Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio...

13
Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente ATA ATA ATA ATA – – ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018 ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018 ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018 ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018 PERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA E PERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA E PERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA E PERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA ENTRE 27 A 31/08/18 NTRE 27 A 31/08/18 NTRE 27 A 31/08/18 NTRE 27 A 31/08/18

Transcript of Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio...

Page 1: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio

Ambiente

ATA ATA ATA ATA –––– ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018ANÁLISE CRÍTICA DO 1º SEMESTRE DE 2018

PERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA EPERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA EPERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA EPERÍODO: RODADA DE REUNIÕES COM A ALTA DIREÇÃO A SER REALIZADA E NTRE 27 A 31/08/18NTRE 27 A 31/08/18NTRE 27 A 31/08/18NTRE 27 A 31/08/18

Page 2: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

1. Ações de reuniões anteriores:

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

2. A Política do SIG-CMB e sua Operacionalização:

O Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente considerou concluída a fase deatualização do SIG-CMB, conforme as novas versões dos três certificados que a Câmara possui, o que nosgarantiu a migração do Certificado SA8000 para a versão 2014, em maio, e a migração dos Certificadosdas normas ISO 9001 e 14001 para as versões 2015, em dezembro de 2017.

Os Membros do Conselho analisaram, elogiaram a realização da revisão dos procedimentos normativos econsideraram satisfatórios os resultados obtidos na conclusão do Plano Anual de Treinamento de 2017,em que foram realizados 29 (78,38%) de 37 cursos previstos.

Os Membros do Conselho deram como concluída a revisão e distribuição dos novos modelos de prisma,com a Política do Sistema Integrado de Gestão e o Compromisso de Responsabilidade Social, agorareconhecidos como a “Política do SIG-CMB”. A EDS recomendou e o Conselho aprovou a impressão daBrigada contra incêndio no verso de alguns prismas para o 2º semestre de 2018.

O Conselho analisou criticamente o Quadro de Operacionalização da Política do SIG, revisado em janeirode 2018 pela Gestão Integrada, e o considerou adequado aos propósitos da Câmara.

Page 3: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

O Conselho analisou os Quadros de Objetivos e Metas e o de Indicadores e considerou as novas metas(intervalo de 69 a 90%, índice estabelecido com nível satisfatório) adequadas aos propósitos da Câmara.

3. Indicadores, Objetivos e Metas:

4. Processos do apoio técnico prestado ao Poder Legislativo:

O Desempenho dos Processos foi analisado pelos membros do Conselho, e os resultados atingidos naspesquisas e na coleta dos indicadores foram considerados excelentes.

5. Pesquisa de Satisfação com clientes:

Os Membros do Conselho analisaram os resultados obtidos e os consideraram excelentes, pois todos osindicadores tiveram suas metas atingidas.

Page 4: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

6. Processos da Gestão da Responsabilidade Social:

O Conselho analisou as ações realizadas para o atendimento dos requisitos da Norma SA8000, com base nas Avaliaçõesde Riscos, e os resultados foram considerados satisfatórios.

Do total de 5 temas/riscos identificados pelos gestores (Norma SA8000), estão sendo trabalhados 2 temas, são eles:

Saúde e Segurança: aprimorar comunicação e atenção sobre o tema, medidas disciplinares em caso dedescumprimento, melhoria da sinalização, acessibilidade e segurança no estacionamento , por meio de cartazesinformativos, banners e e-mails. No 1º semestre foi evidenciada apenas uma não-conformidade, não houverelatos em formulários ou qualquer tipo de apontamento sobre o tema, e 93% dos servidores que preencheram oQuestionário SA8000 (Campanha de Avaliação do Conhecimento) conhecem o tema na Câmara.

Trabalho Infantil: aprimoramento da comunicação e atenção sobre o tema, em especial, aos Gabinetes dosVereadores, por meio de cartazes informativos, banners e e-mails. No 1º semestre não foram evidenciadas não-conformidades; não houve relatos em formulários ou qualquer tipo de apontamento sobre o tema, e 95% dosservidores que preencheram o Questionário SA8000 (Campanha de Avaliação do Conhecimento) conhecem o

tema na Câmara.

Os membros do Conselho analisaram os resultados da Avaliação do conhecimento do público interno quanto à NormaSA8000 e o SIG-CMB, e consideraram os acertos acima de 90% excelentes, sendo evidenciado que o Sistema deResponsabilidade Social da Câmara está em um estágio maduro.

O Conselho analisou e aprovou o novo documento normativo RH_D9/002 – MATRIZ DE IDENTIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO EGERENCIAMENTO DE PERIGOS E RISCOS.

Page 5: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

7. Pesquisa de Clima Organizacional:

8. Programa de Auditorias Internas:

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

O Conselho analisou os resultados pesquisa de clima e os considerou satisfatórios. Todas as categoriasavaliadas, 07 no total, apresentaram um índice de satisfação entre 87 e 89%. Estes índices apurados estãodentro do intervalo estabelecido como “nível satisfatório”, com índices em 69 e 90%, da escala deresultados utilizadas como referencial de análise.

O Conselho considerou o Programa de Auditorias para 2018 adequado ao Sistema.

9. Resultados de Auditorias:

O Conselho considerou os resultados das auditorias internas e externas satisfatórios, uma vez que todasas ações necessárias para o atendimento aos requisitos das Normas SA8000, ISO 9001 e ISO 14001 estãosendo realizados.

O Conselho analisou os resultados da nova ferramenta da SAI (SOCIAL FINGERPRINT) e determinou queanualmente seja escolhido, no mínimo um projeto, oriundo da referida ferramenta, para implementaçãode melhorias; e que o critério de escolha do projeto seja conforme o GRAU DE PRIORIDADE.

Page 6: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

10. Ações Preventivas e Corretivas:

11. Procedimentos Documentados:

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

O Conselho analisou e deu ciência aos 02 relatórios de não-conformidades abertos na auditoria interna(julho de 2018), e considerou positivo os resultados da auditoria externa SA8000 (não foram detectadasnão-conformidades). NOTA – Ainda não recebemos da Fundação Vanzolini o relatório de auditoria

SA8000 de maio).

O Conselho deu ciência aos procedimentos do SIG-CMB que passarão por revisão, e os considerouadequados aos propósitos da Câmara.

12. Plano Anual de Treinamento:

O Conselho considerou satisfatória a quantidade de cursos realizados do Plano Anual de Treinamentopara o 1º semestre de 2018 (34%), e adequadas as ações necessárias para o alcance da meta previstaestão sendo realizadas.

Page 7: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

13. Recursos investidos no Sistema:

O Conselho analisou os Recursos Orçamentários investidos no período, considerou que os valoresprevistos para 2018 estão sento suficientes para a boa manutenção do sistema.

14. Gestão de Reclamações e Resolução:

O Conselho analisou a Gestão de Reclamações e Resolução, os prazos de retorno e a seqüência Históricados Formulário de Sugestões, e considerou o processo satisfatório.

15. Oportunidades de Melhoria:

O Conselho deu ciência a todas as Oportunidades de Melhoria constantes na pauta e manteve a decisãode excluídas do quadro as oportunidades de melhorias com mais de 2 anos .

Page 8: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

16. Planejamento e Mudanças no SIG-CMB:

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

O Secretário Geral atualizou os Conselheiros com informações das contratações planejadas para 2018,seguem três, já concluídas no 1º semestre:

Objeto da contratação: Contratação da empresa para readequação nos espaços físicos do Anexo ondefunciona a Divisão Administrativa, incluindo implantação de sanitários e sala onde funcionará aControladoria Interna.

Início do planejamento: em dezembro de 2017, através da SC 290/17, foi iniciado um processo paracontratação de empresa para elaboração de Projeto Básico, visando fornecer informações quesubsidiariam a posterior contratação da execução da Obra. O projeto foi entregue em 09/01/2018,contendo todas as informações técnicas necessárias à sua execução, bem como à formulação de propostade preços pelas empresas que serão consultadas.

Contratação da execução: iniciado o processo para contratação de empresa para execução da obra em15/01/2018, através da SC 019/18, que se tornou procedimento licitatório. A contratação da empresapara execução dos serviços se deu em 21/03/2018, e já está concluído.

Page 9: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

RESTAURAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA

Objeto da contratação: Prestação de serviços de Desobstrução e limpeza de toda tubulação do sistemada rede de ramais da água pluvial e também das caixas de inspeção e restauração de 01 caixa d’água de120 mil litros de reuso e 90 mil litros de água potável da Câmara Municipal de Barueri.

Início do planejamento: em junho de 2017, foi emitido pela empresa GNA SERVIÇOS EIRELI EPP, umrelatório de prestação de serviços de limpeza e higienização dos reservatórios subterrâneos, onde foiconstatado a necessidade de ser executada uma obra de restauração no interior dos reservatórios, tendoem vista a presença de trincas, rachaduras e fissuras no interior dos mesmos. Em janeiro de 2018 foiconstatado a necessidade de desobstrução das tubulações da rede de águas pluviais.

Contratação da execução: iniciado o processo para contratação de empresa para execução da obra em10/01/2018, através da SC 010/18, que se tornou procedimento licitatório. A contratação da empresapara execução dos serviços se deu em 23/03/2018 , e já está concluído.

16. Planejamento e Mudanças no SIG-CMB (Continuação):

Page 10: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

PINTURA DAS GRADES DO ESTACIONAMENTO E PARTE FRONTAL DA CMB

Objeto da contratação: Prestação de serviços de pintura do gradil do estacionamento e parte frontal daCâmara Municipal de Barueri, cuja área total compreende a extensão de 452m², com fornecimento demateriais, envolvendo tratamento de anticorrosivo e soldagem de aproximadamente 900 pontos queestão deteriorados.

Início do planejamento: em janeiro de 2018, foi constatado pela Divisão Administrativa a necessidade derestauração dos gradis da CMB, através de tratamento anticorrosivo, solda em pontos críticos e pinturaem todas a áreas, tendo em vista o desgaste e corrosão devido a exposição às intempéries.

Contratação da execução: iniciado o processo para contratação de empresa para execução da obra em01/02/2018, através da SC 029/18, que se tornou procedimento licitatório. A contratação da empresapara execução dos serviços se deu em 03/04/2018, e já está concluído.

16. Planejamento e Mudanças no SIG-CMB (Continuação):

Page 11: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

17. Desempenho de fornecedores:

O Conselho analisou o desempenho dos fornecedores e o considerou acima das expectativas (Resultado:93,50%), tendo em vista as novas metas para 2018 (intervalo de 69 a 90%, índice estabelecido com nívelsatisfatório).

18. Campanhas Informativas:

O Conselho deu ciência a todas as Campanhas Informativas realizadas pela Gestão Integrada em 2018 eenalteceu a iniciativa de criação e distribuição dos folders de “Boas vindas” da Câmara Municipal de Barueri,e Requisitos SA8000, com informações de SAÚDE E SEGURANÇA, TRABALHO INFANTIL, e duas campanhas, ado mês das Mulheres e a de conscientização quanto ao uso do crachá funcional, como medida deaprimoramento da comunicação e atenção sobre os temas.

O Secretário Geral informou ainda que, no 1º semestre de 2018, está sendo realizado um levantamentopara verificar se há necessidade de reforma ou troca de cadeiras.

16. Planejamento e Mudanças no SIG-CMB (Continuação):

Page 12: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

SAÍDAS DA ANÁLISE CRÍTICA

18. Campanhas Informativas:

Page 13: Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente · responsabilidade social e meio ambiente ata ata ––––anÁlise crÍtica do 1º semestre de 2018anÁlise crÍtica

CONSELHO DA QUALIDADE, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

SEBASTIÃO C. DO NASCIMENTOPresidente

PEDRO HENRIQUE SILVASecretário Geral e Representante

para Saúde e Segurança Ocupacional

ADRIANA FROESSecretária Legislativa

RONAN JOSÉ DA MATTASecretário de Planejamento e Gestão

VALMAR GAMA ALVESProcurador Geral

JANE ROCHASecretária de Finanças e

Orçamento

EDNELSON SANTOS SILVARepresentante dos Trabalhadores e

Membro e da EDS

DAVID KOWALES DE OLIVEIRAChefe da Divisão de Gestão Integrada

RD e Membro da EDS

SULAMITA CIANO NEVESRepresentante dos Trabalhadores e

Membro e da EDS