Conecte

8
SANTA BÁRBARA D’OESTE a revista da fundação romi edição 32 | ano 07 RUMO CERTO BALANÇO 2013 Mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas pelos projetos e programas da Fundação Romi nas áreas de educação e cultura

description

A edição especial com o Balanço da Fundação Romi, de Santa Bárbara d´Oeste - SP

Transcript of Conecte

Page 1: Conecte

SANTA BÁRBARA D’OESTE

a revista da fundação romi

edição 32 | ano 07

RUMO CERTOBALANÇO 2013

Mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas pelos projetos e programas da Fundação Romi nas áreas de educação e cultura

Page 2: Conecte

edição 32 | ano 07

Fique por dentro do que acontece na Fundação Romi e na Estação Cultural pela internet e dê sua opinião!

A Fundação Romi está localizada na Av. Monte Castelo, 1095 no Jardim Primavera, em Santa Bárbara d’Oeste | Fone 19. 3499.1555

fundacaoromi.org.brestacaocultural.org.br

Fundação RomiEstação Cultural

@est_cultural

Conecte-se!

Encerramos 2013 cumprindo nossos objetivos e direcionando novos olhares para os desafios que vêm pela frente. Reavaliamos o nosso modelo de atuação, buscando obter os melhores resultados na transformação das crianças, jovens e famílias com as quais trabalhamos. Continuamos a desempenhar nosso papel primordial de educar, contribuindo para a mobilidade social e para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste e de nosso país.Enxergamos a educação como um instrumento decisivo e indispensável para o crescimento de uma nação. Dessa forma, além dos expressivos números, a grandiosidade do trabalho da Fundação Romi se concretiza por conta dessa nossa vocação que sempre esteve direcionada ao papel transformador e protagonista que a instituição deu à educação.

A Fundação fala

A certeza da missão cumprida! É as-sim que a Fundação Romi sente-se ao apresentar seu Balanço de Ativi-dades referente ao ano de 2013. Ao

Balanço 2013

Total 2013 37.732Total 2012 37.430

Entidade contabiliza mais de 37 mil pessoas atendidas pelos seus projetos

Fundação Romi

Criada em 1957, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão Promover o Desenvolvimento Social através da Educação e Cultura. A instituição planeja e opera seus próprios projetos em uma perspectiva de médio e longo prazo, mas com foco nos resultados e na preocupação de influenciar as políticas públicas.

A educação é como uma construçãoCada tijolinho é importante! Veja o número de pessoas que foram atendidas

140CEDIN – Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil

2.461NEI – Núcleo de Educação Integrada

15.759CEDOC – Centro de Documentação Histórica

19.372Estação Cultural

todo, 37.732 pessoas foram aten-didas diretamente pelos projetos e programas da instituição nas áreas de educação e cultura, um benefí-cio imensurável para toda a comu-nidade de Santa Bárbara d’Oeste. Ser uma entidade viva e dinâmica são características que acompanham a instituição ao longo dos seus 57 anos, por isso, a Fundação Romi está sem-pre observando as necessidades e nas mudanças da sociedade. Daí a importância de reinventar-se sem-pre! E, para isso, a instituição conta com uma equipe engajada e dedica-da, que veste a camisa na busca pela transformação social.

Page 3: Conecte

www.fundacaoromi.org.br

CEDOC

2010

1806

4008

3849

6313

1985

44547782

6967

2011 2012 2013

Educação Patrimonial - participantesVisitas espontâneas e monitoradas

TOTAIS13075

15759

CEDOC Referência em toda a região, o Centro de Docu-mentação Histórica (CE-DOC), da Fundação Romi, atua na recepção, organi-zação e disponibilização ao público de documen-tos relacionados à história de Santa Bárbara d’Oeste. O resultado? Um acervo rico com mais de 200 mil páginas de jornal, 25 mil fotografias, 15 mil recor-tes de jornais e revistas e dois mil catálogos que re-gistram a história da cida-de e, melhor, tudo dispo-nível para consulta gra-tuitamente pela internet (fundacaoromi.org.br/cedoc). Os documentos, armaze-nados desde 1964, estão disponíveis no espaço físi-co da instituição e datam de 1890 até os dias de hoje.

Espaço expositivoAlém do acervo, o CEDOC abriga uma exposição per-manente da história de

Viagem pela história

EducaçãoPatrimonial

Mais de 250 mil documentos históricos disponíveis para pesquisa na internet

CEDOC e Estação Cultural recebem alunos para atividades interativas

gião participaram das ati-vidades de Educação Patri-monial no CEDOC e na Es-tação Cultural, cujo objeti-vo é possibilitar a aproxi-mação dos estudantes da história do município e da ferrovia, através de oficinas e atividades interativas.

Em 2013, a Estação Cul-tural e o CEDOC passaram a receber também o projeto da Fundação para o Desen-volvimento da Educação (FDE) “Cultura é Currículo- Lugares de Aprender: a es-cola sai da escola”. Além do apoio do Conselho Munici-pal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de Santa Bárbara d’Oeste, com verba do Fundo Muni-cipal dos Direitos da Crian-ça (FUMCAD).

2012

2013

Santa Bárbara com fo-tos, vídeos, textos, docu-mentos e objetos. Didá-tica e interativa, a mos-tra permite que os visi-tantes percorram perío-dos históricos do muni-cípio desde tempos pri-mitivos até a constitui-ção da cidade contem-porânea.

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL Só no ano passado, 11.108 alunos de escolas estadu-ais, municipais e particu-lares de Santa Bárbara e re-

Page 4: Conecte

edição 32 | ano 07

NEI Muito mais do que ensinar respostas prontas, é preciso educar os alu-nos a fazerem boas per-guntas, a serem cidadãos conscientes de seus di-reitos, deveres e engaja-dos com o futuro do Bra-sil. Criado há 21 anos, o NEI é um projeto pionei-ro de Educação Integra-da, no qual os alunos rea-lizam atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habili-dades. Com uma metodo-logia participativa, o tra-balho é desenvolvido em grupos, nos quais os par-ticipantes resolvem desa-fios criados pelos orienta-

A reinvenção da educação

Metodologia pioneira do NEI visa ao desenvolvimento integral dos alunos com aprendizagem participativa

2010 2011 2012 2013Legenda 299

334 56

347

511 64

185

346 53

145

58 59

Meu Amigo na Escola Pública

LOGO na Escola Pública

Programa de Bolsa Auxílio

Alunos do 6º e 7º ano da rede pública participam das atividades do NEI du-rante dois dias do mês, com orientação dos pró-prios alunos do Núcleo. O projeto tem como pro-posta despertar nos visi-tantes o olhar para novas formas de aprendizado, além de estimular ações de melhorias nas suas próprias escolas.

Participantes do NEI le-vam à rede pública de en-sino atividades com a Lin-guagem LOGO de Progra-mação, cujo objetivo es-tratégico permite novas formas de aprendizagem. O projeto conta com a parceria da Secretaria Mu-nicipal de Educação e de escolas estaduais.

O benefício visa a fornecer a ex-participantes do NEI um auxílio mensal que os ajude a frequentar e concluir cur-sos técnicos profissionali-zantes de escolas técnicas públicas, e, assim, permita uma melhor colocação no mercado de trabalho. O va-lor da bolsa cobre custos de transporte e alimentação.

Projetos do NEI

1209 1605 1139 1762

Encontro de EducadoresRealizado anualmente, o Encontro de Educadores reúne profissionais da edu-cação para troca de experi-ências, com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade de ensino. Atra-vés de oficinas, workshops e palestras, os participantes debatem as novas práticas pedagógicas para tornar o processo educacional mais dinâmico e convidativo.

dores do programa em di-ferentes áreas do conhe-cimento. “O NEI não se atém, apenas, a conteúdos curriculares, mas, princi-

palmente, ao desenvolvi-mento de atitudes e com-portamentos solidários e responsáveis, além de habilitá-los na busca de

uma aprendizagem con-tínua”, afirma a coordena-dora pedagógica da Fun-dação Romi, Luciana Bue-no Bruscagin.

Page 5: Conecte

www.fundacaoromi.org.br

CEDIN No Centro de Vi-vências do Desenvol-vimento Infantil (CE-DIN), da Fundação Ro-mi, é possível observar o poder transformador da educação no olhar de ca-da criança. No projeto, os alunos são vistos como protagonistas na constru-ção do conhecimento, ca-paz de expressar seus de-sejos, vontades, conflitos e sua sede em descobrir e interpretar o mundo. Re-sultado de um sonho dos educadores da institui-ção, o CEDIN foi criado em 2010 com a propos-ta de melhorar a qualida-de de ensino e prevenir a vulnerabilidade social de crianças na faixa dos três ao cinco anos. Com o ob-jetivo estimular a autono-

mia das crianças, no mo-mento das refeições, por exemplo, elas mesmas se servem e depois das brin-cadeiras têm que organi-zar os brinquedos.

Os pais são grandes aliados neste processo e, por isso, há um grande es-forço para inseri-los na vi-da educacional de seus fi-lhos, por meio de ativida-des e da organização de grupos de apoio.

O CEDIN conta com a parceria da Secreta-ria Municipal de Educa-ção de Santa Bárbara, que é responsável pela esco-lha dos alunos e, tam-bém, participa com par-te da equipe pedagógica, educadores, estagiários, transporte e alimentação das crianças.

Educação transformadoraNo CEDIN, as crianças são vistas como protagonistas no processo de ensino

20 15 13 10

Abelha RainhaTendo como público alvo as mães dos participantes do projeto Abelhas Ocu-padas, este projeto oferece oficinas mensais de arte-sanato, com o objetivo de despertar nos participan-tes o interesse por traba-lhos manuais, além de mo-tivação e uma oportunida-de para geração de renda.

96 59 82 71

Abelhas OcupadasNeste projeto, partici-pantes do NEI atuam co-mo monitores voluntá-rios e repassam o que aprenderam na Funda-ção Romi para alunos do 4º e 5º ano de escolas mu-nicipais rurais e distritais. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Muni-cipal de Educação.

BETO

ROD

RIGU

ESBE

TO R

ODRI

GUES

Page 6: Conecte

edição 32 | ano 07

NEI E CEDIN “Temos que nos tornar a mudan-ça que queremos ver no mundo”, dizia o líder pa-cifista indiano Mahatma Gandhi. E essa tem sido uma das principais ins-pirações para a Funda-ção Romi, tanto que no ano passado, a institui-ção tomou um passo im-portante e que, com cer-teza, mudará sua história. A partir de 2014, o Núcleo de Educação Integrada e o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infan-

til passam a fazer parte do ensino regular de San-ta Bárbara d’Oeste. Assim, o NEI deixa de atender em contra turno e passa a oferecer educação inte-gral formal para 300 ado-lescentes do 6º ao 9º ano da cidade. Da mesma for-ma, o CEDIN manterá a parceria com a Secreta-ria de Educação do Mu-nicípio e funcionará co-mo pré-escola em perí-odo integral com 120 va-gas. Com essas alterações, a instituição deixa de ser

Mudar para crescerProgramas de educação NEI e CEDIN passam a fazer parte do Ensino Regular de Santa Bárbara d’Oeste

Mais númerosNEI - Núcleo de Educação Integrada

240 242 248 220

Processo Seletivo

749707880942

3034

3210

TOTAIS

212 471 223 101

Seja seu filho por um diaNesta iniciativa, os pais dos participantes do NEI e do projeto Abelhas Ocupadas têm a oportunidade de co-nhecer de perto o que é de-senvolvido na instituição, por meio de atividades mo-nitoradas pelo próprio filho. Um momento importan-te de integração e acompa-nhamento dos pais na vida escolar dos adolescentes.

2010 2011 2012 2013Legenda

Projetos do NEI

40 38 35

Anjos do RisoAdolescentes do NEI par-ticipam, voluntariamen-te, de oficinas para apren-derem a arte de ser clown e, assim, levam alegria e soli-dariedade para eventos de toda a comunidade. A ati-vidade permite não só o aprendizado das técnicas, mas também o exercício da cidadania e da expres-são corporal.

vinculada do Ministério do Desenvolvimento So-cial de Combate à Fome

e passa a responder ao Ministério da Educação.

Page 7: Conecte

www.fundacaoromi.org.br

ESTAÇÃO CULTURAL Mui-tas cidades revitalizam suas estações ferroviárias e as transformam em es-paços culturais, mas pou-cas as mantém ativas e com programação cons-tante. A Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste tornou-se referência em toda a região justamen-te por oferecer opções de qualidade gratuitas e pa-ra todos os públicos nos

doze meses do ano. Des-de sua inauguração, em 2007, mais de 150 mil pes-soas já visitaram e parti-ciparam dos seu projetos, eventos e exposições.

O espaço é aberto ao público para visitação e, também, para manifesta-ções culturais de artistas da região, com shows, ex-posições, workshops, ofi-cinas e projetos socioedu-cativos.

Cultura é aqui!Evento 2013

Oficinas culturais 52

Música na Estação 3.262

Cine debate 208

Projeto Ninho Musical 74

Virada Cultural 5.800

Judô Sócioeducativo 124

Educação Patrimonial 3.326

Sala de Inclusão Digital 1.744

Eventos diversos 2.436

Visitas espontâneas 2.346

Totais 19372

Ponto de encontro culturalEstação Cultural põe Santa Bárbara d’Oeste no mapa da cultura da região

Por dentro da Estação

ArmazémAmbiente formado por palco e mezanino com capacidade de 200 lugares. É destinado para a realização de shows, debates, workshops e oficinas artísticas.

Memorial da FerroviaEspaço que abriga um acervo com peças das antigas estações ferroviárias CiaPaulista, Mogiana e Sorocabana, além de revistas, livros e gravações sobre a história da ferrovia no Brasil.

URBAN SKETCH DE FLÁVIO RICARDO

Sala de Inclusão DigitalUm local com computadores com acesso gratuito à internet e impressora para a população fazer pesquisas, trabalhos, elaborar currículos.

Page 8: Conecte

edição 32 | ano 07

expediente

Conselho Editorial | Márcia Ameriot, Vainer Penatti, Luciana Bueno Bruscagin, Rosana de Abreu Lopes e Sandra Edilene de Souza. Projeto gráfico e editorial | www.tantas.com.br Jornalista Responsável e editora | Juliana Freitas (MTb. 31805). Textos | Ana Paula Angelini. Impressão | Gráfica Meio de Expressão Editora Eireli-Epp. Tiragem | 1.000 exemplares.

Fundação RomiBalanços patrimoniais

Em 31 de dezembro de 2013Em reais

Ativo 2013 2012Circulante

Caixa e equivalentes de caixa 53.262 1.959Aplicações financeiras 28.289.569 33.590.006Valores a receber da mantenedora 10.231 54.364Outros valores a realizar 541 139Valores vinculados bloqueados 180.000 137.702 28.533.603 33.784.170

Não circulante

Aplicações financeiras 6.102.769 89.059Ativos financeiros disponíveis para venda 8.367.247 6.497.381Imobilizado 3.242.899 3.338.516Intangível 1.769 6.016 17.714.684 9.930.972

Total do ativo 46.248.287 43.715.142

Passivo e patrimônio social 2013 2012Circulante

Fornecedores 70.559 21.485Projetos educacionais e culturais vinculados 192.275 184.507Salários e encargos sociais 175.164 168.087

Total do passivo 437.998 374.079

Patrimônio Social Superávit acumulado 39.696.603 39.097.703Ajuste de avaliação patrimonial 6.113.686 4.243.360

Total do patrimônio social 45.810.289 43.341.063Total do passivo e patrimônio social 46.248.287 43.715.142

2013 2012Receitas

Doações da mantenedora 694.378 657.670 Receitas financeiras 2.622.787 3.051.675 Outras doações 85.052 118.397 Outras receitas 416 5.359 3.402.633 3.833.101

DespesasProteção Social Básica: Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: Programa Integrado de Desenvolvimento Humano e Social - PRODHES: Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil - CEDIN (314.717) (285.196) Núcleo de Educação Integrada - NEI (1.384.086) (1.322.331) Meu Amigo da Escola Pública (236) (666) Abelhas Ocupadas (19.450) (34.472) Abelha Rainha (1.822) (2.423) Anjos do Riso - Clown (3.508) (3.329) Encontro de Educadores (9.744) (16.985) LEP - Logo na Escola Pública (15.429) (31.990) Programa de Bolsa Auxílio (241.138) (196.992) Centro de Documentação Histórica - CEDOC (490.347) (625.358) Estação Cultural (322.839) (338.855) Defesa e Garantia de Direitos: IDI-UM (9.238) (8.438) Outras Despesas: Outras despesas diversas (4.317) (6.389) (2.816.871) (2.873.424)Superávit operacional 585.762 959.677 Outros resultados

Despesas financeiras (1.997) (1.001) Resultado na alienação de bens do ativo imobilizado (676) (4.871)

(2.673) (5.872) Superávit do exercício 583.089 953.805

Demonstrações das mutações no patrimônio socialEm milhares de reais

2013 2012 Superávit do exercício 583.089 953.805 Outros componentes do resultado (superávit / déficit) abrangente

Ajuste do valor justo dos ativos financeiros disponíveis para venda 1.870.326 (2.981.271)Aquisição de bens para imobilizado com recursos do Ponto de Cultura e FUMCAD 14.359 18.912 Doações de bens para imobilização 1.452

Total do resultado (superávit / déficit) abrangente do exercício 2.469.226 (2.008.554)

Ajuste de Total do Superávit avaliação patrimônio acumulado patrimonial social Saldo em 1º de janeiro de 2012 38.124.986 7.224.631 45.349.617

Total do resultado (superávit / déficit) abrangente do exercício Superávit do exercício 953.805 953.805 Ajuste do valor justo dos ativos financeiros disponíveis para venda (2.981.271) (2.981.271) Aquisição de bens para imobilizado com recursos do Ponto de Cultura e FUMCAD 18.912 18.912

Total do resultado (superávit / déficit) abrangente do exercício 972.717 (2.981.271) (2.008.554)

Saldo em 31 de dezembro de 2012 39.097.703 4.243.360 43.341.063

Total do resultado (superávit / déficit) abrangente do exercício Superávit do exercício 583.089 583.089 Ajuste do valor justo dos ativos financeiros disponíveis para venda 1.870.326 1.870.326 Aquisição de bens para imobilizado com recursos do Ponto de Cultura e FUMCAD 14.359 14.359 Doações de bens para imobilização 1.452 1.452

Total do resultado (superávit / déficit) abrangente do exercício 598.900 1.870.326 2.469.226 Saldo em 31 de dezembro de 2013 39.696.603 6.113.686 45.810.289

Demonstrações dos fluxos de caixaExercícios findos em 31 de dezembro

Em reais 2013 2012Fluxo de caixa das atividades operacionais Superávit do exercício 583.089 953.805 Ajustes para conciliar o superávit do exercício ao caixa gerado pelas atividades operacionais: Depreciação e amortização 167.409 192.293 Resultado na alienação do imobilizado 216 4.871 .Variações nos ativos e passivos operacionais: Valores a receber da mantenedora 44.133 (1.069) Outros valores a realizar (402) 79 Valores vinculados bloqueados (42.298) (132.902) Fornecedores 49.074 (11.876) Projetos culturais vinculados 7.768 173.949 Salários e encargos sociais 7.077 (11.444) Caixa gerado pelas atividades operacionais 816.066 1.167.706 Fluxo de caixa das atividades de investimentos: Aplicações financeiras (713.273) (1.109.447) Baixa de investimento 460 - Aquisição de imobilizado (51.950) (57.338)

Caixa aplicado nas atividades de investimento (764.763) (1.166.785) Aumento do saldo de caixa e equivalentes de caixa 51.303 921 Caixa e equivalentes de caixa - no início do exercício 1.959 1.038 Caixa e equivalentes de caixa - no fim do exercício 53.262 1.959

Veja o relatório completo no site FUNDACAOROMI.ORG.BR clicando em ‘Institucional’ e depois em ‘Demonstrações Financeiras/Atividades’