Conto Tradicional

1
O conto tradicional O conto começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar os momentos de lazer. Muitos dos contos foram transmitidos oralmente até que alguns escritores os compilaram e registaram por escrito. Características do conto tradicional Proveniente da tradição oral, apresenta uma linguagem simples. É uma narrativa pouco extensa e o narrador é não participante (história contada na 3ª pessoa). Quase não há marcas do espaço e do tempo e, quando há, são muito vagas. Apresenta um reduzido número de personagens. Muitos contos apresentam sempre a mesma fórmula inicial ("Era uma vez…") e final ("… e foram felizes para sempre."). Alguns contos transmitem um ensinamento ou uma moralidade Estrutura do conto tradicional - situação inicial - elemento perturbador da harmonia inicial - peripécias resultantes do elemento perturbador - aparecimento de algo / alguém que vem ajudar a resolver o problema - conclusão (final feliz)

description

Conto

Transcript of Conto Tradicional

Page 1: Conto Tradicional

O conto tradicional

O conto começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar os momentos de lazer. Muitos dos contos foram transmitidos oralmente até que alguns escritores os compilaram e registaram por escrito.

Características do conto tradicional Proveniente da tradição oral, apresenta uma linguagem simples.   É uma narrativa pouco extensa e o narrador é não participante (história contada na 3ª

pessoa). Quase não há marcas do espaço e do tempo e, quando há, são muito vagas. Apresenta um reduzido número de personagens. Muitos contos apresentam sempre a mesma fórmula inicial ("Era uma vez…")  e final ("… e

foram felizes para sempre."). Alguns contos transmitem um ensinamento ou uma moralidade

Estrutura do conto tradicional- situação inicial - elemento perturbador da harmonia inicial- peripécias resultantes do elemento perturbador - aparecimento de algo / alguém que vem ajudar a resolver o problema- conclusão (final feliz)