Construção dos Conhecimentos geourbanos Estudando o Espaço Urbano. 1ano B.

21
Coordenadora de Geografia: Josandra Melo Professor Supervisor: Giusepp Cassimiro Aluna Bolsista: Vanessa Freitas. Construção dos Conhecimentos geourbanos Estudando o Espaço Urbano. 1ano B

Transcript of Construção dos Conhecimentos geourbanos Estudando o Espaço Urbano. 1ano B.

Coordenadora de Geografia: Josandra MeloProfessor Supervisor: Giusepp Cassimiro

Aluna Bolsista: Vanessa Freitas.Construção dos Conhecimentos geourbanos

Estudando o Espaço Urbano.1ano B

URBANIZAÇÃO

O espaço de uma grande cidade capitalista constitui-se, em um primeiro momento de sua apreensão, no conjunto de diferentes usos da terra justaposto entre si. Tais usos definem áreas, como o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviços e de gestão, áreas industriais, áreas residenciais distintas em termos de formas e conteúdo social, de lazer e, entre outras, aquelas de reserva para futura expansão.(CORRÊA, 1993, p. 7).

O que é Espaço Urbano ?

As grandes cidades existem desde a Antiguidade, obtendo função comercial, política, religiosa entre outras como Roma.

Durante o período do Feudalismo as cidades eram voltadas para exploração agrária.

No século XIV (Baixa Idade Média), a atividade comercial incentivou o surgimento da vida urbana.

Foi por meio do processo de Industrialização, que obteve-se o inicio do processo de urbanização no Brasil nos países desenvolvidos e em escala mundial.

Processo de Urbanização

Processo social, resultado de ações acumuladas através do tempo, e engendrada por agentes que produzem e consomem o espaço.

Agentes sociais que constroem e reconstroem os espaços urbanos:

Proprietários de maios de produção, sobretudo os grandes industriais;

Os proprietários fundiários; Os proprietários imobiliários;

O Estado ; e Os grupos sociais excluídos.

Quem produz o espaço urbano?

Falta de planejamento urbano; Políticas públicas; Infra-estrutura e saneamentobásico; Serviços públicos (educação, saúde e Segurança); Desigualdade socioespacial.

Questões Urbanas

Industrialização

Problemas Urbanos

Mobilização Urbana

Enclaves Fortificados.

Influências dos bairros na organização do espaço urbano.

Cultura

OCUPAÇÃ URBANA ARTICULADA: "É comum vermos ocupações completamente inadequadas em áreas com mananciais hídricos que abastecem as cidades. Isso é resultado da falta total de articulação entre as políticas urbanas, habitacionais, fundirias e ambientais“.

DESCARTE SUSTENTÁVEL:  A gestão dos resíduos sólidos é outra questão crítica no caminho da sustentabilidade urbana.

Sustentabilidade no Espaço Urbano.

A china pretende construir, nos próximos anos, cidades com planejamento urbano sustentável ou “cidades verdes”, devendo contar com ciclovias, muitas áreas verdes, além de sistemas de reciclagem de lixo e construções ambientais corretas, com aproveitamento de água e economia de energia.

Eólica: a energia eólica é conseguida por meio de cata-ventos que transformam os ventos captados pelas pás em energia elétrica. Embora seja uma forma de geração de energia limpa, ela ainda não é muito utilizada, devido principalmente aos impactos visual e sonoro e à intermitência, ou seja, o vento nem sempre sopra quando há a necessidade de energia.

Solar: é obtida por meio dos painéis solares fotovoltaicos, que geralmente são feitos de silício. Quando a luz do sol atinge os painéis, ela é automaticamente convertida em eletricidade. Muitas casas e empresas já utilizam a energia solar, visto que não é necessário um grande investimento para fazer a instalação.

Fontes de captação de energias sustentaveis.

Biogás: talvez a conte de geração de energia mais natural de todas. O biogás é conseguido por meio de lixo orgânico, como cascas de frutas e verduras e excrementos de animais que são convertidos em gás. Apesar de serem difíceis de armazenar, eles são bastante usados para a produção de energia elétrica e de biofertilizantes.

Marés: funciona de maneira similar à energia eólica, captando a força das marés por meio de uma turbina, sendo transformada em energia elétrica por meio de um gerador. Suas principais vantagens são a constância e a inesgotabilidade das marés, e sua principal desvantagem é o alto custo da instalação.

ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Fronteiras da Globalização/ Lúcia Marina Alves de Almeida, Tércio Barbosa Rigolin. – 2.ed. – São Paul: Ática, 2013.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. – 2.ed.- editora ática, setembro de 1993.

https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+residenciais+campina+grande+dona+lindu&newwindow=1&tbm=isch&imgil=LPqMe0yj6CUFBM%253A%253BWtKwiJ_GjqX6OM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwwwclasf.

Referências

https://www.google.com.br/search?newwindow=1&biw=1366&bih=667&tbm=isch&sa=1&q=imagens+de+probelmas+urbanos&oq=imagens+de+probelmas+urbanos&gs_l=img.3...418999.425113.0.425363.28.17.0.0.0.0.659.1058.3-1j0j1.2.0....0...1c.1.64.img..27.1.657.4y3X6clHRxc

http://www.atitudessustentaveis.com.br/atitudes-sustentaveis/energias-sustentaveis-conheca-algumas-fontes-de-energia/