Corpo de Bombeiros do Paraná -...

9
INFORMATIVO 08.06.2018 saiba o que aconteceu nesta semana 30 bombeiros capacitaram-se em Força-tarefa para intervir em ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. fb.me/bombeirosparana @bombeiros_parana www.bombeiros.pr.gov.br Corpo de Bombeiros do Paraná Por uma vida todo sacrifício é dever

Transcript of Corpo de Bombeiros do Paraná -...

INFORMATIVO08.06.2018

saiba o que aconteceu nesta semana

30 bombeiros capacitaram-se em Força-tarefa para intervir em

ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

fb.me/bombeirosparana

@bombeiros_parana

www.bombeiros.pr.gov.br

Corpo de Bombeiros do ParanáPor uma vida todo sacrifício é dever

01

Colaboração: Comunicação Social 2°GB

Capacitação de Forças-tarefas em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas

Entre os dias 21 e 26 de maio, 30 bombeiros do 2° Grupamento de Bombeiros e do 2° Subgrupamento de Bombeiros independente foram capacitados em Forças-tarefas para intervir em ocorrências de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas. Os treinamentos foram realizados com parte do efetivo no Corpo de Bombeiros de Palmas e a outra parte no Centro de Treinamento do 2° Grupamento de Bombeiros. Os alunos tiveram as mais variadas instruções, tanto teóricas como práticas, tais como organização e início de resposta, condições de segurança, uso de ferramentas, equipamentos e acessórios, reconhecimento de danos em edificações, atividades de busca e localização, além de atividade psicosensorial e realização de simulados. No 2° GB houve o apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático no empréstimo de ferramentas e da escavadeira com o operador. Os treinamentos atendem ao que preconiza o Decreto Estadual n° 7.337, de 11 de julho de 2017, que estatui a capacitação de forças-tarefas, visando preparar os bombeiros militares para desempenhar atividades de Buscas e Resgates Urbanos em casos de colapsos de estruturas, tornando a resposta nestas situações muito mais rápida e eficaz.

02 Semana Estadual de Combate a Incêndios Florestais é citada em sessão plenária

Fonte: Sandra C. Pacheco / ALEP

Por iniciativa do deputado Claudio Palozi (PSC), o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Fábio Mariano de Oliveira, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná na sessão plenária desta segunda-feira (4) para falar sobre as atividades da Semana Estadual de Combate a Incêndios Florestais. Ele lembrou momentos críticos vividos pela corporação, com destaque para o incêndio que ocorreu no estado em 1963 e que ficou conhecido como “Paraná em flagelo”. Resultado da combinação entre baixas temperaturas e estiagem prolongada, mais as queimadas que os agricultores realizavam para limpar e preparar a terra para novos plantios, nos meses de agosto e setembro, o incêndio ficou fora de controle, causando 110 mortes e consumindo 10% do território do estado. Atingiu 128 municípios das regiões Norte, Central e dos Campos Gerais, devastando dois milhões de hectares ao longo de dois meses. Oito mil imóveis foram queimados, entre casas, galpões e silos. Cerca de seis mil famílias, principalmente de trabalhadores rurais, ficaram desabrigadas. Tratores, equipamentos agrícolas e veículos foram danificados.

A força da tragédia, conforme recordou o coronel, atuou decisivamente para determinar ações preventivas, com campanhas de conscientização da comunidade e o permanente aprimoramento da tropa, visando a execução do Plano de Combate a Incêndios Ambientais. Referiu-se também à atuação da Força Verde, Batalhão de Policia Ambiental, uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, e destacou a importância das campanhas e programas educativos junto à população, com a veiculação de cartazes e panfletos, além de palestras e exposições técnicas a entidades públicas e privadas.

O deputado Claudio Palozi também se manifestou na ocasião, informando sobre a realização do 1º Simpósio sobre Prevenção de Incêndios Florestais em Umuarama, no dia 8 de junho, no Teatro da UNIPAR. Um painel com fotografias documentando incêndios ambientais também foi exposto no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. Fonte: Sandra C. Pacheco/ ALEP

03Bombeiros participam de Ação Global

Colaboração: Comunicação Social 2° SGBI

Nesse sábado (26) o 2° SGBI participou de uma Ação Global realizada pelo SESI em parceria com a Rede Globo, em Pato Branco. O evento contou com a participação de diversas instituições que estiveram expondo suas atividades, prestando esclarecimentos à população e realizando diferentes tipos de serviços e atendimentos, desde médicos e odontológicos, até exames e orientações.

O 2° SGBI dispôs de uma ambulância e um caminhão de combate a incêndio, demonstrando materiais e equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros, além de instruir a população quanto a prestação de primeiros socorros, principalmente ensinando a técnica de desengasgo em bebês, crianças e adultos.

Durante a visita muitas crianças vestiram a roupa de combate a incêndio, entraram no caminhão, na ambulância, ligaram as sirenes, seguraram equipamentos e puderam conhecer melhor algumas das viaturas do Corpo de Bombeiros. “ Meu sonho era ver como é vestir a roupa do bombeiro, contou o pequeno Felipe de 7 anos ao visitar o caminhão e vestir o EPI de combate a incêndio”.

04 Corpo de Bombeiros auxilia o estado durante a paralisação dos caminhoneiros

Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil

Desde o início da paralização dos transportadores de cargas, o Corpo de Bombeiros do Paraná esteve diretamente envolvido, em conjunto com as forças tarefas coordenadas pela Casa Militar da Governadoria, que buscavam alternativas para colaborar na solução do movimento e suas consequências. Bombeiros de todo o Estado acompanharam os comboios de caminhões que transitaram com o adesivo da Defesa Civil, que foi utilizado para a identificação de cargas prioritárias.

O mais importante no Paraná foi a conscientização de todos os manifestantes sobre a importância de preservar a cadeia produtiva e a distribuição de itens imprescindíveis à preservação dos serviços essenciais e à saúde de toda a população, independentemente de estarem identificados com o adesivo da Defesa Civil.

O grande esforço realizado por todos os envolvidos fez com que o Paraná fosse um dos primeiros Estados a reestabelecer a normalidade no transporte de cargas, evitando assim maiores transtornos à população.

05Curso de Segurança Contra Incêndios CSegCI é iniciado em Curitiba

Comunicação Social do Corpo de Bombeiros

Na manhã do dia 4 de junho, segunda-feira, os alunos do Curso de Segurança Contra Incêndios, Categoria Oficiais, foram recebidos pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira, para a aula inaugural no auditório do Quartel Central, em Curitiba, . A explanação do Comandante considerou questões atuais e estratégicas para a Corporação

Os temas abordados foram a recomposição do orçamento, em virtude de perdas de captação de recursos, o planejamento estratégico do Corpo de Bombeiros e ações para o aumento progressivo do efetivo.Os módulos do curso tratam sobre os aspectos legais da segurança contra incêndio e pânico, gestão do serviço de segurança contra incêndio e pânico, Introdução ao CSCIP e medidas básicas de segurança contra incêndio e pânico, segurança passiva, riscos especiais e sistemas hidráulicos de combate a incêndios.

O CSegCI, composto por 20 alunos de todas as regiões do Estado, é coordenado pelo Major Vladimir Donati, Chefe da 7ª Seção, e será ministrado em 200 horas, com término previsto para o dia 6 julho.

06 Comandante do Corpo de Bombeiros visitas de inspeção

Colaboração: Comunicação Social do 6° GB, 1° GB

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Mariano de Oliveira, fez visitas de inspeção ao 1° Grupamento e ao 6° Grupamento de Bombeiros, nos dias 29 e 30 de maio respectivamente. As visitas fazem parte de um plano anual, e são oportunidades para que as Unidades Operacionais apresentem as atividades operacionais e administrativas realizadas, bem como, demonstram o nível de desenvolvimentos das pautas previstas no planejamento estratégico da Corporação.

Durante as inspeções, o Comandante falou ao efetivo, trazendo informações sobre as melhorias ocorridas no CB e as previsões futuras para a Instituição. Informou sobre grandes projetos, como a Escola de Bombeiros, já em construção na Academia Policial Militar do Guatupê e sobre as atividades a serem realizadas durante o XVIII SENABOM, que ocorrerá na cidade de Foz do Iguaçú, em novembro deste ano. Trouxe também notícias sobe o projeto de lei que trata do plano de carreira, tão aguardado pelas praças da corporação, e que após as devidas adequações legais, possivelmente seja aprovado na assembleia legislativa.

Após o pronunciamento, no 1º GB, o Comandante realizou uma visita no Quartel da CIC, que encontra-se em fase de conclusão de obra, e brevemente deverá ser reinaugurado, atendendo efetivamente toda sua região. Vale ressaltar, também, que o Coronel Fábio fez a inauguração da sala de ginástica do PB Portão, que foi recentemente reformada.

No 6º Grupamento, após falar com a tropa, a comitiva fez visitas aos diversos setores administrativos, verificando procedimentos e colhendo informações.novembro.

07Bombeiros concluem capacitação para Salvamento em Águas Rápidas

Colaboração: Comunicação Social - 3° GB

O 3° Grupamento de Bombeiros de Londrina capacitou mais 20 Bombeiros para Força Tarefa de Resposta a Desastres (FTRD). A terceira Capacitação de Salvamento em Águas Rápidas ocorreu dos dias 22 a 25 de maio 2018 nos municípios de Tomazina e Siqueira Campos.

As instruções ministradas pelo Tenente Budernik, com auxílio do Sargento Agnes e Soldado Ulysses, abordaram diversas técnicas com e sem o uso de embarcação, utilizadas para Salvamento em rios, enchentes e alagamentos. As atividades contaram também com o apoio do Corpo de Bombeiros Comunitário de Siqueira Campos. A abordagem do salvamento em

águas rápidas é recente no Estado e começou a ganhar ênfase a partir do ano de 2012. Dessa forma, o treinamento e a capacitação do efetivo são de extrema importância para resguardar a qualidade dos atendimentos de ocorrências dessa natureza, objetivando o uso adequado das técnicas de salvamento e a manutenção das condições de segurança, tanto da vítima quanto do bombeiro militar empenhado nas ocorrências.

08 Umuarama recebe o 1º Simpósio de prevenção de incêndios florestais

Comunicação Social do Corpo de Bombeiros

Considerando a chegada do inverno e o aumento no número de incêndios ambientais, típicos desta época, ocorreu na manhã desta desta sexta-seira, 8 de junho, a abertura do 1º Simpósio de Prevenção de Incêndios Florestais, em Umuarama, no Teatro da UNIPAR.

O evento fecha a Semana Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Ambientais, que ocorre anualmente na primeira semana de junho, conforme proposição do Deputado Estadual Claudio Palozi (lei estadual nº 18938/2016)

No ano de 2017 foram registrados 23 incêndios florestais no estado. Dentre eles, o ocorrido no Parque Nacional de Ilha Grande, no mês de setembro passado, que devastou 36 mil hectares de floresta nativa correspondendo à 50% da área do parque.

A abertura solene foi realizada pelo Coronel Fábio Mariano de Oliveira, Comandante do Corpo de Bombeiros, que salientou a importância da participação de toda a comunidade nas atividades de prevenção de incêndios.

Na tarde de quinta-feira (5), o Capitão Andrey Falkiner Fernades assumiu o Comando do 6º SGBI, em solenidade ocorrida no Quartel do Comando

da Unidade, em Umuarama. O Major Fabio Roberto de Azevedo Thereza, que deixa o Comando, passará a prestar serviço no 5º Grupamento de Bombeiros, Maringá.