Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

41

Transcript of Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Page 1: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.
Page 2: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Corpo – Sistemas-Órgãos – Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNATecidos- Células- Núcleo- DNA

Page 3: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

DNA/Cromatina/Cromossomos/DNA/Cromatina/Cromossomos/GenesGenes

Page 5: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Qual o possível benefício das Qual o possível benefício das células-tronco para a Saúde?células-tronco para a Saúde?

• Testar novos medicamentosTestar novos medicamentos Ex: célula-tronco linha de câncer para investigar uma nova droga antitumorEx: célula-tronco linha de câncer para investigar uma nova droga antitumor

• Reparar células ou tecidos danificados por Reparar células ou tecidos danificados por doença ou ferimento.doença ou ferimento.

• Desenvolvimento de substitutos inovadores ou Desenvolvimento de substitutos inovadores ou terapias de transplante para pacientes com terapias de transplante para pacientes com desordens como rompimento da medula desordens como rompimento da medula espinhal, diabetes, doenças do coração e mal espinhal, diabetes, doenças do coração e mal de Parkinson; de Parkinson;

• Oferecer uma compreensão mais profunda Oferecer uma compreensão mais profunda sobre como os organismos, incluindo os seres sobre como os organismos, incluindo os seres humanos, se desenvolvem, possibilitando aos humanos, se desenvolvem, possibilitando aos cientistas elucidar melhores formas de o corpo cientistas elucidar melhores formas de o corpo se auto-reparar;se auto-reparar;

Page 6: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Onde encontramos as “células Onde encontramos as “células

tronco”?tronco”?

a)a) Em vários tecidos humanos (sangue, Em vários tecidos humanos (sangue, medula óssea e outros) só que em medula óssea e outros) só que em quantidades muito pequenas.quantidades muito pequenas.

b)b) No cordão umbilical e na placenta, aí No cordão umbilical e na placenta, aí já em quantidades bem maiores.já em quantidades bem maiores.

c)c) Em embriões, nas fases iniciais da Em embriões, nas fases iniciais da divisão celular, na fase de blastócito.divisão celular, na fase de blastócito.

Page 7: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Classificação das “Células-Tronco”Classificação das “Células-Tronco”a)a) Totipotentes embrionáriasTotipotentes embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em : são as que conseguem se diferenciar em

qualquer um dos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano qualquer um dos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano (incluindo a placenta e os anexos embrionários).(incluindo a placenta e os anexos embrionários).

b) b) Pluripotentes embrionárias:Pluripotentes embrionárias: são as que conseguem se diferenciar em são as que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos quase todos os tecidos humanos, menos placenta e anexos embrionários. embrionários.

c) c) Multipotentes “adultas”:Multipotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar nas são as que conseguem se diferenciar nas células que compõe um determinado tecido ou orgão, como as células que compõe um determinado tecido ou orgão, como as células tronco hematopoiéticas da medula óssea.células tronco hematopoiéticas da medula óssea.

PS:Alguns pesquisadores classificam essas junto com as “Totipotentes”.PS:Alguns pesquisadores classificam essas junto com as “Totipotentes”.d) d) Oligopotentes “adultas”:Oligopotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar em são as que conseguem se diferenciar em

poucos tecidos.poucos tecidos.e) e) Unipotentes “adultas”:Unipotentes “adultas”: são as que conseguem se diferenciar em um são as que conseguem se diferenciar em um

único tecido.único tecido.

Page 8: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Células tronco “adultas” Células tronco “adultas” multipotentes hematopoiéticasmultipotentes hematopoiéticas

Page 9: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Células tronco Embrionárias Células tronco Embrionárias “Pluripotentes”“Pluripotentes”

Page 10: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Ovulação->Fecundação-Ovulação->Fecundação->Nidação>Nidação

Page 11: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Ovócito imaturo no interior Ovócito imaturo no interior do ovário do ovário

Page 12: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Liberação do OvócitoLiberação do Ovócito22+X22+X

Page 13: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Espermatozóide (22+X ou Espermatozóide (22+X ou 22+Y) penetrando o 22+Y) penetrando o

Ovócito(22+X) Ovócito(22+X)

Page 14: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Ovo fertilizado Ovo fertilizado 44XY ou 44XX44XY ou 44XX

Page 15: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Divisão celular (células tronco Divisão celular (células tronco embrionárias totipotentes”)embrionárias totipotentes”)

Page 16: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Mórula :Células tronco Mórula :Células tronco embrionárias “Totipotentes”embrionárias “Totipotentes”

até 32 células (3-4 dia) até 32 células (3-4 dia)

Page 17: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

BalstocistoBalstocisto

Um embrião que se desenvolveu por três a cinco dias é Um embrião que se desenvolveu por três a cinco dias é chamado chamado blastocistoblastocisto. Um blastocisto é uma massa de . Um blastocisto é uma massa de aproximadamente 100 células. aproximadamente 100 células.

Page 18: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Células tronco Embrionárias Células tronco Embrionárias “Pluripotentes”“Pluripotentes”

Page 19: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Nidação do Blastocisto Nidação do Blastocisto Células-tronco embrionárias Células-tronco embrionárias

“Pluripotentes”“Pluripotentes”mais de 32/64 (4-5 dia)mais de 32/64 (4-5 dia)

Page 20: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

EmbriãoEmbrião

• Na 5ª SEMANA de Na 5ª SEMANA de gestação, contada a gestação, contada a partir do primeiro dia da partir do primeiro dia da última menstruação, ou última menstruação, ou seja, 3ª SEMANA após a seja, 3ª SEMANA após a fecundação, seu fecundação, seu sistema nervoso sistema nervoso começa a se formar e começa a se formar e começam a despontar começam a despontar pernas e braços. pernas e braços. Surgem, pela primeira Surgem, pela primeira vez, movimentos vez, movimentos bruscos.bruscos.

Page 21: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

• Entre a 5ª e 10ª SEMANAS de Entre a 5ª e 10ª SEMANAS de gestação, os principais órgãos e gestação, os principais órgãos e sistemas do embrião se sistemas do embrião se formam, formam, Na 6ª SEMANA, sua boca Na 6ª SEMANA, sua boca começa a se formar e seu começa a se formar e seu coraçãozinho rudimentar pode coraçãozinho rudimentar pode visto batendo.visto batendo.

O embrião mede de 4 a 9 mm. O embrião mede de 4 a 9 mm. O seu coração e coluna são O seu coração e coluna são visíveis, assim como os brotos visíveis, assim como os brotos que formarão os braços e as que formarão os braços e as pernas.pernas.

•   Com 8 a 9 SEMANAS de Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e pesa aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. cerca de 10g.

Ao final da 8ª SEMANA de Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já estão gestação, os dedos já estão formados e separados, podendo formados e separados, podendo ser reconhecido o punho e o ser reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do bebê.cotovelo do braçinho do bebê.

Page 22: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

EmbriãoEmbrião

•   Com 8 a 9 SEMANAS de Com 8 a 9 SEMANAS de gestação, o embrião mede gestação, o embrião mede aproximadamente 3 cm e aproximadamente 3 cm e pesa cerca de 10g. pesa cerca de 10g.

Ao final da 8ª SEMANA de Ao final da 8ª SEMANA de gestação, os dedos já gestação, os dedos já estão formados e estão formados e separados, podendo ser separados, podendo ser reconhecido o punho e o reconhecido o punho e o cotovelo do braçinho do cotovelo do braçinho do bebê.bebê.

Page 23: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

• O FETO O FETO • Ao final da 10ª SEMANA de Ao final da 10ª SEMANA de

gestação, o embrião já se gestação, o embrião já se encontra praticamente todo encontra praticamente todo formado (coração, pulmões, rins, formado (coração, pulmões, rins, fígado e intestinos) e tem-se fígado e intestinos) e tem-se início, a partir daí, do período início, a partir daí, do período fetal.fetal.

A partir de 10 SEMANAS de A partir de 10 SEMANAS de gestação, durante o período fetal, gestação, durante o período fetal, haverá basicamente a maturação haverá basicamente a maturação e crescimento dos órgãos e e crescimento dos órgãos e sistemas do bebê. sistemas do bebê. 

• O feto vive dentro de um saco O feto vive dentro de um saco amniótico contendo líquido que o amniótico contendo líquido que o envolve e o protege. Nesse envolve e o protege. Nesse ambiente flutuante e sem peso, ambiente flutuante e sem peso, ele se move ativamente. Com 11 ele se move ativamente. Com 11 SEMANAS, dentro de seu SEMANAS, dentro de seu corpinho, todos os órgãos já estão corpinho, todos os órgãos já estão no devido lugar. Tudo o que se no devido lugar. Tudo o que se encontra em um ser humano já encontra em um ser humano já está formado. está formado.

• No final da 11ª SEMANA, o bebê No final da 11ª SEMANA, o bebê mede cerca de 5 cmmede cerca de 5 cm

Page 24: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Bebê Bebê

Page 25: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Quando começa a vida para Quando começa a vida para um Materialista?um Materialista?

• Pela atual lei de biossegurança, apenas os embriões Pela atual lei de biossegurança, apenas os embriões congelados há mais de três anos e os congelados há mais de três anos e os inviáveis para inviáveis para implantaçãoimplantação podem ser utilizados em pesquisas. Por podem ser utilizados em pesquisas. Por embrião inviável entenda-se aqueles que, na fertilização in embrião inviável entenda-se aqueles que, na fertilização in vitro, não são introduzidos no útero da mulher por não terem vitro, não são introduzidos no útero da mulher por não terem qualidade ou por conterem mutações responsáveis por qualidade ou por conterem mutações responsáveis por doenças genéticas. Um dos argumentos usados pelos doenças genéticas. Um dos argumentos usados pelos pesquisadores é que se os embriões são inviáveis eles serão pesquisadores é que se os embriões são inviáveis eles serão descartados, e a igreja e os grupos anti-aborto não se descartados, e a igreja e os grupos anti-aborto não se manifestam contrariamente a isso. Assim como não se manifestam contrariamente a isso. Assim como não se manifestam contra o desligamento de aparelhos quando a manifestam contra o desligamento de aparelhos quando a morte cerebralmorte cerebral de um paciente é constatada e seus órgãos de um paciente é constatada e seus órgãos são doados para salvar outras vidas. são doados para salvar outras vidas. Se não há sistema Se não há sistema nervoso funcionando, então não há mais vida.nervoso funcionando, então não há mais vida. O princípio O princípio para o uso das células-tronco embrionárias humanas é para o uso das células-tronco embrionárias humanas é o mesmo. Os embriões usados têm apenas 14 dias. o mesmo. Os embriões usados têm apenas 14 dias.

• O Sistema Nervoso Central tem início por volta do 21 dia. O Sistema Nervoso Central tem início por volta do 21 dia.

Page 26: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

EmbriãoEmbrião

• Na 5ª SEMANA de Na 5ª SEMANA de gestação, contada a gestação, contada a partir do primeiro partir do primeiro dia da última dia da última menstruação, ou menstruação, ou seja, 3ª SEMANA seja, 3ª SEMANA após a fecundação, após a fecundação, seu sistema seu sistema nervoso começa a nervoso começa a se formarse formar

Page 27: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Que é vida para nós Que é vida para nós Espíritas?Espíritas?

VIDA HUMANAVIDA HUMANA

EspíritoEspírito““Alma”Alma”

PerispíritoPerispírito““matéria 5”matéria 5”

Corpo físico Corpo físico Vida Orgânica Vida Orgânica

HumanaHumana

Page 28: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Quando começa a vida Quando começa a vida Humana/Espírito? Humana/Espírito?

Perg: 344 Em que momento a alma se une ao corpo?Perg: 344 Em que momento a alma se une ao corpo? ““A união começa na concepçãoA união começa na concepção, mas só é completa por , mas só é completa por

ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o ocasião do nascimento. Desde o instante da concepção, o espírito designado para habitar certo corpo a este se liga...” espírito designado para habitar certo corpo a este se liga...”

Perg:358 Constitui crime a provocação do aborto, Perg:358 Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer em qualquer período da gestação?período da gestação?

““Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.”instrumento o corpo que se estava formando.”

Page 29: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Espermatozóide (22+X ou Espermatozóide (22+X ou 22+Y) penetrando o 22+Y) penetrando o

Ovócito(22+X) Ovócito(22+X)

Page 30: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

É possível vida embrionária É possível vida embrionária sem Espírito?sem Espírito?

Perg 356 Entre os natimortos alguns haverá que não Perg 356 Entre os natimortos alguns haverá que não tenham sido destinados à encarnação de Espíritos? tenham sido destinados à encarnação de Espíritos?

R: “R: “Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum Espírito esteve destinadonenhum Espírito esteve destinado. Nada tinha que se . Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças só vêm por seus pais.”efetuar para eles. Tais crianças só vêm por seus pais.”

A) Pode chegar a A) Pode chegar a TERMO DE NASCIMENTOTERMO DE NASCIMENTO um ser dessa um ser dessa natureza?natureza?

R: Algumas vezes; mas não vive.”R: Algumas vezes; mas não vive.”““_Como compreendermos os casos de gestação _Como compreendermos os casos de gestação frustrada quando frustrada quando não há Espírito reencarnantenão há Espírito reencarnante para para

arquitetar as formas do feto?arquitetar as formas do feto? R:”em todos os casos...;... o fenômeno obedece aos R:”em todos os casos...;... o fenômeno obedece aos

moldes mentais maternos. “moldes mentais maternos. “ André Luiz (Ev em 2 mundos/segundaAndré Luiz (Ev em 2 mundos/segunda parte)parte)

Page 31: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

É possível vida embrionária É possível vida embrionária sem Espírito?sem Espírito?

Perg 136 Pode o corpo existir sem a Perg 136 Pode o corpo existir sem a alma? alma?

““Pode; ...;... A vida orgânica pode Pode; ...;... A vida orgânica pode animar um corpo sem alma,animar um corpo sem alma, mas a mas a alma não pode habitar um corpo alma não pode habitar um corpo privado de vida orgânica.”privado de vida orgânica.”

Page 32: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Que é vida orgânica p/Espírita Que é vida orgânica p/Espírita ??

• Perg 61 Há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a Perg 61 Há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorgânicos? ( dos inorgânicos? ( Matéria bruta inanimada e matéria dos Matéria bruta inanimada e matéria dos corpos dos Seres vivos?)corpos dos Seres vivos?)

• R: A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos R: A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos está animalizada.está animalizada.

• Perg: 62 Qual a causa da animalização da matéria? Perg: 62 Qual a causa da animalização da matéria? • R: ”Sua união ao principio vital.”R: ”Sua união ao principio vital.”• Perg 65: O princípio vital reside em algum dos corpos que Perg 65: O princípio vital reside em algum dos corpos que

conhecemos?conhecemos?• R: Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido R: Ele tem por fonte o fluido universal. É o que chamais fluido

magnético, ou fluido elétrico animalizado...”magnético, ou fluido elétrico animalizado...”• Comentário Kardec Perg 67: “O conjunto dos órgãos constitui Comentário Kardec Perg 67: “O conjunto dos órgãos constitui

uma espécie de mecanismo que recebe impulsão da atividade uma espécie de mecanismo que recebe impulsão da atividade íntima ou PRINCIPIO VITAL que entre eles existe. O Princípio íntima ou PRINCIPIO VITAL que entre eles existe. O Princípio Vital á a força motriz dos corpos orgânicos. Vital á a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo Ao mesmo tempo que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes entretém e desenvolve a atividade daquele agente, quase entretém e desenvolve a atividade daquele agente, quase como sucede com o atrito, que desenvolve o calor. como sucede com o atrito, que desenvolve o calor.

Page 33: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Quando termina a VIDA Quando termina a VIDA orgânica?orgânica?

• Perg 68 Qual a causa da morte dos seres Perg 68 Qual a causa da morte dos seres orgânicos?orgânicos?

• R: “esgotamento dos órgãos.”R: “esgotamento dos órgãos.”• Perg 70 Que é feito da matéria e do princípio vital Perg 70 Que é feito da matéria e do princípio vital

dos seres orgânicos, quando estes morrem? dos seres orgânicos, quando estes morrem? • R: A matéria inerte se decompõe e vai formar R: A matéria inerte se decompõe e vai formar

novos organismos. O princípio vital volta à massa novos organismos. O princípio vital volta à massa donde saiu.”donde saiu.”

• Comentário Kardec: “... quando os elementos Comentário Kardec: “... quando os elementos essenciais ao funcionamento dos órgãos estão essenciais ao funcionamento dos órgãos estão destruídos, ou muito profundamente alterados, o destruídos, ou muito profundamente alterados, o FLUIDO VITAL se torna FLUIDO VITAL se torna impotenteimpotente para lhes para lhes transmitir o transmitir o movimento da vidamovimento da vida e o ser morre.” e o ser morre.”

Page 34: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Quando termina a VIDA Quando termina a VIDA Humana/Espírito?Humana/Espírito?

• Perg 156: A separação DEFINITIVA da Perg 156: A separação DEFINITIVA da ALMA e do CORPO pode ocorrer antes da ALMA e do CORPO pode ocorrer antes da cessação COMPLETA da vida orgânica?cessação COMPLETA da vida orgânica?

• R: “ na agonia, a alma, algumas vezes, já R: “ na agonia, a alma, algumas vezes, já tem deixado o corpo; nada mais há que a tem deixado o corpo; nada mais há que a VIDA ORGÂNICA.VIDA ORGÂNICA. O homem já não tem O homem já não tem consciência de si mesmo; entretanto, consciência de si mesmo; entretanto, ainda lhe resta um sopro de vida orgânica. ainda lhe resta um sopro de vida orgânica. O corpo é a máquina que o coração põe O corpo é a máquina que o coração põe em movimento. Existe, enquanto o em movimento. Existe, enquanto o coração faz CIRCULAR nas veias o sangue, coração faz CIRCULAR nas veias o sangue, PARA O QUE NÃO NECESSITA DE ALMAPARA O QUE NÃO NECESSITA DE ALMA.. “ “

Page 35: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Quando termina a VIDA Humana/Espírito?Quando termina a VIDA Humana/Espírito?““protege-se, desde então, no repouso horizontal em decúbito, quase sempre no leito, protege-se, desde então, no repouso horizontal em decúbito, quase sempre no leito,

preparando o trabalho liberatório. Chega, assim, o momento em que se imobiliza na preparando o trabalho liberatório. Chega, assim, o momento em que se imobiliza na cadaverização, mumificando-se à feição de crisálida, mas envolvendo-se no imo do ser cadaverização, mumificando-se à feição de crisálida, mas envolvendo-se no imo do ser com os fios dos próprios pensamentos...;durante período que pode variar entre minutos, com os fios dos próprios pensamentos...;durante período que pode variar entre minutos, horas, dias,meses ou decênios”horas, dias,meses ou decênios”

André Luiz (EV em 2M )André Luiz (EV em 2M )

Perg: 155: Como se opera a separação da alma e do corpo? Perg: 155: Como se opera a separação da alma e do corpo? R: “Rotos os laços que a retinham, ela se desprende.”R: “Rotos os laços que a retinham, ela se desprende.” a)A separação se dá instantaneamente por brusca transição? Haverá alguma linha de a)A separação se dá instantaneamente por brusca transição? Haverá alguma linha de

demarcação nitidamente traçada entre a vida e a morte? demarcação nitidamente traçada entre a vida e a morte? ““Não; a alma se desprende gradualmente...; ... Estes laços se desatam, não se quebram.” Não; a alma se desprende gradualmente...; ... Estes laços se desatam, não se quebram.”

Comentário de Kardec: “A morte é a destruição do corpo somente, não a desse outro Comentário de Kardec: “A morte é a destruição do corpo somente, não a desse outro invólucro (perispírito), invólucro (perispírito), que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgânica.que do corpo se separa quando cessa neste a vida orgânica.

Comentário Kardec Resp 155: “no instante da morte, o desprendimento do perispírito não Comentário Kardec Resp 155: “no instante da morte, o desprendimento do perispírito não se completa subitamente; que, ao contrário, se opera gradualmente e com uma lentidão se completa subitamente; que, ao contrário, se opera gradualmente e com uma lentidão muito variável conforme os indivíduos. Em uns é bastante rápido...mais ou menos o muito variável conforme os indivíduos. Em uns é bastante rápido...mais ou menos o mesmo da liberação. Em outros, naqueles sobretudo cuja vida foi toda material e mesmo da liberação. Em outros, naqueles sobretudo cuja vida foi toda material e sensual, o desprendimento é muito menos rápido, durando algumas vezes dias, sensual, o desprendimento é muito menos rápido, durando algumas vezes dias, semanas e até meses, o que não implica existir no corpo a menor vitalidade, nem a semanas e até meses, o que não implica existir no corpo a menor vitalidade, nem a possibilidade de volver a vida...”possibilidade de volver a vida...”

Page 36: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

O que torna a célula-tronco capaz O que torna a célula-tronco capaz de formar um tecido ou outro?de formar um tecido ou outro?

• Na natureza, células-tronco são diferenciadas por Na natureza, células-tronco são diferenciadas por filas internas e externas. As filas internas e externas. As filas internas são genesfilas internas são genes dentro de cada célula, que são como uma série de dentro de cada célula, que são como uma série de instruções que ditam como ela deve funcionar. instruções que ditam como ela deve funcionar. As As filas externas são liberadas quimicamente por outras filas externas são liberadas quimicamente por outras célulascélulas ou pelo contato com outras células - qualquer ou pelo contato com outras células - qualquer das duas pode mudar a maneira como a célula das duas pode mudar a maneira como a célula funciona. funciona.

• Os cientistas sabem que ativar e desativar genes é Os cientistas sabem que ativar e desativar genes é crucial ao processo de diferenciação, então eles têm crucial ao processo de diferenciação, então eles têm experimentado inserir certos genes em placas de experimentado inserir certos genes em placas de cultura e usar esses genes para tentar fundir cultura e usar esses genes para tentar fundir células-tronco para diferenciar em tipos específicos células-tronco para diferenciar em tipos específicos de células. de células. Mas algum sinal é necessário para Mas algum sinal é necessário para despertar as células-tronco a se diferenciarem. Os despertar as células-tronco a se diferenciarem. Os cientistas ainda estão procurando por esse sinal.cientistas ainda estão procurando por esse sinal.

Page 37: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

O que torna a célula-tronco capaz de O que torna a célula-tronco capaz de formar um tecido ou outro?formar um tecido ou outro?

• Acredita-se que uma complexa rede de Acredita-se que uma complexa rede de sinalizadores físicos e químicos atuem a nível sinalizadores físicos e químicos atuem a nível molecular induzindo à diferenciação e proliferação molecular induzindo à diferenciação e proliferação celular, de forma harmônica e ordenada, gerando os celular, de forma harmônica e ordenada, gerando os tecidos e orgãos para os quais elas foram tecidos e orgãos para os quais elas foram geneticamente programadas. geneticamente programadas.

• A ordem ou comando que determina o início da A ordem ou comando que determina o início da funcionalidade desta rede durante o funcionalidade desta rede durante o desenvolvimento do embrião humano, ou seja, o desenvolvimento do embrião humano, ou seja, o momento em que uma célula-tronco pluripotente momento em que uma célula-tronco pluripotente deve se diferenciar em um tecido específico como deve se diferenciar em um tecido específico como fígado, osso, sangue etc, fígado, osso, sangue etc, é um mistério que ainda é um mistério que ainda está sendo objeto de inúmeras pesquisas.está sendo objeto de inúmeras pesquisas.

Page 38: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Posição da AME Brasil Posição da AME Brasil

Em relação às células-tronco: Em relação às células-tronco:

• 1.- considerando que as pesquisas com células-tronco 1.- considerando que as pesquisas com células-tronco embrionárias são incipientes, com alto risco de embrionárias são incipientes, com alto risco de originarem tumores, eticamente discutíveis, passíveis originarem tumores, eticamente discutíveis, passíveis de provocar rejeição e realizadas com esquecimento da de provocar rejeição e realizadas com esquecimento da possibilidade da existência de vida espiritual, somos possibilidade da existência de vida espiritual, somos contrários à sua utilização. contrários à sua utilização.

• 2.- considerando que as pesquisas mais recentes têm 2.- considerando que as pesquisas mais recentes têm mostrado maior potencialidade das células-tronco mostrado maior potencialidade das células-tronco adultas e com menor risco de rejeição ou de provocar adultas e com menor risco de rejeição ou de provocar tumores e já com bons resultados nas leucemias, tumores e já com bons resultados nas leucemias, cardiopatias, AVC, etc, somos favoráveis à sua cardiopatias, AVC, etc, somos favoráveis à sua utilização.utilização.

Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-Espírita.Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-Espírita.São Paulo, 28 de maio de 2005.São Paulo, 28 de maio de 2005.

Page 39: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

Melhor posição que encontreiMelhor posição que encontreiO Espiritismo seria contrário à utilização das células-tronco dos O Espiritismo seria contrário à utilização das células-tronco dos

blastócitos?blastócitos?

—— No Espiritismo, obviamente, não há registro de células-troncoNo Espiritismo, obviamente, não há registro de células-tronco Não obstante, o mérito de qualquer ação terá sempre alguma Não obstante, o mérito de qualquer ação terá sempre alguma

conotação com os ensinos de Jesus, e aí sim, encontraremos no conotação com os ensinos de Jesus, e aí sim, encontraremos no Espiritismo, alicerce seguro para opinar.Espiritismo, alicerce seguro para opinar.

Sabemos, pela questão n° 344 de "O Livro dos Espíritos" que na Sabemos, pela questão n° 344 de "O Livro dos Espíritos" que na concepção inicia-se a ligação da alma ao corpo. Logo, tal concepção inicia-se a ligação da alma ao corpo. Logo, tal procedimento constitui um aborto — crime, segundo leis da Vida e procedimento constitui um aborto — crime, segundo leis da Vida e por conseguinte, diante de Deus.por conseguinte, diante de Deus.

Alguém poderá argumentar que o Espiritismo esclarece que há corpos Alguém poderá argumentar que o Espiritismo esclarece que há corpos sem alma (questões n° 136.a e 136.b de "O Livro dos Espíritos") e sem alma (questões n° 136.a e 136.b de "O Livro dos Espíritos") e assim sendo, o descarte de tais embriões, após deles serem assim sendo, o descarte de tais embriões, após deles serem extraídas as células-tronco, não constituiria aborto...extraídas as células-tronco, não constituiria aborto...

Muito bem.Muito bem.Contra-argumentamos, com uma pergunta: quem, na face da Terra, Contra-argumentamos, com uma pergunta: quem, na face da Terra,

pode afirmar em qual embrião inexiste a ligação de um Espírito?... pode afirmar em qual embrião inexiste a ligação de um Espírito?...

Trcechos extraídos do livro "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva – BH/MG.Trcechos extraídos do livro "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva – BH/MG.

Page 40: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.

BibliografiaBibliografiaSites:Sites:

http//ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htmhttp//ciencia.hsw.uol.com.br/celulas-tronco.htm www.incl.rj.saude.gov.br/incl/celula-tronco/index.aspwww.incl.rj.saude.gov.br/incl/celula-tronco/index.asp

www.apologiaespirita.org/artigos_estudos/embriões_congeladwww.apologiaespirita.org/artigos_estudos/embriões_congelados.htmos.htm

(texto recomendado)(texto recomendado) www.litoralnorters.com.br/espirita/noticias/dtl.asp?id=56www.litoralnorters.com.br/espirita/noticias/dtl.asp?id=56 (texto parcial não recomendado) (texto parcial não recomendado)

Livros Espíritas:Livros Espíritas:• O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos • Evolução em 2 mundosEvolução em 2 mundos• "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva – "Genética... Além da Biologia", Eurípedes Kühl, Editora Fonte Viva –

BH/MG, 2004)BH/MG, 2004)

Congressos:Congressos:• Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-Associação Médico-Espírita do Brasil. V Congresso Nacional Médico-

Espírita.Espírita.São Paulo, 28 de maio de 2005.São Paulo, 28 de maio de 2005.

Page 41: Corpo – Sistemas-Órgãos – Tecidos- Células- Núcleo- DNA.