CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO … · imposta pelo gabarito preliminar está de...

69
63 CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA VERMELHA QUESTÃO 12 GABARITO PRELIMINAR: D PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA ROXA QUESTÃO 13 GABARITO PRELIMINAR: D PROFESSOR DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO PROVA VERMELHA QUESTÃO 14 GABARITO PRELIMINAR: D PROFESSOR ELETRÔNICA CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROVA ROXA QUESTÃO 13 GABARITO PRELIMINAR: D Segundo a Lei nº 8.112/90, a penalidade disciplinar de suspensão, a ser imposta aos servidores públicos: a) Será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência, não podendo exceder a 60 dias. b) Tem prazo de cinco anos para a prescrição da respectiva ação disciplinar. c) Será aplicada em caso de revelação de segredo do qual o servidor tenha se apropriado em razão do cargo. d) Poderá ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que a alternativa “b” também estaria correta. Para os demais i tens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base na Lei nº 8.112/90 a qual está expressamente citada no enunciado na questão , bem como está devidamente prevista no edital do concurso como legislação a ser considerada pelos candidatos. De acordo com a Lei nº 8.112/90, acima referida, temos: Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência. Assim sendo, a penalidade disciplinar de suspensão prescreverá em dois anos, o que diverge do apresentado na alternativa “b”, tornando-a incorreta. Ainda, cumpre ressaltar que há uma diferenciação entre os prazos do art. 131, que refere que As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos [...]” e os prazos dispostos no art. 142 que tratam de ação disciplinar. Referencia-se ainda, que uma das fontes bibliográficas que sustentam esta questão é ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. Método. P. 410 e 411, bem como a Lei nº 8.112/90, art. 142, I, II, III. Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar. É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

Transcript of CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO … · imposta pelo gabarito preliminar está de...

63

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 12 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA ROXA

QUESTÃO 13 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO PROVA VERMELHA

QUESTÃO 14 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR ELETRÔNICA – CONTROLE E AUTOMAÇÃO PROVA ROXA

QUESTÃO 13 GABARITO PRELIMINAR: D

Segundo a Lei nº 8.112/90, a penalidade disciplinar de suspensão, a ser imposta aos servidores públicos: a) Será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência, não podendo exceder a 60 dias. b) Tem prazo de cinco anos para a prescrição da respectiva ação disciplinar. c) Será aplicada em caso de revelação de segredo do qual o servidor tenha se apropriado em razão do cargo. d) Poderá ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que a alternativa “b” também estaria correta. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base na Lei nº 8.112/90 a qual está expressamente citada no enunciado na questão, bem como está devidamente prevista no edital do concurso como legislação a ser considerada pelos candidatos. De acordo com a Lei nº 8.112/90, acima referida, temos:

Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

Assim sendo, a penalidade disciplinar de suspensão prescreverá em dois anos, o que diverge do apresentado na alternativa “b”, tornando-a incorreta. Ainda, cumpre ressaltar que há uma diferenciação entre os prazos do art. 131, que refere que “As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos [...]” e os prazos dispostos no art. 142 que tratam de ação disciplinar. Referencia-se ainda, que uma das fontes bibliográficas que sustentam esta questão é ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. Método. P. 410 e 411, bem como a Lei nº 8.112/90, art. 142, I, II, III. Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

64

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 28 GABARITO PRELIMINAR: A

A propriedade das sementes que determina o potencial para uma emergência rápida e uniforme e para o desenvolvimento de plântulas normais sob uma ampla faixa de condições de campo é denominada de: a) Vigor. b) Poder de germinação. c) Recalcitrância. d) Dormência.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Agronomia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão:

HAMPTON, J.G.; TEKRONY, D.M. (eds.) Handbook of Vigour Test Methods. 3 ed. ISTA, Zurich.117p., 1995. AOSA - ASSOCIATION OF OFFICIAL SEED ANALYSTS. Seed vigor testing handbook. Lincoln: AOSA, 1983. 93p.

Segundo HAMPTON & TEKRONY (1995), “vigor de sementes é a soma das propriedades que determinam o nível do potencial da atividade e desempenho de uma semente ou de um lote de sementes durante a germinação e emergência de plântula”.

Segundo a Association of Official Seed Analysts (AOSA) entende que vigor de sementes compreende aquelas propriedades que determinam o potencial para uma emergência rápida e uniforme e para o desenvolvimento de plântulas normais sob uma ampla faixa de condições ambientais (AOSA, 1983).

Além disso, o conceito de germinação não considera o processo de desenvolvimento em diferentes condições de campo, uma vez que os testes são realizados em condições ótimas. Portanto, na presente questão, somente a alternativa “a” está correta. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

65

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 35 GABARITO PRELIMINAR: C

O controle biológico é considerado por muitos cientistas como uma arte. Analisar os gráficos abaixo e, considerando-se as diferentes formas de controle biológico apresentadas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Inoculativo sazonal. (2) Inoculativo e conservação. (3) Biológico indutivo.

( )

( )

( )

a) 2 - 1 - 3. b) 3 - 1 - 2. c) 2 - 3 - 1. d) 3 - 2 - 1. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

66

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA VERDE

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE AGRONOMIA PROVA ROXA

QUESTÃO 28 GABARITO PRELIMINAR: C

Sobre as categorias de parasitismo, assinalar a alternativa INCORRETA: a) Parasitoide primário: desenvolve-se sobre hospedeiros parasitados. b) Hiperparasitoide: desenvolve-se em outro parasitoide. c) Ectoparasitoide: desenvolve-se externamente (a larva alimenta-se inserindo o estilete através do exoesqueleto da vítima). d) Multiparasitismo: mais de uma espécie de parasitoide ocorre dentro ou sobre um único hospedeiro.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, somente a alternativa “a” está correta, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “a”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

67

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL, SISTEMÁTICA VEGETAL E FISIOLOGIA VEGETAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: A

Em relação às principais características das gimnospermas, assinalar a alternativa CORRETA: a) A semente origina-se a partir de um óvulo. b) Não possuem o mesmo ciclo de vida básico. c) A polinização e a formação do tubo polínico ocorrem com a extrema necessidade de água para o gameta masculino alcançar a oosfera. d) São dez os filos, com representantes atuais.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: RAVEN. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: a) A semente origina-se a partir de um óvulo. Assim, o primeiro item está exatamente de acordo com a bibliografia citada. Desta forma, a alternativa está correta, em conformidade com a ideia apresentada pelo autor supracitado. No segundo: b) Não possuem o mesmo ciclo de vida básico. Assim, de acordo com a página 19 “Todas as gimnospermas possuem o mesmo ciclo de vida básico”. A alternativa está incorreta, em conformidade com a ideia apresentada pelo autor, pois todas as gminospermas possuem o mesmo ciclo de vida básico. No terceiro: c) A polinização e a formação do tubo polínico ocorrem com a extrema necessidade de água para o gameta masculino alcançar a oosfera.

Também, de acordo com a página 19 “A polinização e a formação do tubo polínico eliminam a necessidade de água para o gameta masculino alcançar a oosfera”. Observa-se que a terceira sentença está incorreta, em conformidade com a ideia apresentada pelo autor. A resposta da sentença correta é de que não se faz necessário a utilização de água para o gameta masculino alcançar a oosfera, contrariando a sentença que foi proposta. No quarto: d) São dez os filos, com representantes atuais. Igualmente de acordo com a página 19 “Há quatro filos de gimnospermas com representantes atuais”. A sentença também está incorreta, pois não há dez filos de gimnospermas atuais. Isto posto, na presente questão, somente a alternativa “a” está correta. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar. .

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

68

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ARTES PROVA VERMELHA

QUESTÃO 21 GABARITO PRELIMINAR: B

Nos anos 90, os arte-educadores brasileiros estavam muito mobilizados através de suas associações, e propostas de estudiosos da arte começavam a tornar-se efetivas. Ana Mae Barbosa adota, entre outras fontes, o Discipline Based Art Education (DBAE), sua reflexão sobre a experiência educativa das escolas de pintura ao ar livre do México e o Critical Studies, estudo da Inglaterra que aborda arte como expressão e cultura. Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Para Ana Mae, o(a) ____________________________ são ações, mesmo que elas sejam, em um primeiro momento, definidas por intermédio das disciplinas que compõem o ensino da Arte: produção, crítica, história da arte e estética, conforme sua Proposta Triangular para o ensino da Arte. a) fazer artístico, a leitura da obra de arte e o estudo da história da arte b) fazer artístico, a apreciação e a contextualização c) mediação cultural, a reflexão sobre a obra e o feitio do portfólio d) fazer artístico, a apreciação e a mediação cultural

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

69

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ARTES - PROVA VERMELHA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: C

Depois da 1ª Bienal no país, os artistas brasileiros passaram a desenvolver obras de arte mais questionadoras e mais livres dos rótulos e das características dos movimentos artísticos. Abriu-se, então, um diálogo entre os artistas que experimentavam novas realizações e o público que, inicialmente, ficou perplexo, perguntando-se pelo significado imediato das obras que via. Considerando-se essas informações, analisar os itens abaixo: I - Com o tempo, o espectador dirigiu seu olhar às cores, às linhas, às formas, aos suportes e aos espaços das próprias obras e passou a aderir à experiência estética no momento em que, de algum modo, interagia com uma obra de arte. II - Fayga Ostrower e Oswaldo Goeldi têm grande importância para a arte contemporânea brasileira. III - Hélio Oiticica é um artista importante porque começa a mostrar que a arte pode fugir dos limites de um quadro. IV - Fayga Ostrower traz o quadro para o espaço tridimensional e transforma-o em uma estrutura em que nada é representado, uma estrutura que se representa, ou melhor, que se apresenta. Essa obra que não é nem escultura, nem objeto utilitário, é o não objeto. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item IV. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens I e III. d) Somente os itens I, II e III. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, faz-se importante referenciar que a presente questão foi elaborada com base na obra: GRAÇA PROENÇA . História da arte. Arte Moderna e Pós-Moderna. p. 388

Referenciando-se cada um dos itens, das assertivas, das sentenças, tem-se que: No primeiro:

“Depois da I Bienal, (...) pelo significado imediato das obras que via. Com o tempo, o espectador dirigiu seu olhar às cores, às linhas, às formas, aos suportes e aos espaços das próprias obras e passou a aderir à experiência estética no momento em que, de algum modo, interagia com uma obra de arte.”p. 388

Portanto, este item está correto. No segundo:

“Assim, mais importante do que teorizar sobre movimentos e tendências da arte contemporânea brasileira, é conhecer algumas obras e alguns artistas da segunda metade do século XX até tempos mais recentes. A atuação renovadora de Lygia Clark e Hélio Oiticica. Esses dois artistas, cada uma seu modo, têm uma importância marcante na criação da arte contemporânea brasileira, pois, além de individualmente passarem por uma evolução artística muito significativa, acabaram por estimular a produção renovadora de outros artistas.” [grifo nosso] p.389

Assim, os artistas que tem importância marcante na criação são Lygia Clark e Hélio Oiticica, e não Fayga e Goeldi. Portanto, este item está errado. No terceiro:

“Hélio Oiticica (1937-1980) é um artista importante porque, por meio de suas obras, realizadas entre o final dos anos 1950 e até o final dos anos 1970, ele expôs suas idéias questionadoras sobre a arte e acultura até onde ela existe. Até as

70

apresentações de suas obras, grande parte das pessoas considerava arte apenas o que estava em uma tela. Oiticica começa a mostrar que a arte pode fugir dos limites de um quadro. Por exemplo, quando ele cria obras tridimensionais, como Relevo espacial, de 1960.” p. 390

Portanto, este item está correto.

No último:

“Fayga Ostrower essa artista nasceu na Polônia, veio para o Brasil em 1934, aqui se naturalizou e desenvolveu trabalhos como gravadora , pintora, desenhista, ilustradora , ceramista, escritora e professora.”p. 415

“Oiticica começa a mostrar que a arte pode fugir dos limites de um quadro. Por exemplo, quando ele cria obras tridimensionais, como Relevo espacial, de 1960.” p. 390

Hélio Oiticica é quem cria objetos trimensionais e não Fayga como os dois textos acima comprovam. Portanto, este item está errado.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

71

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ARTES PROVA ROXA

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: D

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu artigo 26, §2, alterada pela Lei nº 12.287/10, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O ensino da Arte, especialmente em suas _______________, constituirá componente curricular _________ nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. a) questões específicas - facultativo b) expressões globais - obrigatório c) expressões estéticas - facultativo d) expressões regionais - obrigatório

Tendo em vista o recurso, a Banca manifesta-se: Preliminarmente faz-se importante referenciar que o candidato discorda do gabarito preliminar que aponta a alternativa “d” como correta, requerendo a retificação do gabarito para alternativa “b”, sob a alegação de que “expressões globais” seria o termo adequado. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Importante salientar que o conteúdo da referida questão trata-se da literalidade do art. 26, §2º, conforme disposto no enunciado.

“Art. 26. ........................................................................

§ 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente

curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o

desenvolvimento cultural dos alunos. [grifo nosso]

Assim sendo, por se tratar de citação literal de um trecho da lei, a única alternativa que completa corretamente a redação da questão é a alternativa “d”.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

72

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ARTES PROVA ROXA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: A

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Para Miriam Celeste Martins, a linguagem visual também pode ser revelada à criança através de um sensível olhar pensante. O olhar já vem carregado de referências pessoais e culturais; contudo é preciso instigar o aprendiz também para um olhar cada vez mais curioso e sensível às sutilezas. ___________________________________ é alimentar o olhar com muitas diferentes imagens, provocando uma percepção mais ampla da linguagem visual. a) Nutrir esteticamente o olhar b) Aprender a criar novas mídias c) Nutrir o aluno com novos recursos expressivos d) Aprender a pensar criticamente sobre as imagens

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

73

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ARTES PROVA ROXA

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: D

O estilo barroco desenvolveu-se plenamente em nosso país, no século XVIII, perdurando ainda no século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas, há muito tempo, já haviam abandonado esse estilo, e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos. No Brasil, esse estilo está claramente associado à religião católica. Em relação às causas disso, analisar os itens abaixo: I - Há, no país, inúmeras igrejas construídas conforme os princípios barrocos. II - No sul do Brasil, desenvolveram-se uma arquitetura e uma escultura de caráter religioso, associado ao trabalho de catequese que os jesuítas realizavam com os indígenas. III - As igrejas barrocas apresentam três portais: abóbadas de nervuras, rosáceas sobre a entrada central e altas torres pontiagudas. IV - A maior expressão da escultura barroca encontra-se no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, e constitui-se de esculturas em pedra-sabão de 12 profetas. Estão CORRETOS: a) Somente os itens II e IV. b) Somente os itens I e III. c) Somente os itens I, III e IV. d) Somente os itens I, II e IV. Tendo em vista o recurso interposto, a Banca manifesta-se: Preliminarmente, faz-se importante referir que o candidato discorda do gabarito preliminar que aponta a alternativa “d” como correta, alegando que o item “I” estaria incorreto, requerendo a retificação do gabarito para alternativa “a”. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Importante aduzir que a presente questão foi elaborada com base na seguinte obra: PROENÇA, Graça. História da Arte. Conteúdo: História das Artes no Brasil e seus determinantes socioculturais. p.152 . Sobre o Barroco no Brasil, a presente banca oportunamente transcreve o texto da pg. 152, que justifica o item I, questionado pelo candidato:

“No Brasil, esse estilo é claramente associado à religião católica: por todo o país, há inúmeras igrejas construídas segundo os princípios barrocos.”

Tendo, em vista a redação acima, i item I está correto e a única alternativa adequada para a questão é a resolução da questão é a “d”.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

74

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA – PROVA VERMELHA

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: B

Considerando-se a 1ª Lei de Mendel, analisar os itens abaixo: I - Cada par de alelos presentes nas células diploides separa-se na meiose, de modo que cada célula haploide somente recebe um alelo do par. II - Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas. III - Cada característica genética é determinada por um par de fatores, e, como estes se separam na formação dos gametas, cada gameta recebe apenas um fator do par. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente um item. b) Somente dois itens. c) Todos os itens. d) Nenhum dos itens. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, somente a alternativa “a” está correta, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “a”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

75

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL, SISTEMÁTICA VEGETAL E FISIOLOGIA VEGETAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA ROXA

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA VERDE

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: C

Os ácidos nucleicos são de enorme importância biológica. Os seres vivos contêm o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Em relação às características atribuídas aos ácidos nucleicos, assinalar a alternativa CORRETA: a) As bases pirimidínicas do DNA são a citosina e a uracila. b) O papel do DNA na célula é a síntese de proteínas. c) O RNA está localizado principalmente no citoplasma (também no núcleo, nas mitocôndrias e nos cloroplastos). d) Adenina e guanina são bases purínicas encontradas no RNA.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

76

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA - PROVA ROXA

QUESTÃO 10 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE GENÉTICA – BIOLOGIA MOLECULAR – BIOÉTICA – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO - PROVA ROXA

QUESTÃO 10 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE ELETRÔNICA - PROVA ROXA

QUESTÃO 10 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE PORTUGUÊS/REDAÇÃO - PROVA VERDE

QUESTÃO 09 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE MATEMÁTICA I PROVA VERDE

QUESTÃO 06 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE PORTUGUÊS/INGLÊS PROVA AZUL

QUESTÃO 07 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE REDES DE COMPUTADORES - SEGURANÇA DE REDES PROVA VERMELHA

QUESTÃO 10 GABARITO PRELIMINAR: D

Assinalar a alternativa na qual a concordância verbal está CORRETA: a) Os alunos sentiram-se desmotivados, haja visto o fracasso daquele professor. b) Sobrevivia, naquela escola com professores desmotivados, crianças interessadas. c) Fez-se, com motivação e entusiasmo, projetos maravilhosos com os alunos. d) Registraram-se, com otimismo, crescimento e empenho de todos os alunos neste ano escolar. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: A referida questão trata das regras de concordância verbal. Assim, têm-se: Na primeira: a) Os alunos sentiram-se desmotivados, haja visto o fracasso daquele professor. Incorreta. O verbo “sentiram-se” está corretamente empregado com seu sujeito, mas a expressão “haja visto” infringe as regras da gramática normativa. Deve ser “haja vista”, pois a palavra “vista” nunca flexiona nessa expressão. Na segunda: b) Sobrevivia, naquela escola com professores desmotivados, crianças interessadas. Incorreta. O sujeito da oração é “crianças interessadas”, por isso o verbo deve concordar e flexionar, como “sobreviviam”. Na terceira: c) Fez-se, com motivação e entusiasmo, projetos maravilhosos com os alunos. Incorreta. O sujeito da oração é “projetos maravilhosos”, portanto o verbo deve concordar e flexionar, como “fizeram-se”. Na quarta: d) Registraram-se, com otimismo, crescimento e empenho de todos os alunos neste ano escolar. Correta. O sujeito composto da oração é “crescimento e empenho”, portanto o verbo deve concordar e flexionar, como “registraram-se”. Isto posto, na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

77

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA ROXA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: B

O tamanho de uma população é o resultado final de diversas forças. A tendência ao aumento ou à diminuição de tamanho de uma população é determinada por três fatores básicos. Em relação aos fatores básicos do aumento ou da diminuição de uma população, assinalar a alternativa CORRETA: a) A mortalidade (taxa de nascimentos), a natalidade (taxa de mortes), a imigração (entrada) e a emigração (saída) de organismos de certa comunidade. b) A natalidade (taxa de nascimentos), a mortalidade (taxa de mortes), a imigração (entrada) e a emigração (saída) de organismos de certa comunidade. c) A natalidade (taxa de mortes), a mortalidade (taxa de nascimentos) e a imigração (entrada de organismos de certa comunidade). d) Somente a mortalidade (taxa de mortes), a imigração e a emigração (entrada e saída, respectivamente, de organismos de certa comunidade). Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: CURTIS, H. Biologia. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. P.731. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: a) A mortalidade (taxa de nascimentos), a natalidade (taxa de mortes), a imigração (entrada) e a emigração (saída) de organismos de certa comunidade.

De acordo com a página 731 da bibliografia indicada “A natalidade (taxa de nascimentos), a mortalidade (taxa de mortes), a imigração e a emigração, entrada e saída de organismos de certa comunidade”, a alternativa está incorreta, pois os conceitos de taxa de natalidade e mortalidade em parênteses estão descritos de forma contrária uma a outra. No segundo: b) A natalidade (taxa de nascimentos), a mortalidade (taxa de mortes), a imigração (entrada) e a emigração (saída) de organismos de certa comunidade. Conforme a página 731 “A natalidade (taxa de nascimentos), a mortalidade (taxa de mortes), a imigração (entrada) e a emigração (saída) de organismos de certa comunidade”, estando a alternativa plenamente correta, em conformidade com citação. No terceiro: c) A natalidade (taxa de mortes), a mortalidade (taxa de nascimentos) e a imigração (entrada de organismos de certa comunidade). Também na página 731 “A natalidade (taxa de nascimentos), a mortalidade (taxa de mortes) e a imigração (entrada de organismos de certa comunidade)”, observa-se que a terceira sentença está incorreta, pois os conceitos de taxa de natalidade e mortalidade não correspondem ao descrito nos parênteses. No quarto: d) Somente a mortalidade (taxa de mortes), a imigração e a emigração (entrada e saída, respectivamente, de organismos de certa comunidade). Assim, de acordo com a página supracitada “Somente a mortalidade (taxa de mortes), a imigração e a emigração (entrada e saída, respectivamente, de organismos de certa comunidade)”, a segunda sentença está incorreta, considerando que não somente a taxa de mortalidade, a imigração e emigração são fatores básicos do aumento ou da diminuição de uma população, mas também a taxa de natalidade.

78

Isto posto, na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é a “b”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

79

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA AZUL

QUESTÃO 26 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA ROXA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE BIOLOGIA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: D

Em relação à organização geral da célula eucarionte, assinalar a alternativa CORRETA: a) O núcleo é um dos principais componentes da célula eucarionte; possui como subcomponentes a parede celular, uma cobertura celular e a membrana plasmática, em que cada um possui como função principal, respectivamente, proteção, interações celulares e permeabilidade e exocitose e endocitose. b) As enzimas solúveis e os ribossomos são subcomponentes do citosol, que possuem como funções, respectivamente, a síntese de ribossomos e a glicólise. c) O citoesqueleto possui como subcomponentes os filamentos de actina, que possuem a função de promover interações celulares. d) O retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os endossomos e lisossomos são subcomponentes das organelas do sistema de endomembranas. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: De ROBERTIS. Bases da biologia celular e molecular. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. P.9

Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: a) O núcleo é um dos principais componentes da célula eucarionte; possui como subcomponentes a parede celular, uma cobertura celular e a membrana plasmática, em que cada um possui como função principal, respectivamente, proteção, interações celulares e permeabilidade e exocitose e endocitose.

De acordo com a página 9 “A membrana celular é um dos principais componentes da célula eucarionte; possui como subcomponentes a parede celular, uma cobertura celular e a membrana plasmática, em que cada um possui como função principal, respectivamente, proteção, interações celulares e permeabilidade e exocitose e endocitose”. Desta forma, a alternativa está incorreta, pois as características presentes são conferidas a membrana celular como no destaque e não ao núcleo. No segundo: b) As enzimas solúveis e os ribossomos são subcomponentes do citosol, que possuem como funções, respectivamente, a síntese de ribossomos e a glicólise. De acordo com a página 9 “As enzimas solúveis e os ribossomos são subcomponentes do citosol, que possuem como funções, respectivamente, a glicólise e a síntese de ribossomos”. Assim, a alternativa está incorreta, porque as funções estão respectivamente em ordem alterada. No terceiro: c) O citoesqueleto possui como subcomponentes os filamentos de actina, que possuem a função de promover interações celulares. De acordo com a página 9 “O citoesqueleto possui como subcomponentes os filamentos intermediários, os filamentos de actina, os microtúbulos e os centrossomos, que possui função de dar forma e mobilidade á célula”. Observa-se que a terceira sentença está incorreta,

80

considerando que a cobertura celular (um dos subcomponentes da membrana celular), é que possui a função de promover interações celulares. No quarto: d) O retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os endossomos e lisossomos são subcomponentes das organelas do sistema de endomembranas. De acordo com a página 9 “O retículo endoplasmático, o complexo de Golgi e os endossomos e lisossomos são subcomponentes das organelas do sistema de endomembranas”. Observa-se que a quarta sentença está correta, em conformidade com a ideia apresentada pelo autor supracitado. Isto posto, na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é a “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

81

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA AZUL

QUESTÃO 35 GABARITO PRELIMINAR: A

Em relação aos processos de mitose e meiose, assinalar a alternativa CORRETA: a) A duração da mitose é curta (aproximadamente 1 hora), enquanto a da meiose é bastante longa (no homem, consome 24 dias; na mulher, vários anos). b) Na meiose, a síntese de DNA ocorre durante a fase S, que é seguida pela fase G2. Na mitose, a fase S é mais longa, e a fase G2 é curta ou ausente. c) A meiose ocorre nas células somáticas, e a mitose nas células sexuais. d) A mitose gera uma grande variação genética, enquanto na meiose o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar que indica a alternativa “a” como correta, requerendo a anulação da questão por julgar que nenhuma alternativa pode responder ao enunciado. Faz-se importante referenciar que a doutrina que fundamenta a resposta imposta pelo gabarito preliminar pode ser encontrada na seguinte obra: De Robertis. P. 302. Conteúdo: ácidos nucléicos, divisões celulares. O que torna correta a alternativa “a”, considerando que a doutrina certifica que a duração da mitose é curta, de aproximadamente 1 hora, considerando que na meiose é longa no homem, 24 dias e, cerca de vários anos na mulher. Assim, quanto aos demais itens, temos como: No segundo item: A afirmação “Na mitose, a fase S é mais longa, e a fase G2 é curta ou ausente”, está incorreta, porque tal alegação refere-se à Meiose. No terceiro item: c) A meiose ocorre nas células somáticas, e a mitose nas células sexuais. A alternativa está com as descrições invertidas, sendo que a Meiose ocorre nas células sexuais e a Mitose nas células somáticas. Portanto, incorreta. No quarto item: d) A mitose gera uma grande variação genética, enquanto na meiose o material genético permanece constante nas sucessivas gerações de células-filhas. O item está incorreto, pois a Mitose é uma divisão equacional, enquanto a Meiose, uma divisão reducional, ou seja, o número de cromossomos das células-filhas é reduzido à metade em relação ao da célula-mãe. Isto posto, o recurso é improcedente, sendo que na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é “a”.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

82

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: D

Em relação às características da regulação das trocas gasosas, assinalar a alternativa CORRETA: a) A perda de vapor de água da folha e as trocas de dióxido de carbono e de oxigênio entre os espaços aéreos e

o ar circundante são reguladas primariamente pelos elementos de vaso. b) Durante o dia e à noite, os estômatos permanecem fechados, a não ser que as raízes não consigam fornecer

água suficiente para atenderem às necessidades da planta; nesse caso, os estômatos abrem-se. c) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem somente da quantidade de minerais das células

estomáticas. d) Em plantas albinas (mutantes desprovidas de cloroplastos), não há abertura dos estômatos. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: CURTIS, HELENA. Biologia. São Paulo: Editora Guanabara.

Referenciando-se a cada um dos itens, tem-se que:

No primeiro: a) A perda de vapor de água da folha e as trocas de dióxido de carbono e de oxigênio entre os espaços aéreos e o ar circundante são reguladas primariamente pelos elementos de vaso. De acordo com a bibliografia, na página 410, temos que “A perda de vapor de água da folha e as trocas de dióxido de carbono e de oxigênio entre os espaços aéreos e o ar circundante são reguladas primariamente pelos estômatos”, portanto a alternativa está incorreta. No segundo: b) Durante o dia e à noite, os estômatos permanecem fechados, a não ser que as raízes não consigam fornecer água suficiente para atenderem às necessidades da planta; nesse caso, os estômatos abrem-se. Conforme a obra, página 410, temos que “Durante o dia e à noite, os estômatos permanecem abertos, a não ser que as raízes não consigam fornecer água suficiente para atenderem às necessidades da planta; nesse caso, os estômatos fecham-se”, assim, a alternativa está incorreta. No terceiro: c) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem somente da quantidade de minerais das células estomáticas. De acordo com a mesma página citada acima, temos que “A abertura e o fechamento dos estômatos dependem da turgescência das células estomáticas, as células epidérmicas abauladas que delimitam a abertura do estômato”, portanto em desacordo com a bilbiografia, incorreta. No quarto: d) Em plantas albinas (mutantes desprovidas de cloroplastos), não há abertura dos estômatos.

Por se tratar da literalidade do trecho extraído da página 410 da obra supracitada, esta é a alternativa correta. Desta forma,o recurso é improcedente não havendo alterações a serem feitas. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

83

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERMELHA

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: B

Em relação às características do ciclo de vida dos cnidários, assinalar a alternativa CORRETA: a) O estágio de medusa possui um pedúnculo cilíndrico fixado ao substrato, com tentáculos ao redor de uma boca localizada no lado oposto ao ponto de fixação. b) O estágio séssil de pólipo geralmente é assexuado, mas pólipos individuais podem reproduzir-se por brotamento, formando, assim, uma colônia. c) A forma de pólipo é um estágio sexuado e livre-nadador, com forma de um sino ou de um guarda-chuva. d) O estágio séssil de pólipo produz óvulos e espermatozoides que são liberados na água.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: PURVES, et al. Porto Alegre. Artmed. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: a) O estágio de medusa possui um pedúnculo cilíndrico fixado ao substrato, com tentáculos ao redor de uma boca localizada no lado oposto ao ponto de fixação. Assim, de acordo com a página 549: “O estágio de pólipo possui um pedúnculo cilíndrico fixado ao substrato, com tentáculos ao redor de uma boca localizada no lado oposto ao ponto de fixação, desta forma, a alternativa está incorreta. No segundo: b) O estágio séssil de pólipo geralmente é assexuado, mas pólipos individuais podem reproduzir-se por brotamento, formando, assim, uma colônia. Assim, por se tratar de literalidade de trecho da obra citada, de acordo com a página 549, a alternativa está correta, em conformidade com a ideia apresentada pelo autor supra citado. No terceiro: c) A forma de pólipo é um estágio sexuado e livre-nadador, com forma de um sino ou de um guarda-chuva. Também na página 549, há a seguinte frase “O estágio de medusa é um estágio sexuado e livre nadador, com a forma de um sino ou de um guarda chuva”, observa-se que assim, a sentença da alternativa está incorreta. No(a) quarto(a): d) O estágio séssil de pólipo produz óvulos e espermatozoides que são liberados na água. Porém, a alternativa está incorreta, pela discordância com a bibliografia, página 549: “As medusas produzem óvulos e espermatozoides e liberam-nos na água”. Isto posto, na presente questão, a alternativa que contempla a resposta é “b”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

84

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA ROXA

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: C

Em relação às defesas naturais, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) As folhas lisas da laranjeira, o acúleo da roseira, o espinho do cacto e os pelos da urtiga são defesas

naturais de caráter estrutural. As plantas produzem também substâncias físicas, as quais, além de terem um emprego fisiológico, como auxiliar na alimentação, parecem constituir um meio de defesa contra os insetos mutualistas de folhas e outros predadores.

(---) As defesas naturais do mundo animal incluem adaptações de estruturas e a capacidade de produzir substâncias químicas, além de estratégia de comportamento.

(---) Alguns animais defendem-se por possuírem sabor, odor ou esguicho desagradáveis, frequentemente derivados das substâncias aversivas existentes nas plantas que comem. Esses animais são, em geral, cuidadosamente evitados.

a) C - C - E. b) C - E - E. c) E - C - C. d) E - C - E.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: CURTIS, HELENA. Biologia. São Paulo: Editora Guanabara. Referenciando-se ao item incorreto, tem-se que: No primeiro item, a alternativa foi considerada incorreta, pois está em desacordo com a matéria e a obra utilizada, nas páginas 743 a 746, vejamos: As folhas agudamente serrilhadas do azevim, o acúleo da roseira, o espinho do cacto e os pelos da urtiga são defesas naturais de caráter estrutural. As plantas produzem também substâncias químicas, para as quais não têm emprego fisiológico e parecem constituir, um meio de defesa contra os insetos comedores de folhas e outros predadores. Já o segundo e terceiro item estão corretos por corresponderem adequadamente ao assunto defesas naturais, que também pode ser esclarecido na bibliografia utilizada na fundamentação, em suas páginas 743 a 746. Isto posto, deve ser considerada a alternativa “c” como correta. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

85

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA ROXA

QUESTÃO 39

GABARITO PRELIMINAR: D

Em relação às características da regulação das trocas gasosas, assinalar a alternativa CORRETA: a) A perda de vapor de água da folha e as trocas de dióxido de carbono e de oxigênio entre os espaços aéreos e

o ar circundante são reguladas primariamente pelos elementos de vaso. b) Durante o dia e à noite, os estômatos permanecem fechados, a não ser que as raízes não consigam fornecer

água suficiente para atenderem às necessidades da planta; nesse caso, os estômatos abrem-se. c) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem somente da quantidade de minerais das células

estomáticas. d) Em plantas albinas (mutantes desprovidas de cloroplastos), não há abertura dos estômatos. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: CURTIS, HELENA. Biologia. São Paulo: Editora Guanabara. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro item: a) A perda de vapor de água da folha e as trocas de dióxido de carbono e de oxigênio entre os espaços aéreos e o ar circundante são reguladas primariamente pelos elementos de vaso. O que torna a alternativa incorreta é o termo “elementos de vaso”, uma vez que são reguladas primariamente pelos “estômatos”. (CURTIS. PÁGINA: 410.). No segundo item: b) Durante o dia e à noite, os estômatos permanecem fechados, a não ser que as raízes não consigam fornecer água suficiente para atenderem às necessidades da planta; nesse caso, os estômatos abrem-se. Ocorre que o item está incorreto, considerando que os “estômatos permanecem “abertos” durante o dia e à noite”, bem como “fecham-se” nos casos em que “as raízes não consigam fornecer água suficiente para atenderem às necessidades da planta”. (CURTIS. PÁGINA: 410.). No terceiro item: c) A abertura e o fechamento dos estômatos dependem somente da quantidade de minerais das células estomáticas. O item está incorreto, pois a abertura e fechamento dos estômatos dependem “da turgescência das células estomáticas, as células epidérmicas abauladas que delimitam a abertura do estômato”. (CURTIS. PÁGINA: 410.). No quarto item: d) Em plantas albinas (mutantes desprovidas de cloroplastos), não há abertura dos estômatos. O que está em pleno acordo com o enunciado da questão que trata das características da regulação das trocas gasosas. Isto posto, deve ser considerada correta a alternativa “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

86

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERDE

QUESTÃO 22 GABARITO PRELIMINAR: A

Para que ocorra a divisão celular, quatro eventos são necessários. Em relação a esses eventos, assinalar a alternativa CORRETA: a) 1) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos

de reprodução celular; 2) A replicação do DNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 3) A célula precisa distribuir (segregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado citocinese.

b) 1) A replicação do RNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 2) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de reprodução celular; 3) A célula precisa distribuir (agregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado citocinese.

c) 1) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de reprodução celular; 2) A replicação do RNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 3) A célula precisa distribuir (agregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado meiose.

d) 1) A replicação do DNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 2) Deve haver um sinal de alerta, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de replicação do DNA; 3) A célula precisa distribuir (segregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado meiose.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: PURVES et al. Porto Alegre. Artmed. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: O item está em pleno acordo com o enunciado da questão que trata dos quatro eventos necessários para divisão celular. Portanto, a alternativa “a” está correta. No segundo: Primeiramente cumpre sinalizar que os eventos não estão na ordem correta como consta na alternativa “a”, portanto incorreto. Em destaque as correções do item. 1) A replicação do DNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 2) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de reprodução celular; 3) A célula precisa distribuir (segregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado citocinese. (PURVES E SADAVA. PÁGINA: 155) No terceiro: Novamente a ordem dos eventos não foi adequadamente elencada, o que torna a alternativa incorreta. Em destaque as expressões que foram corrigidas no item. 1) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de reprodução celular; 2) A replicação do DNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 3) A célula precisa distribuir (segregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular,

87

em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado citocinese. (PURVES E SADAVA. PÁGINA: 155) No quarto: A ordem está diferente da ordem correta dos eventos, conforme disposta na alternativa “a”, portanto incorreto. Destacamos as expressões alteradas na alternativa. 1) A replicação do DNA, o material genético, e outros componentes vitais da célula precisam estar presentes para que cada uma das duas novas células tenha suas funções celulares completas; 2) Deve haver um sinal reprodutivo, o qual pode vir tanto de dentro quanto de fora da célula e inicia os eventos de replicação do DNA; 3) A célula precisa distribuir (segregar) o DNA replicado para cada uma das duas novas células; 4) A membrana celular (e a parede celular, em organismos que a possuem) precisa crescer para separar as duas novas células em um processo chamado citocinese. (PURVES E SADAVA. PÁGINA: 155) Isto posto, deve ser considerada a alternativa “a” como correta. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

88

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERDE

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: D

Em relação à origem e à localização dos tipos celulares das angiospermas, assinalar a alternativa CORRETA: a) O meristema apical tem origem nas células embrionárias e está localizado somente no xilema. b) A epiderme tem origem no periblema da folha e do caule e está localizada na parte interna da raiz da planta. c) O parênquima é originado em todos os tecidos em divisão, exceto no protoderma, e está localizado somente

no ápice do caule. d) O colênquima é originado no periblema da folha e do caule e está localizado no fio do córtex do caule em

folhas.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão: CURTIS, HELENA. Biologia. São Paulo: Editora Guanabara. Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: a) O meristema apical tem origem nas células embrionárias e está localizado somente

no xilema. Ocorre que o “meristema apical” está localizado “no ápice dos caules e das flores: na raiz, logo abaixo da coifa”. Portanto a alternativa está incorreta. (CURTIS. P. 436). No segundo: b) A epiderme tem origem no periblema da folha e do caule e está localizada na parte interna da raiz da planta. Porém, a “epiderme” tem origem no “protoderma” e está localizada na “na superfície de toda a planta”. O que faz com que a alternativa esteja incorreta. (CURTIS. P. 436). No terceiro: c) O parênquima é originado em todos os tecidos em divisão, exceto no protoderma, e está localizado somente no ápice do caule. Está incorreto, pois o “parênquima” está localizado “em toda a parte, geralmente na medula, no córtex, nos mesófilos e no feloderma”. (CURTIS. P. 436). No quarto: Este item corresponde à alternativa correta, uma vez que responde exatamente ao enunciado quanto à origem e localização dos tipos celulares das angiospermas. Isto posto, deve ser considerada correta a alternativa “d”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

89

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE BIOLOGIA GERAL – ANATOMIA, MORFOLOGIA E SISTEMÁTICA VEGETAL PROVA VERDE

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: B

A bionomia completa de um organismo consiste em seu nascimento, crescimento até a maturidade etc. As bionomias, que são todas baseadas em um conjunto particular de características, descrevem como um organismo divide seus esforços entre essas atividades. Em relação às principais características da bionomia, assinalar a alternativa CORRETA: a) O tamanho e o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, o número, o tamanho e a razão sexual da prole,

sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento, as características fenotípicas, o número e a regulação dos eventos financeiros e as idades em que os indivíduos acasalam.

b) O tamanho e o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, quantas vezes os indivíduos dispersam, o número, o tamanho e a razão sexual da prole, sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento, o número e a regulação dos eventos reprodutivos e as idades em que os indivíduos morrem.

c) Sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento econômico, o número e a regulação dos eventos reprodutivos e as idades em que os indivíduos nascem, as características fenotípicas, o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, quantas vezes os indivíduos dispersam, o número, o tamanho e a razão sexual da prole.

d) O tamanho e o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, as características fenotípicas, o número, o tamanho e a razão sexual da prole, sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento, o número e a regulação dos eventos reprodutivos e as idades em que os indivíduos acasalam.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, será importante citar que o assunto é amplamente abordado pela bibliografia na área da Biologia. Assim, a fim de fundamentar o presente recurso, utilizamos a seguinte obra na elaboração da questão:: CURTIS, HELENA. Biologia. São Paulo: Editora Guanabara.

Referenciando-se cada um dos itens, tem-se que: No primeiro: A alternativa está incorreta, por estar em desacordo com as características da bionomia, conforme o seu trecho final grifadp: a) O tamanho e o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, o número, o tamanho e a razão sexual da prole, sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento, “as características fenotípicas, o número e a regulação dos eventos financeiros e as idades em que os indivíduos acasalam”. (PURVES E SADAVA. P. 967, 968.). No segundo: Este item corresponde adequadamente ao disposto no enunciado, sendo a alternativa correta a ser assinalada. No terceiro: O item está incorreto, conforme se demonstra nas expressões grifadas: c) Sua taxa e seu padrão de crescimento e “de desenvolvimento econômico”, o número e a regulação dos eventos reprodutivos e “as idades em que os indivíduos nascem”, “as características fenotípicas”, o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, quantas vezes os indivíduos dispersam, o número, o tamanho e a razão sexual da prole. (PURVES E SADAVA. P. 968.). No quarto: De acordo com as expressões destacadas, verifica-se porque o item está incorreto. d) O tamanho e o suprimento de energia do indivíduo ao nascer, “as características fenotípicas”, o número, o tamanho e a razão sexual da prole, sua taxa e seu padrão de crescimento e de desenvolvimento, o número e a regulação dos eventos reprodutivos e as idades em que os indivíduos “acasalam”. (PURVES E SADAVA. P. 968.).

Isto posto, deve ser considerada como correta a alternativa “b”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

90

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE DIREITO PROVA AZUL

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: A

A respeito das licitações, dos serviços e dos bens públicos, analisar os itens abaixo: I - É inexigível a licitação para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, caso seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, bem como para a contratação de serviços de publicidade, de divulgação e de defesa de causas judiciais, desde que seja com empresas de notória especialização. II - A prestação direta dos serviços públicos refere-se à prestação pela Administração Direta, enquanto que a prestação indireta abrange a realização de serviços públicos pela Administração Indireta e por particulares mediante delegação por concessão ou permissão. III - A alienação de bens imóveis da Administração Direta que não tenham sido adquiridos por procedimentos judiciais ou por dação em pagamento depende da existência de interesse público, de autorização legislativa, de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência, salvo os casos legais em que a licitação é dispensada. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item III. b) Somente os itens I e II. c) Somente os itens II e III. d) Todos os itens. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que o item II, também estaria correto, requerendo a retificação do gabarito para a alternativa “c”. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Desta forma, a alternativa “c” constou na prova, conforme segue:

II - A prestação direta dos serviços públicos refere-se à prestação pela Administração Direta, enquanto que a prestação indireta abrange a realização de serviços públicos pela Administração Indireta e por particulares mediante delegação por concessão ou permissão.

Ocorre que, a prestação direta de serviços públicos se dá de através da Administração Direta e Indireta, e inclusive, conforme citação do candidato, art. 175 da CF, a prestação de serviços públicos da Administração Indireta ocorre por particulares, mediante delegação por concessão ou permissão. Assim, torna-se evidente que o item dois equivoca-se ao restringir a prestação direta de serviços públicos apenas à Administração Direta, quando na realidade, a Administração Indireta também pode prestá-lo. Referencia-se ainda, que uma das fontes bibliográficas que sustentam esta questão é ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. Método. P. 694. Bem como, a Lei de Licitações, Lei nº 8.666/93, art. 17, 13, 25. Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “a”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

91

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE DIREITO PROVA VERDE

QUESTÃO 28 GABARITO PRELIMINAR: B

Quanto ao conceito de salário, assinalar a alternativa INCORRETA: a) Não se confundem com salário as indenizações de dispensa sem justa causa, como as diárias, já que estas têm natureza de ressarcimento de gastos do empregado. b) De acordo com a legislação brasileira, os salários podem ser penhorados nos casos em que são permitidos descontos. c) A Consolidação das Leis Trabalhistas exige o pagamento do salário em dinheiro, de acordo com a moeda corrente do país. d) A Constituição Federal desvincula do salário a participação do trabalhador nos lucros da empresa.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito preliminar apresentado, reclamando que a alternativa incorreta é a letra “c”, pois o artigo 458 da CLT prescreve que o salário pode ser pago em dinheiro e também a título de contraprestação in natura. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato.

Preliminarmente, será importante evidenciar que segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas o salário deve ser pago em espécie, ou seja, em dinheiro, e na moeda corrente do Brasil, sob pena de ser considerado como não realizado.

É o que prescreve o artigo 463 da CLT: “A prestação, em espécie, do salário será paga em moeda corrente do País”. Este é o mesmo entendimento do autor Amauri Mascaro Nascimento, que também se pronuncia no sentido de que o salário deve ser pago em dinheiro e que a CLT exige o pagamento em moeda corrente do País (artigo 463) e considera não efetuado o pagamento em moeda estrangeira (artigo 463, § único).

Além disso, o artigo 458 da CLT, apontado como argumento pelo recorrente, trata do conceito de salário “in natura”, também denominado como salário utilidade, e descreve o que pode ou não caracterizá-lo.

Assim sendo, o gabarito preliminar que aponta como alternativa incorreta para a referida questão a letra ”b” deverá ser mantida, já que o artigo 649, IV do Código de Processo Civil diz que o salario é impenhorável, exceto para pagamento de pensão alimentícia. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

92

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE DIREITO - PROVA AZUL

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: C

Analisar os itens abaixo: I - Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, os princípios no Direito do Trabalho exercem a função integrativa e diretiva. II - O princípio da proteção visa atenuar a desigualdade entre as partes em Juízo, ou seja, busca a tutela do trabalhador. III - Segundo o princípio da autotutela laboral, se existirem duas ou mais normas aplicáveis ao caso concreto, dever-se-á aplicar aquela que melhor atender aos interesses do trabalhador. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente o item II. b) Somente os itens II e III. c) Somente os itens I e III. d) Todos os itens.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, somente a alternativa “d” está correta, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “d”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

93

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE DESENHO TÉCNICO, CONSTRUÇÕES RURAIS, TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO PROVA VERDE

QUESTÃO 38 GABARITO PRELIMINAR: C

Assinalar a alternativa que representa CORRETAMENTE o perfil do corte X-Y:

Y

400

450

500

X

450

a)

b)

c)

d)

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada.

94

CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

95

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA ROXA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: D

Em relação às questões que envolvem a adolescência e que afetam direta ou indiretamente o comportamento e a participação dos alunos nas aulas de Educação Física na escola, analisar os itens abaixo: I - O aparecimento do ciclo menstrual nas meninas, o que lhes confere alguns desconfortos físicos e exige-lhes a adaptação às modificações corporais que ocorrem nesse período, deixam-nas normalmente menos confortáveis e estimuladas à participação nas aulas. II - O surto de crescimento nos meninos pode deixá-los com movimentos desajeitados, e isso poderá oportunizar a vivência de alguns insucessos motores, especialmente nas práticas esportivas, gerando baixa motivação para a participação nas aulas. III - A grande liberação de hormônios que ocorre na puberdade pode gerar dois tipos de reação: excesso de energia ou sonolência, preguiça e desânimo; por isso, a diminuição da atividade física diária é imprescindível até que o adolescente normalize suas taxas hormonais. Está(ão) CORRETO(S): a) Somente os itens II e III. b) Somente o item I. c) Somente o item III. d) Somente os itens I e II. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

96

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 26 GABARITO PRELIMINAR: D

Analisar a sentença abaixo: As metodologias e/ou abordagens de ensino mais críticas da Educação Física propõem que as aulas dessa disciplina na escola sejam ministradas de maneira a contribuir não apenas com a formação físico-motora dos alunos, mas também com as suas formações crítica, cultural e social (1ª parte). Algumas das metodologias/abordagens críticas sugerem que é necessário o desenvolvimento, por parte de professores e alunos, de uma compreensão sobre a cultura corporal de movimento como parte constitutiva das realidades sociais dos alunos (2ª parte). As atividades que são desenvolvidas em aula precisam permitir que os alunos entendam que as suas práticas físicas e esportivas são, na verdade, reflexos das produções do homem criadas para atender às necessidades sociais (3ª parte). A sentença está: a) Totalmente incorreta. b) Correta somente em suas 1ª e 2ª partes. c) Correta somente em sua 3ª parte. d) Totalmente correta.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar a fonte de origem da presente questão que fundamenta o presente recurso: COLETIVO DE AUTORES: Metodologia do Ensino de Educação Física, São Paulo: Cortez, 1992. Analisando o recurso do candidato, de que a 3ª parte da afirmativa está incorreta, faz-se necessária a apresentação de alguns trechos referentes à questão, retirados da obra utilizada como referência para a sua elaboração: Segundo o Coletivo de Autores (1992, p: 70-71):

“Sendo uma produção histórico-cultural, o esporte subordina-se aos códigos e significados que lhe imprime a sociedade capitalista e, por isso, não pode ser afastado das condições a ela inerentes, especialmente no momento em que se atribuem valores educativos para justifica-lo no currículo escolar. No entanto, as características com que se reveste – exigência de um máximo rendimento atlético, norma de comparação do rendimento que idealiza o princípio de sobrepujar, regulamentação rígida (aceita no nível da competição máxima, as olimpíadas) e racionalização dos meios e técnicas – revelam que o processo educativo por ele provocado reproduz, inevitavelmente, as desigualdades sociais. Por essa razão, pode ser considerado uma forma de controle social, pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes defendidos para a “funcionalidade” e desenvolvimento da sociedade”. [grifo nosso]

Segundo o Coletivo de Autores (1992, p: 38):

“Na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, a dinâmica curricular, no âmbito da educação física, tem características bem diferenciadas da tendência anterior. Busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas”. [grifo nosso]

Segundo o Coletivo de Autores (1992, p: 39):

“É fundamental para essa perspectiva da prática pedagógica da educação física o desenvolvimento da noção de historicidade da cultura corporal. É preciso que o aluno entenda que o homem não nasceu pulando, saltando, arremessando, balançando, jogando etc. Todas essas atividades corporais, foram construídas em determinadas épocas históricas, como respostas a determinados estímulos, desafios ou necessidades

97

humanas. Contemporaneamente, pode-se afirmar que a dimensão corpórea do homem se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder”. [grifo nosso]

Considerando-se que tais atividades produtivas, acima citadas pelos autores utilizados na elaboração da questão, são, de fato, atividades/necessidades sociais do homem. Os mesmos autores afirmam: “Todas essas atividades corporais, foram construídas em determinadas épocas históricas, como respostas (reflexos – reações*) a determinados estímulos, desafios ou necessidades humanas (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p: 39)”. Isto posto, na presente questão a alternativa apontada pelo gabarito preliminar está CORRETA. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de Janeiro de 2013.

OBJETIVA Concursos LTDA.

98

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: B

Uma das possibilidades de abordar-se o lazer enquanto conteúdo nas aulas de Educação Física escolar, é por meio de: a) Atividades em que o aluno tenha liberdade para fazer o que quiser e com quem quiser. b) Aulas nas quais os alunos poderão escolher a atividade que irão realizar a partir de opções variadas oferecidas pelo professor simultaneamente e que abordem diferentes interesses culturais. c) Atividades recreativas e bem variadas que estimulem o aluno a desenvolver alguma habilidade motora, cognitiva ou socioafetiva. d) Aulas em que o professor apresente jogos variados e deixe os alunos livres para escolherem o jogo e os colegas com quem irão jogar.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar as fontes de origem da presente questão: MARCELINO, N. C. Lúdico, Educação e Educação Física. Ijuí/RS: Unijuí, 2003; e CAVALLARI, V. R. & ZACHARIAS, V. Trabalhando com Recreação. 5ª Ed. Ver. E ampl. São Paulo: Ícone, 2001. É de fundamental importância destacar os conceitos de Recreação e de Lazer que foram utilizados para a composição da questão. Segundo Marcellino (2003, p: 31-32):

“Dessa forma prefiro entender o lazer como a cultura - compreendida no seu sentido mais amplo – vivenciada (praticada ou fruída) no “tempo disponível”. O importante, como traço definidor, é o caráter “desinteressado” dessa vivência. Não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. A “disponibilidade de tempo” significa possibilidade de opção pela atividade prática ou contemplativa” (grifo nosso).

Segundo Cavallari e Zacharias (2001, p: 16):

“A Recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma, sem que espere benefícios ou resultados específicos. (...) A Recreação deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo os interesses de cada um. Cada pessoa terá opção quanto aquilo que pretenda fazer em função de sua recreação e, se preferir, ainda optar por não tê-la naquele ou em qualquer outro momento. Uma pessoa não pode forçar a outra à prática da recreação; pode apenas sugerir ou motivar”.

Segundo Cavallari e Zacharias (2001, p: 31):

“Há uma grande diferença entre uma aula e um momento de recreação durante a aula, pois na aula sempre estará presente o objetivo formativo, enquanto a recreação, como já vimos, tem como objetivo apenas o fato de recrear“.

Em todas as citações acima, é possível perceber que recreação e lazer possuem características básicas muito comuns, como o caráter desinteressado, a possibilidade de opção (optar livre e espontaneamente por realizar alguma atividade), a inexistência de objetivos definidos a serem alcançados, a busca apenas pela satisfação com a prática. Com base nesse embasamento teórico, vale a análise de cada uma das alternativas da questão: Na primeira: há uma ideia muito vaga sobre o que pode ser feito pelos alunos quando se refere apenas às “atividades”, sem especificar que tipo de atividade. Outro dado equivocado está na afirmação de que o aluno poderá fazer o que desejar e com quem desejar. Tendo em vista que o

99

contexto da questão se refere ao espaço de uma, não é possível permitir que o aluno faça o que desejar, pois, isso implicaria em permitir inclusive que ele abandonasse a aula. Na segunda: que é apontada pelo gabarito como a alternativa correta, afirma-se que o aluno poderá realizar escolhas dentre as opções que o professor irá lhe apresentar e que as atividades serão realizadas simultaneamente. Isso significa que o aluno poderá trocar de atividade quando quiser, pois todas estarão acontecendo ao mesmo tempo. Ainda está claro na questão que as opções de atividades oferecidas pelo professor serão variadas e atenderão á diferentes interesses culturais, ou seja, haverá opções de atividades artísticas, físico-esportivas, manuais, intelectuais, sociais, turísticas. A questão deixa clara que não existe necessidade de atendimento de um ou mais objetivos formativos, sejam eles, físicos ou cognitivos. Na terceira: a questão está incorreta por afirmar que as atividades recreativas propostas pelo professor devem conduzir/estimular o aluno no desenvolvimento de algum tipo de habilidade, deixando claro que as atividades possuem objetivos a serem atendimentos, os quais estarão ligados a questões motoras, cognitivas ou sócio afetivas. Na quarta: a questão está incorreta por apontar apenas os jogos como opções de atividades na aula de/sobre lazer, ou seja, os alunos que não gostam de jogos (sejam jogos de mesa, jogos esportivos, jogos tradicionais, dentre outros), mas que preferem brincadeiras, atividades ginásticas ou atividades com dança, por exemplo, não terão opções para escolha e certamente não obterão satisfação na participação em aula. Isto posto, na presente questão a alternativa apontada pelo gabarito preliminar está CORRETA. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

100

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PROVA VERMELHA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – PROVA AZUL

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: D

Marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) A constituição da disciplina Educação Física enquanto prática pedagógica nos séculos XVIII e XIX foi fortemente marcada pelos discursos médico e militar. (---) A ginástica foi parte importante do movimento médico-social pelo qual passou a Educação Física. (---) A teorização no âmbito da Educação Física era de caráter pedagógico, voltada para a intervenção educativa sobre o corpo, até o advento das ciências do esporte, no início dos anos 70. (---) O movimento renovador da Educação Física brasileira deu-se na década de 1990. (---) A década de 1980 foi fortemente marcada pelo questionamento sobre o caráter reprodutor da escola, constituindo uma corrente denominada de crítica e progressista. a) C - C - E - E - E. b) E - E - C - C - C. c) E - C - E - C - E. d) C - C - C - E - C.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

101

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: C

A Educação Física escolar é uma importante disciplina do currículo da Educação Básica, em qualquer de seus níveis, porque dispõe-se a oferecer vivências e experiências que servirão de base para a constituição das condições físicas, sociais e cognitivas dos seus alunos. No Ensino Médio, essa disciplina cumpre ainda outro importante papel, que é: a) Auxiliar o adolescente na compreensão de sua representação social nas comunidades das quais participa, permitindo-lhe assumir comportamentos autônomos e de liderança, especialmente por meio das práticas esportivas. b) Dar condições físicas e psicológicas ao adolescente para que ele supere as limitações impostas pela puberdade. c) Auxiliar o adolescente no processo de conhecimento do seu próprio corpo, compreendendo as mudanças que nele ocorrem durante os processos biofisiológicos relacionados à adolescência. d) Estimular os adolescentes a assumirem posições mais críticas e comportamentos mais passivos frente às situações sociais em que se encontram no período da adolescência, período no qual é importante compreender as organizações hierárquicas das sociedades para nelas inserir-se, exatamente como acontece nas práticas esportivas.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante citar a fonte de origem da presente questão: PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf); e Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – volume 01 (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf) É importante salientar que os PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (p: 153) definem que:

“As visões, fantasias e decisões sobre o próprio corpo e a saúde, base para um desenvolvimento autônomo, poderão ser mais bem orientadas se as aprendizagens escolares estiverem relacionadas significativamente com as preocupações comuns na vida de todo jovem – preocupações como aparência, sexualidade e reprodução; hábitos de alimentação; limites, capacidade física; consumo de drogas; papel do esporte; repouso, atividade e lazer; padrões de beleza e saúde corporal impostos pela mídia e pelo contexto. Caberá ao professor de Educação Física reconhecer e estar atento a esses temas, revendo cientificamente a importância dessas questões e passando a tratá-las pedagogicamente em suas aulas, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos. Conhecer o corpo humano não é apenas saber como funcionam os muitos aparelhos do organismo, mas também entender como funciona o próprio corpo e que conseqüências isso acarreta em decisões pessoais da maior importância, tais como fazer dieta, utilizar anabolizantes, praticar exercícios físicos e exercer a sexualidade”.

Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias (p:228):

“Os conteúdos que predominam nas produções da Educação Física brasileira são: o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas e a dança. Entretanto, na condição de conteúdos de ensino na escola, eles não possuem vida própria, é preciso um tema relevante para conduzi-los. Temas esses que, por sua vez, precisam estar vinculados a um projeto de formação dos alunos. A título de exemplo, no caso do ensino médio é possível destacarmos alguns temas importantes que estão muito presentes no cotidiano dos sujeitos desse nível de escolarização (...): Performance corporal e identidades juvenis, Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer, Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual; Exercício físico X saúde; O corpo e a expressão artística e cultural; O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura; Práticas corporais e autonomia; Condicionamento e esforço físicos; Práticas corporais e espaços públicos; Práticas corporais e eventos públicos; O corpo no mundo da produção estética; Práticas corporais e organização comunitária; Construção cultural das idéias de beleza e saúde”.

102

Vale ressaltar, ainda, que a questão está direcionada ao ensino médio, sinalizando as questões diretamente ligadas à adolescência do sujeito com faixa etária desta fase escolar, não se descartando que existam alterações fisiológicas nos níveis anteriores de ensino, mas ressaltando que esses sujeitos apresentam outras necessidades e interesses, tendo em vista o rito de passagem que se cria na escola ao finalizar-se o ensino fundamental e adentrar-se ao ensino médio. Outra questão relevante que deve se fazer presente neste parecer refere-se à possibilidade de resolução da questão por exclusão, tendo em vista que: Na primeira: não são as atividades esportivas as únicas capazes de possibilitarem ao adolescente/jovem a compreensão de seu papel em sua comunidade, as atividades ligadas à sua comunidade é que terão esse “poder” pedagógico; Na segunda: a puberdade não gera, obrigatoriamente, limitações que necessitem ser superadas pelos sujeitos; Na terceira: o erro está na afirmação de que posições críticas geram comportamentos passivos; Na quarta: os processos relacionados à adolescência se ligam a modificações que o corpo vai sofrendo em decorrência da idade, tais modificações geram/despertam a sexualidade, preocupações com a estética corporal, a busca por práticas físicas que alterem as formas corporais, a busca por suplementos nutricionais ou dietas alimentares, etc. Nesse caso, essa é a alternativa correta. Isto posto, na presente questão a alternativa apontada pelo gabarito preliminar está CORRETA. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

103

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRÔNICA - PROVA ROXA QUESTÃO 12 GABARITO PRELIMINAR: B

Sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei nº 9.394/96, assinalar a alternativa CORRETA: a) Os respectivos cursos poderão ser organizados por eixos tecnológicos, desde que não haja diferentes itinerários formativos, respeitando o sistema e o nível de ensino. b) Abrangerá os cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, de Educação Profissional Técnica de nível médio e de Educação Profissional Tecnológica de graduação e de pós-graduação. c) O conhecimento adquirido, exceto no trabalho, poderá ser objeto de avaliação para conclusão de estudos. d) As respectivas instituições, além dos seus cursos regulares, oferecerão cursos especiais abertos à comunidade, em que a matrícula será condicionada exclusivamente ao nível de escolaridade.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que a Lei que fundamenta a Educação Profissional e Tecnológica é a Lei nº 11.741/08 (artigo 39) e não a Lei nº 9.394/96. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. A alternativa “b” constou na prova, conforme segue:

Abrangerá os cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, de Educação Profissional Técnica de nível médio e de Educação Profissional Tecnológica de graduação e de pós-graduação.

De acordo com a Lei nº 9.394/96, acima referida, temos:

Art. 39. A educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

§ 2o A educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos: I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; II – de educação profissional técnica de nível médio; III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação

Assim sendo, mesmo que a Lei que trata especificamente sobre a Educação Profissional e Tecnológica seja a Lei nº 11.741/08, a Lei nº 9.394/96 que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional também faz menção sobre a Educação Profissional e Tecnológica, a qual fora expressamente citada como base no enunciado da questão, bem como está devidamente prevista no edital do concurso como legislação em que poderiam ser fundamentadas as questões e que deveria ser do conhecimento dos candidatos que participariam do certame. Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “b”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

104

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRÔNICA - PROVA ROXA

QUESTÃO 15 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR ELETRÔNICA – CONTROLE E AUTOMAÇÃO – PROVA ROXA

QUESTÃO 15 GABARITO PRELIMINAR: A

A respeito do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, conforme a Lei nº 12.772/12, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) São atividades das carreiras e dos cargos isolados aquelas relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão e as inerentes ao exercício de direção, de assessoramento, de chefia, de coordenação e de assistência na própria instituição. (---) O desenvolvimento dos profissionais na carreira ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, e a avaliação especial de desempenho dos servidores em estágio probatório será realizada por Comissão de Avaliação de Desempenho. (---) O enquadramento no Plano não representa, para os efeitos legais, salvo para efeito de aposentadoria, descontinuidade em relação à carreira, ao cargo e às atribuições atuais desenvolvidas por seus ocupantes. a) C - C - E. b) E - C - C. c) C - E - E. d) E - E - C. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, reclamando que a segunda alternativa está incompleta, o que induziria o candidato ao erro. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. Faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base na Lei nº 12.772/12 a qual está expressamente citada no enunciado na questão, bem como está devidamente prevista no edital do concurso como legislação a ser considerada pelos candidatos. A segunda afirmativa constou na prova, conforme segue:

O desenvolvimento dos profissionais na carreira ocorrerá mediante progressão funcional e promoção, e a avaliação especial de desempenho dos servidores em estágio probatório será realizada por Comissão de Avaliação de Desempenho.

De acordo com a Lei nº 12.772/12, acima referida, temos: Art. 12. O desenvolvimento na Carreira de Magistério Superior ocorrerá mediante progressão funcional e promoção. § 2o A progressão na Carreira de Magistério Superior ocorrerá com base nos critérios gerais estabelecidos nesta Lei e observará, cumulativamente: II - aprovação em avaliação de desempenho.

Assim sendo, a supressão e a alteração da ordem das palavras na elaboração da questão em nada alterou o sentido da assertiva, tampouco a tornou incorreta. No inciso II, do art. 12, acima citado, não especifica quem irá designar a Comissão de Avaliação para a progressão na carreira. Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “a”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

105

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 30 GABARITO PRELIMINAR: D

Um transformador tem uma impedância no secundário de 200 Ohm e no primário de 800. A relação de transformação desse transformador é de, aproximadamente: a) 31 b) 0,5 c) 4 d) 2

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que na bibliografia indicada no Edital, não havia a inclusão do conteúdo cobrado no referido enunciado. Ressalta-se que um transformador de energia elétrica funciona com base no eletromagnetismo e é o circuito magnético mais utilizado no mundo, estando presente na grande maioria dos equipamentos eletrônicos. A questão obedece ao conteúdo proposto no edital: Conteúdo: Eletromagnetismo e circuitos magnéticos. Além disso, o conteúdo da questão é comum também para os conteúdos descritos no edital no tópico “Circuitos elétricos de corrente alternada”, onde relaciona itens como: Circuitos indutivos RL série, Impedância, Sistemas trifásicos. Também, é possível certificar-se de tal informação no livro BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 12a Edição, p. 806 até 809, que explica como encontrar a relação de transformação baseada na Lei de Lenz e Faraday. O conteúdo é estudado normalmente no tópico “Circuitos elétricos em corrente alternada”, no subitem “Impedância”, conteúdos previstos no edital. Desta forma, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

106

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRÔNICA - PROVA ROXA

QUESTÃO 23 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA AZUL

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ELETRONICA-PROVA VERMELHA

QUESTÃO 26 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ELETRÔNICA - CONTROLE E AUTOMAÇÃO - PROVA ROXA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: C

O sistema de unidades de medida que utiliza o centímetro, o grama e o segundo como medidas fundamentais é(são) o(s) sistema(s): a) CGS. b) MKS. c) SI. d) MKS e CGS. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela retificação do gabarito preliminar, visto que este foi divulgado com incorreção. Isto posto, na presente questão, somente a alternativa “a” está correta, devendo ser retificado o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RETIFIQUE-SE o gabarito preliminar para alternativa “a”.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

107

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: B

Um motor monofásico de 3hp opera com uma eficiência de 73%. O valor da potência de entrada, em quilowatt, quando o motor é alimentado com 220V, é de, aproximadamente: a) 3.065 b) 3,0 c) 1,6 d) 1.633 Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que nos conteúdos indicados no Edital, não havia a inclusão do assunto cobrado no referido enunciado. Cumpre referir que o conteúdo da questão encontra embasamento em bibliografia referente ao assunto Circuitos Elétricos. A exemplo, podemos utilizar como fundamento a obra BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 12a Edição, capítulo 4 Lei de Ohm, potência e energia, p. 93. Ademais, este conteúdo está de acordo com o edital que aponta os seguintes assuntos: Circuitos elétricos de corrente alternada, onde relaciona itens como: Potências CA. Assim sendo, como a questão requer o que o valor da potência CA, abrange conteúdo previsto no edital. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

108

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRÔNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: A

Um motor elétrico CA trifásico com 4 polos é ligado em uma rede de 60Hz. O eixo gira a uma velocidade de 1.713RPM. O valor do escorregamento do motor é de: a) 5% b) 3% c) 0,3% d) 0,5%

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

109

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRONICA-PROVA VERMELHA

QUESTÃO 21 GABARITO PRELIMINAR: B

Em um gerador de energia elétrica trifásico CA, ligado em triângulo, o valor da corrente que circula nas conexões em triângulo é, aproximadamente: a) Igual à corrente de fase.

b) 3 vezes menor que a corrente de linha.

c) 3 vezes menor que a corrente de fase.

d) 3 vezes menor que a corrente de curto circuito.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar, referindo que há duas soluções para o enunciado da questão. Desta forma, requer a anulação da questão, uma vez que as alternativas “a” e “b” estariam corretas. Para os demais itens, a decisão imposta pelo gabarito preliminar está de acordo com a posição do candidato. O candidato fundamenta seu recurso com base na obra de BOYLESTAD, Robert L. Desta forma, embasamos na mesma obra o parecer, no entanto, tomando por base a 12ª edição da obra BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos, cap. 23, p. 843. Conteúdo do edital: Circuitos trifásicos. Na página 843, há a seguinte explicação: IL = x IØ, isolando IØ temos que a corrente de fase IØ é raiz de 3 vezes menor que a corrente de linha. Ainda, o recorrente menciona que a alternativa “a” também seria verdadeira, porém na página 838, é mencionado que a corrente de linha é igual corrente de fase do gerador. Desta forma, faltando a palavra “gerador” na alternativa “a”, não é válida como alternativa correta. O livro utiliza o termo “IL=IØg”, onde IØg = Corrente de fase do gerador. Portanto, reconhecendo que a alternativa “b” está correta, e que as demais alternativas estão incorretas, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

110

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRONICA-PROVA VERMELHA

QUESTÃO 28 GABARITO PRELIMINAR: A

As equações descritas abaixo são pertinentes às configurações de polarização para o FET do tipo: VGSQ = - VGG VDS = VDD - ID.RS a) JFET - polarização fixa. b) JFET - autopolarização. c) JFET - duas fontes. d) MOSFET - depleção polarização fixa.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar, requerendo a anulação da questão, sob a justificativa de que nenhum tipo de polarização resulta nas equações apresentadas no enunciado.

Conforme obra citada no recurso do candidato, utilizamos da mesma bibliografia para fundamentar o presente parecer. O livro utilizado como fundamentação BOYLESTAD, Robert L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos - 8a Edição, cap. 6, página 22 e 223. Assim, nas razões do recurso é apresentada uma equação pertinente a polarização do FET, descrita na página 206 do livro, onde diz: “A tensão dreno-fonte do circuito de saída pode ser determinada aplicando-se a lei de Kirchhoff para tensões.”, e apresenta em seguida a equação:

VDS = VDD – IDRD No entanto não relaciona do tipo do FET. Desta forma, podemos verificar na página 222, na tabela “6.1 Configurações de polarização para o FET”, onde no primeiro item da tabela apresenta as duas equações pertinentes à polarização do FET tipo JFET Polarização Fixa. São as equações:

VGSQ = - VGG VDS = VDD - ID.RS

Como as equações em estão em concordância com as informações analisadas, inclusive na tabela do livro de referência do próprio candidato, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

111

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETRONICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 29 GABARITO PRELIMINAR: C

Analisar os itens abaixo: I - A sequência de fase pode ser determinada pela ordem na qual os fasores que representam as tensões de fase passam por um ponto fixo do diagrama fasorial quando se faz girar todo o diagrama no sentido anti-horário. II - A sequência de fase também pode ser descrita em termos das tensões de linha. III - As cargas alimentadas por fontes trifásicas podem ser de dois tipos: estrela e triângulo. Estão CORRETOS: a) Somente os itens I e II. b) Somente os itens II e III. c) Todos os itens. d) Somente os itens I e III. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar, requerendo a retificação do gabarito para alternativa “a”, por considerar que apenas o item I e II como corretos. Fundamentamos o presente recurso na obra: BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 12a Edição, cap. 23, página 840 e 841. Conteúdo: Circuitos CA. No sub-capítulo “23.5 Gerador conectado em Y com uma carga conectada em Y.”, afirma que: “As cargas alimentadas por fontes trifásicas podem ser de dois tipos: Y e ∆.”. Ou seja, a mesma afirmação no item III da questão. A referência “As cargas alimentadas por fontes trifásicas...”, traz a ideia de cargas para esse tipo de alimentação e não uma associação de cargas com outro tipo de alimentação. As razões recursais do candidato trazem a ideia de associação de cargas monofásicas, mas isso é um modo de ligar as cargas de alimentação monofásica em uma alimentação trifásica, sendo assim uma associação de cargas monofásicas não são necessariamente cargas alimentadas por fontes trifásicas e sim um recurso de interligação entre as cargas que permite o uso de uma rede trifásica. Tendo em vista que o item III está afirmando da mesma forma que a doutrina a respeito, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

112

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ELETROTÉCNICA PROVA ROXA

QUESTÃO 26 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE ELETROTÉCNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: A

Analisar o circuito abaixo:

Considerando-se o código de cores para identificar o resistor que está com o valor de sua resistência identificado pelas cores das faixas e as informações dadas no circuito, o valor da corrente total do circuito é de, aproximadamente: a) 22A b) 21A c) 20A d) 23A Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar que indica a alternativa “a” como correta. Para fundamentar o presente parecer e como forma de justificar a sua pertinência com o Edital, utilizamos a obra: BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 8a Edição, cap. 4 Lei de ohm, Potência e Energia, p.60. Conteúdo conforme edital: Corrente contínua e Lei de Ohm, verificado no exemplo 4.1 da p. 61 do livro citado. A questão objetiva encontrar o valor da corrente elétrica total do circuito, aplicação básica da Lei de Ohm. As informações do desenho do circuito requerem a capacidade de interpretar os símbolos básicos de um circuito elétrico. O código de cores para resistores é verificado no capítulo 3, na p. 51 da bibliografia utilizada como exemplo para resolução da questão, com o sub-capítulo 3.8 código de cores e valores do resistores. O código de cores, portanto, é um subitem estudado em conteúdos como Resistores, Lei de Ohm, Circuitos elétricos CA/CC, Fundamentos de Eletricidade, como mostra a obra. Ademais, fora a bibliografia acima exemplificada, cumpre aduzir que o código de cores não é um tema estudado apenas em livros de eletrônica, mas na maioria de livros de introdução a análise de circuitos e eletricidade básica, que são utilizados nas disciplinas de Eletrotécnica e Eletrônica nos primeiros semestres dos cursos regulares, para interpretação de circuitos elétricos e não apenas em circuitos eletrônicos. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

113

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ELETROTÉCNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 27 GABARITO PRELIMINAR: B

Analisar o circuito abaixo:

Considerando-se o código de cores para identificar o valor da resistência e as informações apontadas no circuito, o valor da corrente elétrica eficaz do circuito, assumindo o valor da tensão como valor máximo de tensão em função do tempo, é de, aproximadamente: a) 25mA b) 31mA c) 60mA d) 50mA Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão. A título exemplificativo, utilizamos a obra abaixo para fundamentar o presente parecer:

BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 8a Edição, cap. 20, página 571. Conteúdo: Corrente Alternada.

A questão visa encontrar o valor da corrente elétrica total do circuito, aplicação básica da Lei de Ohm em corrente alternada, o que está total conformidade com o conteúdo previsto no edital e as informações do desenho do circuito requerem a capacidade em interpretar os símbolos básicos de um circuito elétrico. Ainda, o código de cores para resistores pode ser verificado no capítulo 3, na p. 51 do livro sugerido, com o sub-capítulo 3.8 código de cores e valores dos resistores. O código de cores, portanto, é um subitem estudado em conteúdos como Resistores, Lei de Ohm, Circuitos elétricos CA/CC, Fundamentos de Eletricidade, como inclusive mostra a bibliografia citada. Ademais, o código de cores não é um tema estudado apenas em livros de eletrônica, mas na maioria de livros de introdução a análise de circuitos e eletricidade básica, que são utilizados nas disciplinas de Eletrotécnica e Eletrônica nos primeiros semestres dos cursos, para interpretação de circuitos elétricos e não apenas em circuitos eletrônicos. Como o conteúdo está de acordo com o edital (Lei de Ohm, Corrente alternada), e o livro citado na fundamentação é utilizado em cursos de eletrotécnica, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

114

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ELETROTÉCNICA PROVA VERDE

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: B

Analisar a figura abaixo, na qual a imagem é ilustrativa. Para responder à questão, considerar o nome das cores:

Se for aplicada uma tensão elétrica de 30V sobre o resistor ilustrado na figura, o valor da corrente que circulará através do resistor será de, aproximadamente: a) 6µA b) 7µA c) 3µA d) 2µA

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão. A título exemplificativo, utilizamos a obra abaixo para fundamentar o presente parecer:

BOYLESTAD, Robert L. Circuitos Elétricos - Introdução à Análise de Circuitos - 8a Edição, cap. 3, página 51.

O conteúdo do Edital que se enquadra na presente questão é: Circuito elétrico, Lei de Ohm, corrente alternada e corrente contínua. A questão visa encontrar o valor da corrente elétrica total do circuito, aplicação básica da Lei de Ohm. O que está total conformidade com o conteúdo previsto no edital e, com as informações do desenho do circuito requerem a capacidade em interpretar o código de cores para descobrir o valor em ohm do resistor. Ainda, o código de cores para resistores é verificado no capítulo 3, na p.51 do livro sugerido, com o sub-capítulo 3.8 código de cores e valores dos resistores. O código de cores, portanto, é um subitem estudado em conteúdos como Resistores, Lei de Ohm, Circuitos elétricos CA/CC, Fundamentos de Eletricidade, como inclusive mostra a bibliografia citada. Ademais, o código de cores não é um tema estudado apenas em livros de eletrônica, mas na maioria de livros de introdução a análise de circuitos e eletricidade básica, que são utilizados nas disciplinas de Eletrotécnica e Eletrônica nos primeiros semestres dos cursos, para interpretação de circuitos elétricos e não apenas em circuitos eletrônicos. Como o conteúdo está de acordo com o edital (Lei de Ohm, Corrente contínua, Corrente alternada), e o livro citado na fundamentação é utilizado em cursos de eletrotécnica, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

115

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROVA VERDE

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROVA VERMELHA

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROVA AZUL

QUESTÃO 35 GABARITO PRELIMINAR: C

Prevenir problemas de loops em uma rede de computadores é uma difícil tarefa para os administradores de rede. O algoritmo usado para determinar quais equipamentos de rede podem propagar determinados quadros e, por fim, mitigar o risco de loop em uma rede de computadores é: a) Booble Sort. b) Looping Detection. c) DST - Distributed Spanning Tree. d) Switching Bridge.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão.

O conteúdo programático para o cargo descreve claramente "aspectos de infraestrutura", onde está subentendido neste tema questões de redes, storage, servidores, sistemas operacionais, dentre outros. Atualmente as redes de computadores ocupam papel central e, por isso, a questão busca testar o conhecimento do candidato para um tema central de redes: Prevenção de loops.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

116

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE-PROVA VERDE

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE-PROVA VERMELHA

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: C

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE-PROVA AZUL

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: C

Foi solicitado ao analista de sistemas que projetasse o banco de dados do campeonato de futebol para a próxima temporada. Considerando-se as entidades PARTIDA, ESTADIO, TIME e JOGADOR e seus respectivos relacionamentos, qual a cardinalidade CORRETA desse banco de dados? a) PARTIDA:1-N:ESTADIO;PARTIDA:1-N:TIME;TIME:1-N:JOGADOR. b) PARTIDA:1-N:ESTADIO;PARTIDA:1-N:TIME;TIME:1-1:JOGADOR. c) PARTIDA:N-1:ESTADIO;PARTIDA:1-N:TIME;TIME:1-N:JOGADOR. d) PARTIDA:19-1:ESTADIO;PARTIDA:1-2:TIME;TIME:1-11:JOGADOR. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe aduzir que o candidato discorda do gabarito preliminar, requerendo a sua retificação, bem como menciona que o conteúdo não foi previsto nos conteúdos do edital. Primeiramente, ressalta-se que o conteúdo da questão estava previsto no Edital, nos assuntos: BANCO DE DADOS: Modelagem de dados; Modelagem de Negócio. Portanto, a questão está em total desacordo com a previsão editalícia. Ressalta-se que a única alternativa que apresenta todas as cardinalidades corretas é a alternativa “c” - PARTIDA:N-1:ESTADIO;PARTIDA:1-N:TIME;TIME:1-N:JOGADOR. As demais alternativas apresentam erros que comprometem a solução da questão: a) 1 (uma) partida somente é realizada em 1 (um) Estádio b) 1 (uma) partida somente é realizada em 1 (um) Estádio e 1 (um) time tem mais de 1 (um) jogador. d) 1 (um) time pode ter mais de 11 (onze) jogadores (considerando os jogadores reservas que entram ao longo da partida.) Como base exemplificativa, para fundamentação do presente recurso, utilizamos da bibliografia: Heuser, Carlos Aberto, no livro Projeto de Banco de Dados, na p.27, na seção 2.2.3, quando aborda o tema 'Cardinalidade Máxima' é claro: "Para fins práticos, não é necessário distinguir entre diferentes cardinalidades máximas maiores que 1. Por este motivo, apenas duas cardinalidades máximas são relevantes: a cardinalidade máxima 1 e a cardinalidade máxima “muitos”, referida pela letra n. Assim a alternativa “c” é a alternativa correta, pois a cardinalidade máxima de 2 (dois) times por partida está corretamente representada pela letra N conforme, inclusive, explica o autor.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

117

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROVA AZUL

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: B

Ao desenvolver o modelo de dados para a ficha de um aluno, o analista de sistemas coletou as seguintes informações: aluno, professor, nome, data de nascimento, data da aula, presença, nota, turma. Considerando-se que o aluno frequenta sempre a mesma turma, e que o professor dá aula para diversas turmas, assinalar a alternativa que apresenta entidades e atributos desse cenário: a) ENTIDADES: ALUNO, PROFESSOR, NOTA. ATRIBUTOS: Nome, Data de nascimento, data da aula, presença, turma. b) ENTIDADES: ALUNO, PROFESSOR, TURMA. ATRIBUTOS: Nome, Data de nascimento, data da aula, presença, nota. c) ENTIDADES: NOTA, TURMA, ALUNO. ATRIBUTOS: Nome, Data de nascimento, data da aula, presença, professor. d) ENTIDADES: NOTA, DATA DA AULA, PRESENCA. ATRIBUTOS: Nome, Data de nascimento, turma, aluno, professor.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão. O conteúdo programático para o cargo descreve claramente "Modelagem de negócios", conceito ao qual está subentendido a capacidade de identificar fluxos, atividades, dados e suas relações entre eles. A questão visava avaliar a capacidade de identificar Entidades e atributos (aspecto básico de modelagem) dada a descrição de uma situação comum de negócio

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

118

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROVA AZUL

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: B

Considerar o seguinte esquema de banco de dados: CLIENTE (CodCliente, Nome, Endereco, Telefone) PRODUTO (CodProduto, Descricao, Preco) NOTAFISCAL (NroNota, CodCliente, DataVenda, CodProduto, Quantidade, Preco, PrecoTotal) Assinalar a alternativa que apresenta as chaves estrangeiras na tabela NOTAFISCAL: a) CodCliente, CodProduto, Preco e NroNota. b) CodCliente e CodProduto. c) NroNota e CodCliente. d) CodProduto e Preco.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão. O conteúdo programático para o cargo descreve claramente "Modelagem de negócios", conceito ao qual está subentendido a capacidade de identificar fluxos, atividades, dados e suas relações entre eles. A questão visava avaliar a capacidade de identificar relações de negócio aplicadas a um modelo de dados previamente definido.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

119

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE-PROVA AZUL

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE ENGENHARIA DE SOFTWARE-PROVA ROXA

QUESTÃO 36 GABARITO PRELIMINAR: A

PROFESSOR DE INFORMÁTICA I – DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS PROVA VERMELHA

QUESTÃO 21 GABARITO PRELIMINAR: A

Em qual das camadas do protocolo TCP/IP são utilizados os protocolos TCP e UDP? a) Camada de transporte. b) Camada de aplicação. c) Camada de rede. d) Camada de enlace.

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do enunciado, mencionando que não há alternativa que resolva a questão. Igualmente, alega que o conteúdo, objeto da questão, não foi referido nos conteúdos previstos no Edital, requerendo a anulação da questão. No que tange ao conteúdo programático para o cargo, refere que este descreve claramente "aspectos de infraestrutura", onde está subentendido neste tema questões de redes, storage, servidores, sistemas operacionais dentre outros. Atualmente as redes de computadores ocupam papel central e por isso a questão busca testar o conhecimento do candidato para um tema central de redes: Protocolos de redes

Quanto ao sentido do enunciado, a questão está correta, pois conforme descrito por Douglas E. Comer, no livro Redes de computadores e Internet, na p. 340, seção 24.3 "O protocolo do usuário de datagrama": "Como veremos, o conjunto TCP/IP contém dois protocolos de transporte. O Protocolo de Usuario do Datagrama (User Datagram Protocol, UDP), é descrito neste capítulo, e o Protocolo de Controle de Transmissão (Transmission Control Protocol, TCP) é descrito no próximo”. Assim sendo, está comprovada a justificativa doutrinária que dá sustentação ao enunciado, confirmando o gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

120

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

QUESTÃO 25 GABARITO PRELIMINAR: D Com relação às correntes empiristas e racionalistas do período moderno da Filosofia, em relação aos autores e à sua posição quanto à origem do conhecimento, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1)Racionalista. (2)Empirista. (---)Francis Bacon (1561-1626). (---) George Berkeley (685-1753). (---) Baruch Spinoza (1632-1677). a) 2 - 1 - 1. b) 1 - 2 - 2. c) 1 - 1 - 2. d) 2 - 2 - 1. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue:

Preliminarmente, faz-se importante referenciar que o candidato interpôs recurso, requerendo a anulação da questão por informação incorreta, já que o filósofo George Berkeley nasceu em 1685 e não em 685, conforme disposto no enunciado. Não refere discordância com o gabarito preliminar. Conforme está aparente no enunciado, houve uma supressão do número “1” na frente do segundo item, pois onde constou o número “685”, deveria constar a numeração “1685”. No entanto, tal supressão em nada prejudicou o entendimento e solução da questão, uma vez que a questão exigia que o candidato relacionasse a corrente filosófica de cada filósofo. O que é possível resolver sem a consulta das datas referenciadas. Assim sendo, o recurso é improcedente.

CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

121

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE FILOSOFIA/SOCIOLOGIA- PROVA AZUL

QUESTÃO 12 GABARITO PRELIMINAR: A

Conforme a Constituição Federal, a lei que estabelecer o Plano Nacional de Cultura terá duração: a) Plurianual e visará à integração das ações do Poder Público que conduzam à defesa e à valorização do patrimônio cultural brasileiro. b) Anual e visará ao desenvolvimento cultural do País e à valorização da diversidade étnica e regional. c) Bienal e visará à integração das ações do Poder Público que conduzam à formação de pessoal qualificado para a gestão da cultura em suas múltiplas dimensões. d) Trienal e visará ao desenvolvimento cultural do País e à produção, à promoção e à difusão de bens culturais. Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente discorda do gabarito da referida questão, alegando que o Plano Nacional de Cultura fora instituído pela Lei nº 12.343/10 e que esta não consta nas indicações de legislação a ser estudada para o concurso. A alternativa “a” constou na prova, conforme segue:

Plurianual e visará à integração das ações do Poder Público que conduzam à defesa e à valorização do patrimônio cultural brasileiro.

De acordo com a Constituição Federal, acima referida, temos:

Art. 215... § 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à: I- defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Assim sendo, faz-se necessário salientar que a presente questão foi elaborada com base na Constituição Federal a qual está expressamente citada no enunciado na questão, bem como está devidamente prevista no edital do concurso como legislação a ser considerada pelos candidatos.

Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta à referida questão é a alternativa “a”. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

122

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA - PROVA AZUL

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: A

Analisar o circuito abaixo:

Considerando-se Marrom = 1 e Preto = 0, pelo código de cores para resistores, o valor da resistência equivalente desse circuito é igual a: a) 188 Ohm b) 263 Ohm c) 2063 Ohm d) 1088 Ohm Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente considera os dados confusos no enunciado, reclamando que a expressão [R]/150 ohm/50% é confusa, e não é explicado o significado de [R]. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 3, 8ª edição, cap. 27, página 166. Conteúdo: Corrente e Resistência e Lei de ohm. A alternativa “a” constou na prova, conforme segue: 188 Ohm.

A expressão “[R]/150 ohm/50%” é incluída automaticamente pelo software EWB512, utilizado para desenhar e simular circuitos eletrônicos, onde a expressão significa que apenas metade da resistência total está sendo utilizada em um resistor de resistência variável. Isso significa que a resistência equivale a 75 ohms, somando-se com as outras temos um total de 188 ohms, e faz parte da interpretação do circuito, pois é um software utilizado em todo o mundo e utiliza uma simbologia técnica também utilizada no Brasil. O livro HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 3, 8ª edição, trabalha com a mesma lógica e simbologia na página 190, exercício 14, onde utiliza a ideia de um resistor com uma resistência variável. Figura 27-31. As questões não são semelhantes, mas as mesmas lógicas de análise e interpretação são necessárias para a resolução da questão. Assim sendo, a alternativa “a” está correta no gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

123

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA PROVA AZUL

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: B

PROFESSOR DE FÍSICA PROVA ROXA

QUESTÃO 24 GABARITO PRELIMINAR: B

Uma esfera de massa M e raio R sobe rolando, com aceleração constante, um plano inclinado de ângulo Ø = 45° com a horizontal. Considerando-se g = 10m/s, o valor da aceleração será, aproximadamente: a) 2m/s² b) -5m/s² c) -0,7m/s² d) 0,49m/s² Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente apresenta a resolução da questão, propondo uma possível resposta que não está relacionada à nenhuma alternativa. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 2, 4ª edição, cap. 12, página 267. Conteúdo: aplicações das leis de newton. A alternativa “b” constou na prova, conforme segue: -5m/s²

Resolução da questão: Temos que torque resultante é igual ao produto do momento de inércia pela aceleração angular:

ƌR = Iiα Considerando o ponto de toque da esfera e a superfície como eixo instantâneo:

-MgsenØR = (ICM + MR²)α, onde α = a/R Considerando ICM da esfera igual a (2/5)MR², como mostra a tabela da página 272 do livro HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 1, 8ª edição, cap. 10. Simplificando temos:

Resp: a = (-5/7)gsenθ = -5m/s² Assim sendo, a alternativa “b” está correta no gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

124

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA - PROVA AZUL

QUESTÃO 37 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE FÍSICA – PROVA VERMELHA

QUESTÃO 34 GABARITO PRELIMINAR: D

PROFESSOR DE FÍSICA – PROVA ROXA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: D

Uma partícula aproxima-se de um planeta idêntico à Terra a uma distância X. A massa dessa partícula é de 1012kg, e seu raio é de apenas 10-17m. A distância da superfície em que o objeto teria a mesma força gravitacional que o planeta é de: a) 3,4m b) 0,68m c) 1,36m d) 6,8m Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

125

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA - PROVA AZUL

QUESTÃO 40 GABARITO PRELIMINAR: D

Com base nas informações do circuito abaixo, o valor da corrente total que circula por ele após atingir o regime permanente é de:

a) 0mA b) 2,3mA c) 0,92mA d) 1,3Ma Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca pela anulação da questão, visto que a questão não apresenta alternativa adequada. CONCLUSÃO: ANULE-SE a questão.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

126

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 32 GABARITO PRELIMINAR: D

Um circuito CA é formado por R = 100 Ohm, XL = 100 Ohm, XC = 100 Ohm. O valor da impedância total será de, aproximadamente: a) 0 Ohm b) 10 Ohm c) 200 Ohm d) 100 Ohm

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente menciona que o conteúdo exigido na presente questão, não foi elencado nos conteúdos programáticos do Edital. Não menciona discordar com o gabarito preliminar. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 3, 8ª edição, cap. 31, p. 312. No que diz respeito ao conteúdo do edital, pode ser verificado em: circuitos elétricos e corrente alternada. Já quanto à obra citada, no capítulo 31 - Oscilações Eletromagnéticas e Corrente Alternada, no subitem “31-9 O circuito RLC série”, na p. 323, na equação 31-67, está a definição de impedância como:

Z² = R²+(Xc-XL)²

Como o valor de XC e XL são dados no enunciado, então pela equação temos que:

Z=R=100 ohm

Desta forma, mantendo a alternativa “d” correta. Tendo em vista que a Impedância é estudada no capítulo de Corrente Alternada e Eletromagnetismo, ambos conteúdos definidos no edital, a questão é válida. Impedância não é uma matéria específica e, sim, um subitem do estudo da corrente alternada, de acordo, inclusive, com a doutrina de Física ora utilizada. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

127

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: A

Uma fonte CA com uma tensão de pico UP = 500V e frequência f = 77Hz está ligada a um resistor R = 90 Ohm, a um capacitor C = 3mF e a uma indutância L = 0,7H. O valor da frequência angular de ressonância do circuito é, aproximadamente: a) 22rad/s b) 33,4rad/s c) 50rad/s d) 60rad/s Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente menciona que o conteúdo exigido na presente questão, não foi elencado nos conteúdos programáticos do Edital. Não menciona discordar com o gabarito preliminar. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 3, 8ª edição, cap. 31, p. 312. No que diz respeito ao conteúdo do edital, pode ser verificado em: circuitos elétricos e corrente alternada. Já quanto à obra citada, no capítulo 31 - Oscilações Eletromagnéticas e Corrente Alternada, no subcapítulo “31-8 Três circuitos simples”, no subitem “Carga Indutiva” é visto a definição de indutância.

Tendo em vista que Indutância é um subitem estudado no capítulo de Corrente Alternada, e que Corrente Alternada é um conteúdo previsto no edital, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

128

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA PROVA VERMELHA

QUESTÃO 39 GABARITO PRELIMINAR: B

Considerando-se as informações do circuito abaixo, o valor da corrente total é de, aproximadamente:

a) 19mA b) 18mA c) 50mA d) 35mA Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, cabe ressaltar que o candidato discorda do gabarito preliminar que indica a alternativa “b” como correta, sob a justificativa de que não há alternativa que resolva o cálculo do circuito. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 3, 8ª edição, cap. 25, p. 110. No que diz respeito ao conteúdo do edital, pode ser verificado em: Capacitores, Dielétricos, Capacitância e corrente alternada. Nas razões recurais apresentadas pelo candidato, todos os cálculos e o conteúdo do livro anexado, tratam de capacitores em circuitos ligados em corrente contínua. Onde citam a conexão com baterias. No entanto, a questão está utilizando uma fonte de corrente alternada onde o livro, na p. 317, define como: Capacitância = C= 1 / (XCωd)

Onde a corrente elétrica total do circuito é dado pela equação:

129

Equações definidas pelo livro em circuitos em corrente alternada com cargas capacitivas

(capacitores), p. 318:

Como na questão o valor de Vc é informado e o valor de Xc pode ser encontrado, basta a equação: IC = VC/XC total Assim, o recurso está embasado em um circuito em corrente contínua e não em um circuito em corrente alternada, como requer o enunciado. Assim sendo, o recurso é improcedente. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014. OBJETIVA Concursos LTDA.

130

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA

PROFESSOR DE FÍSICA PROVA ROXA

QUESTÃO 25 GABARITO PRELIMINAR: C

Um objeto com formato de disco está girando com uma velocidade angular constante. Considerando-se o

momento inercial I = 10kgm² e w = 10rad/s, o momento angular do disco é, aproximadamente: a) 200mgm²/s b) 0,2Gm²/s c) 100kgm²/s d) 100gm²/s

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente afirma que o conteúdo da questão aborda conteúdo sobre dinâmica de rotação e que o conteúdo não estava previsto no edital. Não refere qualquer discordância com o gabarito preliminar. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 1, 8ª edição, cap. 10, p. 267. Conteúdo: Rolamento, Torque e Momento Angular. Ainda, no que diz respeito ao conteúdo, o Capítulo “10 – Rotação”, trabalha com os sub-capítulo “10_8 Torque”, e no capítulo “11_2 - O Rolamento como uma Combinação de Translação e Rotação”, p. 296, trabalha a ideia de Rolamento no subitem “Rolamento como uma Rotação Pura”. Também é estudado no capítulo 10, Rotação, no subitem “10-5 Relacionando as variáveis Lineares e Angulares”. Como o conteúdo está em um livro de “Fundamentos de Física”, e a matéria de “Rolamento, Torque e Momento Angular” está prevista no edital, a questão está adequada, sendo que Rolamento é a combinação de movimento de rotação e translação em um objeto.

Assim sendo, a alternativa “c” está correta no gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.

131

CONCURSO PÚBLICO – INSTITUTO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO

PARECER DA BANCA EXAMINADORA PROFESSOR DE FÍSICA PROVA ROXA

QUESTÃO 33 GABARITO PRELIMINAR: C

Assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna abaixo: O módulo das tensões de tração e de compressão é chamado de ________________ e é representado pela letra E na equação: F/A = E(∆L/L). a) módulo de elasticidade volumétrico b) módulo de cisalhamento c) módulo de Young d) limite de elasticidade

Tendo em vista o pedido de recurso impetrado, manifesta-se a Banca expondo o que segue: Preliminarmente, será importante referenciar que o recorrente afirma que o conteúdo da questão aborda conteúdo sobre resistência dos materiais, o que não estava previsto no edital. Não refere qualquer discordância com o gabarito preliminar. Faz-se necessário salientar que, para formular o parecer da presente questão, foi utilizada como base a seguinte obra: HALIDAY, Jearl Walker. Fundamentos de Física, volume 2, 8ª edição, cap. 12, página 14. Conteúdo: Equilíbrio e Elasticidade e Equilíbrio elástico. O conteúdo é estudado no capítulo 12, Equilíbrio e Elasticidade, no subitem “Tração e Compressão”. Assim, como o conteúdo está em um livro de “Fundamentos de Física”, e o conteúdo de “Equilíbrio e Elasticidade” está previsto no edital, o recurso é improcedente.

Assim sendo, a alternativa “c” está correta no gabarito preliminar. CONCLUSÃO: RATIFIQUE-SE o gabarito preliminar.

É o parecer, S.M.J. Porto Alegre, 22 de janeiro de 2014.

OBJETIVA Concursos LTDA.