Conheça o escorpião

3
Conheça o escorpião, foto, aracnídeo, informações, veneno, classificação, comportamento, reprodução e alimentação Escorpião: veneno pode ser mortal CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Arthropoda Subfilo: Chelicerata Classe: Arachnida Ordem: Scorpiones INFORMAÇÕES IMPORTANTES: O escorpião é um animal invertebrado (não possui coluna vertebral) e artrópode (as patas são formadas por diversos segmentos) Até o presente momento já foram catalogadas mais de 1500 espécies de escorpiões As espécies mais perigosas (possuem venenos fatais) são: escorpião africano e o dourado Possuem hábitos noturnos, ou seja, utilizam a noite para procurar alimento São carnívoros, alimenando-se principalmente de cupins, moscas, grilos, baratas e outros tipos de insetos Quando falta alimento em sua região, costumam praticar o canibalismo (alimentam-se de outros animais da mesma espécie). Quando se sente ameaçado usa o ferrão para picar a vítima e introduzir seu veneno Costuma habitar locais bem escuros (buracos, fendas, entre os tijolos, no meio de entulhos) Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos Após o acasalamento, a fêmea costuma comer o macho que a fecundou. Após a fecundação uma fêmea costuma gerar cerca de 50 filhotes CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Transcript of Conheça o escorpião

Page 1: Conheça o escorpião

Conheça o escorpião, foto, aracnídeo, informações, veneno, classificação, comportamento, reprodução e alimentação

Escorpião: veneno pode ser mortal

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA: Reino: Animalia Filo: Arthropoda Subfilo: Chelicerata Classe: Arachnida Ordem: Scorpiones INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O escorpião é um animal invertebrado (não possui coluna vertebral) e artrópode (as patas são formadas por diversos segmentos)

Até o presente momento já foram catalogadas mais de 1500 espécies de escorpiões

As espécies mais perigosas (possuem venenos fatais) são: escorpião africano e o dourado

Possuem hábitos noturnos, ou seja, utilizam a noite para procurar alimento

São carnívoros, alimenando-se principalmente de cupins, moscas, grilos, baratas e outros tipos de insetos

Quando falta alimento em sua região, costumam praticar o canibalismo (alimentam-se de outros animais da mesma espécie).

Quando se sente ameaçado usa o ferrão para picar a vítima e introduzir seu veneno

Costuma habitar locais bem escuros (buracos, fendas, entre os tijolos, no meio de entulhos)

Os principais predadores dos escorpiões são: lacraias, sapos, gaviões, corujas, macacos, lagartos, aranhas, galinhas e camundongos

Após o acasalamento, a fêmea costuma comer o macho que a fecundou.

Após a fecundação uma fêmea costuma gerar cerca de 50 filhotes

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Page 2: Conheça o escorpião

Comprimento: até 25 cm Duração da vida: aproximadamente 4 anos Cor: depende da espécie, podendo ser avermelhado, preto, marrom, amarelado Região onde se encontra: em quase todas as regiões do mundo, exceto na Antártida Incubação: de 75 a 90 dias

Saiba como agir e como se prevenir de picadas de escorpião

Autoridades consideram haver proliferação do animal em pontos da Grande Florianópolis

Escorpião amarelo é o mais perigoso da América do Sul Foto: Divulgação / Divulgação

Nesta semana, 21 escorpiões amarelos — da espécie Tytius serrulatus, a mais perigosa da América do Sul — foram capturados nas comunidades rurais de Três Riachos e Mar das Pedras, em Biguaçu, Grande Florianópolis. A captura colocou em alerta a vigilância sanitária e autoridades da saúde, que já consideram haver uma proliferação do aracnídeo em alguns pontos da região.

— A proliferação está relacionada ao impacto ambiental causado pelo crescimento desordenado, desmatamento, baixo saneamento básico e à proliferação de insetos, base de sua cadeia alimentar, como as baratas — diz a bióloga Taciana Seemann, do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC).

Leia a seguir as recomendações e informações elaboradas pelo CIT/SC:

:: Lavar o local da picada com água e sabão e encaminhar a vítima para o serviço médico mais próximo (preferencialmente levando o animal que causou o acidente, para identificação de suas características).

:: Nos acidentes considerados leves, a pessoa apresenta inchaço, vermelhidão, calor e pelos eriçados no local da picada. Nos casos moderados, somam-se sintomas como vômitos, náuseas, hipertensão e taquicardia. Segundo os especialistas, os acidentes graves provocam vômitos intensos e frequentes, muita sudorese, agitação, aumento ou diminuição da frequência cardíaca, arritmias, contrações musculares, edema e choque.

Page 3: Conheça o escorpião

:: Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, porque o desalojamento temporário pode favorecer a dispersão dos focos e o aumento da população do animal.

:: De hábitos noturnos, os escorpiões costumam se esconder durante o dia sob cascas de árvores, pedras, tijolos, troncos podres, madeiras empilhadas, fendas, muros e porões, além de locais onde se acumula o lixo doméstico. São mais ativos durante os meses quentes do ano, mas em épocas de muita chuva podem sair em busca de abrigo em áreas secas e residências.

:: Medidas preventivas 1) Manter quintal, jardim e arredores da residência sempre limpos, evitando plantas de muita folhagem; 2) Não jogar lixo e entulhos próximos a residências. O lixo é um bom ninho para os escorpiões; 3) Eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Os escorpiões têm necessidade de água; 4) Eliminar as baratas, que são um bom alimento para os escorpiões; 5) Tampar ralos de chão, pias e tanques; 6) Observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los; 7) Observar com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los; 8) Não matar sapos e lagartos. Para as galinhas o escorpião é um bom prato; 9) Ter cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos; 10) Manter as camas afastadas da parede; 11) Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas; 12) Evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas; 13) Em caso de picada, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.