conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões...

8
Bradesco Campeão em demissões sem justa causa Página 3 ContaCorrente Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região Junho de 2011 Hino Nacional Soldados que dançaram funk merecempunição? Página 7 Conferência Estadual 13ª edição do evento ocorre em 19 de junho Página 4 Itaú e Santander Câmara quer explicações sobre tarifas Página 3 Quando de Carreira Banrisulenses aprovam estudo em seminário Página 6 Internet Siga o Sindicato no Twitter Contracapa Foto Maiquel Rosauro Os bancários elegeram a chapa MAIS (Pra seguir conquistan- do) para dirigir o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Re- Chapa MAIS (Pra seguir conquistando) é eleita pelos bancários gião na gestão 2011-2013. Mais de 900 sindicalizados participa- ram do processo. Na foto, membros da diretoria eleita. Leia mais na Página 5. Campanha Salarial Bancários da base querem reajuste de 14,5% Página 4 Banrisul Comissão Paritária irá apresentar relatório Página 6 Foto Maiquel Rosauro Foto SindiBancarios

Transcript of conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões...

Page 1: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

BradescoCampeão emdemissões semjusta causa

Página 3

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

ContaCorrenteInformativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região Junho de 2011

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Hino NacionalSoldados quedançaram funkmerecem punição?

Página 7

Conferência Estadual13ª edição doevento ocorreem 19 de junho

Página 4

Itaú e SantanderCâmara querexplicaçõessobre tarifas

Página 3

Quando de CarreiraBanrisulensesaprovam estudoem seminário

Página 6

InternetSiga oSindicatono Twitter

Contracapa

Foto Maiquel Rosauro

Os bancários elegeram a chapa MAIS (Pra seguir conquistan-do) para dirigir o Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Re-

Chapa MAIS (Pra seguir conquistando)é eleita pelos bancários

gião na gestão 2011-2013. Mais de 900 sindicalizados participa-ram do processo. Na foto, membros da diretoria eleita.

Leia mais na Página 5.

Campanha SalarialBancários da base queremreajuste de 14,5%

Página 4

BanrisulComissão Paritária iráapresentar relatório

Página 6

Foto Maiquel Rosauro

Foto SindiBancarios

Page 2: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

Responsabilidade

Em nosso encontro do mês passado faláva-mos, aqui neste espaço, acerca da pesquisaencomendada pelo Seeb Santa Maria e Re-

gião para saber a respeito da opinião de seus afi-liados sobre a atuação da entidade em todos osaspectos: político-administrativos, comunicação,demandas da base, diretoria, etc. Os resultadosaferidos naquela ocasião nos encheram de satis-fação e também apontavam para aumento da res-ponsabilidade no trato administrativo e político-sindical, já que mostravam índices de aprovaçãopróximos de 90%. Termos nosso trabalho apro-vado com índices tão altos significa manter o queestá bom e aprimorar o que se faz necessário. Aíveio a eleição.

Para completar nossa satisfação e aumentarnossa responsabilidade as urnas mostraram índi-ces de aprovação mais altos ainda, pois cerca de98% dos votantes votaram na chapa que represen-tava a situação na entidade e que se apresentoucomo única para a eleição. Ora, se por um lado éa coroação de um trabalho de duas gestões, comtodos os seus percalços, também é um recado dasurnas e do eleitorado de que o caminho é este aser trilhado, mas que não podemos e não devemosrecuar ou relaxar. Ou seja, temos que seguir adi-ante em busca do melhor. Não vamos utilizar aquitermos que remetam ao dia-a-dia do bancário quan-do o patronato, após conseguir o atingimento doexigido coloca percentuais a serem buscados comnúmeros inatingíveis. Mas como diriam nossosavós, mal-comparando é isto, ou seja, ao atingir-mos patamares tão altos de aprovação nossa mar-gem de crescimento ou de recuo fica um tanto,como diria aquele gaúcho, esgualepada. A respon-sabilidade é enorme.

De qualquer forma, temos a grata satisfaçãode auferirmos estes índices e gozarmos desta apre-ciação ao nosso trabalho. Estamos sendo inveja-dos, no bom sentido, pelas demais entidades detrabalhadores bancários do Estado e de fora. É omomento de comemorarmos a glória e as vitóriasconquistadas como entidade, categoria e classe.Se, às vezes, principalmente durante campanhassalariais procuramos apontar aquilo que ainda nosfalta e continuarmos lutando, por outro lado tam-bém temos que reconhecer que, fruto do nossotrabalho, temos obtido diversas conquistas e avan-çado politicamente rumo aquilo que defendemoscomo direção do Seeb Santa Maria e Região.

Claro está que estamos longe do ideal e quemuitos de nós não verão o final de nossa lutaporque alguns ficarão pelo caminho e outros par-tirão antes. Mas não devemos esmorecer e simmostrarmos aos que estão chegando que nossapeleia é secular e que os trabalhadores devembuscar sempre a solidariedade e, principalmen-te, a consciência de classe. Apesar de alguns acha-rem que “vestir a camiseta do patrão” é o cami-nho, entendemos e procuramos mostrar que te-mos uma luta de classes centenária onde nós tra-balhadores lutamos contra o poderoso capital. Issosempre foi assim e só mudará com muito empe-nho de todos. Mas agora é hora de comemorar.Abraços e felicidades para todos nós.

Editorial○

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○

Editorial 2Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e RegiãoContaCorrente

Junho de 2011

Elefante branco Artigos

Diretor de Comunicação:César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681

Base Territorial: Agudo, Cacequi, Dona Francisca,Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá,Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Espe-rança do Sul, Nova Palma, Pinhal Grande,Quevedos, Restinga Seca, Santa Maria, SilveiraMartins, São João do Polêsine, São Martinho da

Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicentedo Sul e Tupanciretã.

Colegiado Executivo:Efetivo: Antonio Tadeu de Menezes - BERGS,César Santos - BB, Claudenir Freitas - Real/Santander, Fabrício Michels - CEF, MarcelloCarrión - CEF, Margarete Thomasi - BERGS,Milania Gaube - Santander, Nilo Zavarise - Itaú.

Sede 1: Rua Dr Bozano, 1147, sala 301. Fone 553222 8088.E-mail: [email protected]: www.bancariossm.org.br

Jornalista responsável: Maiquel Rosauro - MTb 13334

Projeto gráfico / diagramação: André Machado Fortes

Tiragem: 1.500 exemplares

ContaCorrenteExpediente

Gestão Ave Sonora / 2008-2011Fundado em 2 de outubro de 1935

Os textos assinados no jornal Conta Corrente são de inteira responsabilidadede seus autores enão representam necessariamente a opinião do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região.

Rejo Vaz Friedrich, bancário

Um filme do qual me lem-bro, não pela história, massim pelo título imponente

é “A insustentável leveza do ser”.A história, como eu disse, não

é assim tão empolgante quanto otítulo do filme nos dá a impres-são de que seria.

De qualquer forma ele sem-pre me lembra de um termo co-loquial que as pessoas utilizam nolinguajar diário que é o “levezade espírito”.

Sempre me perguntei o queseria isto.

De certo modo, acho que seresume a não estar em guerra, nãosomente guerra contra os outros,mas também principalmente nãoestar em guerra consigo mesmo.

No dia-a-dia o ser humano vaiacumulando as tensões e vai cri-ando uma certa carga emocional.Desejos, frustrações, ódios, ressen-timentos, uma série de coisas quevão se acumulando em nossasmentes e nos tornam criaturas comespíritos sobrecarregados.

Talvez parte da explicação do“porquê” nos tornamos esses se-res de espíritos pesados esteja noBudismo, que explica que grandeparte dos sofrimentos pelos quaispassamos em nossas vidas estãovinculados aos nossos desejos, ou

Leveza de espíritoseja, tudo começa com o desejo, sedesejamos coisas sofremos pela per-da das mesmas, com a frustraçãode não consegui-las, com a decep-ção com essas coisas ou pessoas.

Ainda acho que essa lição sobre aorigem do sofrimento seja uma das me-lhores coisas que o Budismo deixoupara a humanidade, até mesmo porque ao meu ver ela explica quase tudo.

Talvez então você pense: “Sim,e daí? Em quê que vai me ajudarentender a origem do sofrimentohumano?”

E eu respondo: Ajuda sim, sevocê souber transportar esseensinamento para a sua realidade.

Penso que ninguém queira sercomo um daqueles monges que ficamlá no alto do Tibet meditando sobre avida e isolados de tudo, pois se fosseassim talvez até mesmo fôssemosmonges do Tibet, não é mesmo?

No entanto isto não impede quepossamos transportar algumas coi-sas para nossas vidas.

Uma delas é a tal de “leveza deespírito”.

Vejo que a maioria de nós vive-mos nossas vidas absortos em nossospróprios problemas, imbuídos em“jogar” os jogos que fazem sentidopara nós. Essa rotina diária de vivernossos próprios objetivos, cumprirnossas próprias metas e nos integrar-mos de nossas próprias rotinas, fazparecer que a vida seja apenas isto.

Podemos viver uma vida in-teira de rotinas e não perceberque o mundo não seja apenas isto.

Talvez necessitemos sim, de vezem quando, parar e subir uma mon-tanha (um morro ou prédio alto tam-bém serve) e olhar ao redor e verque a vida não é feita apenas de “nos-sas” coisas e que, talvez, o que fazsentido para nós mesmos, não façatanto sentido para os outros.

Sair da própria rotina enfado-nha é uma forma de libertar-se umpouco desta pequenez de visão demundo que nos assola de vez emquando e nos faça ver que existetodo um universo ao nosso redor.

Libertar-se da competição e dasguerras de egos pode ser uma for-ma de tornar-se mais leve, de liber-tar sua mente e de expandir sua cons-ciência para coisas que vão muitoalém do “eu” ou do “nós” apenas.

Talvez, deixar de olhar para opróprio umbigo e passar a olharao redor, nos faça também maisleves, uma vez que veremos queexistem muitas coisas além denossas vãs ambições, dos nossospequenos desejos. Talvez possa-mos parar de “desejar” apenaspara nós mesmos e passemos adesejar também para os outros.

Talvez até mesmo a felicidadealheia, possas vir a tornar-ser umrequisito essencial para a nossaprópria felicidade.

César Santos, bancário

Soa no mínimo estranho anota em um dos jornais diá-rios de Santa Maria a res-

peito de uma reclamação da ad-ministração municipal da cidadeem relação à divisão de recursosentre municípios, Estado eUnião. Quem acompanha a polí-tica santa-mariense sabe que elacresce na dimensão inversamen-te proporcional ao tamanho daurbe. Ou seja, que nem cola decavalo, para baixo. E não vamosnem falar no parlamento munici-pal, talvez o mais medíocre dosúltimos 20 anos. Vamos nos atersomente ao Executivo. Há pou-cos dias soubemos nós, eleitorescontribuintes, que foi doado a

título de ajuda a uma escola de sam-ba da capital o valor de oitenta milreais. Quem passa pelo trevo daBase Aérea já deve ter se deparadocom o pórtico que, pelo que sabe-mos, custou algo em torno de umR$ 1,5 milhão. Ora, um municí-pio que gasta estes valores comobras sem relevância alguma paramelhorar saúde, educação, seguran-ça e saneamento básico deve estarmuito bem de caixa para estas áre-as. Um pórtico de gostoarquitetônico duvidoso, diga-se depassagem, com um gasto em lumi-nárias e, por conseguinte em ener-gia elétrica enorme e para quê mes-mo? Para divulgar a vocação turís-tica de Santa Maria? Alguém estáequivocado. Quando se sabe que ailuminação em muitas ruas, por

exemplo, na João Jobim a cincominutos do Centro, deixa a de-sejar e que calçamento, esgoto eiluminação em bairros nem tãoperiféricos como o Salgado Filhosimplesmente inexistem é no mí-nimo discutível o que se propõea atual administração municipal.

Ou quem sabe a prefeituraesteja querendo levar para lá osjovens estudantes queemporcalham a Praça Saturninode Brito todos os dias numa to-tal falta de respeito e educaçãosem que se tome uma atitude ra-zoável por parte do poder públi-co. Desta forma, estaria resolvi-do o problema. Os estudantesiriam para lá fazer festa e o pór-tico deixaria de ser um elefantebranco.

Page 3: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

3 Notícias

Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região ContaCorrenteJunho de 2011

Bradesco é o campeão em demissõessem justa causa no Estado

Assessoria Jurídica do SEEB SM e Região:Plantão no Sindicato

às terças e quintas, das 15h às 18h, ou noescritório do advogado: (55) 3222.4007

Ainda há espaço para barrar o Projeto de Lei (PL) nº 4330/04,do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que escancara a terceirizaçãoe legaliza a precarização do trabalho. Aprovado por 17 votos a 7na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, em 8 dejunho, o texto será analisado agora pela Comissão de Constituiçãoe Justiça e de Cidadania (CCJC), que avaliará o projeto, e só de-pois segue para o Senado.

- O PL escancara a possibilidade de terceirização de qualquer pro-cesso e etapa do trabalho, sem distinguir entre atividade fim e meio.Assim, precariza por completo as relações de trabalho no Brasil, frus-tra as negociações de acordos e convenções coletivas e mantém osterceirizados à margem dos direitos - denuncia Miguel Pereira, secre-tário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT e inte-grante do Grupo de Trabalho sobre Terceirização da CUT.

Para a CUT, agora é momento de mobilização total do movi-mento sindical contra o projeto. O deputado federal Vicentinho(PT-SP), um dos sete parlamentares que votaram contra o PL,

conclama os trabalhadores a nãobaixar a guarda e tomar a linhade frente contra o projeto, in-clusive enchendo as caixas de e-mails dos 17 deputados que vo-taram a favor do PL.

Diante da derrota, o movi-mento sindical deve se mobili-zar, defende o parlamentar.

- O projeto não foi aprovadodefinitivamente. É preciso quea CUT e os sindicatos entremcom força nessa luta, inclusive

denunciando os deputados que foram favoráveis a esse projeto que,se transformado em lei, vai permitir que se terceirize tudo, inclu-sive as atividades-fim das empresas. Se esse projeto for aprovado,vai chegar um dia, por exemplo, em que não haverá mais bancári-os, só terceirizados, porque os bancos já vêm terceirizando atésuas atividades essenciais - lembra o deputado.

O deputado é autor do projeto de lei sobre o tema (PL 1621/2007), que proíbe a terceirização de atividades-fim das empresas.Além disso, determina a responsabilidade solidária da contratantepelas obrigações trabalhistas e previdenciárias, inclusive nos casosde falência da terceirizada.

O projeto de Vicentinho prevê que, antes de terceirizar servi-ços, a empresa consulte o sindicato dos empregados; e exige que aempresa contratada comprove idoneidade em relação às obriga-ções trabalhistas.

O PL 1621/2007, que também tramita em caráter conclusivopelas comissões, aguarda o parecer da Comissão de Desenvolvi-mento Econômico, Indústria e Comércio.

CUT chama mobilização totalcontra projeto que escancara

terceirização

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

AFetrafi-RS divulgou em9 de junho as primeirasestatísticas geradas atra-

vés do Sistema de RescisõesOnline. O software foidisponibilizado pela entidadeaos seus sindicatos filiados paraorganizar as informações dispo-níveis sobre as demissões nosbancos que atuam no Rio Gran-de do Sul. O objetivo da enti-dade é identificar e mensurar osdesligamentos efetivados pelosistema financeiro.

Entre os quatro maiores ban-cos privados com agências noRio Grande do Sul, o Bradescoé o campeão em demissões semjusta causa. Nos últimos doisanos, foram 111 demissões noperíodo entre os meses de junhode 2009 a maio de 2011. Emsegundo lugar está o BancoSantander com 87 desligamen-tos, em terceiro o Itaú com 61 eem quarto aparece o HSBC com25 demissões sem justa causa.

A avaliação dos dados pelonúmero de desligamentos, semlevar em consideração os moti-vos de rescisões, aponta o BancoSantander em primeiro lugar

com 145 dispensas. O segundocolocado é o Bradesco com 128demissões, seguido pelo Itaúcom 101. O HSBC foi o quemenos demitiu, contabilizando57 desligamentos.

De acordo com os dados daFetrafi-RS, o número de pedi-dos de demissão voluntária émaior no HSBC. No caso destebanco, houve mais pedidos deafastamento do que desligamen-tos efetuados pela instituição.

O HSBC tem perdido mui-tos profissionais para o merca-do, principalmente devido àbaixa remuneração variável. Obanco tem um programa pró-prio de participação nos resul-tados cujos critérios não sãomuitos claros e ainda descontaos valores pagos nos programaspróprios da PLR da Fenaban, oque desestimula os trabalhado-res. Em 2010, o HSBC pagoua menor PLR entre os bancosprivados. Outra questão impor-tante é o assédio moral e asmetas desumanas impostas pelainstituição.

De acordo com o gráfico glo-bal de demissões gerado pelo

sistema da Fetrafi-RS, a maiorparte dos demitidos são homens(52%), contra 48% de mulhe-res. O total de dispensas foi431, sendo que 225 homens e206 mulheres foram desligados.Estas informações confirmam atendência de continuidade damão-de-obra do sexo femininono setor bancário. Como mos-tra o gráfico.

Fonte: Fetrafi/RS

A Fetrafi-RS mantém pormeio de sistema on-line, compar-tilhado com seus sindicatosfiliados, o controle diário dashomologações de rescisões decontrato de trabalho dos ban-cários no RS. A estatística consi-dera trabalhadores com mais deum ano de vínculo empregatício.Os números relacionados às ad-missões não podem ser analisa-dos porque os bancos negamestas informações aos sindicatos.A estatística sobre estes dadosé efetuada pelo DIEESE, atravésdo MTE - Ministério do Traba-lho e Emprego.

Controle Diário

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câ-mara dos Deputados quer explicações do Santandere do Itaú sobre cobranças indevidas de tarifas. Ospresidentes dos dois bancos serão convidados paraaudiência pública na comissão, que também de-verá contar com a participação do procurador daRepública Cláudio Gheventer, do Rio de Janeiro,e de representantes do Banco Central e da Federa-ção Brasileira de Bancos (Febraban).

O debate foi proposto pelos deputados Nel-son Marquezelli (PTB-SP) e Dimas Ramalho(PPS-SP) e aprovado nesta quarta-feira, dia 8, pelacomissão. O parlamentar citou notícias de que oprocurador Cláudio Gheventer enviou recomen-dações para que os dois bancos restituíssem aosseus clientes valores relativos a tarifas bancáriascobradas indevidamente.

- Somente o Santander tem que ressarcir cer-ca R$ 265 milhões pelo repasse de encargos deoperações de crédito, enquanto o Itaú Unibancotem para restituir mais de R$ 165 milhões co-

Para a CUT, agora é momento demobilização total do movimentosindical contra o projeto

Foto Divulgação

Câmara quer explicações sobretarifas indevidas do Itaú e Santander

Somente o Santander tem que ressarcircerca R$ 265 milhões

brados indevidamente por Comissão sobre Ope-rações Ativas e multas por devoluções de che-ques - afirma Marquezelli.

- Levando em conta o eficiente trabalho quevem sendo realizado por esta comissão no senti-do de acabar com os abusos verificados na co-brança de tarifas bancárias no País, entendo quenão podemos deixar de discutir o tema e avaliaro que ainda pode ser feito no âmbito do Con-gresso Nacional - diz Ramalho.

Foto Divulgação

PsicólogaA psicóloga Natacha Mezzomo oferece

desconto de 50% sobre o valor de tabela parasindicalizados e seus dependentes.

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1083, 2ºandar, sala 02 - Santa Maria

Fone: (55) 9677-7614

Cirurgiã dentistaA cirurgiã dentista e clínica geral Cristiane

Frantz Arend oferece desconto de 10% so-bre o valor de tabela para sindicalizados e seusdependentes.

Endereço: Rua Venâncio Aires, 1795, sala15, Edifício Princesa - Santa Maria

Fone: (55) 3027-1232

Novos convênios

Page 4: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

O que pensam os bancários de Santa Maria e região

Apesquisa da Campanha Nacionaldos Bancários que percorreu asagências da base nas últimas se-

manas já teve seus dados computadospelos diretores da entidade. No total,231 questionários foram respondidospelos bancários. Destes, 30,86% de-sejam a aprovação de um índice de re-ajuste total (inflação mais aumentoreal) de 14,5% na próxima campanha

salarial da categoria.Da mesma forma, 44,47% dos entre-

vistados apontaram que a remuneraçãofixa direta com aumento real (índice aci-ma da inflação) deve ser a prioridade dacampanha. Em outro item da pesquisa,57,37% dos bancários apontaram umPLR maior como prioridade para a re-muneração variável da categoria.

Os dados obtidos na base (veja no

Campanha Salarial4 ContaCorrenteJunho de 2011

Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região

Bancários da base querem 14,5% de aumento

A Fetrafi-RS está organizando os ban-cários gaúchos para a campanha salarialde 2011. A entidade promove os encon-tros por bancos no dia 18 de junho, sá-bado, e a 13ª Conferência Estadual dosTrabalhadores e Trabalhadoras em Ins-tituições Financeiras, no dia 19 de ju-nho. Os eventos ocorrem no Hotel Em-baixador, em Porto Alegre. O Sindicatodos Bancários de Santa Maria e Regiãoenviará uma delegação ao evento.

No sábado pela manhã a programa-ção inicia com plenária unificada e apre-sentação de um painel sobre regulamen-tação do sistema financeiro eterceirização no setor bancário. Esta eta-pa da Conferência contará com a parti-cipação de todos os delegados inscritospara os encontros por bancos.

No período da tarde, acontecem osencontros por bancos, que discutirãotemas específicos dos funcionários doBanco do Brasil, Caixa e Banrisul. Naocasião, os delegados também irão deli-berar suas propostas para os congressosnacionais além de indicar as delegaçõesque serão apresentadas e votadas em ple-nário pela 13ª Conferência Estadual, queacontece no domingo.

13ª Conferência Estadual ocorre no dia 19 de junho

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

Foto Maiquel Rosauro

Os delegados e delegadas do Encontro Estadual do Banco do Brasil discutirão os temas pauta do 22º CongressoNacional dos Funcionários do BB que acontece nos dias 9 e 10 de julho de 2011, em São Paulo. A delegação gaúcha aoCongresso Nacional será composta de 20 delegados eleitos, um delegado nato e um observador.Pauta:1. Remuneração e Jornada: Piso e Interstícios; Carreira de Antiguidade; Pontuação da Carreira de Mérito e Jornada de6 horas para comissionados;2. Saúde: Cassi; Brasil Dental; Fusesc; Economus e Segurança Bancária;3. Previdência: Planos 1 e Previ Futuro; Fusesc e Economus;4. Banco Público: Internacionalização; Metas de produtos bancários; Terceirização e correspondentes bancári-os e Prev BEP.

Encontro Estadual de Funcionários do BB

O Encontro Estadual dos Empregados e Empregadas da Caixa vai discutir temas específicos do segmento para encami-nhamento ao 27ª Conecef, que acontecerá nos dias 9 e 10 de julho de 2011, em São Paulo. A delegação gaúcha aoConecef será composta por 20 delegados eleitos da ativa, 11 aposentados, 01 delegado nato e 10% de observadores.Os nomes deverão ser discutidos no encontro e eleitos pelo plenário da 13ª Conferência Estadual.Pauta:1. Organização do movimento;2. Saúde do Trabalhador/Condições de Trabalho/Saúde Caixa;3. Funcef/Aposentados;4. Segurança bancária/correspondente bancário;5. Jornada/Sipon/Isonomia/Conselheiro representante.

Encontro Estadual de Empregados da Caixa

Diretores do Sindicato dos Bancárioscomputaram os dados

Perfil dos entrevistadosSócios do SindicatoSim - 85%Não - 15%SexoMasculino - 54%Feminino - 46%Tempo de BancoAté 5 anos - 30%5 a 10 anos - 22%11 a 15 anos - 4%Acima de 15 anos - 44%

1. Para você, quais devem ser as prioridades daCampanha Nacional dos Bancários em 2011?A - Remuneração Fixa Direta44,47% - Aumento real (índice acima da in-

flação)20,05% - Ampliar o piso da categoria6,68% - 14º salário20,05% - Plano de Carreiras, Cargos e Salári-

os (PCCS)7,14% - Ampliar gratificações de funções1,61% - Criar piso para gerenteB. Remuneração Fixa Indireta11,25% - Auxílio-creche/babá de um salário

mínimo14,67% - Auxílio-educação

41,32% - Cesta-alimentação maior6,60% - Auxílio-combustível10,02% - Abono-assiduidade16,14% - Plano de previdência complementarC. Remuneração Variável57,37% - PLR maior11,26% - Não desconto da PLR nos programas

próprios31,37% - Negociar a remuneração totalD. Saúde, condições de trabalho e segurança28,71% - Combate ao assédio moral37,32% - Fim das metas abusivas5,27% - Isonomia de direitos aos afastados por

licença médica5,98% - Segurança contra assaltos e sequestros22,72% - Adicional de risco de vida nas agênci-

as, postos e tesourariaE. Emprego22,85% - Garantia de emprego/Ratificação da

Convenção 158 da OIT22,60% - Mais contratações12,79% - Fim das terceirizações7,12% - Ampliação do horário de atendimento

com dois turnos21,13% - Jornada de 6 horas para todos sem

redução de salários13,51% - Igualdade de oportunidades na

contratação e no local de trabalho

2. No período de setembro de 2010 a agosto de2011, a inflação projetada é de 7,5%. Qual oíndice de reajuste total (inflação + aumentoreal) que você acha que deve ser reivindicadojunto aos banqueiros?30,86% reivindicam 15% de índice24,08% reivindicam 20% de índice16,05% reivindicam 10% de índice16,05% reivindicam 12% de índice8,02% reivindicam 17,5% de índice5,56% reivindicam 12,5% de índiceMédia de 14,5% de índice

3. Você está disposto a participar da Campa-nha Nacional dos Bancários?91% - Sim9% - Não

4. Para conseguir essas propostas, de que for-ma você está disposto a participar da Campa-nha Nacional dos Bancários?21,44% - Participando das assembleias19,36% - Participando de reuniões5,12% - Encontro de final de semana6,72% - Passeatas15,36% - Dia de protesto15,36% - Paralisação parcial16,64% - Greve

5. Qual a importância das propostas de re-formas em andamento para sua vida?• Regulamentação do sistema financeiro59,75% - Muito importante38,09% - Importante2,16% - Pouco importanteNão houve resposta - Nenhuma importância• Reforma Tributária76,62% - Muito importante21,65% - Importante1,73% - Pouco importanteNão houve resposta - Nenhuma importância• Reforma política65,64% - Muito importante29,51% - Importante4,85% - Pouco importanteNão houve resposta - Nenhuma importância

6. Você teve algum afastamento do trabalhopor motivo de saúde nos últimos 12 meses?13,42% - Sim86,58% - Não

7. Você usou nos últimos 12 meses ou estáusando medicação controlada?20,34% - Sim79,66% - Não

quadro) serão levados para a 13ª Confe-rência Estadual dos Trabalhadores e Tra-balhadoras em Instituições Financeiras,que ocorre no dia 19 de junho, em Por-to Alegre. De lá, partirá o índice dosgaúchos para a 13º Conferência Nacio-nal dos Bancários, entre os dias 29 a 31de julho, em São Paulo, que definirá opercentual de reajuste pedido pelos ban-cários na Campanha Salarial 2011.

Page 5: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

5 Notícias

Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região ContaCorrenteJunho de 2011

Eleição mobilizou bancáriosFotos Maiquel Rosauro

Achapa MAIS (Pra seguir conquis-tando) recebeu a grande maioriados votos dos bancários de Santa

Maria e região na eleição realizada nos dias26 e 27 de maio. No total, 959 eleitores(893 ativos e 66 aposentados) foram às ur-nas. Apenas quatro votos foram nulos e 23foram impugnados pela comissão eleitoral.

O colegiado executivo recebeu 936 vo-tos, sendo que 19 votos foram em branco.Já o conselho fiscal recebeu 927 votos e 28brancos. A expressiva eleição comprovou queos bancários de Santa Maria e região apro-vam a atual gestão do sindicato, uma vezque a chapa MAIS representava a situação.

O diretor de Saúde da Federação dos Tra-balhadores e Trabalhadoras em InstituiçõesFinanceiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi),Amaro Souza, representou a entidade eacompanhou todo o processo eleitoral; as-sim como Marcos Todt, da direção executi-va da Central Única dos Trabalhadores(CUT) estadual. O mandato da nova dire-ção é de três anos.

Posse - A posse da nova diretoria eleitaocorrerá no dia 2 de julho, às 20h, na As-sociação Atlética Banco do Brasil (AABB).Para participar, é preciso confirmar presen-ça pelo fone (55) 3222-8088, até o dia28 de junho.

Fique por dentro!Bradesco x BB• O Banco do Brasil desbancou oBradesco e venceu o leilão para Ban-co Postal, em 31 de maio. O lancedo BB foi de R$ 2,3 bilhões, enquan-to que o do Bradesco foi de R$ 2,25bilhões;- Logo após a derrota ter sido con-firmada, os gerentes do Bradescode todo o país foram chamados parauma reunião em São Paulo;- Há bancários do Bradesco dizen-do que o BB deu um tiro no pé. Pri-meiro porque a instituição públicateria pago caro demais e depois por-que corre o risco de tornar o Ban-co Postal um concorrente de seusserviços já oferecidos.

BB• A quinta rodada de negociaçõespermanentes com o Banco do Bra-sil em 2011, realizada em 1º de ju-nho, em Brasília, foi marcada poruma série de reivindicações dos re-presentantes da Contraf-CUT, dasfederações e dos sindicatos.• A categoria cobrou o imediatopreenchimento do quadro de pes-soal do Serviço Especializado emEngenharia de Segurança e em Me-dicina do Trabalho (Sesmt), soluçõespara os funcionários dos bancos in-corporados, melhorias no planoodontológico, combate ao assédiomoral, e negociações sobre a jorna-da legal de 6h, entre outros assun-tos.• Colegas e companheiros (as) quenão vão participar do Encontro Es-tadual do BB e quiserem enviar al-guma sugestão de assunto para com-por a pauta levada ao Encontro Na-cional podem fazê-lo (o envio) atéesta quinta-feira, dia 16 de junho,através do e-mail [email protected] ou através dosite do Seeb Santa Maria www.bancariossm.org.br. Desde já agra-decemos toda e qualquer contri-buição.• Algumas agências do BB de SantaMaria e região não possuem acesso/elevador para cadeirantes ou pes-soas com outras deficiências físicas.O Seeb irá conversar com a Suregpara tentar resolver o problema.

Violência• No dia 6 de junho, uma agênciado banco Santander foi arromba-da na Rua Alberto Pasqualini, Cen-tro de Santa Maria;• Já no dia 26 de maio, um caixaeletrônico do Banrisul, em Itaara, foiarrombado. Os bandidos queima-ram toda a parte da frente do equi-pamento para levar o dinheiro.

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

Vários bancários da ativa e aposentados aproveitaram a eleição paravisitar o Sindicato e votar na Sede I

Os eleitos - Chapa Mais (Pra seguir conquistando)

Colegiado ExecutivoDiretor Secretário Geral: Alexan-

dre Soares dos SantosDiretor Secretário Geral - Su-

plente: Paulo Roberto da SilvaFlores

Diretor Secretário de Finanças:Anaurelino Edenir Rodrigues deOliveira

Diretor Secretário de Finanças -Suplente: João Vitor Menezes daCosta

Diretor Secretário de Patrimônioe Organização: Marcello HusekCarrión

Diretor Secretário de Patrimônioe Organização - Suplente:Gladimir Francisco Goergen

Diretor Secretário de Comunica-ção: César Augusto Simões dosSantos

Diretor Secretário de Comunica-ção - Suplente: Juliano Pachecoda Luz

Diretor Secretário de Formação:Isidoro Grassi Neto

Diretor Secretário de Formação- Suplente: Lucas BalbuenoMartins

Diretor Secretário de Saúde eAssistência Social: MargareteZamberlan Thomasi

Diretor Secretário de Saúde eAssistência Social - Suplente:Nilo Carlos Zavarize

Diretor Secretário de Cultura Es-

porte e Lazer: Antônio TadeuMenezes

Diretor Secretário de Cultura Es-porte e Lazer - Suplente: RogérioGuerino

Diretor Secretário de Assuntos Ju-rídicos e Trabalhistas: MilâniaGaube Messias

Diretor Secretário de Assuntos Ju-rídicos e Trabalhistas - Suplente:Claudenir Teixeira Freitas

Diretor Secretário de Relações Pú-blicas e Movimentos Sociais: Fa-brício Michels

Diretor Secretário de Relações Pú-blicas e Movimentos Sociais - Su-plente: Venceslau Nunes da Silva

Delegados juntoà FederaçãoTitulares:Margarete Zamberlan ThomasiCesar Augusto Simões dos SantosMarcello Husek CarriónMilânia Gaube MessiasSuplentes:Antonio Tadeu MenezesAlexandre Soares dos SantosCleonice Teresinha Frasson DominguesClaudenir Teixeira Freitas

Conselho de DiretoresSindicais de BaseDelma Loiraci SperoniFernanda Brasil Milanez

João Francisco Dias de AguiarLivio Holzschuh LeitãoMarilda Pozzebon PiovesanVaneza de Fátima Barreto CorrêaCristiane Fontoura HollerbachEvaldo de FreitasGeise Severo FingerLuiz Fernando ChiapinottoAirton Martins da SilvaAntonio José Hennies da FonsecaCarlos Eugênio DruzianElenton Anversa FingerFrancisco Luis ZulianJone Ivana do Amaral GomesLeonardo Lopes NunesMarcelo Marques KuceraRegina Pedroso CalderanRochester Soares de LimaRogênio Dellinghausen Reichembach

Conselho FiscalTitular - Gilberto Natal Silveira

BichuetSuplente - Cleonice Teresinha

Frasson DominguesTitular - Vlademir Batista da RosaSuplente - Simão Medina de LimaTitular - João Ladário ParaíbaSuplente - Rejane BellochioTitular - Raul Giovanni Cezar

MaxwellSuplente - Rudimar Junior Kiefer Y

CastroTitular - Jaime Sarda AramburuTitular - Paulo Ricardo Thies LopesTitular - Vilson Carlos Nicoloso

Eleição foimarcada pelatranquilidade

Apuração dosvotos

começou tãologo encerrou-

se a eleição

Page 6: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

Notícias 6Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e RegiãoContaCorrente

Junho de 2011

Comissão Paritária do Banrisulirá apresentar relatório

AComissão Paritária sobre Quadrode Carreira, uma das conquistasdos banrisulenses na Campanha

Nacional dos Bancários 2010, começoua ser efetivada no dia 11 de dezembro doano passado. Na ocasião, uma reunião noprédio da Direção Geral do Banrisul, emPorto Alegre, marcou o início dos traba-lhos. A comissão é formada por sete re-presentantes de entidades pelo Dieese epela psicóloga Tonia Duarte que assesso-rou diretamente os colegas da Caixa naelaboração do PLACAR.

O diretor do Sindicato dos Bancári-os de Santa Maria e Região, TadeuMenezes, titular da comissão, avalia queserá necessário manter a comissão aber-ta pelo tempo que for necessário pararesolver os problemas. A comissão se re-úne a cada 15 dias em Porto Alegre.

Foto SindiBancários / Divulgação

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

A Contraf-CUT, federações e sindicatosretomaram, em 31 de maio, com a CaixaEconômica Federal, as negociações na co-missão temática que discute melhorias nosistema do ponto eletrônico, o Sipon. Fo-ram pautados problemas relacionados àshoras negativas e ao login único.

São dois pontos que podem ser agra-vados com a Circular Interna da CaixaEconômica Federal (CI SN - Adminis-tração de Pessoas 026/11), divulgada noinício do mês passado, que orienta asagências a reduzirem cerca de 30% a do-tação de horas extras dos trabalhadores.O movimento sindical, entretanto, acre-dita que a quantidade de trabalho nãovai diminuir - a direção do banco podeencontrar tanto no sistema de horas ne-gativas, quanto na possibilidade do fun-cionário ou gerente logar o sistema váriasvezes ao mesmo tempo, formas de se fa-zer horas extras sem que sejam registradas.

Quanto ao login único, houve algunsavanços. Entre as ideias está a de acabarcom a possibilidade do gerente logarvários computadores, impelindo que ofuncionário que não estiver logado noSipon entre no sistema e continue tra-balhando, sem que isso conte como horatrabalhada.

O banco garantiu que está estudandosoluções técnicas para implantar o loginúnico. A ressalva está na proposta feita pelaCaixa de como formatariam o sistema. Ologin único seria apenas para empregadossem função, sendo que os gerentes teriam apossibilidade de logar dois computadoresao mesmo tempo. É um avanço que não

Os 230 banrisulenses que participa-ram do 1º Seminário Nacional sobrePlano de Carreira, realizado em 28 demaio, no Hotel Everest, Porto Alegre,aprovaram as propostas iniciais apresen-tadas pelo Grupo de Trabalho Carreira.Criado em abril deste ano, o GT Carrei-ra segue os passos do GT PCS Caixa,que elaborou o Placar, um conjunto depropostas a partir das expectativas dosempregados para construção do novoPlano de Cargos e Salários na Caixa Eco-nômica Federal.

O GT Carreira é composto por dele-gados, dirigentes sindicais do Banrisul eassessorias técnicas da Universidade Fede-ral do Rio Grande do Sul, Dieese e aindaa psicóloga Tonia Duarte. O grupo temrealizado reuniões semanais na Fetrafi-RS,a fim de subsidiar os debates da ComissãoParitária sobre Quadro de Carreira noBanrisul, que é integrada por representan-tes do Banco e do movimento sindical.

Seminário dos banrisulensesaprova estudo sobreQuadro de Carreira

Movimento sindical cobra daCaixa solução de problemas

no ponto eletrônico

As propostas elaboradas pelo GT fo-ram baseadas nos principais problemasapontados pelos funcionários do Banrisulnos fóruns deliberativos do segmento.De acordo com o estudo preliminar doGT, a defasagem do Quadro de Carrei-ra, criado há 53 anos, exige a definiçãode novas projeções de salário e de pro-gressão profissional no banco. O GTtambém propõe que o novo Plano con-temple a democratização das relações detrabalho, a visão de banco público emelhore as condições profissionais.

Foto Marisane Pereira / Fetrafi-RS

resolve o problema: se houver cinco geren-tes em uma agência é possível ainda logar osistema para que cinco funcionários traba-lhem horas extras sem registrar horas.

O movimento sindical fez umacontraproposta de que se uma segundamáquina for logada com a mesma senha,ao invés de derrubar o sistema na máqui-na anterior, apenas a bloquearia, de modoque, quando finalizado o segundo login,a primeira máquina logada voltaria a fun-cionar normalmente, a partir do mesmoponto de onde o trabalhador parou.

Os representantes da Caixa manifesta-ram que a contraproposta é interessante eque devem encaminhá-la para a área detecnologia do banco. Eles, porém, adian-taram que isso só acontecerá a partir desetembro, pois o setor tem outras priori-dades atualmente. Os representantes dosempregados da Caixa deixaram claro queesperar até setembro é uma temeridade,pois há fragilidades do sistema. Na buscade mais agilidade, a pauta será levada àmesa permanente. A próxima reuniãoacontece no dia 28 de junho.

Já o outro ponto da pauta, as horas ne-gativas, problema pautado há anos pelostrabalhadores, não houve acordo. Os tra-balhadores afirmaram que é inadmissívelque continuem acontecendo situações emque o gerente dispensa o funcionário e ofaz pagar as horas quando lhe for mais con-veniente. A Contraf-CUT abrirá um pro-cesso de construção da proposta junto aostrabalhadores para ser apresentada na pró-xima reunião da comissão temática, queainda não foi marcada.

Reuniões da Comissão Paritária ocorrem a cada 15 dias em Porto Alegre

- Após a transição de governo o tra-balho começou a andar mais rápido -argumenta Tadeu.

O bancário afirma que este é o mo-mento de começar a negociar com o ban-co, antes do dissídio. Tadeu também de-fende a autonomia da Comissão e doGrupo de Trabalho do Banrisul.

Membros da comissãoLourdes Rossoni (SindBancários), JorgeAlmir (SindBancários), Amaro Silva deSouza (Fetrafi-RS), Antonio TadeuMenezes (SEEB Santa Maria), Ana MariaBetim Furquim (SEEB Vale do Paranhana),Nilton Paulo Leite Dias (SEEB Bagé),Ricardo Franzoi (Coordenador doDieese-RS), Ecléia Conforto (Dieese-RS)

Algumas das propostas aprovadas no Seminário

- Definição de novos critérios para mudança de função e cargos;- Transparência no comissionamento;- Determinação de novas regras para as promoções por merecimento e anti-

guidade;- Isonomia na concessão do anuênio;- Transversalidade entre as carreiras administrativa, comercial e direção geral;- Perspectivas de crescimento horizontal;- Melhoria do piso de ingresso;- Possibilidade de ascensão e crescimento profissional;- Mudanças nos critérios de metas, cálculo e distribuição da remuneração.

Encontro ocorreu no dia 28 de maio,em Porto Alegre

Page 7: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

7 Ponto e Contraponto

Informativo do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região ContaCorrenteJunho de 2011

Você é a favor da punição aos soldados quedançaram funk com o Hino Nacional?

Apacata cidade de Dom Pedrito ga-nhou a mídia nacional por contade um vídeo de funkeiros coloca-

do na internet.Tudo seria normal se os jovens não

fossem recrutas fardados do Exército, opalco da dança uma sala da guarnição ea música o Hino Nacional.

A performance dos garotos de DomPedrito é engraçada, descolada da rigi-dez dos quartéis. A gurizada pampianaleva jeito no requebrado do funk. Con-venhamos, se os milicos dançassem o “aibota aqui o teu pezinho” não teria a mes-ma repercussão.

Evidente que os recrutas desrespei-taram um dos símbolos nacionais. E de-vem sofrer uma repreensão. Os milita-res, mais do que qualquer cidadão, de-vem ser exemplos no respeito aos sím-bolos pátrios. Mas entendo que, apenas,um puxão de orelhas fica de bom tama-nho para repreender os assanhadinhos.

NãoO funk de Dom Pedrito

Foto Maiquel Rosauro

Uma bela carraspana para punir o cria-tivo “funk da farda”.

Penso que os gaúchos vão relevar ofunk de Dom Pedrito, o bom-humorprevalecerá, mas eles que não inventemde fazer um funk com o Hino Rio-Grandense. Imagina os milicos cantan-do o “sirvam nossas façanhas” com aquelemolejo todo. Aí nós viramos bicho comessa pouca vergonha.

Eu encaro o desempenho dos solda-dos como irreverência de jovens. Comum pouco de condescendência eesportividade o comandante resolve essedesacato. Um país em que os escândalosse sucedem sem perspectiva de punição,não há necessidade de ser severo no cas-tigo aos recrutas. Nos últimos tempostivemos notícias de mensalão, corrupção,toma-la-da-cá, propina e enriquecimen-to ilícito e ninguém, até o momento,foi parar na cadeia. Então, por que pu-nir com austeridade a diversão dos

soldadinhos numa dança de funk?Devo confessar que não senti uma

agressão ao símbolo e me diverti assis-tindo ao vídeo. Ou será que aperformance da cantora Vanusa, naassembleia legislativa de São Paulo em2009, também não foi um desrespeito?O jogador brasileiro do Barcelona queamarrou a bandeira do Brasil na cintu-ra, após a conquista da Liga dos Cam-peões, também não foi uma afronta aum símbolo nacional?

Enfim, os soldadinhos - que não eramde chumbo - se divertiram além da contae quiseram mostrar suas habilidades parao mundo sem medir as consequências.

Se formos punir, com o rigorismo dalei, esse achincalhe ao Hino, sugiro queelejamos a ética como um símbolo nacio-nal. Quando a justiça for severa para quemdesrespeita os valores éticos e republica-nos, aí sim, poderemos punir rigorosa-mente os funkeiros de Dom Pedrito.

SimA Pátria não é ninguém, são todos

É preciso respeitar o Hino Nacio-nal. Ele representa a manifestaçãomaior da simbologia de uma Na-

ção. Emocionam os acordes da MúsicaMaior da Pátria. É inadmissível o me-nosprezo e o desrespeito demonstradopelos recrutas de Dom Pedrito peranteao Hino. É isso que o que ensinam emnosso Exército? Onde está o amor à Pá-tria amada?

O respeito ao Hino Nacional Brasi-leiro merece ser resgatado. Nos últimostempos, não é dado ao Hino NacionalBrasileiro, o amor cívico e o respeito quelhe é devido por força de lei.

O artigo 30 da lei 5700/71 prevê:

“Nas cerimônias de hasteamento ouarriamento, nas ocasiões em que a Ban-deira se apresentar em marcha ou corte-jo, assim como durante a execução doHino Nacional, todos devem tomar ati-tude de respeito, de pé e em silêncio, oscivis do sexo masculino com a cabeçadescoberta e os militares em continên-cia, segundo os regulamentos das res-pectivas corporações.

Nada disso ocorre.Nas cerimônias oficiais, enquanto

nosso Hino é executado, as autorida-des conversam e trocam acenos, numaclara demonstração de pouco caso oudesconhecimento da importância da-

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

João Carlos Barcellos,universitário

quele momento.O mesmo ocorre nos eventos espor-

tivos, onde as torcidas tentam fazercom que seus gritos se sobreponhamaos acordes de um dos hinos mais lin-dos do mundo, verdadeiro “grito deguerra e paz”.

É necessário fazer lembrar a marcantefrase de Rui Barbosa: “a Pátria não é nin-guém, são todos”.

Uma punição é necessária aos solda-dos para que se sirva de exemplo ao res-to da Nação. É preciso ter respeito aossímbolos nacionais. Embora a detençãode um a dois anos seja branda para talato, alguma atitude deve ser tomada.

Foto Maiquel Rosauro

Athos RonaldoMiralha da Cunha,

bancário

Um vídeo com soldados de Dom Pedritotem trazido uma grande repercussão nopaís. O vídeo postado no Twitter no mês

passado mostra os recrutas fazendo uma versãofunk do Hino Nacional.

Um Inquérito Policial Militar foi aberto. Odesrespeito aos símbolos nacionais é crime pre-visto no código penal militar e pode resultar empena de detenção de um a dois anos. Os milita-res envolvidos no episódio aguardam a conclu-são do inquérito militar em liberdade.

Foto Divulgação

Page 8: conta corrente jun 2011 - bancariossm.org.br Corrente - Junho - 2011.pdf · César Augusto Simões dos Santos - MTb 7681 Base Territorial: Agudo, ... m filme do qual me lem- ... Bradesco

Siga o Sindicato dos Bancários no Twitter

ContaCorrente Informativo do Sindicatodos Bancários de

Santa Maria e RegiãoJunho de 2011

Fique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.brFique por dentro. Acesse www.bancariossm.org.br

Este é um Espaço Interativo à disposição dosleitores do informativo. Envie seu texto,

poesia ou sugestão de filme, cd ou livro parao e-mail: [email protected]

Dica de filme

O capitão Jack Sparrow(Johnny Depp) vai até Londrespara resgatar Gibbs (KevinMcNally), integrante de sua tri-pulação no Pérola Negra. Lá eledescobre que alguém está usan-do seu nome para conseguirmarujos em uma viagem rumoà Fonte da Juventude. Sparrowinvestiga e logo percebe queAngelica (Penélope Cruz), umantigo caso que balançou seu co-ração, é a responsável pela farsa.Ela é filha do lendário pirata Bar-ba Negra (Ian McShane), queestá com os dias contados. Des-ta forma, Angelica quer encon-trar a Fonte da Juventude paraque seu pai tenha mais algunsanos de vida. No encalço delesestá o capitão Barbossa (GeoffreyRush), que agora trabalha parao império britânico.

Foto Divulgação

Dica de música

A Banda Mais Bonita da Cidade

PoemaIndignação!

Claudenir Teixeira Freitas, bancário

Temos leis que hoje não são cumpridasGente pobre pagando o patoColarinhos tão alvos sem lidaAos honestos sobra apenas o bagaço

Quando vamos prender o ladrão?E aos bons pelo menos saúdeAos corruptos dar uma liçãoA quem é correto que tal uma ajuda?

Estou cansado de tanta injustiçaOnde o esperto é quem pode maisQuando ligo a TV é notíciaDe que os bons são passados pra trás

É estupro, assalto, homicídioÉ fiança bancando animaisNão me importa se é voz ou ofícioÉ mostrar que assim não dá mais

O Sindicato dos Bancários de SantaMaria e Região agora está no Twitter. Paraseguir a entidade acesse o endereço:www.twitter.com/Bancarios_SM. Atravésdo Twitter você recebe informações atuaissobre matérias que são postadas no sitedo Sindicato e também outras informa-ções de interesse da categoria. Para rece-ber as mensagens, você precisa ter uma

Foto Reprodução

conta no microblog.Outra forma de ficar sempre antenado

ao que ocorre no Sindicato é assinando anewsletter da entidade. O serviço envia re-gularmente e-mails com informações im-portantes da entidade. Para se cadastrar ereceber os boletins acesse o sitewww.bancariossm.org.br e clique no banneramarelo logo abaixo do calendário.

Inés da Minha AlmaInés da Minha Alma, de Isabel Allende, é

um romance épico no qual o alento do amorconcede uma trégua à rudeza, à violência eà crueldade de um momento histórico ines-quecível. Inés Suárez (1507-1580) é umajovem e humilde costureira que embarcada Europa ao Novo Mundo em busca de

seu marido, quedesapareceu juntode seus sonhos deglória do outrolado do Atlântico,e acaba se tornan-do um dos princi-pais nomes da con-quista do Chile.Através da pena damais famosa escri-tora latino-ameri-cana da atualidade,

se confirma que a realidade pode ser tãosurpreendente quanto a melhor ficção eigualmente cativante.

Seu 15º livro publicado em apenas duasdécadas, Inés da Minha Alma é seu livro maisambicioso: uma ficção histórica ambienta-da na Espanha, Peru e Chile durante o sé-culo 16, logo após a descoberta do conti-nente americano pelos europeus, que re-trata a história de uma vida repleta de pai-xão em meio a um dos períodos mais san-grentos de toda a história da humanidade.

Dica de livro

Foto Divulgação

Era só para ser um vídeo bonitinho, com pessoasfofinhas e uma farra de amigos alegres e contentes. Mas

pode ter se tornado, em poucos dias, a primeira mani-festação de um movimento musical, os “Novos

Curitibanos”. Desde 18 de maio, oclipe da música “Oração”, da BandaMais Bonita da Cidade, já recebeumais de 5 milhões de visualizações.

O que causou espanto foi a quali-dade dos 6 minutos filmados em pla-no-sequência aparentemente sem pre-tensão. A música também agradou osouvidos indies acostumados com I’mFrom Barcelona, Belle & Sebastian,Beirut e outros similares. O grupo demúsicos de Curitiba, que já existe hádois anos, segue essa linha de músi-cas fofas, do bem, feita por gente ba-cana, bem-vestida e moderna.

Para assistir ao vídeo, basta acessaro YouTube (www.youtube.com) edigitar no campo de busca: “A Ban-da Mais Bonita da Cidade”.

Foto Divulgação

Piratas do Caribe 4 - Navegando em Águas Misteriosas