CONVÍVIO - paroquia-amadora.pt · para ganhar dinheiro, para defender os seus interesses, ou para...

2
CONVÍVIO Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora 3º Domingo do Advento | Ano A 11 de dezembro de 2016 Série II Número 512 João não é um pregador da moda, cujas ideias variam conforme as flutuações da opinião pública ou os interesses dos poderosos; nem é um charlatão bem vestido, que prega para ganhar dinheiro, para defender os seus interesses, ou para ter uma vida cómoda e sem grandes exigências. Mas é um profeta, que recebeu de Deus uma missão e que pro- cura cumpri-la, com fidelidade e sem medo. A minha vida e o meu testemunho proféti- co cumprem-se com a mesma verticalidade e honestidade, ou estou disposto e vender- me a interesses menos próprios, se isso me trouxer benefícios? A “dúvida” de João acer- ca da messianidade de Jesus não é chocante, mas é sinal de uma profunda honestidade. Devemos ter mais medo daqueles que têm certezas inamovíveis, que estão absoluta- mente certos das suas verdades e dos seus dogmas, do que daqueles que procuram, honestamente, as respostas às questões que a vida todos os dias coloca. Sou um funda- mentalista, que nunca se engana e raramente tem dúvidas, ou alguém que sabe que não tem o monopólio da verdade, que ouve os irmãos, e que procura, com eles, desco- brir o caminho verdadeiro? in site dos Dehonianos Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou- Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem- aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aque- les que usam roupas delicadas encontram -se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim Eu vo-lo digo e mais que profeta. É dele que está escri- to: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensa- geiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mu- lher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».

Transcript of CONVÍVIO - paroquia-amadora.pt · para ganhar dinheiro, para defender os seus interesses, ou para...

CONVÍVIO

Email: [email protected] | Tel: 214 937 813 | Telem: 969 698 125 | www.paroquia-amadora.pt

Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Amadora

3º Domingo do Advento | Ano A 11 de dezembro de 2016 Série II – Número 512

João não é um pregador da moda, cujas ideias variam conforme as flutuações da opinião pública ou os interesses dos poderosos; nem é um charlatão bem vestido, que prega para ganhar dinheiro, para defender os seus interesses, ou para ter uma vida cómoda e sem grandes exigências. Mas é um profeta, que recebeu de Deus uma missão e que pro-cura cumpri-la, com fidelidade e sem medo. A minha vida e o meu testemunho proféti-co cumprem-se com a mesma verticalidade e honestidade, ou estou disposto e vender-me a interesses menos próprios, se isso me trouxer benefícios? A “dúvida” de João acer-ca da messianidade de Jesus não é chocante, mas é sinal de uma profunda honestidade. Devemos ter mais medo daqueles que têm certezas inamovíveis, que estão absoluta-mente certos das suas verdades e dos seus dogmas, do que daqueles que procuram, honestamente, as respostas às questões que a vida todos os dias coloca. Sou um funda-mentalista, que nunca se engana e raramente tem dúvidas, ou alguém que sabe que não tem o monopólio da verdade, que ouve os irmãos, e que procura, com eles, desco-brir o caminho verdadeiro? in site dos Dehonianos

Naquele tempo, João Baptista ouviu falar, na prisão, das obras de Cristo e mandou-Lhe dizer pelos discípulos: «És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo». Quando os mensageiros partiram, Jesus começou a falar de João às multidões: «Que fostes ver ao deserto? Uma cana agitada pelo vento? Então que fostes ver? Um homem vestido com roupas delicadas? Mas aque-les que usam roupas delicadas encontram-se nos palácios dos reis. Que fostes ver então? Um profeta? Sim – Eu vo-lo digo – e mais que profeta. É dele que está escri-to: ‘Vou enviar à tua frente o meu mensa-geiro, para te preparar o caminho’. Em verdade vos digo: Entre os filhos de mu-lher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o menor no reino dos Céus é maior do que ele».

LEITURAS | 3º DOMINGO DO ADVENTO | ANO A

Ref Vinde, Senhor, e salvai-nos.

LEITURA I

SALMO

LEITURA II

EVANGELHO

Is 35, 1-6A.10

145(146), 7.8-9A.9BC-10

Tg 5, 7-10

Mt 11, 2-11

Informações

VICENTINOS|CABAZ DE NATAL 2016

Os Vicentinos solicitam a colaboração da Comunidade na recolha de alimen-tos, de 9 a 16 de dezembro. Entrega no cartório. Nestes mesmos dias e local, também se podem inscrever as famílias que desejam receber o cabaz, que deve ser levantado de 13 a 16 de dezembro, das 10H às 12H, rua da Venteira, 12 A.

’NOITE DA ESPERA’|ORAÇÃO

Dia 16 de dezembro, 6ª feira, 21H30, no salão paroquial da igreja matriz, vamos rezar em comunidade.

CAMPANHA MÃE PEREGRINA, COROAÇÃO DAS IMAGENS DE Nª SENHORA DE SHOENSTATT

Dia 18 de dezembro, domingo, na igreja matriz, Eucaristia das 11H30.

TEMPO NOCTURNO PARA O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Para além do horário habitual durante a semana, haverá, no dia 20 de dezem-bro, 3ª feira, com início às 21H30, na igreja matriz, um tempo particular para o Sacramento da Reconciliação, com a presença de vários sacerdotes.