em 3D/2.5D, onde o ZBrush usa os polígonos para formar os elementos que formam as

Page 2: Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

imagens, tendo a mesma definição básica da matemática e quando estamos falando em LowPoly, significa uma simples quantidade baixa de polígonos no objeto, para que o computador não fique sobrecarregado) que armazena luz, cor, material e informações detalhadas de todos os objetos na tela. A principal diferença entre ZBrush e mais pacotes de modelagem tradicional é que ele se assemelha mais à escultura. ZBrush é usado como uma ferramenta de escultura digital para criar modelos de alta resolução (até dez milhões de polígonos) para uso em filmes, jogos e animações.

(Processo de pixol do BRUSH)

Ele é usado por companhias que variam da ILM à Electronic Arts. ZBrush usa níveis dinâmicos de resolução para permitir a escultores para fazer alterações globais ou locais para seus modelos. ZBrush é mais conhecido por ser capaz de esculpir meio aos detalhes de alta freqüência que tradicionalmente eram pintadas em mapas de relevo. Os detalhes da malha resultante pode ser exportado como mapas normais para ser usado em uma versão low poly desse mesmo modelo. Eles também podem ser exportados como um mapa de deslocamento, embora nesse caso, a versão menor poli geralmente requer mais resolução. Ou, uma vez concluído, o modelo 3D pode ser projetado para o fundo, tornando-se uma imagem 2.5D (sobre a qual outros efeitos podem ser aplicados). O trabalho pode então começar em outro modelo 3D que pode ser usado na mesma cena. Esse recurso permite que os usuários trabalhem com cenas extremamente complicadas, sem sobrecarga do processador pesado.

O filme chama atenção pela veracidade que passa, deixando muitas pessoas em duvidas se os personagens são fictícios ou reais. Expressões faciais e movimentação dos bonecos chamaram muita atenção. Para se ter uma ideia, na construção de um personagem, se passa por algumas etapas:

Animação: processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica quer fotografando uma imagem desenhada quer repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo, fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão). A construção de um filme torna-se assim um

Page 3: Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

trabalho muito intensivo e por vezes entediante. O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.

Rigging: Consiste na configuração dos elementos que devem deformar a malha do modelo 3d para que o mesmo possa representar da melhor maneira possível as ações planejadas para a animação. E isso se aplica não só as animações, mas também aos projetos de jogos digitais. Todos os jogos 3d que envolvem algum tipo de personagem acabam precisando de trabalhos de Rigging e nos jogos mais detalhados em termos de personagens, o Rigging é extremamente sofisticado.

Para todo o sistema de músculo, é checada a pele que ia por cima depois fazia:

Render: Processo pelo qual pode-se obter o produto final de um processamento digital qualquer. Este processo aplica-se essencialmente em programas de modelagem 2D e 3D (3ds Max, Maya, CINEMA 4D, Blender, Adobe Photoshop, Gimp, Corel PhotoPaint, etc.), bem como áudio (Cubase, Ableton Live!, Logic Pro, etc) e vídeo (Adobe Premiere, Sony Vegas, etc).O processo de tratamento digital de imagens e sons consome muitos recursos dos processadores, e pode tornar-se pesado de forma que sua realização em tempo real fica inviável. Neste caso, os softwares trabalham em um modo de baixa resolução para poder mostrar uma visão prévia do resultado. Quando o projeto está concluído, ou em qualquer momento que se queira fazer uma aferição de qual será o resultado final, faz-se a "renderização" do trabalho.

Outra coisa que chamou muito atenção no Filme foi a Base Militar Holográfica. Para criá-la foi trabalhado cerca de 200 horas em uma base militar para que, e foi usado o software After Effects(poderosa suíte para criar imagens em movimento, aplicar efeitos visuais e corrigir cores com ferramentas flexíveis que o ajudam a poupar muito tempo, mas sem deixar a criatividade de

Page 4: Computação Gráfica aplicada ao Cinema(correto)

lado) para criar as animações, Photoshop para tratar os gráficos, 3ds Max (que fornecem poderosa de modelagem 3D integrada, animação, renderização e ferramentas que permitem que artistas e designers para se concentrar mais energia em criatividade, em vez de desafios técnicos. A tecnologia de núcleo partes produtos, mas oferecer conjuntos de ferramentas especializadas para os desenvolvedores de jogos, artistas de efeitos visuais e artistas gráficos de movimento, juntamente com outros profissionais criativos que trabalham na indústria de design de mídia, de um lado, e arquitetos, designers, engenheiros e especialistas em visualização, por outro ), na época eles não usavam o Maya, somente o Max.

Sobre a produção do filme Avatar e o uso do software Maya assim como outros programas e as técnicas utilizadas que inovaram as produções. O filme Avatar se tornou um marco do cinema de animação 3D e das produções que mesclam personagens 3D e representação de atores reais. As belíssimas cenas e construções virtuais revolucionaram o gênero tanto esteticamente como tecnicamente, abrindo novos caminhos e apresentando uma grande evolução no uso da computação gráfica, dos efeitos especiais e na direção de personagens.