Cópia de Quarto de Bebe - Arquitetura do...

11

Transcript of Cópia de Quarto de Bebe - Arquitetura do...

QUARTO

DOS FILHOSO passo a passo para deixar sua casa ainda mais

linda com a ajuda da Arquitetura do Abraço

O tempo está voando e nossos filhos crescendo muito rápido. Suas necessidades de espaço vão mudando e temos que adaptar o quarto algumas vezes para atendê- los, certo?

Tenho certeza que se você é mãe sentiu isso na pele, rs. Porém, podemos pensar em algumas formas de amenizar estas mudanças, e é sobre isto que este e-book  aqui fala.

Aproveite!

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Quarto dos filhos

Então você descobriu que está esperando um pequeno ser e seu coração já transborda de tanto amor. Começamos a arrumar a casa para receber esta pequena criaturinha que chega pra virar sua vida de cabeça pra baixo e você tá adorando tudo isso!

Depois de pensar no enxoval chega a hora de arrumar o quarto, e aí você logo pensa, será menino ou menina? Rosa ou azul? Confesso que não gosto desse pragmatismo. Prefiro o quarto mais neutro que poderia receber qualquer um dos sexos.

Claro que você acaba colocando na decoração uma boneca ou um carrinho, mas, se quer fazer durar a decoração então lhe aconselho a deixar esses pontos mais pessoais e “definidores de sexo” nos detalhes. Assim, se você vier a ter outro filho e for de sexo diferente vai ser mais fácil de adaptar ou juntar os dois no mesmo quarto. 

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Fonte: Google

Além de pensar na questão de cores dos móveis e peças maiores de tom neutro, e quando digo neutro, são cores que sirva para menino ou menina, temos que pensar nos tamanhos para as diferentes idades.

Quando bebê, você vai precisar de um local que sirva de trocador, de um berço, de um armário ou cômoda para guardar as roupas e afins, de uma poltrona e talvez de uma cama para apoio. Nessa fase não conseguimos fugir muito do padrão. Todo bebê precisa de berço, de um local seguro. Então, pense em um que possa se transformar em caminha, pois quando chega a idade de um ano e pouco já pode fazer esta troca e aí ,vai até uns 4 anos.

 

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Fonte: Google

Se tiver optado por uma cama de apoio, é só retirar o berço e já usar a cama de apoio para criança. Essa cama (use grades laterais por um período) vai acompanha-lo um bom tempo, até a adolescência facilmente, trocando apenas o colchão que tem uma vida útil menor.  

Além dessas opções básicas, tem as caminhas Montessorianas, que são lindas e representam um passo importante para o desenvolvimento da criança, porém, ela restringe mais o período de uso.

O que muitos pais fazem é usar um berço portátil e não ter berço no quarto da criança. Assim, já coloca essa caminha baixa, e durante o dia fica mais fácil se ter o controle do bebê.

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Fonte: Google

Cômoda para usar como trocador. É bem comum este tipo de móvel no quarto de um bebê, porém depois de um tempo perde a função, não fica tão útil quanto um dia foi eocupa um grande espaço no quarto.

 Então, aqui vai uma sugestão: Tente fazer uma bancada que seja regulável com o tempo, assim, depois você só precisa baixar e servir de bancada de estudos para a criança. Ou ainda fique com a cômoda e depois dê novo uso a ela. Se ela não for muito grande, você pode usar como “criado mudo” até no seu quarto. Pode usar no hall íntimo para decoração e guardar roupa de cama. Fique atenta as possibilidades! Móveis curingas nessas fases detransição é essencial. 

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Cômoda

Fonte: Google

Na página anterior, você pode perceber que o modelo é praticamente o mesmo, sendo usado na sala, no quarto do casal e no quarto do bebê.

A poltrona de amamentação costuma virar um elefante branco na sua casa, mas pense em repaginar e colocar como um móvel destaque na sua sala ou no seu quarto.

 Procure modelos mais adaptáveis a outros ambientes. Não usei a poltrona no quarto, acabava amamentando na cama, no sofá ou em qualquer outro lugar, mas confesso que me fez falta, principalmente no começo. 

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Poltrona

Fonte: Google

Há quem diga que armário nunca é demais. Porém, crianças precisam de espaço para brincar e os benditos armários ocupam espaço. Eles são necessários para guardar as coisas e organizar a bagunça, mas, cuidado, não exagere! Até porque, quanto mais armário tiver, mais enchemos de coisas. 

Armários são mais duradouros. Ou seja, em qualquer idade vai usá-los. As divisões que mudarão um pouco com o passar dos anos, então, procure ter opções de remover prateleiras para aumentar a altura dos cabides, por exemplo.  

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Armários

Fonte: Google

Uma coisa que por volta dos 2 anos aparece no quarto das crianças são as mesinhas ou bancadas de “estudo”. Elas são muito importantes para criança desenvolver algumas atividades no cantinho dela.

 Temos várias opções de mesinhas prontas no mercado e se você tiver espaço, coloque uma que você possa sentar junto com ela e interagir, ou até mesmo amiguinhos que vão à sua casa brincar.

Com o tempo as crianças vão sentir necessidade de uma mesinha maior, e já irão querer assumir sua individualidade, nesse período uma bancada de estudos com uma cadeira pra ele resolve o problema.

 Lembra da dica que falei para o trocador? Se usou uma bancada para isto, agora é hora de baixar na altura e servir de mesa para seu filho estudar... 

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Bancadas

Fonte: Google

Em se tratando de detalhes, estes são mais fáceis de serem substituídos e a mudança de idade pede isso. Os bichinhos de pelúcias são trocados por super-heróis ou por bonecas, ou por outros brinquedos.

 Quando adolescentes eles praticamente desaparecem, deixando apenas os queridinhos e outras paixões surgem, às vezes o esporte, às vezes um ídolo da música e por aí vai, essa decoração é que ditará a mudança da personalidade e idade deles.

São objetos fáceis e mais baratos de trocar que um móvel. Então, estas foram as nossas dicas, espero ter ajudado um pouquinho nesse processo, no momento em que escrevo meu filho tem 6 anos e até agora só retirei o berço do quarto, o resto permanece.  

Já usou e abusou de tudo que tem lá, peças ganharam usos diferentes, trocaram de cor, mas que são sempre reutilizadas. Um quartinho cheio de amor e afeto para seus filhos!

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Detalhes

Arquiteta responsável pela criação e desenvolvimentos dos projetos. Idealizadora da Arquitetura do Abraço.

Adoro sonhar, ver coisas novas conhecer boas histórias e novas culturas. Feliz e cheia de cores!

Formada pelo Cesmac (Centro de Ensino Superior de Maceió) em 2005 e pós- graduada em Gestão de Empreendimentos de Arquitetura pela PUC-MG em 2007.

O conceito da Arquitetura do Abraço surge da nossa necessidade de ajudar as pessoas a se reconectarem com a casa onde moram, de transformar a casa onde moram em lar, e principalmente, de vê-las felizes no espaço de habitam. Pois é ali que encontram a paz mental e espiritual que precisam.

O nosso trabalho é permitir que a casa não seja apenas uma casa, mas um espaço com todos os significados e sensações boas e prazerosas que ele possa lhe oferecer.

A Arquitetura do Abraço está aqui para te ajudar!

Telefones: +55(31)99268-0261 | +55(11)98131-9383 E-mail: [email protected]

www.arquiteturadoabraco.com.br  

Bruna Fontan

Arquitetura do Abraço