Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

6

Click here to load reader

description

Cliente: Editora Artell (Colgate)Job: Produção de conteúdo jornalístico e institucional e edição da revista customizada da empresa

Transcript of Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

Page 1: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

corpo

Praticar exercícios físicos melhora a qualidade de vida e o bem-estar. De quebra, pode servir como um bom exemplo para os pacientes

Por Andréia Brasil e Janaina Gimael*

Corrae cuide-se!

24|c.d. smile

Page 2: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

c.d. smile|25

Page 3: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

corpo

Quem cuida todos os dias da saúde bucal dos pacientes, precisa lembrar que também é necessário estar atento à

própria saúde e bem-estar. Praticar atividade física certamente é uma das melhores alternativas para diminuir o estresse e conquistar qualidade de vida, e é aí que a corrida, esporte que já totaliza mais de qua-tro milhões de adeptos no Brasil, pode ser uma ótima opção.

Para começar, a cor-rida é um esporte fácil de ser praticado, que não exige equipamento além de um bom par de

tênis. É possível dar aquela corridinha antes mesmo de chegar ao consultó-rio. Correr ajuda a liberar adrenalina, relaxa e aumenta a resistência físi-ca. Além disso, a qualidade de vida, conquistada ao se exercitar, refletirá, inevitavelmente, nas relações com os pacientes. Entre as vantagens, o pro-fessor Ronaldo Martinelli, responsá-

vel pela Bio Running, da Bio Ritmo Academia, destaca o combate à hi-pertensão, às doenças cardíacas, e aos males provenientes da obe-sidade, como diabetes. Também há melhora da condição cardiovas-

Os resultados positivos da

corrida regular, já podem ser sentidos no

primeiro mês de treino

Correr ajuda a liberar

adrenalina

26|c.d. smile

Page 4: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

cular, da auto-estima e do estado de atenção. “Os treinos devem ser feitos de acordo com a condição física de cada um, e os resultados são sentidos já no primeiro mês de corrida regu-lar”, afirma Martinelli.

Segundo Nabil Ghorayeb, cardiolo-gista e médico do esporte do Hospital do Coração (HCor), a prática de exercí-cios físicos - e da corrida, em particular - traz muitos benefícios para a saúde. Aliada a hábitos alimentares saudáveis, ela pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim e elevar a quantidade do colesterol bom, por exemplo. “Uma das maiores vantagens da corrida é que ela estabiliza o endotélio, camada que envolve a parede interna dos vasos sanguíneos e protege contra o depósi-to de gordura em seu interior. Um en-fraquecimento do endotélio pode levar à má circulação e provocar um enfarte.

O exercício é capaz de melhorar as fun-ções desse órgão e, portanto, colaborar para diminuir os riscos de enfarte”, es-clarece Ghorayeb.

Dentistas e correDores

O dentista Daniel Eduardo Miran-da começou a correr quanto tinha seis anos, por incentivo do pai. “Nessa épo-ca, ele decidiu largar o cigarro e ini-ciou a prática de atividades físicas. A corrida o ajudou a deixar o vício e, com isso, me motivou”, relembra. “A corri-da me ajuda a ficar mais determinado para alcançar os objetivos. Tenho mais disposição, fico mais bem-humorado”, completa. Ele aconselha a prática a to-dos os colegas de profissão: “Ficamos em posições bastante desconfortáveis durante o dia de trabalho, e a prática da corrida fortalece o físico e previne

A prática deste exercício diminui os

riscos de enfarte

c.d. smile|27

Page 5: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

corpo

lesões, além de ajudar na parte psico-lógica”, explica ele.

Já o dentista José Reynaldo Figuei-redo começou a correr há 25 anos. “An-tes disso, eu jogava futebol. Depois que me casei e montei meu consultório, por uma questão de tempo e de espaço, co-mecei a correr”. Figueiredo trabalha na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e também é diretor da Corpore, assessoria esportiva.

Entre os resultados positivos que o esporte trouxe para sua vida, ele des-taca o controle do peso e o alívio do estresse cotidiano. Correr também teve impacto no trabalho de Figueire-do. “Eu tenho mais força para atender meus pacientes no consultório. Sou dentista da AACD há 22 anos e o tra-balho é bem delicado, não é qualquer um que pode fazer. Tem que ter uma força mental muito grande e a corrida me ajuda muito nesse sentido”, diz.

Além de correr duas horas, de cinco a seis dias por semana, o treino de Fi-gueiredo também inclui musculação, de duas a três vezes por semana. “Te-nho uma média entre 250 km e 300 km de corrida por mês. Já corri com trei-nador, mas agora treino sozinho. Leio bastante sobre o assunto e converso sempre com treinadores”. Orgulhoso,

ele conta que já participou de diversas provas de rua. “Já corri 10 maratonas, sendo quatro no exterior. Todos na mi-nha família correm e, sempre que dá, participamos de provas juntos”.

Para correr sem Problemas

Para quem já está empolgado e pensa em sair correndo agora mesmo,

É fundamental consultar um médico antes de começar a atividade

Para evitar lesões, opte por um piso que não seja acidentado

28|c.d. smile

Page 6: Corra e cuide-se! - Revista Smile (Colgate)

Depois de uma consulta com o médico, vale também procurar um profissional de educação física para elaborar o programa de corrida mais adequado para o seu caso. É importante sempre:

- Monitorar a freqüência cardíaca durante os exercícios- Antes de começar o treino, aquecer e alongar (o que também deve ser feito ao final de cada corrida)- Começar o treino com intensidade leve, com uma caminhada, por exemplo, e depois introduzir pequenos trotes- Quem já tiver experiência em atividade física pode começar o programa com um trote leve, de meia hora, e em seguida partir para a corrida- Lembrar de duas variáveis importantes na corrida: tempo (ou distância) e ritmo (ou intensidade): sempre aumentar apenas um de cada vez, nunca os dois ao mesmo tempo- Durante o primeiro mês de treinamento, o ideal é praticar a corrida 3 vezes por semana. Depois a freqüência pode aumentar, de acordo com sua adaptação- Não se esqueça de se alimentar bem e descansar

Dicas Para sua corriDa

Os dentistas ficam em posições desconfortáveis trabalhando, e a corrida ajuda a

melhorar o físico e psicológico

é preciso lembrar que, antes de calçar o tênis, é muito importan-te consultar um médico. “Todos podem praticar a corrida desde que estejam aptos. E quem pode dar o aval é o médico. Em geral, o exame recomendado é o de esforço (ergométrico ou ergoes-pirométrico)”, esclarece o pro-fessor Martinelli, da Bio Ritmo Academia.

O diretor médico da Corpore, Milton Mizumoto, diz que evitar lesões depende muito do cuida-do que o corredor tem consigo mesmo. “É necessário que ele escute seu corpo quando corre, pois qualquer sintoma diferen-te, como falta de ar, palpitação, câimbras etc. deve ser investi-gado”, explica o médico.

Para quem está acima do peso, é bom começar com uma caminhada até se aproximar do peso ideal, e só depois correr, diminuindo o tempo de cami-nhada e aumentando o de corri-da, progressivamente. Também é importante usar o tênis ade-quado, fazer alongamento e trei-namento de força, dar o devido descanso para o corpo, além de escolher um piso que não seja muito acidentado ou duro, para evitar lesões. C.D.

*Colaborou Felipe Aragonez

Uma boa alimentação e tênis adequado também são importantes

c.d. smile|29