Conceitos Básicos de Adwords
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GOOGLE ADWORDS
DADOS DOMERCADO
O QUE É ADWORDS?
COMO FUNCIONA?
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
EXECUÇÃO NA FERRAMENTA, MÉTRICAS E
CERTIFICAÇÃO
95% dos blogs e sites brasileiros têm parceria com o Google Brasil (Google
AdSense)
90% das buscas feitas no
Brasil são realizadas no buscador do
113,7 milhões de brasileiros estão conectados. 78%, acessam a internet diariamente por diversos dispositivos
Fonte: Nielsen e Mestre do Adwords
88% das pessoas no Brasil realizam algum tipo de pesquisa antes de fazer uma compra
4
JORNADA DO CONSUMIDOR
5
O QUE É O GOOGLE ADWORDS?
6
O GOOGLE ADWORDS É O PROGRAMA DE PUBLICIDADE DO GOOGLE QUE EXIBE ANÚNCIOS NO MOMENTO DA PESQUISA POR UM DETERMINANDO PRODUTO OU SERVIÇO
Links Patrocinados:Search e Shopping
Conteúdo orgânico
Google AdWords•Rede de Pesquisa •Rede Display – GDN, Gmail e Shopping
Search
ShoppingGSP - GmailMobile
GDN
Índice de Qualidade
Leilão
Nome do Aluno = Nome do anunciante
Nota da Prova = Lance (CPC Máximo)
Conceito do Professor = Índice de Qualidade
Qualidade dos trabalhos entregues = Classificação do anúncio
Nota Geral =CPC Real (Quanto vou pagar)
Melhor Aluno (a) = Posição do anúncio
Paula 4 8 32 24/8 = 3 1ª
Alan 4 6 24 12/6= 2 2ª
Carlos 4 3 12 Nota mínima 3ª
Leilão
Nome do Aluno = Nome do anunciante
Nota da Prova = Lance (CPC Máximo)
Conceito do Professor = Índice de Qualidade
Qualidade dos trabalhos entregues = Classificação do anúncio
Nota Geral =CPC Real (Quanto vou pagar)
Melhor Aluno (a) = Posição do anúncio
Paula 4 8 32 24/8 = 3 1ª
Alan 4 6 24 12/6= 2 2ª
Carlos 4 3 12 Nota mínima 3ª
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O que vai definir o seu sucesso com
AdWords?80% de planejamento das campanhas20% manuseio da ferramenta
Ótimo! Mas... E agora?
Por onde começar?
Defina o objetivo das suas campanhas no AdWords e as suasmetas
QUEM É O SEU CLIENTE?QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOSSEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS?
PESQUISAR:1. QUEM SÃO OS MEUS CONCORRENTES?2. QUAIS SÃO AS PALAVRAS QUE ELES USAM?3. QUAIS SÃO AS PALAVRAS-CHAVES DO MEU NEGÓCIO?4. EM QUE MOMENTO DA BUSCA QUERO APARECER?
JORNADA DO CONSUMIDOR
Tênis Tênis de corrida Tênis de corrida Nike
Descoberta Interesse Consideração Decisão
Comprar tênis de corrida Nike
Defina um valor para gastar por mês
Investimento
Defina um valor para gastar por mês.
Recomendação:70% Performance30% Branding
Investimento
LANÇAMENTO DO TÊNIS DE CORRIDA DA ADIDAS
Briefing:Mulheres de 25 a 45 anosSão PauloInteressadas na corrida The Color Run
Atividade Prática:
INTERFACE DO GOOGLE ADWORDS
ESTRUTURA DO ADWORDS
MCC - Gerenciador de contas
Conta da Adidas
Campanha Ténis
Grupos de anúnciosTénis de correr
Ténis para correrTénis de corrida
Grupos de anúnciosTénis de corrida
Feminino
Ténis para mulher correr
Ténis de corrida feminino
Grupos de anúnciosModelo de ténis de
corrida
Ultra boost
Campanha Sazonal
Grupo de anúnciosCorrida – color run
Melhor ténis para correr na color
Atividade Prática:
CRIANDO UMA CAMPANHA
Atividade Prática:
CRIANDO UMA CAMPANHA
Defina o nome da campanha e o tipo
Atividade Prática:
CRIANDO UMA CAMPANHA
Local que os meus anúncios vão aparecer
Idioma
Estratégia de lance e orçamento
Atividade Prática:
CRIAR ANÚNCIO
Defina o nome do grupo de anúncios
Texto do anúncio:2 títulos de 30 caracteres
1 descrição de até 80 caracteres
Atividade Prática:
Atenção✓ Devem conter uma
mensagem-chave✓ Anúncios devem ser
diretos
Desejo✓ Destacar vantagens e os
benefícios do produto ou serviço
✓ Valorizar o produto
AçãoInteresse✓ Quantificar os benefícios✓ Anúncio tem que ser
direto e informativo✓ Justificar as razões da
compra
✓ Ênfase em oportunidade✓ Call – to –action – frase
que gere ação✓ Ex: Acesse, Saiba mais.
Últimas peças
Chamar Sentir Despertar Gerar
Atenção✓ Devem conter uma
mensagem chave✓ Anúncios devem ser
diretos
Desejo✓ Destacar vantagens
e os benefícios do produto ou serviço
✓ Valorizar o produto
AçãoInteresse✓ Quantificar os benefícios✓ Anúncio tem que ser
direto e informativo✓ Justificar as razões da
compra
✓ Ênfase em oportunidade
✓ Call – to –action – frase que gere ação
✓ ex: Acesse, Saiba mais. Últimas peças
Chamar Sentir Despertar Gerar
Não é permitido❑ Não devem conter sinais em excesso !!!❑ Texto não deve ser totalmente escrito em maiúsculas❑ Nome de marcas concorrentes no texto do anúncio❑ Linguagem apelativa Ex: Clique aqui❑ URL de visualização diferente da página de destino
INCLUIR KEYWORDS
Crie uma lista de palavras bem específicas e com as possibilidades que o seu cliente pode pesquisar
Lista de Palavras Negativas - Faça uma lista dos termos que você não quer que seus anúncios apareçam
Atividade Prática:
INCLUIR KEYWORDS
Defina as correspondências conforme o estágio de busca
Separe as correspondências por grupo de anúncios.
FERRAMENTAS
Vantagens: ✓ Permite fazer estimativa✓ Ver volume de busca✓ Ter novas ideias de palavras✓ Inclusão de grupos de
palavras completos
CAMPANHA CRIADA
Impressão Clique Custo
CPM CPC CTR
Nº de vezes que um
anúncio é exibido
Nº de vezes que um
anúncio éclicado
Valor cobrado pelos cliques
e ou impressões
Custo por mil impressões.
Display
Custo / Impressão x
1000
Custo por clique
É o valor cobrado pelos
cliquesCusto / cliques Clique / Impressão
Taxa de cliquesNº de cliques
por impressões
MEDIR O RESULTADO
Impressão Clique Custo
CPM CPC CTR
Nº de vezes que um
anúncio é exibido
Nº de vezes que um
anúncio éclicado
Valor cobrado pelos cliques
e ou impressões
Custo por mil impressões.
Display
Custo / Impressão x
1000
Custo por clique
É o valor cobrado pelos
cliquesCusto / cliques Clique / Impressão
Taxa de cliquesNº de cliques
por impressões
MEDIR O RESULTADOKPIS DE BRANDING
Impressão Clique Custo
CPM CPC CTR
Nº de vezes que um
anúncio é exibido
Nº de vezes que um
anúncio éclicado
Valor cobrado pelos cliques
e ou impressões
Custo por mil impressões.
Display
Custo / Impressão x
1000
Custo por clique
É o valor cobrado pelos
cliquesCusto / cliques Clique / Impressão
Taxa de cliquesNº de cliques
por impressões
MEDIR O RESULTADOKPIS DE PERFORMANCE
Conversão CPA ROIAquisição.
Qualquer ação esperada do cliente no
site:InteraçãoDownload
VendaLead /
Cadastro
Custo por aquisiçãoCusto por conversão realizada
Retorno do investimento
Qual foi retorno que obtive sobre o investimento
Clique /Conversões
Receita – custoCusto X100
ROORetorno do Objetivo
A campanha cumpriu o objetivo?
MEDIR O RESULTADO MÉTRICAS BÁSICAS DE PERFORMANCE
TRABALHAR ADWORDS
FUNDAMENTOS E PESQUISA
PARA SER CERTIFICADO É NECESSÁRIO PASSAR EM UMA PROVA DE FUNDAMENTOS + UMA AVANÇADA
CERTIFICAÇÃO
VANTAGENS✓ Perfil no Google Partners✓ Facilidade em processos seletivos✓ Vincular|Disvincular perfil com
agência DESVANTAGEM
✓ Validade da prova✓ A prova é atualizada todo ano.
Vanessa KymE-mail:
LinkedIn: Vanessa KymSlideShare: Vanessa Kym