CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson...

32
CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação em Geografia Professora Drª (Orientadora): Sônia Regina Romancini IX Seminário da Pós – Graduação em Geografia - UFMT C uiabá, Mato Grosso Novembro/2014

Transcript of CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson...

Page 1: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR:

ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT

Edenilson Dutra de MouraPrograma de Pós-Graduação em Geografia

Professora Drª (Orientadora): Sônia Regina Romancini

IX Seminário da Pós – Graduação em Geografia - UFMT

C uiabá, Mato GrossoNovembro/2014

Page 2: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

INTRODUÇÃO – REFLEXÕES INICIAIS

• Sinop: Município jovem – Criado por meio de programas de colonização privadas de terra na Amazônia mato-grossense na década de 1970.

• Tem a prestação de serviços como base econômica.• Polariza diversos serviços na região: Pólo regional.• Serviços diversos: como saúde, comércio local

estruturado, serviços voltados ao agronegócio...• E nesta pesquisa em especial relevo analisar as

dinâmicas urbanas espaciais geradas pela presença de diferentes Instituições de Ensino Superior.

Page 3: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

ÁREA DE ESTUDO – APRESENTANDO SINOP

• Sinop é um município localizado na Região Norte de Mato Grosso, segundo classificação do IBGE, para as regiões do Estado.

• Distante cerca de 520 km da capital Cuiabá. É sede da Microrregião “Sinop” (SEPLAN – MT) composta por nove municípios, sendo eles: Claudia, Feliz Natal, Itaúba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Santa Carmem, Sinop, União do Sul e Vera, que fazem parte da Mesorregião Norte Mato-Grossense. Faz limites com seis municípios: Vera, Santa Carmem, Sorriso, Tabaporã, Itaúba e Cláudia, conforme mostra o mapa na sequência.

Page 4: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

MAPA DE LOCALIZAÇÃO - DA ÁREA DE ESTUDO

Page 5: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

HIPÓTESE• Observa-se que no contexto regional que a cidade em pauta

contribui para a estruturação da rede urbana do estado de Mato Grosso e que a prestação de serviços é um significativo setor econômico da cidade estudada, especificamente a presença de Instituições de Ensino Superior como Universidades públicas e também privadas.

• Estas prestações de serviços dão subsídios para tal consolidação da rede urbana em Mato Grosso e também influenciam diretamente na produção do espaço urbano local que modificam as formas vigentes dessa produção, como exemplo disso, a apropriação privada do mercado imobiliário, onde espaços privados supervalorizam-se em detrimento da presença de espaços públicos.

Page 6: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

OBJETIVOS

• Objetivo Geral(Da dissertação)

Verificar a influência do ensino superior (presença de instituições públicas e privadas de ensino de terceiro grau), sobre a produção do espaço urbano de Sinop.

Page 7: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (DA DISSERTAÇÃO)

Traçar o perfil dos cursos de graduação oferecidos pelas IES, e as perspectivas frente às novas demandas de profissionais para a região, como das áreas de saúde e licenciaturas.

Compreender as dinâmicas imobiliárias vinculadas às IES, bem como a influência do ensino superior na economia de Sinop.

Verificar se as IES influenciam na segregação no espaço urbano, criando periferias (do capital) na cidade.

Identificar os espaços de cultura e lazer criados para atender ao público de estudantes universitários.

Page 8: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

REVISÃO TEÓRICA• Para esta apresentação no que diz a respeito às reflexões

realizadas na revisão bibliográfica, apresenta-se aqui uma síntese das principais contribuições teóricas de dois temas específicos: a centralidade urbana e a produção do espaço urbano.

• Entretanto, ressalta-se que além desses conceitos outras temáticas também tiveram uma preocupação quanto ao seu embasamento teórico, que apresentam-se no relatório para a qualificação da pesquisa, prevista para a primeira quinzena do mês de fevereiro de 2015, com destaque para: a colonização privada de terras na Amazônia mato-grossense, as dinâmicas urbanas contemporâneas de Sinop e também sobre as responsabilidades sociais da universidade e faculdades frente à sociedade.

Page 9: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

CENTRALIDADE E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO• Entendemos a centralidade concordando com Sposito

(1996) sendo um processo em dinamicidade, diferente do centro que é uma expressão territorial. É desta premissa que a centralidade se relaciona com diversos processos em diferentes escalas de análises, podendo ser compreendida tanto na análise local na perspectiva da produção do espaço intra-urbano, quanto em escala regional de análise em maiores nuances de profundidades e compreensão na escala interurbana. O que é importante ser considerado é em relação a sua conectividade com a vida urbana em meio às dinâmicas sócio-espaciais da cidade.

Page 10: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

LOCALIDADES CENTRAIS

A recuperação da teoria das localidades centrais é importante porque ela trata de um tema relevante que é de organização espacial da distribuição de bens e serviços, portanto, de um aspecto da produção e de sua projeção espacial, sendo assim, uma faceta da totalidade social. Recuperá-la porque se torna necessário enriquecer a visão geográfica da sociedade, isto é, enriquecer nossa compreensão sobre as diferentes formas de espacialização da sociedade. (CORRÊA, 2011, p. 17).

Page 11: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

CENTRALIDADES E O CAPITAL• A capacidade de criar “centralidade sem Centro”

evidenciada pelos megaempreendimentos demonstra que é possível extrair riqueza injetando riqueza, isto é, grandes investimentos são capazes de concentrar grandes lucros.

• Uma parte das chamadas “novas centralidades” nada é senão criação artificial de espaço urbano (novas áreas), como local único, ainda que reproduzível, capaz de acumular e concentrar riquezas e distribuir e canalizar lucros (intercâmbio). (TOURINHO, 2006, p. 288).

Page 12: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

CENTRALIDADES MÓVEISOs momentos de produção do espaço geram centralidades diferenciadas em função do deslocamento do comércio, dos serviços e do lazer. Essas transformações decorrentes das funções dos lugares da cidade geram o que chamo de “centralidades móveis“ - movimentação no espaço metropolitano de centros geradores de fluxo assentadas nas novas formas de comércio e dos serviços modernos. Por sua vez a “gestão“ ao privilegiar determinadas áreas da cidade - abrindo avenidas, destruindo bairros, fechando ruas, impedindo usos e determinando outros - implode a sociabilidade, desloca os habitantes, influencia a valorização/desvalorização dos bairros da cidade e acentua a desigualdade. (CARLOS, 2007, p.15).

Page 13: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

• Frente a esta perspectiva, é possível afirmar que a produção do espaço e de novas áreas de centralidades se concretizam pela ótica da propriedade privada, principalmente em análise, a do solo urbano, onde espaços fragmentados são vendidos em parcelas diferenciadas a fim de que se cumpra a lógica capitalista de produção espacial, portanto gerando lucro.

Page 14: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

PRODUÇÃO DO ESPAÇO • Por tanto as IES também se caracterizam como

produtoras de espaços, em especiais os urbanos. Dentro dessa perspectiva o autor Wendel Henrique (2012), considerou:

 Nas cidades, as universidades, além de contribuírem para o desenvolvimento educacional e cultural, acabam por se constituírem como grandes agentes econômicos e políticos, e, consequentemente, com participação ativa no processo de produção do espaço urbano. (HENRIQUE, 2012, p.14).

Page 15: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

• Essa lógica onde prevalece a criação de centralidades em análises intra e interurbanas de cidades que a todo custo expandem suas áreas já urbanizadas, tal processo acarretam o dito desenvolvimento urbano, entretanto, ocorre também, contraditoriamente os problemas urbanos e mazelas sociais que majoritariamente atingem as parcelas mais carentes da população urbana, acentuando desigualdades sócio-espaciais e a segregação urbana. Reproduz um espaço, que tem como objetivo lógico o aumento dos lucros, refletindo uma acentuada acumulação do capital.

Page 16: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS• Os procedimentos metodológicos que estão sendo

adotados para este estudo, apresentam uma abordagem quanti-qualitativa, para melhor aplicar e atender a diferentes etapas da pesquisa.

• Levantamento bibliográfico de temas envolvidos com a pesquisa, com destaque para:

Centralidade urbana; Produção do espaço (urbano).

• Estão sendo aplicadas técnicas como: levantamentos estatísticos, encontros com representantes locais, pesquisa de campo, observação do ambiente, registro fotográfico.

Page 17: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (2)• A realização de entrevistas se dá por meio de

roteiros/formulários semi-estruturados com diferentes públicos alvos.

• Foi utilizada a técnica de aplicação de roteiros de entrevistas/formulários estrutuados, que para Lakatos e Marconi (2002), o formulário permite a obtenção de dados mais complexos e úteis que os questionários enviados aos participantes sem que haja um encontro físico. Como é preenchido pelo próprio entrevistador, o formulário permite uniformidade dos símbolos usados nas respostas.

Page 18: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (3)• Até o momento foram e ainda serão realizadas entrevistas a

diferentes grupos de interesses, com diferentes sujeitos envolvidos com a temática, como:

Estudantes universitários; (Concluído).

Representantes de diferentes IES; (Concluído).

Comerciantes e prestadores de serviços envolvidos com as IES; (Em andamento).

Representantes do poder público municipal; (Concluído).

Representantes do setor imobiliário; (Em andamento).

• Serão realizadas representações cartográficas da localização das IES públicas em Mato Grosso e também das IES de Sinop, com auxílio de softwares cartográficos.

Page 19: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS (4)• Ainda destaca-se a análise de dados estatísticos por

meio de diferentes instituições, tais como: IBGE; SEPLAN; MEC; UFMT; UNEMAT; FASIPE, entre outras.

• Nesta etapa do procedimento metodológico caracteriza-se como a fase de compreensão de diferentes dados coletados durante a investigação, e a partir dessa análise, torna-se possível uma confirmação ou não dos objetivos propostos pela pesquisa, bem como possíveis respostas às indagações formuladas durante todo o processo de execução do projeto.

Page 20: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

RESULTADOS PRELIMINARES• Com as análises ainda em construção destacam-se como

resultados preliminares a partir de observações in loco uma acentuada área de expansão urbana no município estudado, com a presença de novos bairros, e empreendimentos imobiliários.

• Verificando uma tendência à valorização dos espaços privados em função dos espaços públicos, como nas áreas próximas às universidades públicas: a UFMT localizada na zona leste, próxima ao setor industrial, a exemplo disso o recente bairro “Cidade Jardim”, localizado em frente ao campus da UFMT e ao lado do campus da UNIC Industrial, com residências de médio e alto padrão, vendidas pela Colonizadora Sinop

Page 21: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

RESULTADOS PRELIMINARES (2)• O mesmo acontece também nas proximidades da UNEMAT,

localizada próxima ao setor comercial/centro, com prédios residenciais de até quatro andares.

• Não sendo somente nas imediações das IES públicas que acontece essa supervalorização do espaço urbano sinopense, o mesmo acontece nas proximidades de instituições privadas de ensino, como exemplo nas proximidades da instituição FASIPE, localizada no Residencial Florença.

• Nas proximidades do Campus da UNIC Aeroporto que se localiza em uma área de expansão urbana onde o campus universitário é cercado por dois condomínios residenciais horizontais fechados de alto padrão: o Residencial Mondrian e o Residencial Carpe Diem.

Page 22: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

RESULTADOS PRELIMINARES (3)• Em campanhas publicitárias de empreendimentos

imobiliários é comum os apelos de marketing como “More próximo da universidade...” e diversas menções à localização de diferentes IES como sinônimo de espaço valorizado ideal para investimentos e moradia.

• Grande parte dos investimentos imobiliários localizados próximos às IES visam atender à demanda de professores e principalmente dos estudantes universitários advindos de outras cidades.

Page 23: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

RESULTADOS PRELIMINARES (4)• Verifica-se que a cidade de Sinop realmente apresenta

características de uma cidade universitária, com instituições públicas e privadas de ensino superior, com diferentes áreas de cursos de graduação e uma população de universitários considerável.

• Entretanto, além da oferta de cursos de graduação, é necessário pensar sobre o ensino que a cidade está promovendo e se este cumpre sua função social para a sociedade, é importante também que os cursos de graduação apresentem qualidade, um atributo fundamental para esse “título”, e não somente a quantidade de instituições, cursos e vagas.

Page 24: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

RESULTADOS PRELIMINARES (5)• Portanto, é a lógica da reprodução do capital que

produz o espaço urbano em Sinop em detrimento das presenças e localizações das IES, o que produz uma cidade desigual.

• O mercado imobiliário por meio de seus empreendedores aproveita desse título de cidade universitária para promover ainda mais a capitalização do viver e do habitar a cidade, onde morar perto das universidades torna-se um privilégio para uma parcela reduzida da população.

Page 25: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

IMAGENS

• Espacialidades criadas pela influência das universidades e faculdades na cidade

• Fotografias 1 e 2: ¹Residenciais em frente à UNEMAT e ao fundo um edifício em construção. ²Casa de shows “boate” onde prioriza-se o estilo musical intitulado “Sertanejo Universitário” em frente à UNEMAT. Fotografia: Edenilson Moura, Abril/2014.

Page 26: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

IMAGENS

• Espacialidades criadas pela influência das universidades e faculdades na cidade

• Fotografias 3 e 4: Novos residenciais em bairro recém criado em frente ao campus da UFMT. Ressalta-se que é um bairro criado para atender principalmente à demanda de estudantes e professores desta instituição de ensino. Fotografias: Edenilson Moura, Abril/2014.

Page 27: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

IMAGENS

• Espacialidades criadas pela influência das universidades e faculdades na cidade

• Fotografias 5 e 6: 5Lote em bairro universitário (na frente da UFMT) como área de especulação imobiliária. 6Anúncio de um edifício residencial em outdoor fazendo menção à localização de uma instituição privada de ensino superior: “Próximo a FASIPE” – ilustrando a relação de instituições de ensino superior, inclusive privada, dinamizando a localização de empreendimentos imobiliários. Fotografias: Edenilson Moura, Abril/2014.

Page 28: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

LOCALIZAÇÃO DE IES PRIVADA• Localização em Imagem de satélite do Campus da UNIC Aeroporto. Fonte: Google Earth.

Org. Edenilson Moura (Nov.2014). Destaca-se que o entorno dessa IES, é cercado por dois condomínios de alto padrão: Residencial Mondrian e Resindencial Carpe Diem.

Page 29: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

SETOR IMOBILIÁRIO – VALORES DE LOTES E IMÓVEIS• Fonte: Colonizadora Sinop. Organização: Edenilson Moura (Novembro de 2014).

Bairro: Centro

Valor em R$: 800.000.00

Bairro: Jardim Terra Rica

Valor em R$: 50. 000.00 + Parcelas

Bairro: Jardim Botânico

Valor em R$: 420.000.00

Page 30: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

SETOR IMOBILIÁRIO – VALORES DE LOTES E IMÓVEIS

Residencial Mondrian – Ao lado da UNIC Aeroporto

Valor em R$: 2.000. 000.00

Fonte: Colonizadora Sinop. Organização: Edenilson Moura (Novembro de 2014).

Lote no Residencial Florença– Ao lado da FASIPE

Valor em R$:150.000.00

Page 31: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS• Bachelard, Gaston. A epistemologia. Título original: L’épistemologie. Série: O saber da filosofia.

Edições 70, Rio de Janeiro, 1971. • CARLOS, Ana Fani Alessandri Carlos. O espaço urbano: novos escritos. São Paulo, 2007.• CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para

discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. SOUZA, Marcelo Lopes de. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. A produção do espaço urbano. São Paulo. 2013.

• ____________, Roberto Lobato. Trajetórias Geográficas. 6ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

•  HENRIQUE, Wendel. Dinâmicas urbanas e regionais em cidades médias após a instalação de universidades públicas. In: XII Seminário da Rede Iberoamericana de Pesquisadores sobre Globalização e Território, 2012, Belo Horizonte. Anais do XII Seminário. 2012. p. 01-16.

•  LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.•  LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em

ciências humanas. Belo Horizonte: EdUFMG, 1999.•  MACHADO, José Roberto. Processos e formas espaciais no espaço urbano: reflexões acerca

dos conceitos centro, área central, centralidade e descentralização. In: BOVO, Marcos Clair. Tows, Ricardo Luiz. Costa, Fábio Rodrigues da. (org.) Estudos urbanos em perspectivas: reflexões, escalas e desafios. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2013.

•  MOURA, Edenilson Dutra de. Reflexões urbanas e culturais da cidade de Sinop. Monografia (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Geografia, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, Mato Grosso. 2013.

Page 32: CONECTANDO O URBANO E O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE SINOP - MT Edenilson Dutra de MouraEdenilson Dutra de Moura Programa de Pós-Graduação.

REFERÊNCIAS (CONTINUAÇÃO)•  __________, Edenilson Dutra de. A produção da cidade universitária no norte de mato grosso: Sinop

de gleba a pólo estudantil de nível superior. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais do VII CBG. Vitória – ES, 2014.

•  PEIXOTO, Adão José. A relação entre filosofia e práxis nas concepções de Hegel Marx. In: Revista Formação. Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Presidente Prudente, 1995.

• SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. 1ªed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2013.

• SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Multi(poli)centralidade urbana. Presidente Prudente, Gasperr, 1996.• ____________, Maria Encarnação Beltrão. Novas formas comerciais e redefinição da centralidade

intraurbana. In (org.). Textos e contextos para a leitura geográfica de uma cidade média. Presidente Prudente: Pós-Graduação em Geografia da FCT/ Unesp, 2001.

• ____________, Maria Encarnação Beltrão. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida. CORRÊA, Roberto Lobato. PINTAUDI, Silvana Maria. (orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. Editora Contexto, São Paulo, 2013.

• TOURINHO, Andréa de Oliveira. Centro e centralidade: uma questão recente. In: CARLOS, Ana Fani Alenssandri. OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia das metrópoles (org.). São Paulo, Editora Contexto, 2006.

• MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias: planejamento urbano no Brasil. In: MARICATO, Ermínia. ARANTES, Otília. VAINER, Carlos (org.). A cidade do pensamento único. 3ª Ed. Vol2. 2000.

• MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 11 ed. Rio de Janeiro: Petrópolis: Vozes, 1999.