Computadores, redes e sustentabilidade

33
Computadores, Redes e Sustentabilidade

Transcript of Computadores, redes e sustentabilidade

Page 1: Computadores, redes e sustentabilidade

Computadores, Redes e Sustentabilidade

Page 2: Computadores, redes e sustentabilidade

Computadores

• Hardware

▫ O hardware se trata da parte física do computador, ou seja, consiste no conjunto de partes eletrônicas, circuitos integrados, e placas, que estabelecem uma comunicação através de barramento. Ex: CPU, teclado, etc..

Page 3: Computadores, redes e sustentabilidade

Computadores

•Software

▫O Software é uma aplicação, um programa do computador, que permite executar uma determinada tarefa. Ex: Antivírus, Sistemas Operacionais.

Page 4: Computadores, redes e sustentabilidade

AutoCad•É utilizado principalmente para a elaboração de

peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além dos desenhos técnicos, o software vem disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização em diversos formatos. É amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria.

Page 5: Computadores, redes e sustentabilidade

Dispositivos de entrada

•Dispositivo de entrada são dispositivos que fornecem dados para operações em um programa, também chamados de unidades de entrada.São dispositivos que enviam dados analógicos ao computador para processamento. Exemplos: Teclado, mouse, caneta ótica, scanner.

Page 6: Computadores, redes e sustentabilidade

Rastreamento de animais por GPS•O avanço da tecnologia espacial trouxe a

possibilidade de rastrear e monitorar alvos móveis em qualquer parte do globo e sem a presença do observador, através do sistema Argos ou do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA), por exemplo. Estes sistemas começaram a ser desenvolvidos na década de 70, e hoje em dia são utilizados para o rastreamento de alvos móveis em todos os continentes e mares.

Page 7: Computadores, redes e sustentabilidade

• Estes sistemas são constituídos de três segmentos: os transmissores que ficam presos aos animais, os satélites que captam os sinais dos transmissores e os retransmitem para a terra, e os centros de processamento e difusão dos dados coletados (Figura 3). Os transmissores, também denominados PTT (do inglês Platform Transmitter Terminal), são identificados através do código identificador (ID), que deve ser solicitado ao Centro gerenciador do sistema ou a seus representantes regionais, sendo no Brasil o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Page 8: Computadores, redes e sustentabilidade
Page 9: Computadores, redes e sustentabilidade

Descoberta recente

Por meio de rastreamento por rádio, cientistas conseguiram acompanhar a migração sazonal de dez peixes-boi no Amazonas ao longo de 12 anos e mostraram que, na época de seca, a espécie muda de habitat para fugir de predadores, ainda que precise passar fome durante esse período.

Page 10: Computadores, redes e sustentabilidade

Redes de Computadores

•As Redes de computadores é basicamente um conjunto de equipamentos conectados entre si que servem para compartilhar dados ou serviços entre os nós que são qualquer equipamento autônomo ligado a rede de forma que compartilhe algum tipo de informação como documentos dados entre outros.

Page 11: Computadores, redes e sustentabilidade

• Os meios de comunicação podem ser: linhas telefônicas, cabos, satélites ou comunicação sem fios.

• Modelos de redes de computadores:• PAN (Personal Area Network, ou rede pessoal). Uma PAN é

uma rede de computadores usada para comunicação entre dispositivos de computador (incluindo telefones e assistentes pessoais digitais) perto de uma pessoa.

• LAN (Local Area Network, ou Rede Local). É uma rede onde seu tamanho se limita a apenas uma pequena região física.

• VAN (Vertical Area Network, ou rede de vertical). Uma VAN é usualmente utilizada em redes prediais, vista a necessidade de uma distribuição vertical dos pontos de rede.

• CAN (Campus Area Network, ou rede campus). Uma rede que abrange uma área mais ampla, onde pode-se conter vários prédios dentro de um espaço contínuos ligados em rede.

Page 12: Computadores, redes e sustentabilidade

Benefícios de se ter uma rede local•Pessoas trabalhando em equipes

concretizam tarefas inteiras num menor espaço de tempo e com menos esforço. Os benefícios de se conectar os recursos podem ser grandes e podem significar um avanço incalculável em relação a um micro isolado.

Page 13: Computadores, redes e sustentabilidade

Computação Verde

Page 14: Computadores, redes e sustentabilidade

O que é computação verde?

•“Computação verde não é só aquela idéia que alguns têm de tentar minimizar somente o impacto do aquecimento global. Esse conceito tem uma conotação de como trabalhar o que produzimos na computação em questão de dispositivos, hardwares, de modo que eles consigam ser reaproveitados, remanejados e reciclados facilmente”.

Page 15: Computadores, redes e sustentabilidade

•A computação verde seria mais uma expressão aplicada a uma preocupação das empresas referente ao meio ambiente e à sustentabilidade da própria empresa, tendo um caráter mais econômico.

Page 16: Computadores, redes e sustentabilidade

Consumo de energia

• Em entrevista exclusiva à UnB Agência, Reiner Hartenstein revelou que somente os servidores da Google consomem 2% de toda a energia usada no planeta. “A reconfiguração dos computadores traria resultados maiores do que todas as demais propostas relacionadas à mudança climática”, contou ele, que é considerado um dos pais da computação reconfigurável, uma nova forma de desenvolver os computadores que exige menos capacidade de processamento e, em consequência, menor gasto de energia.

Page 17: Computadores, redes e sustentabilidade

• Pesquisa revela que armazenamento de dados corporativos da nuvem garante cenário ecologicamente correto.

• O Gmail é quase 80 vezes mais ecologicamente correto do que o e-mail interno. A informação é de uma pesquisa do própri

• O engenheiro de produto verde do Google, David Jacobowitz, explicou em uma postagem de blog que a supremacia da eficiência em energia se deve ao fato de que os serviços com base na nuvem vêm de centros de dados otimizados, que utilizam seus servidores de forma mais completa do que nos sistemas internos. o Google.

Gmail e computação em nuvens

Page 18: Computadores, redes e sustentabilidade

Data centers

• Data centers são chips de baixo consumo de energia, quando criado foi considerado um fracasso, anos depois, é considerado a principal opção para frear os altos consumos de energia.

• Economia de energia nos grandes data centers é a nova fronteira de desenvolvimento dos computadores.

• A palavra de ordem no mundo da computação atualmente é a eficiência energética. Os grandes data centers já consomem quase 1% de toda a energia elétrica gerada no planeta. Metade mantém os servidores em funcionamento, e o restante é usado nos gigantes sistemas de ar condicionado que regulam a temperatura das salas onde ficam as máquinas.

Page 19: Computadores, redes e sustentabilidade

Lixo eletrônico

Page 20: Computadores, redes e sustentabilidade

Brasil e o lixo eletrônico• Segundo relatório da ONU divulgado esta semana

em Bali, Indonesia, o Brasil está na lista das nações emergentes que são as maiores produtoras per capita de lixo eletrônico, incluindo não apenas computadores, mas também televisores, geladeiras e celulares. Com relação às geladeiras, o Brasil está no topo da lista, ao lado de México e China. O relatório ainda pontua que Brasil, Colômbia, México, Marrocos e África do Sul são países com grande potencial para a introdução de tecnologias de ponta na reciclagem deste material, uma vez que o setor ainda é pouco explorado.

Page 21: Computadores, redes e sustentabilidade

Reciclagem de lixo eletrônico

Page 22: Computadores, redes e sustentabilidade

Nokia• A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo,

reconhece que algumas medidas parecem pequenas, mas lembra que mais de 900 milhões de pessoas em todo o mundo têm um celular da empresa, o que amplia o alcance de qualquer medida adotada.

• A companhia adicionou um recurso aos modelos que avisa o usuário quando a bateria já está totalmente carregada. Assim, ele pode tirar o celular da tomada e evitar o gasto que acontece mesmo quando o aparelho está em modo de espera

Page 23: Computadores, redes e sustentabilidade

•A empresa também investiu na redução das embalagens de seus aparelhos feitos em Manaus (AM). De fevereiro de 2006 a dezembro de 2007, isso representou 5 mil caminhões a menos na estrutura de logística da companhia. Além disso, só em 2007 ela economizou 15 mil toneladas de material. "São pequenas ações, mas, diante da escala, fazem diferença",

Page 24: Computadores, redes e sustentabilidade

Produtos sustentáveis

• O Greenpeace divulgou um estudo classificando quais são os produtos eletrônicos mais verdes do mercado para 2011.• 21 fabricantes submeteram seus produtos com maiores premiações em responsabilidade ambiental, sendo divididos em seis categorias: desktops, notebooks, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e aparelhos celulares.

Page 25: Computadores, redes e sustentabilidade

Monitores

O monitor da Asus ficou em primeiro Lugar em sua categoria.(7,5)

Page 26: Computadores, redes e sustentabilidade

Televisores

O destaque na categoria de televisões é o modelo LC-52SE1, da Sharp (6,46 pontos)

Page 27: Computadores, redes e sustentabilidade

Notebooks

Para os notebooks, a primeira colocação também é da Asus, com o modelo UL30A (5,59 pontos).

Page 28: Computadores, redes e sustentabilidade

Netbooks

A Acer é a responsável pela primeira posição entre os netbooks, com o modelo TM8172 (5,08 pontos).

Page 29: Computadores, redes e sustentabilidade

Computador

O desktop mais “verde” é da HP, com o Compaq 6005 Pro Ultraslim (6,06 pontos).

Page 30: Computadores, redes e sustentabilidade

Celulares

O Aspen, da Sony Ericsson, é o primeiro entre os smartphones (6,21 pontos).

Page 31: Computadores, redes e sustentabilidade

Soluções encontradas no cotidiano•Redução do chuveiro elétrico•Economia de energia com computadores,

notebooks, celulares e etc..

Page 32: Computadores, redes e sustentabilidade

Referências•http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/

computacao-verde-um-movimento-que-e-de-todos/

•http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/01/31/fontes-de-energia-alternativa-sao-o-futuro-dos-data-centers-abre-de-quarta/

•http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_238522.shtml

•mtc-m17.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m17@80/2006/12.../p148.pdf

Page 33: Computadores, redes e sustentabilidade

•http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1459755-16052,00-PEIXEBOI+MIGRA+PARA+AREAS+SEM+ALIMENTO+PARA+FUGIR+DE+PREDADORES+DIZ+ESTUDO.html

•http://tiverdebr.blogspot.com/