Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de...

60
Controladores Programáveis Mitsubishi

Transcript of Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de...

Page 1: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Controladores Programáveis Mitsubishi

Page 2: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

O controle de processo MELSEC é uma plataforma flexível e altamente confiável,

com funcionalidade avançada, projetada para atender de forma custo-efetiva às necessidades

de uma ampla gama de indústrias.

Produtos de automação Mitsubishi Electric dão aos usuários a flexibilidade para configurar seus sistemas de acordo com suas necessidades, ao contrário de um sistema de controle distribuído (DCS), que é desenvolvido pelo vendedor desde a fase inicial do projeto. Isto pode reduzir consideravelmente os custos iniciais e de funcionamento.

Projetadas para lidar com grandes números de operações proporcionais, integrais e derivativas (loops PID), as CPUs de processo e redundantes Mitsubishi são bem adequadas às mais exigentes aplicações de controle.

Aumente a confiabilidade e evite que processos importantes sejam interrompidos usando CPUs e hardware redundantes. No caso de uma falha, os módulos podem ser trocados instantaneamente.

Reduza custos

Implemente sofisticado controle de processo

Maximize a disponibilidade do sistema

PX Developer&GX DeveloperQnPH

CPU de Processo

QnPRH

CPU Redundante

Q62HLC

Módulo de controle

de loopFerramentas de engenharia fáceis de usar

Confiabilidade sólida

Cont

role

de

pequ

enas

máq

uina

s a p

roce

ssos

de

toda

a fá

brica

Page 3: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

ÍNDICE

03

05

11

15

31

41

43

44

Necessidades & Soluções

Exemplos de aplicação

Linha

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Ambiente de Engenharia

Produtos Relevantes

Suporte Global

Lista de Produtos

GOT1000GT SoftGOT1000

CPU de processoCPU redundanteSistema de alimentação redundanteMódulo de rede de loop de fibra ótica(com função de alimentação externa)Sistema de rede de E/S remota multiplexadaFunção duplex estação CC-Link MasterMódulo de controle de loopMódulos analógicos de canal isolado

PX DeveloperGX DeveloperMX Component

Page 4: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Funcionalidade similar a DCS com operações de alta velocidade

Programas de controle de loop fáceis de criar

Custo de sistema reduzido (baixo investimento inicial, manutenção e modificação)

Mesmo nível de confiabilidade comparado com DCS

O controle de processo MELSEC fornece processamento de controle de loop, processamento analógico de alta velocidade e ferramentas de engenharia fáceis de usar. Crie sistemas totalmente redundantes usando duas CPUs, duas fontes de alimentação, etc.

Controle de loopCPUs de processo e redundantes fornecem loop de alta velocidade e controle de sequência com confiabilidade fenomenal. Os módulos analógicos da série Q têm muitos recursos, incluindo o isolamento do canal, alta precisão, alta resolução, e capacidade de detectar desconexões.

Engenharia simplificadaPX Developer inclui, como padrão, todos os FBs (blocos de função) necessários para controle de loop. Programas de controle de loop podem ser criados rápida e facilmente por operação de arrastar e soltar. (Não há necessidade de programação ladder) Além disso, o ajuste e o monitoramento de cada etiqueta de loop é facilitada graças a uma interface padrão.

ManutençãoMódulos de controle de temperatura, analógico,E/S e outros podem ser trocados quentes, ou seja, eles podem ser substituídos enquanto o sistema está ligado e funcionando.

Sistema redundanteO sistema redundante (incluindo módulo de CPU, módulo de alimentação, unidade base e módulo de rede) pode maximizar o tempo de funcionamento do sistema. Não é necessária programação especial e pode ser feita simplesmente como um sistema regular.

Soluções

Necessidades Projetar e criar um sistema de controle de processo usando controladores programáveis.

Economize custos de sistema usando MELSEC Série Q

Sistema convencional

Novo sistema

Sistema de controle dedicado (DCS)Dedicated Control System (DCS)

Software de engenharia: PX Developer

Controle de loop e sequência de alta velocidade:CPU de processo/redundante

Controlador programável

� CPU de processo Instrução de sequência ladder

Instrução de sequência ladder

Instrução de processo FB

Instrução de processo FB� CPU redundante

Custo inicial

Custo de manutençãoe modificação

Desempenho de controle

···

···

···

Baixo

Baixo

Integração de sequênciade alta velocidade eautomação de processo

3

Necessidades & Soluções

Page 5: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

· Separar software requerido para cada controlador.· Programação complicada para comunicação de dados entre controladores.

Design de programa, modificação e manutenção são demorados.

Painel de controle de programa

Painel de controle

Um grande espaço no painel de controle é requerido para encaixar todos os controladores e indicadores de loop necessários.

Painel de controle compacto,requisitos reduzidos de espaço

Sistema pré-existente Novo sistema

Execute controle de sequência e controle de processo simultaneamente

Controle de sequência Controle de processo

Execuçãosimultânea

LIC002

LIC001

The sequence instructions of the MELSEC-Q series can be used without any changes.

There are over 50 types of process instructions available for a diverse range of applications such as cascade and feed-forward control.

Desempenho superior comparado com DCS

Controle desequência

Controle deprocesso

PID avançado2 graus-de-liberdade

FB de geração de ponto de ajuste

Autoajuste

PI deamostra

PI demistura

As instruções de sequência da Série Q MELSEQ podem ser usadas sem nenhuma mudança.

Existem mais de 50 tipos de instruções de processo disponíveis para uma gama diversa de aplicações como controle em cascata e feed-forward.

Minimizar requisitos de espaço para instalação de painel de controle

Interface de operador amigável ao usuário

Monitorar e operar o sistema facilmente sem um PC

Requisitos de espaço reduzidoO tamanho compacto e a modularidade da Série Q permite uma significativa economia de espaço no painel de controle em comparação com sistemas alternativos.

Recursos aprimorados de monitoramento e operaçãoTelas predifinidas do GOT para lista de alarmes, lista de eventos e outros estão disponíveis para melhorar os recursos operacionais e de monitoramento.

Necessidades Reduzir requisitos de espaço e melhorar facilidade de uso do operador

Soluções Um controlador MELSEC e o GOT podem tomar o lugar de muitos controladores de loop e volumosos interruptores, indicadores, etc.

Há uma demanda por um sistema fácil de projetar, modificar e manter, que suporte o controle tanto de loop como de sequência. (o design de sistema atual usa controladores separados)

Escalabilidade do sistema: expansível para outras aplicações como controle de movimento e controle da informação.

Integração de controle de loop e controle de sequência CPU de processo e a CPU redundante podem executar múltiplos programas. Assim, os controles de loop e de sequência podem ser executados simultaneamente em alta velocidade.

Cubra múltiplas disciplinas de controle usando um sistema de múltiplas CPUsQualquer módulo da Série Q pode ser usado num sistema de múltiplas CPUs, que permite uma grande flexibilidade no design, construção e manutenção do sistema. Aplicações que exigem controle de movimento de alta velocidade (CPU de movimento), controle da informação (PC CPU), etc., podem ser combinados.

*CPUs redundantes não suportam configurações de múltiplas CPUs.

Necessidades Integrar controle de loop e controle de sequência.

SoluçõesUma única CPU de processo pode executar o controle tanto de loop como de sequência.Implementar um sistema de múltiplas CPUs é a maneira perfeita para controlar outras aplicações.

Execute controlede loop usandoum controlador

programável

CPU de processo:Integrar as funções dos dispositivos de controle para a CPU de processo contribui para diminuir o painel de controle e minimizar os requisitos de espaço.

Automatically create GOT process monitoring screensCrie automaticamente telas GOTde monitoramento de processo

4

Page 6: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Exemplos de Aplicação

5

Controller Network Controller Network

Processamento de alimentos

Forno industrial

GOT

GOT

Configuração de Sistema

Configuração de sistema

Aplicações que anteriormente requeriam sequência separada e controle de temperatura podem agora ser controladas usando uma única CPU de processo. Quando um GOT é utilizado em conjunto com o sistema, pode-se criar uma solução de economia de espaço, monitoramento e controle superior.

Implemente o controle de processo usando uma ampla variedade de instruções de controle de sequência e loop de alta

velocidade.

Ethernet

Controller Network

Page 7: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

6

Configuração de sistema

EmbalagemProdução Armazém automatizado

Ethernet

Produção de química fina

Sistema redundanteCabo de

rastreamento

IHM baseado em PC

(Monitoramento)

Produção

Embalagem

Armazém automatizado

GOT GOTSistema

redundanteCabo derastreamento

GOTGOT

Rede de E/S remota MELSECNET/H

Controller NetworkController Network Controller Network Controller NetworkController Network Controller Network

GOT GOT

Os produtos Mitsubishi Electric ajudam a fornecer soluções integradas para automação de processos e automação industrial. Nossos produtos orientados para processo são bem adequados para produtos químicos industriais, como medicamentos, tintas, cosméticos e detergentes. Os custos iniciais e de funcionamento podem ser reduzidos em comparação a alternativas comuns.

Controller NetworkController Network Controller Network

Page 8: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

3

Sistemaredundante

Cabo de rastreamento

Parque

Descarte

Tanque deAssentamento

Tanque de aeração

Instalação de tratamento de lama

Instalação de tratamento avançado

Tanque de contato de cloro

Tratamento de águaCrie sistemas sofisticados para tratamento seguro e estável de água usando CPUs redundantes altamente confiáveis.

IHM baseadoem PC

(Monitoramento)

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Tanque de água, filtro grosso,filtro fino, bomba de água

Soprador, tanque, cloraçãoBomba de reciclagem de lama,tanque de sedimentação final,

bomba de esgoto

Filtro,torre de reciclagem de água,

bomba de pressão, ajuste

Hub de comutação

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Sistemaredundante

Cabo de rastreamento

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Ethernet

Sistemaredundante

Cabo de rastreamento

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Sistemaredundante

Cabo de rastreamento

Configuração de sistema

Controller Network

Primeiro tanque desedimentação

Tanque final desedimentação

GOT GOT GOT GOT

GOT GOT GOT GOT GOT GOT GOT GOT

Controller Network

7

Exemplos de Aplicação

Page 9: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Ethernet

Controller Network

Impressora

IHM baseado em PC

(monitoramento)

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Cabo de rastreamento

Cabo de rastreamento

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Configuração de sistema

Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor de pressão, inversor, controle de válvula, etc.

Incineração de resíduosCrie o melhor sistema de controle para atender à escala de operação.

Os produtos de automação de processo da Mitsubishi Electric são altamente flexíveis e prontos para fornecer os

elementos essenciais necessários para uma ampla variedade de soluções e aplicações.

Alimentador demedição

ventilador de correntede ar induzida

Torr

e de

trat

amen

to d

e gá

sde

cha

min

éCole

tor d

e po

eira

Ventilador de pré-aquecimento de ar

Soprador de ar para incineração

ChaminéBolo desidratado

Lava Cinzas incineradasDrenagem Água

tanque decombustível

Inci

nera

dor

Forn

o de

fusã

oCi

clon

e

Sistemaredundante

Sistemaredundante

Com

bust

ion

air p

rehe

ater

Smok

e pr

even

tion

air p

rehe

ater

GOT GOT GOT GOT

GOTGOT

Controller NetworkController NetworkController Network

8

Page 10: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Fabricação de semicondutorA segurança de sistemas de fornecimento de água purificada e gás para aplicações de semicondutores pode ser aumentada pela

aplicação de um sistema redundante. Mesmo que aconteça de um controlador programável falhar, a outra CPU está pronta para

tomar imediatamente o controle e continuar a operação sem interrupção.

Sistema de água ultrapura

Tratamento de resíduos de gás

Fornecimento de gás especial

Planta de fabricação de semicondutor

tratamento de resíduos de água

Configuração de sistema

Ethernet

PC(Monitoramento de

Nível de Informação)

PC(Monitoramento e

controle)

Sistema de água ultrapura Sistema de tratamento de resíduo de água Fornecimento de gás, fornecimento de energia, caldeira, depurador de gás, etc.

Rede MELSECNET/H E/S Remoto Rede MELSECNET/H E/S Remoto

Cabo de rastreamento

Cabo de rastreamento

Controller Network

Sistemaredundante

Sistemaredundante

GOT GOT GOT GOT

9

Exemplos de Aplicação

Page 11: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

IHM baseadoem PC

(gerenciamentode informação)

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

SistemaRedundanteCabo de

rastreamento

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

SistemaRedundanteCabo de

rastreamento

Rede MELSECNET/H E/S Remoto

SistemaRedundanteCabo de

rastreamento

Ethernet

Controle no prédio 1 Controle no prédio 3Controle no prédio 2

Um sistema de controle de grupo para cada prédio

Armazém automatizado

Prédio 3

Prédio 2

Prédio 1

Equipamento de alinhamento

Descarte de caixas

Guindaste de recolhimento frontalPaletizador

Classificador de operação

Despaletizador

Manuseio de MaterialA utilização de sistemas redundantes para aplicações de manuseio de material garante uma operação estável e consistente. O

resultado final é uma redução no atraso de carga/descarga devido a problemas do sistema de controle.

Configuração de sistema

GOT GOT GOT GOT GOT GOT GOT GOT GOT

Controller Network

10

Page 12: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Taxa de vazão, pressão,concentração

Temperatura MotorSensor (i.e., chave de limite) Controle deválvula

Válvula de solenóide

Bomba

Reduza custos ao combinar FA (Automação de Fábrica)

GOT

GOT

(Pacote de software FDB para controle de processo)

Programas de controle de desenho, depuração, modificação e monitora-mento de loop de FBD (Diagrama de Bloco de Função).

PX Developer P.31

CPU de Processo P.15

GOT1000 P.41

(software de programação de controladorprogramável MELSEC)

A ferramenta de engenharia de programação primária, depuração, manutenção e solução de problemas para CPUs de processo e redundantes.

GX Developer P.39

Sistema redundante de E/S localCPU de Processo

Sistema de fonte de alimentação redundante P.21

Cabo de rastreamento

Cabo de extensão

Cabo de extensão

CPU redundante P.17

Unidade base de extensão do tiporedundante

PC para monitoramento e engenharia

MELSECNET/HMELSECNET/H Network System (PLC to PLC network)MELSECNET/H

11

Linha

Page 13: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

e PA (Automação de Processo) na mesma plataforma.

(Biblioteca ActiveX® para comunicação de controlador programável)

Permite que programas do usuário (no PC) façam a interface com os controladores programáveis Mitsubishi através da rede.

MX Component P.40

(software IHM)

Habilita um PC a funcionar como um terminal de operação gráfica usando o mesmo software de design de tela disponível para o GOT.

GT SoftGOT1000 P.42

Ethernet

Cabo de rastreamento

GOT

CPU redundante P.17

Sistema redundante de E/S remota

Estação de E/S remota

Módulo analógico de canal isolado P.27

Módulo de controle de loop P.25

MELSECNET/H Network System (PLC to PLC network)Network System (PLC to PLC network)Rede ou Sistema de Rede

Rede MELSECNET/H E/S Remota

de Controladores (Rede CLP a CLP)

12

Page 14: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

CPU (de processo & redundante)

Módulos mais adequados para controle de loop

Escolha a melhor CPU com base no número de loops PID exigidos e da escala da aplicação.

Escolha de uma ampla seleção de módulos analógicos de canais isolados para controle de loop.

Custo

Alto

Baixo

Número de loops PID (Referência)

5 20 50 100

Q12PHCPU

Q12PRHCPU

Q12PHCPUQ25PHCPUQ12PRHCPUQ25PRHCPU

Linha de CPU de processo Série MELSEC-Q

Controladores de loop de outras empresas com controle de programa

Q02PHCPU

Q06PHCPU

MODE

RUN

ERR.

USER

BAT.

BOOT

PULL

USB

RS-232

Ótimo para controle de processos de fábrica

Q06PHCPU

Forno industrial, etc. Fábrica, etc.Processamento de alimentos, etc.

Ótimo para equipamento de controle de processo

Q25PHCPU

Q25PRHCPU

BACKUP

CONTROL

SYSTEM A

SYSTEM B

TRACKING

Q12PRHCPU

MODE

RUN

ERR.

USER

BAT.

BOOT

PULL

USB

RS-232

Q02PHCPUQ06PHCPUQ12PHCPUQ25PHCPU

Q02PHCPUQ06PHCPUQ12PHCPUQ25PHCPU

CPU de Processo CPU Redundante

Exemplos deAplicação

Para informações detalhadas sobre cada módulo, consulte o manual do usuário apropriado.

Módulos E/S da Série Q já em uso em outros sistemas podem ser usados com CPUs de processo e redundantes, reduzindo assim o número de peças sobressalentes necessárias e reduzindo os custos de manutenção.

Módulos Série MELSEC-Q

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

Q62HLCQ62AD-DGH

Q64RD-GQ64TDV-GHQ64TDQ64AD-GH

Q66DA-GQ66AD-DG

Q68RD3-GQ68AD-G

Q62HLCQ62AD-DGH

Q64RD-GQ64TDV-GHQ64TDQ64AD-GH

Q66DA-GQ66AD-DG

Q68RD3-GQ68AD-G8CH

6CH

4CH

2CH

Entrada de corrente/tensão Termopar RTD

0123456789ABCDEF

Q62DA-FGQ62DA-FG

Saída de corrente/tensão

Módulo de entrada analógico Módulo de controlede loop

Módulo de saída analógico

Q68TD-G-H01Q68TD-G-H01

Efici

ente

em

Cus

toA

ltaFu

ncio

nalid

ade

Com função de condicionamentode sinal (transmissor de 2 fiosconectável)

Alta resolução

Alta resolução

Módulo de Entrada de Célula de Carga

· Basta configurar parâmetros (sem necessidade de programação!)· Pode continuar operando independente do status da CPU (parada, erro, etc)

Q61LDQ61LDQ61LD1CH

13

Linha

Page 15: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Q12PHCPUQ25PHCPU

Q02PHCPUQ06PHCPUQ12PHCPUQ25PHCPU

Soluções de Monitoramento de ProcessoEscolha uma solução de controle e monitoramento que seja correta para a situação.

Categoria Aplicação Solução Característica

Série GOT1000

· Excelente resistência ambiental

· Compatível com alta resolução (15" XGA)

· Cria controle de processo e telas de monitoramento para a

série GOT1000 automaticamente

Combinação de ferramenta PX Developer Monitor e SoftGOT · Use GT Designer2 ou GT Designer3 para criar telas GOT

para PC

· Representa graficamente as operações no chão de fábrica

para auxiliar na rápida compreensão do status do sistema

SCADA comercial

· Melhor flexiilidade e gama de funcionalidade

· Links para sistemas empresariais

Baseado em PC

Baseado em IHM

Monitoramento e controle

geral

Monitoramentoe controle complexo

Função de geração de tela GOT

Interface SoftGOT

Interface com sistema SCADA

Função de geração de telas GOT

Telas GOT para monitoramento, ajuste, etc., podem ser gerados

automaticamente a partir de programas criados com o PX

Developer. Esse recurso elimina as tarefas demoradas de atribuição

de dispositivos e telas GOT de programação, reduzindo

substancialmente o tempo de desenvolvimento. Consulte a página

37 para detalhes.

Interface SoftGOT

As funções de monitoramento PX Developer podem ser 'chamadas'

ou abertas diretamente da telas do GT SoftGOT1000.

Consequentemente, o tempo de desenvolvimento para a criação

de telas GOT pode ser reduzido.

Interface com sistema SCADA

Os sistemas SCADA, como o Wonderware InTouch da Invensys

Systems, Inc., podem ser usados para criar avançados displays

gráficos de status do sistema. A ferramenta de monitoramento do

PX Developer é projetada para fazer interface com o software

SCADA, e suas funções de monitoramento podem ser chamadas e

abertas diretamente pelo software SCADA.

Os nomes de empresas e produtos acima são marcas registradas de suas respectivas empresas.

PX Developer GT Designer2

Gerado automaticamente

Intefaces de controle Drop-in loop(Controle ActiveX)

Combina facilmentealarmes para monitoramento

(Função consolidação de alarme)

Dados de controle de processo

Alarmes

Selecione as etiquetas de PX Developer no InTouch

(Navegador de etiqueta)

Acessa dados de controle de processo diretamente

(Interface DDE)

Alarmes detectados por PX Developer+

Alarmes detectados por InTouch

Q62HLCQ62AD-DGH

Q64RD-GQ64TDV-GHQ64TDQ64AD-GH

Q66DA-GQ66AD-DG

Q68RD3-GQ68AD-G

Q62DA-FG

Q68TD-G-H01

Q61LD

14

Page 16: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

3

CPU de Processo

CPU de Processo

Características

· Com processamento de loop de alta velocidade, de cerca de 400 μs (PID de dois-graus-de-liberdade), ciclos de controle curtos, como de 10 ms, podem ser conseguidos. Portanto, mais loops podem ser executados simultaneamente e aplicações que requerem ciclos de controle de alta velocidade podem ser satisfeitas.

Controle de loop de alta velocidade3

· Quando um módulo analógico ou de E/S falha, ele pode ser substituído sem interromper ou desligar a CPU. (Nota 1) (GX Developer é requerido.)

· O comportamento de saída (manter o estado anterior, etc.), caso a CPU pare devido a erro, pode ser definido através de parâmetro.

Características de confiabilidade de manutenção melhoradas4

· A CPU de Processo MELSEC apresenta 52 instruções dedicadas para controle de processo, incluindo um PID de dois-graus-de-liberdade, PI de amostra, auto-ajuste, e outras instruções para suportar o controle de loop.

Controle de loop extensivo2

· Crie programas de controle de processo usando PX Developer, uma ferramenta de engenharia de linguagem FBD fácil de usar.

Engenharia simples5· Uma única CPU pode executar múltiplos programas simultaneamente e, portanto, programas de controle de loop e controle de sequência podem ser processados em alta velocidade pela mesma unidade de CPU.

· CPUs de processo podem ser utilizados em sistemas multi-CPU para cobrir diferentes áreas de controle, como controle de movimento de alta velocidade (CPU de movimento) ou controle de informação (CPU do PC).

Controle de loop e controle de sequência integrado1

· A CPU de processo é compatível com todos os módulos da Série Q e é, portanto, bem adequado para assumir uma ampla variedade de aplicações.

Compatibilidade e expansibilidade6

· Do controle de pequenas máquinas até do processo de toda a fábrica, uma CPU está disponível para corresponder à aplicação.

Ampla linha de CPU7

· Em combinação com a rede de controlador CC-Link IE de alta velocidade e grande largura de banda, operações envolvendo estações E/S remotas e outros controladores na rede são drasticamente beneficiadas pela melhora do tempo de resposta e da produtividade global.

Rendimento total de sistema melhorado8

Módulo de entradaMódulo de saídaMódulo composto de E/SMódulo de entrada analógicaMódulo de saída analógicaMódulo de entrada de temperaturaMódulo de controle de temperaturaMódulo de entrada de pulso de canal isolado

Sem restrições

Versão C

Nome do produto Restrições

Nota 1) Função de mudança de módulo online (Restrições de versão de função)

Nota 2) Para ser compatível com o módulo de rede CC-Link IE, os cinco primeiros dígitos do número de série do módulo de CPU devem ser 10042 ou posterior.

Ethernet

GOT

Estação deMonitoramento

Estação deMonitoramento

CPU de Processo

or MELSECNET/H or MELSECNET/H controller networkcontroller networkou rede de controlador MELSECNET/H

15

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 17: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

Nome do produtoConexão sem CC-Link IEConexão com CC-Link IE

Q12/25PHCPUQ02/06PHCPU

GX DeveloperPX Developer

Versão 7.20W ou posteriorVersão 1.00A ou posterior

Versão 8.68W ou posteriorVersão 1.18U ou posterior

Pacotes de Software

Nota 1) PX Developer é requerido para gravar programas usando FBD. Nota 2) O tempo de processamento é o mesmo, aind quando se usa dispositivos indexados. Nota 3) Até 124 programas podem ser executados. Nota 4) Indica o número total de pontos E/S na unidade base principal e unidades base de extensão diretamente controladas pelo módulo de CPU e o número de pontos E/S controlados como E/S remota, via rede de E/S remota. Nota 5) Indica o número de pontos E/S na unidade base principal e nas unidades base de extensão diretamente controladas pelo módulo de CPU.Nota 6) Indica o número padrão de pontos. Estes podem ser alterados através de parâmetros.

Máx. 517120 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 1041408 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 1041408 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 1042432 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)

517120 pontos (R0 a 517119), comutação de bloco não requerida1041408 pontos (R0 a 1041407), comutação de bloco não requerida1041408 pontos (R0 a 1041407), comutação de bloco não requerida1042432 pontos (R0 a 1042431), comutação de bloco não requerida

Máx. 65536 pontos podem ser usados pela comutaçãode bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)

Máx. 131072 pontos podem ser usados pela comutaçãode bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)

65536 pontos (R0 a 65535),comutação de bloco não requerida

131072 pontos (R0 a 131071),comutação de bloco não requerida

2048 pontos 2048 pontos 8192 pontos

16 pontos 4096 pontos 256 pontos

2048 pontos 2048 pontos

16 pontos 16 pontos 5 pontos

Máx. 4 Máx. 64 Máx. 7

Cartão SRAM (1 MB) Cartão SRAM (2 MB) Cartão Flash (2 MB) Cartão Flash (4 MB)

Cartão SRAM (1 MB) Cartão SRAM (2 MB) Cartão Flash (2 MB) Cartão Flash (4 MB)

RAM padrão

RAM padrão

Temporizador [T]Temorizador Retentivo [ST]Contador[C]Registrador de dados [D]Registrador de link [W]Anunciador [F]Relé edge [V]

Registrador dearquivo

[R]

[ZR]

Relé especial de link [SB] Registrador especial de link [SW] Relé de passo [S] Registrador de índice [Z] Apontador [P] Apontador de interrupção [I] Relé especial [SM] Registrador especial [SD] Entrada de função [FX] Saída de função [FY] Registrador de função FD] Número de módulos de CPU montáveis Número de módulos montáveis Número de estágios de base de extensão

(Nota 6)

Método de controle de programa de sequênciaRefresh

Ladder, list, ST, SFC Controle de processo FBD (Nota 1)

34 ns 102 ns 782 ns

400 ms 350 ms

Instrução de sequência (Nota 2)

Instrução de processo(tempo de processo de looping)

Velocidade de processamento

Liguagem de programa

Capacidade de programa

Memória incorporada

Número de passosNúmero de programasRAM padrãoROM padrãoInstruções de controle de processo Ciclo de controleFunções principais

Linguagem de controle de sequênciaLinguagem de controle de processo

Instrução LDInstrução MOVAdição de ponto flutuantePID de 2 graus de liberdadePID básico

Item

Método de controleModo de controle E/S

Relé interno [M]Relé de latch [L]Relé de link [B]

Número de pontos de dispositivo E/S (Nota 4) Número de pontos E/S (Nota 5)

Especificações

PX Developer é usado junto com GX Developer. As seguintes versões de software são requeridas para programar a CPU de processo.

52 10 ms ou mais/loop de controle (ajuste disponível por loop)

Controle de PID de 2 graus de liberdade, controle cascata, função auto-ajuste, controle feed forward 8192 pontos 4096 pontos 8192 pontos 8192 pontos 8192 pontos 2048 pontos

0 pontos 1024 pontos

12288 pontos 8192 pontos 2048 pontos 2048 pontos

Q12PHCPU Q25PHCPUQ02PHCPU Q06PHCPU

124 k passos124

496 k bytes

252 k passos252 (Nota 3)

1008 k bytes

28 k passos28

112 k bytes

60 k passos60

240 k bytes128 k bytes

Especificações de controle de loop

256 k bytes

or MELSECNET/H controller network

16

Page 18: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

3

CPU RedundanteCPU redundante, rede e sistemas de alimentação são fornecidos para suportar várias configurações de sistema

específicas para as necessidades de aplicação.

Sistema redundante de E/S local

A CPU acessa diretamente módulos de E/S. Ideal para sistemas que requerem resposta de alta velocidade.

Aproximadamente 50 ms(Tempo de resposta de E/S local)· Tempo de aquisição de dados de rastreamento de CPU de espera

· Tempo de comutação de CPU : Min. 32 ms (sem rastreamento de flutuação de sinal)

Tempo de comutação de sistema (referência)

Estação de monitoramento

Estação de monitoramento

Estação de monitoramento

Hub decomutação

Hub decomutação

Estação de monitoramento

Ethernet

Cabo de rastreamento

Cabo de extensão

Cabo de extensão

Unidade base de extensãotipo redundante

CPU de sistemade controle

CPU de sistemade espera

Unidade base de extensãode alimentação redundante

GOT

or MELSECNET/H or MELSECNET/H controller networkcontroller networkRede ou de controlador MELSECNET/H

or MELSECNET/H controller network

17

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 19: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

Ideal para sistemas distribuídos com múltiplas estações de E/S remotas.

Aproximadamente 800 ms(Tempo de resposta de E/S remota)· Tempo de aquisição de dados de rastreamento de CPU de espera

· Tempo em espera de saída de estação E/S remota durante a comutação do sistema de controle: 700 to 800 ms

· Tempo de comutação de CPU : Min.. 21 ms (flutuação de sinal sem rastreamento)

Sistema Redundante de E/S remota

Tempo de comutação de sistema (referência)

Cabo de rastreamento

Estação de monitoramento

Hub decomutação

Hub decomutação

Estação de monitoramento

Estação de monitoramento

Estação de monitoramento

CPU de sistemade controle

CPU de sistemade espera Ethernet

Estação de E/S remota Estação de E/S remota

Rede de E/S remota MELSECNET/H

GOT GOT

or MELSECNET/H controller network

or MELSECNET/H or MELSECNET/H controller networkcontroller networkou rede de controlador MELSECNET/H

18

Page 20: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

3

Características

Nome de produto Modelo No. de Série ou Versão

Módulo Mestre MELSECNET/H

Módulo de Rede de ControladorCC-Link IE

CPU Redundante

Cinco primeiros dígitos do número de série são 09012 ou posterior(quando a unidade base de extensão tipo redundante é usado);

Cinco primeiros dígitos do número de série são 10042 ou posterior(quando o módulo de Rede de Controlador CC-Link IE é usado)

Módulo E/S remota MELSECNET/H

Placa de interface MELSECNET/H

Módulo de interface CC-Link

Módulo de interface MES Módulo de servidor Web

Módulo de interface Ethernet Versão D ou posterior

Sem restrição

Cinco primeiros dígitos do número de série são 09012 ou posterior

Nota 3) Utilize o seguinte No. de série ou versão para sistemas redundantes.

As seguintes funções não estão disponíveis para o módulo montado na unidade base de extensão.· Instruções dedicadas de módulo de função inteligente · Apontador de interrupção

Nota 2) Quando a unidade base de extensão tipo redundante for usada, módulos de E/S na unidade base principal não podem ser substituídos enquanto online.

· O sistema básico, incluindo o módulo de CPU, o módulo de alimentação, a unidade de base e o módulo de rede, pode ser configurado com redundância.

· As redes podem ser configuradas com redundância. Quando o módulo de rede falha ou é detectada um desconexão de cabo, o sistema de espera continua o controle e as comunicações.

Sistema básico/ rede com redundância1

· Com a redundância do sistema básico, o sistema de espera assume o controle para continuar a operação do sistema quando o sistema de controle falha. (Hot Standby)

· Ao substituir o módulo defeituoso ou o sistema inteiro, o sistema redundante pode ser recuperado rapidamente.

· Quando uma E/S, E/S analógica, entrada de temperatura, controle de temperatura, ou módulo de entrada de pulso de canal isolado na unidade base de extensão redundante ou na estação de E/S remota falhar, eles podem ser substituídos sem parar ou desligar a CPU. (Nota 1, 2) (Operação em GX Developer é requerida.)

· Quando o módulo de CPU é substituído enquanto o sistema estiver em operação, os parâmetros e os programas podem ser copiados para a nova CPU por instrução de transferência de GX Developer.

Confiabilidade e facilidade de manutenção melhoradas2

Controle de loop e controle de sequência em uma CPU3 · Uma única CPU pode executar múltiplos programas simultaneamente e, portanto, programas de controle de loop e de controle de sequência podem ser processados em alta velocidade pela mesma unidade de CPU.

· Os módulos da Série Q, comode E/S, função inteligente e módulos de rede, podem ser utilizados sem quaisquer alterações. (Nota 3)

Emprega módulos existentes da Série Q5

· Em combinação com a rede de controlador CC-Link IE de alta velocidade e grande largura de banda, operações envolvendo estações E/S remotas e outros controladores na rede são drasticamente beneficiadas pela melhora do tempo de resposta e da produtividade global.

Rendimento total de sistema melhorado6

· GX Developer oferece um ambiente simples de engenharia para as configurações do sistema redundante com a operacionalidade original.

· PX Developer facilita a criação de programas de controle de loop utilizando a linguagem FBD.

· Gravar parâmetros e programas é simples usando GX Developer, independente do status do sistema (controle/espera).

Engenharia simples4

CPU Redundante

Nota 1) Os seguintes módulos na unidade base de extensão ou na estação de E/S remota podem ser substituídos enquanto online.

Q12PRHCPU

Q25PRHCPU

QJ71GP21-SXQJ71GP21S-SXQJ71LP21-25QJ71LP21S-25QJ71LP21GQJ71BR11QJ72LP25-25QJ72LP25GQJ72BR15QJ71E71-B2QJ71E71-B5QJ71E71-100Q81BD-J71LP21-25Q80BD-J71LP21-25Q80BD-J71LP21S-25Q80BD-J71LP21GQ80BD-J71BR11

QJ61BT11N

QJ71MES96QJ71WS96

Cinco primeiros dígitos do número de série são 06052 ou posterior (quando é montado na unidade base principal)

Sem restrição

Versão C ou posterior

Módulo de saída analógicaMódulo de entrada de temperaturaMódulo de controle de temperaturaMódulo de entrada de pulso de canal isolado

Versão C ou posterior

Módulo de entradaMódulo de saídaMódulo composto de E/SMódulo de entrada analógica

Nome de produto Restrições Nome de produto Restrições

19

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 21: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

Instrução de Sequência (Nota 2)

Função redundante

Instrução de Processo(tempo de process. de loop)

Tempo de execução de rastreamento(tempo de escaneamento estendido)

Instrução LDInstrução MOVAdição de ponto flutuantePID de 2 graus de liberdadePID Básico

Item

Velocidade de processamento

Linguagem de programa

Capacidade de memóriaMemória incorporada

Relé interno [M]Relé de latch [L]Relé de link [B]Temporizador [T]Temporizador retentivo [ST]Contador [C]Registrador de dados [D]Registrador de link [W]Anunciador [F]Relé edge [V]

Registrador dearquivo

[ZR]

[R]

Número de pontos de dispositivos de E/S (Nota 4)

Número de pontos de E/S (Nota 5)

Método de controleModo de controle E/S

Relé especial de link [SB] Registrador especial de link [SW] Relé de passo [S] Registrador de índice [Z] Apontador [P] Apontador de interrupção [I] Relé especial [SM] Registrador especial [SD] Entrada de função [FX] Saída de função [FY] Registrador de função [FD] Números de palavras de rastreamento de dispositivo Número de módulos de CPU montáveis Número de módulos montáveis Números de estágios de base de extensão Número de pontos E/S remotas

Especificações

Pacotes de Software

PX Developer é usado junto com GX Developer. As seguintes versões de software (ou posterior) são requeridas para programar a CPU de processo.

Linguagem de controle de sequência Linguagem de controle de processo

RAM padrão Cartão SRAM (1 MB) Cartão SRAM (2 MB) Cartão Flash (2 MB) Cartão Flash (4 MB) RAM padrão Cartão SRAM (1 MB) Cartão SRAM (2 MB) Cartão Flash (2 MB) Cartão Flash (4 MB)

(Nota 6)

Número de passosNúmero de programasRAM padrãoROM padrãoInstruções de controle de processo Ciclo de controleMunções principais

Método de controle de programa de sequência Refresh

Ladder, list, ST, SFC Controle de processo FBD (Nota 1)

34 ns 102 ns 782 ns 400 ms 350 ms

Memória de dispositivo de 48 k palavras: 10 msMemória de dispositivo de 100 k palavras: 15 ms

52 10 ms ou mais/loop de controle (ajuste disponível por loop)

Controle de PID de 2 graus de liberdade, controle cascata, função auto-ajuste, controle feed forward 8192 pontos 4096 pontos 8192 pontos 8192 pontos 8192 pontos 2048 pontos

0 pontos 1024 pontos

12288 pontos 8192 pontos 2048 pontos 2048 pontos

2048 pontos 2048 pontos 8192 pontos

16 pontos 4096 pontos 256 pontos

2048 pontos 2048 pontos

16 pontos 16 pontos 5 pontos

Máx. 102400 pontos 1 (Sistema multi-CPU não disponível)

Máx. 63Máx. 7

8192 pontos (Máx. 2048 pontos/estação)

Máx. 131072 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 517120 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)

Máx. 1041408 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 1041408 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)Máx. 1042432 pontos podem ser usados pela comutação de bloco em unidades de 32768 pontos (R0 a 32767)

131072 pontos (R0 a 131071), comutação de bloco não requerida517120 pontos (R0 a 517119), comutação de bloco não requerida

1041408 pontos (R0 a 1041407), comutação de bloco não requerida1041408 pontos (R0 a 1041407), comutação de bloco não requerida1042432 pontos (R0 a 1042431), comutação de bloco não requerida

Nota 1) PX Developer é requerido para gravar programas usando FBD. Nota 2) O tempo de processamento é o mesmo, aind quando se usa dispositivos indexados. Nota 3) Até 124 programas podem ser executados. Nota 4) Indica o número total de pontos E/S na unidade base principal e unidades base de extensão diretamente controladas pelo módulo de CPU e o número de pontos E/S

controlados como E/S remota, via rede de E/S remota. Nota 5) Indica o número de pontos E/S na unidade base principal e nas unidades base de extensão diretamente controladas pelo módulo de CPU.Nota 6) Indica o número padrão de pontos. Estes podem ser alterados através de parâmetros.

Especificações decontrole de loop

Q12PRHCPU Q25PRHCPU

124 k passos124

496 k bytes256 k bytes

252 k passos252 (Nota 3)

1008 k bytes

Nome de produtoConexão sem CC-Link IE

Conexão comCC-Link IE Unidade base de extensãotipo redundante não usada

Unidade base de extensãotipo redundante usada

GX DeveloperPX Developer

Versão 8.18U ou posteriorVersão 1.06G ou posterior

Versão 8.45X ou posteriorVersão 1.14Q ou posterior

Versão 8.68W ou posterior Versão 1.18U ou posterior

20

Page 22: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Sistema de fonte de alimentação redundanteO sistema de fonte de alimentação redundante pode ser configurado para preservar o sistema no caso de uma falha de energia.

Fontes de alimentação redundantes suportando todas as CPUs1. Mesmo que um módulo de fonte de alimentação falhe, o outro fornece a energia para o sistema.

2. Um módulo de fonte de alimentação defeituoso pode ser confirmado por uma "função de detecção de falha de energia" ou por

"LEDs indicadores", permitindo a rápida substituição. Isso garante o backup do sistema.

3. O módulo de alimentação pode ser substituído enquanto online.

4. Q64RP (entrada CA) e Q63RP (entrada CC) podem ser usados juntos. Criar dois sistemas de alimentação (CA e CC) aumenta ainda

mais a confiabilidade do sistema.

Item

Q38RB, Q68RB, Q65WRB

8.5 A9.35 A ou mais

5.5 a 6.5 V65% ou mais

Contato ERR24 V CC/0.5 A 5 V CC, 1 mA

OFF a ON: 10 ms ou menos, ON a OFF: 12 ms ou menos

Mecânico: 20.000.000 vezes ou maisElétrico: 100.000 vezes ou mais a tensão ou corrente de comutação nominal

NãoNão

Unidade base aplicável

Fonte de alimentação de entrada

Frequência de entradaTaxa de distorção de tensão de entrada Potência aparente de entrada máxima Potência de entrada máxima Corrente de influxo Corrente de saída nominal Proteção para sobrecorrente Proteção para sobretensão EficiênciaPeríodo de falha de energia momentânea permitida

Aplicação Tensão/corrente nominal de comutação Carga de comutação mínima Tempo de resposta

Vida

Supressor de oscilaçãoFusivel

Saída de contato

Q64RP

24 V CC (+30%, -35%)(15.6 a 31.2 V CC)

N/AN/AN/A

65 W150 A, 1 ms ou menos

10 ms ou menos (a 24 V CC de entrada)

100 a 120 V CA/200 a 240 V CA (+10%, -15%)(85 a 132 V CA/170 a 264 V CA)

50/60 Hz ±5%Within 5%

160 VAN/A

20 A, 8 ms ou menos

20 ms ou menos

Q63RP

Especificações

Características

Q64RPou

Q63RP

Q64RPou

Q63RP

Slot de alimentação 1*

* Tanto o Q64RP quanto o Q63RP podem ser montados nos slots 1 e 2, de fonte de alimentação. Além disso, no caso de uma falha de energia, o módulo de fonte de alimentação pode ser substituído enquanto online.

Slot de alimentação 2*

21

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 23: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

A fonte de alimentação externa impede o sistema de ser afetado por uma falha de energiaMesmo se uma falha de energia ocorrer em mais de duas estações num sistema de loop, uma estação intermediária pode continuar com o link de dados. Esta

função também impede o loopback no sistema. O tempo de escaneamento de link pode ser estabilizado, garantindo o funcionamento estável do sistema

A função de fonte de alimentação externa habilita o sistema a continuar com o link de dados mesmo quando o módulo de alimentação falhar.

Módulo de rede de loop de fibra ópticacom a função de alimentação externa

Especificações

Características

Item Módulo de Rede de Controlador QJ71GP21S-SX

Módulo de rede MELSECNET/HQJ71LP21S-25

0,28A 0,20A

Fonte de alimentação

externa

20,4 a 31,2 V CC

M3

R1.25-3

0,3 a 1,25 mm2

0,42 a 0,58 N·m

1 ms (Level PS1)

Por simulador de ruído, tensão de ruído de 500Vp-p, largura de pulso de 1μs, e frequência de ruído 25 a 60Hz

Tensão

Corrente

Tamanho do parafuso do terminal

Terminal sem solda aplicável

Tamanho de fio aplicável

Torque de aperto

Tempo de falha momentânea de energia permitida

Imunidade a ruído

Estação de controle (Estação 1) Estação normal (Estação 2) Estação normal (Estação 3)

Estação de controle (Estação 6) Estação normal (Estação 5) Estação normal (Estação 4)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

24 V

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QD35ID1 QJ71LP21-25 QJ71E71-100

Não desconectado da rede

Com função de alimentação externa

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação de controle (Estação 1)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação normal (Estação 2)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação normal (Estação 3)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação de controle (Estação 6)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação normal (Estação 5)

PULL

POWER

Q61P-A1 Q12PHCPU

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

QJ71LP21-25 QJ71E71-100 QJ71E71-100

Estação normal(Estação 4)

Loopback

LoopbackDesconectada porque está localizado entre duas estações com falha.

Normal, mas desconectado

Sem função de alimentação externa

falha de energia

falha de energia

falha de energia

falha de energia

Alimentaçãoexterna

24 V

Alimentaçãoexterna

24 V

Alimentaçãoexterna

24 V

Alimentaçãoexterna

24 V

Alimentaçãoexterna

24 V

Alimentaçãoexterna

Quando uma falha de energia ocorreu em duas estações:

Rede de Controlador ouSistema de Rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP)

Rede de Controlador ouSistema de Rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP)

22

Page 24: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Sistema de rede E/S remota multiplexadoSistema redundante com eficiência de custo superior, utilizando rede altamente confiável de alta velocidade.

Ao facilitar a estação mestre remota multiplexada e estação sub-mestre remota multiplexada em um sistema de rede de E/S remota,

habilita-se a estação sub-mestre remota multiplexada a controlar o sistema de rede de E/S remota quando a CPU do controlador

programável na estação mestre remota multiplexada se torna deficiente.

A estação mestre remota multiplexada pode retornar ao normal e à operação do sistema como uma estação sub-mestre remota

multiplexada, mesmo durante o controle do sistema de rede de E/S remota por uma estação sub-mestre remota multiplexada,

preparando-se, assim, para uma falha na estação sub-mestre remota multiplexada.

Características

� CPU usável é a CPU de Processo (QnPHCPU).

� Sistema redundante con�gurado com QnPHCPU + MELSECNET/H (rede de E/S remota). (Nota 1)

� A função remota multiplexada permite que a estação sub-mestre remota multiplexada continue o trabalho de E/S quando a

estação mestre remota multiplexada se torna deficiente devido a uma falha no fornecimento de energia, etc.

Configuração de sistema

Estação sub-mestremultiplexada

Estação E/S remota

Estação E/S remota

Estação mestremultiplexada

Comuta a função mestre

Continua o link de dados

Estação de E/S remota Estação de E/S remota Estação de E/S remota

Ethernet

MELSECNET/H (Rede de E/S remota)

Estação de monitoramento Estação de monitoramento

MELSECNET/Hmestre remota

MELSECNET/Hsub-mestre remota

QnPHCPU QnPHCPU

PULL

POWER

Q61P-A1

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

PULL

POWER

Q61P-A1

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

700 a 800ms (quando se conectam 4 estações E/S remotas)· Alterado por tempo de escaneamento de sequência, tempos de escaneamento de link.

Tempo de comutação de sistema (tempo de referência)

(Nota 1) Quando o rastreamento é necessário, o módulo de comunicação (Ethernet, etc.) para comunicar os dados de rastreamento e a criação do programa de usuário para o rastreamento é requerido.

23

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 25: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

4

A função duplex de estação Mestre CC-Link permite que o link de dados continue trabalhando, comutando automaticamente o controle

para a estação mestre de espera (o que significa uma estação de backup para a estação mestre) se ocorrer uma falha de sistema na

estação mestre, devido a uma avaria na CPU do controlador programável ou na fonte de alimentação.

A estação mestre pode voltar ao normal e à operação do sistema como a estação mestre de espera, mesmo durante o controle de link

de dados pela estação mestre de espera, preparar-se, assim, para uma falha de sistema da estação mestre de espera.

Sistema redundante para economia de custo usando redes industriais abertas.

Função duplex de estação Mestre CC-Link

Características

� O sistema redundante pode ser configurado na rede CC-Link, independentemente dos tipos de CPU da estação mestre e da estação

mestre de espera. (Nota 2)

� A função duplex de estação Mestre CC-Link permite que o link de dados continue trabalhando quando a estação mestre se torma

deficiente. A estação mestre pode voltar ao normal e à operação do sistema como a estação mestre de espera, mesmo durante o

controle de link de dados pela estação mestre de espera.

Configuração de sistema

Ethernet

220 a 1500ms· Alterada pela taxa de transmissão de CC-Link, o tempo de escaneamento de sequência, tempo de escaneamento de link.

Tempo de comutação de sistema (tempo de referência)

PULL

POWER

Q61P-A1

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

Estação mestre

PULL

POWER

Q61P-A1

MODERUNERR

USERBAT

BOOT

USBUSB

PULL

RS-232

Estação mestre de espera

Servidor de dados Servidor de monitoramento

Estação mestrede espera

Estação E/S Estação E/SEstação mestre

Comuta a função mestre

Continua o link de dados

Nota 2) Quando o rastreamento é necessário, o módulo de comunicação (Ethernet, etc.) para comunicar os dados de rastreamento e a criação do programa de usuário para o rastreamento é requerido.

24

Page 26: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Módulo de controle de loopIdeal para controle de resposta rápida, como

Características

Especificações

Controle PID de alta velocidade1 O módulo de controle de loop Q62HLC executa um controle contínuo de PID e suporta entradas de termopar, entradas de microtensão, entradas de tensão, entradas de corrent, e saídas de corrente. Estas características tornam o Q62HLC ideal para o controle de resposta rápida.

Função controle de programa4 Perfis de programas de controle podem ser especificados, onde valores definidos (SV) e constantes PID (banda Proporcional, tempo Integral, tempo Derivativo) são automaticamente alterados em tempos especificados.

Função controle cascata5 Controle cascata pode ser realizado com o canal 1 como o mestre e o canal 2 como o escravo.

Conectável a termopares em conformidade com as principais normas internacionais2Termopares em conformidade com as normas JIS, IEC, NBS e ASTM são suportados.

Suporta uma variedade de gamas de entrada3 A utilização de um sensor de entrada (entradas de microtensão, tensão e corrente) habilitam medições de valor analógico nos intervalos indicados abaixo.

M

Termopar

Tanque

Aquecedor

Saída de controle

Saída de controle

Entrada de temperatura

Sensor de taxa de vazão

Entrada de sensor de taxa de vazão

Q62HLCTiristor

· Controle de aumento rápido de temperatura em fabricação de CI flip chip bond· Controle de temperatura de resfriamento de forno de desidratação sobre máquinas de liofilização

JIS StandardPadrão JISR, K, J, S,

B, E, T

IEC StandardPadrão IECR, K, J, S,B, E, T, N

NBS StandardPadrão NBS

PL

ASTM StandardPadrão ASTMW5Re, W26Re

Itens em conformidade com qualquer norma abaixo podem ser usados

Controle de temperatura de bocal de resina

MicrovoltageMicrotensão0 a 10 mV

0 a 100 mV-10 a 10 mV

-100 a 100 mV

VoltageTensão0 a 1 V1 a 5 V0 a 5 V-1 a 1 V-5 a 5 V

-10 a 10 V

CurrentCorrente

4 a 20 mA0 a 20 mA

Q62HLC

SV Controle de programa usando perfil de programa de 16 segmentos

Tempo

Saída decontrole

Mestre(CH1)

Escravo(CH2)

Termopar

Aquecedor

Termopar

Extrusor

CH1

CH2

Número de pontos E/S analógicos

Número de pontos de entrada

EspecificaçõesItem

2 canais/módulo

Especificações de entrada analógica Especificações de saída analógica

2 pontos (2 canais) Número de pontos de saída 2 pontos (2 canais)

Entrada analógica Veja (2)

K, J, T, S, R, N, E, B, PL II, W5Re/W26Re

Entrada digital Binário 16-bit assinado

Saída digital Binário 16-bit assinado Saída analógica Corrente

Termopares utilizáveis – –

Características de entrada Veja (1) Características de saída

Resolução máxima Veja (1)

Veja (2) (a)

Veja (2) (b)

Resolução máxima 4 mA

Temperatura ambiente: 23°C ± 2°CPrecisão de indicação

Precisão de compensação de temperatura de junção fria

Escala cheia x (±0,2%)Temperatura ambiente: 0°C a 55°C Escala cheia x (±0,4%)Temperatura ambiente: 23°C ± 2°C ±0,5°C

– –Temperatura ambiente: 0°C a 55°C ±1,0°C

Velocidade de conversão 25 ms/2canais(constante, independente do número de canais usados)

Velocidade de conversão 25 ms/2canais(constante, independente do número de canais usados)

25 ms/2canais(constante, independente do número de canais usados)Período de amostragem 25 ms/2canais

(constante, independente do número de canais usados)Tempo de atualização de controle

Entrada máxima absoluta Microtensão: ± 12 V, tensão: ± 15 V, corrente: ± 30 mA Resistência de carga permissível 600 W ou menos

Impedância de entrada Termopar, microtensão, tensão: 1 MW, corrente: 250 W Impedância de saída 5 MW

Temperatura ambiente: 23°C ± 2°CPrecisão desaída Temperatura ambiente: 0°C a 55°C

Valor de entrada digital: 0 a 1000(0 a 4000 ao usar saída analógica simplificada)

Faixa de saída: 4 a 20 mA

Nota 2) A precisão é calculada da seguntie forma: [Precisão] = [Precisão de indicação] + [Precisão de compensação de temperatura de junção fria]

Tiristor

Surpreendente tempo de 25 ms para atualização de

amostragem e controle, o mais rápido da indústria.

Suporta vários tipos de sensores, como a faixa de

entrada de corrente, microtensão e termopar.

Controle de PID contínuo por corrente de saída de 4 a

20 mA resulta em controle altamente estável e preciso.

Segment 16

Segment 15

Segment 3Segment 2

Segment 1Set value (SV1)Execution timePID constants

Program profile

Prec

isão

(Not

a 2)

25

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 27: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

JIS Standard IEC Standard NBS Standard ASTM Standard

Microvoltage Voltage Current

(1) Tipos de sensores utilizáveis, faixas de medição e resolução de dados

(2) Precisão de indicação

(a) A temperatura ambiente de 23 ± 2°C

(b) A temperatura ambiente de 0 a 55°C

K

T

Faixa de entradaEntrada

-200 a 400°C

J -200 a 1200°C

-200 a 1372°C

S -50 a 1768°C

R -50 a 1768°C

N

W5Re/W26Re 0 a 2300°C

Termopar

0 a 10 mV

Microtensão

-1 a 1 V

Tensão

-5 a 5 V

-10 a 10 V

Corrente4 a 20 mA

0 a 20 mA

0 a 1 V

1 a 5 V

0 a 5 V

0 a 100 mV

-10 a 10 mV

-100 a 100 mV

0 a 10 V

E -200 a 1000°C

B

PL II

0 a 1800°C

0 a 1300°C

0 a 1390°C

Valor digital Resolução

-2000 a 4000

-2000 a 12000

-2000 a 13720

-500 a 17680

-500 a 17680 0,1°C

0 a 23000

0 a 20000

-10000 a 10000

0 a 20000

0 a 20000

-10000 a 10000

-2000 a 10000

0 a 18000

0 a 13000

0 a 13900

0,5 mV

5 mV

1 mV

10 mV

0,05 mV

0,2 mV

0,25 mV

0,5 mV

0,1 mV

0,5 mV

1 mV

0,8 mA

1 mA

ErroItem

500°C ou mais

-100 a menos de 500°C

Menos de -100°C

S, R, N, W5Re/W26Re

K, J, T, E, PL II

-50 a menos de 1000°C

1000°C ou mais

Tensão Escala cheia x (±0,1%)

Termopar

B 400 a menos de 1000°C

1000°C ou mais

Menos de 400°C

Microtensão

Corrente

± [Valor de indicação x (0,1%) + 1 dígito]

± 0,5°C

± 1,0°C

± 1,0°C

± [Valor de indicação x (0,1%) + 1 dígito]

± 1,0°C

± [Valor de indicação x (0,1%) + 1 dígito]

± 70,0°C

ErroItem

500°C ou mais

-100 a menos de 500°C

Menos de -100°C

S, R, N, W5Re/W26Re

-50 a menos de 1000°C

1000°C ou mais

Tensão Escala cheia x (±0,2%)

Termopar

B 400 a menos de 1000°C

1000°C ou mais

Menos de 400°C

Microtensão

Corrente

± [Valor de indicação x (0,2%) + 1 dígito]

± 1,0°C

± 2.0°C

± 2.0°C

± [Valor de indicação x (0,2%) + 1 dígito]

± 2.0°C

± [Valor de indicação x (0,2%) + 1 dígito]

± 140,0°C

K, J, T, E, PL II

26

Page 28: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Módulos analógicos de canal isolado

Alta tensão dielétrica em oposição

Uma ampla seleção de módulos analógicos de canal isolado é fornecida para atender às exigências do controle de processo e

do controle de alta precisão.

Conversores externos de sinal não são requeridos.

Distúrbios elétricos, como corrente e ruído, podem ser isolados.

Módulo de entrada analógica padrão Módulo analógico de canal isolado

Isolado com um

transformador

Funções de detecção de erros e avisos

Os módulos analógicos monitoram os sinais analógicos de entrada e

notificam avisos e erros.

Limite superior superior

Limite superior inferior

Valor de CH 1Aviso apagado

Aviso apagado

Aviso apagado

Tempo

Valor de saída digital

Warning occurredWarning occurred

Aviso ocorreuAviso ocorreu

Faixa de saída de aviso

Valor de CH 2Limite inferior superior

Limite inferior inferior

Fora da faixa de saída de aviso

Características

Função detecção de desconexão

Quando o intervalo de saída analógica é de 4 a 20 mA ou na faixa de

corrente ajustada pelo usuário, a desconexão é detectada pelo

monitoramento valores de saída.

Redução de custos e exigência de espaço (tipo multi-canal)

Mudança de módulo online (troca quente)

Mesmo que o módulo analógico falhe durante a operação, ele pode

ser substituído sem parar o sistema.

Função scaling (Q68AD-G, Q66AD-DG, Q66DA-G, Q68TD-G-H02)

Uma entrada de valor a partir de um dispositivo externo pode ser

convertido para um valor arbitrário. Esta função elimina a

necessidade de um programa ladder que converte os dados de

conversão A/D para um valor físico real.

Painel de controle

Conversosres de sinal

Sensor Transmissor de 2 fios

Sem módulo analógico de canal isolado

Sensor Transmissor de 2 fios

Com módulo analógico de canal isolado

Painel de controle

Aviso ocorreu

Com módulos multi-canal, sistemas de custos mais eficazes e de

pequeno porte podem ser configurados.

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

FA-LTB40P

1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25 27 29 31 33 35 37 39

2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40

Painel decontrole

Painel decontrole

Cabeamento,custo e exigênciasde espaço reduzidos

Ajuste de faixa de entrada: 0 a 20 mA, 4 a 20 mA(Q68AD-G, Q66AD-DG)

0 4 20Corrente de entradaanalógica (mA)

Limite inferior descaling

Limite superior descaling

Valor de saída analógica(Valor de scaling)

Ajuste de faixa de entrada: -10 a 10 V(Q68AD-G)

-10 0 10Voltagem de entrada analógica (V)

Limite inferior descaling

Limite superior descaling

Valor de saída analógica(Valor de scaling)

GX Developer

Sistema em operação

Susbstitua omódulo

Execute “Mudança de módulo online."

Mudança de módulo online(troca quente)

27

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 29: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Item

Método de isolação

Nº de pontos E/S ocupados Conexões externas

32-bit

Entradaanalógica

±71,4 ppm/°C (0,00714%/°C)

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Bloco terminal de18 pontos

0 a 640000 a 5 V CC, 1 a 5 V CC, 0 a 10 V CC;

0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC

-64000 a 64000 (-10 a 10 V CC)

0 a 320000 a 5 V CC, 1 a 5 V CC, 0 a 10 V CC;

0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC

-32000 a 32000 (-10 a 10 V CC)

Q64AD-GH

Coeficiente de temperatura

Precisão de referência

16-bit

Entre terminal E/S e alimentação de controlador programável: Foto-acoplador

Entre canais de entrada analógicos: Transformador

±0,05%Valor de saída digital (32-bit): ±32 digitosValor de saída digital (16-bit): ±16 digitos

Módulo de entrada analógica de alta resoluçãoe canal isolado

Módulo de entrada analógica de canal isolado

8 pontos (8 canais)

0 a 5 V CC, 1 a 5 V CC, 0 a 10 V CC,-10 a 10 V CC, faixa de usuário

±15 V, ±30 mA

±0,1%Modo de alta resolução (0 a 10 V, -10 a 10 V): ±16 digitos

Modo de alta resolução(outros além da faixa acima): ±12 digits

Modo de resolução normal: ±4 digits

Nº de pontos E/S ocupados Conexões externas

32-bitChecagem de Terminais

16 pontos(Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Bloco terminal de18 pontos

0 a 640000 a 32000

Sim

16-bit

Entre terminal E/S e alimentação de controlador programável: Foto-acoplador

Entre canais de entrada analógicos: TransformadorEntre alimentação externa e canal de entrada analógica:

Transformador

Módulo de entrada analógica de alta resoluçãoe canal isolado (com função de condicionamento de sinal)

Módulo de entrada de canal isolado (com função de condicionamento de sinal)

Precisão(precisão para valor máx. de saída digital)

Modo de altaresolução

Modo de resoluçãonormal

Checagem de terminais

±71,4 ppm/°C (0,00714%/°C)

10 ms/canaiTransformador

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Conector 40 pinos

Saída digital0 a 12000

0 a 4000

Sim

Coeficiente detemperatura

Precisão dereferência

Ciclo de amostragemMétodo de isolaçãoNº de pontos E/S ocupadosConexões externas

±0,1%Modo de alta resolução: ±12 digits

Modo de resolução normal: ±4 digits

Warning occurred

Especificações

Nº de pontos de entrada analógica 4 pontos (4 canais)

Absolute max. input ±15 V, ±30 mA

Corrente 0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC, faixa de usuário

Tensão 0 a 5 V CC, 1 a 5 V CC, 0 a 10 V CC,-10 a 10 V CC, faixa de usuário

Item Q62AD-DGH

10 ms/4 canaisVelocidade de conversão

±0,05%Valor de saída digital (32-bit): ±32 digitosValor de saída digital (16-bit): ±16 digitos

Precisão de referência

±71,4 ppm/°C (0,00714%/°C)Coeficiente de temperatura

10 ms/2 canaisVelocidade de conversão

Q66AD-DGItem Q68AD-G Item

0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC, faixa de usuário

0 a16000 (0 a 10 V CC),0 a12000 (0 a 5 V CC, 1 a 5 V CC; 0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC),

-16000 a 16000 (-10 a 10 V CC), -12000 a 12000 (faixa de usuário)

0 a 4000 (0 a 10 V CC, 0 a 5 V CC, 1 a 5 V CC; 0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC)

-4000 a 4000 (-10 a 10 V CC, faixa de usuário)

±71,4 ppm/°C (0,00714%/°C)

10 ms/canalTransformador

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Conector 40 pinos

Método de isolação

Espe

cifica

ção

de e

ntra

daEs

peci

ficaç

ões

de

Alim

enta

ção

Nº de pontos de entrada analógica

Precisão dereferência

Nº de pontos de entrada analógica

Entrada máx. absoluta

Tensão

Corrente

Modo de altaresolução

Modo de resoluçãonormal

Coeficiente detemperatura

Ciclo de amostragemMétodo de isolaçãoNº de pontos E/S ocupadosConexões externas

Precisão(precisão para valor máx. de saída digital)

Saída Digital

Entradaanalógica

26±2 V CCTensão de fornecimento

24 mA CCCorrente de fornecimento máx.

Sim (corrente limite: 25 a 35 mA)Proteção de curto-circuito

6 pontos (6 canais)

Cone

xão

de tr

ansm

isso

r de

2 fio

sEs

peci

ficaç

ão d

e en

trad

aEs

peci

ficaç

ões

de

alim

enta

ção

4 a 20 mA CC (resistência de entrada: 250 W), faixa de usuário

(0 a 20 mA CC sem transmissor de 2 fios)

Nº de pontos de entrada analógica (nº de transmissores de 2 fios)

Entrada analógica

Precisão(precisão para valor máx. de saída digital)

Precisão(precisão para valor máx. de saída digital)

Digital output

Digitaloutput

2 pontos (2 canais)

Entrada analógica

Cone

xão

de tr

ansm

issã

o de

2 fi

os

Fornecimento de tensão

Corrente de fornecimento máx. Proteção de curto-circuito

26±2 V CC

24 mA CC

Sim (Corrente limite: 25 a 35 mA)

4 a 20 mA CC (resistência de entrada: 250 W), faixa de usuário

28

Page 30: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Entre entrada de termopar/entrada de microtensão e terra: TransformadorEntre entrada de termopar/canais de entrada de microtensão : Transformador

Entre entrada de compensação de temperatura de junção fria (Pt100) e terra: Não isolada

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)

Binário 16-bit assinado

B: 0 a 1820°C, R: -50 a 1760°C, S: -50 a 1760°C, K: -270 a 1370°C, E: -270 a 1000°C, J: -210 a 1200°C, T: -270 a 400°C, N: -270 a 1300°C

Binário 16-bit assinado (-2700 a 18200: Cada incremento representa alteração de 0,1°C)

Termopares utilizáveis e faixa demedição de temperatura

SaídaValor de conversãode temperatura Valor de scaling

Detecção de desconexão

Nº de gravações em E2PROM

Nº de gravações em memória flash

Nº de pontos E/S ocupados

Conexões externas

Nº de canais

Faixa de entrada de microtensão

Velocidade de conversão

Ciclo de amostragem

Nº de pontos de entrada analógica

Padróes de Termopar

N/A -100 a 100 mV (resistência de entrada: 2 MW ou mais)

Módulo de entrada de pulso de canal isolado

Módulo de saída analógica de canal isolado

Nº de pontos de saída analógica 2 pontos (2 canais)

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Bloco terminal de18 pontos

Entre terminal E/S e alimentação de controlador programável: Foto-acoplador

Entre canais de saída analógicos: TransformadorEntre alimentação externa e canal de

saída analógica: Transformador

Velocidade de conversão

Faixa de saídaanalógica

Nº de pontos de E/S ocupadosConexões externas

Saída máx absoluta

Monitor de saída

Saída analógica

TensãoCorrenteResolução

-12 a 12 V CC (resistência de carga externa: 1 k a 1 MW)0 a 20 mA CC (resistência de carga externa: 0 a 600 W)

1 a 5 V CC, 0 a 5 V CC, -10 a 10 V CC, ajuste de faixa do usuário 2, ajuste de faixa do usuário 3

0 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC, ajuste de faixa do usuário 1

TensãoCorrente

Tensão

Corrente

Entrada digital Binário 16-bit assinado (-12288 a 12287, -16384 a 16383)

Termopar de canal isolado/módulo de entrada de microtensão e módulo de entrada de termopar

Item Q62DA-FG

±0,1% (tensão: ±10 mV, corrente: ±20 mA)Precisão dereferência

Coeficiente detemperatura ±80 ppm/°C (0,008%/°C)

10 ms/2 canais

±13 V23 mA12 bits

Coeficiente detemperatura

±160 ppm/°C (0,016%/°C)

Proteção de curto-circuito Sim

Precisão de referência ±0,2%

Nº de pontos de saída analógica 6 pontos (6 canais)

16 pontos (Atribuição de E/S: 16 pontos inteligentes)Conector 40 pinos

Entre terminal de saída e alimentação de controlador programável: Foto-acoplador

Entre canais de saída analógicos: TransformadorEntre alimentação externa e canal de

saída analógica: Transformador

Velocidade de conversão

Faixa de saídaanalógica

Nº de pontos de E/S ocupadosConexões externas

Saída máx absoluta

Saída analógica

TensãoCorrente

-12 a 12 V CC (resistência de carga externa: 1 k a 1 MW)0 a 20 mA CC (resistência de carga externa: 0 a 600 W)

1 a 5 V CC, 0 a 5 V CC, -10 a 10 V CC, ajuste de faixa do usuário 2, ajuste de faixa do usuário 30 a 20 mA CC, 4 a 20 mA CC, ajuste de faixa do usuário 1

TensãoCorrente

Voltage

Corrente

Entrada digitalBinário 16-bit assinado

(modo de alta resolução: -12288 a 12287, -16384 a 16383; modo de resolução normal: -4096 a 4095)

Item Q66DA-G

±0,1% (tensão: ±10 mV, corrente: ±20 mA)Precisão dereferência

Coeficiente detemperatura ±80 ppm/°C (0,008%/°C)

6 ms/canal

±13 V23 mA

Proteção de curto-circuito Sim

Ajuste de chaves de velocidade de contagem 30 kpps/10 kpps/1 kpps/100 pps/50 pps/10 pps/1 pps/0,1 pps

Nº de canais 8 canais

Nº de pontos E/S ocupados

Conexões externas

Sinal de entradade contagem

Veloc. de contagem (max.)

Tipo de contagem

1 fase

5 V CC/12 a 24 V CC

Contador Faixa de contagemNúmero de pulsos de amostragem: Binário 16-bit (0 a 32767)Valor de contagem acumulada: Binário 32-bit (0 a 99999999)

Valor de pulso de entrada: Binário 32-bit (0 a 2147483647)

Fase

Nível de sinal

Item QD60P8-G

30 kpps/10 kpps/1 kpps/100 pps/50 pps/10 pps/1 pps/0,1 pps

Método de contador linear, método de contador em anel32 pontos (Atribuição E/S: 32 pontos inteligentes)

Bloco terminal de 18 pontos

Item

Precisão de compensação de temperatura de junção fria ±1,0°C

Precisão(precisão para valor máx. de saída analógica) Precisão

(precisão para valor máx. de saída analógica)

Q64TDV-GH Q64TD Q68TD-G-H02

Ciclo de amostragem x 3

20 ms/channel

40 ms/canal

JIS C1602-1995

Sim (cada canal independentemente)

Máx. 100.000 vezes

N/A

Bloco terminal de18 pontos

4 canais 8 canais

JIS C1602-1995, IEC 60584-1 (1995),IEC 60584-2 (1982)

640 ms/8 canais

(8 canais + canal de conexão Pt100)/módulo

Sim

N/A

Máx. 50.000 vezes

Conector 40 pinos

N/A

(4 canais + canal de conexão Pt100)/módulo

Método de isolação

Método de isolação

Método de isolação

Especificações

29

Produtos de Controle de Processo MELSEC

Page 31: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Saída de controle

Nº de pontos de entrada de temperatura

Precisão

Ciclo de amostragem

Método de Isolação

Faixa constante de PID

Item

Módulo de controle de temperatura

16 pontos Atribuição E/S: 16 pontos inteligentes)Sim (cada canal independentemente)

Entre entrada RTD e alimentação do controlador programável: Foto-acopladorEntre canais de entrada RTD: Transformador

4 canais 8 canais

±0,553°C (25±5°C), ±1,615°C (0 a 55°C)±0,090°C (25±5°C), ±0,300°C (0 a 55°C)±0,145°C (25±5°C), ±0,470°C (0 a 55°C)±0,390°C (25±5°C), ±1,140°C (0 a 55°C)±0,090°C (25±5°C), ±0,300°C (0 a 55°C)±0,145°C (25±5°C), ±0,470°C (0 a 55°C)±0,135°C (25±5°C), ±0,450°C (0 a 55°C)

±0,8°C (25±5°C), ±2,4°C (0 a 55°C)±0,3°C (25±5°C), ±1,1°C (0 a 55°C)±0,4°C (25±5°C), ±1,2°C (0 a 55°C)±0,8°C (25±5°C), ±2,4°C (0 a 55°C)±0,3°C (25±5°C), ±1,1°C (0 a 55°C)±0,4°C (25±5°C), ±1,2°C (0 a 55°C)±0,4°C (25±5°C), ±1,2°C (0 a 55°C)

0,025°C

Bloco terminal de 18 pontos

Binário 16-bit assinadoTipo 3/4 fios Tipo 3 fios

Pt100 (JIS C1604-1997, IEC 751 1983) Faixa de medição de temperatura: -200 a 850°CJPt100 (JIS C1604-1981) Faixa de medição de temperatura: -180 a 600°CNi100 (DIN43760 1987) Faixa de medição de temperatura: -60 a 180°C

RTD utilizável

Precisão

Pt100

-200 a 850°C -20 a 120°C 0 a 200°C -180 a 600°C -20 a 120°C 0 a 200°C -60 a 180°C

JPt100

Ni100Resolução

Saída

Método de medição (tipo de fio)Valor de scaling

Método de isolação

Detecção de desconexãoNº de pontos de E/S ocupadosConexões externas

Nº de canais

Velocidade de conversãoNº de pontos de entrada analógicos

40 ms/canal4 canais/módulo

Entre entrada RTD e alimentação do controlador programável: Foto-acopladorEntre canais de entrada RTD: Transformador

0,1°C

Conector 40 pinos

320 ms/8 canais8 canais/módulo

Módulo de entrada RTD de canal isolado

Item Q64RD-G Q68RD3-G

Termopares utilizáveis/RTDs de platina

Detecção de desconexão de aquecedor

Conexões externas

Binário 16-bit assinado (-2000 a 8500: cada incremento representa alteração de 0,1°C),Binário 32-bit assinado (-200000 a 850000: cada incremento representa alteração de 0,001°C)

Binário 16-bit assinado(-2000 a 8500: cada incremento representa alteração de 0,1°C)

Valor de conversão detemperatura

Q64TCRTBWQ64TCRTQ64TCTTBWQ64TCTT

Saída de transistor

4 canais/móduloTermopares

(R, K, J, T, S, B, E, N, U, L, PL II, W5Re/W26Re)RTD de platina(Pt100, JPt100)

Temperatura ambiente de 25±5°C: Escala cheia x (±0,3%)Temperatura ambiente de 0 a 55°C: Escala cheia x (±0,7%)

0,5 s/4 canais

Banda Proporcional (P): 0,0 a 1000,0%Tempo Integral (I): 1 a 3600 s

Tempo Derivativo (D): 0 a 3600 s

Entre entrada e terra : TransformadorEntre entrada e canal: Transformador

Não Sim Não Sim

Bloco terminal de 18 pontos Dois Blocos terminais de 18 pontos Bloco terminal de 18 pontos Dois Blocos terminais de 18 pontos

32 pontos/2 slots(Atribuição E/S padrão:

16 pontos vazios [primeira metade], 16 pontos inteligentes [segunda metade])

32 pontos/2 slots(Atribuição E/S padrão:

16 pontos vazios [primeira metade], 16 pontos inteligentes [segunda metade])

Nº de pontos de E/S ocupados16 pontos

Atribuição E/S: 16 pontos

inteligentes)

16 pontos

Atribuição E/S: 16 pontos

inteligentes)

Não linearidade: Dentro de ±0,01%/FS (Temperatura ambiente 25°C)Drift zero: Dentro de ±0,25 μV/°C RTI

Drift de ganho: Dentro de ±15 ppm/°C

0,0 a 3,3mV/V5VCC ±5%, Corrente de saída dentro de 60mA (Quatro células de carga de 350Ω podem ser conectadas em paralelo)

Sistema 6 fios(Uso combinado de método de sensor remoto e método radiométrico)

Saída de peso bruto(Valor de saída de pesagem máxima)

Tensão aplicada à célula de carga

Entrada analógica (saída de célula de carga)

Velocidade de conversãoEntrada máxima absoluta

Faixa de entrada analógica(saída nominal de célula de carga)

Características de E/S,Resolução máxima

Saída digital

1 ponto (1 canal)

10 ms±2,5V

Método de isolação Isolação de Foto-acopladorNº de pontos de E/S ocupados 16 pontos Atribuição E/S: 16 pontos inteligentes)Conexões externas Bloco terminal de 18 pontos

Pontos de entrada (saída de célula de carga) analógica

Q61LD

Célula de carga

Binário 32-bit assinado0 a 10000

Binário 32-bit assinado-99999 a 99999 (excluindo ponto decimal e símbolo de unidade)

0,0 a 1,0mV/V, 0,0 a 2,0mV/V, 0,0 a 3,0mV/V

Faixa de entrada analógica

Load cell ratedoutput

0 a 1,0mV/V0 a 2,0mV/V 0 a 10000 -99999 a 999990 a 3,0mV/V

0,5 μV1,0 μV1,5 μV

Valor de saída digital Valor de saída de capacidade de pesagem máxima Resolução máxima

Precisão(Precisão relativa a entrada analógica (saída nominal de célula de carga) de um módulo)

Item

30

Page 32: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Tela de configuração

Configuração de tela

PX Developer

Configuração de tela e exemplos de tela de PX Developer

Janela de projetoOs parâmetros do projeto, os módulos aplicáveis , as marcas, os nomes de programa, o ciclo de execução, etc., são definidos nesta janela.

Janela de propriedade FBOs valores iniciais dos dados no FB são definidos nesta janela.

Máximo de 32 planilhas/programa

Planilha

Janela de definição de FB/ProgramaOs programas e FBs definidos pelo usuário são criados nesta janela.

Um programa é uma unidade em que o processo é descrito. Até 200 programas podem ser criado. Um programa contém até 32 planilhas.Uma planilha é um formato utilizado para colar FB/função ou linhas de conexão e para descrever o processo.

Janela da parte de FB/funçãoAs partes de FB/função que podem ser colados aos programas e FBs definidos pelo usuário são exibidos nessa janela.

Ferramenta de programação

Ferramenta de monitoramento

Área de exibição de função monitoramentoCada função de monitoramento (painel de controle, gráfico de tendência, placa frontal, painel de ajuste, lista de alarmes ou lista de eventos) é exibida nesta área.

Barra de ferramentasÍcones que chamam a cada função de monitoramento são exibidos.

Área de exibição de alarme/eventoAs duas últimas mensagens de alarmes ou eventos são exibidas.

Gráfico de tendência histórica Lista de enventos/alarme

Gerador de tela de monitoramento de controle de processo

Exemplo de ferramente de criaçãode tela gráfica

Software SCADA comercialmente disponível(compatível com EZSocket)

MX Component com linguagem VBferramenta de desenho SoftGOT

Telas gráficas altamente flexíveis podem ser criadas usando a linguagem VB. O MX Component facilita a comunicação com a CPU de processo.

Catálogo MELSOFT

A tela gráfica pode ser criada a um custo baixo com a ferramenta de desenho SoftGOT.

Catálogo GOT

Uma tela gráfica podem ser criada suficientemente pelo comercial- mente disponível SCADA.

Catálogo EZSocket

Ferramenta de Monitoramento PX Developer

A ferramenta de Monitoramento PX Developer pode gerar telas de monitoramento de controle de processo para GOT a partir de programas de controle de processo criados pela ferramenta de programação. Além disso, telas gráficas podem ser configuradas através da combinação das seguintes ferramentas opcionais com a ferramenta de Monitoramento.

31

Ambiente de Engenharia

Page 33: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

· FBs para processamento de E/S dos módulos analógicos e de E/S controladas pela CPU de processo estão disponíveis. Programas Ladder para o processamento de E/S não são mais requeridos.

Processamento de E/S analógica/digital em FB 3

· O programa de controle do loop pode ser criado facilmente. Selecione os FBs requeridos a partir de FB de controle de loop padrão ou FB de compensação de PX Developer, cole e conecte-os na tela e, em seguida, defina os parâmetros, tais como as constantes PID e os limites superior/inferior (etiqueta de configuração de item).

· Ao programar com nomes de etiqueta, os parâmetros na etiqueta podem ser descritos como "nome de etiqueta.nome de parâmetro" (FIC001.PV, etc.). Isso habilita o usuário a programar sem ter que se preocupar com os endereços de memória do dispositivo.

Programação fácil com FBs/nomes de etiqueta de processo2

· Em adição aos FBs de instrução de controle de loop da CPU de processo, PX Developer tem FBs combinadas que são fáceis de usar.

· FB/funções básicas (operação lógica, operação aritmética, etc.) em conformidade com IEC61131-3 também são fornecidos, permitindo um controle de sequência simples de ser descrito no FBD.

FBs substanciais (blocos de função) e funções de controle de loop1

· PX Desenvolvedor está em conformidade com as normas IEC61131-3. Os programas podem ser modularizados (um FB customizado pode ser criado). Isto permite a reutilização em projetos futuros que requeiram capacidades semelhantes, reduzindo o tempo de desenvolvimento.

Fácil de padronizar e reusar programas 4

· Programas FDB podem ser executados não só periodicamente, mas também automaticamente, na ocorrência de evento (as condições de eventos podem ser descritas sem um programa). PX Developer facilmente efetiva o processo de inicialização para processos excepcionais, não-estacionário e erro.

Execução de evento de programa 5

· Fácil troca de dados com programas ladder.

· Os dados podem ser trocados entre o programa FBD e o programa ladder (criados com o GX Developer) usando nomes lógicos (rótulos) em vez de endereços de memória de dispositivo. Portanto, as constantes de etiquetas de controle de loop, os valores de SV, etc., pode ser facilmente alterados a partir dos programas ladder.

Integração com programas de controle de sequência6

· Dados gráficos de programas FBD podem ser armazenados na CPU do controlador programável através de gravação.

· Os dados armazenados podem ser recuperados através da leitura da CPU do controlador programável. Portanto, o programa pode ser editado com um PC onde o projeto não esteja armazenado.

Upload/download de programas FBD7

· O PX Developer tem várias telas (placa frontal, tendência de ajuste, alarme, lista de eventos, etc.) usadas para ajustar, monitorar e operar o loop de controle criado. Ajuste e monitoramento estão disponíveis imediatamente após a criação do programa.

· Auto ajuste pode ser usado pelo método de Resposta de Passo ou pelo método de Ciclo Limite.

Funções de ajuste e monitoramento abrangentes8

· Usando junto com SoftGOT, telas de monitoramento de controle de processo podem ser prontamente criados.

Combinação com SoftGOT9

· Os usuários podem projetar o sistema redundante sem repetir o mesmo procedimento para os sistemas de controle e de espera, reduzindo o tempo de ajuste total e design.

Operacionalidade melhorada para sistema reduntante10

· Fácil de usar, utilizando a ferramenta de Monitoramento.

· É possível configurar o sistema de monitoramento servidor/cliente com menor custo.

· Suporta sistemas de controle de processo grandes.

Suporta o sistema de monitoramento servidor/cliente11

Características

P.37 P.42

32

Page 34: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

PX Developer

CPU de Processo (Q02PHCPU/Q06PHCPU/Q12PHCPU/Q25PHCPU)CPU redundante (Q12PRHCPU/Q25PRHCPU)

CC-Link IE Controller Network, MELSECNET/H, MELSECNET/10 (Nota 1),Ethernet (10/100 Mbps),RS232 (Porta RS-232 da CPU),USB (Porta USB da CPU)

Linguagem FBD em conformidade com IEC61131-3

Máx. 200 (máx. 32 planilhas/programa)

Máx. 120/CPU de processo (Q02/06PHCPU)Máx. 480/CPU de processo (Q12/25PHCPU, Q12/25PRHCPU)

Ferramenta de Programação

CPU Alvo

Linguagens de programação

Número de programas

Número de etiquetas

Rede alvo

Método de execução de programa

Especificações

Item

CPU alvo e rede

Ferramenta de Monitoramento

Funç

ões

de M

onito

ram

ento

· Tipo de execução de Temporizador: escaneamento executado em alta velocidade (ciclo de 200 ms), velocidade normal (ciclo de 200/400/600/800 ms/1 s), ou baixa velocidade (ciclo de 1/2/4/5/10 s)· Tipo de execução de interrupção: interrupção de ciclo (1 a 999 ms) ou interrupção aleatória (interrupção por apontador de interrupção I0 a I255)

(na prática, 10 ms ou mais/loop de controle)

· Funções gerais: 58 tipos (funções básicas em conformidade com IEC61131-3)· FB Geral: 20 tipos (FB básico em conformidade com IEC61131-3)· Funções de processo: 5 tipos (correspondente a instruções de processo para CPU)· FB de processo geral: 28 tipos(correspondente a instruções de processo para CPU)· FB de acesso de etiqueta: 37 tipos (correspondente a instruções de processo para CPU)· FB de etiqueta: 46 tipos (FBs de alta função com função de controle de temperatura através da combinação de FBs de processo)· FB de módulo: 31 tipos (FBs para acessar módulos de E/S e analógicos da Série Q)

Nota 1) Quando CPUs An, AnS, QnA, QnAS e Q4AR estão misturadas na rede, a rede alvo é a rede CLP a CLP MELSECNET/10.

· Número de CPUs de processo sendo monitoradas: Máx. 16 (Máx. 16 CPUs de processo podem ser monitoradas a partir de um PC)· Número de etiquetas de monitoramento: Mx. 7.680

Para sistema redundante, um par de CPUs (sistemas de controle e de espera) é contado como uma CPU.

· 8 placas frontais/tela (um grupo) x máx. 500 telas = 4.000 placas frontais· Etiqueta de bloqueio disponível para cada placa frontal

· 8 itens/tela (um grupo) x máx. 125 telas = 1.000 itens· Ciclo de coleta: 1 s/10 s/1 min./5 min./10 min.· A tabela pode ser enviada para um arquivo CSV.· Arquivos CSV automaticamente gerados podem ser abertos na visualização de gráfico de tendência.

· A mesma da ferramente de programação

· Máx. 2.000 alarmes podem ser exibidos.· A lista pode ser enviada para um arquivo CSV.

· Máx. 2.000 alarmes podem ser exibidos.· A lista pode ser enviada para um arquivo CSV.

· Máx. 4 podem ser iniciadas.

· O painel frontal pode ser exibido, monitorado e operado em uma aplicação externa usando o botão de painel frontal ou o controle do painel frontal do ActiveX.

· Telas de monitoramento de controle de processo para GOT1000 podem ser automaticamente gerados a partir de programas de controle de processo criados pela ferramenta de programação. (Máx.120 etiquetas)

Especificações

Item Especificações

Tipos de FB/função

Número de módulos e etiquetasde CPU de monitoramento

Painel de controle

Gráfico de tendência

Lista de alarme

Lista de eventos

Função de geraçãode tela GOT

I/F externa de dados de etiqueta

Aplicação de usuário

33

Ambiente de Engenharia

Page 35: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Exemplo de aplicação: Controle de nível de fluido

AplicaçãoO sistema de controle de processo MELSEC pode ser usado para controlar o nível de fluido em fábricas de alimentos e de produtos químicos. O nível de fluido de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados no tanque pode ser mantido dentro do intervalo definido.

Detalhes de controleO loop de controle de nível (cascata: loop primário) dá entrada no nível de tanque (valor analógico) e implementa a operação PI para atingir o valor de nível definido.O loop de controle de vazão (cascata: loop secundário) usa o resultado da operação (valor manipulado primário) do loop de controle de nível como o valor definido, e implementa a operação PI com a taxa de fluxo do medidor de vazão. O resultado é dado saída como um valor analógico para a válvula de controle, que é o valor manipulado secundário (controle da válvula aberto).

(cascata: loop primário)

loop de controle de nível

LIC001

FIC002

Tela de programação FBD Tela de monitoramento

Módulo analógico de canal isolado/não isolado

Módulo E/S

LIC : Controle de nívelFIC : Controle de vazão

CPU de processo

(cascade: secondary loop)Loop de controle de vazão

Medidor de nível

Extração de raiz quadrada

Tanque

Nível de fluido

Medidor de vazão Válvula de controle

Valor manipulado primárioValor de nível

Entrada analógica Saída analógica

Valor manipulado secundário

Ajustar valor de nível

Matéria-prima, produtos intermediários ou acabados

Exemplo de descrição da aplicação de controle de loop acima com PX Developer

[Controle de nível de fluido]

Módulo de entrada analógica de canal isolado

Etiqueta de loop de controle de nível(cascata: loop primário)

AIN_4CH_G REFR CH1

CH2CH3CH4

Q64AD-GH

LIC001

PVNCASIN_T

M_PID_T MVN

CASOUTCASOUT_T

Etiqueta de loop de controle de vazão(cascata: loop secondário)

FIC002

M_PID_T MVN

CASOUTCASOUT_T

AO_1AI_1

AOUT_4CHREFW1REFW2REFW3REFW4CH1CH2CH3CH4 Q64DA

Valor de nível

P_SQRIN OUT

SQR1

Extração de raiz quadrada

Taxa de vazãopara válvula de

controle

Módulo de saída analógica

Controles em cascata podem ser facilmente criados através da conexão de dois terminais em cascata de FB de controle PID. Além disso, o rastreamento pela alteração de modo entre cascata e automático está disponível como padrão.

Um FB personalizado pode ser criado através da combinação de múltiplos FBs. FBs tornam todos os programas modulares, permitindo a reutilização em projetos futuros. A produtividade do programa pode ser melhorada (por exemplo, PID com extração de raiz quadrada pode ser criado pela combinação de SQR1 e FIC002).

Os módulos analógicos e de E/S são representados por FBs. O processamento de E/S real pode ser criado apenas com a conexão de FBs.

TRUE TRUE

PC para engenhariae monitoramento

Entrada analógica

PVNCASIN_T

Rede de Controlador , Sistema de Rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP), or Ethernet

34

Page 36: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

PX Developer

Funções relacionadas a sistema redundante (Ferramenta de programação)

Funções relacionadas a sistema redundante (Ferramenta de Monitoramento)

Ambiente de engenharia simplesTodas as informações de etiqueta e programas são gerenciados em um único projeto; programas e parâmetros são transferidos para ambos os sistemas, como se fossem um único sistema. Nenhuma consideração especial para a redundância é necessária, reduzindo o tempo de engenharia.

Nenhum ajuste de rastreamento é necessário Ajustes de rastreamento de dispositivo em PX Developer são automaticamente gerados pela compilação, reduzindo o tempo de configuração.

Fácil de monitorarAo definir o sistema de controle como o alvo do monitoramento na configuração de transferência, o novo sistema de controle é automaticamente monitorado quando o sistema é comutado. Nenhuma configuração adicional é necessária para a comutação de sistema.

Monitorando o status de comunicação do sistema redundanteAmbos os sistemas no sistema redundante são monitorados; o status de cada sistema (controle/espera) e erros de comunicação são exibidos.

Estação demonitoramento

QnPRHCPU QnPRHCPU

Ethernet

Nenhum ajuste

requerido

Valores inseridosautomaticamente

Monitorando ambosos sistemas

Sistema redundante

Estação demonitoramento

QnPRHCPU QnPRHCPU

Ethernetgravados em

ambos os sistemas

Nenhumajuste

requerido

PX Developer PX Developer PX Developer PX Developer PX Developer PX Developer PX Developer

PX Developer PX Developer

35

Ambiente de Engenharia

Page 37: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Sistema de monitoramento servidor/cliente (Ferramenta de monitoramento)

Suportando sistema de controle de processo em larga escala. Configuração de sistema fácil e de baixo custo.· Com o sistema de monitoramento de servidor/cliente, as informações de monitoramento são compartilhadas e as operações de monitoramento estão interligadas.· Mesmo com a expansão de PCs de monitoramento, a carga de comunicação com controladores programáveis é controlada pela configuração servidor-clientes para manter o desempenho da operação de monitoramento.

Item

PC conectável2 servidores (primário/secundário)Máximo de 7 clientes

Especificações

Rede compatível Rede de controlador CC-Link IE, sistema de rede MELSECNET/H/(10), Ethernet

CPU compatívelCPU de processo (Q02PHCPU, Q06PHCPU, Q12PHCPU, Q25PHCPU)CPU redundante (Q12PRHCPU, Q25PRHCPU)CPUs conectáveis: Máximo de 16

Visão geral de função

· Um servidor executa a comunicação com CLPs em um lote, de modo que as cargas de comunicação sobre PLCs possam ser reduzido e o desempenho de comunicação possa ser melhorada.

· Os dados de monitoramento coletados/gerenciados por um servidor podem ser exibidos em clientes. Em outras palavras, a mesma tela do monitor pode ser exibida com a ferramenta de monitoramento em cada OPS.

· Instalando um servidor primário e um servidor secundário no sistema de monitoramento, habilita-se o monitoramento contínuo quando ocorre um erro no servidor primário, para que os clientes possam comutar o servidor para se conectar automaticamente.

· Quando uma operação, como uma parada por campainha ou a verificar/supressão de um alarme/evento, é realizada em um dos OPSs no sistema de monitora-mento, o seu resultado é sincronizado em cada OPS no sistema de monitoramento.

CPU vde processo/CPU redundante

Cliente

Servidor

CPUs conectáveis

Sistema de servidorredundante

Sistema de servidorredundante

Máximo de16 CPUs

Máximo de16 CPUs

PCs conectáveis

PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer

Servidor primário Servidor secundário

Servidor (primário/secundário)Comunica-se em lote com CPUs de processo/CPUs redundantes, e coleta/gerencia/ exibe os dados de monitoramento.

Função de monitoramento redundanteQuando o servidor primário falha, os clientes são conectados ao servidor secundário automaticamente.

ClienteUm cliente acessa e exibe os dados de monitora-mento coletados/gerenciados pelo servidor.

Lista de eventos/alarmeAs operações de monitoramento, como a verificação de evento/alarme e aparada por campainha de alarme podem ser interligadas entre os PCs dos clientes.

operaçõesinterligadasoperações

interligadas

2 servidores2 servidores7 clientes7 clientes

Para CPU redundante, 2 CPUssão tratadas como uma CPU.

Ethernet

Rede de Controlador ouSistema de Rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP)

PX DeveloperPX DeveloperPX Developer PX DeveloperPX DeveloperPX Developer

compartilhando informações de monitoramento

compartilhando informações de monitoramento

36

Page 38: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Função gerador de tela GOT

Monitoramento de equipamento/chão de fábrica por GOT1000GOT1000 pode ser usado para monitorar os equipamentos e o chão de fábrica.

Fácil de criar telas de monitoramento de controle de processo GOT1000· Placas frontais e telas de ajuste para GOT1000 podem ser automaticamente gerados a partir de projetos PX Developer.

· Ajustes de dispositivos com etiqueta atribuída ou programas não são necessários para as telas auto-geradas.

*Apenas a CPU que estiver conectada à estação hospedeira pode ser monitorada.Multiplas CPUs que estiverem conectadas a outras estações não podem ser monitoradas.

GOT GOT

Ethernet

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

PX Developer GOT1000

Gerador de tela GOT

PX Developer

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

0123456789ABCDEF

37

Ambiente de Engenharia

Page 39: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Item

CPU suportadaCPU de processo (Q02PHCPU, Q06PHCPU, Q12PHCPU, Q25PHCPU),CPU redundante (Q12PRHCPU, Q25PRHCPU)

Especificações

Software de design de tela suportadasGT Designer2 Versão 2.82L ou posterior: Q02PHCPU, Q06PHCPUGT Designer2 Versão 2.73B ou posterior: Q12PHCPU, Q25PHCPU, Q12PRHCPU, Q25PRHCPU

GOT suportadaGT15: Cada modelo de XGA e SVGAGT16: Cada modelo de XGA e SVGAGT SoftGOT1000 (tamanho de tela: 1024 x 768 dot [XGA], 800 x 600 dot somente [SVGA])

· Número de etiquetas que podem ser geradas: Máx. 120 (etiquetas de loop e etiquetas de status)· Telas que podem ser geradas: Placa frontal, painel de controle e telas detalhadas (tela de ajuste, tela de configuração, tela de lista de alarme e tela de gráfico de tendência)· Número de placas frontais no painel de controle : 8/tela (XGA), 6/tela (SVGA)· Caminho de conexão: Conexão um-para-um entre GOT1000 e CPU alvo (estação hospedeira)

CPU de processo: conexão direta CPU, conexão de bus, conexão link de computador, conexão EthernetCPU Redundante: conexão link de computador, conexão Ethernet (consulte o manual de usuário para detalhes)

· Ciclo de tendência de ajuste: 1 s ou mais

Funções (linhas gerais)

Nota 1) GT Designer2 é requerido para usar a função gerador GOT.Note 2) Para GT16, alterando o tipo de GOT com GT Designer2 depois de gerar em GOT15 habilita-se as telas geradas para serem usadas em GT16.

Placa frontal Tela do painel de controle Tela de lista de alarme

Tela de ajusteTela de gráfico de tendência

Tela de ajuste de programaTela de ajuste de etiqueta

As seguintes telas podem ser geradas com a função gerador de tela GOT.

(Nota 1)(Nota 2)

38

Page 40: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Software suportando sistema redundante

Programas fáceis de modificarUsando as seguintes funções, os programas podem ser gravados em ambos os sistemas, de controle e espera, simultaneamente. Estas funções simplificam a modificação de programa, reduzindo o tempo de desenvolvimento.

GX Developer

Cabo de rastreamento

Ajustes de parâmetro simples para sistema redundante As configurações de sistema redundante, como ajuste de rastreamento, que mantém consistente o status de dispositivo de ambos os sistemas, são desenhadas num formato familiar para usuários do GX Developer.

Operação contínua mesmo na comutação de sistema Em caso de comutação de sistema devido a um erro de parada na CPU, o alvo de acesso será automaticamente comutado. A operação continua suavemente, livrando o operador de ter que considerar a comutação de sistema.

GX Developer

Ethernet

Sistema de controle

Cabo de rastreamento

Sistema de espera

comutaçãode sistema

Conectado ao sistema de controle

Conectado ao sistema de controle

Gravação em controladores programáveis e mudanças online executadas em ambos

os sistemas com uma única operação!

Como se estivesse manipulando um únicocontrolador programável!

GX Developer

Ethernet

Sistema de controle Sistema de espera

Gravar emambos os sistemas

GX Developer

Monitorando erros em módulo O status das CPUS, módulos de função inteligente e módulos de alimentação redundante podem ser monitorados. Assim, módulos defeituosos podem ser rapidamente identificados.

GX Developer é uma ferramenta abrangente que melhora a eficiência do trabalho em desenvolvimento, depuração e

manutenção de controladores programáveis. Para suportar o sistema redundante, ele oferece ajustes de parâmetro dedicado e

funções como transferência de programas online para ambos os sistemas (controle/espera).

Ethernet

(erro) Espera ControleControle Espera

Gravando programas e arquivos de parâmetro para controladores programáveis

Mudanças online (editando e gravando programas nos controladores programáveis enquanto online)

39

Ambiente de Engenharia

Page 41: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Software suportando sistema redundante

MX Component

Ajustes de comunicação simplesSelecionando o "Sistema de controle" como o sistema alvo, torna-se disponível o sistema redundante: todas as outras configurações de comunicação são as mesmas do sistema padrão.

Utilização de software existenteAplicações existentes dos usuários, criados com MX Component podem ser utilizados para o sistema redundante simplesmente ao mudar as configurações de comunicação.

Suporta o sistema redundante MX Sheet habilita o monitoramento, registro, etc., do sistema de controlador programável usando o Excel sem programação. Ele é executado pelo MX Components, suportando o sistema redundante.

Fácil comunicação A aplicação do sistema redundante pode ser programado sem a consciência da redundância. Quando a comutação do sistema ocorre devido a uma falha do sistema de controle, a comunicação é automaticamente continuada com o novo sistema de controle alternado a partir do sistema de espera. Não é necessária programação para alternar o alvo de comunicação, reduzindo o tempo de desenvolvimento.

Simplifica a solução de problemas após comutação de sistemaMX Component monitora constantemente alguns dos dispositivos de CPU redundantes. Por isso, é fácil de saber se a CPU atualmente acessada é um sistema de controle ou um sistema de espera. Quando o sistema é alternado, pode-se realizar o diagnóstico e a solução de problemas utilizando o GX Developer.

Selecione "Control system" para o sistema redundante.

A mudança de sistema ocorrida nesta hora.

Os dados são registrados independente da comutação do sistema.

Componente MXalterna automaticamenteo alvo de comunicação.

PC

Sistema de controle

Cabo de rastreamento

Sistema de espera

PC

Cabo de rastreamento

Erro decomunicação

MX Component é uma biblioteca de controle ActiveX que suporta todos os caminhos de comunicação, do PC para o controlador

programável, e permite a comunicação através de processamento simples. Aplicações do usuário podem ser facilmente

configuradas sem ter que se preocupar com a comutação de sistema.

Controle Espera Controle(queda) Espera

Comutação de sistema

Rede de Controlador ,Sistema de rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP), ou Ethernet

Rede de Controlador ,Sistema de rede MELSECNET/H (rede CLP a CLP), ou Ethernet

40

Page 42: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

CPU redundante

G

G

G

GOT

CPU de Processo

GOT1000

IHM (Interface Homem Máquina) habilita o monitoramento do sistema de controle de processo.

GOT

Utilizável em vários sitesA função de gerador de tela do GOT do PX Developer facilita a geração da tela de acompanhamento para GOT1000.

Características

Tela gráfica Tela de ajuste de controle de loop PID Painel de controle

Gerador de tela GOT

GOT1000

PX Developer

Ferramenta de Monitoramento PX DeveloperGT SoftGOT1000

Can be called each other

41

Produtos Relevantes (GOT1000, GT SoftGOT1000)

Page 43: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

GT SoftGOT1000

Tela de monitoramento de controle de processo fácil de criar · As funções de monitoramento padrão da ferramenta de monitoramento PX Developer podem ser chamadas a partir da tela gráfica de GT SoftGOT1000

e vice-versa (Nota 1), reduzindo drasticamente o tempo de desenho de tela.

· Pode ser usado num PC. É melhor adequado ao monitoramento no escritório.

· Telas GOT1000 podem ser usadas, reduzindo o tempo para a criação de novas telas.

Nota 1) PX Developer 1.13P ou posterior é requerido.

Características

Clique

Telas de monitoramento de controle de processo

Ferramenta de monitoramentoPX Developer

(Funções de monitoramento padrão)

GT SoftGOT1000

Faz aparecer cada tela da ferramenta de monitoramento do PX Developer quando clicado. (Pode ser exibido na localização desejada)

Tela gráfica exibida em tela cheia na área de trabalho.

Usado para etiquetas e ajustes de controle de loop de monitoramento. (Pode ser exibido na localização desejada)

Telca de toque GT SoftGOT1000

Tela base GT SoftGOT1000

Placa frontalPX Developer

Tela de placa frontal

Tela de painel de controle

Tela de ajuste

Tela de gráfico de tendência

Tela de lista de alarme

Tela de lista de eventos

Tela gráfica

Tela gráfica

Tela gráfica

A tela base GT SoftGOT1000 pode ser alternada clicando o ícone.

Barra de ferramenta de Monitoramento PX Developer

Can be called each otherPode ser chamado de um para outro

42

Page 44: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Suporte Global

43

Garantindo uma extensa rede de suporte global, atendendo às necessidades atuais de suporte diversificado

Padrões de Embarque

Normas de Segurança

CE :

Em conformidade com as normas internacionais de garantia de qualidadeTodos os produtos componentes de FA da Mitsubishi Electric tem adquirida a certificação de garantia de qualidade internacional "ISO9001" e de padrão de sistema de gestão ambiental "ISO14001". Os produtos da Mitsubishi também estão em conformidade com vários normas de segurança, incluindo as normas UL e padrões de embarque.

Council Directive of theEuropean Communities UL : Underwriters Laboratories

Listing

LR : Lloyd's Register ofShipping approval

GL : GermanischerLloyd approval

BV : Bureau VeritasapprovalNK : ClassNK approval

DNV : Norwegian Maritimeapproval

ABS : American Bureau ofShipping approval

RINA : Italian Maritimeapproval

�North American FA Center

�Beijing FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (SHANGHAI) LTD.BEIJING OFFICE9/F Office Tower 2, Henderson Center,18 Jianguomennei Avenue, Dongcheng District,Beijing 100005, ChinaTel: +86-10-6518-8830 / Fax: +86-10-6518-8030Area covered: China

�India FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC ASIA PVT. LTD.GURGAON BRANCH2nd Floor, DLF Building No. 9B,DLF Cyber City Phase-III, Gurgaon-122002,Haryana, IndiaTel: +91-124-4630300 / Fax: +91-124-4630399Area covered: India

�Tianjin FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (SHANGHAI) LTD.TIANJIN OFFICEB-2-801/802, Youyi Building, No. 50 Youyi Road, Hexi District, Tianjin 300061, ChinaTel: +86-22-2813-1015 / Fax: +86-22-2813-1017Area covered: China

�Thailand FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (THAILAND) CO., LTD.Bang-Chan Industrial Estate No. 111, Soi Serithai 54,T.Kannayao, A.Kannayao, Bangkok 10230, ThailandTel: +66-02-906-3238 / Fax: +66-02-906-3239Area covered: Thailand

�Shanghai FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (SHANGHAI) LTD.4/F Zhi Fu Plaza, No. 80 Xin Chang Road,Shanghai 200003, ChinaTel: +86-21-2322-2862 / Fax: +86-21-2322-2868Area covered: China

�Hong Kong FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (HONG KONG) LTD.10/F, Manulife Tower, 169 Electric Road, North Point,Hong KongTel: +852-2887-8870 / Fax: +852-2887-7984Area covered: China

�Korean FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION KOREA CO., LTD.1480-6, Gayang-Dong, Gangseo-Ku, Seoul,157-200, KoreaTel: +82-2-3660-9607 / Fax: +82-2-3664-0475Area covered: Korea

�ASEAN FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC ASIA PTE, LTD.307 Alexandra Road #05-01/02Mitsubishi Electric Building, Singapore 159943Tel: +65-6470-2480 / Fax: +65-6476-7439Area covered: Southeast Asia, India

�Taiwan FA CenterSETSUYO ENTERPRISE CO., LTD.6F., No. 105 Wu-Kung 3rd RD, Wu-Ku Hsiang, Taipei Hsien,248, TaiwanTel: +886-2-2299-2499 / Fax: +886-2-2299-2509Area covered: Taiwan

�Guangzhou FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION (SHANGHAI) LTD.GUANGZHOU OFFICERm. 1609, North Tower, The Hub Center, No. 1068, Xing Gang East Road, Haizhu District,Guangzhou 510335, ChinaTel: +86-20-8923-6713 / Fax: +86-20-8923-6715Area covered: China

�Russian FA CenterMitsubishi Electric Europe B. V. - Representative Office in St. PetersburgSverdlovskaya Emb., 44, Bld Sch, BC "Benua";195027, St.Petersburg, RussiaTel: +7-812-633-3496 / Fax: +7-812-633-3499Area covered: Japan, England, Russia

�Central and Eastern Europe FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC EUROPE B.V. CZECH BRANCHAvenir Business Park, Radlicka 714/113a, 15800 Praha 5, Czech RepublicTel: +420-251-551-470 / Fax: +420-251-551-471Area covered: Czech Republic, Poland, Hungary, Slovakia

�Brazil FA CenterMELCO-TEC REPRESENTACAO COMERCIAL E ASSESSORIA TECNICA LTDA.Av. Paulista 1439, Conj.74, Bela Vista CEP:01311-200 Sao Paulo-SP-BrazilTel: +55-11-3146-2202 / Fax: +55-11-3146-2217Area covered: Brazil

�UK FA CenterMITSUBISHI ELECTRIC EUROPE B.V. UK BRANCH(Customer Technology Center)Travellers Lane, Hartfield, Hertfordshire, AL10 8XB, UKTel: +44-1707-276100 / Fax: +44-1707-278992Area covered: UK, Ireland

MITSUBISHI ELECTRIC EUROPE B.V. GERMAN BRANCH(Industrial Automation Division)Gothaer Strasse 8, D-40880 Ratingen, GermanyTel: +49-2102-486-0 / Fax: +49-2102-486-1120Area Covered: Europe

�European FA Center

MITSUBISHI ELECTRIC AUTOMATION, INC.500 Corporate Woods Parkway, Vernon Hills, IL 60061, USATel: +1-847-478-2100 / Fax: +1-847-478-0327Area covered: North America, Mexico, Chile, Brazil

Centros FA GlobaisOs "Centros FA Globais Mitsubishi " estão localizados na América do Norte, Europa e Ásia para desenvolver produtos em conformidade com as normas internacionais e para oferecer atenciosos serviços.

Page 45: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

44

NOTAS

Page 46: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

45

Lista de Produto

CPU, fonte de alimentação

Produto Modelo Resumo

Modelo Universal QCPU

Q00UJCPU

No. de pontos E/S: 256 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 10 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,12 μs, Capacidade de memória de programa: 40 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, sem I/F de cartão de memória, base de 5 slots, com entrada de 100 a 240V CA / saída de alimentação de 5V CC / 3A

Q00UCPUNo. de pontos E/S: 1024 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 10 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,08 μs, Capacidade de memória de programa: 40 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, sem I/F de cartão de memória

Q01UCPUNo. de pontos E/S: 1024 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 15 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,06 μs, Capacidade de memória de programa: 60 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, sem I/F de cartão de memória

Q02UCPUNo. de pontos E/S: 2048 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 20 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,04 μs, Capacidade de memória de programa: 80 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q03UDCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 30 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,02 μs, Capacidade de memória de programa: 120 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q04UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 40 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 160 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q06UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 60 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 240 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q10UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 100 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 400 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q13UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 130 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 520 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q20UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 200 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 800 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q26UDHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 260 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 1040 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Tipo com Ethernet incorporada

Q03UDECPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 30 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,02 μs, Capacidade de memória de programa: 120 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q04UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 40 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 160 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q06UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 60 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 240 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q10UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 100 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 400 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q13UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 130 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 520 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q20UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 200 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 800 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q26UDEHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 260 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 1040 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q50UDEHCPU NE WNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 500 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 2000 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Q100UDEHCPU NE WNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 1000 k passos, Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,0095 μs, Capacidade de memória de programa: 4000 KB, Comunicação de alta velocidade de múltiplas CPUs, Portas de conexão periférica: USB e Ethernet, com I/F de cartão de memória

Modelo BásicoQCPU

Q00JCPU

No. de pontos E/S: 256 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 2048 pontos, Capacidade de programa: 8 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,2 μs, Capacidade de memória de programa: 58 KB,Portas de conexão periférica: RS232, sem I/F de cartão de memória, base de 5 slots, com entrada de 100 a 240V CA / saída de alimentação de 5V CC / 3A

Q00CPUNo. de pontos E/S: 1024 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 2048 pontos, Capacidade de programa: 8 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,16 μs, Capacidade de memória de programa: 94 KB,Portas de conexão periférica: RS232, sem I/F de cartão de memória

Q01CPUNo. de pontos E/S: 1024 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 2048 pontos, Capacidade de programa: 14 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,1 μs, Capacidade de memória de programa: 94 KB,Portas de conexão periférica: RS232, sem I/F de cartão de memória

**Consulte sempre os manuais do usuário para obter informações sobre os módulos utilizáveis , restrições, etc., antes de usar.*Contate o seu escritório local de vendas Mitsubishi ou o representante para as mais recentes informações sobre as versões MELSOFT e OS

Page 47: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

46

CPU, fonte de alimentação

Produto Modelo Resumo

Modelo de Alto Desempenho QCPU

Q02CPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 28 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,079 μs, Capacidade de memória de programa: 112 KB,Portas de conexão periférica: RS232, com I/F de cartão de memória

Q02HCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 28 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 112 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q06HCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 60 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 240 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q12HCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 124 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 496 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q25HCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 252 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 1008 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

CPU de Processo

Q02PHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 28 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 112 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q06PHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 60 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 240 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q12PHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 124 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 496 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q25PHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 252 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 1008 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

CPU Redundante

Q12PRHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 124 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 496 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Q25PRHCPUNo. de pontos E/S: 4096 pontos, No. de pontos de dispositivos E/S: 8192 pontos, Capacidade de programa: 252 k passos,Velocidade de processamento de operação básica (Instrução LD): 0,034μs, Capacidade de memória de programa: 1008 KB,Portas de conexão periférica: USB e RS232, com I/F de cartão de memória

Cabo de rastreamento

QC10TR Cabo de rastreamento 1 m

QC30TR Cabo de rastreamento 3 m

CPU C ControllerQ12DCCPU-V No. de pontos E/S: 4096 pontos, Formato endian: little endian, Armazenamento removível: cartão CF, OS: VxWorks Versão 6.4

Q06CCPU-V No. de pontos E/S: 4096 pontos, Formato endian: little endian, Armazenamento removível: cartão CF, OS: VxWorks Versão 5.4

Opção

Q12DCCPU-CB (Nota 1) RS-232 cabo conversor de conexão (conector mini-DIN para D-sub 9-pinos customizado)

GT05-MEM-128MC (Nota 2) Cartão CompactFlash 128 MB

GT05-MEM-256MC (Nota 2) Cartão CompactFlash 256 MB

QD81MEM-512MBC Cartão CompactFlash 512 MB

QD81MEM-1GBC Cartão CompactFlash 1 GB

QD81MEM-2GBC (Nota 1) Cartão CompactFlash 2 GB

QD81MEM-4GBC (Nota 1) Cartão CompactFlash 4 GB

QD81MEM-8GBC (Nota 1) Cartão CompactFlash 8 GB

Bateria

Q6BAT Bateria de reposição

Q7BAT Bateria de reposição de grande capacidade

Q7BAT-SET Bateria de grande capacidade com suporte para montagem na CPU

Q8BAT Módulo de bateria de reposição de grande capacidade

Q8BAT-SET Módulo de bateria de grande capacidade com cabo de conexão à CPU

Cartão de Memória

Q2MEM-1MBS Cartão de memória SRAM, capacidade: 1 MB

Q2MEM-2MBS Cartão de memória SRAM, capacidade: 2 MB

Q3MEM-4MBS Cartão de memória SRAM, capacidade: 4 MB

Q3MEM-4MBS-SET Cartão de memória SRAM com proteção, capacidade: 4 MB

Q3MEM-8MBS Cartão de memória SRAM, capacidade: 8 MB

Q3MEM-8MBS-SET Cartão de memória SRAM com proteção, capacidade: 8 MB

Q2MEM-2MBF Cartão de memória Flash linear, capacidade: 2 MB

Q2MEM-4MBF Cartão de memória Flash linear, capacidade: 4 MB

Q2MEM-8MBA Cartão ATA, capacidade: 8 MB

Q2MEM-16MBA Cartão ATA, capacidade: 16 MB

Q2MEM-32MBA Cartão ATA, capacidade: 32 MB

Adaptador de cartão de memória Q2MEM-ADP Adaptador para slot padrão PCMCIA do cartão de memória Q2MEM

Bateria de cartão SRAMQ2MEM-BAT Bateria de reposição para Q2MEM-1MBS e Q2MEM-2MBS

Q3MEM-BAT Bateria de reposição para Q3MEM-4MBS e Q3MEM-8MBS

Cabo de conexão QC30R2 Cabo RS-232 para conectar computador pessoal e CPU, 3 m (entre mini-DIN6P e Dsub9P)

Suporte para prevenção de disconexão de cabo Q6HLD-R2 Suporte para prevenir desconexão de cabo RS-232 (conexão controlador programável CPU)

Nota 1) Para uso com Q12DCCPU-VNota 2) Para uso com Q06CCPU-V

Page 48: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

47

Lista de Produto

Base

Produto Modelo Resumo

Base Principal

Q33B 3 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q35B 5 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q38B 8 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q312B 12 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Base principal de alta velocidade para Múltiplas CPUs

Q38DB 8 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q312DB 12 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Base principal tipo perfil fino

Q32SB 2 slots, 1 slim type módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q33SB 3 slots, 1 slim type módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q35SB 5 slots, 1 slim type módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Base principal de aliment. redundante Q38RB 8 slots, 2 módulos de alimentação redundante requeridos, para módulos Série Q

Base de extensão

Q63B 3 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q65B 5 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q68B 8 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q612B 12 slots, 1 módulo de alimentação requerido, para módulos Série Q

Q52B 2 slots, módulo de alimentação não requerido, para módulos Série Q

Q55B 5 slots, módulo de alimentação não requerido, para módulos Série Q

Base de extensão de aliment. redundante Q68RB 8 slots, 2 módulos de alimentação redundante requeridos, para módulos Série Q

Base de extensão tipo redundante Q65WRB (Nota 1) 5 slots, 2 módulos de alimentação redundante requeridos, para módulos Série Q

Cabo de extensão

QC05B Cabo 0,45 m para conexão de unidade base de extensão

QC06B Cabo 0,6 m para conexão de unidade base de extensão

QC12B Cabo 1,2 m para conexão de unidade base de extensão

QC30B Cabo 3 m para conexão de unidade base de extensão

QC50B Cabo 5 m para conexão de unidade base de extensão

QC100B Cabo 10 m para conexão de unidade base de extensão

Adaptador de montagem em trilho DIN

Q6DIN1 Adaptador de montagem em trilho DIN para Q38B, Q312B, Q68B, Q612B, Q38RB, Q68RB, Q65WRB, Q38DB, e Q312DB

Q6DIN2 Adaptador de montagem em trilho DIN para Q35B, Q65B, e Q00UJCPU

Q6DIN3 Adaptador de montagem em trilho DIN para Q32SB, Q33SB, Q35SB, Q33B, Q52B, Q55B, e Q63B

Q6DIN1A Adaptador de montagem em trilho DIN para (com conjunto de suportes à prova de vibração) para Q3�B, Q5�B, Q6�B, Q38RB, Q68RB, e Q65WRB

Tampa de espaço QG60 Tampa de espaço para slot E/S

Nota 1) Compatível apenas com sistema CPU redundante.

Fonte de alimentação

Fonte de alimentação

Q61P Tensão de entrada: 100 a 240 V CA, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 6 A

Q62P Tensão de entrada: 100 a 240 V CA, tensão de saída: 5/24 V CC, corrente de saída: 3/0,6 A

Q63P Tensão de entrada: 24 V CC, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 6 A

Q64PN Tensão de entrada: 100 a 240 V CA, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 8,5 A

Fonte de alimentação com Detecção de Vida Q61P-D Tensão de entrada: 100 a 240 V CA, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 6A

Fonte de Alimentação perfil fino Q61SP Tensão de entrada: 100 a 240 V CA, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 2 A

Fonte de alimentação redundante

Q63RP Tensão de entrada: 24 V CC, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 8,5 A

Q64RP Tensão de entrada: 100 a 120/200 a 240 V CA, tensão de saída: 5 V CC, corrente de saída: 8,5 A

Page 49: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

48

Módulo E/S

Produto Modelo Resumo

Input

CA

QX10 16 pontos, 100 a 120 V CA, tempo de resposta: 20 ms, 16 pontos/comum, bloco terminal 18 pontos

QX10-TS 16 pontos, 100 a 120 V CA, tempo de resposta: 20 ms, 16 pontos/comum, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos

QX28 8 pontos, 100 a 240 V CA, tempo de resposta: 20 ms, 8 pontos/comum, bloco terminal 18 pontos

CC (Positivo comum)*1

QX40 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 16 pontos/comum, positivo comum, bloco terminal 18 pontos

QX40-TS 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 16 pontos/comum, positivo comum, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos

QX40-S1 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 16 pontos/comum, positivo comum, bloco terminal 18 pontos

QX40H 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0/0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 8 pontos/comum, positivo comum, bloco terminal 18 pontos

QX41 (Nota 2) (Nota 4) 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, conector 40 pinos

QX41-S1 (Nota 2) 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, conector 40 pinos

QX41-S2 NE W (Nota 2) (Nota 4) 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, conector 40 pinos

QX42 (Nota 2) 64 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, conector 40 pinos

QX42-S1 (Nota 2) 64 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, conector 40 pinos

CA/CC QX50 16 pontos, 48 V CA/CC, tempo de resposta: 20 ms, 16 pontos/comum, positivo/negativo comum, bloco terminal 18 pontos

Sensor CC

QX70 16 pontos, 5/12 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 16 pontos/comum, positivo/negativo comum, bloco terminal 18 pontos

QX70H 16 pontos, 5 V CC, tempo de resposta: 0/0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 8 pontos/comum, positivo comum, bloco terminal 18 pontos

QX71 (Nota 2) 32 pontos, 5/12 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo/negativo comum, conector 40 pinos

QX72 (Nota 2) 64 pontos, 5/12 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo/negativo comum, conector 40 pinos

CC (Negativo comum) *1

QX80 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 16 pontos/comum, negativo comum, bloco terminal 18 pontos

QX80-TS 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 16 pontos/comum, negativo comum, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos

QX80H 16 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0/0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 8 pontos/comum, negativo comum, bloco terminal 18 pontos

QX81 (Nota 3) (Nota 4) 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, negativo comum, conector D-sub 37 pinos

QX81-S2 NE W (Nota 3) (Nota 4) 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, negativo comum, conector D-sub 37 pinos

QX82 (Nota 2) 64 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, negativo comum, conector 40 pinos

QX82-S1 (Nota 2) 64 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 32 pontos/comum, negativo comum, conector 40 pinos

QX90H 16 pontos, 5 V CC, tempo de resposta: 0/0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 8 pontos/comum, negativo comum, bloco terminal 18 pontos

Saída

Relé

QY10 16 pontos, 24 V CC/240 V CA, 2 A/ponto, 8 A/comum, tempo de resposta: 12 ms, 16 pontos/comum, bloco terminal 18 pontos

QY10-TS 16 pontos, 24 V CC/240 V CA, 2 A/ponto, 8 A/comum, tempo de resposta: 12 ms, 16 pontos/comum, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos

QY18A 8 pontos, 24 V CC/240 V CA, 2 A/ponto, tempo de resposta: 12 ms, bloco terminal 18 pontos, todos os pontos independentes

Triac QY22 16 pontos, 100 a 240 V CA, 0,6 A/ponto, 4,8 A/comum, tempo de resposta: 1 ms + 0,5 ciclo, 16 pontos/comum, bloco terminal 18 pontos, com supressor de oscilação

Transistor(NPN)

QY40P 16 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 1,6 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 16 pontos/comum, tipo NPN, bloco terminal 18 pontos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressor de oscilação

QY40P-TS 16 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 1,6 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 16 pontos/comum, tipo NPN, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

QY41P (Nota 2) 32 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo NPN, conector 40 pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

QY42P (Nota 2) 64 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo NPN, conector 40 pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

QY50 16 pontos, 12 a 24 V CC, 0,5 A/ponto, 4 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 16 pontos/comum, tipo NPN, bloco terminal 18 pontos, com supressor de oscilação e fusível

Transistor (Independente) QY68A 8 pontos, 5 a 24 V CC, 2 A/ponto, 8 A/module, tempo de resposta: 10 ms, tipo NPN/PNP,

bloco terminal 18 pontos, com supressor de oscilação, todos os pontos independentes

TTL CMOSQY70 16 pontos, 5 a 12 V CC, 16 mA/ponto, 256 mA/comum, tempo de resposta: 0,5 ms, 16 pontos/comum, tipo NPN,

bloco terminal 18 pontos, com fusível

QY71 (Nota 2) 32 pontos, 5 a 12 V CC, 16 mA/ponto, 512 mA/comum, tempo de resposta: 0,5 ms, 32 pontos/comum, tipo NPN, conector 40 pinos, com fusível

Transistor(PNP)

QY80 16 pontos, 12 a 24 V CC, 0,5 A/ponto, 4 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 16 pontos/comum, tipo PNP, bloco terminal 18 pontos, com supressor de oscilação e fusível

QY80-TS 16 pontos, 12 a 24 V CC, 0,5 A/ponto, 4 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 16 pontos/comum, tipo PNP, bloco terminal com presilha de mola 18 pontos, com supressor de oscilação e fusível

QY81P (Nota 3) 32 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo PNP, conector D-sub 37 pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

QY82P (Nota 2)

64 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo PNP,conector 40-pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

E/S Entrada CC/Saída transistor

QH42P (Nota 1) (Nota 2)Entrada: 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, saída: 32 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo NPN, conector 40 pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

QX48Y57Entrada: 8 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 8 pontos/comum, positivo comum, saída: 7 pontos, 12 a 24 V CC, 0,5 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 7 pontos/comum, tipo NPN, bloco terminal 18 pontos, com supressor de oscilação e fusível

QX41Y41P (Nota 1) (Nota 2)Entrada: 32 pontos, 24 V CC, tempo de resposta: 1/5/10/20/70 ms, 32 pontos/comum, positivo comum, saída: 32 pontos, 12 a 24 V CC, 0,1 A/ponto, 2 A/comum, tempo de resposta: 1 ms, 32 pontos/comum, tipo NPN,conector 40 pinos, função de proteção de sobrecarga, função de proteção de sobreaquecimento, supressão de oscilação

Módulo de interrupção QI60 16 ponto, 24 V CC, tempo de resposta: 0,1/0,2/0,4/0,6/1 ms, 16 pontos/comum, bloco terminal 18 pontos

Nota 1) "Positivo comum" indica que o fio positivo de uma fonte de alimentação CC deve ser ligado ao terminal comum. Da mesma forma, "Negativo comum" indica que o fio negativo deve ser conectado ao terminal comum..

Nota 2) O conector não é fornecido. Encomende separadamente um dos seguintes: A6CON1/A6CON2/A6CON3/A6CON4.Nota 3) O conector não é fornecido. Encomende separadamente um dos seguintes: A6CON1E/A6CON2E/A6CON3E.Nota 4) As correntes de entrada nominais são diferentes. [QX41: aprox. 4 mA, QX41-S2: aprox. 6 mA, QX81: aprox. 4 mA, QX81-S2: aprox. 6 mA]

NE W

Page 50: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

49

Lista de Produto

Módulo E/S

Produto Modelo Resumo

Conector

A6CON1 Conector 32 pontos tipo soldado (Conector 40 pinos)

A6CON2 Conector 32 pontos tipo contato crimpado (Conector 40 pinos)

A6CON3 Conector 32 pontos tipo deslocamento por pressão (cabo flat) (Conector 40 pinos)

A6CON4 Conector 32 pontos tipo soldado (Conector 40 pinos, cabo conectável bidirecional)

A6CON1E Conector 32 pontos tipo soldado (Conector D-sub 37 pinos)

A6CON2E Conector 32 pontos contato crimpado (Conector D-sub 37 pinos)

A6CON3E Conector 32 pontos tipo deslocamento por pressão (cabo flat) (Conector D-sub 37 pinos)

Bloco terminal de presilha de mola Q6TE-18S Para módulos E/S 16 pontos, 0,3 a 1,5 mm2 (22 a 16 AWG)

Adaptador de bloco terminalQ6TA32 Para módulos E/S 32 pontos, 0,5 mm2 (20 AWG)

Q6TA32-TOL Ferramenta dedicada para Q6TA32

Módulo de conversão conector/bloco terminal

A6TBXY36 Para módulos de entrada positivo comum e módulos de saída NPN (tipo padrão)

A6TBXY54 Para módulos de entrada positivo comum e módulos de saída NPN (tipo 2 fios)

A6TBX70 Para módulos de entrada positivo comum (tipo 3 fios)

A6TBX36-E Para módulos de entrada negativo comum (tipo padrão)

A6TBX54-E Para módulos de entrada negativo comum (tipo 2 fios)

A6TBX70-E Para módulos de entrada negativo comum (tipo 3 fios)

A6TBY36-E Para módulos de saída PNP (tipo padrão)

A6TBY54-E Para módulos de saída PNP (tipo 2 fios)

Cabo

AC05TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 0,5 m

AC10TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 1 m

AC20TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 2 m

AC30TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 3 m

AC50TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 5 m

AC80TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 8 m *Corrente comum 0,5 A ou menos

AC100TB Para A6TBXY36, A6TBXY54, e A6TBX70 (positivo comum/tipo NPN), 10 m *Corrente comum 0,5 A ou menos

AC05TB-E Para A6TBX36-E, A6TBY36-E, A6TBX54-E, A6TBY54-E, e A6TBX70-E (negativo comum/tipo PNP), 0,5 m

AC10TB-E Para A6TBX36-E, A6TBY36-E, A6TBX54-E, A6TBY54-E, e A6TBX70-E (negativo comum/tipo PNP), 1 m

AC20TB-E Para A6TBX36-E, A6TBY36-E, A6TBX54-E, A6TBY54-E, e A6TBX70-E (negativo comum/tipo PNP), 2 m

AC30TB-E Para A6TBX36-E, A6TBY36-E, A6TBX54-E, A6TBY54-E, e A6TBX70-E (negativo comum/tipo PNP), 3 m

AC50TB-E Para A6TBX36-E, A6TBY36-E, A6TBX54-E, A6TBY54-E, e A6TBX70-E (negativo comum/tipo PNP), 5 m

Módulo terminal de relé A6TE2-16SRN Para conector 40 pinos 24 V CC módulos de saída transistor (tipo NPN)

Cabo

AC06TE Para A6TE2-16SRN, 0,6 m

AC10TE Para A6TE2-16SRN, 1 m

AC30TE Para A6TE2-16SRN, 3 m

AC50TE Para A6TE2-16SRN, 5 m

AC100TE Para A6TE2-16SRN, 10 m

Nota 1) O conector não é fornecido. Encomende separadamente um dos seguintes: A6CON1/A6CON2/A6CON3/A6CON4.Nota 2) O número de pontos de entrada/saída ocupados é diferente. [QH42P: 32 pontos; QX41Y41P: 64 pontos (primeiros 32 pontos: entrada / demais 32 pontos: saída)]

Page 51: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

50

Módulos E/S analógicos

Produto Modelo REsumo

Entrada analógica

Entrada de tensão Q68ADV 8 canais, entrada: -10 a 10 V CC, saída (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000,

0 a 16000, -16000 a 16000, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Entrada de corrente

Q62AD-DGH 2 canais, entrada: 4 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 32000, 0 a 64000, velocidade de conversão: 10 ms/2 canais, bloco terminal 18 pontos, canal isolado, fornece energia para transmissor de 2 fios

Q66AD-DG (Nota 1)6 canais, entrada: 4 a 20 mA CC (quando transmissor de 2 fios está conectado), 0 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 4000, 0 a 12000, velocidade de conversão: 10 ms/canal, conector 40 pinos, canal isolado, fornece energia para transmissor de 2 fios

Q68ADI 8 canais, entrada: 0 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, 0 a 16000, -16000 a 16000, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Entrada de tensão/corrente

Q64AD 4 canais, entrada: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, 0 a 16000, -16000 a 16000, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Q64AD-GH 4 canais, entrada: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 32000, -32000 a 32000, 0 a 64000, -64000 a 64000, velocidade de conversão: 10 ms/4 canais, bloco terminal 18 pontos, canal isolado

Q68AD-G (Nota 1) 8 canais, entrada: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CC, saída (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, 0 a 16000, -16000 a 16000, velocidade de conversão: 10 ms/canal, conector 40 pinos, canal isolado

Saída analógica

Saída de tensão Q68DAVN 8 canais, entrada (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, -16000 a 16000, output: -10 a 10 V CC, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Saída de corrente Q68DAIN 8 canais, entrada (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000; output: 0 a 20 mA CC,

velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Saída de tensão/corrente

Q62DAN 2 canais, entrada (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, -16000 a 16000, output: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CC, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Q62DA-FG 2 canais, entrada (resolução): 0 a 12000, -12000 a 12000, -16000 a 16000, output: -12 a 12 V CC, 0 a 22 mA CC, velocidade de conversão: 10 ms/2 canais, bloco terminal 18 pontos

Q64DAN 4 canais, entrada (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, -16000 a 16000, output: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CC, velocidade de conversão: 80 μs/canal, bloco terminal 18 pontos

Q66DA-G (Nota 1) 6 canais, entrada (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, -16000 a 16000, output: -12 a 12 V CC, 0 a 22 mA CC, velocidade de conversão: 6 ms/canal, conector 40 pinos, canal isolado

Entrada/saída analógica

Entrada/saída de tensão e corrente

Q64AD2DA NE W

E n t r a d a : 4 canais Entrada: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CCSaída (resolução): 0 a 4000, -4000 a 4000, 0 a 12000, -12000 a 12000, 0 a 16000, -16000 a 16000Velocidade de conversão: 500 μs/canal

Saída: 2 canais Entrada (resolução): 0 a 4000,-4000 a 4000,0 a 12000,-16000 a 16000Saída: -10 a 10 V CC, 0 a 20 mA CCVelocidade de conversão: 500 μs/canal

Bloco terminal 18 pontos

Saída de célula de carga Q61LD NE W 1 canal, entrada (saída de célula de carga): 0,0 a 3,3 mV/V, saída (resolução): 0 a 10000, velocidade de conversão: 10 ms, bloco terminal 18 pontos

Entrada de temperatura

RTD

Q64RD 4 canais, RTD de platina (Pt100, JPt100), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 40 ms/canal, bloco terminal 18 pontos

Q64RD-G 4 canais, RTD de platina (Pt100, JPt100), nickel RTD (Ni100), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 40 ms/canal, função detecção de desconexão, isolação entre canais, bloco terminal 18 pontos

Q68RD3-G (Nota 1) 8 canais, RTD de platina (Pt100, JPt100), nickel RTD (Ni100), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 320 ms/8 canais, isolação entre canais, conector 40 pinos

Termopar

Q64TD 4 canais, termopar (B, R, S, K, E, J, T, N), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 40 ms/canal, isolação entre canais, bloco terminal 18 pontos

Q64TDV-GH 4 canais, termopar (B, R, S, K, E, J, T, N), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: ciclo de amostragem × 3, ciclo de amostragem: 20 ms/canal, isolação entre canais, bloco terminal 18 pontos

Q68TD-G-H01 (Nota 1) (Nota 2)

8 canais, termopar (B, R, S, K, E, J, T, N), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 320 ms/8 canais, isolação entre canais, conector 40 pinos

Q68TD-G-H02 (Nota 1) 8 canais, termopar (B, R, S, K, E, J, T, N), função detecção de desconexão, velocidade de conversão: 640 ms/8 canais, isolação entre canais, conector 40 pinos

Controle de temperatura

RTD de PlatinaQ64TCRT 4 canais, RTD de platina (Pt100, JPt100), controle de aquecimento/controle de arrefecimento, ciclo de amostragem: 500 ms/4 canais,

isolação entre canais, bloco terminal 18 pontos

Q64TCRTBW 4 canais, RTD de platina (Pt100, JPt100), controle de aquecimento/controle de arrefecimento, função detecção de desconexão de aquecedor, ciclo de amostragem: 500 ms/4 canais, isolação entre canais, dois blocos terminais 18 pontos

Termopar

Q64TCTT 4 canais, termopar (K, J, T, B, S, E, R, N, U, L, PL2, W5Re/W26Re), controle de aquecimento/controle de arrefecimento, ciclo de amostragem: 500 ms/4 canais, isolação entre canais, bloco terminal 18 pontos

Q64TCTTBW4 canais, termopar (K, J, T, B, S, E, R, N, U, L, PL2, W5Re/W26Re), controle de aquecimento/controle de arrefecimento, função detecção de desconexão de aquecedor, ciclo de amostragem: 500 ms/4 canais, isolação entre canais, dois blocos terminais 18 pontos

Controle de loop Q62HLC2 canais, entrada: termopar/micro tensão/tensão/corrente, velocidade de conversão (entrada): 25 ms/2 canais, ciclo de amostragem: 25 ms/2 canais; output: 4 a 20 mA CC, velocidade de conversão (saída): 25 ms/2 canais, bloco terminal 18 pontos, with 5 PID control modes

Nota 1) O conector não é fornecido. O conector A6CON4 deve ser pedido separadamente.Nota 2) O número de módulos que podem ser instalados é restringido com base na combinação entre fonte de alimentação e unidade base..

Page 52: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

51

Product List

Módulo de posicionamento e E/S de Pulso

Produto Modelo Resumo

Entrada de pulso de canal isolado QD60P8-G 8 canais, 30 kpps/10 kpps/1 kpps/100 pps/50 pps/10 pps/1 pps/0,1 pps, sinal de entrada de contagem: 5/12 a 24 V CC

Contador de alta velocidade

QD62 (Nota 1) 2 canais, 200/100/10 kpps, sinal de entrada de contagem: 5/12/24 V CC, entrada externa: 5/12/24 V CC, saída de coincidência: transistor (NPN), 12/24 V CC, 0,5 A/ponto, 2 A/comum, conector 40 pinos

QD62D (Nota 1) 2 canais, 500/200/100/10 kpps, sinal de entrada de contagem: RS-422-A padrão EIA (driver de linha diferencial), entrada externa: 5/12/24 V CC; saída de coincidência: transistor (NPN), 12/24 V CC, 0,5 A/ponto, 2 A/comum, conector 40 pinos

QD62E (Nota 1) 2 canais, 200/100/10 kpps, sinal de entrada de contagem: 5/12/24 V CC, entrada externa: 5/12/24 V CC, saída de coincidência: transistor (PNP), 12/24 V CC, 0,1 A/ponto, 0,4 A/comum, conector 40 pinos

QD63P6 (Nota 2) 6 canais, 200/100/10 kpps, sinal de entrada de contagem: 5 V CC, conector 40 pinos

QD64D2

(Nota 2)

2 canais, 4 Mpps, sinal de entrada de contagem: RS-422-A padrão EIA (driver de linha diferencial), entrada externa: 24 V CC, saída de coincidência: transistor (NPN), 12/24 V CC, 0,5 A/ponto, 2 A/comum, conector 40 pinos

Posicionamento

Saída de coletor aberto

QD75P1 (Nota 2) 1 eixo, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 200 kpps, conector 40 pinos

QD75P2 (Nota 2) 2 eixos, interpolação linear de 2 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 200 kpps, conector 40 pinos

QD75P4 (Nota 2) 4 eixos, interpolação linear de 2/3/4 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 200 kpps, conector 40 pinos

QD70P4 (Nota 2) 4 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 10/eixo, pulso de saída máx.: 200 kpps, conector 40 pinos

QD70P8 (Nota 2) 8 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 10/eixo, pulso de saída máx.: 200 kpps, conector 40 pinos

Saída diferencial

QD75D1 (Nota 2) 1 eixo, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 1 Mpps, conector 40 pinos

QD75D2 (Nota 2) 2 eixos, interpolação linear de 2 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 1 Mpps, conector 40 pinos

QD75D4 (Nota 2) 4 eixos, interpolação linear de 2/3/4 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, pulso de saída máx.: 1 Mpps, conector 40 pinos

QD70D4 (Nota 2) 4 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 10/eixo, pulso de saída máx.: 4 Mpps, conector 40 pinos

QD70D8 (Nota 2) 8 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 10/eixo, pulso de saída máx.: 4 Mpps, conector 40 pinos

Com conectividade SSCNET

QD75M1 (Nota 1) 1 eixo, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos

QD75M2 (Nota 1) 2 eixos, interpolação linear de 2 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos

QD75M4 (Nota 1) 4 eixos, interpolação linear de 2/3/4 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos

Com conectividade SSCNET 3

QD75MH1 (Nota 1) 1 eixo, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos, com conectividade SSCNET 3

QD75MH2 (Nota 1) 2 eixos, interpolação linear de 2 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos, com conectividade SSCNET 3

QD75MH4 (Nota 1) 4 eixos, interpolação linear de 2/3/4 eixos, interpolação circular de 2 eixos, unidade de controle: mm, polegada, grau, pulso, nº de dados de posicionamento: 600/eixo, conector 40 pinos, com conectividade SSCNET 3

QD74MH8 8 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 32/eixo, com conectividade SSCNET 3

QD74MH16 16 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 32/eixo, com conectividade SSCNET 3

Saída de coletor aberto com função contador incorporado

QD72P3C3 (Nota 2) Posicionamento: 3 eixos, unidade de controle: pulso, nº de dados de posicionamento: 1/eixo, pulso de saída máx.: 100 kpps, contador: 3 canais, 100 kpps, sinal de entrada de contagem: 5/24 V CC, conector 40 pinos

Nota 1) O conector não é fornecido. Os conectores A6CON1/A6CON2/A6CON3/A6CON4 devem ser pedidos separadamente.Nota 2) O conector não é fornecido. Os conectores A6CON1/A6CON2/A6CON4 devem ser pedidos separadamente.

NE W

Page 53: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

52

Módulos de Informação

Produto Modelo Resumo

Interface MES QJ71MES96 Módulo de interface MES *Interface MX MES e Cartão CompactFlash são requeridos.

Opção

GT05-MEM-128MC Cartão CompactFlash 128 MB

GT05-MEM-256MC Cartão CompactFlash 256 MB

QD81MEM-512MBC Cartão CompactFlash 512 MB

QD81MEM-1GBC Cartão CompactFlash 1 GB

Registrador de Dados de Alta Velocidade QD81DL96 Módulo Registrador de Dados de Alta Velocidade *Cartão CompactFlash é requerido

Opção

QD81MEM-512MBC Cartão CompactFlash 512 MB

QD81MEM-1GBC Cartão CompactFlash 1 GB

QD81MEM-2GBC Cartão CompactFlash 2 GB

QD81MEM-4GBC Cartão CompactFlash 4 GB

QD81MEM-8GBC Cartão CompactFlash 8 GB

Ethernet

QJ71E71-100 10BASE-T/100BASE-TX

QJ71E71-B2 10BASE2

QJ71E71-B5 10BASE5

Comunicação serial

QJ71C24N RS-232: 1 canal, RS-422/485: 1 canal, velocidade de transmissão total de 2 canais: 230,4 kbps

QJ71C24N-R2 RS-232: 2 canais, velocidade de transmissão total de 2 canais: 230,4 kbps

QJ71C24N-R4 RS-422/485: 2 canais, velocidade de transmissão total de 2 canais: 230,4 kbps

Comunicação inteligente

QD51 Módulo de execução de programa BASIC, RS-232: 2 canais

QD51-R24 Módulo de execução de programa BASIC, RS-232: 1 canal, RS-422/485: 1 canal

SW1IVD-AD51HP (Nota 1) Pacote de software para QD51, AD51H-S3, e A1SD51S

Nota 1) O programa é rodado em comando prompt do Windows®.

Módulo de controle de rede

Rede CC-Link IE Controller QJ71GP21-SX Cabo de fibra ótica multi-modo, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle)

QJ71GP21S-SX Cabo de fibra ótica multi-modo, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle), com função de alimentação externa

MELSECNET/H

Loop ótico (SI)

QJ71LP21-25 SI/QSI/H-PCF/ cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle) ou rede de E/S remoto (estação mestre remoto)

QJ71LP21S-25 SI/QSI/H-PCF/ cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle) ou rede de E/S remoto (estação mestre remoto), com função de alimentação externa

QJ72LP25-25 SI/QSI/H-PCF/ cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, ou rede de E/S remoto (estação E/S remoto)

Loop ótico (GI)QJ71LP21G Cabo de fibra ótica GI-50/125, loop dual,

rede de controladores (estação normal/controle) ou rede de E/S remoto (estação mestre remoto)

QJ72LP25G Cabo de fibra ótica GI-50/125, loop dual, ou rede de E/S remoto (estação E/S remoto)

Bus coaxialQJ71BR11 Cabo coaxial 3C-2V/5C-2V, bus simples,

rede de controladores (estação normal/controle) ou rede de E/S remoto (estação mestre remoto)

QJ72BR15 Cabo coaxial 3C-2V/5C-2V, bus simples, ou rede de E/S remoto (estação E/S remoto)

Bus trançado QJ71NT11B Cabo de par trançado, bus simples, rede de controladores (estação normal/controle)

Rede CC-Link IE Field QJ71GF11-T2 NE W (Nota 1) Estação mestre/local, compatível com RedeCC-Link IE Field

CC-Link QJ61BT11N Estação mestre/local, compatível com CC-Link Ver. 2

CC-Link/LT QJ61CL12 Estação mestre

FL-net(OPCN-2)

Ver. 2.00

QJ71FL71-T-F01 10BASE-T, 100BASE-TX

QJ71FL71-B2-F01 10BASE2

QJ71FL71-B5-F01 10BASE5

Ver. 1.00

QJ71FL71-T 10BASE-T

QJ71FL71-B2 10BASE2

QJ71FL71-B5 10BASE5

AS-i QJ71AS92 Estação mestre, compatível com Especificação de Interface AS Versão 2.11

Nota 1) Suportado por CPUs modelo Universal cujos primeiros cinco dígitos do número de série são 12012 ou superior. GX Works2 versão 1.25B ou posterior é requerido para a configuração e diagnóstico.

Page 54: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

53

Product List

Suporte de reposição e Produtos de transição MELSEC-A/QnA

Produto Modelo Resumo

Base grande Q

Base principalQ35BL (Nota 1) 5 slots. Instalação de módulo de alimentação requerida para instalação de módulo de entrada/saída grande da Série Q.

Q38BL (Nota 1) 8 slots. Instalação de módulo de alimentação requerida para instalação de módulo de entrada/saída grande da Série Q.

Base de extensão

Q65BL (Nota 1) 5 slots. Instalação de módulo de alimentação requerida para instalação de módulo de entrada/saída grande da Série Q.

Q68BL (Nota 1) 8 slots. Instalação de módulo de alimentação requerida para instalação de módulo de entrada/saída grande da Série Q.

Q55BL (Nota 1) 5 slots. Instalação de módulo de alimentação não requerida para instalação de módulo de entrada/saída grande da Série Q.

Tampa de espaço grande QG69L (Nota 1) Para ajuste de espaço quando um módulo da Serie Q anterior está instalado na base grande Q.

E/S grande Q

Entrada

QX11L (Nota 1) Para reposição do módulo grande "A" "AX11".32 pontos, 100 a 120 V CA, tempo de resposta: 25 ms, 32 pontos/comum, bloco terminal de 38 pontos

QX21L NE W

(Nota 1)

Para reposição do módulo grande "A" "AX21".32 pontos, 200 a 240 V CA, tempo de resposta: 25 ms, 32 pontos/comum, bloco terminal de 38 pontos

Saída

QY11AL NE W

(Nota 1)

Para reposição do módulo grande "A" "AY10A, AY11A".16 pontos, 24 V CC/240 V CA, 2 A/ponto; 16 A/todos os pontos, contatos independentes de todos os pontos, tempo de resposta: 12 ms, bloco terminal de 38 pontos

QY13L (Nota 1) Para reposição do módulo grande "A" "AY13".32 pontos, 24 V CC/240 V CA, 2 A/ponto; 5 A/comum, 8 pontos/comum, tempo de resposta: 12 ms, bloco terminal de 38 pontos

QY23L (Nota 1) Para reposição do módulo grande "A" "AY23".32 pontos, 100 a 240 V CA; 0,6 A/ponto, 2,4 A/comum, 8 pontos/comum, tempo de resposta: 1 ms + 0,5 ciclo, bloco terminal de 38 pontos

Contador de alta velocidade

QD62-H01 (Nota 2) Para reposição do módulo grande "A" "AD61".2 canais, 50 kpps, sinal de entrada de contagem: 5/12/24 V CC, entrada externa: 5/12/24 V CC, saída de coincidência: transistor (NPN), 12/24 V CC, 0,5 A/ponto; 2 A/comum

QD62-H02 (Nota 2) Para reposição do módulo grande "A" "AD61-S1".2 canais, 10 kpps, sinal de entrada de contagem: 5/12/24 V CC, entrada externa: 5/12/24 V CC, saída de coincidência: transistor (NPN), 12/24 V CC, 0,5 A/ponto; 2 A/comum

Base de extensão

série AnS QA1S65B (Nota 3) 5 slots. Requer instalação de módulo de alimentação da série AnS para instalação de módulos da série AnS.

QA1S68B (Nota 3) 8 slots. Requer instalação de módulo de alimentação da série AnS para instalação de módulos da série AnS.

Série AQA65B (Nota 3) 5 slots. Requer instalação de módulo de alimentação da série A para instalação de módulos da série A.

QA68B (Nota 3) 8 slots. Requer instalação de módulo de alimentação da série A para instalação de módulos da série A.

Para estação local MELSECNET (2)

A1SJ71AP23Q (Nota 3) Cabo ótico, loop duplex, estação local MELSECNET (2)

A1SJ71AR23Q (Nota 3) cabo coaxial 3C-2V/5C-2V, loop duplex, estação local MELSECNET (2)

Para estação local MELSECNET/B A1SJ71AT23BQ (Nota 3) Cabo de par trançado, bus simples, estação local MELSECNET/B

Nota 1) Suportado apenas por QCPU Alto Desempenho e QCPU Universal (excluindo Q00UJCPU).Nota 2)O conector não é fornecido. Por favor, peça um dos seguintes separadamente: A6CON1/A6CON2/A6CON3/A6CON4Nota 3) Suportado apenas por modelo de Alto Desempenho QCPU.

Page 55: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

54

Placa de interface de PC

Produto Modelo Resumo

Rede CC-Link IE ControllerQ80BD-J71GP21-SX Compatível com bus PCI/bus PCI-X, OS Japonês/Inglês, Cabo de fibra ótica multi-modo, loop dual,

rede de controladores (estação normal/controle)

Q80BD-J71GP21S-SX Compatível com bus PCI/bus PCI-X, OS Japonês/Inglês, Cabo de fibra ótica multi-modo, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle), com função de alimentação externa

MELSECNET/H(10)

Loop ótico (SI)

Q81BD-J71LP21-25 Compatível com bus PCI Express, OS Japonês/Inglês, SI/QSI/H-PCF/cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle)

Q80BD-J71LP21-25 Compatível com bus PCI, OS Japonês/Inglês, SI/QSI/H-PCF/cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle)

Q80BD-J71LP21S-25 Compatível com bus PCI, OS Japonês/Inglês, SI/QSI/H-PCF/cabo de fibra ótica de banda larga H-PCF, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle), com função de alimentação externa

Loop ótico (GI) Q80BD-J71LP21G Compatível com bus PCI, OS Japonês/Inglês, Cabo de fibra ótica GI-50/125, loop dual, rede de controladores (estação normal/controle)

Bus coaxial Q80BD-J71BR11 Compatível com bus PCI, OS Japonês/Inglês, cabo coaxial 3C-2V/5C-2V, bus simples, rede de controladores (estação normal/controle)

CC-LinkQ81BD-J61BT11 Compatível com bus PCI Express, OS Japonês/Inglês, placa de interface mestre/local, compatível com CC-Link Ver. 2

Q80BD-J61BT11N Compatível com bus PCI, OS Japonês/Inglês, placa de interface mestre/local, compatível com CC-Link Ver. 2

Page 56: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

55

Product List

MELSOFT Série GX * Para detalhes sobre os tipos de CPU compatíveis, consulte o item "CPUs Compatíveis".

Produto Modelo ResumoCPUs compatíveis*

Modelo Universal Modelo Alto Desempenho

Modelo Básico

CPU de Processo

CPU RedundanteQnU QnUD(E)

GX Works2 SW1DNC-GXW2-ENE W

Software de engenharia do controlador programável(software com funções integradas, incluindo ferramentas para programação, simulação e ajuste/monitoramento de vários módulos)

� � � � — —

GX Developer SW8D5C-GPPW-E Software para programação de controlador programável MELSEC �

�(Nota 1)

� � � �

SW8D5C-GPPW-EV Software para programação de controlador programável MELSEC (upgrade) ��

(Nota 1) � � � �

GX Simulator (Nota 2) SW7D5C-LLT-E Software para simulação de controlador programável MELSEC �

�(Nota 1)

� � � �

SW7D5C-LLT-EV Software para simulação de controlador programável MELSEC (upgrade) ��

(Nota 1) � � � �

GX Converter (Nota 2) SW0D5C-CNVW-E Converso de dados Excel/texto — — � � � �

GX Configurator-AD (Nota 2) SW2D5C-QADU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de conversão analógico para digital �

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-DA (Nota 2) SW2D5C-QDAU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de conversão Digital para analógico �

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-SC (Nota 2) SW2D5C-QSCU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de comunicação serial dedicado

MELSEC-Q�

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-CT (Nota 2) SW0D5C-QCTU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo contador de alta velocidade

dedicado MELSEC-Q�

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-TC (Nota 2) SW0D5C-QTCU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de controle de temperatura

dedicado MELSEC-Q�

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-TI (Nota 2) SW1D5C-QTIU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de entrada de temperatura

dedicado MELSEC-Q�

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-FL (Nota 2) SW0D5C-QFLU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo FL-net dedicado MELSEC-Q �

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-PT (Nota 2) SW1D5C-QPTU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de posicionamento dedicado QD70

MELSEC-Q�

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-AS (Nota 2) SW1D5C-QASU-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo mestre AS-i �

�(Nota 1)

� � � �

GX Configurator-QP SW2D5C-QD75P-E Ferramenta de ajuste/monitoramento de módulo de posicionamento QD75P/D/M ��

(Nota 1) � � � �

GX Explorer SW2D5C-EXP-E Ferramenta de manutenção — — � ��

(Nota 3) —

GX RemoteService-1 SW2D5C-RAS-E Ferramenta de acesso remoto — — � ��

(Nota 3) —

GX WorksSW4D5C-QSET-E Pacotes GX Developer, GX Simulator, GX Explorer, e 4 GX Configurator

(AD, DA, SC, e CT)(Nota 4)

SW8D5C-GPPLLT-E GX Developer, GX Simulator, GX Explorer (Nota 4)

Nota 1) Não compatível com Q50UDEHCPU, Q100UDEHCPU, e QJ71GF11-T2.Nota 2) Opera como software add-in de GX Developer. GX Developer é requerido.Nota 3) Não compatível com Q02PHCPU e Q06PHCPU.Nota 4) Para detalhes sobre as CPUs compativeis com os itens de ajuste, consulte as CPUs compatíveis para produtos individuais.

*Por favor, contate o seu escritório de vendas ou representante Mitsubishi para as informações mais recentes sobre as versões de software e compatibilidade.

Page 57: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

56

MELSOFT MX SeriesMX Component SW3D5C-ACT-E Biblioteca ActiveX® para comunicação � � � � � �

MX Sheet SW1D5C-SHEET-E Ferramenta de suporte de comunicação Excel® � � � � � �

MX Works SW1D5C-SHEETSET-E Um conjunto de dois produtos: MX Component, MX Sheet (Nota 1)

MX MESInterface SW1DNC-MESIF-E Módulo de interface MES e ferramenta de ligação de informação dedicada QJ71MES96 (Nota 2)

Nota 1) Para detalhes sobre as CPUs compativeis com os itens de ajuste, consulte as CPUs compatíveis para produtos individuais.Nota 2) Requerido quando se usa módulo de interface MES..

MELSOFT Série PX * Para detalhes sobre os tipos de CPU compatíveis, consulte o item "CPUs Compatíveis"..

Produto Modelo REsumoCPUs compatíveis*

Modelo Universal Modelo Alto Desempenho

Modelo Básico

CPU de Processo

CPU RedundanteQnU QnUD(E)

PX Developer SW1D5C-FBDQ-E Pacote de software de controlde de processo FBD — — — — � �

PX Works SW3D5C-FBDGPP-E Um conjunto de seis produtos: PX Developer, GX Developer, GX Configurator-AD, DA, CT, TI

(Nota)

Nota) Para detalhes sobre as CPUs compativeis com os itens de ajuste, consulte as CPUs compatíveis para produtos individuais..

CPUs compatíveisItem Modelo

Modelo UniversalQCPU

QnU Q00UJ, Q00U, Q01U, Q02U

QnUD(E)Q03UD(E), Q04UD(E)H, Q06UD(E)H,Q10UD(E)H, Q13UD(E)H, Q20UD(E)H, Q26UD(E)H, Q50UDEH, Q100UDEH

Modelo Alto Desempenho QCPU Q02, Q02H, Q06H, Q12H, Q25H

Modelo Básico QCPU Q00J, Q00, Q01

CPU de Processo Q02PH, Q06PH, Q12PH, Q25PH

CPU Redundante Q12PRH, Q25PRH

MELSOFT iQ Works

MELSOFT iQ Works

SW1DNC-IQWK-E NE W

(Edição CD)

Software de engenharia FA*1

• Software de gerenciamento de sistema "MELSOFT Navigator" Design inovador, ferramenta para ligação com produtos iQ Works

• Software de engenharia de CLP "MELSOFT GX Works2" Ferramentas para programação e simulação de CLP, e ajuste/monitoramento de vários outros módulos.

• Softwae de engenharia de controlador de movimento "MELSOFT MT Works2" Ferramentas de suporte total para design e manutenção de controlador de movimento

• Software de criação de tela de visualização "MELSOFT GT Works3" Ferramentas de suporte para criação de telas de visualização

SW1DND-IQWK-E NE W

(Edição DVD)

Nota) Para detalhes sobre os modelos compatíveis com cada item de software, consulte os manuais de produto relevantes.

Licenças múltiplas, licenças adicionais e atualizações de licença múltipla estão disponíveis.

Licenãs múltiplas e licenças adicionais estão disponíveis.

Licenças múltiplas estão disponíveis.

Page 58: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

57

NOTAS

Page 59: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

58

Page 60: Controladores Programáveis Mitsubishi Melsec Controle de ...br.mitsubishielectric.com/fa/pt/download/catalog/pdf/P-CLN-030-D.pdf · Sensor de temperatura, sensor de fluxo, sensor

Controladores Programáveis Mitsubishi

P-CLN-030-DNova publicação efetiva em Sep. 2010.

Especificações sujeitas a mudança sem notificação.

HEAD OFFICE: TOKYO BUILDING, 2-7-3, MARUNOUCHI, CHIYODA-KU, TOKYO 100-8310, JAPANNAGOYA WORKS: 1-14, YADA-MINAMI 5, HIGASHI-KU, NAGOYA, JAPAN

Para utilizar os produtos expostos nesta publicação apropriadamente, sempre leia os manuais antes de começar a utilizá-los.

Os produtos neste catálogo foram fabricados como peças de uso geral para indústrias em geral e não foram desenhados ou fabricados para serem incorporados em quaisquer dispositivos ou sistemas usados em propósitos relacionados à vida humana.

Antes de utilizar os produtos para propósitos especiais, como energia nuclear, energia elétrica, aeroespacial, medicina ou veículos de locomoção de passageiros, consulte a Mitsubishi.

Os produtos neste catálogo foram fabricados sob estrito controle de qualidade. Entretanto, ao instalar o produto onde acidentes maiores ou perdas possam ocorrer se o produto falhar, instale funções de backup ou de prevenção de falha apropriadas no sistema.

Para uso seguroEsta publicação explica as características e funções típicas dos controladores programáveis da série Q e não oferece restrições e outras informações relacionadas ao uso e combinações de módulos. Antes de usar os produtos, sempre leia os manuais de usuário dos mesmos.A Mitsubishi Electric não se responsabiliza por danos causados por fatores que se demonstrem não terem sido por causa da Mitsubishi Electric, perda de oportunidade ou lucros cessantes causados por falhas em produtos Mitsubishi Electric; danos, danos secundários, ou compensação de acidentes, previsíveis ou não, causados por fatores especiais; danos a outros produtos exceto produtos Mitsubishi Electric; e outras obrigações.

Precauções para Escolha de Produtos

País/Região Escritório de Vendas Tel/Fax

EUA Mitsubishi Electric Automation lnc. Tel : +1-847-478-2100500 Corporate Woods Parkway Vernon Hills, IL 60061, USA Fax : +1-847-478-2253

Brasil MELCO-TEC Rep. Com.e Assessoria Tecnica Ltda. Tel : +55-11-3146-2200Av Paulista, 1439-Cj. 72 Cerqueira Cesar CEP 01311-200, Fax : +55-11-3146-2217Sao Paulo, SP, CEP:01311-200, Brazil

Alemanha Mitsubishi Electric Europe B.V. German Branch Tel : +49-2102-486-0Gothaer Strasse 8 D-40880 Ratingen, Germany Fax : +49-2102-486-1120

Reino Unido Mitsubishi Electric Europe B.V. UK Branch Tel : +44-1707-276100Travellers Lane, Hatfield, Hertfordshire., AL10 8XB, UK Fax : +44-1707-278695

Itália Mitsubishi Electric Europe B.V. Italian Branch Tel : +39-039-60531Viale Colleoni 7-20041 Agrate Brianza (Milano), Italy Fax : +39-039-6053312

Espanha Mitsubishi Electric Europe B.V. Spanish Branch Tel : +34-93-565-3131Carretera de Rubi 76-80 E-08190 Sant Cugat del Valles (Barcelona), Spain Fax : +34-93-589-2948

França Mitsubishi Electric Europe B.V. French Branch Tel : +33-1-5568-556825,Boulevard des Bouvets, F-92741 Nanterre Cedex, France Fax : +33-1-5568-5757

República Checa Mitsubishi Electric Europe B.V.-o.s.-Czech office Tel : +420-251-551-470Avenir Business Park, Radlická 714/113a CZ-158 00 Praha 5 Fax : +420-251-551-471

Polônia Mitsubishi Electric Europe B.V. Polish Branch Tel : +48-12-630-47-00ul. Krakowska 50 32-083 Balice, Poland Fax : +48-12-630-47-01

Rússia Mitsubishi Electric Europe B.V. Russian Branch St.Petersburg office Tel : +7-812-633-3497Sverdlovskaya emb., bld "Sch", BC "Benua", office 720; 195027, St.Petersburg, Russia Fax : +7-812-633-3499

África do Sul Circuit Breaker Industries Ltd. Tel : +27-11-977-07709 Derrick Road, Spartan, Gauteng PO Box 100, Kempton Park 1620, South Africa Fax : +27-11-977-0761

China Mitsubishi Electric Automaiton (China) Ltd. Tel : +86-21-2322-3030No.1386 Hongqiao Road,Mitsubishi Electric Automation Center Shanghai China Fax : +86-21-2322-3000

Taiwan Setsuyo Enterprise Co., Ltd. Tel : +886-2-2299-24996F., No.105, Wugong 3rd, Wugu Dist, New Taipei City 24889, Taiwan, R.O.C. Fax : +886-2-2299-2509

Coreia Mitsubishi Electric Automation Korea Co., Ltd. Tel : +82-2-3660-95301480-6, Gayang-dong, Gangseo-ku Seoul 157-200, Korea Fax : +82-2-3664-8372

Singapura Mitsubishi Electric Asia Pte, Ltd. Tel : +65-6470-2480307 Alexandra Road #05-01/02, Mitsubishi Electric Bulding Singapore 159943 Fax : +65-6476-7439

Tailândia Mitsubishi Electric Automation (Thailand) Co., Ltd. Tel : +66-2-906-3238Bang-Chan Industrial Estate No.111 Soi Serithai 54, Fax : +66-2-906-3239T.Kannayao, A.Kannayao, Bangkok 10230 Thailand

Indonésia P.T. Autoteknindo Sumber Makmur Tel : +62-21-663-0833Muara Karang Selatan Block A/Utara No.1 Kav. Fax : +62-21-663-0832No.11 Kawasan Industri/Pergudangan Jakarta-Utara 14440, P.O Box5045Jakarta 11050, Indonesia

Índia Mitsubishi Electric India Pvt. Ltd. Tel : +91-124-46303002nd Floor, DLF Building No.9B, DLF Cyber City Phase III, Gurgaon 122002, Haryana, India Fax : +91-124-4630399

Austrália Mitsubishi Electric Australia Pty.Ltd. Tel : +61-2-9684-7777348 Victoria Road, Rydalmere, N.S.W 2116, Australia Fax : +61-2-9684-7245