Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento...

5
Horta na Luva – Material do Educador Plantas são uma parte importante do nosso planeta. Elas fornecem alimento, fibras, abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta na Luva, jovens cientistas podem estudar as características e o ciclo de vida das plantas. Essa atividade permite ao educador e aos jovens cientistas aprenderem o que as sementes precisam para germinar, crescer e produzir frutas ou legumes. Se o ambiente for mantido limpo e saudável, as plantas têm mais chances de se desenvolverem plenamente. Esse plano fornecerá o passo-a-passo do projeto, informações adicionais e questões para promover o pensamento crítico de maneira que você e seus jovens cientistas possam ter a melhor experiência possível com “Horta na Luva”. Conceitos Gerais Esse experimento é uma excelente forma de estimular seus jovens cientistas a pensarem criticamente sobre os alimentos que consomem e de onde eles vêm. À medida em que for lendo o experimento com eles, você poderá apresentar as questões abaixo que irão encorajá-los a apreciar as plantas e todos os lugares em que as pessoas interagem com elas. Você pode identificar como as plantas afetam o seu dia-a-dia? As plantas fornecem os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar vem das plantas. Plantas como algodão, soja, linhaça e bambu fornecem fibras para tecidos com o quais fabricamos as roupas. Nossas casas são feitas de plantas – os muitos diferentes tipos de madeira em nossas casas fornecem estrutura, piso, portas, móveis e objetos de decoração. Quantos tipos diferentes de semente você tem na dispensa da sua casa? Pipoca, feijão, gergelim, mostarda, etc. Do que as pessoas precisam para serem saudáveis? Qual a semelhança dessas necessidades com o que as plantas precisam para serem saudáveis? As pessoas precisam de alimento, água e abrigo para serem saudáveis. As plantas têm necessidades parecidas. Elas obtêm o alimento do solo e do sol. As plantas precisam de uma quantidade certa de água. Água demais ou de menos pode ser prejudicial e pode tornar a planta mais susceptível a doenças ou ao estresse, o que se assemelha com uma das formas com que as pessoas ficam doentes. As plantas também precisam de um ambiente saudável para viver. Tempestades, ventos, frio ou calor extremo podem ter grandes impactos nas plantas. Pergunte aos seus cientistas como eles se sentem quando ficam do lado de fora num dia muito quente ou debaixo de uma tempestade. ©2017 Monsanto Company

Transcript of Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento...

Page 1: Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta ... os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar

Horta na Luva – Material do Educador

Plantas são uma parte importante do nosso planeta. Elas fornecem alimento, fibras, abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta na Luva, jovens cientistas podem estudar as características e o ciclo de vida das plantas. Essa atividade permite ao educador e aos jovens cientistas aprenderem o que as sementes precisam para germinar, crescer e produzir frutas ou legumes. Se o ambiente for mantido limpo e saudável, as plantas têm mais chances de se desenvolverem plenamente.

Esse plano fornecerá o passo-a-passo do projeto, informações adicionais e questões para promover o pensamento crítico de maneira que você e seus jovens cientistas possam ter a melhor experiência possível com “Horta na Luva”.

Conceitos Gerais

Esse experimento é uma excelente forma de estimular seus jovens cientistas a pensarem criticamente sobre os alimentos que consomem e de onde eles vêm. À medida em que for lendo o experimento com eles, você poderá apresentar as questões abaixo que irão encorajá-los a apreciar as plantas e todos os lugares em que as pessoas interagem com elas.

• Você pode identificar como as plantas afetam o seu dia-a-dia? As plantas fornecem os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar vem das plantas. Plantas como algodão, soja, linhaça e bambu fornecem fibras para tecidos com o quais fabricamos as roupas. Nossas casas são feitas de plantas – os muitos diferentes tipos de madeira em nossas casas fornecem estrutura, piso, portas, móveis e objetos de decoração. Quantos tipos diferentes de semente você tem na dispensa da sua casa? Pipoca, feijão, gergelim, mostarda, etc.

• Do que as pessoas precisam para serem saudáveis? Qual a semelhança dessas necessidades com o que as plantas precisam para serem saudáveis? As pessoas precisam de alimento, água e abrigo para serem saudáveis. As plantas têm necessidades parecidas. Elas obtêm o alimento do solo e do sol. As plantas precisam de uma quantidade certa de água. Água demais ou de menos pode ser prejudicial e pode tornar a planta mais susceptível a doenças ou ao estresse, o que se assemelha com uma das formas com que as pessoas ficam doentes. As plantas também precisam de um ambiente saudável para viver. Tempestades, ventos, frio ou calor extremo podem ter grandes impactos nas plantas. Pergunte aos seus cientistas como eles se sentem quando ficam do lado de fora num dia muito quente ou debaixo de uma tempestade.

©2017 Monsanto Company

Page 2: Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta ... os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar

• Antes de iniciar o experimento, peça aos seus cientistas para escreverem suas hipóteses. Quais são suas expectativas em relação ao “Horta na Luva”? Quanto tempo será necessário até que você possa colher uma fruta ou vegetal produzido pela planta? Qual o tamanho você imagina que a planta irá atingir? Qual será a aparência da planta? Que tipo de folhas a planta terá? Quantas frutas ou vegetais você espera colher de cada planta?

• Durante o experimento, enfatize a segurança. Esse experimento tem baixo risco, mas devemos sempre tomar medidas básicas de segurança por precaução e trabalhar em condições de higiene apropriadas. Você está usando roupas adequadas para proteger sua pele? O uso de óculos de proteção para esse experimento é necessário? Sua área de trabalho está limpa e livre? Cabelos longos devem estar presos para que não caiam em sua área de trabalho. As mãos precisam ser lavadas antes e depois de cada experimento. Quando estiver lendo as instruções, identifique qualquer etapa em que a assistência de um adulto seja necessária. Você tem todos os materiais de que precisa? Eles estão em boas condições? Cientistas fazem isso todos os dias, e nunca é cedo demais para começar a desenvolver esses hábitos.

• Identifique os materiais que seus jovens cientistas precisarão para trabalhar. Há algum material que eles ainda não conheçam ou com o qual não tenham trabalhado anteriormente? Tenha certeza de que eles estejam confortáveis com cada uma das ferramentas e estimule perguntas.

• À medida em que o experimento for avançando, encoraje os cientistas a registrarem suas observações. Estabeleça um controle, como, por exemplo, a quantidade de água nas bolas de algodão ou a temperatura da água. Enfatize a ideia de que eles estão criando um controle. Pergunte aos seus cientistas como podem determinar uma base de condições ideais. Mostre que eles podem usar o controle para considerar outras variáveis que podem ser mudadas e que produzam resultados diferentes.

Passo – A - Passo

Você e seus jovens cientistas podem acompanhar a Val na execução do experimento e obter mais detalhes de como as sementes se transformam em plantas:

https://vimeo.com/MonsantoSTEM/GardenInAGlove

Page 3: Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta ... os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar

Iniciadores de Conversa e Dicas

Na próxima página, você irá encontrar algumas ideias de conversas que poderão ajudar seus alunos a entenderem melhor esse experimento. Nós incluímos ideias e dicas para cada passo.

Passo 1Converse com seus cientistas sobre a importância de se fazer boas anotações para registro dos dados, como datas e medidas. Existem duas boas razões porque os cientistas registram seu trabalho detalhadamente:

1. Os cientistas precisam replicar seus experimentos muitas vezes para ter a certeza de que a prova da hipótese é correta. Para isso, é necessário que eles tenham instruções detalhadas, de maneira que consigam obter o mesmo resultado a cada vez.

2. A pesquisa é revisada por colegas – isso significa que outros cientistas e agências irão rever a pesquisa para garantir que seja ciência de qualidade. Dessa forma, pode-se ter certeza de que o cientista seguiu os protocolos-padrão que permitem com que terceiros possam reproduzir o estudo e obter os mesmos resultados.

*Nota sobre os passos 2 – 5: Caso seus cientistas tenham dificuldades em colocar o algodão e depois as sementes na luva em duas etapas separadas, eles poderão, alternativamente, umedecer as bolas de algodão, espremer o excesso e colocar as sementes nas bolas de algodão. Depois podem colocar, cuidadosamente, as bolas de algodão com as sementes nos dedos da luva previamente determinados para cada semente.

Passo 2Para que as sementes consigam germinar, elas precisam de água e calor. Converse com seus cientistas sobre a importância da água para as plantas. Como eles se sentem quando estão com sede? Pergunte quão ativos eles são num dia frio em comparação a um dia quente.

Paso 3Se os seus cientistas tiverem dificuldades para colocar as bolas de algodão nos dedos da luva, eles poderão utilizar uma caneta ou lápis para empurrar as bolas até a ponta. Comente que o algodão vem de uma planta também. Da mesma forma que gostamos de usar roupas de algodão, sementes também gostam da proteção inicial que as bolas de algodão oferecem.

Page 4: Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta ... os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar

Passo 4Faça um pequeno montinho de cada semente na sua área de trabalho. Converse com seus cientistas sobre a aparência das sementes e compare tamanhos, formas e cores. Eles reconhecem as sementes dos alimentos que comemos? Seres humanos e animais comem muitas sementes. Pense nos alimentos que comemos que contêm sementes: pepino, tomate, vagem, amendoim, amêndoas, etc. Pense naquelas sementes que não comemos: caroço de pêssegos, de abacates, etc.

Passo 5Se seus cientistas tiverem dificuldades de colocar as bolas de algodão nas luvas, eles podem usar a caneta hidrográfica para ajudar. Pergunte a eles o que eles estão fornecendo às sementes que estão na luva. O algodão fornece umidade e um ambiente maleável para que elas cresçam. A luva assegura um local limpo e protege as sementes de doenças.

Passo 6Uma vez que as sementes precisam de água e calor para germinar, qual seria o local considerado ideal pelos seus cientistas para se colocar a luva?

Passo 7Converse com os seus cientistas sobre o crescimento das plantas e encoraje-os a fazer anotações. Faça perguntas a respeito das semelhanças e diferenças que eles estão observando nas sementes.

Passo 8Peça aos seus cientistas para pensarem em seu próprio crescimento e no que eles precisam para serem fortes e saudáveis. Faça comparações de como as necessidades aumentam à medida que as plantas e as pessoas crescem. Quais foram as mudanças em sua alimentação, habitação, conforme foram crescendo?

Passo 9Pense “fora da horta”. Peça aos seus cientistas para compararem plantas de parques ou praças com as plantas de casa sempre que tiverem uma oportunidade. De quanta luz diferentes plantas precisam? Há plantas à sombra e outras ao sol? Quando você vê frutas e legumes em um supermercado, o que você acha ser necessário para que essas plantas sejam saudáveis? Você sabia que cada pé de milho, em geral, produz apenas uma espiga? O que você encontra nos supermercados que nasce em árvores? Quanto tempo você acha que é preciso para que uma macieira produza sua primeira maçã depois de plantada?

Page 5: Conceitos Gerais · abrigo e oxigênio para os seres humanos e os animais. Através do experimento Horta ... os alimentos que comemos: frutas, legumes, grãos, e até mesmo o açúcar

©2017 Monsanto Company

Você pode encontrar a versão original deste experimento no site:http://www.agintheclassroom.org/TeacherResources/interest_approaches.shtml

Queremos saber a sua opiniãoVocê tem outras ideias de como expandir esse experimento

com seus jovens cientistas?Entre em contato conosco através do email [email protected]

Fique à vontade para compartilhar esse experimento em suas redes sociais.

#STEM

Passo 10Essa é uma ótima oportunidade para se refletir sobre o experimento. Discutir sobre o tempo, água e nutrição que foram necessários para se criar a horta. Quanto alimento seus alunos acreditam que possam produzir em sua própria horta? Pense a respeito dos desafios que eles tiveram durante o processo. Eles acreditam que os produtores que fornecem alimentos aos supermercados encontram desafios semelhantes em suas fazendas?