CONCEITOS geograficos

4
CONCEITOS  A análise do conhecimento científico é profundamente dinâmica e evolui sob a influência das transformações econômicas e de suas repercussões sobre a formulação do pensamento científico. Atualmente a Ciência eo!ráfica não apenas descreve a "erra# como também e$plica e interpreta os fatores físicos# biol%!icos e humanos &ue alteram a sua fisiolo!ia. CONCEITOS DE EMANUEL DE MARTONE  A eo!rafia é a ciência &ue estuda a relação entre o homem e a nature'a# ou se(a# a or!ani'ação do espaço.  A eo!rafia é a ciência &ue estuda a distribuição dos fenômenos )ísicos# *iol%!icos e +umanos pela superfície da "erra# as causas desta distribuição e as relações locais desses fenômenos. CONCEITO DE LEVI MARRERO  A eo!rafia é a ciência &ue estuda as diferentes paisa!ens da " erra e as modificações nelas introdu'idas pelo homem locali'ando,as# descrevendo,as# e$plicando,as e comparando,as entre si. CONCEITO DE HETTNER eo!rafia é o estudo da diversidade re!ional da superfície terrestre e sua e$plicação. NOSSO CONCEITO  A eo!rafia é a ciência &ue estuda a interação entre o ser humano e o meio ambiente.

Transcript of CONCEITOS geograficos

CONCEITOS

A anlise do conhecimento cientfico profundamente dinmica e evolui sob a influncia das transformaes econmicas e de suas repercusses sobre a formulao do pensamento cientfico. Atualmente a Cincia Geogrfica no apenas descreve a Terra, como tambm explica e interpreta os fatores fsicos, biolgicos e humanos que alteram a sua fisiologia.

CONCEITOS DE EMANUEL DE MARTONE

A Geografia a cincia que estuda a relao entre o homem e a natureza, ou seja, a organizao do espao.

A Geografia a cincia que estuda a distribuio dos fenmenos Fsicos, Biolgicos e Humanos pela superfcie da Terra, as causas desta distribuio e as relaes locais desses fenmenos.

CONCEITO DE LEVI MARRERO

A Geografia a cincia que estuda as diferentes paisagens da Terra e as modificaes nelas introduzidas pelo homem localizando-as, descrevendo-as, explicando-as e comparando-as entre si.

CONCEITO DE HETTNER

Geografia o estudo da diversidade regional da superfcie terrestre e sua explicao.

NOSSO CONCEITO

A Geografia a cincia que estuda a interao entre o ser humano e o meio ambiente.

PRINCPIOS METODOLGICOS DA GEOGRAFIA

O carter metodolgico da Geografia est em funo da aplicao de seus princpios.

Princpio da extenso - Frederico Ratzel

Princpio segundo o qual, deve o Gegrafo, ao estudar um fato ou rea, proceder sua localizao e delimitao, utilizando para tanto os recursos da cartografia.

Princpio da Analogia ou Geografia Geral - Karl Riter e Vidal de la Blache

Princpio segundo o qual, delimitada e observada a rea deve o Gegrafo compar-la com outras reas buscando as semelhanas e diferenas existentes.

Princpio da Causalidade - Alexander vom Humboldt

Princpio segundo o qual, deve o Gegrafo explicar as causas do fato ou fatos observados.

Princpio da Conexo ou Interao - Jean Brunhes

Princpio segundo o qual, os fatos Fsicos e Humanos nunca agem isoladamente.

Princpio da Atividade - Jean Brunhes

Princpio segundo o qual, a paisagem possui um carter sempre dinmico.

CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRFICO

As principais correntes de pensamento geogrfico ou paradigmas da Geografia so os seguintes: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Mtodo Regional, a Nova Geografia e a Geografia Crtica. Foram formalmente explicitadas a partir do final do sculo XIX, constituindo uma seqncia histrica de incorporaes de prticas tericas, empricas e polticas que, no excluindo nenhuma delas, apresenta a cada momento um ou dois padres dominantes. Assim, o Determinismo Ambiental e menos ainda, o Possibilismo no desapareceram totalmente, mas perderam o destaque, sobretudo o Determinismo Ambiental. Por outro lado, a Geografia Crtica o ltimo modelo a ser incorporado, passando a coexistir conflitivamente com os outros, principalmente a Nova Geografia.

Estas tendncias esto fundamentadas, de algum modo, na considerao da Geografia como o saber calcado em uma das trs abordagens: homem/meio, o de reas e os locacionais. Adicionalmente, tem sido adotada uma combinao de duas ou trs das abordagens acima referidas. De outro, as correntes fundamentam-se em diferentes mtodos de apreenso da realidade. Entre eles, destaca-se o Positivismo, que na sua verso clssica, que na do Positivismo Lgico. O materialismo Histrico e a Dialtica Marxista, que do base ao segmento mais importante da Geografia Crtica, so mtodos de incorporao recente Geografia.

Subjacente a todos os paradigmas h um denominador comum: a Geografia tem suas razes na busca e no entendimento da diferenciao de lugares, regies, pases e continentes, resultante das relaes entre os homens e entre estes e a natureza. No houvesse diferenciao de reas, para causar uma expresso consagrada, certamente a Geografia no teria surgido. Estamos falando, pois, do cerne da Geografia, ainda que o seu significado no tenha sido sempre o mesmo. Os conceitos de regio e organizao espacial esto vinculados a esta idia bsica em Geografia.

DIVISO DA GEOGRAFIA

A Geografia pode ser dividida em dois grandes ramos: a Geografia Fsica e a Geografia Humana.

A GEOGRAIA FSICA subdividida nos seguintes tpicos principais:

a)Geomorfologia - Estudo das formas do relevo.

b)Climatologia - Estudo dos climas.

c)Hidrologia - Estudo das massas lquidas.

d)Biogeografia - Estudo da distribuio geogrfica dos seres vivos e, subdivide-se em Fitogeografia - estuda a distribuio dos vegetais na superfcie terrestre; e Zoogeografia, que estuda a distribuio dos animais na superfcie terrestre.

A GEOGRAFIA HUMANA subdividida nos seguintes tpicos principais:

a)Geografia da Populao - Estudo da distribuio, estrutura e movimentos populacionais

b)Geografia Agrria - Estudo das diferentes formas de ocupao do espao rural.

c)Geografia das Indstrias - Estudo da distribuio geogrfica e dos tipos de indstrias.

d)Geografia Urbana - Estudo das cidades.

e)Geografia dos Servios - Estudo das atividades ligadas prestao de servios, compreendendo o comrcio, os transportes, os servios pblicos, a educao e outros.GODOY, Paulo R. Teixeira. Histria do Pensamento Geogrfico e Epistemologia em Geografia. So Paulo, Cultura Acadmica, 2010.MOREIRA, Ruy.O que Geografia?2 ed. So Paulo: Brasiliense, 2009.